Mostrar mensagens com a etiqueta Seixal. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Seixal. Mostrar todas as mensagens

07/06/2011

Finalmente: «Seixal: PSD quer auditoria para "conhecer a real situação económica do município"»

Notícia da Agência Lusa, através SicNotícias:

«Seixal, 07 jun (Lusa) -- O PSD do Seixal anunciou hoje que o partido quer uma auditoria independente às contas da câmara, liderada pela CDU, para "conhecer a real situação económica do município", que não será "tão famosa quanto se quer fazer crer".
As declarações da comissão política concelhia laranja surgem na sequência da aprovação em reunião de câmara de um pedido de empréstimo de quatro milhões de euros para pagar a fornecedores e que praticamente esgota a sua capacidade de endividamento no curto prazo.
A proposta foi aprovada no final de maio com os votos favoráveis da maioria CDU, do PSD e do BE e a abstenção do PS. Apesar das diferentes posições de voto, todos os vereadores da oposição consideraram "insuficiente" a informação prestada pelo executivo sobre o empréstimo e sobre as contas da autarquia.
Esta tarde, a presidente da comissão política do PSD do Seixal, Catarina Tavares, disse aos jornalistas considerar que "existe uma distância muito grande entre os números que a câmara apresenta, as previsões que faz e a realidade".
O PSD considera "fantasiosos" e "pouco transparentes" os orçamentos da autarquia e vai, por isso, pedir "uma auditoria independente às contas da câmara para que seja possível conhecer a real situação económica" do município(...)
Catarina Tavares disse ainda que o pedido de auditoria vai ser feito até ao final do mês em reunião de câmara através do vereador Paulo Edson Cunha ou por requerimento. A iniciativa está aberta à participação dos outros partidos da oposição(...)
O partido considera que a câmara precisa de repensar, por exemplo, "as despesas com o boletim municipal - instrumento de propaganda -, as despesas com contratação de serviços externos e com pessoal e as despesas com infraestruturas".»

06/06/2011

Resultado das eleições legislativas 2011 do distrito de Setúbal e do concelho do Seixal (por freguesias)

Aqui ficam os resultados provisórios do distrito de Setúbal e do concelho do Seixal por freguesias (Fonte DGAI).
Resultados muito semelhantes a nível distrital e a nível concelhio, destacando-se a vitória do PPD/PSD na freguesia de Fernão Ferro.
Clicar nas imagens para aumentar.








04/06/2011

A "Democracia" da CDU no Seixal!?

Onde anda o 25 de Abril que parece ainda não ter chegado ao Seixal?

Nota de Imprensa relativa à distribuiçao de propaganda eleitoral da CDU/PCP dentro das instalações da Câmara Municipal do Seixal.

Distribuição de propaganda política da CDU dentro das instalações da Câmara Municipal do Seixal

Alfredo Monteiro da Costa, presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, vereador da Mobilidade, Equipamentos Municipais e Desporto, Vanessa Silva, vereadora da Educação ,Cultura e Juventude, acompanhados por assessores e outros quadros da edilidade, dedicaram hoje parte da sua manhã a entregar material de campanha da CDU aos funcionários da autarquia, no interior das instalações.


Tal facto foi testemunhado, entre outras pessoas, pelo vereador social democrata Paulo Cunha, que exprimiu a sua surpresa e indignação face ao ocorrido.


A Comissão Política do PSD do Seixal não pode deixar de estranhar estes acontecimentos que consubstanciam uma violação do dever de imparcialidade a que estão obrigados os detentores de cargos públicos, bem como dos princípios éticos que devem ser os sustentáculos da Democracia. A promiscuidade entre o poder local no Seixal e a maioria (PCP/CDU) que o apoia não é surpresa, seria contudo de esperar que houvesse maior rigor no cumprimento da lei por parte destes eleitos.


Sabendo que pouco se poderá fazer, face ao período de reflexão que se inicia breve, serve o presente comunicado para alertar os cidadãos e as entidades competentes para este género de práticas que têm, infelizmente, sido apanágio da governação da maioria comunista na Câmara Municipal do Seixal ao longo de mais de trinta anos e que importa reprovar.


A Comissão Política de Secção



Seixal, 03-06-11

27/05/2011

O estado das finanças da autarquia seixalense

Por este artigo jornalístico da agência Lusa, podemos ver  a que estado chegaram as finanças do município do Seixal, que necessitou de recorrer a um empréstimo de 4 milhões de euros para pagar o que aparentemente são despesas correntes.
Fica aqui a ligação e o artigo:

"Seixal, Setúbal, 26 maio (Lusa) -- A câmara do Seixal (CDU) aprovou hoje a contratação de um empréstimo de 4 milhões de euros para o pagamento de dívidas a fornecedores, o que praticamente esgota a capacidade de endividamento da autarquia no curto prazo.
A proposta foi aprovada pela maioria CDU e teve os votos favoráveis da oposição PSD e BE e a abstenção do PS. Não obstante as diferentes posições de voto, todos os vereadores da oposição consideraram "insuficiente" a informação prestada pelo executivo sobre o empréstimo e sobre as contas da autarquia.
A oposição lamentou ainda que não tivesse havido uma reunião de trabalho para que a proposta pudesse ser analisada com mais detalhe." in LUSA

PS: Espero que os leitores consigam compreender que este meu post prende-se mais com a verdadeira situação financeira da CM do Seixal. Esse é o ponto fulcral da questão. Percebo bem, sem necessitar de qualquer explicação, a tomada de posição dos vereadores do PSD e BE. Bem como a politicamente mais correcta do PS (mais ou menos como Pilatos). No entanto o que procuro indagar e os municípes têm o direito de saber é a verdadeira situação financeira da CM do Seixal! Essa é a verdadeira questão.

16/05/2011

O mural que representa a "democracia" no Seixal

É preciso ter lata. É preciso ter uma grande lata.
É preciso viver num concelho em que a CDU é poder local há mais de 35 anos, num concelho onde a democracia ainda não é aceite (claramente) como valor universal, para sermos confrontados por notícias como estas.
Então temos a JF de Arrentela e a CM Seixal constantemente a pintar o muro da fábrica de lanifícios da Torre da Marinha, a expensas do erário público, ou pelo menos, antes de festividades como a Festa da Torre, Avante ou eleições, para depois uma juventude partidária usar esse mesmo espaço para pintar propaganda de campanha? Com que autorização procederam a tal evento? O que tem a JF de Arrentela a dizer sobre isto? O que tem a CM do Seixal a dizer sobre isto? O que é que a oposição concelhia tem a dizer sobre isto?

Atenção não coloco em causa a estética do mural (que é nenhuma, mas, como os gostos não se discutem), nem a forma (estes moços precisam mesmo muito de ir à escola), apenas questiono a posição institucional das autarquias locais, nomeadamente a JF e CM, fase a este facto.

Começa bem esta campanha no Seixal.
Só falta termos um desfile de subsidio-dependentes.

"No âmbito da campanha eleitoral para as eleições legislativas do dia 5 de Junho, a Juventude CDU realizou um mural na passada tarde de hoje, dia 15 de Maio, junto à Fábrica de Lanifícios da Arrentela no Seixal.
Este mural tem presentes as principais reivindicações dos estudantes do ensino secundário e básico, presentes nas 20 medidas urgentes para a juventude lançadas pela Juventude CDU." in rostos

13/05/2011

Dia do Bombo no Seixal...

"Portugal a Rufar nas ruas do Seixal


Cerca de 1500 tocadores vão desfilar junto à Baía do Seixal no Dia do Bombo, dia 29 de Maio, numa iniciativa que dá a conhecer a percussão enquanto disciplina musical autónoma, aproximando a prática artística das pessoas.

"Mudam-se os bombos, mudam-se os tempos!" é o lema da 7.ª edição do Portugal a Rufar, que continua a promover a percussão tradicional portuguesa.

29 de Maio, Dia do Bombo

11 às 13 horas - Grande Desfile do Dia do Bombo com início na Mundet até ao Largo dos Restauradores

13 horas - Almoço

15 horas - Espectáculo com a Grande Orquestra PAR´ 11 com participação de todos os tocadores

16 às 18 horas - Actuação individual dos grupos participantes animando o núcleo urbano antigo do Seixal

18 horas - Encerramento (por Rui Júnior)"

in Rostos online

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Seixal um concelho sempre em festa.

Mas, veja aqui quanto custaram as comemorações do 25 de Abril em 2010... é caso para dizer que no Seixal é sempre a bater nos bombos!

25/04/2011

Trinta e sete anos depois...




Trinta e sete anos depois da revolução dos cravos... estamos com 11% de desemprego, estamos com mais de 20% da população a viver abaixo do limiar da pobreza, estamos em vias de perder direitos laborais adquiridos, estamos num regime de censura económica, estamos num regime em que as Parcerias Público Privadas, os Institutos, as Fundações, as grandes Obras Públicas, os Ajustes Directos, etc,  conduziram o Estado português a uma situação de bancarrota. Estamos num país onde maternidades são fechadas,  onde urgências são encerradas, onde uma mãe, para assitir ao próprio filho em caso de doença, tem menos protecção social e económica do que uma mulher que faça um aborto, um país onde se gastam centenas de milhares de euros em ajustes directos de festas, de circo para comemorar o... 25 de Abril.

19/04/2011

Horários de estabelecimentos comerciais do Seixal em apreciação pública

Retirado do blog do Jornal do Comércio do Seixal e Sesimbra

"O projecto de alteração do Regulamento Municipal sobre os Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais no concelho, resultado da deliberação tomada na reunião ordinária da autarquia, realizada no dia 7 de Abril, encontra-se em apreciação pública por um período de 30 dias úteis.
Quaisquer sugestões ou observações deverão ser devidamente fundamentadas e remetidas mediante requerimento para o Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos, na Alameda dos Bombeiros Voluntários, n.º 45, Seixal.
Consulte o documento.
Fonte: CMS"

Uma curiosidade, um pequeno extracto da nota justificativa do projecto, onde se fundamenta a CM do Seixal para o encerramento das grandes superfícies: "...relativamente à tipologia dos estabelecimentos comerciais, entendeu manter-se a restrição do horário de encerramento das grandes superfícies comerciais, entre os meses de Janeiro e Outubro, aos domingos e feriados, uma vez que, pela sua natureza, são susceptíveis de afectar a tranquilidade dos munícipes e são inadequados à realidade do comércio local" (o sublinhado é da responsabilidade do bloguista). 

Alguém percebeu?!

Será que é este tipo de fundamentos que se pretende quando se pede: "Quaisquer sugestões ou observações deverão ser devidamente fundamentadas..."?

Existe algum tipo de estudo de impacto destas medidas no comércio local?

18/04/2011

Baixou o "rating" do voto europeu

Primeiro de tudo, quero fazer uma declaração de intenções.
Quero declarar que nunca hei-de "auto-desvalorizar" o meu voto, ou seja, por outras palavras, nunca irei desvalorizar o meu direito pessoal a exercer a minha cidadania.

Nunca irei em palhaçadas.

Nunca entregarei o meu voto a candidatos cujas propostas não passam de aproveitamentos políticos, de aproveitamentos resultantes de uma sensação de mal-estar e desapontamento da população com a governação em geral, candidatos que usam o folclore, a piada fácil, para tentar congregar, em seu proveito, o descontentamento das populações, mas contribuindo assim, para um descalabro ainda maior.

Nunca darei o meu voto a candidatos sem propostas, sem honestidade e seriedade, sem projectos, sem uma ambição conjunta para Portugal.

Nunca darei o meu voto a candidatos sem qualidade, sem competência, mas sobretudo a candidatos que não sejam honestos.

O meu voto tem demasiado valor.



No mundo democrático, com alguma ênfase na Europa, estamos a assistir a uma perigosa ascensão da extrema-direita, bem como ao surgimento de fenómenos políticos de desvalorização do voto, que apelam à abstenção, que apelam ao voto em branco, ou, que apelam ao voto em projectos claramente inaptos para prosseguir o interesse geral de uma nação, o interesse geral das populações.
 Fenómenos como aquele que senhor bastonário da Ordem Advogados advogou, apelando a uma "Greve ao Voto", não trazem qualquer mais-valia a um país, a uma democracia, apenas deveriam servir para relembrar ao senhor bastonário, que ao longo dos tempos, muitos deram a sua vida para todos nós, hoje vivermos/usufruirmos de um sistema democrático em Portugal, que apenas deveria servir para relembrar ao próprio senhor bastonário, que só é bastonário, porque foi democraticamente eleito, através do voto.

Este senhor, uma vez mais, prestou um péssimo serviço à democracia em Portugal.

Não se compreendem algumas intervenções deste senhor bastonário, para mais, levadas a efeito na qualidade de representante de uma classe profissional.

Qual a atracção deste senhor por assuntos que saem claramente da esfera da Ordem dos Advogados?

Qual a atracção que sente, em se "armar em cavaleiro andante", defensor do PS?

Qual a necessidade de se confrontar com Manuela Moura Guedes, sobre temas que não lhe diziam respeito?

Qual a necessidade deste senhor de desvalorizar a importância do voto?
 Paralelamente, assistimos a fenómenos de aproveitamento do descontentamento da população. Fenómenos populares, que apelam intrinsecamente a uma total desvalorização do voto, que se fundamentam apenas e tão só, na falta de esperança das pessoas, no desânimo. Candidatos como o senhor "Tiririca" no Brazil, o candidato "José Manuel Coelho" em Portugal, e eventualmente a "Malta da Luta", apenas desejam congregar os tristes, descrentes e desanimados com o nosso sistema político. Nada de novo. Nada de bom trazem ao interesse geral da nação. Tratam-se apenas de fenómenos que emergem num primeiro estádio de insatisfação das populações, e em que nada contribuem para a evolução de uma comunidade, de um país. O próximo estágio, quando os eleitores se fartarem desses "candidatos", será o de igualar o que se vem registando na Europa, com uma enorme ascensão da extrema-direita (e eventualmente de extrema-esquerda).


Resultado histórico da extrema-direita na Finlândia põe em causa empréstimo a Portugal


Sondagem que dá vitória à extrema-direita está a chocar a França


Extrema-direita consegue forte subida na Holanda


No diz respeito ao Seixal, no nosso concelho, em eleições autárquicas assistimos ao bater de records de abstenção, que permitem à maioria comunista permanecer no poder por quase quarenta anos, com resultados muito pouco proveitosos para o mesmo concelho, para a população. Em que a qualidade de vida tem vindo a piorar, oportunidades de inovação, de melhoria, tem vindo a ser perdidas. Tão pouco feito em tanto tempo.



Primeiro populistas/comediantes depois extremismos.

É nisto que dá em desvalorizar a democracia, que a tantos, tanto custou a ganhar.

04/04/2011

Resíduos: Seixal na lista negra

Resíduos: Sines, Barreiro Alcanena e Seixal na lista negra, S. Pedro da Cova engrossa passivo

Jornal Expresso

"Lisboa, 03 abr (Lusa) -- Sines, Barreiro, Alcanena e Seixal são alguns locais apontados pela Quercus como depósitos de resíduos perigosos. À lista juntou-se há uma semana S. Pedro da Cova (Gondomar), que veio engrossar um passivo ambiental que há quatro anos ultrapassava as 300.000 toneladas.


A estes locais a associação ambientalista Quercus acrescenta a preocupação com as antigas minas desativadas na zona centro do país e os "vários locais contaminados com hidrocarbonetos", além das zonas de antigas sucateiras e antigas bombas de depósito de combustíveis onde "pode ter havido contaminação dos solos".

"Há um caso em Oeiras, que foi encaminhado para o Ministério do Ambiente, sem resposta. A fábrica de baterias usava ácidos com chumbo, foi desmantelada, segundo a denúncia que recebemos os canos estavam rotos, mas ali nasceu uma urbanização sem que se provasse que os solos não estavam contaminados", exemplificou à Lusa Rui Berkmeier, da Quercus."

Um pequeno esclarecimento, S. Pedro da Cova em Gondomar viu a sua situação agravar-se em virtude de ter recebido o que está a ser retirado dos solos contaminados dos terrenos da siderurgia nacional.

02/04/2011

A não perder - Uma planta em troca de donativos para CERCISA do Seixal e Almada

"No âmbito das Comemorações do Dia da Árvore e do Dia Mundial da Floresta (21 de Março) realiza-se a nos dias 2 e 9 de Abril mais uma edição da Feira das Plantas, uma iniciativa em que o valor angariado (donativos), na troca de plantas, reverte anualmente a favor de uma Instituição Social do Concelho do Seixal. A CERCISA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas do Seixal e Almada foi a escolhida deste ano para receber as angariações.
O Viveiro Municipal do Seixal é o local que recebe esta Feira, entre as 09h00 e as 17h00.
Os visitantes encontram ao seu dispor uma enorme variedade de plantas que podem levá-las em troca de uma doação simbólica, que poderá ir dos 0,50 euros aos 10 euros." in Comércio do Seixal e Sesimbra

01/04/2011

Esta não é mentira: CM do Seixal fecha grandes superfícies aos domingos e feriados na parte da tarde

A CM do Seixal, através da aprovação do Regulamento Municipal de Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais, na última sessão de câmara, decidiu fechar as grandes superfícies comerciais do concelho do Seixal, aos domingos e feriados na parte da tarde, leia-se, decidiu fechar o Continente (Rio Sul) e eventualmente o Leclerk. No entanto, Mini-preço, Lidl, lojas dos chineses, etc, irão continuar a funcionar com o horário normal.
Lá teremos de andar mais uns 3/4 Km para irmos até Coina ao Jumbo.


Não se percebe qual a motivação desta decisão?
O que terá levado a CM do Seixal a retirar um pólo de atracção concelhio, nomeadamente nos referidos períodos?
Terá o cidadão comum residente no Seixal de faltar ao trabalho para ir às compras ao Continente durante o seu período de horário laboral?
De que forma esta medida poderá beneficiar o comércio local, mantendo-se concorrentes de peso como o Lidl, Mini-preço e lojas dos chineses abertas com horário alargado?

Em tempos de acentuada crise económica, é este o exemplo que a CM do Seixal dá aos seus munícipes.

30/03/2011

CCDR preocupada com regeneração de frentes ribeirinhas do Seixal e com a situação financeira da CM Seixal

Retirado do Setúbal na Rede, notícias preocupantes, não só sobre a regenaração da frente ribeirinha Arrentela e Seixal, bem como da situação financeira da CM do Seixal.

"CCDR preocupada com regeneração de frentes ribeirinhas do Seixal

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) admitiu, em declarações ao “Setúbal na Rede”, estar “um pouco preocupada” com “alguns atrasos” na regeneração da frente ribeirinha de Arrentela e Seixal e de Amora. Apesar destes atrasos, aos quais acresce “a situação financeira da Câmara Municipal do Seixal”, Teresa Almeida enfatiza o facto de os projectos não estarem mais “atrasados do que outros do género candidatados pelos vários municípios da Área Metropolitana de Lisboa a fundos comunitários”, embora, tal como já anteriormente tinha dito, “haja a necessidade de os acelerar”.

Para que o grau de execução aumente efectivamente, Teresa Almeida sublinha a possibilidade de os municípios beneficiários virem algumas das suas empreitadas previstas terem o apoio dos fundos comunitários em 60 por cento em 2011, mais 15 por cento dos montantes até agora assegurados. O mesmo acontece com o município do Seixal, caso este consiga executar várias empreitadas previstas ao abrigo da regeneração destas duas frentes ribeirinhas, cujo total do investimento conjunto ascende, segundo a presidente da CCDR-LVT, a 16 milhões de euros.

“É de acreditar que, com este incentivo, a Câmara Municipal do Seixal se empenhará em concretizar várias das empreitadas que tem previstas nestes projectos”, sublinha Teresa Almeida, enfatizando ainda que a candidatura em torno da frente ribeirinha do Seixal e Arrentela é aquela que se encontra “mais adiantada, embora sem execução em pleno”. Por sua vez, a presidente da CCDR-LVT não esquece o facto de três das quatro escolas candidatadas pelo município a fundos comunitários já terem sido formalmente inauguradas, elevando assim o grau de execução dos projectos candidatados ao nível da rede escolar."

Seria bom esclarecer qual a efectiva situação financeira da CM do Seixal.

21/03/2011

Perguntas por responder - Quanto paga a CM do Seixal de rendas?


Foto retirada daqui


Um fim de semana cheio de sol, com uma lua enorme, foram motivos mais do que suficientes para umas boas passeatas, nomeadamente no Seixal.
Passando pelo núcleo antigo da cidade do Seixal, fui reparando nos diversos locais que eram anteriormente ocupados pelos serviços da CM do Seixal, encontrando-se alguns em obras de remodelação.
Talvez um pouco sugestionado pelo que estava a observar, mais uma vez a dúvida assaltou-me:
Afinal qual montante que a CM do Seixal paga de renda pela utilização das novas instalações onde se encontram actualmente os serviços centrais?
Mais, qual o montante de rendas que a CM do Seixal continua a pagar pelas instalações antigas dos seus serviços?
E já que falamos de rendas, quanto paga a CM do Seixal de renda pelas chamadas oficinas camarárias? 
Por fim, quanto paga a CM do Seixal em rendas em todo o concelho?
Há certos assuntos que mais parecem tabu aqui no Seixal.

Seria bom saber.




18/03/2011

Seixal quer fechar grandes superfícies aos domingos e feriados

Seixal também quer fechar grandes superfícies aos domingos e feriados

"O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, anunciou hoje que vai pôr a votação, na próxima semana, uma proposta que determina o encerramento das grandes superfícies aos domingos e feriados, depois das 13h, noticia a Lusa.
Esta decisão segue-se à posição já manifestada pelas autarquias de Viana de Castelo e de Almada, depois de o Governo ter dado às câmaras a liberdade de criar regulamentos próprios para os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
De acordo com a Lusa, Alfredo Monteiro afirmou hoje, em reunião de câmara, que “a posição [da autarquia] é manter o regime em vigência antes da deliberação do Governo”, ou seja, obrigar os estabelecimentos comerciais com mais de 2000 metros quadrados a encerrar às 13h, aos domingos e feriados." In Público online

Qual o objectivo da CM do Seixal?
Proteger o pequeno comércio?
Mas qual? O pequeno comércio não abre ao domingo à tarde!
Só se tivermos a proteger os comerciantes chineses!
Sinceramente não vejo mais nenhum beneficiário desta medida.

09/03/2011

Petição Pela Preservação da Rede Natura 2000 no Seixal

Porque concordo, na sua essência, deixo aqui a petição que vai começar a correr pelos munícipes de Seixal, Sesimbra e Barreiro:

"Petição Pela Preservação da Rede Natura 2000 no Seixal

A área situada no limite Sudoeste do Concelho do Seixal, nas Freguesias da Amora e Fernão Ferro,(em que se incluem, por exemplo, o Pinhal do Caldas, o Pinhal das Freiras, e o Rego Travesso), viu a sua importância ecológica reconhecida ao ser classificada como Rede Natura 2000.
Esta Rede foi criada a nível Europeu para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis.
A Rede Natura 2000 no Seixal, corresponde a 27% do designado Sítio Fernão Ferro / Lagoa de Albufeira, com o código PTCON0054 da Rede Natura 2000 e que se prolonga a sul no Concelho de Sesimbra, pela Herdade da Apostiça até à Lagoa de Albufeira.
Este Património Natural, com estatuto internacional de conservação, está gravemente ameaçado por uma vaga de construções que decorrem neste momento e que se prevêem para o futuro.

Em Construção:

Uma via rápida (IC32);
Uma urbanização (Alto da Verdizela);
Um empreendimento Turístico (Monte Verde Golf & Living).

Previstos:

Seis urbanizações;
Hospital;

Todos estes projectos, mais espaços em que o PDM permite construção, perfazem uma área aproximada de 47% do Sítio Rede Natura 2000 no Seixal. Implicam um abate massivo de árvores e perda irremediável de habitats, ficando o restante muito mais exposto a futuras pressões. Num Concelho com densidade populacional bastante elevada, área urbanizada igualmente vasta, não podemos assistir impavidamente à destruição dos seus últimos espaços naturais. É a nossa qualidade de vida que está em jogo, aqui reflectida naquele que é sem dúvida o grande pulmão do Seixal e repositório da nossa herança natural e cultural.

A Petição pretende ser um alerta e despertar de consciências para esta e situações semelhantes que se verificam no Concelho do Seixal. Esperamos igualmente que sirva de incentivo para que se desenvolvam acções de efectiva protecção destes últimos redutos naturais.
Contamos com a sua colaboração.

"A UE comprometeu-se a pôr fim ao declínio das espécies e habitats ameaçados no seu território até 2010. Para tal é necessário redobrar os esforços para aplicar efectivamente as políticas e a legislação já existentes. Em particular, a UE quer alargar a rede Natura 2000, que cobre, actualmente, mais de 26 000 sítios em toda a UE. Nestes sítios, as espécies animais e vegetais e os respectivos habitats têm ser obrigatoriamente protegidos."
Excerto retirado do Portal da União Europeia.

A Petição que apresentamos visa fazer cumprir os decretos de lei e directivas, em particular os decorrentes do Plano Sectorial da Rede Natura 2000, para o Sítio Classificado da Rede Natura 2000 Fernão Ferro / Lagoa de Albufeira, com o código PTCON0054. Neste sentido pedimos uma urgente reavaliação dos projectos em construção para melhor enquadramento numa perspectiva de conservação, e a suspensão dos projectos que estão previstos para o Sítio."


Assine aqui

08/03/2011

Dia Internacional da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher, gostaria de chamar a vossa atenção para este excelente texto de Teresa Ribeiro, publicado no Blog Delito de Opinião, intitulado "Dia Internacional da Misoginia".

Em sentido quase oposto, continuamos no Seixal, num "arcaico modelo", de tentativas de instrumentalização política deste dia.

28/02/2011

Incidentes na abertura dos Jogos do Seixal

Será que esta notícia, de incidentes ocorridos na cerimónia de abertura dos Jogos do Seixal, retirada do Jornal de Comércio do Seixal e Sesimbra, vai constituir primeira página do Boletim Municipal?

Poder ler mais aqui.

Algumas interrogações:

- Qual a segurança preparada para um evento que congregou mais de duas mil pessoas, grande parte delas jovens e crianças?

- Havia segurança policial?

- O grupo de indíviduos que participou nos incidentes fazia parte da actividade que decorria no local, ou simplesmente "invadiu" o pavilhão?

- Que garantias de segurança pode dar a CM do Seixal a pais e encarregados de educação, que no futuro enviem os seus educandos para grandes eventos, com grandes concentrações, organizados pela autarquia?

Seria bom que, para além do comunicado da polícia, este assunto fosse convenientemente esclarecido pela organização do evento, neste caso a CM do Seixal.

26/02/2011

JSD Seixal mostra preocupação com a insegurança que se vive no Seixal

Comunicado da Comissão Política de Secção do JSD do Seixal

"O concelho do Seixal tem sido notícia nacional por motivos de insegurança e violência. A frequência e gravidade destas notícias tem vindo a ser intensificada nos últimos dias. Têm saído nas páginas dos jornais casos de ondas de assaltos, agressões a jovens, cercos a esquadras de polícia e incêndios a diversos veículos. Tão ou mais grave é a indiferença com que estas notícias são aceites, contudo, a surpresa é algo que já há muito se desvaneceu. Infelizmente, actos como estes já fazem parte do quotidiano de todos nós, habitantes do Seixal.
Ao longo do tempo, a JSD Seixal tem mostrado preocupação com a insegurança que se vive no Seixal. Com tal posição, foi acusada de demagogia, de falta de conhecimento de causa e, durante anos, tem vindo a ver as suas propostas, alertas e preocupações postas de parte pela CDU. No entanto, é importante voltar a dizer: Existe, de facto, um problema grave de violência que é praticamente diária. Existe, de facto, uma CDU que vira a cara e não é capaz de intervir, essencialmente pela noção real de grande parte da culpa é sua.
A JSD Seixal já propôs criação de Polícia Municipal que, entre outros factores positivos, iria reforçar a presença de agentes no programa “Escola Segura”. Propôs a implementação de sistemas de vídeo vigilância nas zonas mais problemáticas. Propôs medidas de apoio social e essencialmente esteve sempre contra a política urbanística da Câmara incapaz de incutir nos seus princípios uma ideia de inclusão social e requalificação urbana, dando, assim, origem a guetos e bairros problemáticos.
Como tal, e face aos últimos desenvolvimentos neste temática, não nos conformamos com a tomada de posição da Câmara Municipal, que qualificou os recentes incidentes como “pontuais”, desvalorizando por completo a verdadeira gravidade do tema e, mais uma vez, virando a cara aos problemas esperando que se resolvam per si.
A JSD Seixal, com base nos pressupostos apresentados supra, vem repudiar os mais recentes incidentes de violência ocorridos, bem como a postura da Câmara Municipal relativamente aos mesmos, numa atitude de perfeita displicência para com a segurança das pessoas."