12/04/2008
Frase do Dia
11/04/2008
Fogo-de-artíficio

O documento foi classificado, de forma unânime, pela oposição como «uma lista de obras» e um «plano de intenções». Mas as maiores críticas foram para os dinheiros que a sociedade que liderará o projecto -- orçado em 165 milhões de euros -- pretende gastar.
Um dos pontos mais polémicos foi o anúncio de um espectáculo de fogo-de-artíficio e som, que a sociedade pretende dar em frente ao mosteiro dos Jerónimos para comemorar o centenário da República, e que vai custar cerca de 5 milhões de euros.
Mas os vereadores questionaram também as verbas – cerca de um milhão de euros – que a sociedade prevê para pagar aos três administradores executivos do conselho de administração – já que Júdice irá trabalhar sem qualquer remuneração.
02/04/2008
Peregrino do Amor - Homenagem ao Papa João Paulo II
No terceiro aniversário da sua morte...alguém que não se esquece!
31/03/2008
Por Favor não venham agora defender a autoridade do professor na escola
Às pessoas que :
Ao propor na Assembleia da República um determinado conjunto de propostas com sentido de agilizar e facilitar o “rompimento” de um laço de família como aquele que é estabelecido pelo casamento, que para alguns é muito mais do que um mero contrato;
Ao defender a união de facto, a equiparação da mesma ao acima referido casamento, ao defender que qualquer união deve ter tutela e direitos jurídicos, que assim as pessoas não têm nada que as possa prender; no fundo a defender uma forma de vida muito em voga na nossa sociedade que é só termos direitos e poucos deveres;
Ao despenalizar o consumo de droga, que conduziu a um aumento exponencial do mesmo, e com isso não dar indicações às gerações mais novas da nossa sociedade sobre aquilo que é bom e que é mau;
Ao defender, no fundo um “liberalismo”, do permitir todo e qualquer tipo comportamento, com menos regras possíveis;
Ao liberalizar, e branquear a morte de nascituros, retirando-lhes quaisquer direitos, retirando-lhes a possibilidade de viverem, branqueando comportamentos…
Ao defender o facilitismo…
A esses Por Favor não defendam agora a autoridade do professor na escola… pensem antes de agir, pensem que toda acção ... tem uma reação.
28/03/2008
Chelas - Barreiro

No entanto, o LNEC aponta problemas ambientais ligados à contaminação de terrenos em relação a esta opção Chelas-Barreiro. " in Jornal de Negócios

Internet o Poder do Novo Milénio - Youtube Power
Só três exemplos:
- A situação na escola de Matosinhos;
- O governo de Israel a divulgar imagens de um ataque terrorista, e
- Um deputado holandês a praticamente insultar a religião islâmica incentivando ódios.
Como podemos aferir por estes exemplos, nem sempre a internet é usada pelos melhores propósitos. Mas, é cada vez mais uma realidade a ter em conta pelos governos de todos os países do mundo. Esperemos que esta nova realidade possa ser usada pelo bem e para o bem das pessoas.
Quais Direitos Humanos?
27/03/2008
Um Sábio Versículo
26/03/2008
Redução do IVA - Propaganda Governamental

O entendimento comunista dos Direitos Humanos
25/03/2008
Fábrica da Mundet

...quem sabe acordam para as próximas eleições autárquicas.
24/03/2008
Como Economizar
a seguir os militares,
depois os polícias,
sem esquecer os funcionários públicos,
nem os médicos,
os juízes e procuradores, e por fim os advogados.
A todos procuraram dividir, ostracizar, enxovalhar..tudo para economizar.
Fizeram uns voltarem-se contra os outros.
Dividir para reinar.
Para se manterem impávidos e serenos, perante a dor do próximo que é espezinhado.
Mas, "Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: o escravo não é maior que o senhor. Se perseguiram a mim, também hão-de perseguir a vós" (Jo 15, 20)
22/03/2008
Uma Santa Páscoa
(A deposição no túmulo, Caravaggio 1602/4)O verdadeiro pastor é Aquele que conhece também o caminho que passa pelo vale da morte; Aquele que, mesmo na estrada da derradeira solidão, onde ninguém me pode acompanhar, caminha comigo servindo-me de guia ao atravessá-la: Ele mesmo percorreu esta estrada, desceu ao reino da morte, venceu-a e voltou para nos acompanhar a nós agora e nos dar a certeza de que, juntamente com Ele, encontramos uma passagem.
(Bento XVI - Spes Salvi)
Cristo ressuscitado é a vitória de Deus sobre a morte (L. Giussani).
Uma Santa Páscoa
13/03/2008
CARTA DO PAPA BENTO XVI - Vale a pena ler
BENEDICTUS PP. XVI
O Socialismo que temos ou será Liberalismo??

12/03/2008
11/03/2008
Para reflectir...
Professores mais decisivos para o futuro do País do que políticos - D. José Policarpo
Lisboa, 11 Mar (Lusa) - O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, considerou hoje que os professores são mais decisivos para o futuro do País do que os políticos e financeiros, o que mereceu elogios do PSD.
21:45 Terça-feira, 11 de Mar de 2008/ Expresso
"Os professores e educadores são um grupo decisivo para o futuro do País, mais decisivo do que os políticos, técnicos e financeiros", sustentou D. José Policarpo, em declarações à Rádio Renascença, à margem do lançamento das Obras Escolhidas de D. António Ribeiro, em Lisboa.
Instado pela Agência Lusa a comentar estas afirmações, Pedro Duarte, deputado do PSD, referiu que as mesmas "vão ao encontro da valorização e dignificação da função do professor".
"São palavras que o Governo, que tem criticado os professores, deveria ouvir com atenção", frisou, lembrando que "o futuro do País passa pela requalificação dos recursos humanos" e que os seus "principais protagonistas são os professores".
O PCP e o Bloco de Esquerda optaram por não comentar as declarações. Do PS e do CDS-PP não foi possível, até ao momento, obter uma reacção.
D. José Policarpo apelou ainda à "calma, "à reflexão mais profunda" e a que haja "muita compreensão" perante "as dificuldades sentidas" pelos docentes, que "se dedicam à tarefa fundamental, inventiva e árdua que é educar".
ER.
Lusa/
10/03/2008
Totalitarismo
António Ribeiro Ferreira, "Correio da Manhã", 10 de Março de 2008
Lembrem-se em 2009
06/03/2008
Só uma pequena frase para reflectir
(Erasmo de Roterdão)
03/03/2008
Curiosidade Pascal
A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.
Crónica de Vasco Pulido Valente
A avaliação dos professores02.03.2008, Vasco Pulido Valente
Como se pode avaliar professores, quando o Estado sistematicamente os "deseducou" durante 30 anos? Como se pode avaliar professores, quando o ethos do "sistema de ensino" foi durante 30 anos conservar e fazer progredir na escola qualquer aluno que lá entrasse? Como se pode avaliar professores, se a ortodoxia pedagógica durante 30 anos lhes tirou pouco a pouco a mais leve sombra de autoridade e prestígio? Como se pode avaliar professores, se a disciplina e a hierarquia se dissolveram? Como se pode avaliar professores, se ninguém se entende sobre o que devem ser os curricula e os programas? Como se pode avaliar professores se a própria sociedade não tem um modelo do "homem" ou da "mulher" que se deve "formar" ou "instruir"?Sobretudo, como se pode avaliar professores, se o "bom professor" muda necessariamente em cada época e cada cultura? O ensino de Eton ou de Harrow (grego, latim, desporto e obediência) chegou para fundar o Império Britânico e para governar a Inglaterra e o mundo. Em França, o ensino público, universal e obrigatório (grego, latim e o culto patriótico da língua, da literatura e da história) chegou para unificar, republicanizar e secularizar o país. Mas quem é, ao certo, essa criatura democrática, "aberta", tolerante, saudável, "qualificada", competitiva e sexualmente livre que se pretende (ou não se pretende?) agora produzir? E precisamente de que maneira se consegue produzir esse monstro? Por que método? Com que meios? Para que fins? A isso o Estado não responde.O exercício que em Portugal por estúpida ironia se chama "reformas do ensino" leva sempre ao mesmo resultado: à progressão geométrica da perplexidade e da ignorância. E não custa compreender porquê. Desde os primeiros dias do regime (de facto, desde o "marcelismo") que o Estado proclamou e garantiu uma patente falsidade: que a "educação" era a base e o motor do desenvolvimento e da igualdade (ou, se quiserem, da promoção social). Não é. Como se provou pelo interminável desastre que veio a seguir. Mas nem essa melancólica realidade demoveu cada novo governo de mexer e remexer no "sistema", sem uma ideia clara ou um propósito fixo, imitando isto ou imitando aquilo, como se "aperfeiçoar" a mentira a tornasse verdade. Basta olhar para o "esquema" da avaliação de professores para perceber em que extremos de arbítrio, de injustiça e de intriga irá inevitavelmente acabar, se por pura loucura o aprovarem. Mas loucura não falta.
26/02/2008
Estado de Direito Democrático? Onde?
Agora sim temos a certeza que as decisões dos tribunais são só para alguns... nem todos mostram respeito e obediência às decisões dos tribunais.
Uma providência cautelar é, tal como o nome indica, para obviar que um direito seja prejudicado ou ofendido, como tal suspende qualquer tipo de procedimento, neste caso administrativo.
São declarações confrangedoras vindas de uma pessoa que devia pugnar pelo príncipio da legalidade e pela democracia.
Só queria ter a tampinha dessa lata.
O Museu Virtual Aristides Sousa Mendes

24/02/2008
O Governo Sócrates está a celebrar o terceiro aniversário - Só falta um
- Podemos livrar-nos do senhor que prometeu o referendo ao tratado europeu e não o fez; do socialista que fechou urgências por todo o país;
- Do senhor que defendeu e aprovou a legalização de inocentes;
- Do senhor que atingiu recordes de desemprego quando tinha prometido 150000 empregos (não disse é que ia perder-se mais de 250000 empregos);
- O senhor que fechou maternidades e quer fechar tribunais;
- O senhor que publicou um Estatuto da carreira docente dos professores que tinha como único e exclusivo motivo reduzir despesa e impedir que os docentes progredissem na carreira;
- O senhor que não sabe fazer conta e que continua a falar como se estivesse na oposição;
- O senhor que se incomoda com a manifestação de professores defendendo os seus direitos, um senhor que tirou uma licenciatura numa universidade que lhe permitiu tudo e mais alguma coisa, desde exames no mesmo dia e ao sábado;
- O senhor para qual a exigência é só para os outros;
- O senhor que colocou cidadãos em tribunal por o criticarem;
- O senhor que continua a culpar os governos do PSD, quando nos últimos onze anos estivemos oito anos com governos socialistas;
- O senhor que faz lembrar um outro senhor….
23/02/2008
18/02/2008
Discriminação - Mais uma violação do Príncipio da Igualdade pelo nosso primeiro
17/02/2008
E o Direito à Indignação??

Alguns dos manifestantes disseram ser professores e que tinham sido convocados a partir de mensagens de telemóvel, alegando desconhecer quem enviou os SMS.José Sócrates já comentou a concentração, afirmando tratar-se de militantes de outros partidos. "Nunca tinha visto isto em tantos anos de democracia e considero absolutamente lamentável. São militantes de outros partidos, eu sei bem do que estou a falar", disse o secretário-geral.O Primeiro-ministro anunciou na sexta-feira que se reuniria na sede nacional do seu partido com professores socialistas de todos os distritos, com o objectivo analisar a política de educação do Governo.
16/02/2008
Que falta de educação
A ministra da educação foi à Assembleia da República e reuniu com alguns alguns deputados do PS que questionaram-na sobre algumas das suas políticas daeducação.Confrontada com essas dúvidas o que faz a ministra... Responde ?Não...Acusa antes os deputados de ao colocarem dúvidas estarem a dar voz aos"professorezecos"...Assim mesmo, os "professorzecos".Vale a pena ? Vale ?Esta notícia foi publicada no Público, mas, por alguma razão, passoupraticamente despercebida, divulguem-na para que se perceba o calibredesta ministra.http://educar.files.wordpress.com/2008/01/ps.jpg
09/02/2008
Quem merecia ser avaliado?
O problema desta questão é o mesmo do serviço nacional de saúde, das finanças, da avaliação dos funcionários públicos, dos patrocínios oficiosos. O mal é sempre o mesmo: pôr o carro à frente dos bois. Mas, não só. É também exigir a todos que se comportem e sejam céleres, quando o próprio governo não se comporta e não é célere.
Na minha modesta opinião isto tem um nome, chama-se incompetência. Um ministério da educação exigir às escolas, exigir aos professores que procedam de acordo com portarias, despachos e circulares com que são bombardeados todos os dias. Burocratizando o sistema o sistema de ensino. Emperrando inclusivamente o bom funcionamento das escolas. E quando se trata de algo que deveria a ser o ministério a fazer , para espanto do comum dos mortais, não o faz a tempo encontrando-se ainda em atraso. Mas com desplante de exigir a todos os outros agentes de educação que não se atrasem.
No que diz respeito ao serviço nacional de saúde, vivemos de centros fechados, maternidades fechadas, urgências fechadas e serviços alternativos adiados ou ainda não implementados. Que mais se pode dizer
08/02/2008
Primeiro aniversário do referendo ao Aborto
Durante o encontro procuraremos fazer um balanço deste ano (e da aplicação da lei) com intervenções da Presidente da Federação Portuguesa pela Vida, de um Médico (sobre as questões da Objecção de Consciência), de novas Associações e iniciativas, nascidas das movimentações cívicas do Não, e daremos conhecimento de um novo estudo sobre a questão do aborto. O encontro tem uma agenda e oradores interessantes, sendo também uma excelente ocasião de reencontro entre todos (aos amigos de fora de Lisboa pedimos que venham TODOS também e tragam as vossas faixas e "emblemas"). Não se esqueçam que (o outro lado provou-nos isso) ganha as batalhas desta guerra quem se mantiver acordado e souber conservar a pressão (ganhando espaço nos media e através destes nos políticos).
06/02/2008
A Vida e Obra do Padre António Vieira

Padre António Vieira, 400 anos
I - Padre António Vieira (1608-1697), nome grande da cultura, da literatura, da política e da Igreja Portuguesa.
Mas em 1641, proclamada a Restauração da Independência de Portugal, foi convidado a acompanhar a delegação enviada pelo vice-rei, Marquês de Montalvão, a fim de jurar fidelidade e reconhecimento ao monarca português, D. João IV. Em Lisboa teve a oportunidade de revelar os seus dotes oratórios como pregador e logo conquistou a admiração não só do povo, mas também do rei que o convidou para ser seu pregador pessoal. Foi então nomeado para o importante cargo de Pregador Régio, a fim de pregar regularmente à família real e à corte.
Instituído neste papel tão influente, desempenhou um papel decisivo no aconselha-mento político do governo do reino. A pertinência e inteligência das suas propostas causaram a admiração de muitos, mas também as hostilidades de alguns quantos instalados nos seus interesses. O rei, que o admirou sempre e lhe devotou uma amizade incondicional desde a primeira hora, incumbiu-o de missões diplomáticas extraordinárias nos chamados Países Baixos, na Holanda, para defender os interesses do Portugal restaurado e angariar meios para garantir a protecção dos territórios ultramarinos, com especial atenção para o grande território do Brasil.
Na sequência das suas viagens diplomáticas propôs uma série de projectos reformistas no plano económico e social. Merecem especial menção os seus projectos de criação de companhias comerciais monopolistas, à luz do modelo das companhias holandeses e inglesas. Estas propostas vieirianas anteciparam um século os projectos pombalinos de reforma da economia portuguesa.
Mais ousada e avançada para a época foram as suas propostas de reforma da Inquisição, particularmente visavam o fim das denúncias anónimas e do confisco de bens, a abolição da discriminatória distinção social entre cristãos-velhos e cristãos-novos e a concomitante apologia do regresso a Portugal dos judeus expulsos no século anterior. Acreditava que o nosso país tinha erradamente perseguido e dispensado um grupo social empreendedor que fez a grandeza do Portugal dos Descobrimentos. Os descendentes de judeus estavam então na Holanda com a sua conhecida capacidade de empreendimento económico a sustentar a expansão do emergente império holandês, enquanto Portugal jazia em dificuldades enormes para garantir a sobrevivência do seu império ultramarino agora à mercê de piratas e da cobiça conquistadora dos novos impérios europeus.
II - Aliando o seu idealismo evangélico ao pragmatismo político, Vieira criticou fortemente o poder e os métodos do Santo Ofício português que tinha excluído os descendentes de judeus e mouros, entretanto convertidos sob a designação de cristãos-novos. Aquele tribunal impedia aqueles grupos étnicos de contribuir para a afirmação do país. Desejava uma inquisição mais pedagógica e menos persecutória.
Em favor dos índios brasileiros apresentou propostas de reforma administrativa das aldeias missionárias, mais conhecidas por reduções ou aldeamentos missionários, de modo a conceder aos padres missionários poder não só espiritual mas também temporal sobre os missionandos. Pretendia assim proteger de forma mais eficaz as populações indígenas das frequentes incursões esclavagistas dos colonos.
Todavia, este jesuíta genial, que enchia as igrejas a abarrotar e esvaziava os teatros quando pregava, não foi compreendido por muitos dos seus contemporâneos, devido às suas propostas e à sua visão crítica da sociedade, da Igreja e do exercício do poder.
A Inquisição acabou por prendê-lo e condená-lo, depois da morte do seu protector D. João IV, nos anos 60 do século XVI. As razões alegadas para a sua condenação não só tiveram a ver com a sua defesa dos Judeus, mas também com o facto de ter concebido uma utopia universalista que sonhava uma nova era ecuménica de fraternidade e compreensão entre todos os povos, culturas e sensibilidades religiosas. Esta utopia ficou conhecida pelo nome de Quinto Império.
Com base na mensagem de Cristo idealizou para o mundo a construção de uma espécie de civilização do amor, onde o respeito e a fraternidade para com os outros, para com o diferente, assim como a relação harmónica com a natureza fossem as formas de estar quotidianas. A sua utopia cristã de reunião de todos os homens num abraço universal de paz é considerada a mais generosa utopia sonhada na Europa do seu tempo. Era uma utopia que propunha uma solução para os conflitos que se agudizavam em vários pontos do globo naquele tempo da emergente era da protoglobalização.
No entanto, a sua condenação pelo Santo Ofício português acabou por ser anulada pelo Papa, na sequência de uma viagem de peregrinação que Vieira fez a Roma no final da década de 60 e onde permaneceu depois até 1675. Durante a sua estadia em Roma, depois de ter aprendido rapidamente italiano, voltou a destacar-se como um pregador brilhante, de tal modo que conquistou a admiração do Papa e até da Rainha Cristina da Suécia então exilada com a sua corte na Cidade Eterna. O Sumo Pontífice convidou-o para pregar à corte papal, a Rainha Cristina quis insistentemente nomeá-lo seu pregador pessoal. Mas o desejo do grande pregador português não era ficar longe de Portugal por maior que fosse o prestígio dos convites de tão poderosos senhores europeus para permanência longe do seu país.
O Papa deixou-o regressar e fez mais do que Vieira poderia esperar: usou da sua autoridade para moderar os excessos da inquisição portuguesa. Reconhecendo as injustiças e erros praticados nos processos judiciais do tribunal, o Sumo Pontífice chegou a suspender a inquisição durante 7 anos (1675-1681), na sequência da apresentação provada dos relatórios críticos de António Vieira sobre os modos de procedimentos da Inquisição. Foi de facto Vieira quem pioneiramente contribuiu para que a inquisição fechasse as portas pela primeira vez em Portugal.
De regresso às terras lusas, Vieira desejava cumprir, nos últimos anos da sua vida, aquele que era o seu ideal de juventude: dedicar-se à evangelização dos índios. Volta então para o Brasil e volta a realizar expedições missionárias na Amazónia e a criar aldeias missionárias nos sertões brasileiros. Por fim será nomeado pelo Superior Geral para exercer as funções de Visitador das Missões do Norte do Brasil.
Vieira além de ter elevado a língua portuguesa a uma perfeição nunca vista, explorando ao máximo as suas capacidades de expressão, de polissemia, de subtileza, contribuiu para sonhar um futuro melhor para Portugal e para a humanidade, de tal modo que o historiador francês Raymond Cantel considerou-o, nos anos 60 do século XX, precursor dos projectos contemporâneos de criação de organismos internacionais para o entendimento entre os povos do mundo, como é o caso da ONU.
Vieira, figura maior da missionação, das relações entre Portugal e o Brasil e com a Europa, cantado pelos Brasileiros e considerado um luminar da literatura portuguesa e europeia do tempo do Barroco, é um português e um homem de igreja de coração universal cuja vida e obra ainda muito pode inspirar os nossos contemporâneos que desejam um mundo mais justo e fraterno. "
José Eduardo Franco, Historiador
05/02/2008
A não perder para quem estiver por perto
do
PADRE ANTÓNIO VIEIRA
( 6/02/1608 – 6/02/2008 )
Capela da Universidade
6 de Fevereiro 2008 – Quarta-feira – 21H15
Recital de órgão
Leitura dramatizada da Elegia de Camões
Se quando contemplamos as secretas…
Pregação do Primeiro Sermão de Quarta-feira de Cinzas,
do Padre António Vieira
Organista: Paulo Bernardino Actor: Paulo Mira Coelho
Organização:
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos
UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Protestos contra as FARC

Vestidos com t-shirts brancas e gritando palavras de ordem contra a guerrilha, os manifestantes concentraram-se na Praça Brión e na Avenida Francisco de Miranda (leste de Caracas), onde exibiram um grande cartaz com a mensagem «Não mais FARC».
Margarida Faria, uma das manifestantes, disse à Agência Lusa estar a participar na manifestação «porque há pessoas em mais de 160 cidades a mostrar repulsa pelas FARC» e porque «temos que ser solidários com os nossos irmãos colombianos e exigir a libertação de todos os reféns».
Na manifestação estavam vários líderes estudantis, entre eles Freddy Guevara, segundo o qual «o povo venezuelano não negoceia com terroristas», afirmou. «Há que procurar uma cooperação entre os dois exércitos para terminar com esse flagelo e não procurar confrontamentos entre os dois países (Venezuela e Colômbia)», adiantou.
Aquele responsável alertou que «enquanto se 'protegem' as FARC os venezuelanos morrem de fome e isso é hipocrisia».
Também o líder estudiantil universitário, Yon Goicochea, exortou a «terminar com os sequestros» e a «construir a esperança entre a Colômbia e a Venezuela», países que, disse, são vítimas das FARC.
Por outro lado, um grupo de 400 venezuelanos afluiu à Embaixada da Colômbia na Venezuela, em Campo Alegre (leste de Caracas), onde entregou ao embaixador Luís Fernando Marín um documento contra a proposta do Presidente Hugo Chávez de eliminar as FARC e o Exército de Libertação Nacional (ELN) da lista de organizações terroristas e conceder-lhes o estatuto de «forças beligerantes».
O acto de entrega do documento foi encabeçado por Milos Alcalay, ex-embaixador venezuelano na Organização das Nações Unidas (ONU), que explicou aos jornalistas que, em nome da organização de defesa dos direitos humanos «Grupo dos 400», manifestava discordar das «concessões» a «uma organização criminosa que tem 700 reféns, participa no narcotráfico e estabeleceu mecanismos de terror, mortes e assassínios».
As FARC são uma organização guerrilheira colombiana, que surgiu em 1964, de ideologia marxista-leninista e que tem entre 12.000 e 17.500 membros.
Mantêm em cativeiro, desde 13 Fevereiro de 2003, o luso-americano Marc Gonçalves, quando se despenhou o avião em que seguia com mais quatro companheiros, cumprindo uma missão de vigilância sobre cultivo de droga na selva colombiana de Caquetá, ao serviço de uma companhia privada contratada pelo governo norte-americano.
Os destroços do avião foram cercados por guerrilheiros das FARC que executaram os tripulantes Thomas Janis e Luis Alcides Cruz, levando como reféns Marc Gonsalves, Keith Stansell e Thomas Howes.
Criado em 1964, o ELN, com cerca de 4.000 homens, é o segundo movimento de guerrilha da Colômbia, precedido pelas FARC."
Diário Digital / Lusa
04-02-2008 18:34:00
29/01/2008
Mil e uma questões de uma democracia dita moderna

Quem tem medo do debate?
Será que o facto de um partido politico deter a maioria absoluta na Assembleia da República faz com que se afaste da possibilidade do diálogo, do debate, nomeadamente nos meios de comunicação social?
Porque é que os Presidentes da República apenas desempenham convenientemente o seu papal de fiel da balança, de contra poder construtivo ao Governo, quando estão no seu segundo mandato?
Porque será que a convivência entre o primeiro-ministro e o Presidente da República é sempre tão cordial no primeiro mandato do presidente?
Porque será que o senhor primeiro-ministro nunca mais foi ao Futebol? Terá sido aconselhado a isso?
Será por eventualmente estarem os estádios cheios de comunistas?
Eles nem gostam de futebol! Ou iriam ao futebol só de propósito para o assobiar?
Porque será que os comunistas não gostam de futebol?
Porque será que o Primeiro-ministro acha que todas as pessoas que apupam o Primeiro-ministro são comunistas?
Quem tem medo do bastonário da Ordem dos Advogados?
Porque será que ninguém se interessou realmente por estes assuntos que o senhor bastonário trouxe agora à discussão em praça pública?
Haverá alguém mais ou menos interessado na vida pública que não conheça casos destes?
Quem tem medo da moralização da politica?
Quem tem medo do futuro politico do bastonário?
A quem interessa a alteração da lei das autarquias locais?
Para quando a regionalização?
Para quando a responsabilização criminal da poluição?
Porque é que os políticos são todos de esquerda até irem para o poder, e depois aí fazem política ditas de direita?
Porque é que se branqueiam as políticas de esquerda?
Porque é que só existem ditaduras de esquerda?
Porque é quem viveu no bloco de leste não pode ouvir falar de comunismo?
O que é politica de esquerda?
O que é politica de direita?
O que é uma ditadura da maioria?
Porque é que a politica de esquerda nunca resultou em parte alguma do mundo?
Porque…
P.S. Parece que foi combinado, o post de ontem sobre o ministro da saúde.
27/01/2008
Baixar impostos?? Baixem os outros!!

26/01/2008
O HOMEM DE CORAGEM E OS QUE TENTAM TAPAR O SOL COM A PENEIRA

O bastonário da Ordem dos Advogados diz que “há crimes sem castigo na hierarquia do Estado” e defende uma “investigação político--parlamentar às fortunas de alguns políticos”. O procurador-geral da República já determinou a abertura de um inquérito às declarações do advogado, coordenado por Cândida Almeida, e o CDS-PP vai chamá-lo ao Parlamento.
Marinho Pinto lançou a acusação em entrevista à Antena 1 mas recusou-se a avançar com nomes, situação que causou várias reacções de indignação contra a “generalização da suspeição”. Questionado pelo CM, o advogado de Coimbra explicou que estão em causa “situações que toda a gente vê”, dando como exemplo os casos de “membros do Governo que fazem negócios com empresas privadas e depois quando saem vão para administradores dessas empresas”. “Esbanja-se milhões de euros em pagamentos de serviços cuja utilidade é duvidosa e depois não há dinheiro para necessidades básicas”, acrescentou o advogado, dizendo que não é magistrado nem investigador e que não faz denúncias criminais, apesar de ter sido desafiado pelo ex-bastonário Rogério Alves e por Vitalino Canas, porta- -voz do PS. Marinho Pinto disse não ter provas mas apenas indícios, baseando-se em “situações públicas e notórias”: “Há uma criminalidade em Portugal, da mais nociva para o Estado e para a sociedade, que anda aí impunemente. Muitos exibem os benefícios e os lucros dessa criminalidade e não há formas de lhes tocar. Alguns até ocupam cargos relevantes no Estado Português.” O deputado do CDS Nuno Melo lembrou que o causídico de Coimbra “já não é apenas um advogado que faz declarações polémicas” e classificou as suas afirmações como “gravíssimas”. Recorde-se que, durante a campanha para a Ordem, Marinho também afirmou existirem “indícios” de que alguns advogados estariam “a dar cobertura a actividades menos transparentes de corrupção”, acusação que indignou a classe.
22/01/2008
Tristes realidades

A Unicef alertou que, apesar dos avanços recentes, a África, o sul da Ásia e o Médio Oriente não se encontram no caminho para cumprir a meta fixada pela ONU, de reduzir a mortalidade das crianças em dois terços entre 1990 e 2015, para menos de 5 milhões de mortes por ano.
Muitas morrem também devido a sarampo e outras doenças que podem ser evitadas através de campanhas de vacinação.
A ingestão de água suja e as condições precárias de saneamento provocam ainda um grande número de doenças e de mortes, especialmente entre as crianças subnutridas.
No entanto, medidas simples e exequíveis, como o aleitamento materno, as vacinas e a colocação de redes mosquiteiras nas camas podem reduzir drasticamente o número de mortes entre as crianças, afirmou a Unicef.
SAP - Amora

Sem dúvida que se trata do socialismo no seu melhor.
20/01/2008
Cuba no es Libre

Na eleição de hoje da Assembleia Nacional do Poder Popular vamos ter os cubanos chamados a votar, que são 8,3 milhões e um número de candidatos, já indigitados ou propostos pelas organizações de "massas", que é igual ao de vagas - 614.
Uma lista única em que Fidel é o primeiro da lista, mesmo que não apareça
em público há longos meses. A democracia comunista no seu apogeu. Cuba no es libre.Hasta cuando??
19/01/2008
Serão apenas rumores?
_1174383816.jpg)
16/01/2008
Mais um atentado ao património natural da serra da Arrábida

ente a Souselas. A juntar a isto, a senhora Fernanda Rodrigues, do Movimento de Cidadãos pela Arrábida, ainda declarou ao Diário Digital, que estranha o facto de no orçamento para 2008, está inscrita uma verba para co-incineração antes mesmo de se conhecer a decisão do STA.12/01/2008
Fazer as Contas

10/01/2008
Aeroporto de Alcochete (Prévia e Preleminar)

07/01/2008
Seixal promete a Salvaguarda do Sapal de Corroios (2001)
Será que se mudaram os tempos e consequentemente as verdades??

A Igreja portuguesa apelou aos juristas católicos para que se organizem numa rede de voluntários, de modo a prestar o maior apoio possivel aos reclusos, tal como os príncipios católicos/cristãos o exigem.
Não colocando em causa o trabalho dos advogados oficiosos, mas servindo para esclarecer as dúvidas dos reclusos e procurando encaminhá-los na sua integração social.
Nesse sentido, a Pastoral Prisional está em contacto com a Associação dos Juristas Católicos para promover uma rede de voluntários em cada diocese que possam dar apoio a reclusos ou a ex-reclusos.
Agora precisam-se voluntários.

A metalúrgica Lusider negou hoje a existência de um despedimento colectivo ilegal na empresa, explicando que ocorreu apenas o encerramento de uma linha de produção, com os trabalhadores a serem reafectos a outras linhas.
Em declarações à agência Lusa, fonte da Lusosider diz que decidiu descontinuar a linha de estanhagem electrolítica e o circuito de fabrico da Folha-de-Flandres a partir de 31 de Dezembro, dada a baixa competitividade do produto no mercado europeu, dando continuidade ao decidido em meados de 2006.
Os colaboradores afectos a essa linha foram «realocados», acrescenta a Lusosider.
Esta declaração surge depois de, a 30 de Dezembro, o Sindicato dos Metalúrgicos ter dito que iria recorrer ao governo contra um «despedimento colectivo ilegal» na Lusosider, que dizia poder abranger perto de um terço dos trabalhadores da siderúrgica, na sequência do encerramento de uma linha de produção.
Mas a verdade é que não foram renovadas dezenas de contratos, bem como chegaram a acordo com outros cujo o contrato ainda não tinha expirado.
06/01/2008
Notícias com interesse - È preciso muita Lata

Estes investidores estiveram há duas semanas na primeira linha do apoio à candidatura de Carlos Santos Ferreira, que era o presidente da CGD, à liderança do BCP, lembra o jornal.
As operações, que são legais, foram aprovadas pelo Conselho de Crédito Alargado da Caixa, que era constituído por cinco administradores e incluía Santos Ferreira e Armando Vara, administrador que tinha o pelouro da concessão de crédito.
04-01-2008 7:14:11 in Diário Digital
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=92017
13/10/2007
Será para Rir ou para Chorar!?
Proponho a todos uma pequena leitura rápida por diversos excertos de notícias dos últimos dia:
Expresso online - 2007-10-12
"BCPJardim perdoa dívida ao filho
Segundo ‘Expresso’ on-line, Filipe Jardim Gonçalves e os seus sócios beneficiaram de um perdão na sequência da falência das empresas que dirigiam. O filho do fundador do BCP garantiu que não houve situação de compadrio."
Correio da Manhã - 2007-10-13
"UNESCOManuel Maria Carrilho embaixador
O deputado socialista Manuel Maria Carrilho disse ontem ignorar a data em que assumirá o cargo de embaixador de Portugal na UNESCO."
Correio da Manhã - 2007-10-11
"Ganharam mesmo, ao abrigo do Artigo 257.º, número 2, do novo Código de Processo Penal. “Ao apresentarem-se tem de se partir do princípio de que não há perigo de fuga. E não podem assim ser detidos”, adianta ao CM fonte judicial. Nem sequer o homicida, que correu quatro rapazes à facada. Saiu segunda-feira da PJ e foi para casa. Espera agora por ser presente ao juiz.BASTA QUE SE ANTECIPEM À POLÍCIADisparou sobre a própria mulher, levou-a até ao hospital e entregou o revólver à PSP de Belém, Lisboa: à luz da nova Lei Penal é um homem livre, apenas porque se entregou. Foi este o primeiro caso depois de 15 de Setembro, quando o novo Código de Processo Penal entrou em vigor, e que o CM avançou duas semanas depois. A vítima não morreu “mas o crime é indiferente”, alertaram na altura fontes judiciais. A prova está agora no assalto da Ericeira, em que um rapaz de 22 anos não resistiu a um golpe de faca na barriga. “Agora fica à solta quem se antecipar ao mandado de captura – só tem de ser o próprio a apresentar-se à polícia”. Vai para casa e é notificado a comparecer em primeiro interrogatório judicial, “mas nunca antes de um mês depois”.
Seria bom que o Ministério da Justiça e o Ministério da Administração Interna divulgassem uma estatistica de arguidos condenados por crimes violentos e se encontram fugidos. Acho que muito boa gente iria ficar surpreendida da ineficácia demonstrada pelo sistema:só dois exemplos mediáticos, o "very-light" e o homicidio à porta de uma discoteca da 24 Julho, por parte de um segurança.
Será para rir ou chorar??
17/09/2007
Assumir a Responsabilidade

Segundo a Agência Lusa: «O Tribunal do Seixal confirmou hoje o pagamento de uma indemnização de 250 mil euros por parte do município do Seixal aos pais da criança encontrada morta numa estação de esgotos da Arrentela em 1999.
A leitura do acórdão já tinha sido proferida em 13 de Julho de 2005, mas o pedido de recurso apresentado pela advogada do município ditou a repetição parcial do julgamento devido a falhas na gravação dos depoimentos das testemunhas.A decisão final da repetição parcial do julgamento ditou a manutenção integral do acórdão que já tinha sido proferido anteriormente, visto que, de acordo com o juiz do processo, "após cuidadosa análise os factos apresentados não ditaram alterações substanciais"."Em conclusão, o tribunal colectivo considerou findo o incidente de suprimento de irregularidades processuais, mantendo integralmente a decisão que consta no acórdão anteriormente proferido", pode ler-se no despacho.Advogado dos pais admite que "o caso não fica encerrado por aqui"O advogado dos pais da vítima mostrou-se satisfeito com o facto de o acórdão proferido em Julho de 2005 se ter mantido, apesar de saber que "o caso não fica encerrado por aqui".José Nóvoa Cortez mostrou-se resignado com a posição da Câmara Municipal do Seixal, adiantando que o caso deverá seguir até às mais altas instâncias antes de ficar completamente resolvido.O advogado da família tinha pedido, na altura do primeiro julgamento, uma indemnização global de 400 mil euros por dano-morte e pelos sofrimentos físicos e psíquicos sofridos pela criança e pelos pais da vítima.Apesar de o valor decretado ter sido substancialmente inferior, a mãe da criança não pondera recorrer da sentença, alegando que "a perda de um filho foi o mais penoso em todo este processo".Questionada sobre a possibilidade de processar o Estado português pela lentidão na resolução do caso — que ocorreu há quase dez anos, uma hipótese ponderada pela família anteriormente —, a mãe de Rogério Filipe assumiu que não irá avançar com o caso, precisamente devido à morosidade do sistema judicial."Isto já durou tanto tempo, se avançarmos com um processo judicial contra o Estado ainda se tornaria pior. Já estou cansada e quero é ver isto resolvido para ter paz e sossego", adiantou."Câmara de visita estava sem tampa há uns dias, por acto humano voluntário"O tribunal deu como provado que a criança — na altura com quatro anos de idade — caiu inadvertidamente numa câmara de visita da rede de esgotos do Seixal, junto à Ponte da Fraternidade.No despacho apresentado pelo colectivo de juízes pode ler-se que "a câmara de visita estava sem tampa há uns dias, por acto humano voluntário, facto que era conhecido de funcionários do município do Seixal, que não valorizaram devidamente a sua perigosidade para os transeuntes".No entanto, a impossibilidade de provar a identidade dos funcionários municipais envolvidos fez com que o único arguido do caso — o encarregado do Sector de Esgotos de Redes de Saneamento de então — fosse absolvido dos crimes de que era acusado." »
É minha modesta opinião, não tanto como jurista, mas mais como munícipe e cidadão do Seixal, que a Câmara Municipal não deveria recorrer desta decisão... Por mim seria sempre uma decisão corajosa, moralmente elogiosa da parte da edilidade do Municipio do Seixal assumir desde logo o pagamento desta indemnização.
06/09/2007
Modernos ou talvez não??
Depois do referendo ao Aborto eu pensava que já seríamos um país moderno. Como aqueles grandes países como a Holanda e Dinarmaca. Já se podia abortar sem isso ser crime.
Mas não. O Governo prepara-se para importar o modelo de “flexigurança” social que vigora na Dinamarca e Holanda (se importamos a IVG porque não esta também). Na prática, as regras tornam-se mais liberais nos despedimentos e nos horários de trabalho, mas a protecção social é reforçada para quem perde o emprego. Trata-se de uma liberalização, tal como foi a liberalização do Aborto. Inclusive importada dos mesmos países dos quais se disseram maravilhas aquando do referendo à IVG. Aquando do referendo do Aborto eram só maravilhas, e agora não??
O primeiro-ministro também já referiu por diversas vezes que o modelo dinamarquês deve servir de «inspiração» à reforma laboral portuguesa. Fonte oficial do Ministério do Trabalho afirmou que «Se vai haver ou não alguma coisa inspirada na Flexisegurança? Talvez, mas não é o modelo de flexisegurança». Pois não. Isso todos nós temos a certeza. A parte dos apoios sociais que garantem maior e melhor protecção em caso de desemprego, ou muito me engano, ou devem ser exactamente aí que vamos divergir. Pois mas se vem da Holanda e da Dinamarca tem de ser bom, ou talvez não
26/08/2007
Um bom exemplo

"Câmara de Penalva do Castelo baixa IRS
A Câmara de Penalva do Castelo, no distrito de Viseu, decidiu ontem aproveitar a possibilidade dada na nova Lei das Finanças Locais para desagravar o IRS das pessoas com domicílio fiscal no concelho.O artigo 20º da Lei das Finanças Locais estipula que "os municípios têm direito, em cada ano, a uma participação variável até cinco por cento no IRS dos sujeitos passivos com domicílio fiscal na respectiva circunscrição territorial, relativa aos rendimentos do ano imediatamente anterior". Na reunião de ontem o executivo deliberou, por unanimidade, baixar em 2,5 por cento o IRS das pessoas de Penalva do Castelo, uma decisão anunciada pela rádio local No Ar. Fonte da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) disse à Lusa não ter conhecimento de que outras autarquias tenham já usado esta possibilidade e considera este caso "um bom desafio para o Governo". "
20/08/2007
Apito na Justiça!!

É antes para falar de algo que deve ser tido como um dos alicerces da nossa sociedade, do nosso estado de direito democrático. O nosso Sistema Judicial.
Anda meio mundo muito preocupado com a saída do treinador Fernando Santos do Benfica. Com toda esta azáfama foi completamente relegada para 2.º plano uma notícia que deveria merecer a preocupação de todos nós. Quer sejamos adeptos de um clube qualquer, ou nem gostemos de futebol.
«Justiça: Novas queixas em investigação
Magistrados muito próximos do FC Porto
A investigação a cargo do magistrado Agostinho Homem, nomeado pelo Procurador-geral da República, Pinto Monteiro, para investigar a denúncia sobre o comportamento do DIAP do Porto na condução do processo ‘Apito Dourado, está directamente relacionada com o comportamento de magistrados.
Um deles é acusado de ter uma relação de alegada proximidade com o FC Porto, sendo assíduo no Estádio do Dragão e também passageiro frequente nas viagens ao estrangeiro com o clube azul e branco…
PROVAS SUFICIENTES
O preocupante, não é tratar-se o Benfica,do Porto ou do Boavista.O preocupante é o levantar de uma suspeita sobre a justiça portuguesa e todo o seu sistema judicial.
Uma suspeita sobre a Magistratura do Ministério Público, que em princípio, num estado de direito democrático deveria ser à prova de qualquer tipo de influência ou pressão. Deveria ser completamente Independente, procurando apenas atingir a justiça e a verdade.
Ao contrário que muitos pensam, o Ministério Público não tem apenas o dever de acusar, de defender o Estado. Tem sim, o superior dever de aplicar as leis, procurar a verdade e fazer justiça.
Algo vai mal no Reino da Justiça.
Constituição da República Portuguesa
CAPÍTULO IV
Ministério Público
Artigo 219.º
(Funções e estatuto)
1. Ao Ministério Público compete representar o Estado e defender os interesses que a lei determinar, bem como, com observância do disposto no número seguinte e nos termos da lei, participar na execução da política criminal definida pelos órgãos de soberania, exercer a acção penal orientada pelo princípio da legalidade e defender a legalidade democrática.
2. O Ministério Público goza de estatuto próprio e de autonomia, nos termos da lei.
3. A lei estabelece formas especiais de assessoria junto do Ministério Público nos casos dos crimes estritamente militares.
4. Os agentes do Ministério Público são magistrados responsáveis, hierarquicamente subordinados, e não podem ser transferidos, suspensos, aposentados ou demitidos senão nos casos previstos na lei.
5. A nomeação, colocação, transferência e promoção dos agentes do Ministério Público e o exercício da acção disciplinar competem à Procuradoria-Geral da República.
Artigo 220.º
(Procuradoria-Geral da República)
1. A Procuradoria-Geral da República é o órgão superior do Ministério Público, com a composição e a competência definidas na lei.
2. A Procuradoria-Geral da República é presidida pelo Procurador-Geral da República e compreende o Conselho Superior do Ministério Público, que inclui membros eleitos pela Assembleia da República e membros de entre si eleitos pelos magistrados do Ministério Público.
3. O mandato do Procurador-Geral da República tem a duração de seis anos, sem prejuízo do disposto na alínea m) do artigo 133.º.
Apertar Ainda Mais o Cinto

Tendo como “target” toda a função pública, recorreu de diversos estratagemas, sendo o seu preferido a alteração de estatutos e carreiras, que visando única e exclusivamente poupar dinheiro, retirada de direitos dos trabalhadores, enxovalhamento público dos trabalhadores.
E fê-lo com mestria. De modo a aproveitar as invejas tão características dos portugueses. Fê-lo acompanhado com uma máquina de relações públicas extraordinária. Com uma capacidade quase maquiavélica. Tudo bem programado, para depois ser executado. Fê-lo com a conivência de muitos jornalistas, muitos meios de comunicação social, que agora gritam a plenos pulmões por ajuda, na luta contra uma tal Lei da liberdade de imprensa. Meios de comunicação que passavam muitas vezes de excertos de estudos sobre determinada classe de trabalhadores. Sejam militares, polícias, professores ou funcionários públicos. Tornou-os em preguiçosos, ociosos demasiadamente bem remunerados. Tornou-os em números. Esquecendo-se que cada um deles tem uma família, tem amigos, tem um nome.
Manietou de tal forma a opinião pública que os trabalhadores do privado acham que os funcionários públicos não fazem nada, que os professores pouco trabalham e que são demasiadamente bem pagos. E claro “regalias” a mais. E baseia toda a sua força procurando explorar a tão portuguesa inveja.
Os professores acham que os polícias não fazem nada. Os polícias acham que os funcionários públicos nada fazem. E todos acham que os outros estão demasiadamente bem pagos. E claro o trabalhador no chamado sector privado, que acha que é ele que sustenta o país, apesar de muitas vezes nem pagar impostos, por auferir o ordenado mínimo toda a vida, e receber em subsídios e prémios, bem como senhas de refeição (que normalmente é três vezes superior ao praticado no sector público). Que não se apercebem que o mesmo molde usado pelo engenheiro Sócrates para os trabalhadores do sector público irá ser aplicado a eles pelos seus patrões, que já reclamam mudanças na legislação laboral de modo a que certas particularidades também possam ser aplicadas no sector privado.
Dividir para reinar. Tão simples como isto. E com isto atingir os seus objectivos quase sem se “chamuscar”.
17/08/2007
Copo meio cheio... ou meio vazio??(A Falácia dos números)
Em todos os serviços informativo das televisões passou a notícia que segundo os dados do Inquérito ao Emprego relativos ao segundo trimestre do ano hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística,o desemprego atinge os 7,9% no segundo trimestre. 




