30/04/2008

Para os meus amigos de Setúbal ( e os do Seixal tb)

Descobri o paradeiro do ex-vereador da CM de Setúbal do PCP que saiu com o ex-presidente Carlos Sousa, Aranha Figueiredo. Veio para os quadros da CM do Seixal, a auferir uma módica quantia de 4400 euros.
Para confirmar tal informação: http://rumoabombordo.blogspot.com/2008/04/aranha-figueiredo-veio-para-descansar.html

Banco Alimentar - 3 e 4 de Maio


Eleições no PSD - Quo Vadis PSD

Neste mês de Maio de 2008, o Partido Social Democrata enfrenta talvez a pior crise desde a sua fundação em Portugal. Estamos num ponto crítico para o Partido Social Democrata.
Vamos entrar num processo eleitoral para a Comissão Política Nacional, que se pode revelar decisivo para o futuro do partido. Quando me refiro a tal processo como sendo decisivo é Ipsis Verbis o significado que lhe pretendo dar. O verdadeiro sentido literal. Pois, consoante o resultado desta eleição interna no PSD, consoante o eventual candidato que o PSD apresentar às eleições legislativa de 2009, assim se escreverá o futuro deste nosso partido, o futuro de Portugal.
Entrando no campo hipotético, como tal extremamente subjectivo, se por um acaso do destino e vontade dos cidadãos eleitores portugueses, o resultado do PSD nas próximas eleições legislativas em 2009 for abaixo do mínimo esperável, ou por outras palavras, se o PS se mantiver no governo com uma maioria confortável (não necessitando do PSD para estabelecer maiorias absolutas) ou absoluta, o próprio PSD irá enfrentar uma divisão de tal intensidade e profundidade, que poderá levar ao esvaziamento e à extinção do mesmo como social-democracia em Portugal.
Na minha modesta opinião penso que nem todos os social-democratas se aperceberam da gravidade da situação.
Não pretendendo ser o arauto da desgraça. Apenas um grito de alerta de modo a acordar os mais distraídos.
As bases do partido devem exercer o seu sentido de voto com responsabilidade e conhecimento de quem sabe que está a decidir o futuro do partido e o futuro de Portugal. Não é o momento para virar costas ao PSD. Estamos numa fase decisiva e como tal, como militante estarei disponível para defender os interesses da social-democracia no nosso PSD.
Por um PSD forte, para um Portugal melhor.

Crise Alimentar


Sem ninguém prever ou esperar, aí está ela, uma crise alimentar.

Preço do Petróleo;

Dólar fraco;

Consumo/produção de Biodiesel;

Ano de produção alimentar fraca;
Prevê-se que os bens alimentares irão aumentar 39% só este ano!!
Se tal acontecer vamos ter famílias a passar efectivamente fome.

28/04/2008

República das Bananas - Invasão de Esquadra


Só num país como o nosso, mais semelhante a uma chamada "República das Bananas", um país do faz de conta é que poderiamos ter um código de Processo Penal tão laxivo perante a actuação dos agentes judiciários no momento da captura de um arguido/suspeito.

Quase o inimaginável, para o comum dos cidadãos acontece no dia a dia dos agentes que juraram proteger a ordem pública e defender os cidadãos. O sentimento de trabalho deitado fora; o sentimento de falta de reconhecimento; o sentimento de impunidade...

Estamos a caminhar a passos largos para uma grave crise social.

O cidadão normal, é mais constrangido por uma máquina fiscal, uma ASAE, uma Brigada de trânsito, uma inspeção do carro... do que um criminoso sente-se constrangido na sua má actuação pela policia.

Para compor o ramalhete, só faltava mesmo uma invasão a uma esquadra de polícia, em plena luz do dia e para agredir um outro cidadão que procurou ali refúgio. Embora não seja caso inédito demonstra-se que nível de proteção a PSP consegue transmitir aos cidadãos.

25/04/2008

Os chamados tiros nos pés que tanto alguns gostam de dar

Líder do PSD-Madeira discursou perante o Conselho Nacional do partido
Jardim critica “idiotas úteis” que no PSD criticaram Menezes e elogiaram Sócrates
25.04.2008 - 16h27 PÚBLICO

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1326956

Ajuda de Mãe - Porque vale mesmo a pena


"A quinta edição da Campanha para o Dia da Mãe da Ajuda de Mãe vai decorrer nos próximos dias 28 e 29 (terça e quarta-feira) na região de Lisboa: Amoreiras Shopping Center, Centro Colombo, Centro Alegro, Oeiras Parque, Cascaishopping e Pingo Doce de Linda-a-Velha.
A campanha vai dividir-se em dois tipos de acção: angariar e recolher donativos para as mães e bebés, que serão depositados numa caixa devidamente identificada e acompanhada pelos voluntários da instituição, e vender brindes cujos lucros revertem a favor da Ajuda de Mãe.
A instituição lembra que todas as ajudas receberão um recibo de donativo, beneficiando dos incentivos fiscais previstos na Lei do Estatuto do Mecenato Familiar" in Semanário SOL


Mais informações em:

19/04/2008

Cónego Melo morreu hoje em Fátima


O monsenhor Eduardo Melo Peixoto, mais conhecido por cónego Melo, morreu hoje em Fátima (Público.pt)

Quem diria? Revoltante


17/04/2008

Vitória de Pirro


Menezes demite-se e convoca eleições antecipadas no PSD


“O país está a ir por um caminho perigoso e necessita de um PSD que não tenha que pedir um favor para existir. Sendo político, também sou médico, que jurou lutar pela vida e esta forma de agir não tem nada a ver comigo. Eu nunca matei pelas costas”, disse o ainda líder do PSD.

Povo: Casamentos para ricos e pobres, Isilda Pegado, Público, 080417

Um excelente artigo,
de uma pessoa muito respeitável,
sobre um assunto muito delicado.


Povo: Casamentos para ricos e pobres, Isilda Pegado, Público, 080417

Artigo de Pacheco Pereira


15/04/2008

Só não vê quem não quer ver!

Os sindicatos clamam vitória.
Não concordam com um sistema de avaliação mas ele manteve-se para já ser aplicado no próximo ano lectivo.
Mas os sindicatos clamam vitória.
Não houve alteração do injustissimo ECD para professores não titulares.
Mas os sindicatos clamam vitória.

Até a doutora Ana Benavente percebeu a realidade melhor do que os nossos "competentes" sindicalistas.

Ana Benavente, ex-secretária de Estado da Educação nos Governos de António Guterres acusou o actual Executivo de "chantagear" os professores e os sindicatos e de estes "não honrarem os 100 mil professores que estiveram na rua".
Numa entrevista que foi hoje para o ar no programa "Minuto a Minuto" do Rádio Clube Português, Ana Benavente afirmou que "é muito feio um Governo socialista dizer - quando as escolas afirmam que não têm condições para o fazer - que, sem avaliação, os professores contratados não serão colocados" e que "isto é chantagem. Uma chantagem que surtiu efeito".(in Expresso)

12/04/2008

Perigo para peões e condutores

Neste nosso munícipio existe algo sobre o qual não me canso de me interrogar.
Como será que se estabelecem os sítios para instalação (colocação) dos contentores para resíduos sólidos urbanos (lixo) e para a colocação dos chamados pontos verdes ou contentores para a colocação separada de papel, plásticos, latas, etc.

Quais são os critérios?
Apenas geográficos e demográficos?
E então e os critérios de segurança rodoviária? Não existem?
É que grande parte destes "contentores" estão colocados no passeio, ocupando parte da via destinada a peões e muitos deles constituem um obstáculo objectivo ao trânsito de pessoas e veículos automóveis. Podem assim prejudicar a visibilidade de condutores e peões, algo que deve ter-se em conta aquando colocação.


Aqui ficam dois exemplos:

Dia Global pelo Darfur neste Domingo




"Milhares de activistas em todo o mundo manifestam-se pela paz nesta região sudanesa, em profunda crise
Neste Domingo, 13 de Abril, dezenas de milhares de activistas irão manifestar-se a favor das crianças do Darfur um pouco por todo o mundo, para assinalar a quinta edição do Dia Global por Darfur. Em Portugal, a Plataforma PorDarfur delegou na Amnistia Internacional a coordenação da campanha sobre as crianças no Darfur."


Frase do Dia

"Se o Governo contabilizasse o número de portugueses que procuram trabalho em Espanha na construção civil, o desemprego não seria de oito por cento (...) Atingiria os dois dígitos", afirmou Menezes, no final do primeiro dia do "Roteiro Mudar Portugal", em que andou pelo distrito de Bragança.

11/04/2008

Fogo-de-artíficio


Vencimentos e fogo-de-artíficio de montantes algo chocantes para o comum cidadão, in semanário SOL



Aqui fica, com a devida vénia um pequeno excerto:

"José Miguel Júdice apanhou de surpresa a oposição, quando apareceu esta quarta-feira na reunião da Câmara de Lisboa para a apresentar aos vereadores o seu plano para a requalificação da frente ribeirinha.
O documento foi classificado, de forma unânime, pela oposição como «uma lista de obras» e um «plano de intenções». Mas as maiores críticas foram para os dinheiros que a sociedade que liderará o projecto -- orçado em 165 milhões de euros -- pretende gastar.
Um dos pontos mais polémicos foi o anúncio de um espectáculo de fogo-de-artíficio e som, que a sociedade pretende dar em frente ao mosteiro dos Jerónimos para comemorar o centenário da República, e que vai custar cerca de 5 milhões de euros.
Mas os vereadores questionaram também as verbas – cerca de um milhão de euros – que a sociedade prevê para pagar aos três administradores executivos do conselho de administração – já que Júdice irá trabalhar sem qualquer remuneração.

02/04/2008

Peregrino do Amor - Homenagem ao Papa João Paulo II

No terceiro aniversário da sua morte...alguém que não se esquece!

31/03/2008

Por Favor não venham agora defender a autoridade do professor na escola

Este é um desabafo que é dirigido a todos que acham que as suas atitudes não têm consequências


Às pessoas que :

Ao propor na Assembleia da República um determinado conjunto de propostas com sentido de agilizar e facilitar o “rompimento” de um laço de família como aquele que é estabelecido pelo casamento, que para alguns é muito mais do que um mero contrato;
Ao defender a união de facto, a equiparação da mesma ao acima referido casamento, ao defender que qualquer união deve ter tutela e direitos jurídicos, que assim as pessoas não têm nada que as possa prender; no fundo a defender uma forma de vida muito em voga na nossa sociedade que é só termos direitos e poucos deveres;
Ao despenalizar o consumo de droga, que conduziu a um aumento exponencial do mesmo, e com isso não dar indicações às gerações mais novas da nossa sociedade sobre aquilo que é bom e que é mau;
Ao defender, no fundo um “liberalismo”, do permitir todo e qualquer tipo comportamento, com menos regras possíveis;
Ao liberalizar, e branquear a morte de nascituros, retirando-lhes quaisquer direitos, retirando-lhes a possibilidade de viverem, branqueando comportamentos…
Ao defender o facilitismo…

A esses Por Favor não defendam agora a autoridade do professor na escola… pensem antes de agir, pensem que toda acção ... tem uma reação.

28/03/2008

Chelas - Barreiro



"O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) elege o eixo Chelas-Barreiro como melhor opção para a terceira travessia sobre o Tejo. A notícia é hoje avançada pelo "Jornal de Negócios", que cita uma conclusão preliminar do LNEC.
No entanto, o LNEC aponta problemas ambientais ligados à contaminação de terrenos em relação a esta opção Chelas-Barreiro. "
in Jornal de Negócios




Será que desta forma iremos finalmente ter uma despoluição dos solos contaminados no Barreiro e Seixal?


Será que pelo menos esta nova travessia do Rio Tejo servirá para melhorar a qualidade de vida?
A serra da Arrábida e as pedreiras?


A co-incineração na secil?


A celulose da Portucel em Setúbal que retira imensa qualidade de vida aos sadinos, em virtude dos cheiros nauseabundos que liberta?


Para quando ver que o futuro da região deLisboa está na margem sul e que aqui vivem cidadãos de pleno direito!




Será desta!!

Vale a pena dar uma vista de olhos


Será que já se esqueceram? 1989 Tiananmen Square Protests

Internet o Poder do Novo Milénio - Youtube Power

Neste dia de Primavera de 2008, podemos constatar força da internet e dos motores de divulgação de imagens e de vídeos. Um verdadeiro poder. Uma forma das minorias passarem a sua mensagem. Uma forma de contra-poder, em que a democracia consiste no poder de dar voz a quem não a tem, de mostrar aquilo que muitos querem esconder...
Só três exemplos:
- A situação na escola de Matosinhos;
- O governo de Israel a divulgar imagens de um ataque terrorista, e
- Um deputado holandês a praticamente insultar a religião islâmica incentivando ódios.

Como podemos aferir por estes exemplos, nem sempre a internet é usada pelos melhores propósitos. Mas, é cada vez mais uma realidade a ter em conta pelos governos de todos os países do mundo. Esperemos que esta nova realidade possa ser usada pelo bem e para o bem das pessoas.

Quais Direitos Humanos?


"O ministro da Presidência afirmou hoje ser intenção do Governo fazer-se representar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, em Agosto, dizendo que o executivo deve estar sempre presente onde desfila a bandeira nacional. "
in Diário Digital

27/03/2008

Um Sábio Versículo

És tu que fazes planos sábios e obras magníficas. Tu vês tudo o que fazem os seres humanos, e dás a recompensa segundo o que merecem, segundo o seu comportamento. (Jeremias 32:19)

26/03/2008

Redução do IVA - Propaganda Governamental


Com uma pompa e circunstância o governo anunciou hoje que vai baixar o IVA, a partir de 1 de Julho, de 21% para 20%.

A meu ver uma medida completamente despropositada e sem sentido para o mediano consumidor final. Tal diferença de taxação vai significar um encaixar menor de receitas para o Estado e um embolsar desses valores por um punhado de empresários, e de comerciantes.

Não afirmo isto por dizer, mas baseado na experiência daquilo que foi a transição do Escudo para o Euro e mais recentemente da alteração realizada no que diz respeito ao Imposto autómovel. Quer num caso quer noutro, o prejudicado foi o consumidor final. Os beneficiados foram apenas os comerciantes e os intermediários.

Em vez de descer agora o IVA e manter em expectativa uma outra eventual descida, deveria desde logo desce-lo de modo que o consumidor final visse refllectido no preço de venda ao público verdadeiramente uma redução.

Esta é uma descida simbólica, sem impacto na carteira do consumidor final. O mais provável é que esta descida nunca venha a ser reflectida nos preços finais. Os ganhos desta medida vão ser todos absorvidos pelos intermediários e vendedores finais. O consumidor final, que somos todos nós, nada irá sentir.

Esta medida não é uma medidada económica-financeira, mas apenas uma medida desde já eleitoralista. Mas que, por outro lado, demonstra que foram pedidos excessivos sacrificios aos portugueses e que estes (a chamada classe média e média baixa) é que pagaram a crise... uma crise que ainda não terminou, mantendo-se o perigo de recessão, e que se pode agravar, como consequência da crise nos Estados Unidos.

Mais uma vez se demonstra que não existe uma politica governamental e que este governa "à vista".

O entendimento comunista dos Direitos Humanos

Comentário único: Os Direitos Humanos só merecem defesa quando isso interessa, aos comunistas e aos poderosos capitalistas (como os extremos se tocam)

25/03/2008

Fábrica da Mundet











Neste nosso bonito concelho, mas a meu ver tão mal dirigido, onde os investimentos camarários não tem um rumo que lhes proporcione uma ajustada retribuição para a população, não é de estranhar o que se passa com a antiga fábrica da Mundet. Mais um investimento ao abandono e de tal modo degradado que se encontra em perigo de cair (conforme imagens que se juntamcom a legenda: Perigo de derrocada no interior; Acesso interdito).


Mas, no entanto, é de louvar a colocação do sinal. Revela que pelo menos no executivo municipal há conhecimento da degradação que grassa na antiga fábrica da Mundet.




Mais uma vez no nosso concelho os projectos permanecem adiados e passam-se de mandatos para mandatos, de panfleto de propanganda eleitoral, para panfleto de eleições seguintes, mediante um esconder e escamotear de uma verdade que é o pântano que se encontra a gestão municipal. Hipoteca-se o futuro das finanças municipais, com estranhos acordos para a construção de Paços Municipais e de oficinas municipais. Tudo isto acumulando-se gastos, prejuízos e não se vendo qualquer resultado.



Sãos as eternas marinas adiadas...


É o Museu Cargaleiro...


É o Conservatório de Música...


É a alternativa à estrada nacional 10...


É a Quinta da Trindade também em ruína...


São os Moinhos de maré ao abandono...


As piscinas municipais de Paio Pires...


São as piscinas municipais de Arrentela... etc.




Graças a Deus, o tratamento de águas residuais saiu da competência deste municipio, senão também aí ainda estaríamos pior.




Em mais de trinta anos o pouco que aqui foi feito deveu-se essencialmente à iniciativa privada, e ao estado.








Mas, infelizmente, os munícipes deste bonito concelho são pessoas pouco exigentes, pois de contrário já há muito que teriam pelo menos experimentado a mudança...

...quem sabe acordam para as próximas eleições autárquicas.



É tempo de dizer chega...


É tempo de dizer basta...


É tempo de mudança!!

24/03/2008

Como Economizar

Primeiro os professores.
a seguir os militares,
depois os polícias,
sem esquecer os funcionários públicos,
nem os médicos,
os juízes e procuradores, e por fim os advogados.

A todos procuraram dividir, ostracizar, enxovalhar..tudo para economizar.

Fizeram uns voltarem-se contra os outros.
Dividir para reinar.
Para se manterem impávidos e serenos, perante a dor do próximo que é espezinhado.

Mas, "Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: o escravo não é maior que o senhor. Se perseguiram a mim, também hão-de perseguir a vós" (Jo 15, 20)

22/03/2008

Uma Santa Páscoa

(A deposição no túmulo, Caravaggio 1602/4)

O verdadeiro pastor é Aquele que conhece também o caminho que passa pelo vale da morte; Aquele que, mesmo na estrada da derradeira solidão, onde ninguém me pode acompanhar, caminha comigo servindo-me de guia ao atravessá-la: Ele mesmo percorreu esta estrada, desceu ao reino da morte, venceu-a e voltou para nos acompanhar a nós agora e nos dar a certeza de que, juntamente com Ele, encontramos uma passagem.
(Bento XVI - Spes Salvi)

Cristo ressuscitado é a vitória de Deus sobre a morte (L. Giussani).


Uma Santa Páscoa

13/03/2008

CARTA DO PAPA BENTO XVI - Vale a pena ler

Queridos fiéis de Roma! Pensei dirigir-me a vós com esta carta para vos falar de um problema que vós próprios sentis e sobre o qual as várias componentes da nossa Igreja se estão a comprometer: o problema da educação. Todos temos a preocupação pelo bem das pessoas que amamos, sobretudo das nossas crianças, adolescentes e jovens. De facto, sabemos que depende deles o futuro desta nossa cidade. Portanto, não podemos deixar de ser solícitos pela formação das novas gerações, pela sua capacidade de se orientar na vida e discernir o bem do mal, pela sua saúde não só física mas também moral. Mas educar nunca foi fácil, e hoje parece tornar-se sempre mais difícil. Sabem-no bem os pais, os professores, os sacerdotes e todos os que desempenham responsabilidades educativas directas. Fala-se por isso de uma grande "emergência educativa", confirmada pelos insucessos com os quais com muita frequência se confrontam os nossos esforços para formar pessoas sólidas, capazes de colaborar com os outros e dar um sentido à própria vida. É espontâneo, então, culpar as novas gerações, como se as crianças que nascem hoje fossem diversas das que nasciam no passado. Além disso, fala-se de uma "ruptura entre as gerações", que certamente existe e pesa, mas que é o efeito, e não a causa, da malograda transmissão de certezas e valores. Devemos portanto atribuir a culpa aos adultos de hoje, que talvez já não sejam capazes de educar? É forte certamente, quer entre os pais quer entre os professores e em geral entre os educadores, a tentação a renunciar, e ainda antes o risco de não compreender nem sequer qual seja o seu papel, ou melhor a missão que lhes foi confiada. Na realidade, estão em questão não só as responsabilidades pessoais dos adultos ou dos jovens, que são reais e não devem ser escondidas, mas também uma atmosfera difusa, uma mentalidade e uma forma de cultura que fazem duvidar do valor da pessoa humana, do próprio significado da verdade e do bem, em síntese, da bondade da vida. Então, torna-se difícil transmitir de uma geração para a outra algo de válido e de certo, regras de comportamento, objectivos credíveis com base nos quais construir a própria vida. Queridos irmãos e irmãs de Roma, a este ponto gostaria de vos dizer uma palavra muito simples: não temais! Todas estas dificuldades, de facto, não são insuperáveis. São antes, por assim dizer, a outra face da moeda daquele dom grande e precioso que é a nossa liberdade, com a responsabilidade que justamente a acompanha. Contrariamente a quanto acontece no campo técnico ou económico, onde os progressos de hoje se podem somar aos do passado, no âmbito da formação e do crescimento moral das pessoas não existe uma semelhante possibilidade de acumulação, porque a liberdade do homem é sempre nova e portanto cada pessoa e cada geração deve tomar de novo, e directamente, as suas decisões. Também os maiores valores do passado não podem simplesmente ser herdados, devem ser feitos nossos e renovados através de uma, muitas vezes difícil, escolha pessoal. Mas quando as bases são abaladas e faltam as certezas fundamentais, a necessidade daqueles valores volta a fazer-se sentir de modo urgente: assim, em concreto, aumenta hoje o pedido de uma educação que o seja verdadeiramente. Pedem-na os pais, preocupados e muitas vezes angustiados com o futuro dos próprios filhos; pedem-na muitos professores, que vivem a triste experiência da degradação das suas escolas; pede-a a sociedade no seu conjunto, que vê postas em dúvida as próprias bases da convivência; pedem-na no seu íntimo os próprios jovens, que não querem ser deixados sozinhos perante os desafios da vida. Mas cada verdadeiro educador sabe que para educar deve doar algo de si mesmo e que só assim pode ajudar os seus alunos a superar egoísmos e a tornar-se por sua vez capazes de amor autêntico. Há já numa criança um grande desejo de saber e de compreender, que se manifesta nas suas contínuas perguntas e pedidos de explicações. A educação seria, portanto, muito pobre se se limitasse a dar noções e informações, e deixasse de lado a grande pergunta em relação à verdade, sobretudo àquela verdade que pode servir de orientação na vida. Também o sofrimento faz parte da verdade da nossa vida. Por isso, procurando proteger os mais jovens de qualquer dificuldade e experiência do sofrimento, arriscamos a fazer crescer, apesar das nossas boas intenções, pessoas frágeis e pouco generosas: a capacidade de amar corresponde de facto à capacidade de sofrer, e de sofrer juntos. Chegamos assim, queridos amigos de Roma, talvez ao ponto mais delicado da obra educativa: encontrar um justo equilíbrio entre a liberdade e a disciplina. Sem regras de comportamento e de vida, feitas valer dia após dia também nas pequenas coisas, não se forma o carácter e não se está preparado para enfrentar as provas que não faltarão no futuro. Mas a relação educativa é antes de tudo o encontro de duas liberdades e a educação com sucesso é formação para o recto uso da liberdade. Mas à medida que a criança cresce, torna-se um adolescente e depois um jovem; portanto devemos aceitar o risco da liberdade, permanecendo sempre atentos a ajudá-lo a corrigir ideias e opções erradas. O que nunca devemos fazer é favorecê-lo nos erros, fingir que não os vemos, ou pior partilhá-los, como se fossem as novas fronteiras do progresso humano. Portanto, a educação nunca pode prescindir daquela respeitabilidade que torna credível a prática da autoridade. De facto, ela é fruto de experiência e competência, mas adquire-se sobretudo com a coerência da própria vida e com o comprometimento pessoal, expressão do amor verdadeiro. Portanto, o educador é uma testemunha da verdade e do bem: sem dúvida, também ele é frágil e pode falhar, mas procurará sempre de novo pôr-se em sintonia com a sua missão. Caríssimos irmãos de Roma, destas simples considerações sobressai como é decisivo na educação o sentido de responsabilidade: responsabilidade do educador, certamente, mas também, e na medida em que cresce com a idade, responsabilidade do filho, do aluno, do jovem que entra no mundo do trabalho. É responsável quem sabe responder a si mesmo e aos outros. Além disso, quem crê procura responder a Deus que o amou primeiro. A responsabilidade é em primeiro lugar pessoal, mas existe também uma responsabilidade que partilhamos juntos, como cidadãos de uma mesma cidade e de uma nação, como membros da família humana e, se somos crentes, como filhos de um único Deus e membros da Igreja. De facto as ideias, os estilos de vida, as leis, as orientações gerais da sociedade em que vivemos, e a imagem que ela dá de si mesma através dos meios de comunicação, exercem uma grande influência sobre a formação das novas gerações, para o bem mas muitas vezes também para o mal. Contudo a sociedade não é uma abstracção; no final somos nós próprios, todos juntos, com as orientações, as regras e os representantes que elegemos, mesmo sendo diversos os papéis e as responsabilidades de cada um. Portanto, há necessidade da contribuição de cada um de nós, de cada pessoa, família ou grupo social, para que a sociedade, começando pela nossa cidade de Roma, se torne um ambiente mais favorável à educação. Por fim, gostaria de vos propor um pensamento que desenvolvi na recente Carta Encíclica Spe salvi sobre a esperança cristã: a alma da educação, como de toda a vida, só pode ser uma esperança certa. Hoje a nossa esperança está insidiada de muitas partes e corremos o risco de nos tornarmos, também nós, como os antigos pagãos, homens "sem esperança e sem Deus neste mundo" como escrevia o apóstolo Paulo aos cristãos de Éfeso (Ef 2, 12). Precisamente daqui nasce a dificuldade talvez mais profunda para uma verdadeira obra educativa: na raiz da crise da educação está de facto uma crise de confiança na vida. Não posso terminar esta carta sem um caloroso convite a ter Deus como nossa esperança. Só Ele é a esperança que resiste a todas as desilusões; só o seu amor não pode ser destruído pela morte; só a sua justiça e a sua misericórdia podem sanear as injustiças e recompensar os sofrimentos suportados. A esperança que se dirige a Deus nunca é esperança só para mim, é sempre também esperança para os outros: não nos isola, mas torna-nos solidários no bem, estimula-nos a educar-nos reciprocamente para a verdade e para o amor. Saúdo-vos com afecto e garanto-vos uma especial recordação na oração, enquanto envio a todos a minha Bênção. Vaticano, 21 de Janeiro de 2008.
BENEDICTUS PP. XVI

O Socialismo que temos ou será Liberalismo??


Segundo notícia do jornal "Diário Digital (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=323126) foi implementada mais uma grande reforma em Portugal, impelida pela enorme vontade de modernização do nosso primeiro.

Só o nome dado é algo de tremendo mau gosto: "Divórcio na Hora".

Através desta "grande inovação", um casal pode conseguir requerer e obter o divórcio numa questão de quinze vinte minutos.

É sem dúvida uma grande simplificação. Fica muito mais fácil divorciar-se do que casar-se.

Para este governo socialista os valores como a família são extremamante relativos.

É desprestigiar um instituto como o casamento.

Triste num paìs em que cada vez menos casamentos existem, e cada vez mais divórcios e com uma natalidade em descrescendo.

Que obsessão este governo tem contra os valores da família?

Espero que desta vez os responsáveis pela Igreja Católica não se deixem ficar calados. É tempo de dizer chega.

Não será necessário um período de reflexão entre os conjugês? Uma discussão, uma chatice que dura uma semana, um dia mais dificil e o sempre acesso fácil ao divórcio.

Quo Vadis Portugal?

12/03/2008

11/03/2008

Para reflectir...

Nós só nascemos ontem e nada sabemos ainda; a nossa vida é uma pequena sombra sobre a terra. (Job 8:9)

Professores mais decisivos para o futuro do País do que políticos - D. José Policarpo

Educação: Professores mais decisivos para o futuro do País do que políticos - D. José Policarpo
Lisboa, 11 Mar (Lusa) - O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, considerou hoje que os professores são mais decisivos para o futuro do País do que os políticos e financeiros, o que mereceu elogios do PSD.
21:45 Terça-feira, 11 de Mar de 2008/ Expresso



"Os professores e educadores são um grupo decisivo para o futuro do País, mais decisivo do que os políticos, técnicos e financeiros", sustentou D. José Policarpo, em declarações à Rádio Renascença, à margem do lançamento das Obras Escolhidas de D. António Ribeiro, em Lisboa.
Instado pela Agência Lusa a comentar estas afirmações, Pedro Duarte, deputado do PSD, referiu que as mesmas "vão ao encontro da valorização e dignificação da função do professor".
"São palavras que o Governo, que tem criticado os professores, deveria ouvir com atenção", frisou, lembrando que "o futuro do País passa pela requalificação dos recursos humanos" e que os seus "principais protagonistas são os professores".
O PCP e o Bloco de Esquerda optaram por não comentar as declarações. Do PS e do CDS-PP não foi possível, até ao momento, obter uma reacção.
D. José Policarpo apelou ainda à "calma, "à reflexão mais profunda" e a que haja "muita compreensão" perante "as dificuldades sentidas" pelos docentes, que "se dedicam à tarefa fundamental, inventiva e árdua que é educar".
ER.
Lusa/

10/03/2008

Uma imagem vale por mil palavras











Totalitarismo

"[O Governo tem de ] manter a avaliação e pôr fim ao diálogo como os sindicatos. Custe o que custar. Mesmo a maioria absoluta."
António Ribeiro Ferreira, "Correio da Manhã", 10 de Março de 2008


Lembrem-se em 2009

06/03/2008

Só uma pequena frase para reflectir

"A primeira fase do saber, é amar os nossos professores"
(Erasmo de Roterdão)

03/03/2008

Curiosidade Pascal

Foi-me enviado por um amigo e gostei como tal decidi partilhar.

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

Crónica de Vasco Pulido Valente

Achei muito acertada esta crónica do Vasco Pulido Valente e claramente actual.


A avaliação dos professores02.03.2008, Vasco Pulido Valente

Como se pode avaliar professores, quando o Estado sistematicamente os "deseducou" durante 30 anos? Como se pode avaliar professores, quando o ethos do "sistema de ensino" foi durante 30 anos conservar e fazer progredir na escola qualquer aluno que lá entrasse? Como se pode avaliar professores, se a ortodoxia pedagógica durante 30 anos lhes tirou pouco a pouco a mais leve sombra de autoridade e prestígio? Como se pode avaliar professores, se a disciplina e a hierarquia se dissolveram? Como se pode avaliar professores, se ninguém se entende sobre o que devem ser os curricula e os programas? Como se pode avaliar professores se a própria sociedade não tem um modelo do "homem" ou da "mulher" que se deve "formar" ou "instruir"?Sobretudo, como se pode avaliar professores, se o "bom professor" muda necessariamente em cada época e cada cultura? O ensino de Eton ou de Harrow (grego, latim, desporto e obediência) chegou para fundar o Império Britânico e para governar a Inglaterra e o mundo. Em França, o ensino público, universal e obrigatório (grego, latim e o culto patriótico da língua, da literatura e da história) chegou para unificar, republicanizar e secularizar o país. Mas quem é, ao certo, essa criatura democrática, "aberta", tolerante, saudável, "qualificada", competitiva e sexualmente livre que se pretende (ou não se pretende?) agora produzir? E precisamente de que maneira se consegue produzir esse monstro? Por que método? Com que meios? Para que fins? A isso o Estado não responde.O exercício que em Portugal por estúpida ironia se chama "reformas do ensino" leva sempre ao mesmo resultado: à progressão geométrica da perplexidade e da ignorância. E não custa compreender porquê. Desde os primeiros dias do regime (de facto, desde o "marcelismo") que o Estado proclamou e garantiu uma patente falsidade: que a "educação" era a base e o motor do desenvolvimento e da igualdade (ou, se quiserem, da promoção social). Não é. Como se provou pelo interminável desastre que veio a seguir. Mas nem essa melancólica realidade demoveu cada novo governo de mexer e remexer no "sistema", sem uma ideia clara ou um propósito fixo, imitando isto ou imitando aquilo, como se "aperfeiçoar" a mentira a tornasse verdade. Basta olhar para o "esquema" da avaliação de professores para perceber em que extremos de arbítrio, de injustiça e de intriga irá inevitavelmente acabar, se por pura loucura o aprovarem. Mas loucura não falta.

26/02/2008

Estado de Direito Democrático? Onde?

A ministra da Educação disse hoje, em Matosinhos, que "não há providências cautelares que possam interromper o processo de avaliação" dos professores (in Público).

Agora sim temos a certeza que as decisões dos tribunais são só para alguns... nem todos mostram respeito e obediência às decisões dos tribunais.
Uma providência cautelar é, tal como o nome indica, para obviar que um direito seja prejudicado ou ofendido, como tal suspende qualquer tipo de procedimento, neste caso administrativo.
São declarações confrangedoras vindas de uma pessoa que devia pugnar pelo príncipio da legalidade e pela democracia.
Só queria ter a tampinha dessa lata.

O Museu Virtual Aristides Sousa Mendes


Destituído do cargo por Oliveira Salazar por ter desobedecido a ordens e "desonrado" Portugal, Sousa Mendes morreu na miséria em 1954.

Pouco a pouco Portugal começa a ter sentido de gratidão para com um dos seus mais representativos cidadãos. O museu virtual Aristides Sousa Mendes foi inaugurado pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, assinalando os 20 anos da decisão de reabilitação do diplomata pelo Parlamento.

Está um trabalho interessante e que merece uma visita.



Para visitar, clique aqui -> Museu Virtual de Aristides Sousa Mendes

24/02/2008

O Governo Sócrates está a celebrar o terceiro aniversário - Só falta um

O que à primeira vista parece uma má notícia, poderá ser lida de modo bem diferente e verificarmos que falta pouco mais de um ano para termos eleições legislativas. E aí sim podemos dar a resposta necessária ao actual nosso primeiro…
- Podemos livrar-nos do senhor que prometeu o referendo ao tratado europeu e não o fez; do socialista que fechou urgências por todo o país;
- Do senhor que defendeu e aprovou a legalização de inocentes;
- Do senhor que atingiu recordes de desemprego quando tinha prometido 150000 empregos (não disse é que ia perder-se mais de 250000 empregos);
- O senhor que fechou maternidades e quer fechar tribunais;
- O senhor que publicou um Estatuto da carreira docente dos professores que tinha como único e exclusivo motivo reduzir despesa e impedir que os docentes progredissem na carreira;
- O senhor que não sabe fazer conta e que continua a falar como se estivesse na oposição;
- O senhor que se incomoda com a manifestação de professores defendendo os seus direitos, um senhor que tirou uma licenciatura numa universidade que lhe permitiu tudo e mais alguma coisa, desde exames no mesmo dia e ao sábado;
- O senhor para qual a exigência é só para os outros;
- O senhor que colocou cidadãos em tribunal por o criticarem;
- O senhor que continua a culpar os governos do PSD, quando nos últimos onze anos estivemos oito anos com governos socialistas;
- O senhor que faz lembrar um outro senhor….

18/02/2008

Discriminação - Mais uma violação do Príncipio da Igualdade pelo nosso primeiro

"O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado considera discriminatório que os funcionários públicos tenham de descontar mais um por cento dos seus salários que os restantes trabalhadores para que lhes seja reconhecido o direito à protecção social em caso de desemprego. Por esta razão, o sindicato presidido por Bettencourt Picanço pediu ao Presidente da República que vete o Decreto-Lei número 187 sobre a Protecção no Desemprego na Administração Pública ou, pelo menos, que solicite a sua fiscalização preventiva pelo Tribunal Constitucional. A organização sindical alega que este decreto “viola o princípio da igualdade” ao fazer com que os funcionários descontem uma taxa social total de 12 por cento, enquanto os restantes trabalhadores descontam 11 por cento."in Correio da Manhã, 18/02/08

17/02/2008

E o Direito à Indignação??


É incrivel a forma como o nosso primeiro-ministro reage a uma concentração de pessoas convocadas por sms....


Correio da Manhã, 16/02/08


Dezenas de pessoas concentraram-se este sábado à porta da sede nacional do PS, no Largo do Rato (Lisboa), ao mesmo tempo que professores militantes do partido e o secretário-geral, José Sócrates, entravam para uma reunião. A manifestação foi convocada por SMS e visava a política educativa do Governo.


Alguns dos manifestantes disseram ser professores e que tinham sido convocados a partir de mensagens de telemóvel, alegando desconhecer quem enviou os SMS.José Sócrates já comentou a concentração, afirmando tratar-se de militantes de outros partidos. "Nunca tinha visto isto em tantos anos de democracia e considero absolutamente lamentável. São militantes de outros partidos, eu sei bem do que estou a falar", disse o secretário-geral.O Primeiro-ministro anunciou na sexta-feira que se reuniria na sede nacional do seu partido com professores socialistas de todos os distritos, com o objectivo analisar a política de educação do Governo.

16/02/2008

Que falta de educação

O incrível sucedeu.
A ministra da educação foi à Assembleia da República e reuniu com alguns alguns deputados do PS que questionaram-na sobre algumas das suas políticas daeducação.Confrontada com essas dúvidas o que faz a ministra... Responde ?Não...Acusa antes os deputados de ao colocarem dúvidas estarem a dar voz aos"professorezecos"...Assim mesmo, os "professorzecos".Vale a pena ? Vale ?Esta notícia foi publicada no Público, mas, por alguma razão, passoupraticamente despercebida, divulguem-na para que se perceba o calibredesta ministra.http://educar.files.wordpress.com/2008/01/ps.jpg

09/02/2008

Quem merecia ser avaliado?

A Providência cautelar interposta pelo Sindep (sindicato de professores) no Tribunal Administrativo de Lisboa foi aceite, bem como os seus efeitos suspensivos. O Ministério da educação tem assim dez dias para contestar o aceitamento.
O problema desta questão é o mesmo do serviço nacional de saúde, das finanças, da avaliação dos funcionários públicos, dos patrocínios oficiosos. O mal é sempre o mesmo: pôr o carro à frente dos bois. Mas, não só. É também exigir a todos que se comportem e sejam céleres, quando o próprio governo não se comporta e não é célere.
Na minha modesta opinião isto tem um nome, chama-se incompetência. Um ministério da educação exigir às escolas, exigir aos professores que procedam de acordo com portarias, despachos e circulares com que são bombardeados todos os dias. Burocratizando o sistema o sistema de ensino. Emperrando inclusivamente o bom funcionamento das escolas. E quando se trata de algo que deveria a ser o ministério a fazer , para espanto do comum dos mortais, não o faz a tempo encontrando-se ainda em atraso. Mas com desplante de exigir a todos os outros agentes de educação que não se atrasem.
No que diz respeito ao serviço nacional de saúde, vivemos de centros fechados, maternidades fechadas, urgências fechadas e serviços alternativos adiados ou ainda não implementados. Que mais se pode dizer

08/02/2008

Primeiro aniversário do referendo ao Aborto

No dia 11 de Fevereiro (próxima segunda-feira) faz um ano sobre o referendo do aborto. No dia 9 de Fevereiro, Sábado, entre as 10h30 e as 12h30, na Associação Comercial de Lisboa (na Rua das Portas de Santo Antão) encontrar-nos-emos naquilo que pretendemos seja um grande encontro do Não: dos que estivemos empenhados na campanha pelo país inteiro e numa grande demonstração de força de que queremos e nos empenhamos em reverter o resultado desse referendo. NÃO PODE FALTAR NENHUM DE NÓS! TRAGAM OS VOSSOS FILHOS, ENCHAM A CASA!

Durante o encontro procuraremos fazer um balanço deste ano (e da aplicação da lei) com intervenções da Presidente da Federação Portuguesa pela Vida, de um Médico (sobre as questões da Objecção de Consciência), de novas Associações e iniciativas, nascidas das movimentações cívicas do Não, e daremos conhecimento de um novo estudo sobre a questão do aborto. O encontro tem uma agenda e oradores interessantes, sendo também uma excelente ocasião de reencontro entre todos (aos amigos de fora de Lisboa pedimos que venham TODOS também e tragam as vossas faixas e "emblemas"). Não se esqueçam que (o outro lado provou-nos isso) ganha as batalhas desta guerra quem se mantiver acordado e souber conservar a pressão (ganhando espaço nos media e através destes nos políticos).

06/02/2008

A Vida e Obra do Padre António Vieira



Padre António Vieira, 400 anos
(excertos de uma pequena resenha da sua história por José Eduardo Franco)
"Jesuíta nascido a 6 de Fevereiro de 1608 ficou na história da literatura, da política e da Igreja Portuguesa
I - Padre António Vieira (1608-1697), nome grande da cultura, da literatura, da política e da Igreja Portuguesa.

António Vieira nasceu em Lisboa junto da Sé. Aos 6 anos teve que se transferir para o Brasil. Acompanhou com a família o seu pai que tinha sido destacado para desempenhar funções na Alfândega de Salvador da Baía, então capital daquela colónia portuguesa. Entrou para o colégio da Companhia de Jesus daquela cidade, desejando ser missionário e dedicar a vida à conversão dos ameríndios. Tornou-se jesuíta e evidenciou-se rapidamente como um mestre da palavra.

Brilha no Brasil como pregador de palavra competente, firme e incisiva. Os seus sermões de crítica social acusam a consciência dos poderosos, convertem populações indígenas, animam as tropas portuguesas contra as investidas da pirataria, particularmente das frotas holandeses e apelam para uma igreja mais evangélica.
Mas em 1641, proclamada a Restauração da Independência de Portugal, foi convidado a acompanhar a delegação enviada pelo vice-rei, Marquês de Montalvão, a fim de jurar fidelidade e reconhecimento ao monarca português, D. João IV. Em Lisboa teve a oportunidade de revelar os seus dotes oratórios como pregador e logo conquistou a admiração não só do povo, mas também do rei que o convidou para ser seu pregador pessoal. Foi então nomeado para o importante cargo de Pregador Régio, a fim de pregar regularmente à família real e à corte.
Instituído neste papel tão influente, desempenhou um papel decisivo no aconselha-mento político do governo do reino. A pertinência e inteligência das suas propostas causaram a admiração de muitos, mas também as hostilidades de alguns quantos instalados nos seus interesses. O rei, que o admirou sempre e lhe devotou uma amizade incondicional desde a primeira hora, incumbiu-o de missões diplomáticas extraordinárias nos chamados Países Baixos, na Holanda, para defender os interesses do Portugal restaurado e angariar meios para garantir a protecção dos territórios ultramarinos, com especial atenção para o grande território do Brasil.
Na sequência das suas viagens diplomáticas propôs uma série de projectos reformistas no plano económico e social. Merecem especial menção os seus projectos de criação de companhias comerciais monopolistas, à luz do modelo das companhias holandeses e inglesas. Estas propostas vieirianas anteciparam um século os projectos pombalinos de reforma da economia portuguesa.
Mais ousada e avançada para a época foram as suas propostas de reforma da Inquisição, particularmente visavam o fim das denúncias anónimas e do confisco de bens, a abolição da discriminatória distinção social entre cristãos-velhos e cristãos-novos e a concomitante apologia do regresso a Portugal dos judeus expulsos no século anterior. Acreditava que o nosso país tinha erradamente perseguido e dispensado um grupo social empreendedor que fez a grandeza do Portugal dos Descobrimentos. Os descendentes de judeus estavam então na Holanda com a sua conhecida capacidade de empreendimento económico a sustentar a expansão do emergente império holandês, enquanto Portugal jazia em dificuldades enormes para garantir a sobrevivência do seu império ultramarino agora à mercê de piratas e da cobiça conquistadora dos novos impérios europeus.
II - Aliando o seu idealismo evangélico ao pragmatismo político, Vieira criticou fortemente o poder e os métodos do Santo Ofício português que tinha excluído os descendentes de judeus e mouros, entretanto convertidos sob a designação de cristãos-novos. Aquele tribunal impedia aqueles grupos étnicos de contribuir para a afirmação do país. Desejava uma inquisição mais pedagógica e menos persecutória.
Em favor dos índios brasileiros apresentou propostas de reforma administrativa das aldeias missionárias, mais conhecidas por reduções ou aldeamentos missionários, de modo a conceder aos padres missionários poder não só espiritual mas também temporal sobre os missionandos. Pretendia assim proteger de forma mais eficaz as populações indígenas das frequentes incursões esclavagistas dos colonos.
Todavia, este jesuíta genial, que enchia as igrejas a abarrotar e esvaziava os teatros quando pregava, não foi compreendido por muitos dos seus contemporâneos, devido às suas propostas e à sua visão crítica da sociedade, da Igreja e do exercício do poder.
A Inquisição acabou por prendê-lo e condená-lo, depois da morte do seu protector D. João IV, nos anos 60 do século XVI. As razões alegadas para a sua condenação não só tiveram a ver com a sua defesa dos Judeus, mas também com o facto de ter concebido uma utopia universalista que sonhava uma nova era ecuménica de fraternidade e compreensão entre todos os povos, culturas e sensibilidades religiosas. Esta utopia ficou conhecida pelo nome de Quinto Império.
Com base na mensagem de Cristo idealizou para o mundo a construção de uma espécie de civilização do amor, onde o respeito e a fraternidade para com os outros, para com o diferente, assim como a relação harmónica com a natureza fossem as formas de estar quotidianas. A sua utopia cristã de reunião de todos os homens num abraço universal de paz é considerada a mais generosa utopia sonhada na Europa do seu tempo. Era uma utopia que propunha uma solução para os conflitos que se agudizavam em vários pontos do globo naquele tempo da emergente era da protoglobalização.
No entanto, a sua condenação pelo Santo Ofício português acabou por ser anulada pelo Papa, na sequência de uma viagem de peregrinação que Vieira fez a Roma no final da década de 60 e onde permaneceu depois até 1675. Durante a sua estadia em Roma, depois de ter aprendido rapidamente italiano, voltou a destacar-se como um pregador brilhante, de tal modo que conquistou a admiração do Papa e até da Rainha Cristina da Suécia então exilada com a sua corte na Cidade Eterna. O Sumo Pontífice convidou-o para pregar à corte papal, a Rainha Cristina quis insistentemente nomeá-lo seu pregador pessoal. Mas o desejo do grande pregador português não era ficar longe de Portugal por maior que fosse o prestígio dos convites de tão poderosos senhores europeus para permanência longe do seu país.
O Papa deixou-o regressar e fez mais do que Vieira poderia esperar: usou da sua autoridade para moderar os excessos da inquisição portuguesa. Reconhecendo as injustiças e erros praticados nos processos judiciais do tribunal, o Sumo Pontífice chegou a suspender a inquisição durante 7 anos (1675-1681), na sequência da apresentação provada dos relatórios críticos de António Vieira sobre os modos de procedimentos da Inquisição. Foi de facto Vieira quem pioneiramente contribuiu para que a inquisição fechasse as portas pela primeira vez em Portugal.
De regresso às terras lusas, Vieira desejava cumprir, nos últimos anos da sua vida, aquele que era o seu ideal de juventude: dedicar-se à evangelização dos índios. Volta então para o Brasil e volta a realizar expedições missionárias na Amazónia e a criar aldeias missionárias nos sertões brasileiros. Por fim será nomeado pelo Superior Geral para exercer as funções de Visitador das Missões do Norte do Brasil.
Vieira além de ter elevado a língua portuguesa a uma perfeição nunca vista, explorando ao máximo as suas capacidades de expressão, de polissemia, de subtileza, contribuiu para sonhar um futuro melhor para Portugal e para a humanidade, de tal modo que o historiador francês Raymond Cantel considerou-o, nos anos 60 do século XX, precursor dos projectos contemporâneos de criação de organismos internacionais para o entendimento entre os povos do mundo, como é o caso da ONU.
Vieira, figura maior da missionação, das relações entre Portugal e o Brasil e com a Europa, cantado pelos Brasileiros e considerado um luminar da literatura portuguesa e europeia do tempo do Barroco, é um português e um homem de igreja de coração universal cuja vida e obra ainda muito pode inspirar os nossos contemporâneos que desejam um mundo mais justo e fraterno. "


José Eduardo Franco, Historiador

05/02/2008

A não perder para quem estiver por perto

Evocação do IV Centenário do Nascimento
do
PADRE ANTÓNIO VIEIRA
( 6/02/1608 – 6/02/2008 )


Capela da Universidade
6 de Fevereiro 2008 – Quarta-feira – 21H15

Recital de órgão

Leitura dramatizada da Elegia de Camões
Se quando contemplamos as secretas…


Pregação do Primeiro Sermão de Quarta-feira de Cinzas,
do Padre António Vieira

Organista: Paulo Bernardino Actor: Paulo Mira Coelho

Organização:
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos
UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Protestos contra as FARC


Com a devida vénia, aqui publico uma notícia de pessoas sem medo de manisfestarem a sua opinião:

" Venezuela: Centenas manifestam-se contra as FARC em CaracasCentenas de pessoas, entre elas estudantes, políticos, colombianos e alguns portugueses, e outros estrangeiros, marcharam hoje em Caracas contra a guerrilha colombiana e exigiram a libertação dos reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
Vestidos com t-shirts brancas e gritando palavras de ordem contra a guerrilha, os manifestantes concentraram-se na Praça Brión e na Avenida Francisco de Miranda (leste de Caracas), onde exibiram um grande cartaz com a mensagem «Não mais FARC».
Margarida Faria, uma das manifestantes, disse à Agência Lusa estar a participar na manifestação «porque há pessoas em mais de 160 cidades a mostrar repulsa pelas FARC» e porque «temos que ser solidários com os nossos irmãos colombianos e exigir a libertação de todos os reféns».
Na manifestação estavam vários líderes estudantis, entre eles Freddy Guevara, segundo o qual «o povo venezuelano não negoceia com terroristas», afirmou. «Há que procurar uma cooperação entre os dois exércitos para terminar com esse flagelo e não procurar confrontamentos entre os dois países (Venezuela e Colômbia)», adiantou.
Aquele responsável alertou que «enquanto se 'protegem' as FARC os venezuelanos morrem de fome e isso é hipocrisia».
Também o líder estudiantil universitário, Yon Goicochea, exortou a «terminar com os sequestros» e a «construir a esperança entre a Colômbia e a Venezuela», países que, disse, são vítimas das FARC.
Por outro lado, um grupo de 400 venezuelanos afluiu à Embaixada da Colômbia na Venezuela, em Campo Alegre (leste de Caracas), onde entregou ao embaixador Luís Fernando Marín um documento contra a proposta do Presidente Hugo Chávez de eliminar as FARC e o Exército de Libertação Nacional (ELN) da lista de organizações terroristas e conceder-lhes o estatuto de «forças beligerantes».
O acto de entrega do documento foi encabeçado por Milos Alcalay, ex-embaixador venezuelano na Organização das Nações Unidas (ONU), que explicou aos jornalistas que, em nome da organização de defesa dos direitos humanos «Grupo dos 400», manifestava discordar das «concessões» a «uma organização criminosa que tem 700 reféns, participa no narcotráfico e estabeleceu mecanismos de terror, mortes e assassínios».
As FARC são uma organização guerrilheira colombiana, que surgiu em 1964, de ideologia marxista-leninista e que tem entre 12.000 e 17.500 membros.
Mantêm em cativeiro, desde 13 Fevereiro de 2003, o luso-americano Marc Gonçalves, quando se despenhou o avião em que seguia com mais quatro companheiros, cumprindo uma missão de vigilância sobre cultivo de droga na selva colombiana de Caquetá, ao serviço de uma companhia privada contratada pelo governo norte-americano.
Os destroços do avião foram cercados por guerrilheiros das FARC que executaram os tripulantes Thomas Janis e Luis Alcides Cruz, levando como reféns Marc Gonsalves, Keith Stansell e Thomas Howes.
Criado em 1964, o ELN, com cerca de 4.000 homens, é o segundo movimento de guerrilha da Colômbia, precedido pelas FARC."
Diário Digital / Lusa
04-02-2008 18:34:00

29/01/2008

Mil e uma questões de uma democracia dita moderna


Quem tem medo das mil e uma questões de uma democracia moderna?

Quem tem medo do debate?
Será que o facto de um partido politico deter a maioria absoluta na Assembleia da República faz com que se afaste da possibilidade do diálogo, do debate, nomeadamente nos meios de comunicação social?
Porque é que os Presidentes da República apenas desempenham convenientemente o seu papal de fiel da balança, de contra poder construtivo ao Governo, quando estão no seu segundo mandato?
Porque será que a convivência entre o primeiro-ministro e o Presidente da República é sempre tão cordial no primeiro mandato do presidente?
Porque será que o senhor primeiro-ministro nunca mais foi ao Futebol? Terá sido aconselhado a isso?
Será por eventualmente estarem os estádios cheios de comunistas?
Eles nem gostam de futebol! Ou iriam ao futebol só de propósito para o assobiar?
Porque será que os comunistas não gostam de futebol?
Porque será que o Primeiro-ministro acha que todas as pessoas que apupam o Primeiro-ministro são comunistas?
Quem tem medo do bastonário da Ordem dos Advogados?
Porque será que ninguém se interessou realmente por estes assuntos que o senhor bastonário trouxe agora à discussão em praça pública?
Haverá alguém mais ou menos interessado na vida pública que não conheça casos destes?
Quem tem medo da moralização da politica?
Quem tem medo do futuro politico do bastonário?
A quem interessa a alteração da lei das autarquias locais?
Para quando a regionalização?
Para quando a responsabilização criminal da poluição?
Porque é que os políticos são todos de esquerda até irem para o poder, e depois aí fazem política ditas de direita?
Porque é que se branqueiam as políticas de esquerda?
Porque é que só existem ditaduras de esquerda?
Porque é quem viveu no bloco de leste não pode ouvir falar de comunismo?
O que é politica de esquerda?
O que é politica de direita?
O que é uma ditadura da maioria?
Porque é que a politica de esquerda nunca resultou em parte alguma do mundo?
Porque…
P.S. Parece que foi combinado, o post de ontem sobre o ministro da saúde.

27/01/2008

Baixar impostos?? Baixem os outros!!


Segundo notícia publicada no jornal "Sol" (http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=77694 ), menos de 20 câmaras municipais optaram por baixar o IRS aos seus munícipes.

Sem quaisquer câmaras CDU nessse pequeno grupo de 20, apenas PS e em particular uma maioria PSD. De ressaltar que do distrito de Setúbal não há nenhuma entre aquelas que procuraram desonerar os seus concidadãos. Depois de tanto pedir o abaixamento dos impostos, o PCP não o faz quando o poderia fazer. Não aproveita as oportunidades de o fazer.

"Faz o que eu digo não faças o que eu faço"

26/01/2008

O HOMEM DE CORAGEM E OS QUE TENTAM TAPAR O SOL COM A PENEIRA



O bastonário da Ordem dos Advogados diz que “há crimes sem castigo na hierarquia do Estado” e defende uma “investigação político--parlamentar às fortunas de alguns políticos”. O procurador-geral da República já determinou a abertura de um inquérito às declarações do advogado, coordenado por Cândida Almeida, e o CDS-PP vai chamá-lo ao Parlamento.

Marinho Pinto lançou a acusação em entrevista à Antena 1 mas recusou-se a avançar com nomes, situação que causou várias reacções de indignação contra a “generalização da suspeição”. Questionado pelo CM, o advogado de Coimbra explicou que estão em causa “situações que toda a gente vê”, dando como exemplo os casos de “membros do Governo que fazem negócios com empresas privadas e depois quando saem vão para administradores dessas empresas”. “Esbanja-se milhões de euros em pagamentos de serviços cuja utilidade é duvidosa e depois não há dinheiro para necessidades básicas”, acrescentou o advogado, dizendo que não é magistrado nem investigador e que não faz denúncias criminais, apesar de ter sido desafiado pelo ex-bastonário Rogério Alves e por Vitalino Canas, porta- -voz do PS. Marinho Pinto disse não ter provas mas apenas indícios, baseando-se em “situações públicas e notórias”: “Há uma criminalidade em Portugal, da mais nociva para o Estado e para a sociedade, que anda aí impunemente. Muitos exibem os benefícios e os lucros dessa criminalidade e não há formas de lhes tocar. Alguns até ocupam cargos relevantes no Estado Português.” O deputado do CDS Nuno Melo lembrou que o causídico de Coimbra “já não é apenas um advogado que faz declarações polémicas” e classificou as suas afirmações como “gravíssimas”. Recorde-se que, durante a campanha para a Ordem, Marinho também afirmou existirem “indícios” de que alguns advogados estariam “a dar cobertura a actividades menos transparentes de corrupção”, acusação que indignou a classe.

22/01/2008

Tristes realidades


Segundo fontes da Unicef morrem 10 milhões crianças/ano menores de 5 anos devido a doenças como a pneumonia e a malária, mas medidas simples conseguiriam salvar muitas dessas vidas, afirmou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Mais de 26 mil crianças morrem todos os dias, a maior parte das quais de causas evitáveis.
A Unicef alertou que, apesar dos avanços recentes, a África, o sul da Ásia e o Médio Oriente não se encontram no caminho para cumprir a meta fixada pela ONU, de reduzir a mortalidade das crianças em dois terços entre 1990 e 2015, para menos de 5 milhões de mortes por ano.

As crianças dos países em desenvolvimento costumam sucumbir a infecções respiratórias ou diarréias, que não são fatais nos países ricos.
Muitas morrem também devido a sarampo e outras doenças que podem ser evitadas através de campanhas de vacinação.
A ingestão de água suja e as condições precárias de saneamento provocam ainda um grande número de doenças e de mortes, especialmente entre as crianças subnutridas.
No entanto, medidas simples e exequíveis, como o aleitamento materno, as vacinas e a colocação de redes mosquiteiras nas camas podem reduzir drasticamente o número de mortes entre as crianças, afirmou a Unicef.

SAP - Amora


Com a revolução e opressão que o Sistema Nacional de Saúde vem sendo alvo, o concelho do Seixal passou a ter apenas um Serviço de Atendimento Permanente localizado no Centro de Saúde de Amora, que deveria funcionar aparentemente entre as 8.00h e as 24.00h. Ontem pude constatar ao vivo que este sistema realmente deixa muito a desejar. O SAP de Amora tinha ontem dia 21de Janeiro, sem nenhum surto de gripe aparente, uma demora de duas horas e meia para o atendimento aos utentes. Uma sala de espera a abarrotar, cheia pelas costuras, cheia de pessoas doentes, cada uma com os seu problema onde seria o local ideal para uma pessoa ficar doente ou apanhar um vírus. Uma sala de espera sem condições para os utentes servindo apenas como sala de cultura e transmissão de vírus. Tínhamos assim uma espera de no mínimo de duas horas e meia pela frente. Ainda tive sorte, pois quem chegou depois das 22.00h já não pode entrar para ser atendido. Ou seja, por outras palavras o SAP de Amora fechou às 22.00h e não às 24.00. Agora percebo as palavras, veiculadas pelos meios de comunicação social, do Ministro da Saúde, em como nunca foi nem nuca irá a um SAP. Pois senhor ministro, mas isso não é para quem quer, é para quem pode.
Sem dúvida que se trata do socialismo no seu melhor.

20/01/2008

Cuba no es Libre


Hoje, mais uma vez, aqueles espoliados da liberdade de decidir, vão ter que ir às urnas, onde o voto não é obrigatório, mas onde não votar pode acarretar graves consequenciais. Claro que estou a falar do povo cubano. Aquele povo sofredor, mas sempre com uma cara alegre que não conhece ainda o verdadeiro sabor da liberdade. Aqui se vê a hipocrisia do Partido Comunista Português, para o qual existem boas ditaduras e más ditaduras. Já nem Saramago acredita nos seus camaradas.
Na eleição de hoje da Assembleia Nacional do Poder Popular vamos ter os cubanos chamados a votar, que são 8,3 milhões e um número de candidatos, já indigitados ou propostos pelas organizações de "massas", que é igual ao de vagas - 614.
Uma lista única em que Fidel é o primeiro da lista, mesmo que não apareça em público há longos meses. A democracia comunista no seu apogeu. Cuba no es libre.
Hasta cuando??

19/01/2008

Serão apenas rumores?


Em todo o concelho do Seixal, mas com particular frequência na freguesia da Aldeia de Paio Pires, ouvem-se pessoas a falar, "à boca fechada", sobre a poluição que resultou da siderurgia nacional. Fala-se de lagoas contaminadas, lençois de água contaminada, solos contaminados, problemas oncológicos... fala-se de muita coisa. Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH), BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno, xileno), metais pesados, amónia, fenóis e cianetos foram os contaminantes encontrados no âmbito de um trabalho de investigação realizado na área da Siderurgia Nacional entre 1994-1996 pelo Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (INETI). «A contaminação do solo é devida essencialmente às elevadas concentrações de PAH, principalmente a nível superficial. Pontualmente, da ordem das dezenas de milhar de mg/kg e em termos médios, da ordem dos 1100 mg/kg (peso seco)», segundo os dados da equipa de investigadores do INETI.
Não seria altura de esclarecer as populações?
E o estudo da Parque Expo? Como está o projecto de requalificação ambiental? O que já foi feito? E o Ministério do Ambiente investigar definitivamente este assunto?
E a Câmara Municipal do Seixal, não abre qualquer inquérito ao assunto?
Não seria bem melhor esclarecer o assunto em vez de se viver na incerteza?
A quem não interessa mexer no assunto??

Muitas interrogações e pouca procura de respostas!!

16/01/2008

Mais um atentado ao património natural da serra da Arrábida



O Supremo Tribunal Administrativo deu luz verde à co-incineração na cimenteira da Secil na Arrábida, permitindo que se recomece a queima de resíduos industriais perigosos em pleno Parque Natural da Arrábida, já dentro de três ou quatro dias (tanta urgência; deve ser altamente rentável).


Algo completamente descabido num país que se diz moderno fazendo parte da União Europeia. Realizar a co-incineração num empreendimento , já só por si um autêntico atentado ambiental. Não falando das explorações de pedra que têm vindo a esventrar a paisagem natural, e a mais alta falésia da Europa.


Mas, conforme noticiado pela TSF, segundo declarações do advogado das autarquias, Setubal, Palmela e Sesimbra, que considerou estranho que o relator do acórdão que autoriza a co-incineração no Outão seja o mesmo que tomou idêntica decisão relativamente a Souselas. A juntar a isto, a senhora Fernanda Rodrigues, do Movimento de Cidadãos pela Arrábida, ainda declarou ao Diário Digital, que estranha o facto de no orçamento para 2008, está inscrita uma verba para co-incineração antes mesmo de se conhecer a decisão do STA.


Ou, serão só ódios de estimação??

12/01/2008

Fazer as Contas


Afinal a previsão de inflação que serviu de base às negociações do Governo com os sindicatos da função pública estava errada, porquanto que o valor de 2,1% é inferior à melhor perspectiva de 2,3% de inflação para o ano de 2008.

Vamos ter assim novamente, a perda de poder de compra por parte dos trabalhadores da função pública, que na melhor das hipóteses se vai cifrar em 0,2%.

Se juntarmos a isto, o facto de neste ano a função pública começar a descontar 1% do seu vencimento para um Fundo de Desemprego (atente-se que os trabalhadores da função pública nunca tiveram direito a subsídio de desemprego, nomeadamente os contratados que assim estiveram dezenas de anos vinculados ao estado e de repente foram para a rua), vamos ter que a função pública vai perder em poder de compra pelo menos 1,2% em relação ao ano passado, onde já tinha perdido mais.

Os funcionários públicos continuam a ser os pobres coitados do nosso país.
Para camuflar tudo isto, e em príncipio, a retenção na fonte será menor, como será também depois necessáriamente menor o que se teria de receber.

10/01/2008

Mário Lino VS Alcochete

Escrever direito por linhas tortas!!

Aeroporto de Alcochete (Prévia e Preleminar)


O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, disse que fazer o novo aeroporto de Lisboa na margem Sul do rio Tejo seria «um projecto megalómano e faraónico», que não teria a aprovação de Bruxelas. Mais afirmou que um aeroporto na margem Sul do Tejo seria «uma espécie de Brasília do Norte do Alentejo», defendendo que «não é no deserto que se faz um aeroporto». Hoje teve que se calar e fazer figura de corpo presente na conferência de imprensa que marcou a decisão "prévia", "preliminar" da construção do aeroporto em Alcochete, mais própriamente me Canha.
Foi com risadas de fundo dos próprios jornalistas, presentes na sala, que o primeiro-ministro tentou tapar o sol com a peneira e justificar o facto de continuar em funções o Ministro Mário Lino.
Esperemos que a partir daqui este empreendimento de vital relevância para Portugal, tenha um percurso menos acidentado.

07/01/2008

Seixal promete a Salvaguarda do Sapal de Corroios (2001)

Será que se mudaram os tempos e consequentemente as verdades??

Uma segunda-feira calma... ou talvez não?


A Igreja portuguesa apelou aos juristas católicos para que se organizem numa rede de voluntários, de modo a prestar o maior apoio possivel aos reclusos, tal como os príncipios católicos/cristãos o exigem.
Não colocando em causa o trabalho dos advogados oficiosos, mas servindo para esclarecer as dúvidas dos reclusos e procurando encaminhá-los na sua integração social.
Nesse sentido, a Pastoral Prisional está em contacto com a Associação dos Juristas Católicos para promover uma rede de voluntários em cada diocese que possam dar apoio a reclusos ou a ex-reclusos.
Agora precisam-se voluntários.


A metalúrgica Lusider negou hoje a existência de um despedimento colectivo ilegal na empresa, explicando que ocorreu apenas o encerramento de uma linha de produção, com os trabalhadores a serem reafectos a outras linhas.
Em declarações à agência Lusa, fonte da Lusosider diz que decidiu descontinuar a linha de estanhagem electrolítica e o circuito de fabrico da Folha-de-Flandres a partir de 31 de Dezembro, dada a baixa competitividade do produto no mercado europeu, dando continuidade ao decidido em meados de 2006.
Os colaboradores afectos a essa linha foram «realocados», acrescenta a Lusosider.
Esta declaração surge depois de, a 30 de Dezembro, o Sindicato dos Metalúrgicos ter dito que iria recorrer ao governo contra um «despedimento colectivo ilegal» na Lusosider, que dizia poder abranger perto de um terço dos trabalhadores da siderúrgica, na sequência do encerramento de uma linha de produção.
Mas a verdade é que não foram renovadas dezenas de contratos, bem como chegaram a acordo com outros cujo o contrato ainda não tinha expirado.

06/01/2008

Notícias com interesse - È preciso muita Lata


Berardo e aliados compram acções BCP com crédito da CGDA Caixa Geral de Depósitos (CGD) concedeu financiamentos de cerca de 500 milhões de euros a vários accionistas do Banco Comercial Português (BCP) para que estes reforçassem a sua posição no capital do banco privado, noticia o jornal Público esta sexta-feira. Joe Berardo, Moniz da Maia e Teixeira Duarte estão entre esse grupo de investidores que obtiveram crédito do banco do Estado para comprar cerca 5% do BCP no primeiro semestre de 2007.
Estes investidores estiveram há duas semanas na primeira linha do apoio à candidatura de Carlos Santos Ferreira, que era o presidente da CGD, à liderança do BCP, lembra o jornal.
As operações, que são legais, foram aprovadas pelo Conselho de Crédito Alargado da Caixa, que era constituído por cinco administradores e incluía Santos Ferreira e Armando Vara, administrador que tinha o pelouro da concessão de crédito.
04-01-2008 7:14:11 in Diário Digital

http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=92017

13/10/2007

Será para Rir ou para Chorar!?



Proponho a todos uma pequena leitura rápida por diversos excertos de notícias dos últimos dia:





Expresso online - 2007-10-12


"BCPJardim perdoa dívida ao filho


Segundo ‘Expresso’ on-line, Filipe Jardim Gonçalves e os seus sócios beneficiaram de um perdão na sequência da falência das empresas que dirigiam. O filho do fundador do BCP garantiu que não houve situação de compadrio."





Correio da Manhã - 2007-10-13


"UNESCOManuel Maria Carrilho embaixador


O deputado socialista Manuel Maria Carrilho disse ontem ignorar a data em que assumirá o cargo de embaixador de Portugal na UNESCO."






Correio da Manhã - 2007-10-11
"Ganharam mesmo, ao abrigo do Artigo 257.º, número 2, do novo Código de Processo Penal. “Ao apresentarem-se tem de se partir do princípio de que não há perigo de fuga. E não podem assim ser detidos”, adianta ao CM fonte judicial. Nem sequer o homicida, que correu quatro rapazes à facada. Saiu segunda-feira da PJ e foi para casa. Espera agora por ser presente ao juiz.BASTA QUE SE ANTECIPEM À POLÍCIADisparou sobre a própria mulher, levou-a até ao hospital e entregou o revólver à PSP de Belém, Lisboa: à luz da nova Lei Penal é um homem livre, apenas porque se entregou. Foi este o primeiro caso depois de 15 de Setembro, quando o novo Código de Processo Penal entrou em vigor, e que o CM avançou duas semanas depois. A vítima não morreu “mas o crime é indiferente”, alertaram na altura fontes judiciais. A prova está agora no assalto da Ericeira, em que um rapaz de 22 anos não resistiu a um golpe de faca na barriga. “Agora fica à solta quem se antecipar ao mandado de captura – só tem de ser o próprio a apresentar-se à polícia”. Vai para casa e é notificado a comparecer em primeiro interrogatório judicial, “mas nunca antes de um mês depois”.

Seria bom que o Ministério da Justiça e o Ministério da Administração Interna divulgassem uma estatistica de arguidos condenados por crimes violentos e se encontram fugidos. Acho que muito boa gente iria ficar surpreendida da ineficácia demonstrada pelo sistema:só dois exemplos mediáticos, o "very-light" e o homicidio à porta de uma discoteca da 24 Julho, por parte de um segurança.
Será para rir ou chorar??

17/09/2007

Assumir a Responsabilidade


O final de manhã no Seixal ficou hoje marcado por uma notícia que veio de um dos lugares de maior prestigio do nosso concelho, o Tribunal de Família e Menores e de Comarca do Seixal. Onde em repetição do julgamento, o tribunal confirmou a indemnização aos pais da criança encontrada morta num esgoto perto da Ponte da Fraternidade.
Segundo a Agência Lusa: «O Tribunal do Seixal confirmou hoje o pagamento de uma indemnização de 250 mil euros por parte do município do Seixal aos pais da criança encontrada morta numa estação de esgotos da Arrentela em 1999.
A leitura do acórdão já tinha sido proferida em 13 de Julho de 2005, mas o pedido de recurso apresentado pela advogada do município ditou a repetição parcial do julgamento devido a falhas na gravação dos depoimentos das testemunhas.A decisão final da repetição parcial do julgamento ditou a manutenção integral do acórdão que já tinha sido proferido anteriormente, visto que, de acordo com o juiz do processo, "após cuidadosa análise os factos apresentados não ditaram alterações substanciais"."Em conclusão, o tribunal colectivo considerou findo o incidente de suprimento de irregularidades processuais, mantendo integralmente a decisão que consta no acórdão anteriormente proferido", pode ler-se no despacho.Advogado dos pais admite que "o caso não fica encerrado por aqui"O advogado dos pais da vítima mostrou-se satisfeito com o facto de o acórdão proferido em Julho de 2005 se ter mantido, apesar de saber que "o caso não fica encerrado por aqui".José Nóvoa Cortez mostrou-se resignado com a posição da Câmara Municipal do Seixal, adiantando que o caso deverá seguir até às mais altas instâncias antes de ficar completamente resolvido.O advogado da família tinha pedido, na altura do primeiro julgamento, uma indemnização global de 400 mil euros por dano-morte e pelos sofrimentos físicos e psíquicos sofridos pela criança e pelos pais da vítima.Apesar de o valor decretado ter sido substancialmente inferior, a mãe da criança não pondera recorrer da sentença, alegando que "a perda de um filho foi o mais penoso em todo este processo".Questionada sobre a possibilidade de processar o Estado português pela lentidão na resolução do caso — que ocorreu há quase dez anos, uma hipótese ponderada pela família anteriormente —, a mãe de Rogério Filipe assumiu que não irá avançar com o caso, precisamente devido à morosidade do sistema judicial."Isto já durou tanto tempo, se avançarmos com um processo judicial contra o Estado ainda se tornaria pior. Já estou cansada e quero é ver isto resolvido para ter paz e sossego", adiantou."Câmara de visita estava sem tampa há uns dias, por acto humano voluntário"O tribunal deu como provado que a criança — na altura com quatro anos de idade — caiu inadvertidamente numa câmara de visita da rede de esgotos do Seixal, junto à Ponte da Fraternidade.No despacho apresentado pelo colectivo de juízes pode ler-se que "a câmara de visita estava sem tampa há uns dias, por acto humano voluntário, facto que era conhecido de funcionários do município do Seixal, que não valorizaram devidamente a sua perigosidade para os transeuntes".No entanto, a impossibilidade de provar a identidade dos funcionários municipais envolvidos fez com que o único arguido do caso — o encarregado do Sector de Esgotos de Redes de Saneamento de então — fosse absolvido dos crimes de que era acusado." »


É minha modesta opinião, não tanto como jurista, mas mais como munícipe e cidadão do Seixal, que a Câmara Municipal não deveria recorrer desta decisão... Por mim seria sempre uma decisão corajosa, moralmente elogiosa da parte da edilidade do Municipio do Seixal assumir desde logo o pagamento desta indemnização.

06/09/2007

Modernos ou talvez não??

Modernos ou talvez não???

Depois do referendo ao Aborto eu pensava que já seríamos um país moderno. Como aqueles grandes países como a Holanda e Dinarmaca. Já se podia abortar sem isso ser crime.
Mas não. O Governo prepara-se para importar o modelo de “flexigurança” social que vigora na Dinamarca e Holanda (se importamos a IVG porque não esta também). Na prática, as regras tornam-se mais liberais nos despedimentos e nos horários de trabalho, mas a protecção social é reforçada para quem perde o emprego. Trata-se de uma liberalização, tal como foi a liberalização do Aborto. Inclusive importada dos mesmos países dos quais se disseram maravilhas aquando do referendo à IVG. Aquando do referendo do Aborto eram só maravilhas, e agora não??
O primeiro-ministro também já referiu por diversas vezes que o modelo dinamarquês deve servir de «inspiração» à reforma laboral portuguesa. Fonte oficial do Ministério do Trabalho afirmou que «Se vai haver ou não alguma coisa inspirada na Flexisegurança? Talvez, mas não é o modelo de flexisegurança». Pois não. Isso todos nós temos a certeza. A parte dos apoios sociais que garantem maior e melhor protecção em caso de desemprego, ou muito me engano, ou devem ser exactamente aí que vamos divergir. Pois mas se vem da Holanda e da Dinamarca tem de ser bom, ou talvez não