22/05/2008

Anda meio mundo a enganar o outro meio?!


A resposta à pergunta que faz o título deste post, está num artigo do "Público", que revela que Portugal, segundo estudos da Comunidade Europeia, é o estado-membro em que existe uma maior desigualdade na repartição dos rendimentos.
Os nossos trabalhadores, ganham menos em Portugal que noutros países comunitários. Mas por outro lado, os nosso quadros superiores ganham mais que os quadros superiores de países como a Alemanha ou Suécia. Tal situação é mais notória, quando são esses mesmos quadros superiores a decidir o que devem e quanto devem ou não auferir.

As perguntas que se impõem são as seguintes:

E o Estado não faz nada?

Para quando uma maior redistribuição fiscal da riqueza?

Seremos um paraíso fiscal para os ricos?

Que política social queremos?

Qual a nossa preocupação para os nosso concidadãos?

Como é que os nossos politicos conseguem conviver, sem nada fazer para alterar ou atenuar tal discrepância?
E por outro lado, o que pensaram os restantes estados-membros de Portugal?
Qual a imagem que é transmitida de Portugal para a Europa?
Terá sido uma forma de nos alertar ou de nos condenar?
Que pensaram sobre os nossos politicos e empresários?
Que podemos aferir quando lemos que Portugal é o país com maior desigualdades?
Criticam o estado angolano. E então e nós?


Como tal a resposta à pergunta que faz de título deste post apenas pode ser de NÃO. Efectivamente não é meio mundo a enganar outro meio, mas sim uma pequena minoria a enganar quase uma população inteira.

19/05/2008

A não perder artigo no Expresso


O polícia de Sócrates


Definitivamente concordo, e muito, com este artigo de opinião realizado por Henrique Raposo, no jornal "Expresso".

Não querendo por em causa a seriedade das pessoas, dos politicos, dos polícias, mas, manda o bom senso que numa democracia evoluída a divisão e separação de poderes seja o mais efectiva possivel. Tenho dúvidas que estejamos no bom caminho.


Pode lêr o artigo do "Expresso" na sua totalidade aqui.

17/05/2008

Notícias da nossa sociedade

Interessante ver como aquilo que parece pode não ser.
Há sempre alguém a tentar desviar a atenção ou a tentar esconder o sol com uma peneira.

"137 mil pessoas deixaram o mercado de trabalho em 2008"
17.05.2008 - 16h07
Por PÚBLICO


"Câmaras mudam nome ao aluguer do contador"
Por Jornal de Notícias

15/05/2008

PETIÇAO «CIDADANIA - FAMÍLIA - CASAMENTO»‏

Petição «CIDADANIA - FAMÍLIA - CASAMENTO», contra a Lei do PS a propósito do divórcio.

http://www.forumdafamilia.com/peticao

Ao menos alguém que se lembre

Cavaco Silva pede atenção para os prejudicados com a crise económica do país

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou hoje que o país não pode parar o esforço de modernização mas considerou que, neste momento, deve ser dada uma atenção particular às pessoas que estão a ser prejudicadas pela crise económica.

in Público

13/05/2008

Subida do preço dos combustíveis

Segundo o presidente da ANAREC, Augusto Cymbron, hoje às 00:00, o preço do gasóleo passará dos actuais 1,339 euros para os 1,369 euros e a gasolina sem chumbo 95 passa dos 1,449 euros, para os 1,479 euros.

O responsável considera assim "escandaloso" que as gasolineiras insistam em aumentar o preço dos combustíveis, numa "especulação pura" do mercado, remetendo para o lucro reportado no primeiro trimestre pelas principais empresas do sector.
"Olha-se por exemplo para o resultado da BP no 1º trimestre, que obteve um lucro 63 por cento superior ao de igual trimestre do ano passado, e percebe-se. Como é que podem continuar a argumentar que os aumentos do combustível são motivados pela alta do petróleo", questionou.
Tudo isto com a complacência e silêncio do governo Português. Pois, quanto mais caros estiverem os combustíveis, mais receitas fiscais arrecadam.
Continuamos a ser geridos com único intuito de reduzir o tão propalado défice.

Notícia completa: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/a88994c81f33bb2961d5d0.html

A nova Lei do Divórcio em Discussão na UCP

Com a devida Vénia, aqui se publica mais uma iniciativa da Faculadade de Direito da UCP. A não perder.

Cum Caracas!!


Afinal o café da minha vizinha é bem mais vanguardista daquilo que eu pensava.
É que tem um autocolante na montra dos bolos que diz: " Fumar é só lá fora".
Ora aí está uma coisa que daria jeito nos aviões da TAP.
Claro que teria de ser acompanhado por um Red Bull.

12/05/2008

Dicionário infantil explica que «betinho» e o "Cocó" é aquele que «não consome droga», SOL on-line, 080512

Dicionário infantil explica que «betinho» é aquele que «não consome droga»
O site do IDT destinado a crianças e jovens a partir dos 11 anos (www.tu-alinhas.pt) contém um dicionário (http://www.tu-alinhas.pt/InfantoJuvenil/pesquisarDicionario.do2) onde se pode aprender que «betinho», «cocó» ou «careta» é «aquele que não consome droga e, por isso, é considerado conservador, desprezível e desinteressante».
Tanto a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) como a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) consideram que o Dicionário do Calão pode suscitar a curiosidade dos jovens, atraídos pela linguagem usada, em vez de ser preventora de comportamentos.
Nesta matéria, psicólogos contactados pela Lusa manifestaram opiniões contraditórias, com alguns a considerar que a divulgação do Dicionário do Calão pode ser perigosa, enquanto outros desdramatizam a sua influência nos comportamentos dos jovens.
Em declarações à Lusa, o presidente do IDT, João Goulão, disse que o dicionário «tem alguma utilidade» e explicou que é mais seguro para um jovem consultar um glossário do que ficar mal informado.
João Goulão adianta que um jovem que desconheça um termo sente-se menorizado e pouco à vontade para perguntar o significado.
«Isso pode ser muito mais perturbador e muito mais desencadeador de curiosidade do que propriamente ter um local onde encontrar respostas às suas dívidas», acrescentou.
O presidente do IDT explicou que o site foi «elaborado e preparado com a colaboração das estruturas do ministério da Educação» e que para já não deverá ser alvo de nova reflexão.
«Não estamos fechados a mais reflexão sobre o assunto (dicionário), mas à partida não me parece que haja necessidade disso», esclareceu.
João Goulão adiantou que esta questão surge na linha da divulgação, há uns meses atrás, relacionada com a divulgação de postais (com informação sobre a droga e redução de danos) em iniciativas participadas por jovens, nomeadamente festivais e queimas de fitas e que contou com a participação do IDT.
«Na altura a distribuição dos postais foi criticado por ser entendida como um estímulo ao consumo. Não é disso que se trata. Não faz mal aos jovens, que obtêm informação por múltiplas vias, tê-la disponível de uma forma credível e respeitável», esclareceu.
«Penso que é necessário dizer aos jovens que as drogas proporcionam sensações agradáveis e é por isso que as pessoas as usam, mas envolvem uma plêiade de riscos que é necessário conhecer», referiu.
Na opinião do presidente do IDT «é fundamental que à partida as pessoas conheçam os riscos envolvidos e tenham tanta informação quanto possível, ficando habilitadas a fazer escolhas conscientes».
Lusa/SOL
Pode-se protestar usando o endereço do IDT idt@idt.min-saude.pt

Blog desde Cuba - Yoani Sanchez - Generacion Y

08/05/2008

Saber com o que contar



"Pessoalmente sou absolutamente contra a regionalização", disse, Manuela Ferreira Leite, assegurando que não será sob a sua liderança que o partido seria conduzido nessa aventura".




A proposta feita terça-feira por Pedro Santana Lopes de criar uma "experiência piloto de regionalização no Algarve", Manuela Ferreira Leite optou por "uma resposta directa a uma pergunta directa".

Faz-se um aborto a cada 27 segundos na Europa

"Nos 27 países da União Europeia é feito um aborto em cada 27 segundos o que representa um milhão e duzentos mil abortos anuais, segundo um estudo sobre a evolução da família na Europa em 2008.
O documento, apresentado hoje no Parlamento Europeu, foi elaborado pelo Instituto de Política Familiar (IPF), uma entidade civil que se define como independente, não vinculada às administrações públicas, partidos políticos ou organizações religiosas.
Segundo o relatório - realizado por uma equipa multidisciplinar composta por psicólogos, demógrafos, sexólogos e peritos em conciliação entre trabalho e família -, a Europa é um continente velho, «imerso num Inverno demográfico» com a natalidade em crise.
Os maiores de 65 anos já superaram em mais de seis milhões os jovens de 14 anos e cada vez nascem menos crianças (quase um milhão de nascimentos menos do que em 1980).
Dois em cada três lares europeus não têm nenhuma criança e apenas 17 por cento têm dois ou mais filhos.
De acordo com o relatório, Polónia, Roménia e Alemanha são os países da Europa dos 27 com um índice de natalidade mais crítico.
Por outro lado, adianta, são praticados por ano mais de um milhão e 200 mil abortos «o que equivale a um aborto em cada 27 segundos».
«O aborto, juntamente com o cancro, é a primeira causa de mortalidade na Europa», refere o documento acrescentando que cada dia deixam de nascer na Europa 3.199 crianças.
Esta análise é criticada pelo Director Executivo da Associação portuguesa de Planeamento Familiar que em declarações à Lusa considerou «uma aberração científica classificar o aborto como uma causa de morte».
«Isso é um discurso ideológico. Nunca vi nem nunca ouvi qualquer organismo a considerar o aborto como uma causa de mortalidade», disse Duarte Vilar, uma das caras do «Sim» no último referendo em Portugal sobre a despenalização do aborto.
Segundo Duarte Vilar, querer convencer os europeus que o aborto é uma das causas da baixa de natalidade europeia é o mesmo que dizer que a toma da pílula é responsável pela quebra de natalidade.
«Não é por causa da despenalização que o aborto se pratica mais. Antes já se fazia mas em clandestinidade. Sempre se fez durante séculos», disse.
Por outro lado, Catarina Almeida, da Associação Juntos pela Vida (defensora do «Não» no referendo), disse à Lusa que o relatório constata uma conclusão para qual a associação tem vindo a chamar a atenção.
«É obvio que se forem criados quadros favoráveis para a prática do aborto e se este é um acto contra a família quem fica prejudicado é a família, onde nascem as crianças», disse.
Segundo Catarina Almeida, a partir do momento em que o aborto é despenalizado «a família perde e muito».
De acordo com o relatório, devido ao aborto a Europa perde todos os anos o equivalente á soma da população de Malta e Luxemburgo ou da população da Eslovénia e do Chipre.
França, Reino Unido, Roménia, Itália, Alemanha e Espanha são os seis países da União Europeia com mais abortos, representando 77 por cento de todos os abortos de todos os abortos da UE27.
Por outro lado, adianta o estudo do IPF, as mulheres europeias têm filhos cada vez mais tarde (aos 30 anos), principalmente as espanholas e as italianas.
O mesmo relatório refere que os divórcios estão a aumentar na Europa registando-se mais de um milhão por ano.
Bélgica, Luxemburgo e Espanha são os países da EU27 com a maior taxa de rupturas matrimoniais.
No texto hoje entregue o Instituto de Política Familiar defende que devem ser estimuladas medidas de apoio a mulheres grávidas e à maternidade como por exemplo a redução de 50 por cento do IVA numa série de produtos básicos infantis e a criação de centros de apoio às mulheres grávidas."
Diário Digital / Lusa

Até pelo olhar de um economista é possível ver o tamanho do erro

Paulo Marcelo, in Diárioeconómico.com

O PS diz-se empenhado em salvar o Estado Social, mas não percebeu que uma das razões da nossa crise social é a progressiva desestruturação da família.Ao mesmo tempo que o Governo anuncia o combate ao trabalho precário, o PS no Parlamento pretende mudar o Código Civil, tornando o casamento num dos contratos mais precários do nosso sistema jurídico.O contraste é curioso. Por um lado, defende-se o contrato de trabalho para toda a vida, exigindo a lei sempre uma justa causa objectiva para a sua cessação. O mesmo acontece com o arrendamento, onde o regime legal torna o contrato (quase) perpétuo, mesmo contra a vontade do proprietário. No casamento, pelo contrário, sem razões objectivas, para além das aparências ideológicas, os socialistas pretendem introduzir o divórcio unilateral, ou seja, mesmo contra a vontade do outro cônjuge, e apesar da violação dos deveres conjugais pela parte que pede o divórcio.

06/05/2008

Bob Geldof


"Angola é gerida por criminosos". A afirmação é do músico e activista, Bob Geldof, esta manhã no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, na conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, organizada pelo Banco Espírito Santo e pelo Expresso.
Entre os convidados encontrava-se o embaixador angolano na capital portuguesa, Assunção dos Anjos, que acabaria por abandonar a sala.

in Expresso,
15:55 Terça-feira, 6 de Mai de 2008

05/05/2008

Sacudir a Poeira do seu Capote


"O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais repreendeu por escrito os responsáveis da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), em particular os serviços de execuções fiscais, em virtude das queixas apresentadas por contribuintes que alegam terem sido penhorados de forma irregular. Num despacho de 25 de Março, Carlos Lobo avisa os serviços de que tem tido conhecimento de várias situações anómalas e relembra a DGCI que deve cumprir escrupulosamente a lei, nomeadamente nas penhoras efectuadas aos contribuintes."

in Público 05/05/08


A culpa é sempre daqueles que obedecem, nunca dos que mandam.

Então o senhor Paulo Macedo não tinha dado instruções nesse sentido. Bela tentativa de escamotear a responsabilidade por parte de um secretário de estado. Os louros quando existem vão para o governo. Quando existe algo que não correu tão bem assim, então a culpa já não é do governo mas sim dos funcionários públicos.

Relações entre a Igreja e o Governo Socialista

Gostava de chamar a atenção para o artigo de opinião do professor João César das Neves publicado hoje no Diário de Notícias. http://dn.sapo.pt/2008/05/05/opiniao/hostilidade_assumida.html


É sem dúvida um artigo exemplarmente bem escrito, de um modo simples, pondo a nú as ofensivas deste governo socialista contra a Igreja Católica.Parece algo que não passaria na cabeça de ninguém, que um governo democrático de uma nação, procura-se de forma tão ofensiva retirar poder à Igreja num país em que a esmagadora maioria dos seus habitantes são católicos, gerando um enorme mal-estar.Todo este sentimento, prejudica tudo e todos, mas tem algo de bom. Faz sair os coelhos das tocas. Faz os que viveram a sua vida mascarados deixar cair essas mesmo máscaras. Faz os católicos aperceberem-se de que o Partido Socialista não quer o bem da Igreja. Mas, por outro lado, algo que estas ofensivas nunca poderão alguma vez tocar é a matriz das nossas gentes. Por muito que o Partido Socialista e Bloco de Esquerda assim o tentem, nunca as suas tentativas serão coroadas de sucesso.Aos católicos socialistas, apenas quero deixar a mensagem de que terão definitivamente de ponderar bem as suas escolhas, no sentido de poderem ter uma voz activa dentro do PS, ou eventualmente terem que tomar medidas mais drásticas.Com todo este cenário, ficamos a saber, enquanto católicos, com o que podemos contar e com quem podemos contar.

As eleições e referendos são justos quando nos convém (podia ser o pensamento de Evo Morales)

Mais uma vez, o verdadeiro significado dos pseudo-democratas de esquerda vem ao de cima.
Evo Morales considera votação inconstitucional, classifica como "ilegal" o referendo pela autonomia de Santa Cruz.
Com esta justificação que o senhor apresenta, que é a da pouca participação popular então os resultados do referendo ao aborto em Portugal e muitas das eleições municipais, como exemplo o Seixal, não poderiam ser legais.

Gerentes mal pagos??

Dados do Ministério do Trabalho
Seis mil gerentes dizem ganhar salário mínimo
04.05.2008 - 09h31 PÚBLICO
Segundo dados apurados pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, em 2006, seis mil gerentes de empresas disseram ganhar apenas o salário mínimo nacional, segundo noticia hoje o “Jornal de Notícias”.Em 2006, estes seis mil gerentes afirmaram receber apenas 343,45 euros, ou seja, o salário mínimo de 385,90 euros, bruto, menos cerca de 40 euros de desconto para a Segurança Social.O “Jornal de Notícias” cita dois responsáveis por empresas que recrutam e colocam quadros que acreditam que muitas destas seis mil pessoas fogem ao Fisco e à Segurança Social. Amândio da Fonseca, da Egor, diz que “não é crível que tantas pessoas” com a responsabilidade máxima numa empresa ganhem tão pouco. Pena da Costa, da Manpower, considera “impensável encontrar quem assuma uma gerência por esse valor”.Ainda segundo o Ministério do Trabalho, em 2006 existiam 344.006 empresas, 85 por cento das quais não tinha mais do que dez trabalhadores a cargo. O sector da restauração e hotelaria é o que declara pagar pior aos seus gerentes e directores.

04/05/2008

Caritas quer mais apoios para prevenir fome em Portugal


A Comissão Permanente da Caritas Portuguesa alertou hoje em comunicado as autoridades para prepararem programas de apoio a carenciados tendo em conta a crise alimentar mundial que, prevêem, irá causar danos graves no país.


De acordo com a Caritas Portuguesa, em Portugal gasta-se uma «fatia enorme de recursos» a «pagar quase dois terços do que consome, designadamente produtos alimentares» pelo que o país está «na linha da frente» daqueles que mais sofrem «com a elevação dos preços internacionais e a escassez dos bens de primeira necessidade no mercado».
«O espectro da fome paira assim sobre a cabeça dos mais necessitados, incluindo de muitos portugueses», com «muita gente a viver abaixo do limiar de pobreza e com esquemas de apoio social muito deficientes», considera a Caritas.
Para tentar «minorar o impacto nefasto desta crise alimentar» a nível mundial, a Comissão Permanente da Caritas Portuguesa reclama aos Governos para que deixem de «apoiar a produção de produtos energéticos a partir de produtos agrícolas» [biocombustíveis] mas também que criem «pacotes especiais» de leis que prevejam o «apoio social para atender aos casos mais prementes».

Numa nota denominada, «os preços do petróleo, a escassez de bens de primeira necessidade e a fome em Portugal e no Mundo» a instituição que representa a pastoral social dos leigos na Igreja aponta o custo do petróleo e a aposta nos biocombustíveis como os factores principais para esta crise alimentar que se avizinha.
Por um lado, a «subida em flecha dos preços do barril petróleo» provocaram uma escalada do custo da «produção de bens manufacturados» mas também da própria produção agrícola devido ao transporte e ao trabalho dos «tractores e outras alfaias agrícolas».


Diário Digital / Lusa
04-05-2008 16:35:00

Será que o LFV já viu? O Benfica precisa é deste tipo de Espírito

João Pacheco, Prémio Gazeta Revelação 2006

O que está em causa é a Democracia é a sociedade.

Petição online contra acordo ortográfico

http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/

03/05/2008

A Marcha do Bloco de Esquerda - Marcha Global da Marijuana

É com sinais como este que os dirigentes do Bloco de Esquerda enviam para a Juventude que querem controlar os problemas disciplinares nas escolas, a toxicodependência, a criminalidade, etc.
Dou um prémio a quem me apresente um dependente, das chamadas drogas duras que não tenho começado a consumir haxixe.
Haxixe, Marijuana, não são mais do que o primeiro passo para um caminho negro.
Adorei ver lá esses senhores a tirarem a máscara e as mostrarem a sua real face.

02/05/2008

Ventos de Mudança


Todos aqueles que acompanham o fenómeno político sabem que existem, aquilo que alguns analistas apelidam por ondas de inclinação de eleitorado, nomeadamente no que diz respeito ao panorama europeu.

Actualmente, a balança do equilíbrio geopolítico europeu pende para a chamada esquerda socialista, com presença no governo na Alemanha, Espanha, Portugal e Reino Unido.

Mas, os ventos de mudança estão novamente a soprar.

Primeiro França, depois Itália e agora com uma estrondosa derrota do Partido Trabalhista no Reino Unido. A chamada esquerda socialista, que tem muito de liberal, neste sistema universal capitalista, em que não consegue impor as suas doutrinas sociais, e em que se pede sempre mais e mais sacrifícios aos cidadãos. O apelo a valores âncora que a esquerda desconhece, que não defende, nem preza, leva o eleitorado em situações de crise a optar por aquela solução que lhe confere maior segurança. Daí a mudança. Uma mudança para melhor.

Atirar para cima dos outros (Eu faço e tu pagas)

"O Governo de José Sócrates adiou o pagamento das novas subconcessões rodoviárias para depois de 2013. São 1793 km cujas construção, conservação, manutenção e exploração em regime de Parceria Público Privada (PPP) serão adjudicadas até ao final deste ano, mas os encargos para a Estradas de Portugal têm uma moratória de cinco anos
Dessa forma, o Executivo do PS adia para um eventual XIX Governo o pagamento de uma factura cujo valor o Ministério das Obras Públicas insiste em manter secreto." in Sol

Mais uma promessa socialista que vai por água abaixo (Mais uma!!)

"Segundo Luís Parreirão, administrador e ex-secretário de Estado das Obras Públicas
Negociações para introdução de portagens nas Scut retomadas há um mês
02.05.2008 - 15h21
Por Lusa"

Mais uma vez temos que nos referir ao facto das promessas feitas pelo Partido Socialista e incumpridas. Já aborrece.
Mas tenho para mim uma certa curiosidade sobre que incidirá as promessas eleitorais para 2009 do Partido Socialista.

Vergonha na AR - Voto de pesar pela morte do Cónego Melo aprovado apenas por CDS-PP e PSD

"O Parlamento aprovou hoje um voto de pesar pela morte do Cónego Melo, com os votos favoráveis do CDS-PP e do PSD, a abstenção da maioria dos deputados socialistas e o voto contra do PCP, BE e PEV.
Os deputados do BE abandonaram o hemiciclo depois de votar contra o minuto de pesar pela morte do Cónego Melo, uma das figuras mais controversas da extrema-direita nos anos da revolução. Manuel Alegre e outros deputados do PS também saíram e nem votaram. O PCP esteve contra mas ficou na sala, cumprindo o regimento." in Público

A este tipo de atitudes, de votar contra e sair da sala enche de vergonha quem as pratica.

Mas vindo de quem vem, não seria de esperar outra coisa.
Parece-me algo muito mesquinho.

30/04/2008

Discussão Pública - Plano de Pormenor da Área Desportiva/Recreativa da Amora e Plano de urbanização, freguesia de Amora, que irá alterar o PDM


Encontram-se em fase de discussão pública o Plano de Pormenor da Área Desportiva/Recreativa da Amora e o Plano de Urbanização da Zona Ribeirinha da Amora, freguesia de Amora, que irá alterar o Plano Director.
Trata-se de um processo obrigatório de audição ao público, durante o qual os interessados poderão proceder à formulação de sugestões, bem como à apresentação de informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respectivo procedimento de elaboração do Plano de Pormenor (trinta dias).
Durante aquele período, os interessados poderão consultar no atendimento público da Divisão Administrativa de Urbanismo, o documento de fundamentação da elaboração do PP, que acompanhou a deliberação de Câmara e que descreve os objectivos, metodologia e prazos a observar no processo.

Para os meus amigos de Setúbal ( e os do Seixal tb)

Descobri o paradeiro do ex-vereador da CM de Setúbal do PCP que saiu com o ex-presidente Carlos Sousa, Aranha Figueiredo. Veio para os quadros da CM do Seixal, a auferir uma módica quantia de 4400 euros.
Para confirmar tal informação: http://rumoabombordo.blogspot.com/2008/04/aranha-figueiredo-veio-para-descansar.html

Banco Alimentar - 3 e 4 de Maio


Eleições no PSD - Quo Vadis PSD

Neste mês de Maio de 2008, o Partido Social Democrata enfrenta talvez a pior crise desde a sua fundação em Portugal. Estamos num ponto crítico para o Partido Social Democrata.
Vamos entrar num processo eleitoral para a Comissão Política Nacional, que se pode revelar decisivo para o futuro do partido. Quando me refiro a tal processo como sendo decisivo é Ipsis Verbis o significado que lhe pretendo dar. O verdadeiro sentido literal. Pois, consoante o resultado desta eleição interna no PSD, consoante o eventual candidato que o PSD apresentar às eleições legislativa de 2009, assim se escreverá o futuro deste nosso partido, o futuro de Portugal.
Entrando no campo hipotético, como tal extremamente subjectivo, se por um acaso do destino e vontade dos cidadãos eleitores portugueses, o resultado do PSD nas próximas eleições legislativas em 2009 for abaixo do mínimo esperável, ou por outras palavras, se o PS se mantiver no governo com uma maioria confortável (não necessitando do PSD para estabelecer maiorias absolutas) ou absoluta, o próprio PSD irá enfrentar uma divisão de tal intensidade e profundidade, que poderá levar ao esvaziamento e à extinção do mesmo como social-democracia em Portugal.
Na minha modesta opinião penso que nem todos os social-democratas se aperceberam da gravidade da situação.
Não pretendendo ser o arauto da desgraça. Apenas um grito de alerta de modo a acordar os mais distraídos.
As bases do partido devem exercer o seu sentido de voto com responsabilidade e conhecimento de quem sabe que está a decidir o futuro do partido e o futuro de Portugal. Não é o momento para virar costas ao PSD. Estamos numa fase decisiva e como tal, como militante estarei disponível para defender os interesses da social-democracia no nosso PSD.
Por um PSD forte, para um Portugal melhor.

Crise Alimentar


Sem ninguém prever ou esperar, aí está ela, uma crise alimentar.

Preço do Petróleo;

Dólar fraco;

Consumo/produção de Biodiesel;

Ano de produção alimentar fraca;
Prevê-se que os bens alimentares irão aumentar 39% só este ano!!
Se tal acontecer vamos ter famílias a passar efectivamente fome.

28/04/2008

República das Bananas - Invasão de Esquadra


Só num país como o nosso, mais semelhante a uma chamada "República das Bananas", um país do faz de conta é que poderiamos ter um código de Processo Penal tão laxivo perante a actuação dos agentes judiciários no momento da captura de um arguido/suspeito.

Quase o inimaginável, para o comum dos cidadãos acontece no dia a dia dos agentes que juraram proteger a ordem pública e defender os cidadãos. O sentimento de trabalho deitado fora; o sentimento de falta de reconhecimento; o sentimento de impunidade...

Estamos a caminhar a passos largos para uma grave crise social.

O cidadão normal, é mais constrangido por uma máquina fiscal, uma ASAE, uma Brigada de trânsito, uma inspeção do carro... do que um criminoso sente-se constrangido na sua má actuação pela policia.

Para compor o ramalhete, só faltava mesmo uma invasão a uma esquadra de polícia, em plena luz do dia e para agredir um outro cidadão que procurou ali refúgio. Embora não seja caso inédito demonstra-se que nível de proteção a PSP consegue transmitir aos cidadãos.

25/04/2008

Os chamados tiros nos pés que tanto alguns gostam de dar

Líder do PSD-Madeira discursou perante o Conselho Nacional do partido
Jardim critica “idiotas úteis” que no PSD criticaram Menezes e elogiaram Sócrates
25.04.2008 - 16h27 PÚBLICO

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1326956

Ajuda de Mãe - Porque vale mesmo a pena


"A quinta edição da Campanha para o Dia da Mãe da Ajuda de Mãe vai decorrer nos próximos dias 28 e 29 (terça e quarta-feira) na região de Lisboa: Amoreiras Shopping Center, Centro Colombo, Centro Alegro, Oeiras Parque, Cascaishopping e Pingo Doce de Linda-a-Velha.
A campanha vai dividir-se em dois tipos de acção: angariar e recolher donativos para as mães e bebés, que serão depositados numa caixa devidamente identificada e acompanhada pelos voluntários da instituição, e vender brindes cujos lucros revertem a favor da Ajuda de Mãe.
A instituição lembra que todas as ajudas receberão um recibo de donativo, beneficiando dos incentivos fiscais previstos na Lei do Estatuto do Mecenato Familiar" in Semanário SOL


Mais informações em:

19/04/2008

Cónego Melo morreu hoje em Fátima


O monsenhor Eduardo Melo Peixoto, mais conhecido por cónego Melo, morreu hoje em Fátima (Público.pt)

Quem diria? Revoltante


17/04/2008

Vitória de Pirro


Menezes demite-se e convoca eleições antecipadas no PSD


“O país está a ir por um caminho perigoso e necessita de um PSD que não tenha que pedir um favor para existir. Sendo político, também sou médico, que jurou lutar pela vida e esta forma de agir não tem nada a ver comigo. Eu nunca matei pelas costas”, disse o ainda líder do PSD.

Povo: Casamentos para ricos e pobres, Isilda Pegado, Público, 080417

Um excelente artigo,
de uma pessoa muito respeitável,
sobre um assunto muito delicado.


Povo: Casamentos para ricos e pobres, Isilda Pegado, Público, 080417

Artigo de Pacheco Pereira


15/04/2008

Só não vê quem não quer ver!

Os sindicatos clamam vitória.
Não concordam com um sistema de avaliação mas ele manteve-se para já ser aplicado no próximo ano lectivo.
Mas os sindicatos clamam vitória.
Não houve alteração do injustissimo ECD para professores não titulares.
Mas os sindicatos clamam vitória.

Até a doutora Ana Benavente percebeu a realidade melhor do que os nossos "competentes" sindicalistas.

Ana Benavente, ex-secretária de Estado da Educação nos Governos de António Guterres acusou o actual Executivo de "chantagear" os professores e os sindicatos e de estes "não honrarem os 100 mil professores que estiveram na rua".
Numa entrevista que foi hoje para o ar no programa "Minuto a Minuto" do Rádio Clube Português, Ana Benavente afirmou que "é muito feio um Governo socialista dizer - quando as escolas afirmam que não têm condições para o fazer - que, sem avaliação, os professores contratados não serão colocados" e que "isto é chantagem. Uma chantagem que surtiu efeito".(in Expresso)

12/04/2008

Perigo para peões e condutores

Neste nosso munícipio existe algo sobre o qual não me canso de me interrogar.
Como será que se estabelecem os sítios para instalação (colocação) dos contentores para resíduos sólidos urbanos (lixo) e para a colocação dos chamados pontos verdes ou contentores para a colocação separada de papel, plásticos, latas, etc.

Quais são os critérios?
Apenas geográficos e demográficos?
E então e os critérios de segurança rodoviária? Não existem?
É que grande parte destes "contentores" estão colocados no passeio, ocupando parte da via destinada a peões e muitos deles constituem um obstáculo objectivo ao trânsito de pessoas e veículos automóveis. Podem assim prejudicar a visibilidade de condutores e peões, algo que deve ter-se em conta aquando colocação.


Aqui ficam dois exemplos:

Dia Global pelo Darfur neste Domingo




"Milhares de activistas em todo o mundo manifestam-se pela paz nesta região sudanesa, em profunda crise
Neste Domingo, 13 de Abril, dezenas de milhares de activistas irão manifestar-se a favor das crianças do Darfur um pouco por todo o mundo, para assinalar a quinta edição do Dia Global por Darfur. Em Portugal, a Plataforma PorDarfur delegou na Amnistia Internacional a coordenação da campanha sobre as crianças no Darfur."


Frase do Dia

"Se o Governo contabilizasse o número de portugueses que procuram trabalho em Espanha na construção civil, o desemprego não seria de oito por cento (...) Atingiria os dois dígitos", afirmou Menezes, no final do primeiro dia do "Roteiro Mudar Portugal", em que andou pelo distrito de Bragança.

11/04/2008

Fogo-de-artíficio


Vencimentos e fogo-de-artíficio de montantes algo chocantes para o comum cidadão, in semanário SOL



Aqui fica, com a devida vénia um pequeno excerto:

"José Miguel Júdice apanhou de surpresa a oposição, quando apareceu esta quarta-feira na reunião da Câmara de Lisboa para a apresentar aos vereadores o seu plano para a requalificação da frente ribeirinha.
O documento foi classificado, de forma unânime, pela oposição como «uma lista de obras» e um «plano de intenções». Mas as maiores críticas foram para os dinheiros que a sociedade que liderará o projecto -- orçado em 165 milhões de euros -- pretende gastar.
Um dos pontos mais polémicos foi o anúncio de um espectáculo de fogo-de-artíficio e som, que a sociedade pretende dar em frente ao mosteiro dos Jerónimos para comemorar o centenário da República, e que vai custar cerca de 5 milhões de euros.
Mas os vereadores questionaram também as verbas – cerca de um milhão de euros – que a sociedade prevê para pagar aos três administradores executivos do conselho de administração – já que Júdice irá trabalhar sem qualquer remuneração.

02/04/2008

Peregrino do Amor - Homenagem ao Papa João Paulo II

No terceiro aniversário da sua morte...alguém que não se esquece!

31/03/2008

Por Favor não venham agora defender a autoridade do professor na escola

Este é um desabafo que é dirigido a todos que acham que as suas atitudes não têm consequências


Às pessoas que :

Ao propor na Assembleia da República um determinado conjunto de propostas com sentido de agilizar e facilitar o “rompimento” de um laço de família como aquele que é estabelecido pelo casamento, que para alguns é muito mais do que um mero contrato;
Ao defender a união de facto, a equiparação da mesma ao acima referido casamento, ao defender que qualquer união deve ter tutela e direitos jurídicos, que assim as pessoas não têm nada que as possa prender; no fundo a defender uma forma de vida muito em voga na nossa sociedade que é só termos direitos e poucos deveres;
Ao despenalizar o consumo de droga, que conduziu a um aumento exponencial do mesmo, e com isso não dar indicações às gerações mais novas da nossa sociedade sobre aquilo que é bom e que é mau;
Ao defender, no fundo um “liberalismo”, do permitir todo e qualquer tipo comportamento, com menos regras possíveis;
Ao liberalizar, e branquear a morte de nascituros, retirando-lhes quaisquer direitos, retirando-lhes a possibilidade de viverem, branqueando comportamentos…
Ao defender o facilitismo…

A esses Por Favor não defendam agora a autoridade do professor na escola… pensem antes de agir, pensem que toda acção ... tem uma reação.

28/03/2008

Chelas - Barreiro



"O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) elege o eixo Chelas-Barreiro como melhor opção para a terceira travessia sobre o Tejo. A notícia é hoje avançada pelo "Jornal de Negócios", que cita uma conclusão preliminar do LNEC.
No entanto, o LNEC aponta problemas ambientais ligados à contaminação de terrenos em relação a esta opção Chelas-Barreiro. "
in Jornal de Negócios




Será que desta forma iremos finalmente ter uma despoluição dos solos contaminados no Barreiro e Seixal?


Será que pelo menos esta nova travessia do Rio Tejo servirá para melhorar a qualidade de vida?
A serra da Arrábida e as pedreiras?


A co-incineração na secil?


A celulose da Portucel em Setúbal que retira imensa qualidade de vida aos sadinos, em virtude dos cheiros nauseabundos que liberta?


Para quando ver que o futuro da região deLisboa está na margem sul e que aqui vivem cidadãos de pleno direito!




Será desta!!

Vale a pena dar uma vista de olhos


Será que já se esqueceram? 1989 Tiananmen Square Protests

Internet o Poder do Novo Milénio - Youtube Power

Neste dia de Primavera de 2008, podemos constatar força da internet e dos motores de divulgação de imagens e de vídeos. Um verdadeiro poder. Uma forma das minorias passarem a sua mensagem. Uma forma de contra-poder, em que a democracia consiste no poder de dar voz a quem não a tem, de mostrar aquilo que muitos querem esconder...
Só três exemplos:
- A situação na escola de Matosinhos;
- O governo de Israel a divulgar imagens de um ataque terrorista, e
- Um deputado holandês a praticamente insultar a religião islâmica incentivando ódios.

Como podemos aferir por estes exemplos, nem sempre a internet é usada pelos melhores propósitos. Mas, é cada vez mais uma realidade a ter em conta pelos governos de todos os países do mundo. Esperemos que esta nova realidade possa ser usada pelo bem e para o bem das pessoas.

Quais Direitos Humanos?


"O ministro da Presidência afirmou hoje ser intenção do Governo fazer-se representar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, em Agosto, dizendo que o executivo deve estar sempre presente onde desfila a bandeira nacional. "
in Diário Digital

27/03/2008

Um Sábio Versículo

És tu que fazes planos sábios e obras magníficas. Tu vês tudo o que fazem os seres humanos, e dás a recompensa segundo o que merecem, segundo o seu comportamento. (Jeremias 32:19)

26/03/2008

Redução do IVA - Propaganda Governamental


Com uma pompa e circunstância o governo anunciou hoje que vai baixar o IVA, a partir de 1 de Julho, de 21% para 20%.

A meu ver uma medida completamente despropositada e sem sentido para o mediano consumidor final. Tal diferença de taxação vai significar um encaixar menor de receitas para o Estado e um embolsar desses valores por um punhado de empresários, e de comerciantes.

Não afirmo isto por dizer, mas baseado na experiência daquilo que foi a transição do Escudo para o Euro e mais recentemente da alteração realizada no que diz respeito ao Imposto autómovel. Quer num caso quer noutro, o prejudicado foi o consumidor final. Os beneficiados foram apenas os comerciantes e os intermediários.

Em vez de descer agora o IVA e manter em expectativa uma outra eventual descida, deveria desde logo desce-lo de modo que o consumidor final visse refllectido no preço de venda ao público verdadeiramente uma redução.

Esta é uma descida simbólica, sem impacto na carteira do consumidor final. O mais provável é que esta descida nunca venha a ser reflectida nos preços finais. Os ganhos desta medida vão ser todos absorvidos pelos intermediários e vendedores finais. O consumidor final, que somos todos nós, nada irá sentir.

Esta medida não é uma medidada económica-financeira, mas apenas uma medida desde já eleitoralista. Mas que, por outro lado, demonstra que foram pedidos excessivos sacrificios aos portugueses e que estes (a chamada classe média e média baixa) é que pagaram a crise... uma crise que ainda não terminou, mantendo-se o perigo de recessão, e que se pode agravar, como consequência da crise nos Estados Unidos.

Mais uma vez se demonstra que não existe uma politica governamental e que este governa "à vista".

O entendimento comunista dos Direitos Humanos

Comentário único: Os Direitos Humanos só merecem defesa quando isso interessa, aos comunistas e aos poderosos capitalistas (como os extremos se tocam)

25/03/2008

Fábrica da Mundet











Neste nosso bonito concelho, mas a meu ver tão mal dirigido, onde os investimentos camarários não tem um rumo que lhes proporcione uma ajustada retribuição para a população, não é de estranhar o que se passa com a antiga fábrica da Mundet. Mais um investimento ao abandono e de tal modo degradado que se encontra em perigo de cair (conforme imagens que se juntamcom a legenda: Perigo de derrocada no interior; Acesso interdito).


Mas, no entanto, é de louvar a colocação do sinal. Revela que pelo menos no executivo municipal há conhecimento da degradação que grassa na antiga fábrica da Mundet.




Mais uma vez no nosso concelho os projectos permanecem adiados e passam-se de mandatos para mandatos, de panfleto de propanganda eleitoral, para panfleto de eleições seguintes, mediante um esconder e escamotear de uma verdade que é o pântano que se encontra a gestão municipal. Hipoteca-se o futuro das finanças municipais, com estranhos acordos para a construção de Paços Municipais e de oficinas municipais. Tudo isto acumulando-se gastos, prejuízos e não se vendo qualquer resultado.



Sãos as eternas marinas adiadas...


É o Museu Cargaleiro...


É o Conservatório de Música...


É a alternativa à estrada nacional 10...


É a Quinta da Trindade também em ruína...


São os Moinhos de maré ao abandono...


As piscinas municipais de Paio Pires...


São as piscinas municipais de Arrentela... etc.




Graças a Deus, o tratamento de águas residuais saiu da competência deste municipio, senão também aí ainda estaríamos pior.




Em mais de trinta anos o pouco que aqui foi feito deveu-se essencialmente à iniciativa privada, e ao estado.








Mas, infelizmente, os munícipes deste bonito concelho são pessoas pouco exigentes, pois de contrário já há muito que teriam pelo menos experimentado a mudança...

...quem sabe acordam para as próximas eleições autárquicas.



É tempo de dizer chega...


É tempo de dizer basta...


É tempo de mudança!!

24/03/2008

Como Economizar

Primeiro os professores.
a seguir os militares,
depois os polícias,
sem esquecer os funcionários públicos,
nem os médicos,
os juízes e procuradores, e por fim os advogados.

A todos procuraram dividir, ostracizar, enxovalhar..tudo para economizar.

Fizeram uns voltarem-se contra os outros.
Dividir para reinar.
Para se manterem impávidos e serenos, perante a dor do próximo que é espezinhado.

Mas, "Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: o escravo não é maior que o senhor. Se perseguiram a mim, também hão-de perseguir a vós" (Jo 15, 20)

22/03/2008

Uma Santa Páscoa

(A deposição no túmulo, Caravaggio 1602/4)

O verdadeiro pastor é Aquele que conhece também o caminho que passa pelo vale da morte; Aquele que, mesmo na estrada da derradeira solidão, onde ninguém me pode acompanhar, caminha comigo servindo-me de guia ao atravessá-la: Ele mesmo percorreu esta estrada, desceu ao reino da morte, venceu-a e voltou para nos acompanhar a nós agora e nos dar a certeza de que, juntamente com Ele, encontramos uma passagem.
(Bento XVI - Spes Salvi)

Cristo ressuscitado é a vitória de Deus sobre a morte (L. Giussani).


Uma Santa Páscoa

13/03/2008

CARTA DO PAPA BENTO XVI - Vale a pena ler

Queridos fiéis de Roma! Pensei dirigir-me a vós com esta carta para vos falar de um problema que vós próprios sentis e sobre o qual as várias componentes da nossa Igreja se estão a comprometer: o problema da educação. Todos temos a preocupação pelo bem das pessoas que amamos, sobretudo das nossas crianças, adolescentes e jovens. De facto, sabemos que depende deles o futuro desta nossa cidade. Portanto, não podemos deixar de ser solícitos pela formação das novas gerações, pela sua capacidade de se orientar na vida e discernir o bem do mal, pela sua saúde não só física mas também moral. Mas educar nunca foi fácil, e hoje parece tornar-se sempre mais difícil. Sabem-no bem os pais, os professores, os sacerdotes e todos os que desempenham responsabilidades educativas directas. Fala-se por isso de uma grande "emergência educativa", confirmada pelos insucessos com os quais com muita frequência se confrontam os nossos esforços para formar pessoas sólidas, capazes de colaborar com os outros e dar um sentido à própria vida. É espontâneo, então, culpar as novas gerações, como se as crianças que nascem hoje fossem diversas das que nasciam no passado. Além disso, fala-se de uma "ruptura entre as gerações", que certamente existe e pesa, mas que é o efeito, e não a causa, da malograda transmissão de certezas e valores. Devemos portanto atribuir a culpa aos adultos de hoje, que talvez já não sejam capazes de educar? É forte certamente, quer entre os pais quer entre os professores e em geral entre os educadores, a tentação a renunciar, e ainda antes o risco de não compreender nem sequer qual seja o seu papel, ou melhor a missão que lhes foi confiada. Na realidade, estão em questão não só as responsabilidades pessoais dos adultos ou dos jovens, que são reais e não devem ser escondidas, mas também uma atmosfera difusa, uma mentalidade e uma forma de cultura que fazem duvidar do valor da pessoa humana, do próprio significado da verdade e do bem, em síntese, da bondade da vida. Então, torna-se difícil transmitir de uma geração para a outra algo de válido e de certo, regras de comportamento, objectivos credíveis com base nos quais construir a própria vida. Queridos irmãos e irmãs de Roma, a este ponto gostaria de vos dizer uma palavra muito simples: não temais! Todas estas dificuldades, de facto, não são insuperáveis. São antes, por assim dizer, a outra face da moeda daquele dom grande e precioso que é a nossa liberdade, com a responsabilidade que justamente a acompanha. Contrariamente a quanto acontece no campo técnico ou económico, onde os progressos de hoje se podem somar aos do passado, no âmbito da formação e do crescimento moral das pessoas não existe uma semelhante possibilidade de acumulação, porque a liberdade do homem é sempre nova e portanto cada pessoa e cada geração deve tomar de novo, e directamente, as suas decisões. Também os maiores valores do passado não podem simplesmente ser herdados, devem ser feitos nossos e renovados através de uma, muitas vezes difícil, escolha pessoal. Mas quando as bases são abaladas e faltam as certezas fundamentais, a necessidade daqueles valores volta a fazer-se sentir de modo urgente: assim, em concreto, aumenta hoje o pedido de uma educação que o seja verdadeiramente. Pedem-na os pais, preocupados e muitas vezes angustiados com o futuro dos próprios filhos; pedem-na muitos professores, que vivem a triste experiência da degradação das suas escolas; pede-a a sociedade no seu conjunto, que vê postas em dúvida as próprias bases da convivência; pedem-na no seu íntimo os próprios jovens, que não querem ser deixados sozinhos perante os desafios da vida. Mas cada verdadeiro educador sabe que para educar deve doar algo de si mesmo e que só assim pode ajudar os seus alunos a superar egoísmos e a tornar-se por sua vez capazes de amor autêntico. Há já numa criança um grande desejo de saber e de compreender, que se manifesta nas suas contínuas perguntas e pedidos de explicações. A educação seria, portanto, muito pobre se se limitasse a dar noções e informações, e deixasse de lado a grande pergunta em relação à verdade, sobretudo àquela verdade que pode servir de orientação na vida. Também o sofrimento faz parte da verdade da nossa vida. Por isso, procurando proteger os mais jovens de qualquer dificuldade e experiência do sofrimento, arriscamos a fazer crescer, apesar das nossas boas intenções, pessoas frágeis e pouco generosas: a capacidade de amar corresponde de facto à capacidade de sofrer, e de sofrer juntos. Chegamos assim, queridos amigos de Roma, talvez ao ponto mais delicado da obra educativa: encontrar um justo equilíbrio entre a liberdade e a disciplina. Sem regras de comportamento e de vida, feitas valer dia após dia também nas pequenas coisas, não se forma o carácter e não se está preparado para enfrentar as provas que não faltarão no futuro. Mas a relação educativa é antes de tudo o encontro de duas liberdades e a educação com sucesso é formação para o recto uso da liberdade. Mas à medida que a criança cresce, torna-se um adolescente e depois um jovem; portanto devemos aceitar o risco da liberdade, permanecendo sempre atentos a ajudá-lo a corrigir ideias e opções erradas. O que nunca devemos fazer é favorecê-lo nos erros, fingir que não os vemos, ou pior partilhá-los, como se fossem as novas fronteiras do progresso humano. Portanto, a educação nunca pode prescindir daquela respeitabilidade que torna credível a prática da autoridade. De facto, ela é fruto de experiência e competência, mas adquire-se sobretudo com a coerência da própria vida e com o comprometimento pessoal, expressão do amor verdadeiro. Portanto, o educador é uma testemunha da verdade e do bem: sem dúvida, também ele é frágil e pode falhar, mas procurará sempre de novo pôr-se em sintonia com a sua missão. Caríssimos irmãos de Roma, destas simples considerações sobressai como é decisivo na educação o sentido de responsabilidade: responsabilidade do educador, certamente, mas também, e na medida em que cresce com a idade, responsabilidade do filho, do aluno, do jovem que entra no mundo do trabalho. É responsável quem sabe responder a si mesmo e aos outros. Além disso, quem crê procura responder a Deus que o amou primeiro. A responsabilidade é em primeiro lugar pessoal, mas existe também uma responsabilidade que partilhamos juntos, como cidadãos de uma mesma cidade e de uma nação, como membros da família humana e, se somos crentes, como filhos de um único Deus e membros da Igreja. De facto as ideias, os estilos de vida, as leis, as orientações gerais da sociedade em que vivemos, e a imagem que ela dá de si mesma através dos meios de comunicação, exercem uma grande influência sobre a formação das novas gerações, para o bem mas muitas vezes também para o mal. Contudo a sociedade não é uma abstracção; no final somos nós próprios, todos juntos, com as orientações, as regras e os representantes que elegemos, mesmo sendo diversos os papéis e as responsabilidades de cada um. Portanto, há necessidade da contribuição de cada um de nós, de cada pessoa, família ou grupo social, para que a sociedade, começando pela nossa cidade de Roma, se torne um ambiente mais favorável à educação. Por fim, gostaria de vos propor um pensamento que desenvolvi na recente Carta Encíclica Spe salvi sobre a esperança cristã: a alma da educação, como de toda a vida, só pode ser uma esperança certa. Hoje a nossa esperança está insidiada de muitas partes e corremos o risco de nos tornarmos, também nós, como os antigos pagãos, homens "sem esperança e sem Deus neste mundo" como escrevia o apóstolo Paulo aos cristãos de Éfeso (Ef 2, 12). Precisamente daqui nasce a dificuldade talvez mais profunda para uma verdadeira obra educativa: na raiz da crise da educação está de facto uma crise de confiança na vida. Não posso terminar esta carta sem um caloroso convite a ter Deus como nossa esperança. Só Ele é a esperança que resiste a todas as desilusões; só o seu amor não pode ser destruído pela morte; só a sua justiça e a sua misericórdia podem sanear as injustiças e recompensar os sofrimentos suportados. A esperança que se dirige a Deus nunca é esperança só para mim, é sempre também esperança para os outros: não nos isola, mas torna-nos solidários no bem, estimula-nos a educar-nos reciprocamente para a verdade e para o amor. Saúdo-vos com afecto e garanto-vos uma especial recordação na oração, enquanto envio a todos a minha Bênção. Vaticano, 21 de Janeiro de 2008.
BENEDICTUS PP. XVI

O Socialismo que temos ou será Liberalismo??


Segundo notícia do jornal "Diário Digital (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=323126) foi implementada mais uma grande reforma em Portugal, impelida pela enorme vontade de modernização do nosso primeiro.

Só o nome dado é algo de tremendo mau gosto: "Divórcio na Hora".

Através desta "grande inovação", um casal pode conseguir requerer e obter o divórcio numa questão de quinze vinte minutos.

É sem dúvida uma grande simplificação. Fica muito mais fácil divorciar-se do que casar-se.

Para este governo socialista os valores como a família são extremamante relativos.

É desprestigiar um instituto como o casamento.

Triste num paìs em que cada vez menos casamentos existem, e cada vez mais divórcios e com uma natalidade em descrescendo.

Que obsessão este governo tem contra os valores da família?

Espero que desta vez os responsáveis pela Igreja Católica não se deixem ficar calados. É tempo de dizer chega.

Não será necessário um período de reflexão entre os conjugês? Uma discussão, uma chatice que dura uma semana, um dia mais dificil e o sempre acesso fácil ao divórcio.

Quo Vadis Portugal?

12/03/2008

11/03/2008

Para reflectir...

Nós só nascemos ontem e nada sabemos ainda; a nossa vida é uma pequena sombra sobre a terra. (Job 8:9)

Professores mais decisivos para o futuro do País do que políticos - D. José Policarpo

Educação: Professores mais decisivos para o futuro do País do que políticos - D. José Policarpo
Lisboa, 11 Mar (Lusa) - O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, considerou hoje que os professores são mais decisivos para o futuro do País do que os políticos e financeiros, o que mereceu elogios do PSD.
21:45 Terça-feira, 11 de Mar de 2008/ Expresso



"Os professores e educadores são um grupo decisivo para o futuro do País, mais decisivo do que os políticos, técnicos e financeiros", sustentou D. José Policarpo, em declarações à Rádio Renascença, à margem do lançamento das Obras Escolhidas de D. António Ribeiro, em Lisboa.
Instado pela Agência Lusa a comentar estas afirmações, Pedro Duarte, deputado do PSD, referiu que as mesmas "vão ao encontro da valorização e dignificação da função do professor".
"São palavras que o Governo, que tem criticado os professores, deveria ouvir com atenção", frisou, lembrando que "o futuro do País passa pela requalificação dos recursos humanos" e que os seus "principais protagonistas são os professores".
O PCP e o Bloco de Esquerda optaram por não comentar as declarações. Do PS e do CDS-PP não foi possível, até ao momento, obter uma reacção.
D. José Policarpo apelou ainda à "calma, "à reflexão mais profunda" e a que haja "muita compreensão" perante "as dificuldades sentidas" pelos docentes, que "se dedicam à tarefa fundamental, inventiva e árdua que é educar".
ER.
Lusa/

10/03/2008

Uma imagem vale por mil palavras











Totalitarismo

"[O Governo tem de ] manter a avaliação e pôr fim ao diálogo como os sindicatos. Custe o que custar. Mesmo a maioria absoluta."
António Ribeiro Ferreira, "Correio da Manhã", 10 de Março de 2008


Lembrem-se em 2009

06/03/2008

Só uma pequena frase para reflectir

"A primeira fase do saber, é amar os nossos professores"
(Erasmo de Roterdão)

03/03/2008

Curiosidade Pascal

Foi-me enviado por um amigo e gostei como tal decidi partilhar.

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

Crónica de Vasco Pulido Valente

Achei muito acertada esta crónica do Vasco Pulido Valente e claramente actual.


A avaliação dos professores02.03.2008, Vasco Pulido Valente

Como se pode avaliar professores, quando o Estado sistematicamente os "deseducou" durante 30 anos? Como se pode avaliar professores, quando o ethos do "sistema de ensino" foi durante 30 anos conservar e fazer progredir na escola qualquer aluno que lá entrasse? Como se pode avaliar professores, se a ortodoxia pedagógica durante 30 anos lhes tirou pouco a pouco a mais leve sombra de autoridade e prestígio? Como se pode avaliar professores, se a disciplina e a hierarquia se dissolveram? Como se pode avaliar professores, se ninguém se entende sobre o que devem ser os curricula e os programas? Como se pode avaliar professores se a própria sociedade não tem um modelo do "homem" ou da "mulher" que se deve "formar" ou "instruir"?Sobretudo, como se pode avaliar professores, se o "bom professor" muda necessariamente em cada época e cada cultura? O ensino de Eton ou de Harrow (grego, latim, desporto e obediência) chegou para fundar o Império Britânico e para governar a Inglaterra e o mundo. Em França, o ensino público, universal e obrigatório (grego, latim e o culto patriótico da língua, da literatura e da história) chegou para unificar, republicanizar e secularizar o país. Mas quem é, ao certo, essa criatura democrática, "aberta", tolerante, saudável, "qualificada", competitiva e sexualmente livre que se pretende (ou não se pretende?) agora produzir? E precisamente de que maneira se consegue produzir esse monstro? Por que método? Com que meios? Para que fins? A isso o Estado não responde.O exercício que em Portugal por estúpida ironia se chama "reformas do ensino" leva sempre ao mesmo resultado: à progressão geométrica da perplexidade e da ignorância. E não custa compreender porquê. Desde os primeiros dias do regime (de facto, desde o "marcelismo") que o Estado proclamou e garantiu uma patente falsidade: que a "educação" era a base e o motor do desenvolvimento e da igualdade (ou, se quiserem, da promoção social). Não é. Como se provou pelo interminável desastre que veio a seguir. Mas nem essa melancólica realidade demoveu cada novo governo de mexer e remexer no "sistema", sem uma ideia clara ou um propósito fixo, imitando isto ou imitando aquilo, como se "aperfeiçoar" a mentira a tornasse verdade. Basta olhar para o "esquema" da avaliação de professores para perceber em que extremos de arbítrio, de injustiça e de intriga irá inevitavelmente acabar, se por pura loucura o aprovarem. Mas loucura não falta.

26/02/2008

Estado de Direito Democrático? Onde?

A ministra da Educação disse hoje, em Matosinhos, que "não há providências cautelares que possam interromper o processo de avaliação" dos professores (in Público).

Agora sim temos a certeza que as decisões dos tribunais são só para alguns... nem todos mostram respeito e obediência às decisões dos tribunais.
Uma providência cautelar é, tal como o nome indica, para obviar que um direito seja prejudicado ou ofendido, como tal suspende qualquer tipo de procedimento, neste caso administrativo.
São declarações confrangedoras vindas de uma pessoa que devia pugnar pelo príncipio da legalidade e pela democracia.
Só queria ter a tampinha dessa lata.

O Museu Virtual Aristides Sousa Mendes


Destituído do cargo por Oliveira Salazar por ter desobedecido a ordens e "desonrado" Portugal, Sousa Mendes morreu na miséria em 1954.

Pouco a pouco Portugal começa a ter sentido de gratidão para com um dos seus mais representativos cidadãos. O museu virtual Aristides Sousa Mendes foi inaugurado pelo presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, assinalando os 20 anos da decisão de reabilitação do diplomata pelo Parlamento.

Está um trabalho interessante e que merece uma visita.



Para visitar, clique aqui -> Museu Virtual de Aristides Sousa Mendes

24/02/2008

O Governo Sócrates está a celebrar o terceiro aniversário - Só falta um

O que à primeira vista parece uma má notícia, poderá ser lida de modo bem diferente e verificarmos que falta pouco mais de um ano para termos eleições legislativas. E aí sim podemos dar a resposta necessária ao actual nosso primeiro…
- Podemos livrar-nos do senhor que prometeu o referendo ao tratado europeu e não o fez; do socialista que fechou urgências por todo o país;
- Do senhor que defendeu e aprovou a legalização de inocentes;
- Do senhor que atingiu recordes de desemprego quando tinha prometido 150000 empregos (não disse é que ia perder-se mais de 250000 empregos);
- O senhor que fechou maternidades e quer fechar tribunais;
- O senhor que publicou um Estatuto da carreira docente dos professores que tinha como único e exclusivo motivo reduzir despesa e impedir que os docentes progredissem na carreira;
- O senhor que não sabe fazer conta e que continua a falar como se estivesse na oposição;
- O senhor que se incomoda com a manifestação de professores defendendo os seus direitos, um senhor que tirou uma licenciatura numa universidade que lhe permitiu tudo e mais alguma coisa, desde exames no mesmo dia e ao sábado;
- O senhor para qual a exigência é só para os outros;
- O senhor que colocou cidadãos em tribunal por o criticarem;
- O senhor que continua a culpar os governos do PSD, quando nos últimos onze anos estivemos oito anos com governos socialistas;
- O senhor que faz lembrar um outro senhor….

18/02/2008

Discriminação - Mais uma violação do Príncipio da Igualdade pelo nosso primeiro

"O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado considera discriminatório que os funcionários públicos tenham de descontar mais um por cento dos seus salários que os restantes trabalhadores para que lhes seja reconhecido o direito à protecção social em caso de desemprego. Por esta razão, o sindicato presidido por Bettencourt Picanço pediu ao Presidente da República que vete o Decreto-Lei número 187 sobre a Protecção no Desemprego na Administração Pública ou, pelo menos, que solicite a sua fiscalização preventiva pelo Tribunal Constitucional. A organização sindical alega que este decreto “viola o princípio da igualdade” ao fazer com que os funcionários descontem uma taxa social total de 12 por cento, enquanto os restantes trabalhadores descontam 11 por cento."in Correio da Manhã, 18/02/08

17/02/2008

E o Direito à Indignação??


É incrivel a forma como o nosso primeiro-ministro reage a uma concentração de pessoas convocadas por sms....


Correio da Manhã, 16/02/08


Dezenas de pessoas concentraram-se este sábado à porta da sede nacional do PS, no Largo do Rato (Lisboa), ao mesmo tempo que professores militantes do partido e o secretário-geral, José Sócrates, entravam para uma reunião. A manifestação foi convocada por SMS e visava a política educativa do Governo.


Alguns dos manifestantes disseram ser professores e que tinham sido convocados a partir de mensagens de telemóvel, alegando desconhecer quem enviou os SMS.José Sócrates já comentou a concentração, afirmando tratar-se de militantes de outros partidos. "Nunca tinha visto isto em tantos anos de democracia e considero absolutamente lamentável. São militantes de outros partidos, eu sei bem do que estou a falar", disse o secretário-geral.O Primeiro-ministro anunciou na sexta-feira que se reuniria na sede nacional do seu partido com professores socialistas de todos os distritos, com o objectivo analisar a política de educação do Governo.

16/02/2008

Que falta de educação

O incrível sucedeu.
A ministra da educação foi à Assembleia da República e reuniu com alguns alguns deputados do PS que questionaram-na sobre algumas das suas políticas daeducação.Confrontada com essas dúvidas o que faz a ministra... Responde ?Não...Acusa antes os deputados de ao colocarem dúvidas estarem a dar voz aos"professorezecos"...Assim mesmo, os "professorzecos".Vale a pena ? Vale ?Esta notícia foi publicada no Público, mas, por alguma razão, passoupraticamente despercebida, divulguem-na para que se perceba o calibredesta ministra.http://educar.files.wordpress.com/2008/01/ps.jpg

09/02/2008

Quem merecia ser avaliado?

A Providência cautelar interposta pelo Sindep (sindicato de professores) no Tribunal Administrativo de Lisboa foi aceite, bem como os seus efeitos suspensivos. O Ministério da educação tem assim dez dias para contestar o aceitamento.
O problema desta questão é o mesmo do serviço nacional de saúde, das finanças, da avaliação dos funcionários públicos, dos patrocínios oficiosos. O mal é sempre o mesmo: pôr o carro à frente dos bois. Mas, não só. É também exigir a todos que se comportem e sejam céleres, quando o próprio governo não se comporta e não é célere.
Na minha modesta opinião isto tem um nome, chama-se incompetência. Um ministério da educação exigir às escolas, exigir aos professores que procedam de acordo com portarias, despachos e circulares com que são bombardeados todos os dias. Burocratizando o sistema o sistema de ensino. Emperrando inclusivamente o bom funcionamento das escolas. E quando se trata de algo que deveria a ser o ministério a fazer , para espanto do comum dos mortais, não o faz a tempo encontrando-se ainda em atraso. Mas com desplante de exigir a todos os outros agentes de educação que não se atrasem.
No que diz respeito ao serviço nacional de saúde, vivemos de centros fechados, maternidades fechadas, urgências fechadas e serviços alternativos adiados ou ainda não implementados. Que mais se pode dizer

08/02/2008

Primeiro aniversário do referendo ao Aborto

No dia 11 de Fevereiro (próxima segunda-feira) faz um ano sobre o referendo do aborto. No dia 9 de Fevereiro, Sábado, entre as 10h30 e as 12h30, na Associação Comercial de Lisboa (na Rua das Portas de Santo Antão) encontrar-nos-emos naquilo que pretendemos seja um grande encontro do Não: dos que estivemos empenhados na campanha pelo país inteiro e numa grande demonstração de força de que queremos e nos empenhamos em reverter o resultado desse referendo. NÃO PODE FALTAR NENHUM DE NÓS! TRAGAM OS VOSSOS FILHOS, ENCHAM A CASA!

Durante o encontro procuraremos fazer um balanço deste ano (e da aplicação da lei) com intervenções da Presidente da Federação Portuguesa pela Vida, de um Médico (sobre as questões da Objecção de Consciência), de novas Associações e iniciativas, nascidas das movimentações cívicas do Não, e daremos conhecimento de um novo estudo sobre a questão do aborto. O encontro tem uma agenda e oradores interessantes, sendo também uma excelente ocasião de reencontro entre todos (aos amigos de fora de Lisboa pedimos que venham TODOS também e tragam as vossas faixas e "emblemas"). Não se esqueçam que (o outro lado provou-nos isso) ganha as batalhas desta guerra quem se mantiver acordado e souber conservar a pressão (ganhando espaço nos media e através destes nos políticos).

06/02/2008

A Vida e Obra do Padre António Vieira



Padre António Vieira, 400 anos
(excertos de uma pequena resenha da sua história por José Eduardo Franco)
"Jesuíta nascido a 6 de Fevereiro de 1608 ficou na história da literatura, da política e da Igreja Portuguesa
I - Padre António Vieira (1608-1697), nome grande da cultura, da literatura, da política e da Igreja Portuguesa.

António Vieira nasceu em Lisboa junto da Sé. Aos 6 anos teve que se transferir para o Brasil. Acompanhou com a família o seu pai que tinha sido destacado para desempenhar funções na Alfândega de Salvador da Baía, então capital daquela colónia portuguesa. Entrou para o colégio da Companhia de Jesus daquela cidade, desejando ser missionário e dedicar a vida à conversão dos ameríndios. Tornou-se jesuíta e evidenciou-se rapidamente como um mestre da palavra.

Brilha no Brasil como pregador de palavra competente, firme e incisiva. Os seus sermões de crítica social acusam a consciência dos poderosos, convertem populações indígenas, animam as tropas portuguesas contra as investidas da pirataria, particularmente das frotas holandeses e apelam para uma igreja mais evangélica.
Mas em 1641, proclamada a Restauração da Independência de Portugal, foi convidado a acompanhar a delegação enviada pelo vice-rei, Marquês de Montalvão, a fim de jurar fidelidade e reconhecimento ao monarca português, D. João IV. Em Lisboa teve a oportunidade de revelar os seus dotes oratórios como pregador e logo conquistou a admiração não só do povo, mas também do rei que o convidou para ser seu pregador pessoal. Foi então nomeado para o importante cargo de Pregador Régio, a fim de pregar regularmente à família real e à corte.
Instituído neste papel tão influente, desempenhou um papel decisivo no aconselha-mento político do governo do reino. A pertinência e inteligência das suas propostas causaram a admiração de muitos, mas também as hostilidades de alguns quantos instalados nos seus interesses. O rei, que o admirou sempre e lhe devotou uma amizade incondicional desde a primeira hora, incumbiu-o de missões diplomáticas extraordinárias nos chamados Países Baixos, na Holanda, para defender os interesses do Portugal restaurado e angariar meios para garantir a protecção dos territórios ultramarinos, com especial atenção para o grande território do Brasil.
Na sequência das suas viagens diplomáticas propôs uma série de projectos reformistas no plano económico e social. Merecem especial menção os seus projectos de criação de companhias comerciais monopolistas, à luz do modelo das companhias holandeses e inglesas. Estas propostas vieirianas anteciparam um século os projectos pombalinos de reforma da economia portuguesa.
Mais ousada e avançada para a época foram as suas propostas de reforma da Inquisição, particularmente visavam o fim das denúncias anónimas e do confisco de bens, a abolição da discriminatória distinção social entre cristãos-velhos e cristãos-novos e a concomitante apologia do regresso a Portugal dos judeus expulsos no século anterior. Acreditava que o nosso país tinha erradamente perseguido e dispensado um grupo social empreendedor que fez a grandeza do Portugal dos Descobrimentos. Os descendentes de judeus estavam então na Holanda com a sua conhecida capacidade de empreendimento económico a sustentar a expansão do emergente império holandês, enquanto Portugal jazia em dificuldades enormes para garantir a sobrevivência do seu império ultramarino agora à mercê de piratas e da cobiça conquistadora dos novos impérios europeus.
II - Aliando o seu idealismo evangélico ao pragmatismo político, Vieira criticou fortemente o poder e os métodos do Santo Ofício português que tinha excluído os descendentes de judeus e mouros, entretanto convertidos sob a designação de cristãos-novos. Aquele tribunal impedia aqueles grupos étnicos de contribuir para a afirmação do país. Desejava uma inquisição mais pedagógica e menos persecutória.
Em favor dos índios brasileiros apresentou propostas de reforma administrativa das aldeias missionárias, mais conhecidas por reduções ou aldeamentos missionários, de modo a conceder aos padres missionários poder não só espiritual mas também temporal sobre os missionandos. Pretendia assim proteger de forma mais eficaz as populações indígenas das frequentes incursões esclavagistas dos colonos.
Todavia, este jesuíta genial, que enchia as igrejas a abarrotar e esvaziava os teatros quando pregava, não foi compreendido por muitos dos seus contemporâneos, devido às suas propostas e à sua visão crítica da sociedade, da Igreja e do exercício do poder.
A Inquisição acabou por prendê-lo e condená-lo, depois da morte do seu protector D. João IV, nos anos 60 do século XVI. As razões alegadas para a sua condenação não só tiveram a ver com a sua defesa dos Judeus, mas também com o facto de ter concebido uma utopia universalista que sonhava uma nova era ecuménica de fraternidade e compreensão entre todos os povos, culturas e sensibilidades religiosas. Esta utopia ficou conhecida pelo nome de Quinto Império.
Com base na mensagem de Cristo idealizou para o mundo a construção de uma espécie de civilização do amor, onde o respeito e a fraternidade para com os outros, para com o diferente, assim como a relação harmónica com a natureza fossem as formas de estar quotidianas. A sua utopia cristã de reunião de todos os homens num abraço universal de paz é considerada a mais generosa utopia sonhada na Europa do seu tempo. Era uma utopia que propunha uma solução para os conflitos que se agudizavam em vários pontos do globo naquele tempo da emergente era da protoglobalização.
No entanto, a sua condenação pelo Santo Ofício português acabou por ser anulada pelo Papa, na sequência de uma viagem de peregrinação que Vieira fez a Roma no final da década de 60 e onde permaneceu depois até 1675. Durante a sua estadia em Roma, depois de ter aprendido rapidamente italiano, voltou a destacar-se como um pregador brilhante, de tal modo que conquistou a admiração do Papa e até da Rainha Cristina da Suécia então exilada com a sua corte na Cidade Eterna. O Sumo Pontífice convidou-o para pregar à corte papal, a Rainha Cristina quis insistentemente nomeá-lo seu pregador pessoal. Mas o desejo do grande pregador português não era ficar longe de Portugal por maior que fosse o prestígio dos convites de tão poderosos senhores europeus para permanência longe do seu país.
O Papa deixou-o regressar e fez mais do que Vieira poderia esperar: usou da sua autoridade para moderar os excessos da inquisição portuguesa. Reconhecendo as injustiças e erros praticados nos processos judiciais do tribunal, o Sumo Pontífice chegou a suspender a inquisição durante 7 anos (1675-1681), na sequência da apresentação provada dos relatórios críticos de António Vieira sobre os modos de procedimentos da Inquisição. Foi de facto Vieira quem pioneiramente contribuiu para que a inquisição fechasse as portas pela primeira vez em Portugal.
De regresso às terras lusas, Vieira desejava cumprir, nos últimos anos da sua vida, aquele que era o seu ideal de juventude: dedicar-se à evangelização dos índios. Volta então para o Brasil e volta a realizar expedições missionárias na Amazónia e a criar aldeias missionárias nos sertões brasileiros. Por fim será nomeado pelo Superior Geral para exercer as funções de Visitador das Missões do Norte do Brasil.
Vieira além de ter elevado a língua portuguesa a uma perfeição nunca vista, explorando ao máximo as suas capacidades de expressão, de polissemia, de subtileza, contribuiu para sonhar um futuro melhor para Portugal e para a humanidade, de tal modo que o historiador francês Raymond Cantel considerou-o, nos anos 60 do século XX, precursor dos projectos contemporâneos de criação de organismos internacionais para o entendimento entre os povos do mundo, como é o caso da ONU.
Vieira, figura maior da missionação, das relações entre Portugal e o Brasil e com a Europa, cantado pelos Brasileiros e considerado um luminar da literatura portuguesa e europeia do tempo do Barroco, é um português e um homem de igreja de coração universal cuja vida e obra ainda muito pode inspirar os nossos contemporâneos que desejam um mundo mais justo e fraterno. "


José Eduardo Franco, Historiador

05/02/2008

A não perder para quem estiver por perto

Evocação do IV Centenário do Nascimento
do
PADRE ANTÓNIO VIEIRA
( 6/02/1608 – 6/02/2008 )


Capela da Universidade
6 de Fevereiro 2008 – Quarta-feira – 21H15

Recital de órgão

Leitura dramatizada da Elegia de Camões
Se quando contemplamos as secretas…


Pregação do Primeiro Sermão de Quarta-feira de Cinzas,
do Padre António Vieira

Organista: Paulo Bernardino Actor: Paulo Mira Coelho

Organização:
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos e Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos
UNIVERSIDADE DE COIMBRA

Protestos contra as FARC


Com a devida vénia, aqui publico uma notícia de pessoas sem medo de manisfestarem a sua opinião:

" Venezuela: Centenas manifestam-se contra as FARC em CaracasCentenas de pessoas, entre elas estudantes, políticos, colombianos e alguns portugueses, e outros estrangeiros, marcharam hoje em Caracas contra a guerrilha colombiana e exigiram a libertação dos reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
Vestidos com t-shirts brancas e gritando palavras de ordem contra a guerrilha, os manifestantes concentraram-se na Praça Brión e na Avenida Francisco de Miranda (leste de Caracas), onde exibiram um grande cartaz com a mensagem «Não mais FARC».
Margarida Faria, uma das manifestantes, disse à Agência Lusa estar a participar na manifestação «porque há pessoas em mais de 160 cidades a mostrar repulsa pelas FARC» e porque «temos que ser solidários com os nossos irmãos colombianos e exigir a libertação de todos os reféns».
Na manifestação estavam vários líderes estudantis, entre eles Freddy Guevara, segundo o qual «o povo venezuelano não negoceia com terroristas», afirmou. «Há que procurar uma cooperação entre os dois exércitos para terminar com esse flagelo e não procurar confrontamentos entre os dois países (Venezuela e Colômbia)», adiantou.
Aquele responsável alertou que «enquanto se 'protegem' as FARC os venezuelanos morrem de fome e isso é hipocrisia».
Também o líder estudiantil universitário, Yon Goicochea, exortou a «terminar com os sequestros» e a «construir a esperança entre a Colômbia e a Venezuela», países que, disse, são vítimas das FARC.
Por outro lado, um grupo de 400 venezuelanos afluiu à Embaixada da Colômbia na Venezuela, em Campo Alegre (leste de Caracas), onde entregou ao embaixador Luís Fernando Marín um documento contra a proposta do Presidente Hugo Chávez de eliminar as FARC e o Exército de Libertação Nacional (ELN) da lista de organizações terroristas e conceder-lhes o estatuto de «forças beligerantes».
O acto de entrega do documento foi encabeçado por Milos Alcalay, ex-embaixador venezuelano na Organização das Nações Unidas (ONU), que explicou aos jornalistas que, em nome da organização de defesa dos direitos humanos «Grupo dos 400», manifestava discordar das «concessões» a «uma organização criminosa que tem 700 reféns, participa no narcotráfico e estabeleceu mecanismos de terror, mortes e assassínios».
As FARC são uma organização guerrilheira colombiana, que surgiu em 1964, de ideologia marxista-leninista e que tem entre 12.000 e 17.500 membros.
Mantêm em cativeiro, desde 13 Fevereiro de 2003, o luso-americano Marc Gonçalves, quando se despenhou o avião em que seguia com mais quatro companheiros, cumprindo uma missão de vigilância sobre cultivo de droga na selva colombiana de Caquetá, ao serviço de uma companhia privada contratada pelo governo norte-americano.
Os destroços do avião foram cercados por guerrilheiros das FARC que executaram os tripulantes Thomas Janis e Luis Alcides Cruz, levando como reféns Marc Gonsalves, Keith Stansell e Thomas Howes.
Criado em 1964, o ELN, com cerca de 4.000 homens, é o segundo movimento de guerrilha da Colômbia, precedido pelas FARC."
Diário Digital / Lusa
04-02-2008 18:34:00