12/06/2008

Liberdade no Seixal

Notícia do Rostos.pt

"Grupo Flamingo - SeixalLiberdade de expressão é um direito de qualquer cidadão e de qualquer Associação

O Grupo Flamingo – Associação de Defesa do Ambiente foi convidado a participar, por um grupo de finalistas universitários, na Feira da Terra, que se realizou nos dias 7 e 8 de Junho na quinta da Fidalga no Seixal, a cuja organização também pertencia a Câmara Municipal do Seixal.
"No stand atribuído à Associação, foi exposta diversa informação relacionada com as actividades desenvolvidas por esta nos últimos anos, merecendo particular destaque pela sua importância um abaixo-assinado que apela ao SenhorPresidente da Câmara Municipal do Seixal para que não licencie um estabelecimento para a engorda artificial de peixes que uma empresa privada pretende instalar no Sapal de Corroios, e para que seja preservada esta zona húmida que é a mais bem conservada de todo o estuário do Tejo, a sul de Alcochete, abrangida pela legislação da Reserva Ecológica Nacional." - refere um comunicado do Grupo Flamingo."Foi com espanto e indignação que no passado Domingo, 08 de Maio de 2008, recebemos, de uma técnica superior da Câmara do Seixal, a notícia que, aquando da visita do executivo camarário à Feira, este viu foi com desagrado o abaixoassinado exposto, razão pela qual a organização daquele evento retirou abusivamente aquele documento do stand do Grupo Flamingo. A ser verdade o que nos foi transmitido pela já referida técnica, esta atitude inqualificável demonstra a intolerância em aceitar posições e pontos de vista diferentes ou não estivéssemos num Regime de Estado Democrático, onde a liberdade de expressão é um direito de qualquer cidadão e de qualquer Associação conforme consagrado constitucionalmente." - sublinha o Grupo Flamingo."Quando o Grupo Flamingo faz valer os seus direitos de cidadania, participando activamente na determinação e no controlo da actividade administrativa de quem gere o património público e por isso sujeita-se, em democracia, à participação cívica, existem instituições que vêem a nossa actuação com desconfiança, não respondem ás solicitações ou quando para fazer prevalecer os nossos direitos recorremos a entidades como o Provedor de Justiça ou outras, nem mesmo assim a resposta acontece.Na prática há uma violação implícita de dificultar a informação ao cidadão da administração central e local. As opiniões contrárias são vistas como “entraves” vindas de “fantasmas” por eles criados e rotulados. Se não és por mim, és contra mim. A este poder custa aceitar opiniões contrárias, pois vêem-se imbuídos de um altruísmo autista que os leva a pensar que são donos da verdade e da razão." - acrescenta o comunicado."O Grupo Flamingo, como associação apartidária, reivindica para melhorar o que está errado sempre numa perspectiva do interesse público. Não é contra ninguém, centra a sua actuação na luta contra situações imobilistas e amorfas que, por vezes, aparecem no poder instituído.Desse modo não pactuamos com organizações que solicitando a nossa participação limitam e censuram parte do nosso trabalho voluntario em prol do Ambiente. Desta situação já apresentámos o nosso protesto e repúdio à organização por tão inqualificável acto e iremos solicitar explicações ao Senhor Presidente da Câmara do Seixal. Deste acto censurável e antidemocrático daremos conhecimento às restantes forças políticas do concelho.Enquanto uns continuam a defender o Sapal de Corroios, outros querem destruí-lo, esqueceram o que disseram e escreveram. Continuaremos a resistir na defesa das nossas ideias e a criticar o que consideramos estar errado. Não nos calam!" - refere a finalizar o Grupo Flamingo."

11/06/2008

Cedências do Governo?

Aquando do fecho de maternidades os cidadãos manifestaram-se de acordo e respeitando a Lei e a ordem pública.
Aquando do encerramemto de serviços de urgência, os cidadãos manifestaram-se de acordo com a Lei e a ordem pública.
Aquando da ofensiva na educação os professores manifestaram-se respeitando a ordem pública.

Os protestos das transportadoras e alguns motoristas foi como se viram ... e agora todos os portugueses vão pagar as cedências feitas pelo governo para esses senhores manterem a sua margem de lucro.

Centenário do Nascimento de Francisco Marto

Beato Francisco Marto nasceu há 100 anos
No princípio ele não viu nem escutava nem percebia nada do que se passava... acabou por compreender tudo. O Pastorinho, beatificado em 2000, distinguiu-se pelo seu espírito contemplativo.

10/06/2008

O que é nosso é bom









Rugby - Seleção Portuguesa cantando o Hino

Data: 1890 (com alterações de 1957) Letra: Henrique Lopes de Mendonça
Música: Alfredo Keil


I
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente e imortal
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós
Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
II
Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu, jucundo,
O oceano, a rugir de amor,
E o teu Braço vencedor
Deu mundos novos ao mundo!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
III
Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal de ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

09/06/2008

O que nos diz o Código Penal


Artigo 290.º
Atentado à
segurança de transporte rodoviário
1 — Quem atentar contra a segurança de transporte rodoviário:
a) Destruindo, suprimindo, danificando ou tornando não utilizável via de comunicação, material circulante, obra de arte, instalação ou sinalização;
b) Colocando obstáculo ao funcionamento ou à circulação;
c) Dando falso aviso ou sinal; ou
d) Praticando acto do qual possa resultar desastre;
é punido com pena de prisão de um a cinco anos.
2 — Se, através da conduta referida no número anterior, o agente criar perigo para a vida ou para a integridade física de outrem, ou para bens patrimoniais alheios de valor elevado, é punido com pena de prisão de dois a oito anos.
3 — Se o perigo referido no número anterior for criado por negligência, o agente é punido com pena de prisão de um a cinco anos.
4 — Se a conduta referida no n.º 1 for praticada por negligência, o agente é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa.




Artigo 293.º
Lançamento de projéctil contra veículo

Quem arremessar projéctil contra veículo em movimento, de transporte por ar, água ou terra, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.

Festival Jota 2008

Um evento musical, turístico e religioso de marca cristã, vai ter a segunda edição na vila de Paúl, na Serra da Estrela. Será no fim-de-semana de 25 a 27 de Julho. Oito bandas cristãs já confirmaram a presença. O programa oferece também actividades radicais, desporto, caminhadas, oficinas de artes e momentos de oração.

Quem pediu esta greve?


O Petróleo subiu e atingiu sexta-feira passada um recorde histórico. Os portugueses estão a recorrer cada vez mais às poupanças para fazer face a despesas. O Banco Central Europeu, de um modo algo leviano, afirmou publicamente que pretende aumentar a taxa de juro no próximo mês de Julho, fazendo com isso disparar a Euribor e como tal as taxas de juro dos créditos à habitação dos portugueses.Todos sem excepção sentem os efeitos desta crise internacional. Mas realmente todos mesmo. No entanto há alguns, que sentem mais que outros.
Primeiro os armadores empurrarram os pescadores para a greve, com piquetes e com cortes de estradas e violência à mistura. Agora temos a greve dos camionistas que afinal não é dos camionistas mas sim das transportadoras que dizem que não podem pagar aos seus empregados com a subida do combustível, obrigando desta forma os traballhadores a estarem parados. Inclusive há os que fecharam impedindo os seus motoristas de trabalharem.
As perguntas que se impõem fazer:
Quem marcou esta greve, os motoristas ou os patrões?
Será esta greve legal?
Pode um civil obrigar outro civil a parar na faixa de rodagem?
Podem civis estar na faixa de rodagem sem qualquer colete?
Podem usar meios violentos para obrigar outros motoristas a pararem?
E a liberdade de circulação relativamente aos camionistas que não querem participar no protesto?
Parece-me algo muito mal explicado algo muito selvagem. Esperemos pelos próximos capítulos.

08/06/2008

Será que o senhor Chávez tomou juízo?

“Creio que o momento das FARC acabou pelo que podem libertar todos os reféns que mantêm na montanha sem nada em troca. Seria um grande gesto humanitário”, acrescentou Chávez no seu programa dominical “Olá, Presidente”.

Se este senhor conseguir este propósito, então terá concretizado um feito digno de registo. E aí será muito dificil tirarem-no do poder.
São boas notícias sem sombra de dúvida.
Mas, tenho a sensação que alguns comunistas não vão gostar, pois seu revivalismo pela luta armada ainda está muito viva.

Ridículo

"Os sindicatos estão preocupados com o facto de os trabalhadores não sindicalizados beneficiarem do mesmo modo que os seus sócios dos direitos conquistados no âmbito da contratação colectiva. A UGT diz tratar-se de "um desincentivo à sindicalização" e quer seguir exemplo espanhol" in DN

À semelhança do que se passa em alguns países europeus, nomeadamente naqueles que existem executivos socialistas, a democracia de esquerda vem ao de de cima com a superação das chamadas liberdades individuais. O esmagamento do individuo perante as grandes organizações, perante grandes instituições, perante grandes sindicatos, é sem dúvida um triste exemplo. O príncipio é simples: é bem mais fácil dominar quatro ou cinco sindicatos do que dominar centenas de milhares de trabalhadores.
Os sindicalistas, defensores da liberdade, ao verem a possibilidade de angariar receitas para os seus cofres, fecham os olhos a tamanha ofensiva aos direitos individuais.
É nisto que se distingue a esquerda democrática defensora do bem geral, da chamada direita, defensora dos direitos do indíviduo, e que procura através da defesa do individuo chegar a esse bem geral.

O Referendo que nos foi prometido e depois retirado

03/06/2008

A Não Perder


Igreja de Santo António
Pinhal de Frades
7 de Junho 2008
às 21h00

Cantos Gregorianos

Escola Gregoriana de Maiorca
(Schola Gregoriana de Mallorca)

Igreja dos Pastorinhos


02/06/2008

Armadores e Pescadores

"Esta madrugada, pescadores da Quarteira fecharam o mercado a cadeado e chamaram a ASAE para inspeccionar o peixe que seria vendido hoje. Dois batalhões da GNR montaram um cordão de segurança depois de alguma agitação esta manhã entre a comunidade de pescadores da Quarteira e os comerciantes. No local chegaram a estar cerca de 800 pessoas." in Público


Fecha-se o mercado de forma ilegal.
Chama-se a ASAE e ... ela vem.
Mais... isto tudo com a segurança de dois batalhões da GNR.

E abrir o mercado à população e aos comerciantes?
E o principio da legalidade?
As leis não são para aplicar?


Daqui a minha admiração e vénia aos pescadores e armadores de Portugal... mas não a todos armadores.
Não aos armadores...
que não querem descer a sua margem de lucro nem para aumentar os pescadores;
nem para manter o emprego dos pescadores;
nem aos que querem os combustíveis mais baratos apenas e tão somente para manter a sua margem de lucro...
A esses não.

01/06/2008

Para pensar um pouco

Valorizar a literatura, a arte e os meios de comunicação, pede o Papa aos católicos.

Um domingo de engarrafamentos no Seixal

Este domingo pela manhã foi levada a efeito, com organização da CM do Seixal, a iniciativa do Agita Seixal. Uma actividade que visa levar a população a praticar mais alguma actividade física, ao ar livre. Para tal efeito decidiu a CMS fechar o trânsito na ponte da Fraternidade e parte da Estrada Nacional 378, nomeadamente a que liga a rotunda da Torre da Marinha ao Seixal.
Apesar de todas as boas intenções, tal evento deve consequências não muito positivas, houve o reverso da medalha. Para as pessoas que não podiam ou não quiseram participar em tal evento, e no entanto, quer por necessidade quer por lazer, necessitaram-se deslocar no concelho do Seixal de carro, nomeadamente entre as freguesias de Amora e Seixal, viram a sua mobilidade deveras comprometida. Com a ponte da Fraternidade fechada ao trânsito, ficou a nu a deficiência e fragilidade de todo o sistema rodoviário do concelho do Seixal, a falência completa do mesmo. Com engarrafamentos monumentais e horas de espera nas filas de trânsito. Num dia em que se esperava defender a actividade física, a vida saudável, provavelmente foram feitas mais emissões de CO2, e gases perigosos para a saúde de que num domingo normal.
Tudo isto resulta de um sistema rodoviário frágil, deficiente e sem capacidade de resposta a qualquer eventualidade. Mais, demonstra também que o Município do Seixal não tem equipamentos necessários para levar a cabo este tipo de iniciativas, necessitando, de fechar estradas principais, para levar a efeito tais eventos. É clara e notória a insuficiência do Município no campo de equipamentos necessários para levar a cabo tais eventos.
Conclusão, tivemos um domingo de engarrafamentos no Seixal

31/05/2008

30/05/2008

Contradições (recebido por mail)

Recebi por mail.
Apesar de não ser bem assim a nossa realidade, visto conter diversos exageros, mas é quase assim, e reflecte bem o sentimento actual de muitos dos nossos concidadãos

"O Portugal em que vivemos hoje
Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto mas não pode por um piercing. Um cônjuge para se divorciar, basta pedir;
Um empregador para despedir um trabalhador que o agrediu precisa de uma sentença judicial que demora 5 anos a sair.
Na escola um professor é agredido por um aluno.
O professor nada pode fazer, porque a sua progressão na carreira a está dependente da nota que dá ao seu aluno.
Um jovem de 18 anos recebe €200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma €236 depois de toda uma vida do trabalho.
Um marido oferece um anel à sua mulher e tem de declarar a doação ao fisco.
O mesmo fisco penhora indevidamente o salário de um trabalhador e demora 3 anos a corrigir o erro.
O Estado que gasta 6 mil milhões de euros no novo Aeroporto recusa-se a baixar impostos porque não tem dinheiro.
Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia para cada 2.000 habitantes; cada Ministro tem 4 polícias guarda-costas; o Governo diz que não precisa de mais polícias. Numa empreitada pública, os trabalhadores são todos imigrantes ilegais, que recebem abaixo do salário mínimo e o Estado não fiscaliza.
Num café, o proprietário vê o seu estabelecimento ser encerrado só porque não tinha uma placa a dizer que é proibido fumar.
Um cão ataca uma criança e o Governo faz uma lei.
Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa á das causas sociais. O IVA de um preservativo é 5%.
O IVA de uma cadeirinha de automóvel, obrigatória para quem tem filhos até aos 12 anos, é 21%. Numa entrevista à televisão, o Primeiro-Ministro define a Política como 'A Arte de aprender a viver com a decepção'.
Estaremos, como Portugueses, condenados a aprender a viver com este NOJOOOOOOOO? "

29/05/2008

As perguntas que se impõem

Existe ou não expeculação por parte das empresas petrolíferas/gasolineiras (Galp, Repsol, BP, etc) no preço de venda ao público dos combustíveis?


Qual foi o valor que essas empresas pagaram pelo barril de petróleo, que serviu de matéria prima, aos combustiveis que estão neste preciso momento a comercializar?


Como é possivel os lucros destas empresas crescerem em flecha no primeiro trimestre de 2008 ao invés as receitas fiscais do imposto sobre os produtos petrolíferos estão a descer?

Não havia necessidade

Santana Lopes considerou hoje "gravíssimas" as afirmações de Ferreira Leite à revista “Sábado”, onde, questionada sobre as eleições de 2005, a candidata disse que não votaria se o nome do ex-primeiro ministro aparecesse no boletim de voto. "Quando fui votar no boletim de voto não estava lá o nome do Pedro Santana Lopes (...) Se lá estivesse o nome de Santana Lopes não votava. Só que no boletim estava PSD. E eu sempre votei PSD", disse Manuela Ferreira Leite na entrevista.
in Público

28/05/2008

Responsabilização - últimos doze anos foram nove anos de governos socialistas


É incrível como depois de, nos últimos doze anos, termos sido governados pelo Partido Socialista durante nove anos, o nosso primeiro-ministro ter uma tirada desta:



E o Scolari é que é burro??


Nunca as expressões como "Bode Expiatório", "Sacudir a água do Capote", "Fugir com o rabo à seringa", etc, poderiam ser usadas com tamanha propriedade.


Mas, também não é de admirar, pois ainda há quem culpe o estado novo por tanta coisa... e já lá vão mais de trinta anos.

Ab-Surdo?

In Correio da Manhã:
"O juiz disse que não e os desembargadores confirmaram a decisão da 1ª instância do Tribunal de Portimão de que a PJ só poderia conhecer aqueles elementos se tivesse requerido escutas em tempo real. Ou seja, para as SMS enviadas e recebidas antes de 3 de Maio as autoridades deveriam ter requerido a utilização daquele meio de prova antes mesmo de a criança ter desaparecido."

22/05/2008

Anda meio mundo a enganar o outro meio?!


A resposta à pergunta que faz o título deste post, está num artigo do "Público", que revela que Portugal, segundo estudos da Comunidade Europeia, é o estado-membro em que existe uma maior desigualdade na repartição dos rendimentos.
Os nossos trabalhadores, ganham menos em Portugal que noutros países comunitários. Mas por outro lado, os nosso quadros superiores ganham mais que os quadros superiores de países como a Alemanha ou Suécia. Tal situação é mais notória, quando são esses mesmos quadros superiores a decidir o que devem e quanto devem ou não auferir.

As perguntas que se impõem são as seguintes:

E o Estado não faz nada?

Para quando uma maior redistribuição fiscal da riqueza?

Seremos um paraíso fiscal para os ricos?

Que política social queremos?

Qual a nossa preocupação para os nosso concidadãos?

Como é que os nossos politicos conseguem conviver, sem nada fazer para alterar ou atenuar tal discrepância?
E por outro lado, o que pensaram os restantes estados-membros de Portugal?
Qual a imagem que é transmitida de Portugal para a Europa?
Terá sido uma forma de nos alertar ou de nos condenar?
Que pensaram sobre os nossos politicos e empresários?
Que podemos aferir quando lemos que Portugal é o país com maior desigualdades?
Criticam o estado angolano. E então e nós?


Como tal a resposta à pergunta que faz de título deste post apenas pode ser de NÃO. Efectivamente não é meio mundo a enganar outro meio, mas sim uma pequena minoria a enganar quase uma população inteira.

19/05/2008

A não perder artigo no Expresso


O polícia de Sócrates


Definitivamente concordo, e muito, com este artigo de opinião realizado por Henrique Raposo, no jornal "Expresso".

Não querendo por em causa a seriedade das pessoas, dos politicos, dos polícias, mas, manda o bom senso que numa democracia evoluída a divisão e separação de poderes seja o mais efectiva possivel. Tenho dúvidas que estejamos no bom caminho.


Pode lêr o artigo do "Expresso" na sua totalidade aqui.

17/05/2008

Notícias da nossa sociedade

Interessante ver como aquilo que parece pode não ser.
Há sempre alguém a tentar desviar a atenção ou a tentar esconder o sol com uma peneira.

"137 mil pessoas deixaram o mercado de trabalho em 2008"
17.05.2008 - 16h07
Por PÚBLICO


"Câmaras mudam nome ao aluguer do contador"
Por Jornal de Notícias

15/05/2008

PETIÇAO «CIDADANIA - FAMÍLIA - CASAMENTO»‏

Petição «CIDADANIA - FAMÍLIA - CASAMENTO», contra a Lei do PS a propósito do divórcio.

http://www.forumdafamilia.com/peticao

Ao menos alguém que se lembre

Cavaco Silva pede atenção para os prejudicados com a crise económica do país

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou hoje que o país não pode parar o esforço de modernização mas considerou que, neste momento, deve ser dada uma atenção particular às pessoas que estão a ser prejudicadas pela crise económica.

in Público

13/05/2008

Subida do preço dos combustíveis

Segundo o presidente da ANAREC, Augusto Cymbron, hoje às 00:00, o preço do gasóleo passará dos actuais 1,339 euros para os 1,369 euros e a gasolina sem chumbo 95 passa dos 1,449 euros, para os 1,479 euros.

O responsável considera assim "escandaloso" que as gasolineiras insistam em aumentar o preço dos combustíveis, numa "especulação pura" do mercado, remetendo para o lucro reportado no primeiro trimestre pelas principais empresas do sector.
"Olha-se por exemplo para o resultado da BP no 1º trimestre, que obteve um lucro 63 por cento superior ao de igual trimestre do ano passado, e percebe-se. Como é que podem continuar a argumentar que os aumentos do combustível são motivados pela alta do petróleo", questionou.
Tudo isto com a complacência e silêncio do governo Português. Pois, quanto mais caros estiverem os combustíveis, mais receitas fiscais arrecadam.
Continuamos a ser geridos com único intuito de reduzir o tão propalado défice.

Notícia completa: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/a88994c81f33bb2961d5d0.html

A nova Lei do Divórcio em Discussão na UCP

Com a devida Vénia, aqui se publica mais uma iniciativa da Faculadade de Direito da UCP. A não perder.

Cum Caracas!!


Afinal o café da minha vizinha é bem mais vanguardista daquilo que eu pensava.
É que tem um autocolante na montra dos bolos que diz: " Fumar é só lá fora".
Ora aí está uma coisa que daria jeito nos aviões da TAP.
Claro que teria de ser acompanhado por um Red Bull.

12/05/2008

Dicionário infantil explica que «betinho» e o "Cocó" é aquele que «não consome droga», SOL on-line, 080512

Dicionário infantil explica que «betinho» é aquele que «não consome droga»
O site do IDT destinado a crianças e jovens a partir dos 11 anos (www.tu-alinhas.pt) contém um dicionário (http://www.tu-alinhas.pt/InfantoJuvenil/pesquisarDicionario.do2) onde se pode aprender que «betinho», «cocó» ou «careta» é «aquele que não consome droga e, por isso, é considerado conservador, desprezível e desinteressante».
Tanto a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) como a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) consideram que o Dicionário do Calão pode suscitar a curiosidade dos jovens, atraídos pela linguagem usada, em vez de ser preventora de comportamentos.
Nesta matéria, psicólogos contactados pela Lusa manifestaram opiniões contraditórias, com alguns a considerar que a divulgação do Dicionário do Calão pode ser perigosa, enquanto outros desdramatizam a sua influência nos comportamentos dos jovens.
Em declarações à Lusa, o presidente do IDT, João Goulão, disse que o dicionário «tem alguma utilidade» e explicou que é mais seguro para um jovem consultar um glossário do que ficar mal informado.
João Goulão adianta que um jovem que desconheça um termo sente-se menorizado e pouco à vontade para perguntar o significado.
«Isso pode ser muito mais perturbador e muito mais desencadeador de curiosidade do que propriamente ter um local onde encontrar respostas às suas dívidas», acrescentou.
O presidente do IDT explicou que o site foi «elaborado e preparado com a colaboração das estruturas do ministério da Educação» e que para já não deverá ser alvo de nova reflexão.
«Não estamos fechados a mais reflexão sobre o assunto (dicionário), mas à partida não me parece que haja necessidade disso», esclareceu.
João Goulão adiantou que esta questão surge na linha da divulgação, há uns meses atrás, relacionada com a divulgação de postais (com informação sobre a droga e redução de danos) em iniciativas participadas por jovens, nomeadamente festivais e queimas de fitas e que contou com a participação do IDT.
«Na altura a distribuição dos postais foi criticado por ser entendida como um estímulo ao consumo. Não é disso que se trata. Não faz mal aos jovens, que obtêm informação por múltiplas vias, tê-la disponível de uma forma credível e respeitável», esclareceu.
«Penso que é necessário dizer aos jovens que as drogas proporcionam sensações agradáveis e é por isso que as pessoas as usam, mas envolvem uma plêiade de riscos que é necessário conhecer», referiu.
Na opinião do presidente do IDT «é fundamental que à partida as pessoas conheçam os riscos envolvidos e tenham tanta informação quanto possível, ficando habilitadas a fazer escolhas conscientes».
Lusa/SOL
Pode-se protestar usando o endereço do IDT idt@idt.min-saude.pt

Blog desde Cuba - Yoani Sanchez - Generacion Y

08/05/2008

Saber com o que contar



"Pessoalmente sou absolutamente contra a regionalização", disse, Manuela Ferreira Leite, assegurando que não será sob a sua liderança que o partido seria conduzido nessa aventura".




A proposta feita terça-feira por Pedro Santana Lopes de criar uma "experiência piloto de regionalização no Algarve", Manuela Ferreira Leite optou por "uma resposta directa a uma pergunta directa".

Faz-se um aborto a cada 27 segundos na Europa

"Nos 27 países da União Europeia é feito um aborto em cada 27 segundos o que representa um milhão e duzentos mil abortos anuais, segundo um estudo sobre a evolução da família na Europa em 2008.
O documento, apresentado hoje no Parlamento Europeu, foi elaborado pelo Instituto de Política Familiar (IPF), uma entidade civil que se define como independente, não vinculada às administrações públicas, partidos políticos ou organizações religiosas.
Segundo o relatório - realizado por uma equipa multidisciplinar composta por psicólogos, demógrafos, sexólogos e peritos em conciliação entre trabalho e família -, a Europa é um continente velho, «imerso num Inverno demográfico» com a natalidade em crise.
Os maiores de 65 anos já superaram em mais de seis milhões os jovens de 14 anos e cada vez nascem menos crianças (quase um milhão de nascimentos menos do que em 1980).
Dois em cada três lares europeus não têm nenhuma criança e apenas 17 por cento têm dois ou mais filhos.
De acordo com o relatório, Polónia, Roménia e Alemanha são os países da Europa dos 27 com um índice de natalidade mais crítico.
Por outro lado, adianta, são praticados por ano mais de um milhão e 200 mil abortos «o que equivale a um aborto em cada 27 segundos».
«O aborto, juntamente com o cancro, é a primeira causa de mortalidade na Europa», refere o documento acrescentando que cada dia deixam de nascer na Europa 3.199 crianças.
Esta análise é criticada pelo Director Executivo da Associação portuguesa de Planeamento Familiar que em declarações à Lusa considerou «uma aberração científica classificar o aborto como uma causa de morte».
«Isso é um discurso ideológico. Nunca vi nem nunca ouvi qualquer organismo a considerar o aborto como uma causa de mortalidade», disse Duarte Vilar, uma das caras do «Sim» no último referendo em Portugal sobre a despenalização do aborto.
Segundo Duarte Vilar, querer convencer os europeus que o aborto é uma das causas da baixa de natalidade europeia é o mesmo que dizer que a toma da pílula é responsável pela quebra de natalidade.
«Não é por causa da despenalização que o aborto se pratica mais. Antes já se fazia mas em clandestinidade. Sempre se fez durante séculos», disse.
Por outro lado, Catarina Almeida, da Associação Juntos pela Vida (defensora do «Não» no referendo), disse à Lusa que o relatório constata uma conclusão para qual a associação tem vindo a chamar a atenção.
«É obvio que se forem criados quadros favoráveis para a prática do aborto e se este é um acto contra a família quem fica prejudicado é a família, onde nascem as crianças», disse.
Segundo Catarina Almeida, a partir do momento em que o aborto é despenalizado «a família perde e muito».
De acordo com o relatório, devido ao aborto a Europa perde todos os anos o equivalente á soma da população de Malta e Luxemburgo ou da população da Eslovénia e do Chipre.
França, Reino Unido, Roménia, Itália, Alemanha e Espanha são os seis países da União Europeia com mais abortos, representando 77 por cento de todos os abortos de todos os abortos da UE27.
Por outro lado, adianta o estudo do IPF, as mulheres europeias têm filhos cada vez mais tarde (aos 30 anos), principalmente as espanholas e as italianas.
O mesmo relatório refere que os divórcios estão a aumentar na Europa registando-se mais de um milhão por ano.
Bélgica, Luxemburgo e Espanha são os países da EU27 com a maior taxa de rupturas matrimoniais.
No texto hoje entregue o Instituto de Política Familiar defende que devem ser estimuladas medidas de apoio a mulheres grávidas e à maternidade como por exemplo a redução de 50 por cento do IVA numa série de produtos básicos infantis e a criação de centros de apoio às mulheres grávidas."
Diário Digital / Lusa

Até pelo olhar de um economista é possível ver o tamanho do erro

Paulo Marcelo, in Diárioeconómico.com

O PS diz-se empenhado em salvar o Estado Social, mas não percebeu que uma das razões da nossa crise social é a progressiva desestruturação da família.Ao mesmo tempo que o Governo anuncia o combate ao trabalho precário, o PS no Parlamento pretende mudar o Código Civil, tornando o casamento num dos contratos mais precários do nosso sistema jurídico.O contraste é curioso. Por um lado, defende-se o contrato de trabalho para toda a vida, exigindo a lei sempre uma justa causa objectiva para a sua cessação. O mesmo acontece com o arrendamento, onde o regime legal torna o contrato (quase) perpétuo, mesmo contra a vontade do proprietário. No casamento, pelo contrário, sem razões objectivas, para além das aparências ideológicas, os socialistas pretendem introduzir o divórcio unilateral, ou seja, mesmo contra a vontade do outro cônjuge, e apesar da violação dos deveres conjugais pela parte que pede o divórcio.

06/05/2008

Bob Geldof


"Angola é gerida por criminosos". A afirmação é do músico e activista, Bob Geldof, esta manhã no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, na conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, organizada pelo Banco Espírito Santo e pelo Expresso.
Entre os convidados encontrava-se o embaixador angolano na capital portuguesa, Assunção dos Anjos, que acabaria por abandonar a sala.

in Expresso,
15:55 Terça-feira, 6 de Mai de 2008

05/05/2008

Sacudir a Poeira do seu Capote


"O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais repreendeu por escrito os responsáveis da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), em particular os serviços de execuções fiscais, em virtude das queixas apresentadas por contribuintes que alegam terem sido penhorados de forma irregular. Num despacho de 25 de Março, Carlos Lobo avisa os serviços de que tem tido conhecimento de várias situações anómalas e relembra a DGCI que deve cumprir escrupulosamente a lei, nomeadamente nas penhoras efectuadas aos contribuintes."

in Público 05/05/08


A culpa é sempre daqueles que obedecem, nunca dos que mandam.

Então o senhor Paulo Macedo não tinha dado instruções nesse sentido. Bela tentativa de escamotear a responsabilidade por parte de um secretário de estado. Os louros quando existem vão para o governo. Quando existe algo que não correu tão bem assim, então a culpa já não é do governo mas sim dos funcionários públicos.

Relações entre a Igreja e o Governo Socialista

Gostava de chamar a atenção para o artigo de opinião do professor João César das Neves publicado hoje no Diário de Notícias. http://dn.sapo.pt/2008/05/05/opiniao/hostilidade_assumida.html


É sem dúvida um artigo exemplarmente bem escrito, de um modo simples, pondo a nú as ofensivas deste governo socialista contra a Igreja Católica.Parece algo que não passaria na cabeça de ninguém, que um governo democrático de uma nação, procura-se de forma tão ofensiva retirar poder à Igreja num país em que a esmagadora maioria dos seus habitantes são católicos, gerando um enorme mal-estar.Todo este sentimento, prejudica tudo e todos, mas tem algo de bom. Faz sair os coelhos das tocas. Faz os que viveram a sua vida mascarados deixar cair essas mesmo máscaras. Faz os católicos aperceberem-se de que o Partido Socialista não quer o bem da Igreja. Mas, por outro lado, algo que estas ofensivas nunca poderão alguma vez tocar é a matriz das nossas gentes. Por muito que o Partido Socialista e Bloco de Esquerda assim o tentem, nunca as suas tentativas serão coroadas de sucesso.Aos católicos socialistas, apenas quero deixar a mensagem de que terão definitivamente de ponderar bem as suas escolhas, no sentido de poderem ter uma voz activa dentro do PS, ou eventualmente terem que tomar medidas mais drásticas.Com todo este cenário, ficamos a saber, enquanto católicos, com o que podemos contar e com quem podemos contar.

As eleições e referendos são justos quando nos convém (podia ser o pensamento de Evo Morales)

Mais uma vez, o verdadeiro significado dos pseudo-democratas de esquerda vem ao de cima.
Evo Morales considera votação inconstitucional, classifica como "ilegal" o referendo pela autonomia de Santa Cruz.
Com esta justificação que o senhor apresenta, que é a da pouca participação popular então os resultados do referendo ao aborto em Portugal e muitas das eleições municipais, como exemplo o Seixal, não poderiam ser legais.

Gerentes mal pagos??

Dados do Ministério do Trabalho
Seis mil gerentes dizem ganhar salário mínimo
04.05.2008 - 09h31 PÚBLICO
Segundo dados apurados pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, em 2006, seis mil gerentes de empresas disseram ganhar apenas o salário mínimo nacional, segundo noticia hoje o “Jornal de Notícias”.Em 2006, estes seis mil gerentes afirmaram receber apenas 343,45 euros, ou seja, o salário mínimo de 385,90 euros, bruto, menos cerca de 40 euros de desconto para a Segurança Social.O “Jornal de Notícias” cita dois responsáveis por empresas que recrutam e colocam quadros que acreditam que muitas destas seis mil pessoas fogem ao Fisco e à Segurança Social. Amândio da Fonseca, da Egor, diz que “não é crível que tantas pessoas” com a responsabilidade máxima numa empresa ganhem tão pouco. Pena da Costa, da Manpower, considera “impensável encontrar quem assuma uma gerência por esse valor”.Ainda segundo o Ministério do Trabalho, em 2006 existiam 344.006 empresas, 85 por cento das quais não tinha mais do que dez trabalhadores a cargo. O sector da restauração e hotelaria é o que declara pagar pior aos seus gerentes e directores.

04/05/2008

Caritas quer mais apoios para prevenir fome em Portugal


A Comissão Permanente da Caritas Portuguesa alertou hoje em comunicado as autoridades para prepararem programas de apoio a carenciados tendo em conta a crise alimentar mundial que, prevêem, irá causar danos graves no país.


De acordo com a Caritas Portuguesa, em Portugal gasta-se uma «fatia enorme de recursos» a «pagar quase dois terços do que consome, designadamente produtos alimentares» pelo que o país está «na linha da frente» daqueles que mais sofrem «com a elevação dos preços internacionais e a escassez dos bens de primeira necessidade no mercado».
«O espectro da fome paira assim sobre a cabeça dos mais necessitados, incluindo de muitos portugueses», com «muita gente a viver abaixo do limiar de pobreza e com esquemas de apoio social muito deficientes», considera a Caritas.
Para tentar «minorar o impacto nefasto desta crise alimentar» a nível mundial, a Comissão Permanente da Caritas Portuguesa reclama aos Governos para que deixem de «apoiar a produção de produtos energéticos a partir de produtos agrícolas» [biocombustíveis] mas também que criem «pacotes especiais» de leis que prevejam o «apoio social para atender aos casos mais prementes».

Numa nota denominada, «os preços do petróleo, a escassez de bens de primeira necessidade e a fome em Portugal e no Mundo» a instituição que representa a pastoral social dos leigos na Igreja aponta o custo do petróleo e a aposta nos biocombustíveis como os factores principais para esta crise alimentar que se avizinha.
Por um lado, a «subida em flecha dos preços do barril petróleo» provocaram uma escalada do custo da «produção de bens manufacturados» mas também da própria produção agrícola devido ao transporte e ao trabalho dos «tractores e outras alfaias agrícolas».


Diário Digital / Lusa
04-05-2008 16:35:00

Será que o LFV já viu? O Benfica precisa é deste tipo de Espírito

João Pacheco, Prémio Gazeta Revelação 2006

O que está em causa é a Democracia é a sociedade.

Petição online contra acordo ortográfico

http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/

03/05/2008

A Marcha do Bloco de Esquerda - Marcha Global da Marijuana

É com sinais como este que os dirigentes do Bloco de Esquerda enviam para a Juventude que querem controlar os problemas disciplinares nas escolas, a toxicodependência, a criminalidade, etc.
Dou um prémio a quem me apresente um dependente, das chamadas drogas duras que não tenho começado a consumir haxixe.
Haxixe, Marijuana, não são mais do que o primeiro passo para um caminho negro.
Adorei ver lá esses senhores a tirarem a máscara e as mostrarem a sua real face.

02/05/2008

Ventos de Mudança


Todos aqueles que acompanham o fenómeno político sabem que existem, aquilo que alguns analistas apelidam por ondas de inclinação de eleitorado, nomeadamente no que diz respeito ao panorama europeu.

Actualmente, a balança do equilíbrio geopolítico europeu pende para a chamada esquerda socialista, com presença no governo na Alemanha, Espanha, Portugal e Reino Unido.

Mas, os ventos de mudança estão novamente a soprar.

Primeiro França, depois Itália e agora com uma estrondosa derrota do Partido Trabalhista no Reino Unido. A chamada esquerda socialista, que tem muito de liberal, neste sistema universal capitalista, em que não consegue impor as suas doutrinas sociais, e em que se pede sempre mais e mais sacrifícios aos cidadãos. O apelo a valores âncora que a esquerda desconhece, que não defende, nem preza, leva o eleitorado em situações de crise a optar por aquela solução que lhe confere maior segurança. Daí a mudança. Uma mudança para melhor.

Atirar para cima dos outros (Eu faço e tu pagas)

"O Governo de José Sócrates adiou o pagamento das novas subconcessões rodoviárias para depois de 2013. São 1793 km cujas construção, conservação, manutenção e exploração em regime de Parceria Público Privada (PPP) serão adjudicadas até ao final deste ano, mas os encargos para a Estradas de Portugal têm uma moratória de cinco anos
Dessa forma, o Executivo do PS adia para um eventual XIX Governo o pagamento de uma factura cujo valor o Ministério das Obras Públicas insiste em manter secreto." in Sol

Mais uma promessa socialista que vai por água abaixo (Mais uma!!)

"Segundo Luís Parreirão, administrador e ex-secretário de Estado das Obras Públicas
Negociações para introdução de portagens nas Scut retomadas há um mês
02.05.2008 - 15h21
Por Lusa"

Mais uma vez temos que nos referir ao facto das promessas feitas pelo Partido Socialista e incumpridas. Já aborrece.
Mas tenho para mim uma certa curiosidade sobre que incidirá as promessas eleitorais para 2009 do Partido Socialista.

Vergonha na AR - Voto de pesar pela morte do Cónego Melo aprovado apenas por CDS-PP e PSD

"O Parlamento aprovou hoje um voto de pesar pela morte do Cónego Melo, com os votos favoráveis do CDS-PP e do PSD, a abstenção da maioria dos deputados socialistas e o voto contra do PCP, BE e PEV.
Os deputados do BE abandonaram o hemiciclo depois de votar contra o minuto de pesar pela morte do Cónego Melo, uma das figuras mais controversas da extrema-direita nos anos da revolução. Manuel Alegre e outros deputados do PS também saíram e nem votaram. O PCP esteve contra mas ficou na sala, cumprindo o regimento." in Público

A este tipo de atitudes, de votar contra e sair da sala enche de vergonha quem as pratica.

Mas vindo de quem vem, não seria de esperar outra coisa.
Parece-me algo muito mesquinho.

30/04/2008

Discussão Pública - Plano de Pormenor da Área Desportiva/Recreativa da Amora e Plano de urbanização, freguesia de Amora, que irá alterar o PDM


Encontram-se em fase de discussão pública o Plano de Pormenor da Área Desportiva/Recreativa da Amora e o Plano de Urbanização da Zona Ribeirinha da Amora, freguesia de Amora, que irá alterar o Plano Director.
Trata-se de um processo obrigatório de audição ao público, durante o qual os interessados poderão proceder à formulação de sugestões, bem como à apresentação de informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respectivo procedimento de elaboração do Plano de Pormenor (trinta dias).
Durante aquele período, os interessados poderão consultar no atendimento público da Divisão Administrativa de Urbanismo, o documento de fundamentação da elaboração do PP, que acompanhou a deliberação de Câmara e que descreve os objectivos, metodologia e prazos a observar no processo.

Para os meus amigos de Setúbal ( e os do Seixal tb)

Descobri o paradeiro do ex-vereador da CM de Setúbal do PCP que saiu com o ex-presidente Carlos Sousa, Aranha Figueiredo. Veio para os quadros da CM do Seixal, a auferir uma módica quantia de 4400 euros.
Para confirmar tal informação: http://rumoabombordo.blogspot.com/2008/04/aranha-figueiredo-veio-para-descansar.html

Banco Alimentar - 3 e 4 de Maio


Eleições no PSD - Quo Vadis PSD

Neste mês de Maio de 2008, o Partido Social Democrata enfrenta talvez a pior crise desde a sua fundação em Portugal. Estamos num ponto crítico para o Partido Social Democrata.
Vamos entrar num processo eleitoral para a Comissão Política Nacional, que se pode revelar decisivo para o futuro do partido. Quando me refiro a tal processo como sendo decisivo é Ipsis Verbis o significado que lhe pretendo dar. O verdadeiro sentido literal. Pois, consoante o resultado desta eleição interna no PSD, consoante o eventual candidato que o PSD apresentar às eleições legislativa de 2009, assim se escreverá o futuro deste nosso partido, o futuro de Portugal.
Entrando no campo hipotético, como tal extremamente subjectivo, se por um acaso do destino e vontade dos cidadãos eleitores portugueses, o resultado do PSD nas próximas eleições legislativas em 2009 for abaixo do mínimo esperável, ou por outras palavras, se o PS se mantiver no governo com uma maioria confortável (não necessitando do PSD para estabelecer maiorias absolutas) ou absoluta, o próprio PSD irá enfrentar uma divisão de tal intensidade e profundidade, que poderá levar ao esvaziamento e à extinção do mesmo como social-democracia em Portugal.
Na minha modesta opinião penso que nem todos os social-democratas se aperceberam da gravidade da situação.
Não pretendendo ser o arauto da desgraça. Apenas um grito de alerta de modo a acordar os mais distraídos.
As bases do partido devem exercer o seu sentido de voto com responsabilidade e conhecimento de quem sabe que está a decidir o futuro do partido e o futuro de Portugal. Não é o momento para virar costas ao PSD. Estamos numa fase decisiva e como tal, como militante estarei disponível para defender os interesses da social-democracia no nosso PSD.
Por um PSD forte, para um Portugal melhor.

Crise Alimentar


Sem ninguém prever ou esperar, aí está ela, uma crise alimentar.

Preço do Petróleo;

Dólar fraco;

Consumo/produção de Biodiesel;

Ano de produção alimentar fraca;
Prevê-se que os bens alimentares irão aumentar 39% só este ano!!
Se tal acontecer vamos ter famílias a passar efectivamente fome.

28/04/2008

República das Bananas - Invasão de Esquadra


Só num país como o nosso, mais semelhante a uma chamada "República das Bananas", um país do faz de conta é que poderiamos ter um código de Processo Penal tão laxivo perante a actuação dos agentes judiciários no momento da captura de um arguido/suspeito.

Quase o inimaginável, para o comum dos cidadãos acontece no dia a dia dos agentes que juraram proteger a ordem pública e defender os cidadãos. O sentimento de trabalho deitado fora; o sentimento de falta de reconhecimento; o sentimento de impunidade...

Estamos a caminhar a passos largos para uma grave crise social.

O cidadão normal, é mais constrangido por uma máquina fiscal, uma ASAE, uma Brigada de trânsito, uma inspeção do carro... do que um criminoso sente-se constrangido na sua má actuação pela policia.

Para compor o ramalhete, só faltava mesmo uma invasão a uma esquadra de polícia, em plena luz do dia e para agredir um outro cidadão que procurou ali refúgio. Embora não seja caso inédito demonstra-se que nível de proteção a PSP consegue transmitir aos cidadãos.

25/04/2008

Os chamados tiros nos pés que tanto alguns gostam de dar

Líder do PSD-Madeira discursou perante o Conselho Nacional do partido
Jardim critica “idiotas úteis” que no PSD criticaram Menezes e elogiaram Sócrates
25.04.2008 - 16h27 PÚBLICO

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1326956

Ajuda de Mãe - Porque vale mesmo a pena


"A quinta edição da Campanha para o Dia da Mãe da Ajuda de Mãe vai decorrer nos próximos dias 28 e 29 (terça e quarta-feira) na região de Lisboa: Amoreiras Shopping Center, Centro Colombo, Centro Alegro, Oeiras Parque, Cascaishopping e Pingo Doce de Linda-a-Velha.
A campanha vai dividir-se em dois tipos de acção: angariar e recolher donativos para as mães e bebés, que serão depositados numa caixa devidamente identificada e acompanhada pelos voluntários da instituição, e vender brindes cujos lucros revertem a favor da Ajuda de Mãe.
A instituição lembra que todas as ajudas receberão um recibo de donativo, beneficiando dos incentivos fiscais previstos na Lei do Estatuto do Mecenato Familiar" in Semanário SOL


Mais informações em:

19/04/2008

Cónego Melo morreu hoje em Fátima


O monsenhor Eduardo Melo Peixoto, mais conhecido por cónego Melo, morreu hoje em Fátima (Público.pt)

Quem diria? Revoltante


17/04/2008

Vitória de Pirro


Menezes demite-se e convoca eleições antecipadas no PSD


“O país está a ir por um caminho perigoso e necessita de um PSD que não tenha que pedir um favor para existir. Sendo político, também sou médico, que jurou lutar pela vida e esta forma de agir não tem nada a ver comigo. Eu nunca matei pelas costas”, disse o ainda líder do PSD.

Povo: Casamentos para ricos e pobres, Isilda Pegado, Público, 080417

Um excelente artigo,
de uma pessoa muito respeitável,
sobre um assunto muito delicado.


Povo: Casamentos para ricos e pobres, Isilda Pegado, Público, 080417

Artigo de Pacheco Pereira


15/04/2008

Só não vê quem não quer ver!

Os sindicatos clamam vitória.
Não concordam com um sistema de avaliação mas ele manteve-se para já ser aplicado no próximo ano lectivo.
Mas os sindicatos clamam vitória.
Não houve alteração do injustissimo ECD para professores não titulares.
Mas os sindicatos clamam vitória.

Até a doutora Ana Benavente percebeu a realidade melhor do que os nossos "competentes" sindicalistas.

Ana Benavente, ex-secretária de Estado da Educação nos Governos de António Guterres acusou o actual Executivo de "chantagear" os professores e os sindicatos e de estes "não honrarem os 100 mil professores que estiveram na rua".
Numa entrevista que foi hoje para o ar no programa "Minuto a Minuto" do Rádio Clube Português, Ana Benavente afirmou que "é muito feio um Governo socialista dizer - quando as escolas afirmam que não têm condições para o fazer - que, sem avaliação, os professores contratados não serão colocados" e que "isto é chantagem. Uma chantagem que surtiu efeito".(in Expresso)

12/04/2008

Perigo para peões e condutores

Neste nosso munícipio existe algo sobre o qual não me canso de me interrogar.
Como será que se estabelecem os sítios para instalação (colocação) dos contentores para resíduos sólidos urbanos (lixo) e para a colocação dos chamados pontos verdes ou contentores para a colocação separada de papel, plásticos, latas, etc.

Quais são os critérios?
Apenas geográficos e demográficos?
E então e os critérios de segurança rodoviária? Não existem?
É que grande parte destes "contentores" estão colocados no passeio, ocupando parte da via destinada a peões e muitos deles constituem um obstáculo objectivo ao trânsito de pessoas e veículos automóveis. Podem assim prejudicar a visibilidade de condutores e peões, algo que deve ter-se em conta aquando colocação.


Aqui ficam dois exemplos:

Dia Global pelo Darfur neste Domingo




"Milhares de activistas em todo o mundo manifestam-se pela paz nesta região sudanesa, em profunda crise
Neste Domingo, 13 de Abril, dezenas de milhares de activistas irão manifestar-se a favor das crianças do Darfur um pouco por todo o mundo, para assinalar a quinta edição do Dia Global por Darfur. Em Portugal, a Plataforma PorDarfur delegou na Amnistia Internacional a coordenação da campanha sobre as crianças no Darfur."


Frase do Dia

"Se o Governo contabilizasse o número de portugueses que procuram trabalho em Espanha na construção civil, o desemprego não seria de oito por cento (...) Atingiria os dois dígitos", afirmou Menezes, no final do primeiro dia do "Roteiro Mudar Portugal", em que andou pelo distrito de Bragança.

11/04/2008

Fogo-de-artíficio


Vencimentos e fogo-de-artíficio de montantes algo chocantes para o comum cidadão, in semanário SOL



Aqui fica, com a devida vénia um pequeno excerto:

"José Miguel Júdice apanhou de surpresa a oposição, quando apareceu esta quarta-feira na reunião da Câmara de Lisboa para a apresentar aos vereadores o seu plano para a requalificação da frente ribeirinha.
O documento foi classificado, de forma unânime, pela oposição como «uma lista de obras» e um «plano de intenções». Mas as maiores críticas foram para os dinheiros que a sociedade que liderará o projecto -- orçado em 165 milhões de euros -- pretende gastar.
Um dos pontos mais polémicos foi o anúncio de um espectáculo de fogo-de-artíficio e som, que a sociedade pretende dar em frente ao mosteiro dos Jerónimos para comemorar o centenário da República, e que vai custar cerca de 5 milhões de euros.
Mas os vereadores questionaram também as verbas – cerca de um milhão de euros – que a sociedade prevê para pagar aos três administradores executivos do conselho de administração – já que Júdice irá trabalhar sem qualquer remuneração.

02/04/2008

Peregrino do Amor - Homenagem ao Papa João Paulo II

No terceiro aniversário da sua morte...alguém que não se esquece!

31/03/2008

Por Favor não venham agora defender a autoridade do professor na escola

Este é um desabafo que é dirigido a todos que acham que as suas atitudes não têm consequências


Às pessoas que :

Ao propor na Assembleia da República um determinado conjunto de propostas com sentido de agilizar e facilitar o “rompimento” de um laço de família como aquele que é estabelecido pelo casamento, que para alguns é muito mais do que um mero contrato;
Ao defender a união de facto, a equiparação da mesma ao acima referido casamento, ao defender que qualquer união deve ter tutela e direitos jurídicos, que assim as pessoas não têm nada que as possa prender; no fundo a defender uma forma de vida muito em voga na nossa sociedade que é só termos direitos e poucos deveres;
Ao despenalizar o consumo de droga, que conduziu a um aumento exponencial do mesmo, e com isso não dar indicações às gerações mais novas da nossa sociedade sobre aquilo que é bom e que é mau;
Ao defender, no fundo um “liberalismo”, do permitir todo e qualquer tipo comportamento, com menos regras possíveis;
Ao liberalizar, e branquear a morte de nascituros, retirando-lhes quaisquer direitos, retirando-lhes a possibilidade de viverem, branqueando comportamentos…
Ao defender o facilitismo…

A esses Por Favor não defendam agora a autoridade do professor na escola… pensem antes de agir, pensem que toda acção ... tem uma reação.

28/03/2008

Chelas - Barreiro



"O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) elege o eixo Chelas-Barreiro como melhor opção para a terceira travessia sobre o Tejo. A notícia é hoje avançada pelo "Jornal de Negócios", que cita uma conclusão preliminar do LNEC.
No entanto, o LNEC aponta problemas ambientais ligados à contaminação de terrenos em relação a esta opção Chelas-Barreiro. "
in Jornal de Negócios




Será que desta forma iremos finalmente ter uma despoluição dos solos contaminados no Barreiro e Seixal?


Será que pelo menos esta nova travessia do Rio Tejo servirá para melhorar a qualidade de vida?
A serra da Arrábida e as pedreiras?


A co-incineração na secil?


A celulose da Portucel em Setúbal que retira imensa qualidade de vida aos sadinos, em virtude dos cheiros nauseabundos que liberta?


Para quando ver que o futuro da região deLisboa está na margem sul e que aqui vivem cidadãos de pleno direito!




Será desta!!

Vale a pena dar uma vista de olhos


Será que já se esqueceram? 1989 Tiananmen Square Protests

Internet o Poder do Novo Milénio - Youtube Power

Neste dia de Primavera de 2008, podemos constatar força da internet e dos motores de divulgação de imagens e de vídeos. Um verdadeiro poder. Uma forma das minorias passarem a sua mensagem. Uma forma de contra-poder, em que a democracia consiste no poder de dar voz a quem não a tem, de mostrar aquilo que muitos querem esconder...
Só três exemplos:
- A situação na escola de Matosinhos;
- O governo de Israel a divulgar imagens de um ataque terrorista, e
- Um deputado holandês a praticamente insultar a religião islâmica incentivando ódios.

Como podemos aferir por estes exemplos, nem sempre a internet é usada pelos melhores propósitos. Mas, é cada vez mais uma realidade a ter em conta pelos governos de todos os países do mundo. Esperemos que esta nova realidade possa ser usada pelo bem e para o bem das pessoas.

Quais Direitos Humanos?


"O ministro da Presidência afirmou hoje ser intenção do Governo fazer-se representar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, em Agosto, dizendo que o executivo deve estar sempre presente onde desfila a bandeira nacional. "
in Diário Digital

27/03/2008

Um Sábio Versículo

És tu que fazes planos sábios e obras magníficas. Tu vês tudo o que fazem os seres humanos, e dás a recompensa segundo o que merecem, segundo o seu comportamento. (Jeremias 32:19)

26/03/2008

Redução do IVA - Propaganda Governamental


Com uma pompa e circunstância o governo anunciou hoje que vai baixar o IVA, a partir de 1 de Julho, de 21% para 20%.

A meu ver uma medida completamente despropositada e sem sentido para o mediano consumidor final. Tal diferença de taxação vai significar um encaixar menor de receitas para o Estado e um embolsar desses valores por um punhado de empresários, e de comerciantes.

Não afirmo isto por dizer, mas baseado na experiência daquilo que foi a transição do Escudo para o Euro e mais recentemente da alteração realizada no que diz respeito ao Imposto autómovel. Quer num caso quer noutro, o prejudicado foi o consumidor final. Os beneficiados foram apenas os comerciantes e os intermediários.

Em vez de descer agora o IVA e manter em expectativa uma outra eventual descida, deveria desde logo desce-lo de modo que o consumidor final visse refllectido no preço de venda ao público verdadeiramente uma redução.

Esta é uma descida simbólica, sem impacto na carteira do consumidor final. O mais provável é que esta descida nunca venha a ser reflectida nos preços finais. Os ganhos desta medida vão ser todos absorvidos pelos intermediários e vendedores finais. O consumidor final, que somos todos nós, nada irá sentir.

Esta medida não é uma medidada económica-financeira, mas apenas uma medida desde já eleitoralista. Mas que, por outro lado, demonstra que foram pedidos excessivos sacrificios aos portugueses e que estes (a chamada classe média e média baixa) é que pagaram a crise... uma crise que ainda não terminou, mantendo-se o perigo de recessão, e que se pode agravar, como consequência da crise nos Estados Unidos.

Mais uma vez se demonstra que não existe uma politica governamental e que este governa "à vista".

O entendimento comunista dos Direitos Humanos

Comentário único: Os Direitos Humanos só merecem defesa quando isso interessa, aos comunistas e aos poderosos capitalistas (como os extremos se tocam)

25/03/2008

Fábrica da Mundet











Neste nosso bonito concelho, mas a meu ver tão mal dirigido, onde os investimentos camarários não tem um rumo que lhes proporcione uma ajustada retribuição para a população, não é de estranhar o que se passa com a antiga fábrica da Mundet. Mais um investimento ao abandono e de tal modo degradado que se encontra em perigo de cair (conforme imagens que se juntamcom a legenda: Perigo de derrocada no interior; Acesso interdito).


Mas, no entanto, é de louvar a colocação do sinal. Revela que pelo menos no executivo municipal há conhecimento da degradação que grassa na antiga fábrica da Mundet.




Mais uma vez no nosso concelho os projectos permanecem adiados e passam-se de mandatos para mandatos, de panfleto de propanganda eleitoral, para panfleto de eleições seguintes, mediante um esconder e escamotear de uma verdade que é o pântano que se encontra a gestão municipal. Hipoteca-se o futuro das finanças municipais, com estranhos acordos para a construção de Paços Municipais e de oficinas municipais. Tudo isto acumulando-se gastos, prejuízos e não se vendo qualquer resultado.



Sãos as eternas marinas adiadas...


É o Museu Cargaleiro...


É o Conservatório de Música...


É a alternativa à estrada nacional 10...


É a Quinta da Trindade também em ruína...


São os Moinhos de maré ao abandono...


As piscinas municipais de Paio Pires...


São as piscinas municipais de Arrentela... etc.




Graças a Deus, o tratamento de águas residuais saiu da competência deste municipio, senão também aí ainda estaríamos pior.




Em mais de trinta anos o pouco que aqui foi feito deveu-se essencialmente à iniciativa privada, e ao estado.








Mas, infelizmente, os munícipes deste bonito concelho são pessoas pouco exigentes, pois de contrário já há muito que teriam pelo menos experimentado a mudança...

...quem sabe acordam para as próximas eleições autárquicas.



É tempo de dizer chega...


É tempo de dizer basta...


É tempo de mudança!!

24/03/2008

Como Economizar

Primeiro os professores.
a seguir os militares,
depois os polícias,
sem esquecer os funcionários públicos,
nem os médicos,
os juízes e procuradores, e por fim os advogados.

A todos procuraram dividir, ostracizar, enxovalhar..tudo para economizar.

Fizeram uns voltarem-se contra os outros.
Dividir para reinar.
Para se manterem impávidos e serenos, perante a dor do próximo que é espezinhado.

Mas, "Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: o escravo não é maior que o senhor. Se perseguiram a mim, também hão-de perseguir a vós" (Jo 15, 20)

22/03/2008

Uma Santa Páscoa

(A deposição no túmulo, Caravaggio 1602/4)

O verdadeiro pastor é Aquele que conhece também o caminho que passa pelo vale da morte; Aquele que, mesmo na estrada da derradeira solidão, onde ninguém me pode acompanhar, caminha comigo servindo-me de guia ao atravessá-la: Ele mesmo percorreu esta estrada, desceu ao reino da morte, venceu-a e voltou para nos acompanhar a nós agora e nos dar a certeza de que, juntamente com Ele, encontramos uma passagem.
(Bento XVI - Spes Salvi)

Cristo ressuscitado é a vitória de Deus sobre a morte (L. Giussani).


Uma Santa Páscoa

13/03/2008

CARTA DO PAPA BENTO XVI - Vale a pena ler

Queridos fiéis de Roma! Pensei dirigir-me a vós com esta carta para vos falar de um problema que vós próprios sentis e sobre o qual as várias componentes da nossa Igreja se estão a comprometer: o problema da educação. Todos temos a preocupação pelo bem das pessoas que amamos, sobretudo das nossas crianças, adolescentes e jovens. De facto, sabemos que depende deles o futuro desta nossa cidade. Portanto, não podemos deixar de ser solícitos pela formação das novas gerações, pela sua capacidade de se orientar na vida e discernir o bem do mal, pela sua saúde não só física mas também moral. Mas educar nunca foi fácil, e hoje parece tornar-se sempre mais difícil. Sabem-no bem os pais, os professores, os sacerdotes e todos os que desempenham responsabilidades educativas directas. Fala-se por isso de uma grande "emergência educativa", confirmada pelos insucessos com os quais com muita frequência se confrontam os nossos esforços para formar pessoas sólidas, capazes de colaborar com os outros e dar um sentido à própria vida. É espontâneo, então, culpar as novas gerações, como se as crianças que nascem hoje fossem diversas das que nasciam no passado. Além disso, fala-se de uma "ruptura entre as gerações", que certamente existe e pesa, mas que é o efeito, e não a causa, da malograda transmissão de certezas e valores. Devemos portanto atribuir a culpa aos adultos de hoje, que talvez já não sejam capazes de educar? É forte certamente, quer entre os pais quer entre os professores e em geral entre os educadores, a tentação a renunciar, e ainda antes o risco de não compreender nem sequer qual seja o seu papel, ou melhor a missão que lhes foi confiada. Na realidade, estão em questão não só as responsabilidades pessoais dos adultos ou dos jovens, que são reais e não devem ser escondidas, mas também uma atmosfera difusa, uma mentalidade e uma forma de cultura que fazem duvidar do valor da pessoa humana, do próprio significado da verdade e do bem, em síntese, da bondade da vida. Então, torna-se difícil transmitir de uma geração para a outra algo de válido e de certo, regras de comportamento, objectivos credíveis com base nos quais construir a própria vida. Queridos irmãos e irmãs de Roma, a este ponto gostaria de vos dizer uma palavra muito simples: não temais! Todas estas dificuldades, de facto, não são insuperáveis. São antes, por assim dizer, a outra face da moeda daquele dom grande e precioso que é a nossa liberdade, com a responsabilidade que justamente a acompanha. Contrariamente a quanto acontece no campo técnico ou económico, onde os progressos de hoje se podem somar aos do passado, no âmbito da formação e do crescimento moral das pessoas não existe uma semelhante possibilidade de acumulação, porque a liberdade do homem é sempre nova e portanto cada pessoa e cada geração deve tomar de novo, e directamente, as suas decisões. Também os maiores valores do passado não podem simplesmente ser herdados, devem ser feitos nossos e renovados através de uma, muitas vezes difícil, escolha pessoal. Mas quando as bases são abaladas e faltam as certezas fundamentais, a necessidade daqueles valores volta a fazer-se sentir de modo urgente: assim, em concreto, aumenta hoje o pedido de uma educação que o seja verdadeiramente. Pedem-na os pais, preocupados e muitas vezes angustiados com o futuro dos próprios filhos; pedem-na muitos professores, que vivem a triste experiência da degradação das suas escolas; pede-a a sociedade no seu conjunto, que vê postas em dúvida as próprias bases da convivência; pedem-na no seu íntimo os próprios jovens, que não querem ser deixados sozinhos perante os desafios da vida. Mas cada verdadeiro educador sabe que para educar deve doar algo de si mesmo e que só assim pode ajudar os seus alunos a superar egoísmos e a tornar-se por sua vez capazes de amor autêntico. Há já numa criança um grande desejo de saber e de compreender, que se manifesta nas suas contínuas perguntas e pedidos de explicações. A educação seria, portanto, muito pobre se se limitasse a dar noções e informações, e deixasse de lado a grande pergunta em relação à verdade, sobretudo àquela verdade que pode servir de orientação na vida. Também o sofrimento faz parte da verdade da nossa vida. Por isso, procurando proteger os mais jovens de qualquer dificuldade e experiência do sofrimento, arriscamos a fazer crescer, apesar das nossas boas intenções, pessoas frágeis e pouco generosas: a capacidade de amar corresponde de facto à capacidade de sofrer, e de sofrer juntos. Chegamos assim, queridos amigos de Roma, talvez ao ponto mais delicado da obra educativa: encontrar um justo equilíbrio entre a liberdade e a disciplina. Sem regras de comportamento e de vida, feitas valer dia após dia também nas pequenas coisas, não se forma o carácter e não se está preparado para enfrentar as provas que não faltarão no futuro. Mas a relação educativa é antes de tudo o encontro de duas liberdades e a educação com sucesso é formação para o recto uso da liberdade. Mas à medida que a criança cresce, torna-se um adolescente e depois um jovem; portanto devemos aceitar o risco da liberdade, permanecendo sempre atentos a ajudá-lo a corrigir ideias e opções erradas. O que nunca devemos fazer é favorecê-lo nos erros, fingir que não os vemos, ou pior partilhá-los, como se fossem as novas fronteiras do progresso humano. Portanto, a educação nunca pode prescindir daquela respeitabilidade que torna credível a prática da autoridade. De facto, ela é fruto de experiência e competência, mas adquire-se sobretudo com a coerência da própria vida e com o comprometimento pessoal, expressão do amor verdadeiro. Portanto, o educador é uma testemunha da verdade e do bem: sem dúvida, também ele é frágil e pode falhar, mas procurará sempre de novo pôr-se em sintonia com a sua missão. Caríssimos irmãos de Roma, destas simples considerações sobressai como é decisivo na educação o sentido de responsabilidade: responsabilidade do educador, certamente, mas também, e na medida em que cresce com a idade, responsabilidade do filho, do aluno, do jovem que entra no mundo do trabalho. É responsável quem sabe responder a si mesmo e aos outros. Além disso, quem crê procura responder a Deus que o amou primeiro. A responsabilidade é em primeiro lugar pessoal, mas existe também uma responsabilidade que partilhamos juntos, como cidadãos de uma mesma cidade e de uma nação, como membros da família humana e, se somos crentes, como filhos de um único Deus e membros da Igreja. De facto as ideias, os estilos de vida, as leis, as orientações gerais da sociedade em que vivemos, e a imagem que ela dá de si mesma através dos meios de comunicação, exercem uma grande influência sobre a formação das novas gerações, para o bem mas muitas vezes também para o mal. Contudo a sociedade não é uma abstracção; no final somos nós próprios, todos juntos, com as orientações, as regras e os representantes que elegemos, mesmo sendo diversos os papéis e as responsabilidades de cada um. Portanto, há necessidade da contribuição de cada um de nós, de cada pessoa, família ou grupo social, para que a sociedade, começando pela nossa cidade de Roma, se torne um ambiente mais favorável à educação. Por fim, gostaria de vos propor um pensamento que desenvolvi na recente Carta Encíclica Spe salvi sobre a esperança cristã: a alma da educação, como de toda a vida, só pode ser uma esperança certa. Hoje a nossa esperança está insidiada de muitas partes e corremos o risco de nos tornarmos, também nós, como os antigos pagãos, homens "sem esperança e sem Deus neste mundo" como escrevia o apóstolo Paulo aos cristãos de Éfeso (Ef 2, 12). Precisamente daqui nasce a dificuldade talvez mais profunda para uma verdadeira obra educativa: na raiz da crise da educação está de facto uma crise de confiança na vida. Não posso terminar esta carta sem um caloroso convite a ter Deus como nossa esperança. Só Ele é a esperança que resiste a todas as desilusões; só o seu amor não pode ser destruído pela morte; só a sua justiça e a sua misericórdia podem sanear as injustiças e recompensar os sofrimentos suportados. A esperança que se dirige a Deus nunca é esperança só para mim, é sempre também esperança para os outros: não nos isola, mas torna-nos solidários no bem, estimula-nos a educar-nos reciprocamente para a verdade e para o amor. Saúdo-vos com afecto e garanto-vos uma especial recordação na oração, enquanto envio a todos a minha Bênção. Vaticano, 21 de Janeiro de 2008.
BENEDICTUS PP. XVI

O Socialismo que temos ou será Liberalismo??


Segundo notícia do jornal "Diário Digital (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=323126) foi implementada mais uma grande reforma em Portugal, impelida pela enorme vontade de modernização do nosso primeiro.

Só o nome dado é algo de tremendo mau gosto: "Divórcio na Hora".

Através desta "grande inovação", um casal pode conseguir requerer e obter o divórcio numa questão de quinze vinte minutos.

É sem dúvida uma grande simplificação. Fica muito mais fácil divorciar-se do que casar-se.

Para este governo socialista os valores como a família são extremamante relativos.

É desprestigiar um instituto como o casamento.

Triste num paìs em que cada vez menos casamentos existem, e cada vez mais divórcios e com uma natalidade em descrescendo.

Que obsessão este governo tem contra os valores da família?

Espero que desta vez os responsáveis pela Igreja Católica não se deixem ficar calados. É tempo de dizer chega.

Não será necessário um período de reflexão entre os conjugês? Uma discussão, uma chatice que dura uma semana, um dia mais dificil e o sempre acesso fácil ao divórcio.

Quo Vadis Portugal?

12/03/2008

11/03/2008

Para reflectir...

Nós só nascemos ontem e nada sabemos ainda; a nossa vida é uma pequena sombra sobre a terra. (Job 8:9)

Professores mais decisivos para o futuro do País do que políticos - D. José Policarpo

Educação: Professores mais decisivos para o futuro do País do que políticos - D. José Policarpo
Lisboa, 11 Mar (Lusa) - O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, considerou hoje que os professores são mais decisivos para o futuro do País do que os políticos e financeiros, o que mereceu elogios do PSD.
21:45 Terça-feira, 11 de Mar de 2008/ Expresso



"Os professores e educadores são um grupo decisivo para o futuro do País, mais decisivo do que os políticos, técnicos e financeiros", sustentou D. José Policarpo, em declarações à Rádio Renascença, à margem do lançamento das Obras Escolhidas de D. António Ribeiro, em Lisboa.
Instado pela Agência Lusa a comentar estas afirmações, Pedro Duarte, deputado do PSD, referiu que as mesmas "vão ao encontro da valorização e dignificação da função do professor".
"São palavras que o Governo, que tem criticado os professores, deveria ouvir com atenção", frisou, lembrando que "o futuro do País passa pela requalificação dos recursos humanos" e que os seus "principais protagonistas são os professores".
O PCP e o Bloco de Esquerda optaram por não comentar as declarações. Do PS e do CDS-PP não foi possível, até ao momento, obter uma reacção.
D. José Policarpo apelou ainda à "calma, "à reflexão mais profunda" e a que haja "muita compreensão" perante "as dificuldades sentidas" pelos docentes, que "se dedicam à tarefa fundamental, inventiva e árdua que é educar".
ER.
Lusa/

10/03/2008

Uma imagem vale por mil palavras











Totalitarismo

"[O Governo tem de ] manter a avaliação e pôr fim ao diálogo como os sindicatos. Custe o que custar. Mesmo a maioria absoluta."
António Ribeiro Ferreira, "Correio da Manhã", 10 de Março de 2008


Lembrem-se em 2009

06/03/2008

Só uma pequena frase para reflectir

"A primeira fase do saber, é amar os nossos professores"
(Erasmo de Roterdão)

03/03/2008

Curiosidade Pascal

Foi-me enviado por um amigo e gostei como tal decidi partilhar.

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera (20 de Março). Esta datação da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão temporã (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818. Por isso, ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano.

Crónica de Vasco Pulido Valente

Achei muito acertada esta crónica do Vasco Pulido Valente e claramente actual.


A avaliação dos professores02.03.2008, Vasco Pulido Valente

Como se pode avaliar professores, quando o Estado sistematicamente os "deseducou" durante 30 anos? Como se pode avaliar professores, quando o ethos do "sistema de ensino" foi durante 30 anos conservar e fazer progredir na escola qualquer aluno que lá entrasse? Como se pode avaliar professores, se a ortodoxia pedagógica durante 30 anos lhes tirou pouco a pouco a mais leve sombra de autoridade e prestígio? Como se pode avaliar professores, se a disciplina e a hierarquia se dissolveram? Como se pode avaliar professores, se ninguém se entende sobre o que devem ser os curricula e os programas? Como se pode avaliar professores se a própria sociedade não tem um modelo do "homem" ou da "mulher" que se deve "formar" ou "instruir"?Sobretudo, como se pode avaliar professores, se o "bom professor" muda necessariamente em cada época e cada cultura? O ensino de Eton ou de Harrow (grego, latim, desporto e obediência) chegou para fundar o Império Britânico e para governar a Inglaterra e o mundo. Em França, o ensino público, universal e obrigatório (grego, latim e o culto patriótico da língua, da literatura e da história) chegou para unificar, republicanizar e secularizar o país. Mas quem é, ao certo, essa criatura democrática, "aberta", tolerante, saudável, "qualificada", competitiva e sexualmente livre que se pretende (ou não se pretende?) agora produzir? E precisamente de que maneira se consegue produzir esse monstro? Por que método? Com que meios? Para que fins? A isso o Estado não responde.O exercício que em Portugal por estúpida ironia se chama "reformas do ensino" leva sempre ao mesmo resultado: à progressão geométrica da perplexidade e da ignorância. E não custa compreender porquê. Desde os primeiros dias do regime (de facto, desde o "marcelismo") que o Estado proclamou e garantiu uma patente falsidade: que a "educação" era a base e o motor do desenvolvimento e da igualdade (ou, se quiserem, da promoção social). Não é. Como se provou pelo interminável desastre que veio a seguir. Mas nem essa melancólica realidade demoveu cada novo governo de mexer e remexer no "sistema", sem uma ideia clara ou um propósito fixo, imitando isto ou imitando aquilo, como se "aperfeiçoar" a mentira a tornasse verdade. Basta olhar para o "esquema" da avaliação de professores para perceber em que extremos de arbítrio, de injustiça e de intriga irá inevitavelmente acabar, se por pura loucura o aprovarem. Mas loucura não falta.