24/09/2008

Um convite que recebi e farei por corresponder

"Exmo Senhor

A APFN tem a honra de convidar V. Exa para o Seminário "Inverno demográfico: o problema. Que respostas?", no próximo dia 27 de Setembro, no auditório do edifício novo da Assembleia da República, com o programa abaixo indicado.

Neste Seminário, será efectuada a estreia em Portugal do documentário "Inverno demográfico: o declínio da família humana", legendado em português, em que especialistas mundiais debatem esta questão nas diversas vertentes, quer quanto às causas, quer quanto às consequências, muitas vezes menosprezadas.
Sem se conhecer bem as consequências nem as distintas causas, nunca se poderá encontrar as soluções para minorar os efeitos.

Serão ainda apresentadas as projecções para a população residente em Portugal nos próximos anos, contemplando já os valores observados até 2007.

Pelo importante conjunto de individualidades que aceitaram participar neste Seminário, de vários quadrantes políticos e sociais, a APFN espera que esta sua iniciativa contribua decisivamente para que, também em Portugal, este assunto passe a ter a importância na agenda política e social que merece, como acontece na esmagadora maioria dos países europeus e tem sido cada vez mais insistido pela União Europeia, quer Comissão, quer Parlamento.

As diversas individualidades participantes intervirão a título pessoal, não vinculando partidos políticos nem associações a que pertencem, a não ser que expressamente o refiram.

A entrada é livre, não sendo necessário efectuar-se inscrição.

O documentário "Inverno demográfico: o declínio da família humana" estará, em breve, disponível para venda ao público através da internet, podendo a sua apresentação ser visualizada em http://www.invernodemografico.org/. Estará, ainda, disponível para venda, em todos os próximos eventos promovidos pela APFN.

Lisboa, 16 de Setembro de 2008

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas"

23/09/2008

Mortes superaram nascimentos - Estatística alarmante de 2007

Só o título diz quase tudo. Menos nascimentos que mortes em Portugal.
As políticas portuguesas dos últimos dez anos só podiam conduzir a algo como isto:
- O "Divórcio na hora".
- A liberalização do Aborto.
- A falta de apoio à maternidade.
Estes são os resultados de politicas rídiculas de alguns governantes.
Esta sim deveria ser a notícia do dia e nunca a da candidatura de Portugal ao Conselho de Segurança da ONU. Para que? Por dois anos? Membro não permanente? Para poder ter poder negocial e petróleo de paíese de duvidosas ligações?

Quo Vadis Portugal?

Bento XVI pede luta contra a pobreza

O Papa lançou um apelo para que sejam adoptadas e aplicadas medidas para erradicar a fome e a pobreza no mundo.
No Angelus deste Domingo, logo após o regresso de Bento XVI de Albano onde presidiu à dedicação do altar da Catedral, o Papa lembrou que a reunião do próximo dia 25 de Setembro, no âmbito da 63ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, para discutir os Objectivo de Desenvolvimento do Milénio.
Aos líderes dos países do mundo que se vão juntar no dia 25, o Papa dirigiu o apelo para “que se adoptem e se apliquem, com coragem, as medidas necessárias para erradicar a extrema pobreza, a fome, a ignorância e o flagelo das doenças que atingem, sobretudo, as pessoas mais vulneráveis”.
O empenho necessário, “ainda que exija sacrifícios, numa altura de dificuldades económicas mundiais, não deixará de produzir importantes benefícios para o desenvolvimento das nações que necessitam da ajuda externa, assim como para a paz e o bem-estar de todo o Planeta”, referiu Bento XVI.
O Papa recordou ainda as catástrofes naturais, no continente americano que causaram inúmeras vítimas.
"Os países das Caraíbas, em particular o Haiti, Cuba, a República Dominicana e o Sul dos Estados Unidos, foram duramente atingidos por violentos furacões”. Bento XVI pediu que a ajuda às zonas mais atingidas “chegue prontamente”, apelando para que “a solidariedade e a fraternidade prevaleçam nestas alturas”. in Agência Ecclesia

22/09/2008

Sábado sem abastecer para lutar contra preços elevados dos combustíveis

A associação de defesa do consumidor (DECO) marcou para sábado uma acção de protesto que consiste no não abastecimento de combustíveis no próximo dia 27 de Setembro (in Público).
Embora não concorde, e não ache que seja uma acção profícua, vou aderir...

Mas vou fazer mais do que isso, nesse dia só me irei deslocar usando a bicicleta, a pé ou de transportes públicos.
Isso sim, seria um bom apelo por parte da DECO.
Um APAGÃO ao abastecimento de combustíveis.
Um dia a menos de gastos de combustiveis.

Quatro maus exemplos - Lisboa, Seixal, Vila do Conde e Espinho são os maus exemplos apontados pela Quercus

"Apesar de o ano ainda estar longe do fim, pelo menos quatro localidades portuguesas já ultrapassaram os valores anuais de poluição permitida por lei.
Lisboa, Seixal, Vila do Conde e Espinho são os maus exemplos apontados pela Quercus neste Dia Europeu Sem Carros.“Há valores que revelam a existência de quatro zonas ainda com problemas graves. É o caso da Avenida da Liberdade [em Lisboa], que no ano passado teve 149 dias com excesso de poluição e que, este ano, já vai em 55 dias até Agosto. Existe também o Seixal e, no norte, do país, os casos de Espinho e Vila do Conde, que vão ultrapassar - no fim do ano - os cem dias em excesso”, explica Helder Spínola.Os dados foram divulgados esta manhã pela Quercus, no âmbito de uma iniciativa de sensibilização em Lisboa, inserida na Semana da Mobilidade e no Dia Europeu Sem Carros." in Rádio Renascença

20/09/2008

Quem tem medo de Pedro Santana Lopes??

Assim que pelos corredores do PSD começou a ser ventilada a possibilidade do dr. Pedro Santana Lopes concorrer à CM Lisboa nas próximas eleições autárquicas, houve logo quem logo à nascença fizesse por liquidar a mesma. Rapidamente apareceram nos meios de comunicação social notícias que lhe imputam o estatuto de arguido num processo relativo à CM de Lisboa.
É motivo suficiente para se suspeitar do timing dessas notícias...

e perguntar:

Quem tem medo da candidatura de Pedro Santana Lopes à CM de Lisboa?

50.º Aniversário Sacerdotal do Padre David de Pinho Esteves - Arrentela

Já foi no passsado dia 15 de Agosto de 2008, que ocorreu o 50.º aniversário de Ordenação Sacerdotal do Padre David Pinho, mas como tal ocorreu em tempo de férias, a celebração comemorativa vai realizar-se amanhã dia 21 de Setembro de 2008, Domingo na Igreja Paroquial da Arrrentela com presença do Sr. Bispo com o seguinte programa:

15.00h - Inauguração e Benção do Centro (antigo Mirabola)
16.00h - Eucaristia concelebrada
17.30h - Sessão comemorativa
18.30h - Convívio jantar na Quinta da Valenciana

Uma homenagem bem merecida.

Parabéns Padre David

19/09/2008

Casamento homossexual - O nosso "fait-diver"

Parece que temos na nossa praça alguns especialistas na matéria de desviar o olhar/interesse dos cidadãos para alguns assuntos que geram discussão e ao mesmo tempo muita distração.
É sem dúvida aquilo que se quer dizer com um "fait-divers". É disso que se trata quando se promovem debates e discussões pública sobre o tema de casamento entre homossexuais.
Neste momento é algo para desviar atenções.
Enquanto isso, temos uma taxa altíssima de desemprego, temos a taxa Euribor (estúpida como uma mula) a subir e atingir máximos que penalizam por demais as famílias portuguesas; temos uma notícia que a comunicação tentou fazer passar mas que ninguém lhe ligou como aquela que nos revelou que quase trinta por cento dos empregos prometidos por este governo, são no estrangeiro; temos os preços dos combustíveis a subir quando o petróleo desce nos mercados ( o pior é que aparentemente vai recomeçar a subir novamente); temos a criminalidade violenta, o medo, a insegurança a crescerem; temos o Chávez a elogiar o Sócrates, etc.
Sem me deixar levar , e para não deixar mal-entendidos, de modo muito sintético, deixo aqui a minha opinião:
-Para mim o casamento, devia ser um contrato reservado para pessoas de sexo diferente.
Já que são tão vanguardistas os defensores do casamento para homossexuais, arranjem lá um outro contrato exclusivo para pessoas do mesmo sexo que confira os mesmo deveres e direitos de um casamento.
Aliás, através da quase actual equiparação da união de facto ao casamento, só falta mesmo arranjar um nome para esse tipo de contrato.
Procurem, pensem que irão encontrar algo.

18/09/2008

Há nomes engraçados

Há nomes engraçados que quando se cruzam não podemos deixar de esboçar um sorriso atentem bem a esta notícia da Lusa.

17/09/2008

Quem manda aqui?

Quem manda aqui?
Quem detém o mercado?
Quem detém o transporte e armazenamento de produtos petrolíferos já refinados?
Quem detém o monopólio de refinação dos produtos em Portugal?
Haverá concorrência realmente?
Não há lei de mercado que resista assim...

Nestes onze não me revejo...

Assim vai a nossa social democracia.
Cada vez mais no nosso Partido Social Democrata a pluralidade de opiniões e doutrinas e consequentes divergências éticas, morais, económicas, sociais são tantas e tão grandes que o próprio partido tende a não saber expressar a sua verdadeira doutrina.
A social democracia deixa de ser algo que une as pessoas como um simbolo de uma doutrina social e económica e passa ser apenas algo que reune um grupo de amigos, com uns interesses e pensamentos económicos algo semelhantes. E é exactamente aí que reside um dos maiores perigos para o PSD, um partido eminentemente nacional. Como tal nestes onze não me revejo...

06/09/2008

A VERDADE DE ONTEM É A MENTIRA DO DIA SEGUINTE- de quem é a responsabilidade??

Projecto Skylander muda-se de Évora para França

Tendo sido considerado e apresentado pelo sr. Lula e sr Sócrates como um PIN (Projecto de Interesse nacional) e dado como certo para ser implantado em Évora, o programa para desenvolvimento industrial do pequeno bimotor multiuso (para carga e/ou passageiros) já não vem para Portugal.
Segundo a imprensa de hoje este investimento foi desviado para França.
De quem é a culpa ?
De quem é a responsabilidade ?
Será do Governo ? Ou da empresa?
Será que a empresa agiu de boa-fé?
Não existem claúsulas contratuais penais a accionar?
Que falta de respeito foi esta?
Será que esta empresa não deverá ir para uma lista de empresas consideradas como " personna non gratta"?

Esperamso futuros esclarecimentos.

04/09/2008

Democracia em Angola

Atentem bem nesta passagem do editorial do Jornal Público, e atestem da verdadeira democracia angolana:
"Não fomos as únicas vítimas do boicote do governo de Luanda: os órgãos de informação do grupo Impresa que pediram vistos (SIC, Expresso e Visão) também não os obtiveram. O mesmo se passou com a Rádio Renascença. Nenhuma explicação foi dada por via oficial, mas todos em Angola sabem porque ocorreu esta discriminação: os senhores que mandam no país não toleram a comunicação social livre e independente e não perdoam aos jornalistas ou órgãos de informação que, em algum momento, noticiaram escândalos, reportaram abusos ou se manifestaram, em textos de opinião, contra o regime. E retaliam em conformidade."

03/09/2008

Alguém me explica esta vergonha??

Resolvi trancrever a notícia para facilitar a sua leitura, apesar de ter o link activado para a mesma.
Aumentam,
Calam-se,
Justificam-se com o mercado,
O mesmo que nesses mesmo valores fazia os combustíveis custarem menos oito a dez cêntimos.
Será isto o oligopólio da Galp que a Autoridade da Concorrência não encontra ??

"A Galp Energia voltou a aumentar os combustíveis esta semana, facto que passou despercebido para a maioria dos consumidores, já que a petrolífera portuguesa não divulgou o aumento.
Contactada pela Agência Financeira fonte oficial da empresa confirmou que a subida foi de 1 cêntimo, tanto na gasolina como no gasóleo e que ocorreu às 00:00 horas do dia 27, ou seja, da passada quarta-feira.
A justificar este novo aumento estão «as cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais», adiantou a mesma fonte à AF.
As acções da Galp Energia seguem a cair 0,36% para os 13,66 euros." Agência Financeira

Republicação de artigo meu sobre as trinta medidas propostas pela CDU para as eleições autárquicas de 2005

Muito Mau
As 30 medidas da CDU

1.“Aprovar o PDM e P.M. do Ambiente”??? Então meus senhores estão a prometer uma coisa que é obrigatório fazerem??? Boa. Prometem que vão cumprir a Lei??

2.“Pugnar pela concretização, de forma integrada do Plano de Valorização da Baía do Seixal...”. Francamente trinta anos não chegaram?? Prometem sempre isto e não concretizam!! Agora chamam-lhe Valorização, já foi chamado de Recuperação...

3.“Criar um novo Parque de Actividades Económicas... na siderurgia nacional”. Esta só para os mais desatentos. Já está até vendido à urbindústria!!!

4.Pois agora preocupam-se com o ambiente.

5.Não é Câmara mas sim a SIMARSUL que vai construir a ETAR. Prometem aquilo que outros vão fazer!!!

6.Têm mesmo de aprovar a carta educativa. Mas era bom é que tivessem presente nas assembleias de escola como devem! E claro ao contrário de mais de 90% do País,implementar o Inglês no 1.º Ciclo, visto a CM do Seixal ser a principal culpada da inexistência em diversas escolas. São prioridades... à publicidade autárquica em vez do Inglês nas escolas!!

7.“Construir uma pousada da juventude” Fixem esta!! Quando não são as Câmaras que o fazem. Prometem para os outros fazerem!!

8.“Construir Piscina na Aldeia de Paio Pires”. Pois o critério da população não se aplica a Arrentela. Fica sem piscina e passa para Paio Pires e a Junta nada diz!1 Uma piscina que funciona durante três meses e mal, que nem foi construção da Câmara!!!

9.Ficamos aqui para ver!!! Fixem também esta!! Pinhal de frades nada?? Ou será o gueto da Flor da Mata???

10.Esta é o cúmulo... reparem bem: “ Aplicar a legislação existente para assegurar a mobilidade pedonal...”.

11.Prometem mais uma vez aplicar a Lei! Quer dizer que até aqui não o faziam!! Sem mais comentários.“...frente ribeirinha...Quinta da Princesa...a criação de mais lugares...” Que confusão vai nestas cabecinhas!!

12.Não sabem o que dizem querem prometer algo a todos!!

13.Aqui prometem o bairro/gueto da Flor da Mata!!

14.“Pavimentar, e beneficiar ruas...” Mas é uma das funções principais das Câmaras, só que a do Seixal só descobre isso nas vésperas de eleições ou da Festa do Avante!!

15.“Melhorar a limpeza urbana...” Têm muito para fazer.

16.São bons para enganar o cidadão com jardins, mas depois cuidar deles? Mante-los seguros? Sem arriscarmos a sermos mordidos por um cão como acontece no Parque Urbano da Paivas

17.“Aplicar o Plano Municipal de Energia...” Finalmente perceberam que os planos são para serem aplicados.

18.Encher chouriços, surge no seguimento da anterior.

19.“ Construir um novo edifício...” Mais ainda?????

20.Edifício Alentejo há quantos anos fechado??? Incompetência .“Modernizar e humanizar...” Sim?? Quer dizer que??? Pois encher chouriços!

21. a 30. A partir daqui são exigências ao Estado. Ou seja lavam as suas mãos. E a resposta que temos é apenas isto, tal como num hipermercado perto de si : SÒ????Muito mau mesmo.

De volta de Férias ao encontro da incompetência

É de pasmar aquilo que sucedeu com a CM do Seixal. Falhar o concurso a fundos comunitários por questões de minutos. Falhar a possibilidade de obter uma verba a rondar os seis milhões de euros para a renovação da Quinta do Cabral. Mas aconteceu e poderia ter passado despercebido. Mas felizmente desta vez não, como pode verificar no Diário de Notícias e agora no Público.

Incompetência

29/07/2008

Uma opinião sobre a trapalhada do Futebol

"O comunicado da SAD do Futebol Clube do Porto em resposta ao parecer de Freitas do Amaral é uma peça de alta comédia e um excelente retrato da mentalidade mais rasteira que por aí sobrevive. (...) O que se passou na já famosa reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol não admite dúvidas jurídicas, desportivas ou morais. Independentemente da decisão que estava em causa, da descida do Boavista ou da penalização de Pinto da Costa, só mesmo a claque dos SuperDragões ou gente com paralisia cerebral pode fingir não ter visto o que toda a gente viu: uma manobra inacreditável do presidente do CJ, António Gonçalves Pereira, para manipular o conselho a seu bel-prazer e beneficiar Porto e Boavista, desse por onde desse. O parecer de Freitas do Amaral sublinha apenas o óbvio, com a vantagem de sustentar esse óbvio com argumentos jurídicos irrefutáveis e numa linguagem compreensível por qualquer mortal. Freitas é de tal forma cristalino na descrição das sucessivas golpadas tentadas por Gonçalves Pereira que a carreira deste como advogado e político só não está acabada se não houver um pingo de vergonha nesta terra (...)"

(João Miguel Tavares)in DN

Uma moratória para o aborto

PÚBLICO27.07.2008, Pedro Vaz Patto

Foi o intelectual italiano Giuliano Ferrara quem propôs, numa carta dirigida ao secretário-geral da ONU, esta iniciativaFoi há mais de um ano que se realizou entre nós o referendo que conduziu à liberalização do aborto. Poderia pensar-se que a questão foi encerrada, cá como noutros países, que o direito ao aborto passou a ser mais uma "conquista irreversível" e que estamos perante leis intocáveis e indiscutíveis.Mas não é assim. Não só porque tal lógica de "intocabilidade" não se compatibiliza com os princípios democráticos, como também porque um cada vez maior número de circunstâncias vem acentuando o anacronismo dos argumentos que levaram à liberalização do aborto desde há já várias décadas.Tudo isto vem a propósito de uma iniciativa lançada em Itália pelo intelectual laico Giuliano Ferrara (movimentos católicos apoiam-na, mas ela não partiu de nenhum deles), que está a ter eco em todo o mundo. Trata-se de, na sequência da aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Dezembro do ano passado, de uma moratória mundial relativa à aplicação da pena de morte, propor, numa carta dirigida ao secretário-geral dessa organização, uma moratória relativa ao aborto.Já anteriormente o Governo polaco (entretanto substituído) havia associado estas duas causas de defesa da vida, opondo-se à celebração de um dia europeu contra a pena de morte se não fossem também contemplados o aborto e a eutanásia enquanto atentados à vida. Mais sensatamente, não se trata, agora, de levantar qualquer obstáculo à abolição da pena de morte, mas, antes, de pedir coerência a quem, justamente, clama pelo respeito da vida de pessoas condenadas pela prática de crimes graves. De pedir que, coerentemente, tal respeito se estenda à vida inocente.Um primeiro alerta que é suscitado pela iniciativa diz respeito à dimensão quantitativa do fenómeno. O aborto deveria ser, para muitos partidários da sua liberalização, "legal, seguro e raro" ("legal, safe and rare"). Não ouvimos repetir este slogan tantas vezes no referendo de há cerca de um ano? Do carácter falsamente "seguro" do aborto, falam os dados cada vez mais consistentes sobre as suas sequelas psíquicas para a mulher. Mas o aborto também está muito longe de ser "raro". O texto da referida carta evoca a crueza irrefutável dos números. "Nos últimos trinta anos, foram praticados mais de mil milhões de abortos, com uma média anual de cinquenta milhões." Poderia recordar-se o exemplo da Rússia, onde o número de abortos chegou a superar, durante vários anos, o número de nascimentos (mas também na "avançada" e "exemplar" Suécia o número de abortos é de mais de um quarto dos nascimentos) e onde, por razões demográficas, se procura, agora, introduzir limitações legais ao aborto. São números que deveriam arrepiar, pelo menos, tanto como os (também arrepiantes) 9,7 milhões de mortes anuais de crianças nascidas (segundo o recente relatório da Unicef).Mas há também outros aspectos do fenómeno que nessa carta são evocados e que muitas vezes são esquecidos. "Na China, milhões de nascituros correm o risco de ser vítimas de abortos, incentivados e também coagidos em nome de uma planificação familiar e demográfica do Estado." Onde está o aborto como afirmação de liberdade pessoal, quando ele é, assim, um instrumento de coacção em âmbitos pessoalíssimos? "Na Índia, devido a uma selecção sexista, foram eliminadas antes do nascimento milhões de meninas nos últimos anos." Onde está o aborto como bandeira da emancipação da mulher? "Também no Ocidente, o aborto torna-se o instrumento de um novo eugenismo que viola os direitos do nascituro e a igualdade entre os homens, desviando o diagnóstico pré-natal da sua função de preparação ao acolhimento e ao cuidado para com o nascituro para uma situação próxima de um critério de melhoramento da raça, destruindo, assim, os ideais universalistas que estão na origem da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948." Já Jurgen Habermas (apesar de não se opor à legalização do aborto) tinha alertado para este novo eugenismo, um "eugenismo liberal", no seu livro O Futuro da Natureza Humana (Shurkamp Verlag, 2003, Almedina, 2006). Neste contexto, não será muito mais difícil criar uma cultura de autêntica inclusão das pessoas com deficiência?A iniciativa pode parecer provocatória. Pretender alterar de imediato a legislação que, em muitos países, liberalizou o aborto pode ser irrealista. Mas o mérito indiscutível desta proposta é o de não deixar morrer a discussão, o de alertar as consciências que, distraídas ou manipuladas, não se apercebem de um fenómeno que, como ofensa ao primeiro dos direitos humanos, dificilmente encontrará paralelo, em gravidade e dimensão quantitativa.A luta contra o aborto tem várias vertentes: a da política legislativa, mas também a social (o combate às suas causas) e a cultural (a difusão de uma mentalidade acolhedora da vida, de toda a vida, como um dom). É o que importa salientar, entre nós de modo particular a propósito do aniversário do referendo. A discussão não morreu. Nessas três vertentes, a luta continua.

26/07/2008

Parecer do Prof. Freitas do Amaral

Penso que este excerto esclarece bem o fundamental da questão.
«[...] não posso deixar de chamar a atenção para o temível precedente que constituiria legitimar a conduta do presidente de um órgão colegial que, só para defesa do seu prestígio e para manter o seu cargo, bem como para não perder votações quando está em minoria, encerra antecipadamente as reuniões sem marcar as seguintes, impedindo assim o debate e a votação de propostas de que discorda. Se a moda pega, que se passará a seguir nas autarquias locais, nos institutos públicos, nas entidades autónomas e, por contágio, porventura também nas associações, fundações e sociedades de direito privado? O problema deveria merecer a atenção do Ministério da Justiça.»Freitas do Amaral

24/07/2008

Ligações perigosas

A ligação entre a Olivedesportos/SportTV e a RTP é definitivamente aquilo que se chama de ligações perigosas.

Quanto do dinheiro do erário público vai parar aos cofres de instituições privadas como a SporTV?

Porque é que as televisões não negoceiam directamente com a Liga e a Federação e têm como intermediário uma outra empresa como a SportTV?


Nestes termos anseio pelo começo do Canal Benfica, nomeadamente pelo facto do Benfica não ter renovado o contrato da transmissão dos seus jogos com a Olivedesportos. Fica assim livre de intermediários.

Muito cuidado com as piscinas


Mais uma vez somos confrontados com a morte de uma criança numa piscina. Todo o cuidado é pouco. Eu como pai sou daqueles que precisam ter um cuidado extra quando frequentamos sítios com piscinas, ou com a piscina da casa de férias.

A rapidez e o silêncio que envolve o afogamento de uma criança numa piscina é algo que o comum dos mortais nem sonha. Extremamente rápido e silencioso. A falta de ar, a entrada de água nas vias respiratórias, o facto de se perder a calma, conduz a uma morte muito rápida. Aliás pode acontecer a todos, mas com particular gravidade quando acontece a uma criança.
Posso dizer que assisti a um quase afogamento numa piscina, de um jovem de 15 anos, exactamente por entrar em pânico e começar a engolir água sem ter feito qualquer pedido de socorro. Graças a Deus houve quem tivesse a olhar para o jovem e pudesse dar o alarme, tendo tudo sido sanado.


Fique então atento para as recomendações que devem ser seguidas e divulgadas:
Vigie activamente e em permanência a criança na água ou perto dela. Em período de férias, redobre a vigilância.
Esvazie baldes e alguidares.
Escolha praias e piscinas públicas, vigiadas.
Vede a sua piscina, tanque de rega ou o lago do jardim. Cubra adequadamente os poços. É importante dificultar o acesso das crianças pequenas à água através de barreiras físicas.
Utilize auxiliares de flutuação: coletes e braçadeiras, bem ajustados ao corpo da criança.
Ensine as crianças a nadar e a ter comportamentos seguros na água.
Respeite a segurança em embarcações aquáticas.
Em caso de acidente, chame o 112.
Tire um curso de socorrismo: você pode salvar uma vida.




E os votos de umas boas férias e que tudo corra sem acidentes.

23/07/2008

Petróleo cai 20 dólares numa semana e meia

Em Londres, o brent do Mar do Norte para entrega em Agosto está a ceder 1,89 dólares para 127,66 por barril.
Em Nova Iorque, o crude para o próximo mês está a descer 1,71 dólares para 126,71 por cada barril.
Recorde-se que a 11 de Julho o barril de petróleo cotava nos 147 dólares e agora está no patamar dos 127 dólares.
Em apenas uma semana e meia, o «ouro negro» desvalorizou cerca de 20 dólares, o que corresponde a pouco mais de 12 euros.
«Já vimos que os preços perto dos 150 dólares estavam próximo do máximo que os consumidores estão dispostos a aceitar», sublinhou o mesmo responsável.


Enquanto isso nosso Portugal os preços dos combustíveis descem entre 2 e 1,4 cêntimos. Será que ainda não se reflete agora a descida do petróleo? Mas a partir de agora tem de ser sempre a descer, pelo menos duas vezes por semana no sentido de seguir o critério usado para a subida do PVP dos combustíveis. Espero que as autoridades competentes não estejam agora a dormir.

Plano de Pormenor de Vale de Chícharos

Encontra-se aberta desde ontem a discussão pública do Plano de Pormenor de Vale de Chícharos, nos termos do artigo 77.º do Decreto -Lei está a decorrer por um período de 22 dias úteis, com início em 22 de Julho (Tempo de Férias!?).
O referido Plano de Pormenor encontra -se patente ao público
nos seguintes locais:
Paços do Concelho, Rua de Fernando de Sousa, 2, Seixal;
Atendimento público da Divisão Administrativa de Urbanismo, Largo
dos Restauradores, 13, Seixal;
Junta de Freguesia de Amora.

20/07/2008

Classe média pede ajuda alimentar às Misericórdias

"A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) têm recebido todas as semanas, via e-mail, dezenas de pedidos de ajuda alimentar por parte de pessoas da classe média, noticia hoje o Diário de Notícias, citando o presidente da UMP.
Manuel de Lemos alerta para este novo padrão de pobreza que foge ao típico retrato dos pobres conhecido em Portugal, afirmando que «são pessoas com um perfil diferente, que não vivem na miséria, mas estão à beira de entrar na pobreza».
Acrescentou que este é um fenómeno que se veio a sentir desde o início do ano, quando se intensificaram os problemas económicos.
«Não estamos a falar de idosos, dos típicos desempregados, mas de pessoas com menos de 40 ou 45 anos que se calhar não deixam de pagar a netcabo nem desmarcam as férias na agência de viagens mas passam fome», conta Manuel de Lemos, que diz que ao seu próprio email já chegaram dezenas de pedidos de ajuda.
Estas solicitações que chegam às instituições são acompanhadas pelos serviços sociais que depois encaminham os casos para as misericórdias locais, acrescenta o DN. "in Diário Digital

14/07/2008

Não é a trabalhar que se enriquece

Trinta e cinco por cento dos portugueses que vivem numa situação de pobreza têm um emprego, segundo o estudo "Um Olhar Sobre a Pobreza - Vulnerabilidade e Exclusão Social no Portugal Contemporâneo" entregue hoje pelo presidente do Conselho Económico e Social, Alfredo Bruto da Costa, ao Presidente da República.

O trabalho dignifica, mas nós dignificaremos quem trabalha?
Quem se lembra do vizinho que tem quatro filhos, que se esfola a trabalhar para lhes dar uma vida digna. Poucos. Mas todos sabem do vizinho que tem um "bólide" novo. Esse está dignificado.

07/07/2008

06/07/2008

Há sempre uma primeira vez

Acho que é a primeira vez que concordo o senhor Rui Santos, nomeadamente no seu artigo no Correio da Manhã. Vale a pena uma leitura.

"Se o Governo estivesse atento e não fechasse os olhos a muitas matérias (como estas ligadas ao futebol), Guilherme Aguiar – perante as suas declarações que projectam mau princípio – não ficaria nem mais um dia no Conselho Superior de Desporto."

05/07/2008

Presidente da Caritas pede ao poder político «atenção cuidada» às empresas de crédito fácil

"O presidente da Caritas Portuguesa defendeu que o Banco de Portugal ou as entidades reguladoras “poderiam acompanhar de mais perto” os regulamentos de acesso aos “créditos fáceis”.
“São as tais letras pequeninas. O que se pode fazer é uma regulação do mercado mais exigente, para além de haver a necessidade de formação e educação sobre o consumo”, defendeu.
" Agência Ecclesia

Eu sou conservador... naquilo que está bem

Mais uma vez o PS usa o critério de modernidade para classificar a aprovação da nova lei do divórcio. É incrivel como se pretende ser moderno com leis que prejudicam essencialmente a mulher.
Há coisas que quase ninguém fala, que quase ninguém diz. Mas esta nova legislação, mais o chamado "Divórcio na Hora", é uma tentativa de impor uma moral ao restante povo.
Para estes senhores a instituição família não parece merecer uma defesa, uma proteção maior. Só o seu bem-estar individual é importante.
É esta a modernidade do PS. É esta a forma quase vil como certos elementos do PS falam de quem não concorda com eles. Para eles só eles são detentores de toda a razão. Todos os que tenham ideias diferentes são algo que deve ser considerado como antiquado. Não existe qualquer tolerância. Se no PSD fossemos como esses senhores, agora os deputados social-democratas que votaram ao contrário do seu partido deveriam perder a confiança politica so seu partido. Mas uma certeza tenha o PSD, na minha opinião deve escolher melhor os seus deputados, para certas situações não se repitam. Ou se é social-democrata de corpo inteiro ou não. Não se pode ser só um pouquinho social-democrata. E parece-me que neste campo com a Doutora Manuela Ferreira Leite tudo isto vai entrar nos eixos.
Assim esperemos, pois caso contrário iremos alimentar o PP, com algum do nosso eleitorado descontente com certos deputados.

Onde está o 1% do IVA?


Alguém sentiu a descida do IVA?

Os verdadeiros verdes

"O PCP ficou isolado durante um debate parlamentar sobre a libertação da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, que estava refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), escusando-se a condenar essa organização e contestando que seja terrorista. A bancada comunista foi a única que votou contra o documento do PS, PSD e CDS-PP, aprovado com os votos favoráveis de todas as outras bancadas, incluindo a dos Verdes."
Esses sim eram verdadeiros verdes.

04/07/2008

Prémio pelo prejuízo....LOL

"Num relatório do Tribunal de Contas em que é analisada a actividade das Águas de Portugal holding entre 2004 e 2006, consta que, apesar da "situação económico-financeira débil", com «resultados operacionais negativos» de 75,5 milhões de euros, tenha havido gastos de 4,8 milhões de euros com viaturas de serviço e prémios de incentivo."

Incentivar o prejuízo

Isto não é arte!!!

(imagem retirada do blog LOBI)

02/07/2008

Televisão Pública

Quantas vezes já veio o primeiro à televisão e sempre a seguir a outra entrevista do líder da oposição. Coincidências.

A não Perder


Colômbia: Ingrid Betancourt e três reféns americanos resgatados pelo Exército

Uma boa notícia para toda a democracia. Felicidades para todos os agora devolvidos à Liberdade.
in: 02.07.2008 - 20h26 PÚBLICO

01/07/2008

Ano Paulino

Este ano, por vontade expressa do Santo Padre, o Sucessor de Pedro, as atenções fixam-se no Apóstolo Paulo, para celebrarmos, hoje, os dois mil anos do seu nascimento.
“Se eu tiver o dom da profecia e conhecer todos os mistérios e toda a ciência, se eu tiver a plenitude da fé, uma fé capaz de transportar montanhas, sem a caridade nada sou” (1Co. 13,2).

22/06/2008

Texto de Bagão Félix que subscrevo inteiramente

retirado do PÚBLICO19.06.2008,

António Bagão Félix

A Europa do pensamento único não se pode queixar. Tem o que merece a Irlanda-modelo, sempre referenciada como uma via de desenvolvimento a imitar, virou Irlanda-pesadelo. Neste referendo, os irlandeses disseram "não" à batota. Sim, porque é de sofisticada batota que se trata, depois de tantos e variados expedientes ao longo dos tempos. Aquando do "não" dinamarquês a Maastricht e do "não" da Irlanda a Nice, foi institucionalizada a prática do referendo pós-referendo, de maneira a dar uma nova e generosa oportunidade ao povo de se penitenciar perante o directório europeu. Tudo isto porque os eleitores do "não" (ao contrário dos do "sim"...) nunca estão suficientemente esclarecidos e por isso é necessário "educá-los" com mais referendos.Com a Constituição Europeia chumbada na Holanda e em França, a táctica mudou. Já não eram a pequena Dinamarca ou a Irlanda a bater o pé, mas a grande e soberba França. Por isso, em vez de um novo e punitivo referendo de resultado imprevisível, a solução foi um "novo" tratado, com a garantia de não se voltar a cometer a imprudência de dar voz aos eleitores.Por azar esqueceram-se não dos gauleses, mas dos irlandeses que, coitados, teriam que votar por obrigação constitucional. De início, a "Europa Única" estava descansada perante tão confortável margem das sondagens. Até se dizia, tranquilamente, que não havia plano B para um improvável "não" (em bom rigor, um plano C, pois que o B já se havia esgotado na esperteza de um tratado travestido).Finalmente, os irlandeses, que nunca foram militantemente eurocépticos como os ingleses e já haviam votado seis vezes antes sobre a Europa (cinco vezes "sim" e uma vez "não") tiveram a ousadia de rejeitar o tratado, numa consulta popular que ultrapassou em afluência todos os anteriores actos (cerca de 53%). Não deixa de ser espantosa a reacção dos grandes países e da Comissão. Dizer-se que o tratado não está moribundo é, em primeiro lugar, desrespeitá-lo, pois o que lá está escrito é que ou é assinado por todos ou não avança. Dizer-se que menos de dois milhões de eleitores não podem condicionar a vontade dos europeus é uma falácia, pois os outros povos não foram ouvidos e seria até provável que em alguns países se viesse a chumbar o tratado. Sentenciar-se que nestas consultas se vota mais a pensar na política nacional que na Europa é o argumento habitual para interpretar um "não", que todavia jamais vi referido para interpretar um "sim". Aliás, neste caso irlandês a quase totalidade das forças políticas no governo ou oposição estavam do lado do "sim" e nem se pode falar de um voto de protesto quanto à política interna.Inqualificável foi também a reacção de alguns líderes europeus (a começar pelo hegemónico eixo franco-alemão) ao repreender a Irlanda (recordam-se de algum puxão de orelhas aos franceses por ocasião do seu "não"?). A verdade é esta: o Tratado de Lisboa não exprime, ética e politicamente, um contrato envolvente, transparente e responsabilizador com os cidadãos. O tratado é uma charada quase indecifrável de remissões, excepções, alterações e repristinações que lhe retira um carácter desejavelmente comum e amigável. É um rendilhado técnico que introduziu 356 emendas aos 413 artigos do Tratado da UE e do Tratado sobre o funcionamento da UE, contém 13 Protocolos anexos com valor idêntico ao próprio tratado, mais 65 Declarações de Estados-membros relativas às disposições dos tratados! Uhf! Gostava de saber quantos deputados em Portugal terão lido tão vasta documentação aquando da ratificação parlamentar...Por tudo isto, a Europa do pensamento único não se pode queixar. Tem o que merece. Um voto "sim" numa consulta desta natureza implica uma explicação cristalina, transparente, acessível do que vai mudar. Na ausência de tudo isto, o "não" aparece como legítimo e natural. Com a agravante, na Irlanda, de ser perceptível que o Tratado de Lisboa favorece os Estados mais populosos e retira influência aos países mais pequenos.Um pouco de sensatez e humildade ficaria agora bem à ortodoxia europeia, de maneira a enxergar que afinal o problema europeu não é irlandês. É europeu! E, ironia das ironias, a Irlanda porta-estandarte do projecto de progresso, paz e democracia na Europa é agora quase convidada a uma separação. Tudo por causa do... povo se pronunciar livremente sobre um projecto de tratado que, no preâmbulo, refere a necessidade de "uma União cada vez mais estreita com os povos da Europa em que as decisões sejam tomadas ao nível mais próximo possível dos cidadãos" e no seu artigo nono que "a cidadania da União acresce à cidadania nacional, não a substituindo".Por medo, cobardia, apoplexia tecnocrática, diletantismo ou atestado de inferioridade conferido aos povos, o "gravy train" europeu não gosta definitivamente de dar voz aos cidadãos! Em Portugal, o Governo também mandou às malvas a sua promessa de "referendo popular, amplamente informado e participado"...Por tudo isto, e independentemente da minha posição de princípio pró-europeia, por um dia fui irlandês! Ex--ministro das Finanças

E a verdadeira importância do distrito de Setúbal?

Bruno Vitorino – Líder de Setúbal O Congresso foi histórico para o distrito de Setúbal. Maria Mercês Borges eleita vogal Comissão Política.

Por este prisma podemos abordar um dos problemas fundamentais do PSD. A excessiva centralização em Lisboa e Porto. Como se as pessoas com capacidades se resumissem a esses dois centros populacionais.
Parece-me nitidamente excessivo considerarmos este congresso um sucesso em virtude da eleição de um elemento para a Comissão Política Nacional.
Continuamos a ser a margem esquerda do Tejo e conotados com o PCP.
Quando nestes concelhos da margem sul encontramos dos mais corajosos militantes do PSD. Trabalhamos em terreno hóstil, sem medo das represálias que muita vez acabamos por sentir, no entanto, pouco ou nenhum reconhecimento recebemos das estruturas nacionais do partido.
Continuamos a trabalhar em Lisboa, a pagar portagem para entrar na capital, mas quando vamos de férias o cúmulo acontece... em Agosto não há portagens... e assim já podem os lisboetas passar a ponte sem pagar. Rídiculo.

15/06/2008

Monges da Abadia da Sagrada Cruz

O CD do grupo de monges cistercienses austríacos que recentemente assinou um contrato com a Universal Music entrou directamente para o 9.º lugar da tabela dos álbuns mais vendidos em Inglaterra na mesma semana em que foi lançado.
“As receitas deste trabalho serão usadas na educação dos nossos irmãos cistercienses do Vietname e de outros países pobres”.

14/06/2008

Igreja: comunhão e democracia

O Metanoia – Movimento Católico de Profissionais - organiza, de 26 a 29 de Julho, um encontro de reflexão teológica sobre «Igreja: Comunhão e Democracia». Realizar-se-á em Albergaria, Casa de Nossa Senhora do Socorro, e será orientado por António Matos Ferreira

Que mais falta arder??

Incêndios consumiram cinco hectares de mato mas pouparam casas

Dois incêndios no mesmo dia e praticamente em simultâneo deixaram o concelho do Seixal mais pobre em termos ambientais. Tristeza.

Saragoça 2008

Um planeta que se chama Terra, mas que é constituído mais por água.
Cuidar da nossa água é cuidar da Terra.

13/06/2008

Os Europeus cada vez mais longe da União Europeia

O resultado do referendo realizado na Irlanda veio colocar em evidência o "divórcio" existente entre os cidadãos europeus e a União Europeia.
Para um casamento correr bem, todos os assuntos e grandes decisões devem ser tomadas em conjunto. Pois bem, não é isso que se passa na nossa europa unida. Os cidadãos estão cada vez mais longe do poder politico e dos politicos. Aliás separação que deve ser imputada culpa essencialmente aos responsáveis pelas politicas nacionais e europeias. É inconcebível que algo de tanta importancia como o tratado de Lisboa não tenha sido convenientemente explicado aos seus cidadãos.
Esta separação motivada pela necessidade de celeridade ou por não confiar plenamente na sabedoria do povo, na democracia, fez com que promessas eleitorais fossem esquecidas e que sem qualquer discussão se tivesse aprovado em Portugal um tratado internacional que quase ninguém sabe qual o seu conteúdo.
Não é assim que se deve viver em conjunto.

12/06/2008

Católicos, voltem para casa

Liberdade no Seixal

Notícia do Rostos.pt

"Grupo Flamingo - SeixalLiberdade de expressão é um direito de qualquer cidadão e de qualquer Associação

O Grupo Flamingo – Associação de Defesa do Ambiente foi convidado a participar, por um grupo de finalistas universitários, na Feira da Terra, que se realizou nos dias 7 e 8 de Junho na quinta da Fidalga no Seixal, a cuja organização também pertencia a Câmara Municipal do Seixal.
"No stand atribuído à Associação, foi exposta diversa informação relacionada com as actividades desenvolvidas por esta nos últimos anos, merecendo particular destaque pela sua importância um abaixo-assinado que apela ao SenhorPresidente da Câmara Municipal do Seixal para que não licencie um estabelecimento para a engorda artificial de peixes que uma empresa privada pretende instalar no Sapal de Corroios, e para que seja preservada esta zona húmida que é a mais bem conservada de todo o estuário do Tejo, a sul de Alcochete, abrangida pela legislação da Reserva Ecológica Nacional." - refere um comunicado do Grupo Flamingo."Foi com espanto e indignação que no passado Domingo, 08 de Maio de 2008, recebemos, de uma técnica superior da Câmara do Seixal, a notícia que, aquando da visita do executivo camarário à Feira, este viu foi com desagrado o abaixoassinado exposto, razão pela qual a organização daquele evento retirou abusivamente aquele documento do stand do Grupo Flamingo. A ser verdade o que nos foi transmitido pela já referida técnica, esta atitude inqualificável demonstra a intolerância em aceitar posições e pontos de vista diferentes ou não estivéssemos num Regime de Estado Democrático, onde a liberdade de expressão é um direito de qualquer cidadão e de qualquer Associação conforme consagrado constitucionalmente." - sublinha o Grupo Flamingo."Quando o Grupo Flamingo faz valer os seus direitos de cidadania, participando activamente na determinação e no controlo da actividade administrativa de quem gere o património público e por isso sujeita-se, em democracia, à participação cívica, existem instituições que vêem a nossa actuação com desconfiança, não respondem ás solicitações ou quando para fazer prevalecer os nossos direitos recorremos a entidades como o Provedor de Justiça ou outras, nem mesmo assim a resposta acontece.Na prática há uma violação implícita de dificultar a informação ao cidadão da administração central e local. As opiniões contrárias são vistas como “entraves” vindas de “fantasmas” por eles criados e rotulados. Se não és por mim, és contra mim. A este poder custa aceitar opiniões contrárias, pois vêem-se imbuídos de um altruísmo autista que os leva a pensar que são donos da verdade e da razão." - acrescenta o comunicado."O Grupo Flamingo, como associação apartidária, reivindica para melhorar o que está errado sempre numa perspectiva do interesse público. Não é contra ninguém, centra a sua actuação na luta contra situações imobilistas e amorfas que, por vezes, aparecem no poder instituído.Desse modo não pactuamos com organizações que solicitando a nossa participação limitam e censuram parte do nosso trabalho voluntario em prol do Ambiente. Desta situação já apresentámos o nosso protesto e repúdio à organização por tão inqualificável acto e iremos solicitar explicações ao Senhor Presidente da Câmara do Seixal. Deste acto censurável e antidemocrático daremos conhecimento às restantes forças políticas do concelho.Enquanto uns continuam a defender o Sapal de Corroios, outros querem destruí-lo, esqueceram o que disseram e escreveram. Continuaremos a resistir na defesa das nossas ideias e a criticar o que consideramos estar errado. Não nos calam!" - refere a finalizar o Grupo Flamingo."

11/06/2008

Cedências do Governo?

Aquando do fecho de maternidades os cidadãos manifestaram-se de acordo e respeitando a Lei e a ordem pública.
Aquando do encerramemto de serviços de urgência, os cidadãos manifestaram-se de acordo com a Lei e a ordem pública.
Aquando da ofensiva na educação os professores manifestaram-se respeitando a ordem pública.

Os protestos das transportadoras e alguns motoristas foi como se viram ... e agora todos os portugueses vão pagar as cedências feitas pelo governo para esses senhores manterem a sua margem de lucro.

Centenário do Nascimento de Francisco Marto

Beato Francisco Marto nasceu há 100 anos
No princípio ele não viu nem escutava nem percebia nada do que se passava... acabou por compreender tudo. O Pastorinho, beatificado em 2000, distinguiu-se pelo seu espírito contemplativo.

10/06/2008

O que é nosso é bom









Rugby - Seleção Portuguesa cantando o Hino

Data: 1890 (com alterações de 1957) Letra: Henrique Lopes de Mendonça
Música: Alfredo Keil


I
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente e imortal
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós
Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
II
Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu, jucundo,
O oceano, a rugir de amor,
E o teu Braço vencedor
Deu mundos novos ao mundo!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
III
Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal de ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

09/06/2008

O que nos diz o Código Penal


Artigo 290.º
Atentado à
segurança de transporte rodoviário
1 — Quem atentar contra a segurança de transporte rodoviário:
a) Destruindo, suprimindo, danificando ou tornando não utilizável via de comunicação, material circulante, obra de arte, instalação ou sinalização;
b) Colocando obstáculo ao funcionamento ou à circulação;
c) Dando falso aviso ou sinal; ou
d) Praticando acto do qual possa resultar desastre;
é punido com pena de prisão de um a cinco anos.
2 — Se, através da conduta referida no número anterior, o agente criar perigo para a vida ou para a integridade física de outrem, ou para bens patrimoniais alheios de valor elevado, é punido com pena de prisão de dois a oito anos.
3 — Se o perigo referido no número anterior for criado por negligência, o agente é punido com pena de prisão de um a cinco anos.
4 — Se a conduta referida no n.º 1 for praticada por negligência, o agente é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa.




Artigo 293.º
Lançamento de projéctil contra veículo

Quem arremessar projéctil contra veículo em movimento, de transporte por ar, água ou terra, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.

Festival Jota 2008

Um evento musical, turístico e religioso de marca cristã, vai ter a segunda edição na vila de Paúl, na Serra da Estrela. Será no fim-de-semana de 25 a 27 de Julho. Oito bandas cristãs já confirmaram a presença. O programa oferece também actividades radicais, desporto, caminhadas, oficinas de artes e momentos de oração.

Quem pediu esta greve?


O Petróleo subiu e atingiu sexta-feira passada um recorde histórico. Os portugueses estão a recorrer cada vez mais às poupanças para fazer face a despesas. O Banco Central Europeu, de um modo algo leviano, afirmou publicamente que pretende aumentar a taxa de juro no próximo mês de Julho, fazendo com isso disparar a Euribor e como tal as taxas de juro dos créditos à habitação dos portugueses.Todos sem excepção sentem os efeitos desta crise internacional. Mas realmente todos mesmo. No entanto há alguns, que sentem mais que outros.
Primeiro os armadores empurrarram os pescadores para a greve, com piquetes e com cortes de estradas e violência à mistura. Agora temos a greve dos camionistas que afinal não é dos camionistas mas sim das transportadoras que dizem que não podem pagar aos seus empregados com a subida do combustível, obrigando desta forma os traballhadores a estarem parados. Inclusive há os que fecharam impedindo os seus motoristas de trabalharem.
As perguntas que se impõem fazer:
Quem marcou esta greve, os motoristas ou os patrões?
Será esta greve legal?
Pode um civil obrigar outro civil a parar na faixa de rodagem?
Podem civis estar na faixa de rodagem sem qualquer colete?
Podem usar meios violentos para obrigar outros motoristas a pararem?
E a liberdade de circulação relativamente aos camionistas que não querem participar no protesto?
Parece-me algo muito mal explicado algo muito selvagem. Esperemos pelos próximos capítulos.

08/06/2008

Será que o senhor Chávez tomou juízo?

“Creio que o momento das FARC acabou pelo que podem libertar todos os reféns que mantêm na montanha sem nada em troca. Seria um grande gesto humanitário”, acrescentou Chávez no seu programa dominical “Olá, Presidente”.

Se este senhor conseguir este propósito, então terá concretizado um feito digno de registo. E aí será muito dificil tirarem-no do poder.
São boas notícias sem sombra de dúvida.
Mas, tenho a sensação que alguns comunistas não vão gostar, pois seu revivalismo pela luta armada ainda está muito viva.

Ridículo

"Os sindicatos estão preocupados com o facto de os trabalhadores não sindicalizados beneficiarem do mesmo modo que os seus sócios dos direitos conquistados no âmbito da contratação colectiva. A UGT diz tratar-se de "um desincentivo à sindicalização" e quer seguir exemplo espanhol" in DN

À semelhança do que se passa em alguns países europeus, nomeadamente naqueles que existem executivos socialistas, a democracia de esquerda vem ao de de cima com a superação das chamadas liberdades individuais. O esmagamento do individuo perante as grandes organizações, perante grandes instituições, perante grandes sindicatos, é sem dúvida um triste exemplo. O príncipio é simples: é bem mais fácil dominar quatro ou cinco sindicatos do que dominar centenas de milhares de trabalhadores.
Os sindicalistas, defensores da liberdade, ao verem a possibilidade de angariar receitas para os seus cofres, fecham os olhos a tamanha ofensiva aos direitos individuais.
É nisto que se distingue a esquerda democrática defensora do bem geral, da chamada direita, defensora dos direitos do indíviduo, e que procura através da defesa do individuo chegar a esse bem geral.

O Referendo que nos foi prometido e depois retirado

03/06/2008

A Não Perder


Igreja de Santo António
Pinhal de Frades
7 de Junho 2008
às 21h00

Cantos Gregorianos

Escola Gregoriana de Maiorca
(Schola Gregoriana de Mallorca)

Igreja dos Pastorinhos


02/06/2008

Armadores e Pescadores

"Esta madrugada, pescadores da Quarteira fecharam o mercado a cadeado e chamaram a ASAE para inspeccionar o peixe que seria vendido hoje. Dois batalhões da GNR montaram um cordão de segurança depois de alguma agitação esta manhã entre a comunidade de pescadores da Quarteira e os comerciantes. No local chegaram a estar cerca de 800 pessoas." in Público


Fecha-se o mercado de forma ilegal.
Chama-se a ASAE e ... ela vem.
Mais... isto tudo com a segurança de dois batalhões da GNR.

E abrir o mercado à população e aos comerciantes?
E o principio da legalidade?
As leis não são para aplicar?


Daqui a minha admiração e vénia aos pescadores e armadores de Portugal... mas não a todos armadores.
Não aos armadores...
que não querem descer a sua margem de lucro nem para aumentar os pescadores;
nem para manter o emprego dos pescadores;
nem aos que querem os combustíveis mais baratos apenas e tão somente para manter a sua margem de lucro...
A esses não.

01/06/2008

Para pensar um pouco

Valorizar a literatura, a arte e os meios de comunicação, pede o Papa aos católicos.

Um domingo de engarrafamentos no Seixal

Este domingo pela manhã foi levada a efeito, com organização da CM do Seixal, a iniciativa do Agita Seixal. Uma actividade que visa levar a população a praticar mais alguma actividade física, ao ar livre. Para tal efeito decidiu a CMS fechar o trânsito na ponte da Fraternidade e parte da Estrada Nacional 378, nomeadamente a que liga a rotunda da Torre da Marinha ao Seixal.
Apesar de todas as boas intenções, tal evento deve consequências não muito positivas, houve o reverso da medalha. Para as pessoas que não podiam ou não quiseram participar em tal evento, e no entanto, quer por necessidade quer por lazer, necessitaram-se deslocar no concelho do Seixal de carro, nomeadamente entre as freguesias de Amora e Seixal, viram a sua mobilidade deveras comprometida. Com a ponte da Fraternidade fechada ao trânsito, ficou a nu a deficiência e fragilidade de todo o sistema rodoviário do concelho do Seixal, a falência completa do mesmo. Com engarrafamentos monumentais e horas de espera nas filas de trânsito. Num dia em que se esperava defender a actividade física, a vida saudável, provavelmente foram feitas mais emissões de CO2, e gases perigosos para a saúde de que num domingo normal.
Tudo isto resulta de um sistema rodoviário frágil, deficiente e sem capacidade de resposta a qualquer eventualidade. Mais, demonstra também que o Município do Seixal não tem equipamentos necessários para levar a cabo este tipo de iniciativas, necessitando, de fechar estradas principais, para levar a efeito tais eventos. É clara e notória a insuficiência do Município no campo de equipamentos necessários para levar a cabo tais eventos.
Conclusão, tivemos um domingo de engarrafamentos no Seixal

31/05/2008

30/05/2008

Contradições (recebido por mail)

Recebi por mail.
Apesar de não ser bem assim a nossa realidade, visto conter diversos exageros, mas é quase assim, e reflecte bem o sentimento actual de muitos dos nossos concidadãos

"O Portugal em que vivemos hoje
Uma adolescente de 16 anos pode fazer livremente um aborto mas não pode por um piercing. Um cônjuge para se divorciar, basta pedir;
Um empregador para despedir um trabalhador que o agrediu precisa de uma sentença judicial que demora 5 anos a sair.
Na escola um professor é agredido por um aluno.
O professor nada pode fazer, porque a sua progressão na carreira a está dependente da nota que dá ao seu aluno.
Um jovem de 18 anos recebe €200 do Estado para não trabalhar; um idoso recebe de reforma €236 depois de toda uma vida do trabalho.
Um marido oferece um anel à sua mulher e tem de declarar a doação ao fisco.
O mesmo fisco penhora indevidamente o salário de um trabalhador e demora 3 anos a corrigir o erro.
O Estado que gasta 6 mil milhões de euros no novo Aeroporto recusa-se a baixar impostos porque não tem dinheiro.
Nas zonas mais problemáticas das áreas urbanas existe 1 polícia para cada 2.000 habitantes; cada Ministro tem 4 polícias guarda-costas; o Governo diz que não precisa de mais polícias. Numa empreitada pública, os trabalhadores são todos imigrantes ilegais, que recebem abaixo do salário mínimo e o Estado não fiscaliza.
Num café, o proprietário vê o seu estabelecimento ser encerrado só porque não tinha uma placa a dizer que é proibido fumar.
Um cão ataca uma criança e o Governo faz uma lei.
Um professor é sovado por um aluno e o Governo diz que a culpa á das causas sociais. O IVA de um preservativo é 5%.
O IVA de uma cadeirinha de automóvel, obrigatória para quem tem filhos até aos 12 anos, é 21%. Numa entrevista à televisão, o Primeiro-Ministro define a Política como 'A Arte de aprender a viver com a decepção'.
Estaremos, como Portugueses, condenados a aprender a viver com este NOJOOOOOOOO? "

29/05/2008

As perguntas que se impõem

Existe ou não expeculação por parte das empresas petrolíferas/gasolineiras (Galp, Repsol, BP, etc) no preço de venda ao público dos combustíveis?


Qual foi o valor que essas empresas pagaram pelo barril de petróleo, que serviu de matéria prima, aos combustiveis que estão neste preciso momento a comercializar?


Como é possivel os lucros destas empresas crescerem em flecha no primeiro trimestre de 2008 ao invés as receitas fiscais do imposto sobre os produtos petrolíferos estão a descer?

Não havia necessidade

Santana Lopes considerou hoje "gravíssimas" as afirmações de Ferreira Leite à revista “Sábado”, onde, questionada sobre as eleições de 2005, a candidata disse que não votaria se o nome do ex-primeiro ministro aparecesse no boletim de voto. "Quando fui votar no boletim de voto não estava lá o nome do Pedro Santana Lopes (...) Se lá estivesse o nome de Santana Lopes não votava. Só que no boletim estava PSD. E eu sempre votei PSD", disse Manuela Ferreira Leite na entrevista.
in Público

28/05/2008

Responsabilização - últimos doze anos foram nove anos de governos socialistas


É incrível como depois de, nos últimos doze anos, termos sido governados pelo Partido Socialista durante nove anos, o nosso primeiro-ministro ter uma tirada desta:



E o Scolari é que é burro??


Nunca as expressões como "Bode Expiatório", "Sacudir a água do Capote", "Fugir com o rabo à seringa", etc, poderiam ser usadas com tamanha propriedade.


Mas, também não é de admirar, pois ainda há quem culpe o estado novo por tanta coisa... e já lá vão mais de trinta anos.

Ab-Surdo?

In Correio da Manhã:
"O juiz disse que não e os desembargadores confirmaram a decisão da 1ª instância do Tribunal de Portimão de que a PJ só poderia conhecer aqueles elementos se tivesse requerido escutas em tempo real. Ou seja, para as SMS enviadas e recebidas antes de 3 de Maio as autoridades deveriam ter requerido a utilização daquele meio de prova antes mesmo de a criança ter desaparecido."

22/05/2008

Anda meio mundo a enganar o outro meio?!


A resposta à pergunta que faz o título deste post, está num artigo do "Público", que revela que Portugal, segundo estudos da Comunidade Europeia, é o estado-membro em que existe uma maior desigualdade na repartição dos rendimentos.
Os nossos trabalhadores, ganham menos em Portugal que noutros países comunitários. Mas por outro lado, os nosso quadros superiores ganham mais que os quadros superiores de países como a Alemanha ou Suécia. Tal situação é mais notória, quando são esses mesmos quadros superiores a decidir o que devem e quanto devem ou não auferir.

As perguntas que se impõem são as seguintes:

E o Estado não faz nada?

Para quando uma maior redistribuição fiscal da riqueza?

Seremos um paraíso fiscal para os ricos?

Que política social queremos?

Qual a nossa preocupação para os nosso concidadãos?

Como é que os nossos politicos conseguem conviver, sem nada fazer para alterar ou atenuar tal discrepância?
E por outro lado, o que pensaram os restantes estados-membros de Portugal?
Qual a imagem que é transmitida de Portugal para a Europa?
Terá sido uma forma de nos alertar ou de nos condenar?
Que pensaram sobre os nossos politicos e empresários?
Que podemos aferir quando lemos que Portugal é o país com maior desigualdades?
Criticam o estado angolano. E então e nós?


Como tal a resposta à pergunta que faz de título deste post apenas pode ser de NÃO. Efectivamente não é meio mundo a enganar outro meio, mas sim uma pequena minoria a enganar quase uma população inteira.

19/05/2008

A não perder artigo no Expresso


O polícia de Sócrates


Definitivamente concordo, e muito, com este artigo de opinião realizado por Henrique Raposo, no jornal "Expresso".

Não querendo por em causa a seriedade das pessoas, dos politicos, dos polícias, mas, manda o bom senso que numa democracia evoluída a divisão e separação de poderes seja o mais efectiva possivel. Tenho dúvidas que estejamos no bom caminho.


Pode lêr o artigo do "Expresso" na sua totalidade aqui.

17/05/2008

Notícias da nossa sociedade

Interessante ver como aquilo que parece pode não ser.
Há sempre alguém a tentar desviar a atenção ou a tentar esconder o sol com uma peneira.

"137 mil pessoas deixaram o mercado de trabalho em 2008"
17.05.2008 - 16h07
Por PÚBLICO


"Câmaras mudam nome ao aluguer do contador"
Por Jornal de Notícias

15/05/2008

PETIÇAO «CIDADANIA - FAMÍLIA - CASAMENTO»‏

Petição «CIDADANIA - FAMÍLIA - CASAMENTO», contra a Lei do PS a propósito do divórcio.

http://www.forumdafamilia.com/peticao

Ao menos alguém que se lembre

Cavaco Silva pede atenção para os prejudicados com a crise económica do país

O Presidente da República, Cavaco Silva, afirmou hoje que o país não pode parar o esforço de modernização mas considerou que, neste momento, deve ser dada uma atenção particular às pessoas que estão a ser prejudicadas pela crise económica.

in Público

13/05/2008

Subida do preço dos combustíveis

Segundo o presidente da ANAREC, Augusto Cymbron, hoje às 00:00, o preço do gasóleo passará dos actuais 1,339 euros para os 1,369 euros e a gasolina sem chumbo 95 passa dos 1,449 euros, para os 1,479 euros.

O responsável considera assim "escandaloso" que as gasolineiras insistam em aumentar o preço dos combustíveis, numa "especulação pura" do mercado, remetendo para o lucro reportado no primeiro trimestre pelas principais empresas do sector.
"Olha-se por exemplo para o resultado da BP no 1º trimestre, que obteve um lucro 63 por cento superior ao de igual trimestre do ano passado, e percebe-se. Como é que podem continuar a argumentar que os aumentos do combustível são motivados pela alta do petróleo", questionou.
Tudo isto com a complacência e silêncio do governo Português. Pois, quanto mais caros estiverem os combustíveis, mais receitas fiscais arrecadam.
Continuamos a ser geridos com único intuito de reduzir o tão propalado défice.

Notícia completa: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/a88994c81f33bb2961d5d0.html

A nova Lei do Divórcio em Discussão na UCP

Com a devida Vénia, aqui se publica mais uma iniciativa da Faculadade de Direito da UCP. A não perder.

Cum Caracas!!


Afinal o café da minha vizinha é bem mais vanguardista daquilo que eu pensava.
É que tem um autocolante na montra dos bolos que diz: " Fumar é só lá fora".
Ora aí está uma coisa que daria jeito nos aviões da TAP.
Claro que teria de ser acompanhado por um Red Bull.

12/05/2008

Dicionário infantil explica que «betinho» e o "Cocó" é aquele que «não consome droga», SOL on-line, 080512

Dicionário infantil explica que «betinho» é aquele que «não consome droga»
O site do IDT destinado a crianças e jovens a partir dos 11 anos (www.tu-alinhas.pt) contém um dicionário (http://www.tu-alinhas.pt/InfantoJuvenil/pesquisarDicionario.do2) onde se pode aprender que «betinho», «cocó» ou «careta» é «aquele que não consome droga e, por isso, é considerado conservador, desprezível e desinteressante».
Tanto a Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE) como a Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP) consideram que o Dicionário do Calão pode suscitar a curiosidade dos jovens, atraídos pela linguagem usada, em vez de ser preventora de comportamentos.
Nesta matéria, psicólogos contactados pela Lusa manifestaram opiniões contraditórias, com alguns a considerar que a divulgação do Dicionário do Calão pode ser perigosa, enquanto outros desdramatizam a sua influência nos comportamentos dos jovens.
Em declarações à Lusa, o presidente do IDT, João Goulão, disse que o dicionário «tem alguma utilidade» e explicou que é mais seguro para um jovem consultar um glossário do que ficar mal informado.
João Goulão adianta que um jovem que desconheça um termo sente-se menorizado e pouco à vontade para perguntar o significado.
«Isso pode ser muito mais perturbador e muito mais desencadeador de curiosidade do que propriamente ter um local onde encontrar respostas às suas dívidas», acrescentou.
O presidente do IDT explicou que o site foi «elaborado e preparado com a colaboração das estruturas do ministério da Educação» e que para já não deverá ser alvo de nova reflexão.
«Não estamos fechados a mais reflexão sobre o assunto (dicionário), mas à partida não me parece que haja necessidade disso», esclareceu.
João Goulão adiantou que esta questão surge na linha da divulgação, há uns meses atrás, relacionada com a divulgação de postais (com informação sobre a droga e redução de danos) em iniciativas participadas por jovens, nomeadamente festivais e queimas de fitas e que contou com a participação do IDT.
«Na altura a distribuição dos postais foi criticado por ser entendida como um estímulo ao consumo. Não é disso que se trata. Não faz mal aos jovens, que obtêm informação por múltiplas vias, tê-la disponível de uma forma credível e respeitável», esclareceu.
«Penso que é necessário dizer aos jovens que as drogas proporcionam sensações agradáveis e é por isso que as pessoas as usam, mas envolvem uma plêiade de riscos que é necessário conhecer», referiu.
Na opinião do presidente do IDT «é fundamental que à partida as pessoas conheçam os riscos envolvidos e tenham tanta informação quanto possível, ficando habilitadas a fazer escolhas conscientes».
Lusa/SOL
Pode-se protestar usando o endereço do IDT idt@idt.min-saude.pt

Blog desde Cuba - Yoani Sanchez - Generacion Y

08/05/2008

Saber com o que contar



"Pessoalmente sou absolutamente contra a regionalização", disse, Manuela Ferreira Leite, assegurando que não será sob a sua liderança que o partido seria conduzido nessa aventura".




A proposta feita terça-feira por Pedro Santana Lopes de criar uma "experiência piloto de regionalização no Algarve", Manuela Ferreira Leite optou por "uma resposta directa a uma pergunta directa".

Faz-se um aborto a cada 27 segundos na Europa

"Nos 27 países da União Europeia é feito um aborto em cada 27 segundos o que representa um milhão e duzentos mil abortos anuais, segundo um estudo sobre a evolução da família na Europa em 2008.
O documento, apresentado hoje no Parlamento Europeu, foi elaborado pelo Instituto de Política Familiar (IPF), uma entidade civil que se define como independente, não vinculada às administrações públicas, partidos políticos ou organizações religiosas.
Segundo o relatório - realizado por uma equipa multidisciplinar composta por psicólogos, demógrafos, sexólogos e peritos em conciliação entre trabalho e família -, a Europa é um continente velho, «imerso num Inverno demográfico» com a natalidade em crise.
Os maiores de 65 anos já superaram em mais de seis milhões os jovens de 14 anos e cada vez nascem menos crianças (quase um milhão de nascimentos menos do que em 1980).
Dois em cada três lares europeus não têm nenhuma criança e apenas 17 por cento têm dois ou mais filhos.
De acordo com o relatório, Polónia, Roménia e Alemanha são os países da Europa dos 27 com um índice de natalidade mais crítico.
Por outro lado, adianta, são praticados por ano mais de um milhão e 200 mil abortos «o que equivale a um aborto em cada 27 segundos».
«O aborto, juntamente com o cancro, é a primeira causa de mortalidade na Europa», refere o documento acrescentando que cada dia deixam de nascer na Europa 3.199 crianças.
Esta análise é criticada pelo Director Executivo da Associação portuguesa de Planeamento Familiar que em declarações à Lusa considerou «uma aberração científica classificar o aborto como uma causa de morte».
«Isso é um discurso ideológico. Nunca vi nem nunca ouvi qualquer organismo a considerar o aborto como uma causa de mortalidade», disse Duarte Vilar, uma das caras do «Sim» no último referendo em Portugal sobre a despenalização do aborto.
Segundo Duarte Vilar, querer convencer os europeus que o aborto é uma das causas da baixa de natalidade europeia é o mesmo que dizer que a toma da pílula é responsável pela quebra de natalidade.
«Não é por causa da despenalização que o aborto se pratica mais. Antes já se fazia mas em clandestinidade. Sempre se fez durante séculos», disse.
Por outro lado, Catarina Almeida, da Associação Juntos pela Vida (defensora do «Não» no referendo), disse à Lusa que o relatório constata uma conclusão para qual a associação tem vindo a chamar a atenção.
«É obvio que se forem criados quadros favoráveis para a prática do aborto e se este é um acto contra a família quem fica prejudicado é a família, onde nascem as crianças», disse.
Segundo Catarina Almeida, a partir do momento em que o aborto é despenalizado «a família perde e muito».
De acordo com o relatório, devido ao aborto a Europa perde todos os anos o equivalente á soma da população de Malta e Luxemburgo ou da população da Eslovénia e do Chipre.
França, Reino Unido, Roménia, Itália, Alemanha e Espanha são os seis países da União Europeia com mais abortos, representando 77 por cento de todos os abortos de todos os abortos da UE27.
Por outro lado, adianta o estudo do IPF, as mulheres europeias têm filhos cada vez mais tarde (aos 30 anos), principalmente as espanholas e as italianas.
O mesmo relatório refere que os divórcios estão a aumentar na Europa registando-se mais de um milhão por ano.
Bélgica, Luxemburgo e Espanha são os países da EU27 com a maior taxa de rupturas matrimoniais.
No texto hoje entregue o Instituto de Política Familiar defende que devem ser estimuladas medidas de apoio a mulheres grávidas e à maternidade como por exemplo a redução de 50 por cento do IVA numa série de produtos básicos infantis e a criação de centros de apoio às mulheres grávidas."
Diário Digital / Lusa

Até pelo olhar de um economista é possível ver o tamanho do erro

Paulo Marcelo, in Diárioeconómico.com

O PS diz-se empenhado em salvar o Estado Social, mas não percebeu que uma das razões da nossa crise social é a progressiva desestruturação da família.Ao mesmo tempo que o Governo anuncia o combate ao trabalho precário, o PS no Parlamento pretende mudar o Código Civil, tornando o casamento num dos contratos mais precários do nosso sistema jurídico.O contraste é curioso. Por um lado, defende-se o contrato de trabalho para toda a vida, exigindo a lei sempre uma justa causa objectiva para a sua cessação. O mesmo acontece com o arrendamento, onde o regime legal torna o contrato (quase) perpétuo, mesmo contra a vontade do proprietário. No casamento, pelo contrário, sem razões objectivas, para além das aparências ideológicas, os socialistas pretendem introduzir o divórcio unilateral, ou seja, mesmo contra a vontade do outro cônjuge, e apesar da violação dos deveres conjugais pela parte que pede o divórcio.

06/05/2008

Bob Geldof


"Angola é gerida por criminosos". A afirmação é do músico e activista, Bob Geldof, esta manhã no Hotel Pestana Palace, em Lisboa, na conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, organizada pelo Banco Espírito Santo e pelo Expresso.
Entre os convidados encontrava-se o embaixador angolano na capital portuguesa, Assunção dos Anjos, que acabaria por abandonar a sala.

in Expresso,
15:55 Terça-feira, 6 de Mai de 2008

05/05/2008

Sacudir a Poeira do seu Capote


"O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais repreendeu por escrito os responsáveis da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), em particular os serviços de execuções fiscais, em virtude das queixas apresentadas por contribuintes que alegam terem sido penhorados de forma irregular. Num despacho de 25 de Março, Carlos Lobo avisa os serviços de que tem tido conhecimento de várias situações anómalas e relembra a DGCI que deve cumprir escrupulosamente a lei, nomeadamente nas penhoras efectuadas aos contribuintes."

in Público 05/05/08


A culpa é sempre daqueles que obedecem, nunca dos que mandam.

Então o senhor Paulo Macedo não tinha dado instruções nesse sentido. Bela tentativa de escamotear a responsabilidade por parte de um secretário de estado. Os louros quando existem vão para o governo. Quando existe algo que não correu tão bem assim, então a culpa já não é do governo mas sim dos funcionários públicos.

Relações entre a Igreja e o Governo Socialista

Gostava de chamar a atenção para o artigo de opinião do professor João César das Neves publicado hoje no Diário de Notícias. http://dn.sapo.pt/2008/05/05/opiniao/hostilidade_assumida.html


É sem dúvida um artigo exemplarmente bem escrito, de um modo simples, pondo a nú as ofensivas deste governo socialista contra a Igreja Católica.Parece algo que não passaria na cabeça de ninguém, que um governo democrático de uma nação, procura-se de forma tão ofensiva retirar poder à Igreja num país em que a esmagadora maioria dos seus habitantes são católicos, gerando um enorme mal-estar.Todo este sentimento, prejudica tudo e todos, mas tem algo de bom. Faz sair os coelhos das tocas. Faz os que viveram a sua vida mascarados deixar cair essas mesmo máscaras. Faz os católicos aperceberem-se de que o Partido Socialista não quer o bem da Igreja. Mas, por outro lado, algo que estas ofensivas nunca poderão alguma vez tocar é a matriz das nossas gentes. Por muito que o Partido Socialista e Bloco de Esquerda assim o tentem, nunca as suas tentativas serão coroadas de sucesso.Aos católicos socialistas, apenas quero deixar a mensagem de que terão definitivamente de ponderar bem as suas escolhas, no sentido de poderem ter uma voz activa dentro do PS, ou eventualmente terem que tomar medidas mais drásticas.Com todo este cenário, ficamos a saber, enquanto católicos, com o que podemos contar e com quem podemos contar.

As eleições e referendos são justos quando nos convém (podia ser o pensamento de Evo Morales)

Mais uma vez, o verdadeiro significado dos pseudo-democratas de esquerda vem ao de cima.
Evo Morales considera votação inconstitucional, classifica como "ilegal" o referendo pela autonomia de Santa Cruz.
Com esta justificação que o senhor apresenta, que é a da pouca participação popular então os resultados do referendo ao aborto em Portugal e muitas das eleições municipais, como exemplo o Seixal, não poderiam ser legais.

Gerentes mal pagos??

Dados do Ministério do Trabalho
Seis mil gerentes dizem ganhar salário mínimo
04.05.2008 - 09h31 PÚBLICO
Segundo dados apurados pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, em 2006, seis mil gerentes de empresas disseram ganhar apenas o salário mínimo nacional, segundo noticia hoje o “Jornal de Notícias”.Em 2006, estes seis mil gerentes afirmaram receber apenas 343,45 euros, ou seja, o salário mínimo de 385,90 euros, bruto, menos cerca de 40 euros de desconto para a Segurança Social.O “Jornal de Notícias” cita dois responsáveis por empresas que recrutam e colocam quadros que acreditam que muitas destas seis mil pessoas fogem ao Fisco e à Segurança Social. Amândio da Fonseca, da Egor, diz que “não é crível que tantas pessoas” com a responsabilidade máxima numa empresa ganhem tão pouco. Pena da Costa, da Manpower, considera “impensável encontrar quem assuma uma gerência por esse valor”.Ainda segundo o Ministério do Trabalho, em 2006 existiam 344.006 empresas, 85 por cento das quais não tinha mais do que dez trabalhadores a cargo. O sector da restauração e hotelaria é o que declara pagar pior aos seus gerentes e directores.

04/05/2008

Caritas quer mais apoios para prevenir fome em Portugal


A Comissão Permanente da Caritas Portuguesa alertou hoje em comunicado as autoridades para prepararem programas de apoio a carenciados tendo em conta a crise alimentar mundial que, prevêem, irá causar danos graves no país.


De acordo com a Caritas Portuguesa, em Portugal gasta-se uma «fatia enorme de recursos» a «pagar quase dois terços do que consome, designadamente produtos alimentares» pelo que o país está «na linha da frente» daqueles que mais sofrem «com a elevação dos preços internacionais e a escassez dos bens de primeira necessidade no mercado».
«O espectro da fome paira assim sobre a cabeça dos mais necessitados, incluindo de muitos portugueses», com «muita gente a viver abaixo do limiar de pobreza e com esquemas de apoio social muito deficientes», considera a Caritas.
Para tentar «minorar o impacto nefasto desta crise alimentar» a nível mundial, a Comissão Permanente da Caritas Portuguesa reclama aos Governos para que deixem de «apoiar a produção de produtos energéticos a partir de produtos agrícolas» [biocombustíveis] mas também que criem «pacotes especiais» de leis que prevejam o «apoio social para atender aos casos mais prementes».

Numa nota denominada, «os preços do petróleo, a escassez de bens de primeira necessidade e a fome em Portugal e no Mundo» a instituição que representa a pastoral social dos leigos na Igreja aponta o custo do petróleo e a aposta nos biocombustíveis como os factores principais para esta crise alimentar que se avizinha.
Por um lado, a «subida em flecha dos preços do barril petróleo» provocaram uma escalada do custo da «produção de bens manufacturados» mas também da própria produção agrícola devido ao transporte e ao trabalho dos «tractores e outras alfaias agrícolas».


Diário Digital / Lusa
04-05-2008 16:35:00

Será que o LFV já viu? O Benfica precisa é deste tipo de Espírito

João Pacheco, Prémio Gazeta Revelação 2006

O que está em causa é a Democracia é a sociedade.

Petição online contra acordo ortográfico

http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/

03/05/2008

A Marcha do Bloco de Esquerda - Marcha Global da Marijuana

É com sinais como este que os dirigentes do Bloco de Esquerda enviam para a Juventude que querem controlar os problemas disciplinares nas escolas, a toxicodependência, a criminalidade, etc.
Dou um prémio a quem me apresente um dependente, das chamadas drogas duras que não tenho começado a consumir haxixe.
Haxixe, Marijuana, não são mais do que o primeiro passo para um caminho negro.
Adorei ver lá esses senhores a tirarem a máscara e as mostrarem a sua real face.

02/05/2008

Ventos de Mudança


Todos aqueles que acompanham o fenómeno político sabem que existem, aquilo que alguns analistas apelidam por ondas de inclinação de eleitorado, nomeadamente no que diz respeito ao panorama europeu.

Actualmente, a balança do equilíbrio geopolítico europeu pende para a chamada esquerda socialista, com presença no governo na Alemanha, Espanha, Portugal e Reino Unido.

Mas, os ventos de mudança estão novamente a soprar.

Primeiro França, depois Itália e agora com uma estrondosa derrota do Partido Trabalhista no Reino Unido. A chamada esquerda socialista, que tem muito de liberal, neste sistema universal capitalista, em que não consegue impor as suas doutrinas sociais, e em que se pede sempre mais e mais sacrifícios aos cidadãos. O apelo a valores âncora que a esquerda desconhece, que não defende, nem preza, leva o eleitorado em situações de crise a optar por aquela solução que lhe confere maior segurança. Daí a mudança. Uma mudança para melhor.

Atirar para cima dos outros (Eu faço e tu pagas)

"O Governo de José Sócrates adiou o pagamento das novas subconcessões rodoviárias para depois de 2013. São 1793 km cujas construção, conservação, manutenção e exploração em regime de Parceria Público Privada (PPP) serão adjudicadas até ao final deste ano, mas os encargos para a Estradas de Portugal têm uma moratória de cinco anos
Dessa forma, o Executivo do PS adia para um eventual XIX Governo o pagamento de uma factura cujo valor o Ministério das Obras Públicas insiste em manter secreto." in Sol

Mais uma promessa socialista que vai por água abaixo (Mais uma!!)

"Segundo Luís Parreirão, administrador e ex-secretário de Estado das Obras Públicas
Negociações para introdução de portagens nas Scut retomadas há um mês
02.05.2008 - 15h21
Por Lusa"

Mais uma vez temos que nos referir ao facto das promessas feitas pelo Partido Socialista e incumpridas. Já aborrece.
Mas tenho para mim uma certa curiosidade sobre que incidirá as promessas eleitorais para 2009 do Partido Socialista.

Vergonha na AR - Voto de pesar pela morte do Cónego Melo aprovado apenas por CDS-PP e PSD

"O Parlamento aprovou hoje um voto de pesar pela morte do Cónego Melo, com os votos favoráveis do CDS-PP e do PSD, a abstenção da maioria dos deputados socialistas e o voto contra do PCP, BE e PEV.
Os deputados do BE abandonaram o hemiciclo depois de votar contra o minuto de pesar pela morte do Cónego Melo, uma das figuras mais controversas da extrema-direita nos anos da revolução. Manuel Alegre e outros deputados do PS também saíram e nem votaram. O PCP esteve contra mas ficou na sala, cumprindo o regimento." in Público

A este tipo de atitudes, de votar contra e sair da sala enche de vergonha quem as pratica.

Mas vindo de quem vem, não seria de esperar outra coisa.
Parece-me algo muito mesquinho.