16/10/2008

Por Tentativas...

É óbvio que esta crise veio pôr em questão muitas doutrinas e até dogmas económicos.
A maior parte dos economistas nem sonhava com a possibilidade de uma crise económica mundial desta magnitude.
O que os economistas fazem, é mediante a leitura de uma variantes tentarem estabelecer padrões de comportamento económico, contextualizando-as no aspecto tempestivo e projectando-as para o futuro. Aquele que melhor conseguir no fundo "prever" o futuro é o melhor economista.
Os governos também ainda não sabem bem o que fazer. O receio é que o "paciente" se não morrer da maleita que morra da cura.
Estamos a agir por tentativas e com o máximo cuidado possivel, para que não fiquem muitas mazelas e sequelas daquela que é sem dúvida a maior, e mais mediatizada de sempre, crise económica.

Será que trabalhar não compensa?

Será que trabalhar não compensa?
Será que uns têm trabalho ... e outros emprego?
Será que andam uns a enriquecer com o trabalho dos outros?
Será que se trata de mão-de-obra não qualificada?
Seráq ue se trata de exploração?
Será que se trata de pouca divisão de riqueza através dos impostos?
Será que não é mais preocupante isto do que o casamento de homosseuais?
Não deveriamos fazer deste tema um debate nacional?
Porquê deposi de passar duas horas da noticia tão poucos comentários?
E então e aqueles que nem sequer têm sequer emprego?

15/10/2008

Faltou a Nossa Senhora do Caravaggio

"Atrás de mim virão aqueles que me farão Grande"

Pior exibição de sempre da seleção Nacional que eu tenha visto. Uma aberração Táctica.

A "Traição" da Fenprof

"Fenprof marca nova manifestação para 8 de Novembro " in Público
É com alguma incredibilidade que li esta notícia.
Depois de uma forma expontânea os professores terem agendado uma manifestação para o dia 15 de Novembro de 2008, vem a FENPROF, à pressa, marcar uma manifestação para o sábado anterior exactamente no mesmo local.
Depois do entendimento de do final do ano passado que mais poderiamos esperar destes senhores?

Deixem a oposição trabalhar

Continuo sem saber qual o motivo de enorme atração que os meios de comunicação social sentem pela vida interna do PPD/PSD.
Qual o motivo para procurarem mais ávidamente notícias sobre o maior partido da oposição do que sobre o governo eo partido do governo e as suas incongruências.
Meus amigos se houvesse um governo PSD com Ministros como o ministro Pino e Lino, já há muito esse governo teria sido "queimado em praça pública".
Deixem-nos trabalhar.
O PSD não é só uma pessoa.

Man Wakes Up After Being Pronounced Dead

Depois de ter sido declarado em "morte cerebral" regressou a casa.

Critérios economicistas

"Governo suspende reestruturações de serviços públicos que não resultem em redução da despesa" in Público

Então, as restruturações dos serviços públicos, obedecem a critérios economicistas!

14/10/2008

Porque será?

Porque será?
Porque será, que só em ano de eleições é que a proposta do governo é acima da inflação prevista?

"O ministro de Estado e das Finanças anunciou hoje que a proposta de aumento salarial da função pública para o próximo ano será de 2,9 por cento, um valor que representa um ganho de poder de compra de quatro décimas em relação à previsão da inflação média que baixará para 2,5 por cento." in Público

Notícias Soltas... ou Talvez Nem tão Soltas Assim!

"Governo suspende reestruturações de serviços públicos que não resultem em redução da despesa" in Público
Então as restruturações dos serviços públicos, ao contrário do que o governo vinha afirmando, obedece a critérios economicistas!

"Associação Portuguesa de Bioética propõe referendo sobre a prática da eutanásia " in Público
Com tanto para fazer no campo dos cuidados paliativos vem esta associação propor um referendo para a eutanásia. O que se segue agora? Será aqui aplicável também algum critério economicista?

"Sistemas de rega vão deixar de pagar taxa de audiovisual " in Público
Esta eu não comento!

Só este montante??

"A Cepsa vai descer os seus preços de referência para o gasóleo e gasolina... A gasolina sem chumbo 95 vai passar a custar 1,349 euros o litro, menos cinco cêntimos, enquanto o valor a pagar pelo litro de gasóleo vai descer sete cêntimos, para 1,199 euros." in Público

Para descer é sempre a "travar" e devagarinho.
Para subir é depressa e em força.
Com o actual preço do Petróleo afigura-se-me muito pequena esta descida. Mais uma vez, as gasolineiras usam de extrema precaução para a descida do PVP dos combustíveis.

Onde estão os "Media" Portugueses?

Iraque: cresce violência contra cristãos em Mosul

"Bagdade, segunda-feira, 13 de outubro de 2008 (ZENIT.org).- Cerca de mil famílias cristãs abandonaram a cidade iraquiana de Mosul nas últimas horas, para escapar das represálias anunciadas por extremistas islâmicos, informou Rádio Vaticano.
Os cristãos tentam escapar assim da violenta onda de crimes contra a minoria cristã de Mosul. Os eventos deixaram 11 vítimas desde 28 de setembro passado. Trata-se, segundo declarações do governador da região de Nínive, Duraid Kashmula, da investida “mais violenta contra os cristãos desde 2003” in Zenit

ONU condena violência contra cristãos no Iraque
"O representante especial da ONU para o Iraque, Staffan de Mistura, condenou “veementemente” esta Segunda-feira a recente onda de violência contra a comunidade cristã de Mossul, bastião da Al-Qaeda no Norte do país.
Este responsável falou do “assassinato de civis”, mostrando a sua inquietação perante “o aumento da violência contra os cristãos nos últimos dias, em particular nos arredores da cidade de Mossul”." in Ecclesia

Pode Falar pouco, mas fala bem

Mais uma vez a líder do PSD demonstrou uma grande sentido de Estado, ao não tentar fazer de cavalo de batalha a crise económica mundial.
Reforçando os aspectos como a confiança, que está a ser novamente conquistada, e como diria o treinador do Sporting a "tranquilidade", como factores necessários para a saída deste imbróglio.

Ao contrário do que os partidos da esquerda afirmam, as pessoas não estão a ser esquecidas. As pessoas irão usufruir da melhoria de saúde do sistema financeiro. Agora, é também minha opinião, que se a crise se agravar, então aí sim teremos de tomar medidas que visem a proteção directa dos direitos dos particulares, das famílias. Essas medidas por ora ainda não se justificam, com a excepção da área do crédito à habitação. Não basta incentivar o arrendamento, o mal por muitos, já está feito. É necessário tentar socorrer aqueles que investiram na sua habitação e que agora estão em dificuldades. Dar-lhes soluções, encaminhá-los.

Deixo aqui as declarações mais pertinentes da Dra. Manuel Ferreira Leite.

"Os cidadãos têm de ter confiança no seu sistema financeiro e, portanto, todas as medidas propostas vão nesse sentido”, reforçou, antes de se demarcar da oposição de esquerda, que acusa o Governo e a União Europeia de terem esquecido as pessoas na sua resposta à crise.
“Acho que as pessoas não estão a ser esquecidas. As grandes vítimas de uma eventual não solução desta crise seriam as famílias e as pequenas e médias empresas”, acrescentou. (Dra. Manuela Ferreira Leite in Público)

Direito à Vida - ESTE PAÍS NÂO É PARA CRIANÇAS

Supremo diz que feto de nove meses não é pessoa

"O Supremo Tribunal de Justiça recusou o pedido de indemnização reclamado por uma mulher, pela "perda do direito à vida do seu filho". Aos 20 anos, a mulher, grávida de nove meses, perdeu o bebé na sequência de um acidente de viação, ocorrido durante uma viagem em que seguia como passageira." in Correio da Manhã.

Por outras palavras, o direito à vida não está devidamente consagrado no nosso sistema juridico e o STJ perdeu aqui uma grande oportunidade de fazer Jurisprudência.

Vivemos num país em que os direitos dos nascituros não são devidamente protegidos.

Pelas Crianças tudo de bom

Uma medida de elogiar, a redução do IVA para as cadeiras para criança para os 5%.
Resta agora saber se tal se vai reflectir no PVP, ou se vai ficar pelos intermediários ou vendedor, tal como aconteceu com os ginásios e a descida do IVA dos 21% para os 20%.
Uma medida fácil, sem muitos custos e que fica muito bem nas notícias.
Sem dúvida, uma boa medida, barata, maior segurança às crianças.... uma medida tomada para 2009, um ano de muitas de eleições.

13/10/2008

Qual a razão de tanto silêncio nos meios de comunicação social portugueses?

Qual a razão de tanto silêncio nos meios de comunicação social portugueses?

Está a a ocorrrer um genocídio de cristãos na Índia e os nossos meios de comunicação social continuam impávidos e serenos a discutir coisas importantes como o casamento gay.

Algumas poucas noticias que se conseguem apenas nos orgãos de informação católicos e blogs pessoais:



"Sexta-feira, 29/08/2008 - 22:13
Nova Délhi - O arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, capital do estado indiano de Orissa, Raphael Cheenath, pediu nesta sexta-feira às autoridades que "impeçam a limpeza étnica dos cristãos" em meio a uma onda de violência que causou pelo menos 11 mortes.
O chamado do religioso feito no âmbito de uma manifestação realizada hoje em frente da sede do governo de Orissa em Nova Délhi.
A situação continuava tensa hoje no estado de Orissa, leste do país, onde as autoridades locais levantaram o toque de recolher imposto no distrito de Kandhamal após uma semana de ataques às comunidades cristãs, que causaram pelo menos 11 mortes.
"A situação está completamente sob controle, não temos informação sobre violências ou incidentes graves" em Kandhamal, disse â agência PTI o vice-inspetor-geral da polícia local, R. P. Koche.
Ainda assim, o toque de recolher sehue em vigor nas cidades de Phulbani, Baliguda, Tumudibandha, Raikia, G. Udaygiri, Daringbadi e Tikabali, onde continuam sendo registrados episódios de violência anti-cristãos.
Apesar das medidas de segurança impostas pelas autoridades -- mais de 4 mil agentes mobilizados em Kandhamal, com ordem de atirar em caso de violência -- mais de 25 mil escolas e intitutos católicos continuam de portas fechadas em toda a Índia."



"Nova onda de violência contra cristãos na Índia
Balanço actual aponta para 60 mortos, 20 mil feridos, mais de 50 mil desalojados e 178 igrejas destruídas
Uma onda de violência sem precedentes atinge a comunidade cristã na Índia, com epicentro no Estado de Orissa, desde o passado dia 24 de Agosto. Seis dezenas de mortos, quase 20 mil feridos, mais de 50 mil desalojados, 178 igrejas destruídas e mais de 4 mil casas danificadas são, para já, os dados trágicos de um cenário de verdadeira “limpeza religiosa” que se estende já ao resto do país."02/10/08

"Muitos dos cristãos sofrem agora ataques nos campos onde se refugiam e estão a regressar às suas casas, sem quaisquer garantias de segurança, e com grupos hindus a apelar à sua reconversão. Padres e freiras têm de esconder a sua identidade e as autoridades estão vigilantes para garantir que não decorrem actividades religiosas nos acampamentos que reúnem cerca de 14 mil pessoas."

"A canonização, neste domingo, em Roma, da primeira santa indiana, será uma óptima ocasião para que a Igreja universal viva, em união de orações e de solidariedade espiritual, este período muito difícil para os cristãos da Índia. Certamente é preciso notar que os fundamentalismos estão vivos, activos e ameaçadores em diversas regiões do mundo. O diálogo entre as religiões _ estrada longa e repleta de dificuldades _ é um dos desafios mais cruciais de hoje e de amanhã, para que o nome de Deus construa sempre e somente a paz!”
Agência Ecclesia

12/10/2008

D. António Marto - "Consumismo Desenfreado e falta de Valores"

Hoje na Homília, D. António Marto voltou a mostrar ser um homem sem medo, de valores e atento. Transcrevo aqui alguns excertos da notícia do semanário Sol.
"Falando na homilia da eucaristia desta manhã no Santuário de Fátima, perante milhares de peregrinos, D. António Marto defendeu que «esta crise do sistema financeiro não pode ser vista apenas como um mero mau funcionamento do mercado».
Para o prelado, a situação actual convida a sociedade «a pensar o seu modo de vida», marcado actualmente por um «consumismo desenfreado».
Segundo D. António Marto, a vida quotidiana é dominada «pelos interesses imediatos, os negócios e divertimentos de cada um».
Existe uma apetência para «a indiferença, a frieza, até o desprezo, a repulsa, a rejeição e a expulsão de Deus da consciência, da vida e até do espaço público», disse o Bispo de Leiria-Fátima, alertando: «quando o homem expulsa Deus, fica cada vez mais só, mais vazio».
«E a sociedade fica cada vez mais dividida, confusa, violenta e injusta», acrescentou.
D. António Marto alertou ainda para o que está a acontecer com muitos cristãos na sociedade actual, que se «deixaram tomar por um complexo de inferioridade, pela vergonha de serem diferentes no mundo, por serem cristãos». " in Semanário SOL

Um artigo deveras interessante e pertinente

Como dizia uma conhecida personagem da televisão: "Não havia necessidade".
Pois é exactamente esse o meu pensamento sobre a "publicação paga" que foi efectuada em diversos jornais, pela Câmara Municipal do Seixal, de uma Moção aprovada na Assembleia Municipal do Seixal apenas com os votos favoráveis da CDU. Mais grave ainda, omitindo o resultado da votação, nomeadamente os votos contra que essa mesma moção obteve. Não dá, nestes termos, conhecimento da posição dos demais partidos com assento na AM do Seixal.
No que diz respeito a este assunto chamo a atenção para um excelente artigo do Dr. Filipe de Arede Nunes publicado no blog da JSD/Seixal.

Um reforço de confiança

Tal como disse num dos meus recentes posts sobre este assunto, o fundamental é manter a confiança e a tranquilidade das pessoas, dos clientes e dos depositantes. Quanto a esta notícia de cobertura do sistema financeiro por parte do Estado, é sem sombra de dúvida uma medida que permite um acréscimo de confiança para todos. Sim, para todos, pois somos todos agentes económicos interessados em resolver, ou pelo menos resistir a esta crise económica mundial.
Agora, uma coisa tem de ser dita, este valor anunciado de 11,7% do PIB, talvez não seja bem assim tão real como nos pode parecer.
O Governo anuncia um valor desta magnitude, esperando nunca ter de realmente o utilizar. Se porventura o nosso sistema financeiro interno colapsar, e precisar de um intervenção nestes montantes, então quer dizer estamos mesmo a ir pelo cano abaixo.
Por outras palavras, o governo anuncia este valor, "rezando a todos os santos" que nem um décimo seja necessário.
Esperemos o melhor.

Pela transparência

Depois de uma rápida leitura da base de dados, que publicita os contratos públicos, nomeadamente aqueles realizados por Ajuste Directo, foi com alguma surpresa que constatei, que essa base de dados era menor daquilo que eu pressupunha. Não consegui encontrar, igualmente qualquer referência a Ajustes Directos realizados pela Câmara Municipal do Seixal (foi uma leitura rápida como tal susceptível de errar).
Será que ainda não foram realizados quaisquer Ajustes Directos, no Município do Seixal, desde que existe a obrigação de publicitação nestes novos termos, apesar do período de transição, pelo menos no que diz respeito aos formulário?
Deixo-vos aqui o artigo do Código dos Contratos Públicos, no que diz respeito à publicitação. Bem como excerto do artigo do jornal Público.



Artigo 127.º do Código dos Contratos Públicos Publicitação e eficácia do contrato
1) A celebração de quaisquer contratos na sequência de ajuste directo deve ser publicitada, pela entidade adjudicante, no portal da Internet dedicado aos contratos públicos através de uma ficha conforme modelo constante do anexo III do presente Código e do qual faz parte integrante.
2) A publicitação referida no número anterior é condição de eficácia do respectivo contrato, independentemente da sua redução ou não a escrito, nomeadamente para efeitos de quaisquer pagamentos.





"Ainda assim, o serviço de compras do Estado por ajuste directo - que desde 30 de Julho deste ano passou a obrigar à sua publicitação num portal do Governo na Internet - ainda não está a ser usado com regularidade, uma vez que muitas das aquisições não estão a ser feitas por esta via. São sobretudo algumas câmaras municipais que têm usado mais este expediente. As compras por ajuste directo não requerem qualquer concurso público, nem a consulta a mais do que um fornecedor, mas os contratos só produzem efeitos depois de publicitados no endereço http://www.base.gov.pt. Aí são apresentados os bens ou serviços comprados (nem sempre de forma esclarecedora) e os seus valores, bem como quem são os fornecedores e compradores." in Público

11/10/2008

Estranho "Timing"

Deixa-me alguma estranheza quando vemos certas noticias, resultantes de certos inquéritos surgirem nas vésperas de actos eleitorais.
Nos EUA, como sabemos, a vida dos candidatos é passada e repassada a pente fino.
Sarah Palin não podia ser excepção. Para mais, todos estamos cientes que foi ela que troxe um novo alento a uma candidatura que precisava de sangue novo. Fazendo isso, tornou-se o alvo mais apetecido, o inimigo público a abater. Não tenho dúvidas que o candidato Obama está melhor colocado para governar os EUA com estabilidade, ou pelo menos, nos primeiros tempos. Não tenho também dúvidas que o voto nos EUA vai ser um voto que vai ter em conta o aspecto da "raça" do candidato. Resta saber para onde irá cair o eleitorado.
Eu penso que está um pouco na moda votar OBama, mas à boca das urnas a coisa pode-se tornar diferente. Mais, não nos podemos esquecer da comunidade hispânica, que se deve ser a comunidade nos EUA de menores rendimentos, com pior nível de vida e que não se vê representada no candidato Obama.
A ver vamos.
O meu favorito é e continuará a ser o senador Obama.
Mas, no entanto, acho que foi um timing muito estranho.

10/10/2008

Casas e Casos

"O ex-deputado do PS Fernando Ka paga cinco euros e 60 cêntimos de renda à Câmara de Lisboa por um rés-do-chão de dimensões consideráveis (cinco assoalhadas com quintal) que a autarquia lhe entregou em 1984."

"A listagem em questão revela também que o jornalista e escritor Baptista-Bastos habita desde 1997 uma casa camarária pela qual paga neste momento uma renda de 263 euros mensais, nas proximidades da Estrada da Luz. O preço médio do aluguer de um quarto em Lisboa ronda os 200 euros." in Público

É altura para dizer que as casas camarárias de Lisboa resultam por vezes em grandes casos.

Necessário transmitir confiança e tranquilidade

João salgueiro vem afirmar que os bancos nacionais devem começar a preparar-se para a crise económica mundial, que segundo ele mais tarde ou mais cedo irá afectar as instituições bancárias portugesas.
Acho muito bem.
Apesar de não se poder chamar uma jogada de antecipação, visto qualquer leigo da economia já saber aquilo que se aproxima, resta saber por onde começar. A minha sugestão diz respeito a tentar assegurar todas as poupanças dos seus clientes. Transmitindo-lhes um sentimento de segurança, em virtude de se sentirem tranquilos. Feito isto temos um bom começo. Depois se calhar reduzir os ganhos dos gestores de algumas instituições. Gestores que muitas vezes são demasiado bem pagos para aquilo que fazem, para aquilo que merecem. Transmitindo uma mensagem de rigor e competência. Sigam estes dois passos e estaremos mais habilitados a fazer face à crise económica.
No mesmo sentido que pretendi dar ao meu post vem agora o Presidente da República falar.

Aniversário da Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos Paulo da Gama - Parabéns


A Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Paulo da Gama comemora hoje, 10 de Outubro de 2008, 40 anos de existência. Este aniversário será comemorado por toda a comunidade educativa.

Quarenta anos que segundo a minha opinião marcaram uma época de mudança, uma marca positiva em todos, como eu, que por lá passaram.

Parabéns a todos que fazem e fizeram parte desta grande comunidade educativa, professores, pessoal não docente, alunos e encarregados de educação.

(imagem retirada de http://www.ave-paulo-gama.net/ )

Prémio Nobel da Paz - Martti Ahtisaari

Antigo presidente da Finlândia pedra fulcral no Processo de Paz na Irlanda, e no Processo de Paz no Kosovo.
Parabéns.

De preto nunca me comprometo... o PS nem precisa estar de preto!

Se existe uma posição estranha sobre o assunto do casamento gay, essa posição é sem dúvida a do PS.
Vota contra, mas elabora uma declaração de voto a favorável.
Afirma que tal assunto não consta das suas promessas para esta legislatura. Não consta do seu programa eleitoral. Pois, mas, isso nunca impediu o PS de fazer restrições aos direitos dos trabalhadores. Estaria no programa eleitoral do PS as alterações que prejudicaram os professores, os polícias, os juízes, os funcionários públicos, a mudança do código Laboral, a alteração da Lei da IVG depois de um referendo que não teve 50% de participação e como tal foi uma decisão do partido??
Nada disso o impediu o PS de proceder de forma diferente daquilo que tinha feito crer ao ao seu eleitorado.
Mas agora como se apercebeu que existe uma maioria que prefere que as uniões entre pessoas do mesmo sexo não seja o casamento, mas antes, um instituto diferente. Isso sim é a igualdade. Situações diferentes devem ter diferentes tipos de tratamento. Já lá vai a antiga doutrina da igualdade que nos diziza que " A igualdade era tratar todos por Igual". Não a igualdade é tratar de modo deferenciado aquilo que é diferente, fazendo uma diferenciação positiva de modo a todos alcançarem os seus interesses.
A isto chama-se navegar à vista.

09/10/2008

A Bíblia Dia e Noite prossegue em Roma e na internet - Lettura di Roberto Benigni

Pode sempre seguir em directo na internet através do link http://www.rai.tv/mpplaylive/0,,Livetv%5E17%5E134239,00.html

RAI- TV

A Bíblia Dia e Noite prossegue em Roma e na internet - Canto di Andrea Bocelli

Pais divorciados têm privilégios fiscais

Provedor insiste com Governo para mudar o regime de IRS

"Não estávamos a conseguir aguentar financeiramente a casa, estávamos a entrar em situação de ruptura e então resolvemos separar-nos, mas só no papel." O desabafo é de João R., 41 anos, pai de seis filhos, residente em Braga, que simulou uma separação com a sua mulher, Ana R., 39 anos, para poder beneficiar das deduções em sede de IVA relativas a encargos com os filhos do casal.Desde então, há quatro anos, a família Rodrigues, que continuou a ser uma família no seu dia-a-dia e que apenas se divorciou "no papel", tem vindo a poupar cerca de mil euros por mês. "O correspondente a um salário quase", explicou ainda João R. ao DN. Esta é mais uma de muitas famílias de pais casados ou unidos de facto a quem o Estado- através do regime de tributação de IRS em relação aos encargos com os filhos - não permite descontos fiscais sobre o valor desses encargos, ao contrário das famílias monoparentais, de pais separados ou divorciados, que podem descontar o valor da chamada "pensão de alimentos". Esta realidade foi denunciada já em 2005, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, e levou o Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, também logo na altura, a fazer um apelo ao Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, nesse sentido. Em 2007, o Governo assumiu a existência dessa falta de equidade na tributação fiscal e prometeu um igual tratamento, mais favorável às famílias monoparentais, naquilo a que chamou "Relatório para a simplificação dos Sistema Fiscal Português". Até hoje, contudo, tudo se mantém. Por isso, o Provedor de Justiça voltou a questionar, ontem, o Governo, para que lhe transmita "o estado de concretização das medidas preconizadas nesse relatório", pode ler-se no comunicado do gabinete de Nascimento Rodrigues. Contactado pelo DN, o gabinete do Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, não esclareceu o porquê do atraso e apenas assumiu que "esse assunto está a ser estudado". "Desde que fingimos esta separação que conseguimos comprar um carro, para transportar decentemente os meus seis filhos, um fogão para a cozinha e fazer férias". Porque, segundo João R., "estávamos a caminhar para uma "situação absurda" . Por isso, há quatro anos, casados desde 1990, o casal, com educação de nível superior e a trabalhar como quadros superiores de empresas, recorreu a um advogado e simulou uma intenção de separação. "Mas nada mudou. Continuamos a viver juntos e a gostar um do outro."

FILIPA AMBRÓSIO DE SOUSA - Diário de Notícias

A pedido de Hugo Chávez??

Os produtores de petróleo encontram-se deveras preocupados com esta crise económica. O preço do petróleo tem vindo gradualmente a baixar. A última machadada no preço foi o divulgar por parte dos EUA que as suas reservas eram maiores daquilo que se esperava.
Países como a Venezuela, com chefes de governo que desbaratam os ganhos do petróleo estão deveras preocupados … então vai que tentam retirar aos outros o único aspecto positivo desta crise mundial: a baixa do preço do petróleo, esquecendo que para além da crise imobiliária dos EUA foi também o elevado preço do petróleo um dos factores que conduziram à crise (juntamente com a crise dos cereais, bio-diesel, etc).
E nisto vem o senhor Hugo Chávez, preocupado com o seu dinheirito para esbanjar, como tem feito e pedir à OPEP para baixar a produção no sentido de fazer aumentar o preço do petróleo. Esperem para ver o que o senhor é capaz.

Parece que se votarmos PS nas próximas legislativas vamos ter casamentos gays

Apesar de achar que isto não passam de fait-divers para desviar a atenção, esta declaração de voto contraditória com o sentido de voto só pode significar que o PS pretende dar a entender que na próxima legislatura irá aprovar um projecto-lei da sua autoria a conceder o direito ao casamento às pessoas homossexuais.
Podemos extrapolar que assim, nestes termos, que quem for contra o casamento entre pessoas homossexuais o melhor é nas próximas legislativas não votar PS. Simples.

Veio a descida do juro... e a Euribor "comeu-a"

Só para quem estava pouco atento, ou queria passar informação para acalmar os mercados e os mais incautos podia esperar que a curto prazo esta baixa da tx do juro do BCE tivesse um efeito imediato na Euribor.
Ainda ontem na televisão um reputado quadro de um banco, ou por incompetência ou para tapar o sol com a peneira afirmava "que esperava que o efeito da descida da tx do BCE se reflectisse quase de imediao na Euribor".
É por estes individuos que as nossas poupanças estão a ser geridas. Ou são incompetentes ou então andam a tentar iludir-nos.
Pois, a baixa da taxa de juro realmente a aconteceu mas os bancos "comeram-na"...praticamente não passou do aumento da margem de lucro.
E nós clientes??

06/10/2008

Notícias soltas

"Portugal tem o terceiro preço da gasolina mais caro da Europa e o décimo no gasóleo, ambos acima da média da União Europeia, indicou o mais recente relatório semanal do Observatório europeu para o Mercado de Energia. " http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=105336

"A fábrica da Autoeuropa vai parar nos próximos dias 9, 10, 13, 14 e 15 de Outubro, devido à quebra na procura dos monovolumes.
A medida foi justificada pela quebra do consumo, especialmente em Espanha. Esta já é a segunda paragem da fábrica, depois de uma primeira em Setembro, na altura sem pré-aviso." - http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1345095&idCanal=57


"A bolsa portuguesa registou hoje a maior queda de sempre, com o índice de referência PSI20 a perder 9,86% para 6.954,87 pontos, arrastado pelas perdas da EDP e Galp Energia. Paris caiu 9,04%, Londres perdeu 7,29% e Frankfurt recuou 7,33%" - http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Default.aspx

04/10/2008

OPUS DEI - Aura Miguel - RR on-line, 2008.10.03

"O Opus Dei está hoje cheio de vigor e continua a abrir as suas portas a novos membros.80 anos é uma grande data! Há, pelo menos, 85 mil fiéis leigos e dois mil padres, espalhados por cinco continentes, para quem este aniversário é fundamental. Estou a falar dos membros do Opus Dei.Gente comum, novos e velhos, com as mais variadas profissões, que se empenham em viver a santidade nas circunstâncias habituais da vida quotidiana. A proposta do Opus Dei é ajudar a encontrar Cristo no trabalho, na vida familiar e nas restantes actividades habituais. Crescem no amor ao Papa e à Igreja. E a consequência disto tem trazido grandes frutos. É certamente esse fenómeno de santidade no meio do mundo contemporâneo que explica tanto ódio contra o Opus Dei. Centenas de livros, documentários e filmes massacram sistematicamente a opinião pública contra esta Instituição da Igreja. Mas não será que o feitiço se vira contra o feiticeiro?É que movidos justamente pela curiosidade, muitos aproximaram-se do Opus Dei que está hoje cheio de vigor e continua a abrir as suas portas a novos membros.Parabéns à Obra!"

24/09/2008

Um convite que recebi e farei por corresponder

"Exmo Senhor

A APFN tem a honra de convidar V. Exa para o Seminário "Inverno demográfico: o problema. Que respostas?", no próximo dia 27 de Setembro, no auditório do edifício novo da Assembleia da República, com o programa abaixo indicado.

Neste Seminário, será efectuada a estreia em Portugal do documentário "Inverno demográfico: o declínio da família humana", legendado em português, em que especialistas mundiais debatem esta questão nas diversas vertentes, quer quanto às causas, quer quanto às consequências, muitas vezes menosprezadas.
Sem se conhecer bem as consequências nem as distintas causas, nunca se poderá encontrar as soluções para minorar os efeitos.

Serão ainda apresentadas as projecções para a população residente em Portugal nos próximos anos, contemplando já os valores observados até 2007.

Pelo importante conjunto de individualidades que aceitaram participar neste Seminário, de vários quadrantes políticos e sociais, a APFN espera que esta sua iniciativa contribua decisivamente para que, também em Portugal, este assunto passe a ter a importância na agenda política e social que merece, como acontece na esmagadora maioria dos países europeus e tem sido cada vez mais insistido pela União Europeia, quer Comissão, quer Parlamento.

As diversas individualidades participantes intervirão a título pessoal, não vinculando partidos políticos nem associações a que pertencem, a não ser que expressamente o refiram.

A entrada é livre, não sendo necessário efectuar-se inscrição.

O documentário "Inverno demográfico: o declínio da família humana" estará, em breve, disponível para venda ao público através da internet, podendo a sua apresentação ser visualizada em http://www.invernodemografico.org/. Estará, ainda, disponível para venda, em todos os próximos eventos promovidos pela APFN.

Lisboa, 16 de Setembro de 2008

APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas"

23/09/2008

Mortes superaram nascimentos - Estatística alarmante de 2007

Só o título diz quase tudo. Menos nascimentos que mortes em Portugal.
As políticas portuguesas dos últimos dez anos só podiam conduzir a algo como isto:
- O "Divórcio na hora".
- A liberalização do Aborto.
- A falta de apoio à maternidade.
Estes são os resultados de politicas rídiculas de alguns governantes.
Esta sim deveria ser a notícia do dia e nunca a da candidatura de Portugal ao Conselho de Segurança da ONU. Para que? Por dois anos? Membro não permanente? Para poder ter poder negocial e petróleo de paíese de duvidosas ligações?

Quo Vadis Portugal?

Bento XVI pede luta contra a pobreza

O Papa lançou um apelo para que sejam adoptadas e aplicadas medidas para erradicar a fome e a pobreza no mundo.
No Angelus deste Domingo, logo após o regresso de Bento XVI de Albano onde presidiu à dedicação do altar da Catedral, o Papa lembrou que a reunião do próximo dia 25 de Setembro, no âmbito da 63ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, para discutir os Objectivo de Desenvolvimento do Milénio.
Aos líderes dos países do mundo que se vão juntar no dia 25, o Papa dirigiu o apelo para “que se adoptem e se apliquem, com coragem, as medidas necessárias para erradicar a extrema pobreza, a fome, a ignorância e o flagelo das doenças que atingem, sobretudo, as pessoas mais vulneráveis”.
O empenho necessário, “ainda que exija sacrifícios, numa altura de dificuldades económicas mundiais, não deixará de produzir importantes benefícios para o desenvolvimento das nações que necessitam da ajuda externa, assim como para a paz e o bem-estar de todo o Planeta”, referiu Bento XVI.
O Papa recordou ainda as catástrofes naturais, no continente americano que causaram inúmeras vítimas.
"Os países das Caraíbas, em particular o Haiti, Cuba, a República Dominicana e o Sul dos Estados Unidos, foram duramente atingidos por violentos furacões”. Bento XVI pediu que a ajuda às zonas mais atingidas “chegue prontamente”, apelando para que “a solidariedade e a fraternidade prevaleçam nestas alturas”. in Agência Ecclesia

22/09/2008

Sábado sem abastecer para lutar contra preços elevados dos combustíveis

A associação de defesa do consumidor (DECO) marcou para sábado uma acção de protesto que consiste no não abastecimento de combustíveis no próximo dia 27 de Setembro (in Público).
Embora não concorde, e não ache que seja uma acção profícua, vou aderir...

Mas vou fazer mais do que isso, nesse dia só me irei deslocar usando a bicicleta, a pé ou de transportes públicos.
Isso sim, seria um bom apelo por parte da DECO.
Um APAGÃO ao abastecimento de combustíveis.
Um dia a menos de gastos de combustiveis.

Quatro maus exemplos - Lisboa, Seixal, Vila do Conde e Espinho são os maus exemplos apontados pela Quercus

"Apesar de o ano ainda estar longe do fim, pelo menos quatro localidades portuguesas já ultrapassaram os valores anuais de poluição permitida por lei.
Lisboa, Seixal, Vila do Conde e Espinho são os maus exemplos apontados pela Quercus neste Dia Europeu Sem Carros.“Há valores que revelam a existência de quatro zonas ainda com problemas graves. É o caso da Avenida da Liberdade [em Lisboa], que no ano passado teve 149 dias com excesso de poluição e que, este ano, já vai em 55 dias até Agosto. Existe também o Seixal e, no norte, do país, os casos de Espinho e Vila do Conde, que vão ultrapassar - no fim do ano - os cem dias em excesso”, explica Helder Spínola.Os dados foram divulgados esta manhã pela Quercus, no âmbito de uma iniciativa de sensibilização em Lisboa, inserida na Semana da Mobilidade e no Dia Europeu Sem Carros." in Rádio Renascença

20/09/2008

Quem tem medo de Pedro Santana Lopes??

Assim que pelos corredores do PSD começou a ser ventilada a possibilidade do dr. Pedro Santana Lopes concorrer à CM Lisboa nas próximas eleições autárquicas, houve logo quem logo à nascença fizesse por liquidar a mesma. Rapidamente apareceram nos meios de comunicação social notícias que lhe imputam o estatuto de arguido num processo relativo à CM de Lisboa.
É motivo suficiente para se suspeitar do timing dessas notícias...

e perguntar:

Quem tem medo da candidatura de Pedro Santana Lopes à CM de Lisboa?

50.º Aniversário Sacerdotal do Padre David de Pinho Esteves - Arrentela

Já foi no passsado dia 15 de Agosto de 2008, que ocorreu o 50.º aniversário de Ordenação Sacerdotal do Padre David Pinho, mas como tal ocorreu em tempo de férias, a celebração comemorativa vai realizar-se amanhã dia 21 de Setembro de 2008, Domingo na Igreja Paroquial da Arrrentela com presença do Sr. Bispo com o seguinte programa:

15.00h - Inauguração e Benção do Centro (antigo Mirabola)
16.00h - Eucaristia concelebrada
17.30h - Sessão comemorativa
18.30h - Convívio jantar na Quinta da Valenciana

Uma homenagem bem merecida.

Parabéns Padre David

19/09/2008

Casamento homossexual - O nosso "fait-diver"

Parece que temos na nossa praça alguns especialistas na matéria de desviar o olhar/interesse dos cidadãos para alguns assuntos que geram discussão e ao mesmo tempo muita distração.
É sem dúvida aquilo que se quer dizer com um "fait-divers". É disso que se trata quando se promovem debates e discussões pública sobre o tema de casamento entre homossexuais.
Neste momento é algo para desviar atenções.
Enquanto isso, temos uma taxa altíssima de desemprego, temos a taxa Euribor (estúpida como uma mula) a subir e atingir máximos que penalizam por demais as famílias portuguesas; temos uma notícia que a comunicação tentou fazer passar mas que ninguém lhe ligou como aquela que nos revelou que quase trinta por cento dos empregos prometidos por este governo, são no estrangeiro; temos os preços dos combustíveis a subir quando o petróleo desce nos mercados ( o pior é que aparentemente vai recomeçar a subir novamente); temos a criminalidade violenta, o medo, a insegurança a crescerem; temos o Chávez a elogiar o Sócrates, etc.
Sem me deixar levar , e para não deixar mal-entendidos, de modo muito sintético, deixo aqui a minha opinião:
-Para mim o casamento, devia ser um contrato reservado para pessoas de sexo diferente.
Já que são tão vanguardistas os defensores do casamento para homossexuais, arranjem lá um outro contrato exclusivo para pessoas do mesmo sexo que confira os mesmo deveres e direitos de um casamento.
Aliás, através da quase actual equiparação da união de facto ao casamento, só falta mesmo arranjar um nome para esse tipo de contrato.
Procurem, pensem que irão encontrar algo.

18/09/2008

Há nomes engraçados

Há nomes engraçados que quando se cruzam não podemos deixar de esboçar um sorriso atentem bem a esta notícia da Lusa.

17/09/2008

Quem manda aqui?

Quem manda aqui?
Quem detém o mercado?
Quem detém o transporte e armazenamento de produtos petrolíferos já refinados?
Quem detém o monopólio de refinação dos produtos em Portugal?
Haverá concorrência realmente?
Não há lei de mercado que resista assim...

Nestes onze não me revejo...

Assim vai a nossa social democracia.
Cada vez mais no nosso Partido Social Democrata a pluralidade de opiniões e doutrinas e consequentes divergências éticas, morais, económicas, sociais são tantas e tão grandes que o próprio partido tende a não saber expressar a sua verdadeira doutrina.
A social democracia deixa de ser algo que une as pessoas como um simbolo de uma doutrina social e económica e passa ser apenas algo que reune um grupo de amigos, com uns interesses e pensamentos económicos algo semelhantes. E é exactamente aí que reside um dos maiores perigos para o PSD, um partido eminentemente nacional. Como tal nestes onze não me revejo...

06/09/2008

A VERDADE DE ONTEM É A MENTIRA DO DIA SEGUINTE- de quem é a responsabilidade??

Projecto Skylander muda-se de Évora para França

Tendo sido considerado e apresentado pelo sr. Lula e sr Sócrates como um PIN (Projecto de Interesse nacional) e dado como certo para ser implantado em Évora, o programa para desenvolvimento industrial do pequeno bimotor multiuso (para carga e/ou passageiros) já não vem para Portugal.
Segundo a imprensa de hoje este investimento foi desviado para França.
De quem é a culpa ?
De quem é a responsabilidade ?
Será do Governo ? Ou da empresa?
Será que a empresa agiu de boa-fé?
Não existem claúsulas contratuais penais a accionar?
Que falta de respeito foi esta?
Será que esta empresa não deverá ir para uma lista de empresas consideradas como " personna non gratta"?

Esperamso futuros esclarecimentos.

04/09/2008

Democracia em Angola

Atentem bem nesta passagem do editorial do Jornal Público, e atestem da verdadeira democracia angolana:
"Não fomos as únicas vítimas do boicote do governo de Luanda: os órgãos de informação do grupo Impresa que pediram vistos (SIC, Expresso e Visão) também não os obtiveram. O mesmo se passou com a Rádio Renascença. Nenhuma explicação foi dada por via oficial, mas todos em Angola sabem porque ocorreu esta discriminação: os senhores que mandam no país não toleram a comunicação social livre e independente e não perdoam aos jornalistas ou órgãos de informação que, em algum momento, noticiaram escândalos, reportaram abusos ou se manifestaram, em textos de opinião, contra o regime. E retaliam em conformidade."

03/09/2008

Alguém me explica esta vergonha??

Resolvi trancrever a notícia para facilitar a sua leitura, apesar de ter o link activado para a mesma.
Aumentam,
Calam-se,
Justificam-se com o mercado,
O mesmo que nesses mesmo valores fazia os combustíveis custarem menos oito a dez cêntimos.
Será isto o oligopólio da Galp que a Autoridade da Concorrência não encontra ??

"A Galp Energia voltou a aumentar os combustíveis esta semana, facto que passou despercebido para a maioria dos consumidores, já que a petrolífera portuguesa não divulgou o aumento.
Contactada pela Agência Financeira fonte oficial da empresa confirmou que a subida foi de 1 cêntimo, tanto na gasolina como no gasóleo e que ocorreu às 00:00 horas do dia 27, ou seja, da passada quarta-feira.
A justificar este novo aumento estão «as cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais», adiantou a mesma fonte à AF.
As acções da Galp Energia seguem a cair 0,36% para os 13,66 euros." Agência Financeira

Republicação de artigo meu sobre as trinta medidas propostas pela CDU para as eleições autárquicas de 2005

Muito Mau
As 30 medidas da CDU

1.“Aprovar o PDM e P.M. do Ambiente”??? Então meus senhores estão a prometer uma coisa que é obrigatório fazerem??? Boa. Prometem que vão cumprir a Lei??

2.“Pugnar pela concretização, de forma integrada do Plano de Valorização da Baía do Seixal...”. Francamente trinta anos não chegaram?? Prometem sempre isto e não concretizam!! Agora chamam-lhe Valorização, já foi chamado de Recuperação...

3.“Criar um novo Parque de Actividades Económicas... na siderurgia nacional”. Esta só para os mais desatentos. Já está até vendido à urbindústria!!!

4.Pois agora preocupam-se com o ambiente.

5.Não é Câmara mas sim a SIMARSUL que vai construir a ETAR. Prometem aquilo que outros vão fazer!!!

6.Têm mesmo de aprovar a carta educativa. Mas era bom é que tivessem presente nas assembleias de escola como devem! E claro ao contrário de mais de 90% do País,implementar o Inglês no 1.º Ciclo, visto a CM do Seixal ser a principal culpada da inexistência em diversas escolas. São prioridades... à publicidade autárquica em vez do Inglês nas escolas!!

7.“Construir uma pousada da juventude” Fixem esta!! Quando não são as Câmaras que o fazem. Prometem para os outros fazerem!!

8.“Construir Piscina na Aldeia de Paio Pires”. Pois o critério da população não se aplica a Arrentela. Fica sem piscina e passa para Paio Pires e a Junta nada diz!1 Uma piscina que funciona durante três meses e mal, que nem foi construção da Câmara!!!

9.Ficamos aqui para ver!!! Fixem também esta!! Pinhal de frades nada?? Ou será o gueto da Flor da Mata???

10.Esta é o cúmulo... reparem bem: “ Aplicar a legislação existente para assegurar a mobilidade pedonal...”.

11.Prometem mais uma vez aplicar a Lei! Quer dizer que até aqui não o faziam!! Sem mais comentários.“...frente ribeirinha...Quinta da Princesa...a criação de mais lugares...” Que confusão vai nestas cabecinhas!!

12.Não sabem o que dizem querem prometer algo a todos!!

13.Aqui prometem o bairro/gueto da Flor da Mata!!

14.“Pavimentar, e beneficiar ruas...” Mas é uma das funções principais das Câmaras, só que a do Seixal só descobre isso nas vésperas de eleições ou da Festa do Avante!!

15.“Melhorar a limpeza urbana...” Têm muito para fazer.

16.São bons para enganar o cidadão com jardins, mas depois cuidar deles? Mante-los seguros? Sem arriscarmos a sermos mordidos por um cão como acontece no Parque Urbano da Paivas

17.“Aplicar o Plano Municipal de Energia...” Finalmente perceberam que os planos são para serem aplicados.

18.Encher chouriços, surge no seguimento da anterior.

19.“ Construir um novo edifício...” Mais ainda?????

20.Edifício Alentejo há quantos anos fechado??? Incompetência .“Modernizar e humanizar...” Sim?? Quer dizer que??? Pois encher chouriços!

21. a 30. A partir daqui são exigências ao Estado. Ou seja lavam as suas mãos. E a resposta que temos é apenas isto, tal como num hipermercado perto de si : SÒ????Muito mau mesmo.

De volta de Férias ao encontro da incompetência

É de pasmar aquilo que sucedeu com a CM do Seixal. Falhar o concurso a fundos comunitários por questões de minutos. Falhar a possibilidade de obter uma verba a rondar os seis milhões de euros para a renovação da Quinta do Cabral. Mas aconteceu e poderia ter passado despercebido. Mas felizmente desta vez não, como pode verificar no Diário de Notícias e agora no Público.

Incompetência

29/07/2008

Uma opinião sobre a trapalhada do Futebol

"O comunicado da SAD do Futebol Clube do Porto em resposta ao parecer de Freitas do Amaral é uma peça de alta comédia e um excelente retrato da mentalidade mais rasteira que por aí sobrevive. (...) O que se passou na já famosa reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol não admite dúvidas jurídicas, desportivas ou morais. Independentemente da decisão que estava em causa, da descida do Boavista ou da penalização de Pinto da Costa, só mesmo a claque dos SuperDragões ou gente com paralisia cerebral pode fingir não ter visto o que toda a gente viu: uma manobra inacreditável do presidente do CJ, António Gonçalves Pereira, para manipular o conselho a seu bel-prazer e beneficiar Porto e Boavista, desse por onde desse. O parecer de Freitas do Amaral sublinha apenas o óbvio, com a vantagem de sustentar esse óbvio com argumentos jurídicos irrefutáveis e numa linguagem compreensível por qualquer mortal. Freitas é de tal forma cristalino na descrição das sucessivas golpadas tentadas por Gonçalves Pereira que a carreira deste como advogado e político só não está acabada se não houver um pingo de vergonha nesta terra (...)"

(João Miguel Tavares)in DN

Uma moratória para o aborto

PÚBLICO27.07.2008, Pedro Vaz Patto

Foi o intelectual italiano Giuliano Ferrara quem propôs, numa carta dirigida ao secretário-geral da ONU, esta iniciativaFoi há mais de um ano que se realizou entre nós o referendo que conduziu à liberalização do aborto. Poderia pensar-se que a questão foi encerrada, cá como noutros países, que o direito ao aborto passou a ser mais uma "conquista irreversível" e que estamos perante leis intocáveis e indiscutíveis.Mas não é assim. Não só porque tal lógica de "intocabilidade" não se compatibiliza com os princípios democráticos, como também porque um cada vez maior número de circunstâncias vem acentuando o anacronismo dos argumentos que levaram à liberalização do aborto desde há já várias décadas.Tudo isto vem a propósito de uma iniciativa lançada em Itália pelo intelectual laico Giuliano Ferrara (movimentos católicos apoiam-na, mas ela não partiu de nenhum deles), que está a ter eco em todo o mundo. Trata-se de, na sequência da aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Dezembro do ano passado, de uma moratória mundial relativa à aplicação da pena de morte, propor, numa carta dirigida ao secretário-geral dessa organização, uma moratória relativa ao aborto.Já anteriormente o Governo polaco (entretanto substituído) havia associado estas duas causas de defesa da vida, opondo-se à celebração de um dia europeu contra a pena de morte se não fossem também contemplados o aborto e a eutanásia enquanto atentados à vida. Mais sensatamente, não se trata, agora, de levantar qualquer obstáculo à abolição da pena de morte, mas, antes, de pedir coerência a quem, justamente, clama pelo respeito da vida de pessoas condenadas pela prática de crimes graves. De pedir que, coerentemente, tal respeito se estenda à vida inocente.Um primeiro alerta que é suscitado pela iniciativa diz respeito à dimensão quantitativa do fenómeno. O aborto deveria ser, para muitos partidários da sua liberalização, "legal, seguro e raro" ("legal, safe and rare"). Não ouvimos repetir este slogan tantas vezes no referendo de há cerca de um ano? Do carácter falsamente "seguro" do aborto, falam os dados cada vez mais consistentes sobre as suas sequelas psíquicas para a mulher. Mas o aborto também está muito longe de ser "raro". O texto da referida carta evoca a crueza irrefutável dos números. "Nos últimos trinta anos, foram praticados mais de mil milhões de abortos, com uma média anual de cinquenta milhões." Poderia recordar-se o exemplo da Rússia, onde o número de abortos chegou a superar, durante vários anos, o número de nascimentos (mas também na "avançada" e "exemplar" Suécia o número de abortos é de mais de um quarto dos nascimentos) e onde, por razões demográficas, se procura, agora, introduzir limitações legais ao aborto. São números que deveriam arrepiar, pelo menos, tanto como os (também arrepiantes) 9,7 milhões de mortes anuais de crianças nascidas (segundo o recente relatório da Unicef).Mas há também outros aspectos do fenómeno que nessa carta são evocados e que muitas vezes são esquecidos. "Na China, milhões de nascituros correm o risco de ser vítimas de abortos, incentivados e também coagidos em nome de uma planificação familiar e demográfica do Estado." Onde está o aborto como afirmação de liberdade pessoal, quando ele é, assim, um instrumento de coacção em âmbitos pessoalíssimos? "Na Índia, devido a uma selecção sexista, foram eliminadas antes do nascimento milhões de meninas nos últimos anos." Onde está o aborto como bandeira da emancipação da mulher? "Também no Ocidente, o aborto torna-se o instrumento de um novo eugenismo que viola os direitos do nascituro e a igualdade entre os homens, desviando o diagnóstico pré-natal da sua função de preparação ao acolhimento e ao cuidado para com o nascituro para uma situação próxima de um critério de melhoramento da raça, destruindo, assim, os ideais universalistas que estão na origem da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948." Já Jurgen Habermas (apesar de não se opor à legalização do aborto) tinha alertado para este novo eugenismo, um "eugenismo liberal", no seu livro O Futuro da Natureza Humana (Shurkamp Verlag, 2003, Almedina, 2006). Neste contexto, não será muito mais difícil criar uma cultura de autêntica inclusão das pessoas com deficiência?A iniciativa pode parecer provocatória. Pretender alterar de imediato a legislação que, em muitos países, liberalizou o aborto pode ser irrealista. Mas o mérito indiscutível desta proposta é o de não deixar morrer a discussão, o de alertar as consciências que, distraídas ou manipuladas, não se apercebem de um fenómeno que, como ofensa ao primeiro dos direitos humanos, dificilmente encontrará paralelo, em gravidade e dimensão quantitativa.A luta contra o aborto tem várias vertentes: a da política legislativa, mas também a social (o combate às suas causas) e a cultural (a difusão de uma mentalidade acolhedora da vida, de toda a vida, como um dom). É o que importa salientar, entre nós de modo particular a propósito do aniversário do referendo. A discussão não morreu. Nessas três vertentes, a luta continua.

26/07/2008

Parecer do Prof. Freitas do Amaral

Penso que este excerto esclarece bem o fundamental da questão.
«[...] não posso deixar de chamar a atenção para o temível precedente que constituiria legitimar a conduta do presidente de um órgão colegial que, só para defesa do seu prestígio e para manter o seu cargo, bem como para não perder votações quando está em minoria, encerra antecipadamente as reuniões sem marcar as seguintes, impedindo assim o debate e a votação de propostas de que discorda. Se a moda pega, que se passará a seguir nas autarquias locais, nos institutos públicos, nas entidades autónomas e, por contágio, porventura também nas associações, fundações e sociedades de direito privado? O problema deveria merecer a atenção do Ministério da Justiça.»Freitas do Amaral

24/07/2008

Ligações perigosas

A ligação entre a Olivedesportos/SportTV e a RTP é definitivamente aquilo que se chama de ligações perigosas.

Quanto do dinheiro do erário público vai parar aos cofres de instituições privadas como a SporTV?

Porque é que as televisões não negoceiam directamente com a Liga e a Federação e têm como intermediário uma outra empresa como a SportTV?


Nestes termos anseio pelo começo do Canal Benfica, nomeadamente pelo facto do Benfica não ter renovado o contrato da transmissão dos seus jogos com a Olivedesportos. Fica assim livre de intermediários.

Muito cuidado com as piscinas


Mais uma vez somos confrontados com a morte de uma criança numa piscina. Todo o cuidado é pouco. Eu como pai sou daqueles que precisam ter um cuidado extra quando frequentamos sítios com piscinas, ou com a piscina da casa de férias.

A rapidez e o silêncio que envolve o afogamento de uma criança numa piscina é algo que o comum dos mortais nem sonha. Extremamente rápido e silencioso. A falta de ar, a entrada de água nas vias respiratórias, o facto de se perder a calma, conduz a uma morte muito rápida. Aliás pode acontecer a todos, mas com particular gravidade quando acontece a uma criança.
Posso dizer que assisti a um quase afogamento numa piscina, de um jovem de 15 anos, exactamente por entrar em pânico e começar a engolir água sem ter feito qualquer pedido de socorro. Graças a Deus houve quem tivesse a olhar para o jovem e pudesse dar o alarme, tendo tudo sido sanado.


Fique então atento para as recomendações que devem ser seguidas e divulgadas:
Vigie activamente e em permanência a criança na água ou perto dela. Em período de férias, redobre a vigilância.
Esvazie baldes e alguidares.
Escolha praias e piscinas públicas, vigiadas.
Vede a sua piscina, tanque de rega ou o lago do jardim. Cubra adequadamente os poços. É importante dificultar o acesso das crianças pequenas à água através de barreiras físicas.
Utilize auxiliares de flutuação: coletes e braçadeiras, bem ajustados ao corpo da criança.
Ensine as crianças a nadar e a ter comportamentos seguros na água.
Respeite a segurança em embarcações aquáticas.
Em caso de acidente, chame o 112.
Tire um curso de socorrismo: você pode salvar uma vida.




E os votos de umas boas férias e que tudo corra sem acidentes.

23/07/2008

Petróleo cai 20 dólares numa semana e meia

Em Londres, o brent do Mar do Norte para entrega em Agosto está a ceder 1,89 dólares para 127,66 por barril.
Em Nova Iorque, o crude para o próximo mês está a descer 1,71 dólares para 126,71 por cada barril.
Recorde-se que a 11 de Julho o barril de petróleo cotava nos 147 dólares e agora está no patamar dos 127 dólares.
Em apenas uma semana e meia, o «ouro negro» desvalorizou cerca de 20 dólares, o que corresponde a pouco mais de 12 euros.
«Já vimos que os preços perto dos 150 dólares estavam próximo do máximo que os consumidores estão dispostos a aceitar», sublinhou o mesmo responsável.


Enquanto isso nosso Portugal os preços dos combustíveis descem entre 2 e 1,4 cêntimos. Será que ainda não se reflete agora a descida do petróleo? Mas a partir de agora tem de ser sempre a descer, pelo menos duas vezes por semana no sentido de seguir o critério usado para a subida do PVP dos combustíveis. Espero que as autoridades competentes não estejam agora a dormir.

Plano de Pormenor de Vale de Chícharos

Encontra-se aberta desde ontem a discussão pública do Plano de Pormenor de Vale de Chícharos, nos termos do artigo 77.º do Decreto -Lei está a decorrer por um período de 22 dias úteis, com início em 22 de Julho (Tempo de Férias!?).
O referido Plano de Pormenor encontra -se patente ao público
nos seguintes locais:
Paços do Concelho, Rua de Fernando de Sousa, 2, Seixal;
Atendimento público da Divisão Administrativa de Urbanismo, Largo
dos Restauradores, 13, Seixal;
Junta de Freguesia de Amora.

20/07/2008

Classe média pede ajuda alimentar às Misericórdias

"A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) têm recebido todas as semanas, via e-mail, dezenas de pedidos de ajuda alimentar por parte de pessoas da classe média, noticia hoje o Diário de Notícias, citando o presidente da UMP.
Manuel de Lemos alerta para este novo padrão de pobreza que foge ao típico retrato dos pobres conhecido em Portugal, afirmando que «são pessoas com um perfil diferente, que não vivem na miséria, mas estão à beira de entrar na pobreza».
Acrescentou que este é um fenómeno que se veio a sentir desde o início do ano, quando se intensificaram os problemas económicos.
«Não estamos a falar de idosos, dos típicos desempregados, mas de pessoas com menos de 40 ou 45 anos que se calhar não deixam de pagar a netcabo nem desmarcam as férias na agência de viagens mas passam fome», conta Manuel de Lemos, que diz que ao seu próprio email já chegaram dezenas de pedidos de ajuda.
Estas solicitações que chegam às instituições são acompanhadas pelos serviços sociais que depois encaminham os casos para as misericórdias locais, acrescenta o DN. "in Diário Digital

14/07/2008

Não é a trabalhar que se enriquece

Trinta e cinco por cento dos portugueses que vivem numa situação de pobreza têm um emprego, segundo o estudo "Um Olhar Sobre a Pobreza - Vulnerabilidade e Exclusão Social no Portugal Contemporâneo" entregue hoje pelo presidente do Conselho Económico e Social, Alfredo Bruto da Costa, ao Presidente da República.

O trabalho dignifica, mas nós dignificaremos quem trabalha?
Quem se lembra do vizinho que tem quatro filhos, que se esfola a trabalhar para lhes dar uma vida digna. Poucos. Mas todos sabem do vizinho que tem um "bólide" novo. Esse está dignificado.

07/07/2008

06/07/2008

Há sempre uma primeira vez

Acho que é a primeira vez que concordo o senhor Rui Santos, nomeadamente no seu artigo no Correio da Manhã. Vale a pena uma leitura.

"Se o Governo estivesse atento e não fechasse os olhos a muitas matérias (como estas ligadas ao futebol), Guilherme Aguiar – perante as suas declarações que projectam mau princípio – não ficaria nem mais um dia no Conselho Superior de Desporto."

05/07/2008

Presidente da Caritas pede ao poder político «atenção cuidada» às empresas de crédito fácil

"O presidente da Caritas Portuguesa defendeu que o Banco de Portugal ou as entidades reguladoras “poderiam acompanhar de mais perto” os regulamentos de acesso aos “créditos fáceis”.
“São as tais letras pequeninas. O que se pode fazer é uma regulação do mercado mais exigente, para além de haver a necessidade de formação e educação sobre o consumo”, defendeu.
" Agência Ecclesia

Eu sou conservador... naquilo que está bem

Mais uma vez o PS usa o critério de modernidade para classificar a aprovação da nova lei do divórcio. É incrivel como se pretende ser moderno com leis que prejudicam essencialmente a mulher.
Há coisas que quase ninguém fala, que quase ninguém diz. Mas esta nova legislação, mais o chamado "Divórcio na Hora", é uma tentativa de impor uma moral ao restante povo.
Para estes senhores a instituição família não parece merecer uma defesa, uma proteção maior. Só o seu bem-estar individual é importante.
É esta a modernidade do PS. É esta a forma quase vil como certos elementos do PS falam de quem não concorda com eles. Para eles só eles são detentores de toda a razão. Todos os que tenham ideias diferentes são algo que deve ser considerado como antiquado. Não existe qualquer tolerância. Se no PSD fossemos como esses senhores, agora os deputados social-democratas que votaram ao contrário do seu partido deveriam perder a confiança politica so seu partido. Mas uma certeza tenha o PSD, na minha opinião deve escolher melhor os seus deputados, para certas situações não se repitam. Ou se é social-democrata de corpo inteiro ou não. Não se pode ser só um pouquinho social-democrata. E parece-me que neste campo com a Doutora Manuela Ferreira Leite tudo isto vai entrar nos eixos.
Assim esperemos, pois caso contrário iremos alimentar o PP, com algum do nosso eleitorado descontente com certos deputados.

Onde está o 1% do IVA?


Alguém sentiu a descida do IVA?

Os verdadeiros verdes

"O PCP ficou isolado durante um debate parlamentar sobre a libertação da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, que estava refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), escusando-se a condenar essa organização e contestando que seja terrorista. A bancada comunista foi a única que votou contra o documento do PS, PSD e CDS-PP, aprovado com os votos favoráveis de todas as outras bancadas, incluindo a dos Verdes."
Esses sim eram verdadeiros verdes.

04/07/2008

Prémio pelo prejuízo....LOL

"Num relatório do Tribunal de Contas em que é analisada a actividade das Águas de Portugal holding entre 2004 e 2006, consta que, apesar da "situação económico-financeira débil", com «resultados operacionais negativos» de 75,5 milhões de euros, tenha havido gastos de 4,8 milhões de euros com viaturas de serviço e prémios de incentivo."

Incentivar o prejuízo

Isto não é arte!!!

(imagem retirada do blog LOBI)

02/07/2008

Televisão Pública

Quantas vezes já veio o primeiro à televisão e sempre a seguir a outra entrevista do líder da oposição. Coincidências.

A não Perder


Colômbia: Ingrid Betancourt e três reféns americanos resgatados pelo Exército

Uma boa notícia para toda a democracia. Felicidades para todos os agora devolvidos à Liberdade.
in: 02.07.2008 - 20h26 PÚBLICO

01/07/2008

Ano Paulino

Este ano, por vontade expressa do Santo Padre, o Sucessor de Pedro, as atenções fixam-se no Apóstolo Paulo, para celebrarmos, hoje, os dois mil anos do seu nascimento.
“Se eu tiver o dom da profecia e conhecer todos os mistérios e toda a ciência, se eu tiver a plenitude da fé, uma fé capaz de transportar montanhas, sem a caridade nada sou” (1Co. 13,2).

22/06/2008

Texto de Bagão Félix que subscrevo inteiramente

retirado do PÚBLICO19.06.2008,

António Bagão Félix

A Europa do pensamento único não se pode queixar. Tem o que merece a Irlanda-modelo, sempre referenciada como uma via de desenvolvimento a imitar, virou Irlanda-pesadelo. Neste referendo, os irlandeses disseram "não" à batota. Sim, porque é de sofisticada batota que se trata, depois de tantos e variados expedientes ao longo dos tempos. Aquando do "não" dinamarquês a Maastricht e do "não" da Irlanda a Nice, foi institucionalizada a prática do referendo pós-referendo, de maneira a dar uma nova e generosa oportunidade ao povo de se penitenciar perante o directório europeu. Tudo isto porque os eleitores do "não" (ao contrário dos do "sim"...) nunca estão suficientemente esclarecidos e por isso é necessário "educá-los" com mais referendos.Com a Constituição Europeia chumbada na Holanda e em França, a táctica mudou. Já não eram a pequena Dinamarca ou a Irlanda a bater o pé, mas a grande e soberba França. Por isso, em vez de um novo e punitivo referendo de resultado imprevisível, a solução foi um "novo" tratado, com a garantia de não se voltar a cometer a imprudência de dar voz aos eleitores.Por azar esqueceram-se não dos gauleses, mas dos irlandeses que, coitados, teriam que votar por obrigação constitucional. De início, a "Europa Única" estava descansada perante tão confortável margem das sondagens. Até se dizia, tranquilamente, que não havia plano B para um improvável "não" (em bom rigor, um plano C, pois que o B já se havia esgotado na esperteza de um tratado travestido).Finalmente, os irlandeses, que nunca foram militantemente eurocépticos como os ingleses e já haviam votado seis vezes antes sobre a Europa (cinco vezes "sim" e uma vez "não") tiveram a ousadia de rejeitar o tratado, numa consulta popular que ultrapassou em afluência todos os anteriores actos (cerca de 53%). Não deixa de ser espantosa a reacção dos grandes países e da Comissão. Dizer-se que o tratado não está moribundo é, em primeiro lugar, desrespeitá-lo, pois o que lá está escrito é que ou é assinado por todos ou não avança. Dizer-se que menos de dois milhões de eleitores não podem condicionar a vontade dos europeus é uma falácia, pois os outros povos não foram ouvidos e seria até provável que em alguns países se viesse a chumbar o tratado. Sentenciar-se que nestas consultas se vota mais a pensar na política nacional que na Europa é o argumento habitual para interpretar um "não", que todavia jamais vi referido para interpretar um "sim". Aliás, neste caso irlandês a quase totalidade das forças políticas no governo ou oposição estavam do lado do "sim" e nem se pode falar de um voto de protesto quanto à política interna.Inqualificável foi também a reacção de alguns líderes europeus (a começar pelo hegemónico eixo franco-alemão) ao repreender a Irlanda (recordam-se de algum puxão de orelhas aos franceses por ocasião do seu "não"?). A verdade é esta: o Tratado de Lisboa não exprime, ética e politicamente, um contrato envolvente, transparente e responsabilizador com os cidadãos. O tratado é uma charada quase indecifrável de remissões, excepções, alterações e repristinações que lhe retira um carácter desejavelmente comum e amigável. É um rendilhado técnico que introduziu 356 emendas aos 413 artigos do Tratado da UE e do Tratado sobre o funcionamento da UE, contém 13 Protocolos anexos com valor idêntico ao próprio tratado, mais 65 Declarações de Estados-membros relativas às disposições dos tratados! Uhf! Gostava de saber quantos deputados em Portugal terão lido tão vasta documentação aquando da ratificação parlamentar...Por tudo isto, a Europa do pensamento único não se pode queixar. Tem o que merece. Um voto "sim" numa consulta desta natureza implica uma explicação cristalina, transparente, acessível do que vai mudar. Na ausência de tudo isto, o "não" aparece como legítimo e natural. Com a agravante, na Irlanda, de ser perceptível que o Tratado de Lisboa favorece os Estados mais populosos e retira influência aos países mais pequenos.Um pouco de sensatez e humildade ficaria agora bem à ortodoxia europeia, de maneira a enxergar que afinal o problema europeu não é irlandês. É europeu! E, ironia das ironias, a Irlanda porta-estandarte do projecto de progresso, paz e democracia na Europa é agora quase convidada a uma separação. Tudo por causa do... povo se pronunciar livremente sobre um projecto de tratado que, no preâmbulo, refere a necessidade de "uma União cada vez mais estreita com os povos da Europa em que as decisões sejam tomadas ao nível mais próximo possível dos cidadãos" e no seu artigo nono que "a cidadania da União acresce à cidadania nacional, não a substituindo".Por medo, cobardia, apoplexia tecnocrática, diletantismo ou atestado de inferioridade conferido aos povos, o "gravy train" europeu não gosta definitivamente de dar voz aos cidadãos! Em Portugal, o Governo também mandou às malvas a sua promessa de "referendo popular, amplamente informado e participado"...Por tudo isto, e independentemente da minha posição de princípio pró-europeia, por um dia fui irlandês! Ex--ministro das Finanças

E a verdadeira importância do distrito de Setúbal?

Bruno Vitorino – Líder de Setúbal O Congresso foi histórico para o distrito de Setúbal. Maria Mercês Borges eleita vogal Comissão Política.

Por este prisma podemos abordar um dos problemas fundamentais do PSD. A excessiva centralização em Lisboa e Porto. Como se as pessoas com capacidades se resumissem a esses dois centros populacionais.
Parece-me nitidamente excessivo considerarmos este congresso um sucesso em virtude da eleição de um elemento para a Comissão Política Nacional.
Continuamos a ser a margem esquerda do Tejo e conotados com o PCP.
Quando nestes concelhos da margem sul encontramos dos mais corajosos militantes do PSD. Trabalhamos em terreno hóstil, sem medo das represálias que muita vez acabamos por sentir, no entanto, pouco ou nenhum reconhecimento recebemos das estruturas nacionais do partido.
Continuamos a trabalhar em Lisboa, a pagar portagem para entrar na capital, mas quando vamos de férias o cúmulo acontece... em Agosto não há portagens... e assim já podem os lisboetas passar a ponte sem pagar. Rídiculo.

15/06/2008

Monges da Abadia da Sagrada Cruz

O CD do grupo de monges cistercienses austríacos que recentemente assinou um contrato com a Universal Music entrou directamente para o 9.º lugar da tabela dos álbuns mais vendidos em Inglaterra na mesma semana em que foi lançado.
“As receitas deste trabalho serão usadas na educação dos nossos irmãos cistercienses do Vietname e de outros países pobres”.

14/06/2008

Igreja: comunhão e democracia

O Metanoia – Movimento Católico de Profissionais - organiza, de 26 a 29 de Julho, um encontro de reflexão teológica sobre «Igreja: Comunhão e Democracia». Realizar-se-á em Albergaria, Casa de Nossa Senhora do Socorro, e será orientado por António Matos Ferreira

Que mais falta arder??

Incêndios consumiram cinco hectares de mato mas pouparam casas

Dois incêndios no mesmo dia e praticamente em simultâneo deixaram o concelho do Seixal mais pobre em termos ambientais. Tristeza.

Saragoça 2008

Um planeta que se chama Terra, mas que é constituído mais por água.
Cuidar da nossa água é cuidar da Terra.

13/06/2008

Os Europeus cada vez mais longe da União Europeia

O resultado do referendo realizado na Irlanda veio colocar em evidência o "divórcio" existente entre os cidadãos europeus e a União Europeia.
Para um casamento correr bem, todos os assuntos e grandes decisões devem ser tomadas em conjunto. Pois bem, não é isso que se passa na nossa europa unida. Os cidadãos estão cada vez mais longe do poder politico e dos politicos. Aliás separação que deve ser imputada culpa essencialmente aos responsáveis pelas politicas nacionais e europeias. É inconcebível que algo de tanta importancia como o tratado de Lisboa não tenha sido convenientemente explicado aos seus cidadãos.
Esta separação motivada pela necessidade de celeridade ou por não confiar plenamente na sabedoria do povo, na democracia, fez com que promessas eleitorais fossem esquecidas e que sem qualquer discussão se tivesse aprovado em Portugal um tratado internacional que quase ninguém sabe qual o seu conteúdo.
Não é assim que se deve viver em conjunto.

12/06/2008

Católicos, voltem para casa

Liberdade no Seixal

Notícia do Rostos.pt

"Grupo Flamingo - SeixalLiberdade de expressão é um direito de qualquer cidadão e de qualquer Associação

O Grupo Flamingo – Associação de Defesa do Ambiente foi convidado a participar, por um grupo de finalistas universitários, na Feira da Terra, que se realizou nos dias 7 e 8 de Junho na quinta da Fidalga no Seixal, a cuja organização também pertencia a Câmara Municipal do Seixal.
"No stand atribuído à Associação, foi exposta diversa informação relacionada com as actividades desenvolvidas por esta nos últimos anos, merecendo particular destaque pela sua importância um abaixo-assinado que apela ao SenhorPresidente da Câmara Municipal do Seixal para que não licencie um estabelecimento para a engorda artificial de peixes que uma empresa privada pretende instalar no Sapal de Corroios, e para que seja preservada esta zona húmida que é a mais bem conservada de todo o estuário do Tejo, a sul de Alcochete, abrangida pela legislação da Reserva Ecológica Nacional." - refere um comunicado do Grupo Flamingo."Foi com espanto e indignação que no passado Domingo, 08 de Maio de 2008, recebemos, de uma técnica superior da Câmara do Seixal, a notícia que, aquando da visita do executivo camarário à Feira, este viu foi com desagrado o abaixoassinado exposto, razão pela qual a organização daquele evento retirou abusivamente aquele documento do stand do Grupo Flamingo. A ser verdade o que nos foi transmitido pela já referida técnica, esta atitude inqualificável demonstra a intolerância em aceitar posições e pontos de vista diferentes ou não estivéssemos num Regime de Estado Democrático, onde a liberdade de expressão é um direito de qualquer cidadão e de qualquer Associação conforme consagrado constitucionalmente." - sublinha o Grupo Flamingo."Quando o Grupo Flamingo faz valer os seus direitos de cidadania, participando activamente na determinação e no controlo da actividade administrativa de quem gere o património público e por isso sujeita-se, em democracia, à participação cívica, existem instituições que vêem a nossa actuação com desconfiança, não respondem ás solicitações ou quando para fazer prevalecer os nossos direitos recorremos a entidades como o Provedor de Justiça ou outras, nem mesmo assim a resposta acontece.Na prática há uma violação implícita de dificultar a informação ao cidadão da administração central e local. As opiniões contrárias são vistas como “entraves” vindas de “fantasmas” por eles criados e rotulados. Se não és por mim, és contra mim. A este poder custa aceitar opiniões contrárias, pois vêem-se imbuídos de um altruísmo autista que os leva a pensar que são donos da verdade e da razão." - acrescenta o comunicado."O Grupo Flamingo, como associação apartidária, reivindica para melhorar o que está errado sempre numa perspectiva do interesse público. Não é contra ninguém, centra a sua actuação na luta contra situações imobilistas e amorfas que, por vezes, aparecem no poder instituído.Desse modo não pactuamos com organizações que solicitando a nossa participação limitam e censuram parte do nosso trabalho voluntario em prol do Ambiente. Desta situação já apresentámos o nosso protesto e repúdio à organização por tão inqualificável acto e iremos solicitar explicações ao Senhor Presidente da Câmara do Seixal. Deste acto censurável e antidemocrático daremos conhecimento às restantes forças políticas do concelho.Enquanto uns continuam a defender o Sapal de Corroios, outros querem destruí-lo, esqueceram o que disseram e escreveram. Continuaremos a resistir na defesa das nossas ideias e a criticar o que consideramos estar errado. Não nos calam!" - refere a finalizar o Grupo Flamingo."

11/06/2008

Cedências do Governo?

Aquando do fecho de maternidades os cidadãos manifestaram-se de acordo e respeitando a Lei e a ordem pública.
Aquando do encerramemto de serviços de urgência, os cidadãos manifestaram-se de acordo com a Lei e a ordem pública.
Aquando da ofensiva na educação os professores manifestaram-se respeitando a ordem pública.

Os protestos das transportadoras e alguns motoristas foi como se viram ... e agora todos os portugueses vão pagar as cedências feitas pelo governo para esses senhores manterem a sua margem de lucro.

Centenário do Nascimento de Francisco Marto

Beato Francisco Marto nasceu há 100 anos
No princípio ele não viu nem escutava nem percebia nada do que se passava... acabou por compreender tudo. O Pastorinho, beatificado em 2000, distinguiu-se pelo seu espírito contemplativo.

10/06/2008

O que é nosso é bom









Rugby - Seleção Portuguesa cantando o Hino

Data: 1890 (com alterações de 1957) Letra: Henrique Lopes de Mendonça
Música: Alfredo Keil


I
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente e imortal
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós
Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
II
Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu, jucundo,
O oceano, a rugir de amor,
E o teu Braço vencedor
Deu mundos novos ao mundo!
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
III
Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal de ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.
Às armas, às armas!
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

09/06/2008

O que nos diz o Código Penal


Artigo 290.º
Atentado à
segurança de transporte rodoviário
1 — Quem atentar contra a segurança de transporte rodoviário:
a) Destruindo, suprimindo, danificando ou tornando não utilizável via de comunicação, material circulante, obra de arte, instalação ou sinalização;
b) Colocando obstáculo ao funcionamento ou à circulação;
c) Dando falso aviso ou sinal; ou
d) Praticando acto do qual possa resultar desastre;
é punido com pena de prisão de um a cinco anos.
2 — Se, através da conduta referida no número anterior, o agente criar perigo para a vida ou para a integridade física de outrem, ou para bens patrimoniais alheios de valor elevado, é punido com pena de prisão de dois a oito anos.
3 — Se o perigo referido no número anterior for criado por negligência, o agente é punido com pena de prisão de um a cinco anos.
4 — Se a conduta referida no n.º 1 for praticada por negligência, o agente é punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa.




Artigo 293.º
Lançamento de projéctil contra veículo

Quem arremessar projéctil contra veículo em movimento, de transporte por ar, água ou terra, é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.

Festival Jota 2008

Um evento musical, turístico e religioso de marca cristã, vai ter a segunda edição na vila de Paúl, na Serra da Estrela. Será no fim-de-semana de 25 a 27 de Julho. Oito bandas cristãs já confirmaram a presença. O programa oferece também actividades radicais, desporto, caminhadas, oficinas de artes e momentos de oração.

Quem pediu esta greve?


O Petróleo subiu e atingiu sexta-feira passada um recorde histórico. Os portugueses estão a recorrer cada vez mais às poupanças para fazer face a despesas. O Banco Central Europeu, de um modo algo leviano, afirmou publicamente que pretende aumentar a taxa de juro no próximo mês de Julho, fazendo com isso disparar a Euribor e como tal as taxas de juro dos créditos à habitação dos portugueses.Todos sem excepção sentem os efeitos desta crise internacional. Mas realmente todos mesmo. No entanto há alguns, que sentem mais que outros.
Primeiro os armadores empurrarram os pescadores para a greve, com piquetes e com cortes de estradas e violência à mistura. Agora temos a greve dos camionistas que afinal não é dos camionistas mas sim das transportadoras que dizem que não podem pagar aos seus empregados com a subida do combustível, obrigando desta forma os traballhadores a estarem parados. Inclusive há os que fecharam impedindo os seus motoristas de trabalharem.
As perguntas que se impõem fazer:
Quem marcou esta greve, os motoristas ou os patrões?
Será esta greve legal?
Pode um civil obrigar outro civil a parar na faixa de rodagem?
Podem civis estar na faixa de rodagem sem qualquer colete?
Podem usar meios violentos para obrigar outros motoristas a pararem?
E a liberdade de circulação relativamente aos camionistas que não querem participar no protesto?
Parece-me algo muito mal explicado algo muito selvagem. Esperemos pelos próximos capítulos.

08/06/2008

Será que o senhor Chávez tomou juízo?

“Creio que o momento das FARC acabou pelo que podem libertar todos os reféns que mantêm na montanha sem nada em troca. Seria um grande gesto humanitário”, acrescentou Chávez no seu programa dominical “Olá, Presidente”.

Se este senhor conseguir este propósito, então terá concretizado um feito digno de registo. E aí será muito dificil tirarem-no do poder.
São boas notícias sem sombra de dúvida.
Mas, tenho a sensação que alguns comunistas não vão gostar, pois seu revivalismo pela luta armada ainda está muito viva.

Ridículo

"Os sindicatos estão preocupados com o facto de os trabalhadores não sindicalizados beneficiarem do mesmo modo que os seus sócios dos direitos conquistados no âmbito da contratação colectiva. A UGT diz tratar-se de "um desincentivo à sindicalização" e quer seguir exemplo espanhol" in DN

À semelhança do que se passa em alguns países europeus, nomeadamente naqueles que existem executivos socialistas, a democracia de esquerda vem ao de de cima com a superação das chamadas liberdades individuais. O esmagamento do individuo perante as grandes organizações, perante grandes instituições, perante grandes sindicatos, é sem dúvida um triste exemplo. O príncipio é simples: é bem mais fácil dominar quatro ou cinco sindicatos do que dominar centenas de milhares de trabalhadores.
Os sindicalistas, defensores da liberdade, ao verem a possibilidade de angariar receitas para os seus cofres, fecham os olhos a tamanha ofensiva aos direitos individuais.
É nisto que se distingue a esquerda democrática defensora do bem geral, da chamada direita, defensora dos direitos do indíviduo, e que procura através da defesa do individuo chegar a esse bem geral.

O Referendo que nos foi prometido e depois retirado

03/06/2008

A Não Perder


Igreja de Santo António
Pinhal de Frades
7 de Junho 2008
às 21h00

Cantos Gregorianos

Escola Gregoriana de Maiorca
(Schola Gregoriana de Mallorca)

Igreja dos Pastorinhos


02/06/2008

Armadores e Pescadores

"Esta madrugada, pescadores da Quarteira fecharam o mercado a cadeado e chamaram a ASAE para inspeccionar o peixe que seria vendido hoje. Dois batalhões da GNR montaram um cordão de segurança depois de alguma agitação esta manhã entre a comunidade de pescadores da Quarteira e os comerciantes. No local chegaram a estar cerca de 800 pessoas." in Público


Fecha-se o mercado de forma ilegal.
Chama-se a ASAE e ... ela vem.
Mais... isto tudo com a segurança de dois batalhões da GNR.

E abrir o mercado à população e aos comerciantes?
E o principio da legalidade?
As leis não são para aplicar?


Daqui a minha admiração e vénia aos pescadores e armadores de Portugal... mas não a todos armadores.
Não aos armadores...
que não querem descer a sua margem de lucro nem para aumentar os pescadores;
nem para manter o emprego dos pescadores;
nem aos que querem os combustíveis mais baratos apenas e tão somente para manter a sua margem de lucro...
A esses não.

01/06/2008

Para pensar um pouco

Valorizar a literatura, a arte e os meios de comunicação, pede o Papa aos católicos.

Um domingo de engarrafamentos no Seixal

Este domingo pela manhã foi levada a efeito, com organização da CM do Seixal, a iniciativa do Agita Seixal. Uma actividade que visa levar a população a praticar mais alguma actividade física, ao ar livre. Para tal efeito decidiu a CMS fechar o trânsito na ponte da Fraternidade e parte da Estrada Nacional 378, nomeadamente a que liga a rotunda da Torre da Marinha ao Seixal.
Apesar de todas as boas intenções, tal evento deve consequências não muito positivas, houve o reverso da medalha. Para as pessoas que não podiam ou não quiseram participar em tal evento, e no entanto, quer por necessidade quer por lazer, necessitaram-se deslocar no concelho do Seixal de carro, nomeadamente entre as freguesias de Amora e Seixal, viram a sua mobilidade deveras comprometida. Com a ponte da Fraternidade fechada ao trânsito, ficou a nu a deficiência e fragilidade de todo o sistema rodoviário do concelho do Seixal, a falência completa do mesmo. Com engarrafamentos monumentais e horas de espera nas filas de trânsito. Num dia em que se esperava defender a actividade física, a vida saudável, provavelmente foram feitas mais emissões de CO2, e gases perigosos para a saúde de que num domingo normal.
Tudo isto resulta de um sistema rodoviário frágil, deficiente e sem capacidade de resposta a qualquer eventualidade. Mais, demonstra também que o Município do Seixal não tem equipamentos necessários para levar a cabo este tipo de iniciativas, necessitando, de fechar estradas principais, para levar a efeito tais eventos. É clara e notória a insuficiência do Município no campo de equipamentos necessários para levar a cabo tais eventos.
Conclusão, tivemos um domingo de engarrafamentos no Seixal