30/10/2008
Ameaças
Parece que os estivadores ficaram pouco contentes com Miguel Sousa Tavares e quiseram agredi-lo, fazendo-lhe uma espera às portas do município lisboeta.
Coisa que não percebo lá muito bem é essa atitude dos estivadores. Então eles já têm emprego e dizem que lutam pela criação de mais 400 a 600 postos de trabalho? E juntaram-se todos ali porquê? Quem os convocou?
São perguntas que merecem uma resposta e o Ministério Público deverá ter a coragem de investigar.
Por muito que não se concorde com a opinião de alguém, temos de saber respeitar.
Coisa que não percebo lá muito bem é essa atitude dos estivadores. Então eles já têm emprego e dizem que lutam pela criação de mais 400 a 600 postos de trabalho? E juntaram-se todos ali porquê? Quem os convocou?
São perguntas que merecem uma resposta e o Ministério Público deverá ter a coragem de investigar.
Por muito que não se concorde com a opinião de alguém, temos de saber respeitar.
AMEAÇA VELADA?
Não conheço pessoalmente o General Loureiro do Santos, mas do que conheço das suas intervenções na televisão e comentários em jornais, reconheço-lhe alguma competência na grande parte dos assuntos sobre os quais disserta.
No entanto, por vezes, deixa-se cair em corporativismo, e pela leitura rápida que fiz do seu artigo, acho que caiu muito mal este aviso, quase ameaça velada ao regime democrático.
Este texto não se coaduna com os tempos democráticos em que vivemos.
Os militares estão a ser alvo de uma ofensiva que visa restringir-lhes direitos e regalias. Como tal devem reagir. Mas, nunca com ameaças veladas, ao recurso da força. Assim conseguem aquilo que se chama "dar um tiro no pé". É notoriamente contraproducente.
Foi sem dúvida falta de tacto, de bom senso.
No entanto, por vezes, deixa-se cair em corporativismo, e pela leitura rápida que fiz do seu artigo, acho que caiu muito mal este aviso, quase ameaça velada ao regime democrático.
Este texto não se coaduna com os tempos democráticos em que vivemos.
Os militares estão a ser alvo de uma ofensiva que visa restringir-lhes direitos e regalias. Como tal devem reagir. Mas, nunca com ameaças veladas, ao recurso da força. Assim conseguem aquilo que se chama "dar um tiro no pé". É notoriamente contraproducente.
Foi sem dúvida falta de tacto, de bom senso.
28/10/2008
Participação cívica dos Leigos
"A Igreja (a hierarquia e os leigos) tem, no entanto, o dever de se pronunciar sempre que a política legislativa envolva opções de alcance e relevância éticos (não, pois, quanto a questões de ordem técnica). E deve fazê-lo à luz da sua doutrina social."
"No que se refere ao ordenamento jurídico da família, também não é a imposição de uma concepção especificamente católica que está em causa. Também aqui releva a consideração do bem comum. Foi Tony Blair quem disse, num congresso do Labour Party, que «uma Nação que pretenda ser forte não pode ser neutral em relação à família». A coesão da sociedade depende da coesão da família. O futuro e o presente da sociedade dependem da harmonia e solidez da família. O Estado não pode, por isso, ser indiferente à proliferação crescente do divórcio." in Ecclesia
"No que se refere ao ordenamento jurídico da família, também não é a imposição de uma concepção especificamente católica que está em causa. Também aqui releva a consideração do bem comum. Foi Tony Blair quem disse, num congresso do Labour Party, que «uma Nação que pretenda ser forte não pode ser neutral em relação à família». A coesão da sociedade depende da coesão da família. O futuro e o presente da sociedade dependem da harmonia e solidez da família. O Estado não pode, por isso, ser indiferente à proliferação crescente do divórcio." in Ecclesia
Todos diferentes... Mundo Islâmico
Diferenças no Mundo.
Diferenças entre Mundos.
Diferença entre ter nascido mulher num país de raízes cristãs... e ter nascido mulher num país de raízes islâmicas.
Por muito que os movimentos de esquerda desta nossa Europa queiram e façam por esquecer, os direitos humanos, a igualdade de direitos resultam da nossa história cristã.
Diferenças entre Mundos.
Diferença entre ter nascido mulher num país de raízes cristãs... e ter nascido mulher num país de raízes islâmicas.
Por muito que os movimentos de esquerda desta nossa Europa queiram e façam por esquecer, os direitos humanos, a igualdade de direitos resultam da nossa história cristã.
27/10/2008
Ainda bem que se dão bem
As relações entre o Presidente da República e o a Assembleia da República/Governo estão cada vez mais divertidas. De manhã está tudo bem. À tarde temos o caldo entornado.
Factos e dúvidas:
- A Lei foi aprovada por todos os partidos com assento na AR;
- No entanto suscitou dúvidas ao PSD e ao PCP, que no entanto votaram favoravelmente;
- Como é possível colocar-se a votação na AR uma Lei destas, quando decorria a campanha para as eleições regionais nos Açores?
Que raio democracia esta?
Será que se a votação fosse noutra altura, longe do timing das eleições regionais, a votação na AR teria sido igual?
À mulher de César não basta ser séria...
Factos e dúvidas:
- A Lei foi aprovada por todos os partidos com assento na AR;
- No entanto suscitou dúvidas ao PSD e ao PCP, que no entanto votaram favoravelmente;
- Como é possível colocar-se a votação na AR uma Lei destas, quando decorria a campanha para as eleições regionais nos Açores?
Que raio democracia esta?
Será que se a votação fosse noutra altura, longe do timing das eleições regionais, a votação na AR teria sido igual?
À mulher de César não basta ser séria...
Estranhos amigos dos professores - Bloco de Esquerda
"Bloco de Esquerda recomenda ao Governo a suspensão do processo de Avaliação de Desempenho e a adopção faseada de um novo modelo de Avaliação de Escolas e Docentes, formativo, integrado e participado."
A isto chama-se oportunismo politico.
Se ao menos não defendessem quase tudo ao contrário do que se tenta na escola fazer educar.
Falam como se não tivéssemos já ouvido vindo desta coligação partidária, severas criticas a professores e à educação.
Coligação partidária onde se veio esconder e mudar a face o PSR.
Coligação que tem uma noção de democracia, que reza a história dos seus congressos, é guardade para uso externo.
Defensor da liberalização do consumo de droga, defensor da liberalização do aborto, do divórcio na hora, do casamento de gays, de tantos contra valores, um partido que defende tudo que possa colocar em causa a Igreja Católica.
Para os professores ter amigos como estes, ficam sem precisar de inimigos.
O problema não é vote à esquerda ou à direita. O Problema é que não vote em oportunistas que sobem a terreiro sempre que lhes cheira votos. Populismo.
A isto chama-se oportunismo politico.
Se ao menos não defendessem quase tudo ao contrário do que se tenta na escola fazer educar.
Falam como se não tivéssemos já ouvido vindo desta coligação partidária, severas criticas a professores e à educação.
Coligação partidária onde se veio esconder e mudar a face o PSR.
Coligação que tem uma noção de democracia, que reza a história dos seus congressos, é guardade para uso externo.
Defensor da liberalização do consumo de droga, defensor da liberalização do aborto, do divórcio na hora, do casamento de gays, de tantos contra valores, um partido que defende tudo que possa colocar em causa a Igreja Católica.
Para os professores ter amigos como estes, ficam sem precisar de inimigos.
O problema não é vote à esquerda ou à direita. O Problema é que não vote em oportunistas que sobem a terreiro sempre que lhes cheira votos. Populismo.
Um Link para um blog amigo
http://hekate-hkt.blogspot.com/2008/10/crescente-descontentamento.html
Como para o o secretário-geral do PCP não preocupa a elevada abstenção nas autárquicas do Seixal, mas preocupa a elevada abstenção nos Açores.
Como para o o secretário-geral do PCP não preocupa a elevada abstenção nas autárquicas do Seixal, mas preocupa a elevada abstenção nos Açores.
Colocar o ênfase no SOCIAL
É algo que tenho defendido desde sempre dentro do PSD.
Desde que asseguramos a democracia (Partido Social DEMOCRATA) neste país à beira-mar plantado, devemos dar prioridade ao social (Partido SOCIAL Democrata). É sem dúvida um dos fundamentos da doutrina social-democrata. Um dos objectivos da vida em sociedade.
O nosso Presidente da República focou um dos aspectos menos evoluído e mas carenciados na nossa democracia. O saber viver em sociedade, com dignidade e respeito pelos outros. Em termos institucionais estamos a falar de concertação social entre sindicatos, entidades patronais e governo.
Mas como democracia ainda algo recente temos vários problemas que nos impedem de obter uma maior e melhor concertação social para todos. Temos centrais sindicais que ainda não conseguiram fazer o corte do cordão umbilical com os partidos políticos. Temos assim uns sindicatos que defendem não somente os direitos dos trabalhadores, mas muitas vezes, o interesse de uma ou outra entidade politico-partidária. Por outro lado, encontramos uma classe de economistas e empresários pouco inovadores, com pouca visão estratégica, com uma teoria económica "tipo dona de casa". Reduzir despesas para manter ou aumentar a competividade é algo que qualquer dona de casa sabe fazer ao gerir o seu orçamento. è a este género de coisas que sujeitos, como afirmei no principio, o aspecto social está tremendamente descurado, principalmente para os mais fracos.
Desde que asseguramos a democracia (Partido Social DEMOCRATA) neste país à beira-mar plantado, devemos dar prioridade ao social (Partido SOCIAL Democrata). É sem dúvida um dos fundamentos da doutrina social-democrata. Um dos objectivos da vida em sociedade.
O nosso Presidente da República focou um dos aspectos menos evoluído e mas carenciados na nossa democracia. O saber viver em sociedade, com dignidade e respeito pelos outros. Em termos institucionais estamos a falar de concertação social entre sindicatos, entidades patronais e governo.
Mas como democracia ainda algo recente temos vários problemas que nos impedem de obter uma maior e melhor concertação social para todos. Temos centrais sindicais que ainda não conseguiram fazer o corte do cordão umbilical com os partidos políticos. Temos assim uns sindicatos que defendem não somente os direitos dos trabalhadores, mas muitas vezes, o interesse de uma ou outra entidade politico-partidária. Por outro lado, encontramos uma classe de economistas e empresários pouco inovadores, com pouca visão estratégica, com uma teoria económica "tipo dona de casa". Reduzir despesas para manter ou aumentar a competividade é algo que qualquer dona de casa sabe fazer ao gerir o seu orçamento. è a este género de coisas que sujeitos, como afirmei no principio, o aspecto social está tremendamente descurado, principalmente para os mais fracos.
23/10/2008
Coragem de exprimir o seu pensamento
Parabéns. Mas outras interrogações se podem levantar. Quais foram e de onde vieram as pressões para não ser atribuído este prémio a Hu Jia? Terá sido da bancada comunista do parlamento europeu? Terão sido os empresários europeus sem escrúpulos que querem manter acima de tudo uma boa relação com a China.
Bem ajam pela coragem de atribuir a uma personalidade tão corajosa.
"O Prémio Sakharov 2008 para a liberdade de pensamento foi hoje atribuído ao dissidente chinês Hu Jia, apesar das pressões exercidas por Pequim sobre os eurodeputados no sentido de fazerem outra escolha." in Público
Bem ajam pela coragem de atribuir a uma personalidade tão corajosa.
"O Prémio Sakharov 2008 para a liberdade de pensamento foi hoje atribuído ao dissidente chinês Hu Jia, apesar das pressões exercidas por Pequim sobre os eurodeputados no sentido de fazerem outra escolha." in Público
A miséria de muitos para o despesismos de outros
Quando temos um Estado, com empresas públicas, ou de capitais públicos, com assessores, administradores com salários de luxo, legislação proteccionistas para os grandes monopólios, fracos organismos reguladores, que defendem mais as grandes empresas que os particulares, é natural que estas notícias comecem a aparecer, que a realidade que muitos negam, ou pelo menos querem escamotear, comece a emergir no nosso dia a dia.
Cada vez é mais difícil a vida para os jovens, principalmente para aqueles que não têm direito à cunha. Para quem está a começar a vida o cenário está longe de ser o melhor. No entanto ainda podemos ver casos de sucesso de jovens/mulheres que conseguem como primeiro emprego ter um vencimento de mais de seis mil euros... Pois é o reverso da medalha, neste país dirigido por oligarquias politicas e corporativistas, com um tecido empresarial que merece o ministro da economia e das finanças que têm. E todos os demais, menos favorecidos por nascimento, diga-se por cunhas, enfrenta grandes dificuldades para conseguir sobreviver na sua luta quotidiana.
É a sua vez de ajudar a Assistência Médica Internacional a ajudar muita gente.
Para que a AMI continue a apoiar as vítimas de guerras ou de catástrofes naturais a nível internacional e as vítimas de exclusão social e de pobreza extrema a nível nacional, precisamos do seu contributo por pequeno que seja.
Se encontrar uma banca da AMI no seu caminho pare e ajude a humanidade, não é preciso tirar senha.
Se preferir, faça o seu donativo no MULTIBANCO, pode ver mais informações em http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p1p356p594&l=1
Cada vez é mais difícil a vida para os jovens, principalmente para aqueles que não têm direito à cunha. Para quem está a começar a vida o cenário está longe de ser o melhor. No entanto ainda podemos ver casos de sucesso de jovens/mulheres que conseguem como primeiro emprego ter um vencimento de mais de seis mil euros... Pois é o reverso da medalha, neste país dirigido por oligarquias politicas e corporativistas, com um tecido empresarial que merece o ministro da economia e das finanças que têm. E todos os demais, menos favorecidos por nascimento, diga-se por cunhas, enfrenta grandes dificuldades para conseguir sobreviver na sua luta quotidiana.
É a sua vez de ajudar a Assistência Médica Internacional a ajudar muita gente.
Para que a AMI continue a apoiar as vítimas de guerras ou de catástrofes naturais a nível internacional e as vítimas de exclusão social e de pobreza extrema a nível nacional, precisamos do seu contributo por pequeno que seja.
Se encontrar uma banca da AMI no seu caminho pare e ajude a humanidade, não é preciso tirar senha.
Se preferir, faça o seu donativo no MULTIBANCO, pode ver mais informações em http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1p1p356p594&l=1
20/10/2008
Novos Valores
Em Portugal, desde há alguns anos atrás, começaram a aparecer outros valores de referência moral, ética, etc. Todos esses valores de referência foram importados de países que, segundo factores objectivo/económicos, eram ditos como avançados, modernos.
Começou-se a valorizar a pessoa não por aquilo que ela é mas pelo carro que conduz.
Começou a valorizar-se a pessoa pelo dinheiro que aufere, mesmo que não tenha olhado a meios para o ganhar.
Começou-se a valorizar a pessoa não pela sua competência, mas pela capacidade de "cunha".
Começou-se a valorizar o facilitismo, a solução mais rápida e mais fácil.
Eutanásia.
Aborto.
Divórcio na hora.
Descriminalização do consumo de droga.
Capitalismo sem controlo.
Obsessão pelo lucro.
Obsessão pelo défice.
Tornar as pessoas em números.
Economia pouco inovadora e privilegiar a redução de custos (desemprego) e maximização do lucro.
Atracção pelo consumo.
Crédito desenfreado.
Promoção do consumismo e do instantâneo...
Novos Valores.
Começou-se a valorizar a pessoa não por aquilo que ela é mas pelo carro que conduz.
Começou a valorizar-se a pessoa pelo dinheiro que aufere, mesmo que não tenha olhado a meios para o ganhar.
Começou-se a valorizar a pessoa não pela sua competência, mas pela capacidade de "cunha".
Começou-se a valorizar o facilitismo, a solução mais rápida e mais fácil.
Eutanásia.
Aborto.
Divórcio na hora.
Descriminalização do consumo de droga.
Capitalismo sem controlo.
Obsessão pelo lucro.
Obsessão pelo défice.
Tornar as pessoas em números.
Economia pouco inovadora e privilegiar a redução de custos (desemprego) e maximização do lucro.
Atracção pelo consumo.
Crédito desenfreado.
Promoção do consumismo e do instantâneo...
Novos Valores.
Será que ainda não sabem comportar-se como estadistas?
As Jornadas Parlamentares do PS, foram muito semelhantes a jornadas parlamentares de um qualquer partido da oposição, pelo menos é isso que podemos depreender ao verificar que essencialmente foram ocupadas a atacar o PSD.
Será que ainda não sabem comportar-se como governo? Continuam com o mesmo discurso que tinham na oposição.
Então e a crise económica mundial?
Então e ideias para Portugal?
Será que ainda não sabem comportar-se como governo? Continuam com o mesmo discurso que tinham na oposição.
Então e a crise económica mundial?
Então e ideias para Portugal?
19/10/2008
A Dios Primero
Este video é republicado em virtude de certos videos com certos títulos serem constantemente retirados do youtube...será censura?
Flipsyde - Happy birthday
Aqui fica, mais uma vez, um dos meus videos preferidos, que constantemente vai sendo retirado do youtube (censura) no entanto e de forma perseverante há sempre alguém que volta a colocá-lo.Happy Birthday
Remar contra a Maré
Remar contra a maré.
É assim que se deve ter sentido o nosso Presidente da República Portuguesa.
Uma maré que resultou do apoio dado por grande parte dos deputados da Assembleia da República em geral, e em particular por alguns deputados do PSD a esta Lei do Divórcio, deputados que votaram em consciência. Deputados que votaram em consciência mas que nunca perante os seus eleitores terão, eventualmente, expressado, o seu sentimento quanto a estas questões.
Com isto, vou impor a mim mesmo um príncipio basilar para as próximas legislativas.
Eu, nas próximas eleições legislativas, irei averiguar junto de todos os candidatos a deputados no meu círculo (ou pelo menos dos primeiros nas listas) e questioná-los sobre estas questões de consciência. Depois, tirarei ilações, nomeadamente se as minhas noções de ética e de justiça forem muito diferentes, então esse candidato não terá o o meu apoio. Por outras palavras, nas próximas legislativas, apesar de ser militante do PSD, irei votar em consciência, tendo em conta as noções de ética, moral e justiça daqueles que o meu voto irá eleger, pois não me quero ver representado por pessoas que efectivamente não representem os meus interesses e as minhas causas.
Posso afirmar que, como sou do Círculo de Setúbal, os dois deputados do PSD, Eng. Luís Rodrigues e Dr. Fernando Negrão, eleitos com o meu voto, souberam sempre representar-me a mim e aos outros eleitores na forma e na medida da nosso expectativa.
Quanto ao Presidente da República, compreendo a sua situação de não se querer impor a uma maioria, que afinal de contas está legitimada pelo voto.
É assim que se deve ter sentido o nosso Presidente da República Portuguesa.
Uma maré que resultou do apoio dado por grande parte dos deputados da Assembleia da República em geral, e em particular por alguns deputados do PSD a esta Lei do Divórcio, deputados que votaram em consciência. Deputados que votaram em consciência mas que nunca perante os seus eleitores terão, eventualmente, expressado, o seu sentimento quanto a estas questões.
Com isto, vou impor a mim mesmo um príncipio basilar para as próximas legislativas.
Eu, nas próximas eleições legislativas, irei averiguar junto de todos os candidatos a deputados no meu círculo (ou pelo menos dos primeiros nas listas) e questioná-los sobre estas questões de consciência. Depois, tirarei ilações, nomeadamente se as minhas noções de ética e de justiça forem muito diferentes, então esse candidato não terá o o meu apoio. Por outras palavras, nas próximas legislativas, apesar de ser militante do PSD, irei votar em consciência, tendo em conta as noções de ética, moral e justiça daqueles que o meu voto irá eleger, pois não me quero ver representado por pessoas que efectivamente não representem os meus interesses e as minhas causas.
Posso afirmar que, como sou do Círculo de Setúbal, os dois deputados do PSD, Eng. Luís Rodrigues e Dr. Fernando Negrão, eleitos com o meu voto, souberam sempre representar-me a mim e aos outros eleitores na forma e na medida da nosso expectativa.
Quanto ao Presidente da República, compreendo a sua situação de não se querer impor a uma maioria, que afinal de contas está legitimada pelo voto.
Bartolomeu I: «Missão e evangelização são dever permanente da Igreja»
"Este Sábado os participantes no Sínodo dos Bispos reuniram-se na Capela Sistina, para a celebração das vésperas, presididas por Bento XVI e acompanhado pelo patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I.
O Patriarca ecuménico de Constantinopla sublinhou a importância fundamental da Palavra de Deus, "não apenas para a Igreja Católica Romana, mas também para todos aqueles chamados a testemunhar Cristo nos nossos tempos".
Bartolomeu I sublinhou que "missão e evangelização são um dever permanente da Igreja, em todo o lugar e tempo. Elas fazem parte da natureza da Igreja, uma vez que ela é definida «apostólica», seja no sentido de sua fidelidade ao ensinamento original dos apóstolos, seja no sentido da proclamação da Palavra de Deus em todo e qualquer contexto cultural, de todo e qualquer tempo".
Agência Ecclesia
Com Rádio Vaticano
O Patriarca ecuménico de Constantinopla sublinhou a importância fundamental da Palavra de Deus, "não apenas para a Igreja Católica Romana, mas também para todos aqueles chamados a testemunhar Cristo nos nossos tempos".
Bartolomeu I sublinhou que "missão e evangelização são um dever permanente da Igreja, em todo o lugar e tempo. Elas fazem parte da natureza da Igreja, uma vez que ela é definida «apostólica», seja no sentido de sua fidelidade ao ensinamento original dos apóstolos, seja no sentido da proclamação da Palavra de Deus em todo e qualquer contexto cultural, de todo e qualquer tempo".
Agência Ecclesia
Com Rádio Vaticano
18/10/2008
Um Imperativo nacional
Fico triste por este país onde vivemos, que enviou os seus soldados para a guerra e não tendo o cuidado de, restabelecidas as normais relações com os países que fizeram parte do cenário de guerra, e mediante um clima de paz generalizado, não ter "per si" procedido mais cedo ao regresso dos corpos que se encontram sepultados no ultramar. É um imperativo nacional.
Se falhar a previsão da Inflação, como falhou nos últimos...
Um orçamento para as famílias e empresas... mas com pés de barro...basta falharem as previsões para a Inflação de 2,5% e para o crescimento do PIB de 0,5%... e então a vida das famílias não ficará melhor, o Estado ficará pior e as empresas enfrentarão tempos muito dificeis. Na minha opinião é uma tentativa falhada de um orçamento eleitoralista que, em virtude da crise, não o vai conseguir ser.
Notícias Avulsas
"O Presidente da República está preocupado com a possibilidade do aumento do desemprego e com o crescimento do endividamento externo, mas considera que os portugueses podem confiar no sistema bancário, revela hoje o semanário “Expresso”." Público 18/10/08
"Há meses que o preço do trigo e do gasóleo está a cair, mas o pão continua a custar o mesmo. As padarias dizem não poder vender mais barato porque as famílias estão a comprar menos do que o costume e já falam em desemprego." JN 18/10/08
"O consumo de gasolina em Portugal continua a cair, tendo registado em Julho deste ano uma quebra de 6,4 por cento, segundo as estatísticas rápidas da Direcção Geral de Energia e Geologia divulgadas ontem." Público 18/10/08
"Em 2009, cada português deverá entregar ao Estado 75 euros em taxas e multas, incluindo as de trânsito, de acordo com o Orçamento para o próximo ano. O Governo prevê um crescimento de 28,6% destas receitas.
A proposta de Orçamento do Estado para 2009 antecipa que a rubrica " Taxas, multas e outras penalidades", inscrita na receita não fiscal, garanta ao Estado 780,8 milhões de euros, no próximo ano, fazendo aumentar o esforço das famílias em Portugal, que conta com 10,6 milhões de residentes" JN 18/10/08
"Proposta de Orçamento de Estado dispensa publicação, em Diário da República, dos despachos de delegação de competências. " JN 18/10/08
"O Ministério das Finanças justificou a mudança nos escalões do Imposto Sobre Veículos (ISV) para 2009 como forma de penalizar os carros mais poluentes, mas em Portugal quase não existe oferta de veículos ‘amigos’ do ambiente." Correio da Manhã
"Há meses que o preço do trigo e do gasóleo está a cair, mas o pão continua a custar o mesmo. As padarias dizem não poder vender mais barato porque as famílias estão a comprar menos do que o costume e já falam em desemprego." JN 18/10/08
"O consumo de gasolina em Portugal continua a cair, tendo registado em Julho deste ano uma quebra de 6,4 por cento, segundo as estatísticas rápidas da Direcção Geral de Energia e Geologia divulgadas ontem." Público 18/10/08
"Em 2009, cada português deverá entregar ao Estado 75 euros em taxas e multas, incluindo as de trânsito, de acordo com o Orçamento para o próximo ano. O Governo prevê um crescimento de 28,6% destas receitas.
A proposta de Orçamento do Estado para 2009 antecipa que a rubrica " Taxas, multas e outras penalidades", inscrita na receita não fiscal, garanta ao Estado 780,8 milhões de euros, no próximo ano, fazendo aumentar o esforço das famílias em Portugal, que conta com 10,6 milhões de residentes" JN 18/10/08
"Proposta de Orçamento de Estado dispensa publicação, em Diário da República, dos despachos de delegação de competências. " JN 18/10/08
"O Ministério das Finanças justificou a mudança nos escalões do Imposto Sobre Veículos (ISV) para 2009 como forma de penalizar os carros mais poluentes, mas em Portugal quase não existe oferta de veículos ‘amigos’ do ambiente." Correio da Manhã
Porque no te callas Pacheco?
Pacheco Pereira age como se não fizesse parte de qualquer partido politico. Afirma o que quer quando quer. Através dessas afirmções e tomadas de posição, como inverter o símbolo do PSD, deixa ver que existe uma incompatibilidade quase pessol com o Dr. Pedro Santana Lopes. Pacheco Pereira, consegue, sózinho, hipotecar e colocar em causa as pretensões do seu partido à presidência de uma Câmara Municipal tão importante como a de Lisboa, capital de Portugal. Num partido politico os interesses do partido devem ser postos à frente dos interesses individuais. Com Pacheco isso não acontece. Por favor arranjem um partido só para ele.
17/10/2008
Lá vem o Cravinho...
Lá vem o Cravinho outra vez contrariar o governo, quase parece o Manuel Alegre.
O PS é óptimo nisto:
consegue estar nos dois lados da barricada, e com estas opiniões aparentemente divergentes trazer votos nas eleições para o respectivo partido.
É ver nas próximas legislativas, o Manuel e Cravinho a fazerem campanha pelo PS como se nada os separasse do eventual candidato José Sócrates. Aliás a captar votos naqueles que não se revêm no actual primeiro-ministro.
O PS com estes discursos consegue estar bem com "Deus e com o diabo".
O PS é óptimo nisto:
consegue estar nos dois lados da barricada, e com estas opiniões aparentemente divergentes trazer votos nas eleições para o respectivo partido.
É ver nas próximas legislativas, o Manuel e Cravinho a fazerem campanha pelo PS como se nada os separasse do eventual candidato José Sócrates. Aliás a captar votos naqueles que não se revêm no actual primeiro-ministro.
O PS com estes discursos consegue estar bem com "Deus e com o diabo".
Uma Moção muito dispendiosa
Uma moção apresentada pelo grupo parlamentar da CDU na Assembleia Municipal, a elogiar o trabalho da Câmara Municipal do Seixal, obrigava no seu próprio texto a publicação nos meios comunicação social.
Com isto dispenderam-se perto de 5000 euros em propaganda política. Para mais, as posições dos partidos da oposição, nomeadamente a os votos contra não foram sequer mecionados.
Aproveito para chamar a atenção do artigo da JSD/Seixal, que pode ver aqui.
De onde foram retirado os seguintes dados:
"De acordo com a informação fornecida pelos serviços da Câmara Municipal do Seixal, aqui fica o valor gasto com cada uma das publicações:
Comércio do Seixal: € 110,40;
Jornal do Seixal: € 180,00;
Sem Mais: € 350,40;
Diário de Notícias: € 846,00;
Público: € 540,00;
Correio da Manhã: € 1.056,00;
Destak: € 675,44;
Metro: (não é referido o valor);
Global Notícias: € 888,00"
Com isto dispenderam-se perto de 5000 euros em propaganda política. Para mais, as posições dos partidos da oposição, nomeadamente a os votos contra não foram sequer mecionados.
Aproveito para chamar a atenção do artigo da JSD/Seixal, que pode ver aqui.
De onde foram retirado os seguintes dados:
"De acordo com a informação fornecida pelos serviços da Câmara Municipal do Seixal, aqui fica o valor gasto com cada uma das publicações:
Comércio do Seixal: € 110,40;
Jornal do Seixal: € 180,00;
Sem Mais: € 350,40;
Diário de Notícias: € 846,00;
Público: € 540,00;
Correio da Manhã: € 1.056,00;
Destak: € 675,44;
Metro: (não é referido o valor);
Global Notícias: € 888,00"
16/10/2008
Por Tentativas...
É óbvio que esta crise veio pôr em questão muitas doutrinas e até dogmas económicos.
A maior parte dos economistas nem sonhava com a possibilidade de uma crise económica mundial desta magnitude.
O que os economistas fazem, é mediante a leitura de uma variantes tentarem estabelecer padrões de comportamento económico, contextualizando-as no aspecto tempestivo e projectando-as para o futuro. Aquele que melhor conseguir no fundo "prever" o futuro é o melhor economista.
Os governos também ainda não sabem bem o que fazer. O receio é que o "paciente" se não morrer da maleita que morra da cura.
Estamos a agir por tentativas e com o máximo cuidado possivel, para que não fiquem muitas mazelas e sequelas daquela que é sem dúvida a maior, e mais mediatizada de sempre, crise económica.
A maior parte dos economistas nem sonhava com a possibilidade de uma crise económica mundial desta magnitude.
O que os economistas fazem, é mediante a leitura de uma variantes tentarem estabelecer padrões de comportamento económico, contextualizando-as no aspecto tempestivo e projectando-as para o futuro. Aquele que melhor conseguir no fundo "prever" o futuro é o melhor economista.
Os governos também ainda não sabem bem o que fazer. O receio é que o "paciente" se não morrer da maleita que morra da cura.
Estamos a agir por tentativas e com o máximo cuidado possivel, para que não fiquem muitas mazelas e sequelas daquela que é sem dúvida a maior, e mais mediatizada de sempre, crise económica.
Será que trabalhar não compensa?
Será que trabalhar não compensa?
Será que uns têm trabalho ... e outros emprego?
Será que andam uns a enriquecer com o trabalho dos outros?
Será que se trata de mão-de-obra não qualificada?
Seráq ue se trata de exploração?
Será que se trata de pouca divisão de riqueza através dos impostos?
Será que não é mais preocupante isto do que o casamento de homosseuais?
Não deveriamos fazer deste tema um debate nacional?
Porquê deposi de passar duas horas da noticia tão poucos comentários?
E então e aqueles que nem sequer têm sequer emprego?
Será que uns têm trabalho ... e outros emprego?
Será que andam uns a enriquecer com o trabalho dos outros?
Será que se trata de mão-de-obra não qualificada?
Seráq ue se trata de exploração?
Será que se trata de pouca divisão de riqueza através dos impostos?
Será que não é mais preocupante isto do que o casamento de homosseuais?
Não deveriamos fazer deste tema um debate nacional?
Porquê deposi de passar duas horas da noticia tão poucos comentários?
E então e aqueles que nem sequer têm sequer emprego?
15/10/2008
Faltou a Nossa Senhora do Caravaggio
"Atrás de mim virão aqueles que me farão Grande"
Pior exibição de sempre da seleção Nacional que eu tenha visto. Uma aberração Táctica.
Pior exibição de sempre da seleção Nacional que eu tenha visto. Uma aberração Táctica.
A "Traição" da Fenprof
"Fenprof marca nova manifestação para 8 de Novembro " in Público
É com alguma incredibilidade que li esta notícia.
Depois de uma forma expontânea os professores terem agendado uma manifestação para o dia 15 de Novembro de 2008, vem a FENPROF, à pressa, marcar uma manifestação para o sábado anterior exactamente no mesmo local.
Depois do entendimento de do final do ano passado que mais poderiamos esperar destes senhores?
É com alguma incredibilidade que li esta notícia.
Depois de uma forma expontânea os professores terem agendado uma manifestação para o dia 15 de Novembro de 2008, vem a FENPROF, à pressa, marcar uma manifestação para o sábado anterior exactamente no mesmo local.
Depois do entendimento de do final do ano passado que mais poderiamos esperar destes senhores?
Deixem a oposição trabalhar
Continuo sem saber qual o motivo de enorme atração que os meios de comunicação social sentem pela vida interna do PPD/PSD.
Qual o motivo para procurarem mais ávidamente notícias sobre o maior partido da oposição do que sobre o governo eo partido do governo e as suas incongruências.
Meus amigos se houvesse um governo PSD com Ministros como o ministro Pino e Lino, já há muito esse governo teria sido "queimado em praça pública".
Deixem-nos trabalhar.
O PSD não é só uma pessoa.
Qual o motivo para procurarem mais ávidamente notícias sobre o maior partido da oposição do que sobre o governo eo partido do governo e as suas incongruências.
Meus amigos se houvesse um governo PSD com Ministros como o ministro Pino e Lino, já há muito esse governo teria sido "queimado em praça pública".
Deixem-nos trabalhar.
O PSD não é só uma pessoa.
Man Wakes Up After Being Pronounced Dead
Depois de ter sido declarado em "morte cerebral" regressou a casa.
Critérios economicistas
"Governo suspende reestruturações de serviços públicos que não resultem em redução da despesa" in Público
Então, as restruturações dos serviços públicos, obedecem a critérios economicistas!
Então, as restruturações dos serviços públicos, obedecem a critérios economicistas!
14/10/2008
Porque será?
Porque será?
Porque será, que só em ano de eleições é que a proposta do governo é acima da inflação prevista?
"O ministro de Estado e das Finanças anunciou hoje que a proposta de aumento salarial da função pública para o próximo ano será de 2,9 por cento, um valor que representa um ganho de poder de compra de quatro décimas em relação à previsão da inflação média que baixará para 2,5 por cento." in Público
Porque será, que só em ano de eleições é que a proposta do governo é acima da inflação prevista?
"O ministro de Estado e das Finanças anunciou hoje que a proposta de aumento salarial da função pública para o próximo ano será de 2,9 por cento, um valor que representa um ganho de poder de compra de quatro décimas em relação à previsão da inflação média que baixará para 2,5 por cento." in Público
Notícias Soltas... ou Talvez Nem tão Soltas Assim!
"Governo suspende reestruturações de serviços públicos que não resultem em redução da despesa" in Público
Então as restruturações dos serviços públicos, ao contrário do que o governo vinha afirmando, obedece a critérios economicistas!
"Associação Portuguesa de Bioética propõe referendo sobre a prática da eutanásia " in Público
Com tanto para fazer no campo dos cuidados paliativos vem esta associação propor um referendo para a eutanásia. O que se segue agora? Será aqui aplicável também algum critério economicista?
"Sistemas de rega vão deixar de pagar taxa de audiovisual " in Público
Esta eu não comento!
Então as restruturações dos serviços públicos, ao contrário do que o governo vinha afirmando, obedece a critérios economicistas!
"Associação Portuguesa de Bioética propõe referendo sobre a prática da eutanásia " in Público
Com tanto para fazer no campo dos cuidados paliativos vem esta associação propor um referendo para a eutanásia. O que se segue agora? Será aqui aplicável também algum critério economicista?
"Sistemas de rega vão deixar de pagar taxa de audiovisual " in Público
Esta eu não comento!
Só este montante??
"A Cepsa vai descer os seus preços de referência para o gasóleo e gasolina... A gasolina sem chumbo 95 vai passar a custar 1,349 euros o litro, menos cinco cêntimos, enquanto o valor a pagar pelo litro de gasóleo vai descer sete cêntimos, para 1,199 euros." in Público
Para descer é sempre a "travar" e devagarinho.
Para subir é depressa e em força.
Com o actual preço do Petróleo afigura-se-me muito pequena esta descida. Mais uma vez, as gasolineiras usam de extrema precaução para a descida do PVP dos combustíveis.
Para descer é sempre a "travar" e devagarinho.
Para subir é depressa e em força.
Com o actual preço do Petróleo afigura-se-me muito pequena esta descida. Mais uma vez, as gasolineiras usam de extrema precaução para a descida do PVP dos combustíveis.
Onde estão os "Media" Portugueses?
Iraque: cresce violência contra cristãos em Mosul
"Bagdade, segunda-feira, 13 de outubro de 2008 (ZENIT.org).- Cerca de mil famílias cristãs abandonaram a cidade iraquiana de Mosul nas últimas horas, para escapar das represálias anunciadas por extremistas islâmicos, informou Rádio Vaticano.
Os cristãos tentam escapar assim da violenta onda de crimes contra a minoria cristã de Mosul. Os eventos deixaram 11 vítimas desde 28 de setembro passado. Trata-se, segundo declarações do governador da região de Nínive, Duraid Kashmula, da investida “mais violenta contra os cristãos desde 2003” in Zenit
ONU condena violência contra cristãos no Iraque
"O representante especial da ONU para o Iraque, Staffan de Mistura, condenou “veementemente” esta Segunda-feira a recente onda de violência contra a comunidade cristã de Mossul, bastião da Al-Qaeda no Norte do país.
Este responsável falou do “assassinato de civis”, mostrando a sua inquietação perante “o aumento da violência contra os cristãos nos últimos dias, em particular nos arredores da cidade de Mossul”." in Ecclesia
"Bagdade, segunda-feira, 13 de outubro de 2008 (ZENIT.org).- Cerca de mil famílias cristãs abandonaram a cidade iraquiana de Mosul nas últimas horas, para escapar das represálias anunciadas por extremistas islâmicos, informou Rádio Vaticano.
Os cristãos tentam escapar assim da violenta onda de crimes contra a minoria cristã de Mosul. Os eventos deixaram 11 vítimas desde 28 de setembro passado. Trata-se, segundo declarações do governador da região de Nínive, Duraid Kashmula, da investida “mais violenta contra os cristãos desde 2003” in Zenit
ONU condena violência contra cristãos no Iraque
"O representante especial da ONU para o Iraque, Staffan de Mistura, condenou “veementemente” esta Segunda-feira a recente onda de violência contra a comunidade cristã de Mossul, bastião da Al-Qaeda no Norte do país.
Este responsável falou do “assassinato de civis”, mostrando a sua inquietação perante “o aumento da violência contra os cristãos nos últimos dias, em particular nos arredores da cidade de Mossul”." in Ecclesia
Pode Falar pouco, mas fala bem
Mais uma vez a líder do PSD demonstrou uma grande sentido de Estado, ao não tentar fazer de cavalo de batalha a crise económica mundial.
Reforçando os aspectos como a confiança, que está a ser novamente conquistada, e como diria o treinador do Sporting a "tranquilidade", como factores necessários para a saída deste imbróglio.
Ao contrário do que os partidos da esquerda afirmam, as pessoas não estão a ser esquecidas. As pessoas irão usufruir da melhoria de saúde do sistema financeiro. Agora, é também minha opinião, que se a crise se agravar, então aí sim teremos de tomar medidas que visem a proteção directa dos direitos dos particulares, das famílias. Essas medidas por ora ainda não se justificam, com a excepção da área do crédito à habitação. Não basta incentivar o arrendamento, o mal por muitos, já está feito. É necessário tentar socorrer aqueles que investiram na sua habitação e que agora estão em dificuldades. Dar-lhes soluções, encaminhá-los.
Deixo aqui as declarações mais pertinentes da Dra. Manuel Ferreira Leite.
"Os cidadãos têm de ter confiança no seu sistema financeiro e, portanto, todas as medidas propostas vão nesse sentido”, reforçou, antes de se demarcar da oposição de esquerda, que acusa o Governo e a União Europeia de terem esquecido as pessoas na sua resposta à crise.
“Acho que as pessoas não estão a ser esquecidas. As grandes vítimas de uma eventual não solução desta crise seriam as famílias e as pequenas e médias empresas”, acrescentou. (Dra. Manuela Ferreira Leite in Público)
Reforçando os aspectos como a confiança, que está a ser novamente conquistada, e como diria o treinador do Sporting a "tranquilidade", como factores necessários para a saída deste imbróglio.
Ao contrário do que os partidos da esquerda afirmam, as pessoas não estão a ser esquecidas. As pessoas irão usufruir da melhoria de saúde do sistema financeiro. Agora, é também minha opinião, que se a crise se agravar, então aí sim teremos de tomar medidas que visem a proteção directa dos direitos dos particulares, das famílias. Essas medidas por ora ainda não se justificam, com a excepção da área do crédito à habitação. Não basta incentivar o arrendamento, o mal por muitos, já está feito. É necessário tentar socorrer aqueles que investiram na sua habitação e que agora estão em dificuldades. Dar-lhes soluções, encaminhá-los.
Deixo aqui as declarações mais pertinentes da Dra. Manuel Ferreira Leite.
"Os cidadãos têm de ter confiança no seu sistema financeiro e, portanto, todas as medidas propostas vão nesse sentido”, reforçou, antes de se demarcar da oposição de esquerda, que acusa o Governo e a União Europeia de terem esquecido as pessoas na sua resposta à crise.
“Acho que as pessoas não estão a ser esquecidas. As grandes vítimas de uma eventual não solução desta crise seriam as famílias e as pequenas e médias empresas”, acrescentou. (Dra. Manuela Ferreira Leite in Público)
Direito à Vida - ESTE PAÍS NÂO É PARA CRIANÇAS
Supremo diz que feto de nove meses não é pessoa
"O Supremo Tribunal de Justiça recusou o pedido de indemnização reclamado por uma mulher, pela "perda do direito à vida do seu filho". Aos 20 anos, a mulher, grávida de nove meses, perdeu o bebé na sequência de um acidente de viação, ocorrido durante uma viagem em que seguia como passageira." in Correio da Manhã.
Por outras palavras, o direito à vida não está devidamente consagrado no nosso sistema juridico e o STJ perdeu aqui uma grande oportunidade de fazer Jurisprudência.
Vivemos num país em que os direitos dos nascituros não são devidamente protegidos.
"O Supremo Tribunal de Justiça recusou o pedido de indemnização reclamado por uma mulher, pela "perda do direito à vida do seu filho". Aos 20 anos, a mulher, grávida de nove meses, perdeu o bebé na sequência de um acidente de viação, ocorrido durante uma viagem em que seguia como passageira." in Correio da Manhã.
Por outras palavras, o direito à vida não está devidamente consagrado no nosso sistema juridico e o STJ perdeu aqui uma grande oportunidade de fazer Jurisprudência.
Vivemos num país em que os direitos dos nascituros não são devidamente protegidos.
Pelas Crianças tudo de bom
Uma medida de elogiar, a redução do IVA para as cadeiras para criança para os 5%.
Resta agora saber se tal se vai reflectir no PVP, ou se vai ficar pelos intermediários ou vendedor, tal como aconteceu com os ginásios e a descida do IVA dos 21% para os 20%.
Uma medida fácil, sem muitos custos e que fica muito bem nas notícias.
Sem dúvida, uma boa medida, barata, maior segurança às crianças.... uma medida tomada para 2009, um ano de muitas de eleições.
Resta agora saber se tal se vai reflectir no PVP, ou se vai ficar pelos intermediários ou vendedor, tal como aconteceu com os ginásios e a descida do IVA dos 21% para os 20%.
Uma medida fácil, sem muitos custos e que fica muito bem nas notícias.
Sem dúvida, uma boa medida, barata, maior segurança às crianças.... uma medida tomada para 2009, um ano de muitas de eleições.
13/10/2008
Qual a razão de tanto silêncio nos meios de comunicação social portugueses?
Qual a razão de tanto silêncio nos meios de comunicação social portugueses?
Está a a ocorrrer um genocídio de cristãos na Índia e os nossos meios de comunicação social continuam impávidos e serenos a discutir coisas importantes como o casamento gay.
Algumas poucas noticias que se conseguem apenas nos orgãos de informação católicos e blogs pessoais:
"Sexta-feira, 29/08/2008 - 22:13
Nova Délhi - O arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, capital do estado indiano de Orissa, Raphael Cheenath, pediu nesta sexta-feira às autoridades que "impeçam a limpeza étnica dos cristãos" em meio a uma onda de violência que causou pelo menos 11 mortes.
O chamado do religioso feito no âmbito de uma manifestação realizada hoje em frente da sede do governo de Orissa em Nova Délhi.
A situação continuava tensa hoje no estado de Orissa, leste do país, onde as autoridades locais levantaram o toque de recolher imposto no distrito de Kandhamal após uma semana de ataques às comunidades cristãs, que causaram pelo menos 11 mortes.
"A situação está completamente sob controle, não temos informação sobre violências ou incidentes graves" em Kandhamal, disse â agência PTI o vice-inspetor-geral da polícia local, R. P. Koche.
Ainda assim, o toque de recolher sehue em vigor nas cidades de Phulbani, Baliguda, Tumudibandha, Raikia, G. Udaygiri, Daringbadi e Tikabali, onde continuam sendo registrados episódios de violência anti-cristãos.
Apesar das medidas de segurança impostas pelas autoridades -- mais de 4 mil agentes mobilizados em Kandhamal, com ordem de atirar em caso de violência -- mais de 25 mil escolas e intitutos católicos continuam de portas fechadas em toda a Índia."
"Nova onda de violência contra cristãos na Índia
Balanço actual aponta para 60 mortos, 20 mil feridos, mais de 50 mil desalojados e 178 igrejas destruídas
Uma onda de violência sem precedentes atinge a comunidade cristã na Índia, com epicentro no Estado de Orissa, desde o passado dia 24 de Agosto. Seis dezenas de mortos, quase 20 mil feridos, mais de 50 mil desalojados, 178 igrejas destruídas e mais de 4 mil casas danificadas são, para já, os dados trágicos de um cenário de verdadeira “limpeza religiosa” que se estende já ao resto do país."02/10/08
"Muitos dos cristãos sofrem agora ataques nos campos onde se refugiam e estão a regressar às suas casas, sem quaisquer garantias de segurança, e com grupos hindus a apelar à sua reconversão. Padres e freiras têm de esconder a sua identidade e as autoridades estão vigilantes para garantir que não decorrem actividades religiosas nos acampamentos que reúnem cerca de 14 mil pessoas."
"A canonização, neste domingo, em Roma, da primeira santa indiana, será uma óptima ocasião para que a Igreja universal viva, em união de orações e de solidariedade espiritual, este período muito difícil para os cristãos da Índia. Certamente é preciso notar que os fundamentalismos estão vivos, activos e ameaçadores em diversas regiões do mundo. O diálogo entre as religiões _ estrada longa e repleta de dificuldades _ é um dos desafios mais cruciais de hoje e de amanhã, para que o nome de Deus construa sempre e somente a paz!”
Agência Ecclesia
Está a a ocorrrer um genocídio de cristãos na Índia e os nossos meios de comunicação social continuam impávidos e serenos a discutir coisas importantes como o casamento gay.
Algumas poucas noticias que se conseguem apenas nos orgãos de informação católicos e blogs pessoais:
"Sexta-feira, 29/08/2008 - 22:13
Nova Délhi - O arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, capital do estado indiano de Orissa, Raphael Cheenath, pediu nesta sexta-feira às autoridades que "impeçam a limpeza étnica dos cristãos" em meio a uma onda de violência que causou pelo menos 11 mortes.
O chamado do religioso feito no âmbito de uma manifestação realizada hoje em frente da sede do governo de Orissa em Nova Délhi.
A situação continuava tensa hoje no estado de Orissa, leste do país, onde as autoridades locais levantaram o toque de recolher imposto no distrito de Kandhamal após uma semana de ataques às comunidades cristãs, que causaram pelo menos 11 mortes.
"A situação está completamente sob controle, não temos informação sobre violências ou incidentes graves" em Kandhamal, disse â agência PTI o vice-inspetor-geral da polícia local, R. P. Koche.
Ainda assim, o toque de recolher sehue em vigor nas cidades de Phulbani, Baliguda, Tumudibandha, Raikia, G. Udaygiri, Daringbadi e Tikabali, onde continuam sendo registrados episódios de violência anti-cristãos.
Apesar das medidas de segurança impostas pelas autoridades -- mais de 4 mil agentes mobilizados em Kandhamal, com ordem de atirar em caso de violência -- mais de 25 mil escolas e intitutos católicos continuam de portas fechadas em toda a Índia."
"Nova onda de violência contra cristãos na Índia
Balanço actual aponta para 60 mortos, 20 mil feridos, mais de 50 mil desalojados e 178 igrejas destruídas
Uma onda de violência sem precedentes atinge a comunidade cristã na Índia, com epicentro no Estado de Orissa, desde o passado dia 24 de Agosto. Seis dezenas de mortos, quase 20 mil feridos, mais de 50 mil desalojados, 178 igrejas destruídas e mais de 4 mil casas danificadas são, para já, os dados trágicos de um cenário de verdadeira “limpeza religiosa” que se estende já ao resto do país."02/10/08
"Muitos dos cristãos sofrem agora ataques nos campos onde se refugiam e estão a regressar às suas casas, sem quaisquer garantias de segurança, e com grupos hindus a apelar à sua reconversão. Padres e freiras têm de esconder a sua identidade e as autoridades estão vigilantes para garantir que não decorrem actividades religiosas nos acampamentos que reúnem cerca de 14 mil pessoas."
"A canonização, neste domingo, em Roma, da primeira santa indiana, será uma óptima ocasião para que a Igreja universal viva, em união de orações e de solidariedade espiritual, este período muito difícil para os cristãos da Índia. Certamente é preciso notar que os fundamentalismos estão vivos, activos e ameaçadores em diversas regiões do mundo. O diálogo entre as religiões _ estrada longa e repleta de dificuldades _ é um dos desafios mais cruciais de hoje e de amanhã, para que o nome de Deus construa sempre e somente a paz!”
Agência Ecclesia
12/10/2008
D. António Marto - "Consumismo Desenfreado e falta de Valores"
Hoje na Homília, D. António Marto voltou a mostrar ser um homem sem medo, de valores e atento. Transcrevo aqui alguns excertos da notícia do semanário Sol.
"Falando na homilia da eucaristia desta manhã no Santuário de Fátima, perante milhares de peregrinos, D. António Marto defendeu que «esta crise do sistema financeiro não pode ser vista apenas como um mero mau funcionamento do mercado».
Para o prelado, a situação actual convida a sociedade «a pensar o seu modo de vida», marcado actualmente por um «consumismo desenfreado».
Segundo D. António Marto, a vida quotidiana é dominada «pelos interesses imediatos, os negócios e divertimentos de cada um».
Existe uma apetência para «a indiferença, a frieza, até o desprezo, a repulsa, a rejeição e a expulsão de Deus da consciência, da vida e até do espaço público», disse o Bispo de Leiria-Fátima, alertando: «quando o homem expulsa Deus, fica cada vez mais só, mais vazio».
«E a sociedade fica cada vez mais dividida, confusa, violenta e injusta», acrescentou.
D. António Marto alertou ainda para o que está a acontecer com muitos cristãos na sociedade actual, que se «deixaram tomar por um complexo de inferioridade, pela vergonha de serem diferentes no mundo, por serem cristãos». " in Semanário SOL
"Falando na homilia da eucaristia desta manhã no Santuário de Fátima, perante milhares de peregrinos, D. António Marto defendeu que «esta crise do sistema financeiro não pode ser vista apenas como um mero mau funcionamento do mercado».
Para o prelado, a situação actual convida a sociedade «a pensar o seu modo de vida», marcado actualmente por um «consumismo desenfreado».
Segundo D. António Marto, a vida quotidiana é dominada «pelos interesses imediatos, os negócios e divertimentos de cada um».
Existe uma apetência para «a indiferença, a frieza, até o desprezo, a repulsa, a rejeição e a expulsão de Deus da consciência, da vida e até do espaço público», disse o Bispo de Leiria-Fátima, alertando: «quando o homem expulsa Deus, fica cada vez mais só, mais vazio».
«E a sociedade fica cada vez mais dividida, confusa, violenta e injusta», acrescentou.
D. António Marto alertou ainda para o que está a acontecer com muitos cristãos na sociedade actual, que se «deixaram tomar por um complexo de inferioridade, pela vergonha de serem diferentes no mundo, por serem cristãos». " in Semanário SOL
Um artigo deveras interessante e pertinente
Como dizia uma conhecida personagem da televisão: "Não havia necessidade".
Pois é exactamente esse o meu pensamento sobre a "publicação paga" que foi efectuada em diversos jornais, pela Câmara Municipal do Seixal, de uma Moção aprovada na Assembleia Municipal do Seixal apenas com os votos favoráveis da CDU. Mais grave ainda, omitindo o resultado da votação, nomeadamente os votos contra que essa mesma moção obteve. Não dá, nestes termos, conhecimento da posição dos demais partidos com assento na AM do Seixal.
No que diz respeito a este assunto chamo a atenção para um excelente artigo do Dr. Filipe de Arede Nunes publicado no blog da JSD/Seixal.
Pois é exactamente esse o meu pensamento sobre a "publicação paga" que foi efectuada em diversos jornais, pela Câmara Municipal do Seixal, de uma Moção aprovada na Assembleia Municipal do Seixal apenas com os votos favoráveis da CDU. Mais grave ainda, omitindo o resultado da votação, nomeadamente os votos contra que essa mesma moção obteve. Não dá, nestes termos, conhecimento da posição dos demais partidos com assento na AM do Seixal.
No que diz respeito a este assunto chamo a atenção para um excelente artigo do Dr. Filipe de Arede Nunes publicado no blog da JSD/Seixal.
Um reforço de confiança
Tal como disse num dos meus recentes posts sobre este assunto, o fundamental é manter a confiança e a tranquilidade das pessoas, dos clientes e dos depositantes. Quanto a esta notícia de cobertura do sistema financeiro por parte do Estado, é sem sombra de dúvida uma medida que permite um acréscimo de confiança para todos. Sim, para todos, pois somos todos agentes económicos interessados em resolver, ou pelo menos resistir a esta crise económica mundial.
Agora, uma coisa tem de ser dita, este valor anunciado de 11,7% do PIB, talvez não seja bem assim tão real como nos pode parecer.
O Governo anuncia um valor desta magnitude, esperando nunca ter de realmente o utilizar. Se porventura o nosso sistema financeiro interno colapsar, e precisar de um intervenção nestes montantes, então quer dizer estamos mesmo a ir pelo cano abaixo.
Por outras palavras, o governo anuncia este valor, "rezando a todos os santos" que nem um décimo seja necessário.
Esperemos o melhor.
Agora, uma coisa tem de ser dita, este valor anunciado de 11,7% do PIB, talvez não seja bem assim tão real como nos pode parecer.
O Governo anuncia um valor desta magnitude, esperando nunca ter de realmente o utilizar. Se porventura o nosso sistema financeiro interno colapsar, e precisar de um intervenção nestes montantes, então quer dizer estamos mesmo a ir pelo cano abaixo.
Por outras palavras, o governo anuncia este valor, "rezando a todos os santos" que nem um décimo seja necessário.
Esperemos o melhor.
Pela transparência
Depois de uma rápida leitura da base de dados, que publicita os contratos públicos, nomeadamente aqueles realizados por Ajuste Directo, foi com alguma surpresa que constatei, que essa base de dados era menor daquilo que eu pressupunha. Não consegui encontrar, igualmente qualquer referência a Ajustes Directos realizados pela Câmara Municipal do Seixal (foi uma leitura rápida como tal susceptível de errar).
Será que ainda não foram realizados quaisquer Ajustes Directos, no Município do Seixal, desde que existe a obrigação de publicitação nestes novos termos, apesar do período de transição, pelo menos no que diz respeito aos formulário?
Deixo-vos aqui o artigo do Código dos Contratos Públicos, no que diz respeito à publicitação. Bem como excerto do artigo do jornal Público.
Artigo 127.º do Código dos Contratos Públicos Publicitação e eficácia do contrato
1) A celebração de quaisquer contratos na sequência de ajuste directo deve ser publicitada, pela entidade adjudicante, no portal da Internet dedicado aos contratos públicos através de uma ficha conforme modelo constante do anexo III do presente Código e do qual faz parte integrante.
2) A publicitação referida no número anterior é condição de eficácia do respectivo contrato, independentemente da sua redução ou não a escrito, nomeadamente para efeitos de quaisquer pagamentos.
"Ainda assim, o serviço de compras do Estado por ajuste directo - que desde 30 de Julho deste ano passou a obrigar à sua publicitação num portal do Governo na Internet - ainda não está a ser usado com regularidade, uma vez que muitas das aquisições não estão a ser feitas por esta via. São sobretudo algumas câmaras municipais que têm usado mais este expediente. As compras por ajuste directo não requerem qualquer concurso público, nem a consulta a mais do que um fornecedor, mas os contratos só produzem efeitos depois de publicitados no endereço http://www.base.gov.pt. Aí são apresentados os bens ou serviços comprados (nem sempre de forma esclarecedora) e os seus valores, bem como quem são os fornecedores e compradores." in Público
Será que ainda não foram realizados quaisquer Ajustes Directos, no Município do Seixal, desde que existe a obrigação de publicitação nestes novos termos, apesar do período de transição, pelo menos no que diz respeito aos formulário?
Deixo-vos aqui o artigo do Código dos Contratos Públicos, no que diz respeito à publicitação. Bem como excerto do artigo do jornal Público.
Artigo 127.º do Código dos Contratos Públicos Publicitação e eficácia do contrato
1) A celebração de quaisquer contratos na sequência de ajuste directo deve ser publicitada, pela entidade adjudicante, no portal da Internet dedicado aos contratos públicos através de uma ficha conforme modelo constante do anexo III do presente Código e do qual faz parte integrante.
2) A publicitação referida no número anterior é condição de eficácia do respectivo contrato, independentemente da sua redução ou não a escrito, nomeadamente para efeitos de quaisquer pagamentos.
"Ainda assim, o serviço de compras do Estado por ajuste directo - que desde 30 de Julho deste ano passou a obrigar à sua publicitação num portal do Governo na Internet - ainda não está a ser usado com regularidade, uma vez que muitas das aquisições não estão a ser feitas por esta via. São sobretudo algumas câmaras municipais que têm usado mais este expediente. As compras por ajuste directo não requerem qualquer concurso público, nem a consulta a mais do que um fornecedor, mas os contratos só produzem efeitos depois de publicitados no endereço http://www.base.gov.pt. Aí são apresentados os bens ou serviços comprados (nem sempre de forma esclarecedora) e os seus valores, bem como quem são os fornecedores e compradores." in Público
11/10/2008
Estranho "Timing"
Deixa-me alguma estranheza quando vemos certas noticias, resultantes de certos inquéritos surgirem nas vésperas de actos eleitorais.
Nos EUA, como sabemos, a vida dos candidatos é passada e repassada a pente fino.
Sarah Palin não podia ser excepção. Para mais, todos estamos cientes que foi ela que troxe um novo alento a uma candidatura que precisava de sangue novo. Fazendo isso, tornou-se o alvo mais apetecido, o inimigo público a abater. Não tenho dúvidas que o candidato Obama está melhor colocado para governar os EUA com estabilidade, ou pelo menos, nos primeiros tempos. Não tenho também dúvidas que o voto nos EUA vai ser um voto que vai ter em conta o aspecto da "raça" do candidato. Resta saber para onde irá cair o eleitorado.
Eu penso que está um pouco na moda votar OBama, mas à boca das urnas a coisa pode-se tornar diferente. Mais, não nos podemos esquecer da comunidade hispânica, que se deve ser a comunidade nos EUA de menores rendimentos, com pior nível de vida e que não se vê representada no candidato Obama.
A ver vamos.
O meu favorito é e continuará a ser o senador Obama.
Mas, no entanto, acho que foi um timing muito estranho.
Nos EUA, como sabemos, a vida dos candidatos é passada e repassada a pente fino.
Sarah Palin não podia ser excepção. Para mais, todos estamos cientes que foi ela que troxe um novo alento a uma candidatura que precisava de sangue novo. Fazendo isso, tornou-se o alvo mais apetecido, o inimigo público a abater. Não tenho dúvidas que o candidato Obama está melhor colocado para governar os EUA com estabilidade, ou pelo menos, nos primeiros tempos. Não tenho também dúvidas que o voto nos EUA vai ser um voto que vai ter em conta o aspecto da "raça" do candidato. Resta saber para onde irá cair o eleitorado.
Eu penso que está um pouco na moda votar OBama, mas à boca das urnas a coisa pode-se tornar diferente. Mais, não nos podemos esquecer da comunidade hispânica, que se deve ser a comunidade nos EUA de menores rendimentos, com pior nível de vida e que não se vê representada no candidato Obama.
A ver vamos.
O meu favorito é e continuará a ser o senador Obama.
Mas, no entanto, acho que foi um timing muito estranho.
10/10/2008
Casas e Casos
"O ex-deputado do PS Fernando Ka paga cinco euros e 60 cêntimos de renda à Câmara de Lisboa por um rés-do-chão de dimensões consideráveis (cinco assoalhadas com quintal) que a autarquia lhe entregou em 1984."
"A listagem em questão revela também que o jornalista e escritor Baptista-Bastos habita desde 1997 uma casa camarária pela qual paga neste momento uma renda de 263 euros mensais, nas proximidades da Estrada da Luz. O preço médio do aluguer de um quarto em Lisboa ronda os 200 euros." in Público
É altura para dizer que as casas camarárias de Lisboa resultam por vezes em grandes casos.
"A listagem em questão revela também que o jornalista e escritor Baptista-Bastos habita desde 1997 uma casa camarária pela qual paga neste momento uma renda de 263 euros mensais, nas proximidades da Estrada da Luz. O preço médio do aluguer de um quarto em Lisboa ronda os 200 euros." in Público
É altura para dizer que as casas camarárias de Lisboa resultam por vezes em grandes casos.
Necessário transmitir confiança e tranquilidade
João salgueiro vem afirmar que os bancos nacionais devem começar a preparar-se para a crise económica mundial, que segundo ele mais tarde ou mais cedo irá afectar as instituições bancárias portugesas.
Acho muito bem.
Apesar de não se poder chamar uma jogada de antecipação, visto qualquer leigo da economia já saber aquilo que se aproxima, resta saber por onde começar. A minha sugestão diz respeito a tentar assegurar todas as poupanças dos seus clientes. Transmitindo-lhes um sentimento de segurança, em virtude de se sentirem tranquilos. Feito isto temos um bom começo. Depois se calhar reduzir os ganhos dos gestores de algumas instituições. Gestores que muitas vezes são demasiado bem pagos para aquilo que fazem, para aquilo que merecem. Transmitindo uma mensagem de rigor e competência. Sigam estes dois passos e estaremos mais habilitados a fazer face à crise económica.
No mesmo sentido que pretendi dar ao meu post vem agora o Presidente da República falar.
Acho muito bem.
Apesar de não se poder chamar uma jogada de antecipação, visto qualquer leigo da economia já saber aquilo que se aproxima, resta saber por onde começar. A minha sugestão diz respeito a tentar assegurar todas as poupanças dos seus clientes. Transmitindo-lhes um sentimento de segurança, em virtude de se sentirem tranquilos. Feito isto temos um bom começo. Depois se calhar reduzir os ganhos dos gestores de algumas instituições. Gestores que muitas vezes são demasiado bem pagos para aquilo que fazem, para aquilo que merecem. Transmitindo uma mensagem de rigor e competência. Sigam estes dois passos e estaremos mais habilitados a fazer face à crise económica.
No mesmo sentido que pretendi dar ao meu post vem agora o Presidente da República falar.
Aniversário da Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos Paulo da Gama - Parabéns

A Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Paulo da Gama comemora hoje, 10 de Outubro de 2008, 40 anos de existência. Este aniversário será comemorado por toda a comunidade educativa.
Quarenta anos que segundo a minha opinião marcaram uma época de mudança, uma marca positiva em todos, como eu, que por lá passaram.
Parabéns a todos que fazem e fizeram parte desta grande comunidade educativa, professores, pessoal não docente, alunos e encarregados de educação.
(imagem retirada de http://www.ave-paulo-gama.net/ )
Prémio Nobel da Paz - Martti Ahtisaari
Antigo presidente da Finlândia pedra fulcral no Processo de Paz na Irlanda, e no Processo de Paz no Kosovo.
Parabéns.
De preto nunca me comprometo... o PS nem precisa estar de preto!
Se existe uma posição estranha sobre o assunto do casamento gay, essa posição é sem dúvida a do PS.
Vota contra, mas elabora uma declaração de voto a favorável.
Afirma que tal assunto não consta das suas promessas para esta legislatura. Não consta do seu programa eleitoral. Pois, mas, isso nunca impediu o PS de fazer restrições aos direitos dos trabalhadores. Estaria no programa eleitoral do PS as alterações que prejudicaram os professores, os polícias, os juízes, os funcionários públicos, a mudança do código Laboral, a alteração da Lei da IVG depois de um referendo que não teve 50% de participação e como tal foi uma decisão do partido??
Nada disso o impediu o PS de proceder de forma diferente daquilo que tinha feito crer ao ao seu eleitorado.
Mas agora como se apercebeu que existe uma maioria que prefere que as uniões entre pessoas do mesmo sexo não seja o casamento, mas antes, um instituto diferente. Isso sim é a igualdade. Situações diferentes devem ter diferentes tipos de tratamento. Já lá vai a antiga doutrina da igualdade que nos diziza que " A igualdade era tratar todos por Igual". Não a igualdade é tratar de modo deferenciado aquilo que é diferente, fazendo uma diferenciação positiva de modo a todos alcançarem os seus interesses.
A isto chama-se navegar à vista.
Vota contra, mas elabora uma declaração de voto a favorável.
Afirma que tal assunto não consta das suas promessas para esta legislatura. Não consta do seu programa eleitoral. Pois, mas, isso nunca impediu o PS de fazer restrições aos direitos dos trabalhadores. Estaria no programa eleitoral do PS as alterações que prejudicaram os professores, os polícias, os juízes, os funcionários públicos, a mudança do código Laboral, a alteração da Lei da IVG depois de um referendo que não teve 50% de participação e como tal foi uma decisão do partido??
Nada disso o impediu o PS de proceder de forma diferente daquilo que tinha feito crer ao ao seu eleitorado.
Mas agora como se apercebeu que existe uma maioria que prefere que as uniões entre pessoas do mesmo sexo não seja o casamento, mas antes, um instituto diferente. Isso sim é a igualdade. Situações diferentes devem ter diferentes tipos de tratamento. Já lá vai a antiga doutrina da igualdade que nos diziza que " A igualdade era tratar todos por Igual". Não a igualdade é tratar de modo deferenciado aquilo que é diferente, fazendo uma diferenciação positiva de modo a todos alcançarem os seus interesses.
A isto chama-se navegar à vista.
09/10/2008
A Bíblia Dia e Noite prossegue em Roma e na internet - Lettura di Roberto Benigni
Pode sempre seguir em directo na internet através do link http://www.rai.tv/mpplaylive/0,,Livetv%5E17%5E134239,00.html
RAI- TV
Pais divorciados têm privilégios fiscais
Provedor insiste com Governo para mudar o regime de IRS
"Não estávamos a conseguir aguentar financeiramente a casa, estávamos a entrar em situação de ruptura e então resolvemos separar-nos, mas só no papel." O desabafo é de João R., 41 anos, pai de seis filhos, residente em Braga, que simulou uma separação com a sua mulher, Ana R., 39 anos, para poder beneficiar das deduções em sede de IVA relativas a encargos com os filhos do casal.Desde então, há quatro anos, a família Rodrigues, que continuou a ser uma família no seu dia-a-dia e que apenas se divorciou "no papel", tem vindo a poupar cerca de mil euros por mês. "O correspondente a um salário quase", explicou ainda João R. ao DN. Esta é mais uma de muitas famílias de pais casados ou unidos de facto a quem o Estado- através do regime de tributação de IRS em relação aos encargos com os filhos - não permite descontos fiscais sobre o valor desses encargos, ao contrário das famílias monoparentais, de pais separados ou divorciados, que podem descontar o valor da chamada "pensão de alimentos". Esta realidade foi denunciada já em 2005, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, e levou o Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, também logo na altura, a fazer um apelo ao Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, nesse sentido. Em 2007, o Governo assumiu a existência dessa falta de equidade na tributação fiscal e prometeu um igual tratamento, mais favorável às famílias monoparentais, naquilo a que chamou "Relatório para a simplificação dos Sistema Fiscal Português". Até hoje, contudo, tudo se mantém. Por isso, o Provedor de Justiça voltou a questionar, ontem, o Governo, para que lhe transmita "o estado de concretização das medidas preconizadas nesse relatório", pode ler-se no comunicado do gabinete de Nascimento Rodrigues. Contactado pelo DN, o gabinete do Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, não esclareceu o porquê do atraso e apenas assumiu que "esse assunto está a ser estudado". "Desde que fingimos esta separação que conseguimos comprar um carro, para transportar decentemente os meus seis filhos, um fogão para a cozinha e fazer férias". Porque, segundo João R., "estávamos a caminhar para uma "situação absurda" . Por isso, há quatro anos, casados desde 1990, o casal, com educação de nível superior e a trabalhar como quadros superiores de empresas, recorreu a um advogado e simulou uma intenção de separação. "Mas nada mudou. Continuamos a viver juntos e a gostar um do outro."
FILIPA AMBRÓSIO DE SOUSA - Diário de Notícias
"Não estávamos a conseguir aguentar financeiramente a casa, estávamos a entrar em situação de ruptura e então resolvemos separar-nos, mas só no papel." O desabafo é de João R., 41 anos, pai de seis filhos, residente em Braga, que simulou uma separação com a sua mulher, Ana R., 39 anos, para poder beneficiar das deduções em sede de IVA relativas a encargos com os filhos do casal.Desde então, há quatro anos, a família Rodrigues, que continuou a ser uma família no seu dia-a-dia e que apenas se divorciou "no papel", tem vindo a poupar cerca de mil euros por mês. "O correspondente a um salário quase", explicou ainda João R. ao DN. Esta é mais uma de muitas famílias de pais casados ou unidos de facto a quem o Estado- através do regime de tributação de IRS em relação aos encargos com os filhos - não permite descontos fiscais sobre o valor desses encargos, ao contrário das famílias monoparentais, de pais separados ou divorciados, que podem descontar o valor da chamada "pensão de alimentos". Esta realidade foi denunciada já em 2005, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, e levou o Provedor de Justiça, Nascimento Rodrigues, também logo na altura, a fazer um apelo ao Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, nesse sentido. Em 2007, o Governo assumiu a existência dessa falta de equidade na tributação fiscal e prometeu um igual tratamento, mais favorável às famílias monoparentais, naquilo a que chamou "Relatório para a simplificação dos Sistema Fiscal Português". Até hoje, contudo, tudo se mantém. Por isso, o Provedor de Justiça voltou a questionar, ontem, o Governo, para que lhe transmita "o estado de concretização das medidas preconizadas nesse relatório", pode ler-se no comunicado do gabinete de Nascimento Rodrigues. Contactado pelo DN, o gabinete do Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, não esclareceu o porquê do atraso e apenas assumiu que "esse assunto está a ser estudado". "Desde que fingimos esta separação que conseguimos comprar um carro, para transportar decentemente os meus seis filhos, um fogão para a cozinha e fazer férias". Porque, segundo João R., "estávamos a caminhar para uma "situação absurda" . Por isso, há quatro anos, casados desde 1990, o casal, com educação de nível superior e a trabalhar como quadros superiores de empresas, recorreu a um advogado e simulou uma intenção de separação. "Mas nada mudou. Continuamos a viver juntos e a gostar um do outro."
FILIPA AMBRÓSIO DE SOUSA - Diário de Notícias
A pedido de Hugo Chávez??
Os produtores de petróleo encontram-se deveras preocupados com esta crise económica. O preço do petróleo tem vindo gradualmente a baixar. A última machadada no preço foi o divulgar por parte dos EUA que as suas reservas eram maiores daquilo que se esperava.
Países como a Venezuela, com chefes de governo que desbaratam os ganhos do petróleo estão deveras preocupados … então vai que tentam retirar aos outros o único aspecto positivo desta crise mundial: a baixa do preço do petróleo, esquecendo que para além da crise imobiliária dos EUA foi também o elevado preço do petróleo um dos factores que conduziram à crise (juntamente com a crise dos cereais, bio-diesel, etc).
E nisto vem o senhor Hugo Chávez, preocupado com o seu dinheirito para esbanjar, como tem feito e pedir à OPEP para baixar a produção no sentido de fazer aumentar o preço do petróleo. Esperem para ver o que o senhor é capaz.
Países como a Venezuela, com chefes de governo que desbaratam os ganhos do petróleo estão deveras preocupados … então vai que tentam retirar aos outros o único aspecto positivo desta crise mundial: a baixa do preço do petróleo, esquecendo que para além da crise imobiliária dos EUA foi também o elevado preço do petróleo um dos factores que conduziram à crise (juntamente com a crise dos cereais, bio-diesel, etc).
E nisto vem o senhor Hugo Chávez, preocupado com o seu dinheirito para esbanjar, como tem feito e pedir à OPEP para baixar a produção no sentido de fazer aumentar o preço do petróleo. Esperem para ver o que o senhor é capaz.
Parece que se votarmos PS nas próximas legislativas vamos ter casamentos gays
Apesar de achar que isto não passam de fait-divers para desviar a atenção, esta declaração de voto contraditória com o sentido de voto só pode significar que o PS pretende dar a entender que na próxima legislatura irá aprovar um projecto-lei da sua autoria a conceder o direito ao casamento às pessoas homossexuais.
Podemos extrapolar que assim, nestes termos, que quem for contra o casamento entre pessoas homossexuais o melhor é nas próximas legislativas não votar PS. Simples.
Podemos extrapolar que assim, nestes termos, que quem for contra o casamento entre pessoas homossexuais o melhor é nas próximas legislativas não votar PS. Simples.
Veio a descida do juro... e a Euribor "comeu-a"
Só para quem estava pouco atento, ou queria passar informação para acalmar os mercados e os mais incautos podia esperar que a curto prazo esta baixa da tx do juro do BCE tivesse um efeito imediato na Euribor.
Ainda ontem na televisão um reputado quadro de um banco, ou por incompetência ou para tapar o sol com a peneira afirmava "que esperava que o efeito da descida da tx do BCE se reflectisse quase de imediao na Euribor".
É por estes individuos que as nossas poupanças estão a ser geridas. Ou são incompetentes ou então andam a tentar iludir-nos.
Pois, a baixa da taxa de juro realmente a aconteceu mas os bancos "comeram-na"...praticamente não passou do aumento da margem de lucro.
E nós clientes??
Ainda ontem na televisão um reputado quadro de um banco, ou por incompetência ou para tapar o sol com a peneira afirmava "que esperava que o efeito da descida da tx do BCE se reflectisse quase de imediao na Euribor".
É por estes individuos que as nossas poupanças estão a ser geridas. Ou são incompetentes ou então andam a tentar iludir-nos.
Pois, a baixa da taxa de juro realmente a aconteceu mas os bancos "comeram-na"...praticamente não passou do aumento da margem de lucro.
E nós clientes??
06/10/2008
Notícias soltas
"Portugal tem o terceiro preço da gasolina mais caro da Europa e o décimo no gasóleo, ambos acima da média da União Europeia, indicou o mais recente relatório semanal do Observatório europeu para o Mercado de Energia. " http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro_digital/news.asp?id_news=105336
"A fábrica da Autoeuropa vai parar nos próximos dias 9, 10, 13, 14 e 15 de Outubro, devido à quebra na procura dos monovolumes.
A medida foi justificada pela quebra do consumo, especialmente em Espanha. Esta já é a segunda paragem da fábrica, depois de uma primeira em Setembro, na altura sem pré-aviso." - http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1345095&idCanal=57
"A bolsa portuguesa registou hoje a maior queda de sempre, com o índice de referência PSI20 a perder 9,86% para 6.954,87 pontos, arrastado pelas perdas da EDP e Galp Energia. Paris caiu 9,04%, Londres perdeu 7,29% e Frankfurt recuou 7,33%" - http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Default.aspx
"A fábrica da Autoeuropa vai parar nos próximos dias 9, 10, 13, 14 e 15 de Outubro, devido à quebra na procura dos monovolumes.
A medida foi justificada pela quebra do consumo, especialmente em Espanha. Esta já é a segunda paragem da fábrica, depois de uma primeira em Setembro, na altura sem pré-aviso." - http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1345095&idCanal=57
"A bolsa portuguesa registou hoje a maior queda de sempre, com o índice de referência PSI20 a perder 9,86% para 6.954,87 pontos, arrastado pelas perdas da EDP e Galp Energia. Paris caiu 9,04%, Londres perdeu 7,29% e Frankfurt recuou 7,33%" - http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Default.aspx
04/10/2008
OPUS DEI - Aura Miguel - RR on-line, 2008.10.03
"O Opus Dei está hoje cheio de vigor e continua a abrir as suas portas a novos membros.80 anos é uma grande data! Há, pelo menos, 85 mil fiéis leigos e dois mil padres, espalhados por cinco continentes, para quem este aniversário é fundamental. Estou a falar dos membros do Opus Dei.Gente comum, novos e velhos, com as mais variadas profissões, que se empenham em viver a santidade nas circunstâncias habituais da vida quotidiana. A proposta do Opus Dei é ajudar a encontrar Cristo no trabalho, na vida familiar e nas restantes actividades habituais. Crescem no amor ao Papa e à Igreja. E a consequência disto tem trazido grandes frutos. É certamente esse fenómeno de santidade no meio do mundo contemporâneo que explica tanto ódio contra o Opus Dei. Centenas de livros, documentários e filmes massacram sistematicamente a opinião pública contra esta Instituição da Igreja. Mas não será que o feitiço se vira contra o feiticeiro?É que movidos justamente pela curiosidade, muitos aproximaram-se do Opus Dei que está hoje cheio de vigor e continua a abrir as suas portas a novos membros.Parabéns à Obra!"
24/09/2008
Um convite que recebi e farei por corresponder
"Exmo Senhor
A APFN tem a honra de convidar V. Exa para o Seminário "Inverno demográfico: o problema. Que respostas?", no próximo dia 27 de Setembro, no auditório do edifício novo da Assembleia da República, com o programa abaixo indicado.
Neste Seminário, será efectuada a estreia em Portugal do documentário "Inverno demográfico: o declínio da família humana", legendado em português, em que especialistas mundiais debatem esta questão nas diversas vertentes, quer quanto às causas, quer quanto às consequências, muitas vezes menosprezadas.
Sem se conhecer bem as consequências nem as distintas causas, nunca se poderá encontrar as soluções para minorar os efeitos.
Serão ainda apresentadas as projecções para a população residente em Portugal nos próximos anos, contemplando já os valores observados até 2007.
Pelo importante conjunto de individualidades que aceitaram participar neste Seminário, de vários quadrantes políticos e sociais, a APFN espera que esta sua iniciativa contribua decisivamente para que, também em Portugal, este assunto passe a ter a importância na agenda política e social que merece, como acontece na esmagadora maioria dos países europeus e tem sido cada vez mais insistido pela União Europeia, quer Comissão, quer Parlamento.
As diversas individualidades participantes intervirão a título pessoal, não vinculando partidos políticos nem associações a que pertencem, a não ser que expressamente o refiram.
A entrada é livre, não sendo necessário efectuar-se inscrição.
O documentário "Inverno demográfico: o declínio da família humana" estará, em breve, disponível para venda ao público através da internet, podendo a sua apresentação ser visualizada em http://www.invernodemografico.org/. Estará, ainda, disponível para venda, em todos os próximos eventos promovidos pela APFN.
Lisboa, 16 de Setembro de 2008
APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas"
A APFN tem a honra de convidar V. Exa para o Seminário "Inverno demográfico: o problema. Que respostas?", no próximo dia 27 de Setembro, no auditório do edifício novo da Assembleia da República, com o programa abaixo indicado.
Neste Seminário, será efectuada a estreia em Portugal do documentário "Inverno demográfico: o declínio da família humana", legendado em português, em que especialistas mundiais debatem esta questão nas diversas vertentes, quer quanto às causas, quer quanto às consequências, muitas vezes menosprezadas.
Sem se conhecer bem as consequências nem as distintas causas, nunca se poderá encontrar as soluções para minorar os efeitos.
Serão ainda apresentadas as projecções para a população residente em Portugal nos próximos anos, contemplando já os valores observados até 2007.
Pelo importante conjunto de individualidades que aceitaram participar neste Seminário, de vários quadrantes políticos e sociais, a APFN espera que esta sua iniciativa contribua decisivamente para que, também em Portugal, este assunto passe a ter a importância na agenda política e social que merece, como acontece na esmagadora maioria dos países europeus e tem sido cada vez mais insistido pela União Europeia, quer Comissão, quer Parlamento.
As diversas individualidades participantes intervirão a título pessoal, não vinculando partidos políticos nem associações a que pertencem, a não ser que expressamente o refiram.
A entrada é livre, não sendo necessário efectuar-se inscrição.
O documentário "Inverno demográfico: o declínio da família humana" estará, em breve, disponível para venda ao público através da internet, podendo a sua apresentação ser visualizada em http://www.invernodemografico.org/. Estará, ainda, disponível para venda, em todos os próximos eventos promovidos pela APFN.
Lisboa, 16 de Setembro de 2008
APFN - Associação Portuguesa de Famílias Numerosas"
23/09/2008
Mortes superaram nascimentos - Estatística alarmante de 2007
Só o título diz quase tudo. Menos nascimentos que mortes em Portugal.
As políticas portuguesas dos últimos dez anos só podiam conduzir a algo como isto:
- O "Divórcio na hora".
- A liberalização do Aborto.
- A falta de apoio à maternidade.
Estes são os resultados de politicas rídiculas de alguns governantes.
Esta sim deveria ser a notícia do dia e nunca a da candidatura de Portugal ao Conselho de Segurança da ONU. Para que? Por dois anos? Membro não permanente? Para poder ter poder negocial e petróleo de paíese de duvidosas ligações?
Quo Vadis Portugal?
As políticas portuguesas dos últimos dez anos só podiam conduzir a algo como isto:
- O "Divórcio na hora".
- A liberalização do Aborto.
- A falta de apoio à maternidade.
Estes são os resultados de politicas rídiculas de alguns governantes.
Esta sim deveria ser a notícia do dia e nunca a da candidatura de Portugal ao Conselho de Segurança da ONU. Para que? Por dois anos? Membro não permanente? Para poder ter poder negocial e petróleo de paíese de duvidosas ligações?
Quo Vadis Portugal?
Bento XVI pede luta contra a pobreza
O Papa lançou um apelo para que sejam adoptadas e aplicadas medidas para erradicar a fome e a pobreza no mundo.
No Angelus deste Domingo, logo após o regresso de Bento XVI de Albano onde presidiu à dedicação do altar da Catedral, o Papa lembrou que a reunião do próximo dia 25 de Setembro, no âmbito da 63ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, para discutir os Objectivo de Desenvolvimento do Milénio.
Aos líderes dos países do mundo que se vão juntar no dia 25, o Papa dirigiu o apelo para “que se adoptem e se apliquem, com coragem, as medidas necessárias para erradicar a extrema pobreza, a fome, a ignorância e o flagelo das doenças que atingem, sobretudo, as pessoas mais vulneráveis”.
O empenho necessário, “ainda que exija sacrifícios, numa altura de dificuldades económicas mundiais, não deixará de produzir importantes benefícios para o desenvolvimento das nações que necessitam da ajuda externa, assim como para a paz e o bem-estar de todo o Planeta”, referiu Bento XVI.
O Papa recordou ainda as catástrofes naturais, no continente americano que causaram inúmeras vítimas.
"Os países das Caraíbas, em particular o Haiti, Cuba, a República Dominicana e o Sul dos Estados Unidos, foram duramente atingidos por violentos furacões”. Bento XVI pediu que a ajuda às zonas mais atingidas “chegue prontamente”, apelando para que “a solidariedade e a fraternidade prevaleçam nestas alturas”. in Agência Ecclesia
No Angelus deste Domingo, logo após o regresso de Bento XVI de Albano onde presidiu à dedicação do altar da Catedral, o Papa lembrou que a reunião do próximo dia 25 de Setembro, no âmbito da 63ª sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, para discutir os Objectivo de Desenvolvimento do Milénio.
Aos líderes dos países do mundo que se vão juntar no dia 25, o Papa dirigiu o apelo para “que se adoptem e se apliquem, com coragem, as medidas necessárias para erradicar a extrema pobreza, a fome, a ignorância e o flagelo das doenças que atingem, sobretudo, as pessoas mais vulneráveis”.
O empenho necessário, “ainda que exija sacrifícios, numa altura de dificuldades económicas mundiais, não deixará de produzir importantes benefícios para o desenvolvimento das nações que necessitam da ajuda externa, assim como para a paz e o bem-estar de todo o Planeta”, referiu Bento XVI.
O Papa recordou ainda as catástrofes naturais, no continente americano que causaram inúmeras vítimas.
"Os países das Caraíbas, em particular o Haiti, Cuba, a República Dominicana e o Sul dos Estados Unidos, foram duramente atingidos por violentos furacões”. Bento XVI pediu que a ajuda às zonas mais atingidas “chegue prontamente”, apelando para que “a solidariedade e a fraternidade prevaleçam nestas alturas”. in Agência Ecclesia
22/09/2008
Sábado sem abastecer para lutar contra preços elevados dos combustíveis
A associação de defesa do consumidor (DECO) marcou para sábado uma acção de protesto que consiste no não abastecimento de combustíveis no próximo dia 27 de Setembro (in Público).
Embora não concorde, e não ache que seja uma acção profícua, vou aderir...
Mas vou fazer mais do que isso, nesse dia só me irei deslocar usando a bicicleta, a pé ou de transportes públicos.
Isso sim, seria um bom apelo por parte da DECO.
Um APAGÃO ao abastecimento de combustíveis.
Um dia a menos de gastos de combustiveis.
Embora não concorde, e não ache que seja uma acção profícua, vou aderir...
Mas vou fazer mais do que isso, nesse dia só me irei deslocar usando a bicicleta, a pé ou de transportes públicos.
Isso sim, seria um bom apelo por parte da DECO.
Um APAGÃO ao abastecimento de combustíveis.
Um dia a menos de gastos de combustiveis.
Quatro maus exemplos - Lisboa, Seixal, Vila do Conde e Espinho são os maus exemplos apontados pela Quercus
"Apesar de o ano ainda estar longe do fim, pelo menos quatro localidades portuguesas já ultrapassaram os valores anuais de poluição permitida por lei.
Lisboa, Seixal, Vila do Conde e Espinho são os maus exemplos apontados pela Quercus neste Dia Europeu Sem Carros.“Há valores que revelam a existência de quatro zonas ainda com problemas graves. É o caso da Avenida da Liberdade [em Lisboa], que no ano passado teve 149 dias com excesso de poluição e que, este ano, já vai em 55 dias até Agosto. Existe também o Seixal e, no norte, do país, os casos de Espinho e Vila do Conde, que vão ultrapassar - no fim do ano - os cem dias em excesso”, explica Helder Spínola.Os dados foram divulgados esta manhã pela Quercus, no âmbito de uma iniciativa de sensibilização em Lisboa, inserida na Semana da Mobilidade e no Dia Europeu Sem Carros." in Rádio Renascença
Lisboa, Seixal, Vila do Conde e Espinho são os maus exemplos apontados pela Quercus neste Dia Europeu Sem Carros.“Há valores que revelam a existência de quatro zonas ainda com problemas graves. É o caso da Avenida da Liberdade [em Lisboa], que no ano passado teve 149 dias com excesso de poluição e que, este ano, já vai em 55 dias até Agosto. Existe também o Seixal e, no norte, do país, os casos de Espinho e Vila do Conde, que vão ultrapassar - no fim do ano - os cem dias em excesso”, explica Helder Spínola.Os dados foram divulgados esta manhã pela Quercus, no âmbito de uma iniciativa de sensibilização em Lisboa, inserida na Semana da Mobilidade e no Dia Europeu Sem Carros." in Rádio Renascença
20/09/2008
Quem tem medo de Pedro Santana Lopes??
Assim que pelos corredores do PSD começou a ser ventilada a possibilidade do dr. Pedro Santana Lopes concorrer à CM Lisboa nas próximas eleições autárquicas, houve logo quem logo à nascença fizesse por liquidar a mesma. Rapidamente apareceram nos meios de comunicação social notícias que lhe imputam o estatuto de arguido num processo relativo à CM de Lisboa.
É motivo suficiente para se suspeitar do timing dessas notícias...
e perguntar:
Quem tem medo da candidatura de Pedro Santana Lopes à CM de Lisboa?
É motivo suficiente para se suspeitar do timing dessas notícias...
e perguntar:
Quem tem medo da candidatura de Pedro Santana Lopes à CM de Lisboa?
50.º Aniversário Sacerdotal do Padre David de Pinho Esteves - Arrentela
Já foi no passsado dia 15 de Agosto de 2008, que ocorreu o 50.º aniversário de Ordenação Sacerdotal do Padre David Pinho, mas como tal ocorreu em tempo de férias, a celebração comemorativa vai realizar-se amanhã dia 21 de Setembro de 2008, Domingo na Igreja Paroquial da Arrrentela com presença do Sr. Bispo com o seguinte programa:
15.00h - Inauguração e Benção do Centro (antigo Mirabola)
16.00h - Eucaristia concelebrada
17.30h - Sessão comemorativa
18.30h - Convívio jantar na Quinta da Valenciana
Uma homenagem bem merecida.
Parabéns Padre David
15.00h - Inauguração e Benção do Centro (antigo Mirabola)
16.00h - Eucaristia concelebrada
17.30h - Sessão comemorativa
18.30h - Convívio jantar na Quinta da Valenciana
Uma homenagem bem merecida.
Parabéns Padre David
19/09/2008
Casamento homossexual - O nosso "fait-diver"
Parece que temos na nossa praça alguns especialistas na matéria de desviar o olhar/interesse dos cidadãos para alguns assuntos que geram discussão e ao mesmo tempo muita distração.
É sem dúvida aquilo que se quer dizer com um "fait-divers". É disso que se trata quando se promovem debates e discussões pública sobre o tema de casamento entre homossexuais.
Neste momento é algo para desviar atenções.
Enquanto isso, temos uma taxa altíssima de desemprego, temos a taxa Euribor (estúpida como uma mula) a subir e atingir máximos que penalizam por demais as famílias portuguesas; temos uma notícia que a comunicação tentou fazer passar mas que ninguém lhe ligou como aquela que nos revelou que quase trinta por cento dos empregos prometidos por este governo, são no estrangeiro; temos os preços dos combustíveis a subir quando o petróleo desce nos mercados ( o pior é que aparentemente vai recomeçar a subir novamente); temos a criminalidade violenta, o medo, a insegurança a crescerem; temos o Chávez a elogiar o Sócrates, etc.
Sem me deixar levar , e para não deixar mal-entendidos, de modo muito sintético, deixo aqui a minha opinião:
-Para mim o casamento, devia ser um contrato reservado para pessoas de sexo diferente.
Já que são tão vanguardistas os defensores do casamento para homossexuais, arranjem lá um outro contrato exclusivo para pessoas do mesmo sexo que confira os mesmo deveres e direitos de um casamento.
Aliás, através da quase actual equiparação da união de facto ao casamento, só falta mesmo arranjar um nome para esse tipo de contrato.
Procurem, pensem que irão encontrar algo.
É sem dúvida aquilo que se quer dizer com um "fait-divers". É disso que se trata quando se promovem debates e discussões pública sobre o tema de casamento entre homossexuais.
Neste momento é algo para desviar atenções.
Enquanto isso, temos uma taxa altíssima de desemprego, temos a taxa Euribor (estúpida como uma mula) a subir e atingir máximos que penalizam por demais as famílias portuguesas; temos uma notícia que a comunicação tentou fazer passar mas que ninguém lhe ligou como aquela que nos revelou que quase trinta por cento dos empregos prometidos por este governo, são no estrangeiro; temos os preços dos combustíveis a subir quando o petróleo desce nos mercados ( o pior é que aparentemente vai recomeçar a subir novamente); temos a criminalidade violenta, o medo, a insegurança a crescerem; temos o Chávez a elogiar o Sócrates, etc.
Sem me deixar levar , e para não deixar mal-entendidos, de modo muito sintético, deixo aqui a minha opinião:
-Para mim o casamento, devia ser um contrato reservado para pessoas de sexo diferente.
Já que são tão vanguardistas os defensores do casamento para homossexuais, arranjem lá um outro contrato exclusivo para pessoas do mesmo sexo que confira os mesmo deveres e direitos de um casamento.
Aliás, através da quase actual equiparação da união de facto ao casamento, só falta mesmo arranjar um nome para esse tipo de contrato.
Procurem, pensem que irão encontrar algo.
18/09/2008
Há nomes engraçados
Há nomes engraçados que quando se cruzam não podemos deixar de esboçar um sorriso atentem bem a esta notícia da Lusa.
17/09/2008
Quem manda aqui?
Quem manda aqui?
Quem detém o mercado?
Quem detém o transporte e armazenamento de produtos petrolíferos já refinados?
Quem detém o monopólio de refinação dos produtos em Portugal?
Haverá concorrência realmente?
Não há lei de mercado que resista assim...
Quem detém o mercado?
Quem detém o transporte e armazenamento de produtos petrolíferos já refinados?
Quem detém o monopólio de refinação dos produtos em Portugal?
Haverá concorrência realmente?
Não há lei de mercado que resista assim...
Nestes onze não me revejo...
Assim vai a nossa social democracia.
Cada vez mais no nosso Partido Social Democrata a pluralidade de opiniões e doutrinas e consequentes divergências éticas, morais, económicas, sociais são tantas e tão grandes que o próprio partido tende a não saber expressar a sua verdadeira doutrina.
A social democracia deixa de ser algo que une as pessoas como um simbolo de uma doutrina social e económica e passa ser apenas algo que reune um grupo de amigos, com uns interesses e pensamentos económicos algo semelhantes. E é exactamente aí que reside um dos maiores perigos para o PSD, um partido eminentemente nacional. Como tal nestes onze não me revejo...
Cada vez mais no nosso Partido Social Democrata a pluralidade de opiniões e doutrinas e consequentes divergências éticas, morais, económicas, sociais são tantas e tão grandes que o próprio partido tende a não saber expressar a sua verdadeira doutrina.
A social democracia deixa de ser algo que une as pessoas como um simbolo de uma doutrina social e económica e passa ser apenas algo que reune um grupo de amigos, com uns interesses e pensamentos económicos algo semelhantes. E é exactamente aí que reside um dos maiores perigos para o PSD, um partido eminentemente nacional. Como tal nestes onze não me revejo...
12/09/2008
06/09/2008
A VERDADE DE ONTEM É A MENTIRA DO DIA SEGUINTE- de quem é a responsabilidade??
Projecto Skylander muda-se de Évora para França
Tendo sido considerado e apresentado pelo sr. Lula e sr Sócrates como um PIN (Projecto de Interesse nacional) e dado como certo para ser implantado em Évora, o programa para desenvolvimento industrial do pequeno bimotor multiuso (para carga e/ou passageiros) já não vem para Portugal.
Segundo a imprensa de hoje este investimento foi desviado para França.
De quem é a culpa ?
De quem é a responsabilidade ?
Será do Governo ? Ou da empresa?
Será que a empresa agiu de boa-fé?
Não existem claúsulas contratuais penais a accionar?
Que falta de respeito foi esta?
Será que esta empresa não deverá ir para uma lista de empresas consideradas como " personna non gratta"?
Esperamso futuros esclarecimentos.
Tendo sido considerado e apresentado pelo sr. Lula e sr Sócrates como um PIN (Projecto de Interesse nacional) e dado como certo para ser implantado em Évora, o programa para desenvolvimento industrial do pequeno bimotor multiuso (para carga e/ou passageiros) já não vem para Portugal.
Segundo a imprensa de hoje este investimento foi desviado para França.
De quem é a culpa ?
De quem é a responsabilidade ?
Será do Governo ? Ou da empresa?
Será que a empresa agiu de boa-fé?
Não existem claúsulas contratuais penais a accionar?
Que falta de respeito foi esta?
Será que esta empresa não deverá ir para uma lista de empresas consideradas como " personna non gratta"?
Esperamso futuros esclarecimentos.
05/09/2008
04/09/2008
Democracia em Angola
Atentem bem nesta passagem do editorial do Jornal Público, e atestem da verdadeira democracia angolana:
"Não fomos as únicas vítimas do boicote do governo de Luanda: os órgãos de informação do grupo Impresa que pediram vistos (SIC, Expresso e Visão) também não os obtiveram. O mesmo se passou com a Rádio Renascença. Nenhuma explicação foi dada por via oficial, mas todos em Angola sabem porque ocorreu esta discriminação: os senhores que mandam no país não toleram a comunicação social livre e independente e não perdoam aos jornalistas ou órgãos de informação que, em algum momento, noticiaram escândalos, reportaram abusos ou se manifestaram, em textos de opinião, contra o regime. E retaliam em conformidade."
"Não fomos as únicas vítimas do boicote do governo de Luanda: os órgãos de informação do grupo Impresa que pediram vistos (SIC, Expresso e Visão) também não os obtiveram. O mesmo se passou com a Rádio Renascença. Nenhuma explicação foi dada por via oficial, mas todos em Angola sabem porque ocorreu esta discriminação: os senhores que mandam no país não toleram a comunicação social livre e independente e não perdoam aos jornalistas ou órgãos de informação que, em algum momento, noticiaram escândalos, reportaram abusos ou se manifestaram, em textos de opinião, contra o regime. E retaliam em conformidade."
03/09/2008
Alguém me explica esta vergonha??
Resolvi trancrever a notícia para facilitar a sua leitura, apesar de ter o link activado para a mesma.
Aumentam,
Calam-se,
Justificam-se com o mercado,
O mesmo que nesses mesmo valores fazia os combustíveis custarem menos oito a dez cêntimos.
Será isto o oligopólio da Galp que a Autoridade da Concorrência não encontra ??
"A Galp Energia voltou a aumentar os combustíveis esta semana, facto que passou despercebido para a maioria dos consumidores, já que a petrolífera portuguesa não divulgou o aumento.
Contactada pela Agência Financeira fonte oficial da empresa confirmou que a subida foi de 1 cêntimo, tanto na gasolina como no gasóleo e que ocorreu às 00:00 horas do dia 27, ou seja, da passada quarta-feira.
A justificar este novo aumento estão «as cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais», adiantou a mesma fonte à AF.
As acções da Galp Energia seguem a cair 0,36% para os 13,66 euros." Agência Financeira
Aumentam,
Calam-se,
Justificam-se com o mercado,
O mesmo que nesses mesmo valores fazia os combustíveis custarem menos oito a dez cêntimos.
Será isto o oligopólio da Galp que a Autoridade da Concorrência não encontra ??
"A Galp Energia voltou a aumentar os combustíveis esta semana, facto que passou despercebido para a maioria dos consumidores, já que a petrolífera portuguesa não divulgou o aumento.
Contactada pela Agência Financeira fonte oficial da empresa confirmou que a subida foi de 1 cêntimo, tanto na gasolina como no gasóleo e que ocorreu às 00:00 horas do dia 27, ou seja, da passada quarta-feira.
A justificar este novo aumento estão «as cotações dos produtos petrolíferos nos mercados internacionais», adiantou a mesma fonte à AF.
As acções da Galp Energia seguem a cair 0,36% para os 13,66 euros." Agência Financeira
Republicação de artigo meu sobre as trinta medidas propostas pela CDU para as eleições autárquicas de 2005
Muito Mau
As 30 medidas da CDU
1.“Aprovar o PDM e P.M. do Ambiente”??? Então meus senhores estão a prometer uma coisa que é obrigatório fazerem??? Boa. Prometem que vão cumprir a Lei??
2.“Pugnar pela concretização, de forma integrada do Plano de Valorização da Baía do Seixal...”. Francamente trinta anos não chegaram?? Prometem sempre isto e não concretizam!! Agora chamam-lhe Valorização, já foi chamado de Recuperação...
3.“Criar um novo Parque de Actividades Económicas... na siderurgia nacional”. Esta só para os mais desatentos. Já está até vendido à urbindústria!!!
4.Pois agora preocupam-se com o ambiente.
5.Não é Câmara mas sim a SIMARSUL que vai construir a ETAR. Prometem aquilo que outros vão fazer!!!
6.Têm mesmo de aprovar a carta educativa. Mas era bom é que tivessem presente nas assembleias de escola como devem! E claro ao contrário de mais de 90% do País,implementar o Inglês no 1.º Ciclo, visto a CM do Seixal ser a principal culpada da inexistência em diversas escolas. São prioridades... à publicidade autárquica em vez do Inglês nas escolas!!
7.“Construir uma pousada da juventude” Fixem esta!! Quando não são as Câmaras que o fazem. Prometem para os outros fazerem!!
8.“Construir Piscina na Aldeia de Paio Pires”. Pois o critério da população não se aplica a Arrentela. Fica sem piscina e passa para Paio Pires e a Junta nada diz!1 Uma piscina que funciona durante três meses e mal, que nem foi construção da Câmara!!!
9.Ficamos aqui para ver!!! Fixem também esta!! Pinhal de frades nada?? Ou será o gueto da Flor da Mata???
10.Esta é o cúmulo... reparem bem: “ Aplicar a legislação existente para assegurar a mobilidade pedonal...”.
11.Prometem mais uma vez aplicar a Lei! Quer dizer que até aqui não o faziam!! Sem mais comentários.“...frente ribeirinha...Quinta da Princesa...a criação de mais lugares...” Que confusão vai nestas cabecinhas!!
12.Não sabem o que dizem querem prometer algo a todos!!
13.Aqui prometem o bairro/gueto da Flor da Mata!!
14.“Pavimentar, e beneficiar ruas...” Mas é uma das funções principais das Câmaras, só que a do Seixal só descobre isso nas vésperas de eleições ou da Festa do Avante!!
15.“Melhorar a limpeza urbana...” Têm muito para fazer.
16.São bons para enganar o cidadão com jardins, mas depois cuidar deles? Mante-los seguros? Sem arriscarmos a sermos mordidos por um cão como acontece no Parque Urbano da Paivas
17.“Aplicar o Plano Municipal de Energia...” Finalmente perceberam que os planos são para serem aplicados.
18.Encher chouriços, surge no seguimento da anterior.
19.“ Construir um novo edifício...” Mais ainda?????
20.Edifício Alentejo há quantos anos fechado??? Incompetência .“Modernizar e humanizar...” Sim?? Quer dizer que??? Pois encher chouriços!
21. a 30. A partir daqui são exigências ao Estado. Ou seja lavam as suas mãos. E a resposta que temos é apenas isto, tal como num hipermercado perto de si : SÒ????Muito mau mesmo.
As 30 medidas da CDU
1.“Aprovar o PDM e P.M. do Ambiente”??? Então meus senhores estão a prometer uma coisa que é obrigatório fazerem??? Boa. Prometem que vão cumprir a Lei??
2.“Pugnar pela concretização, de forma integrada do Plano de Valorização da Baía do Seixal...”. Francamente trinta anos não chegaram?? Prometem sempre isto e não concretizam!! Agora chamam-lhe Valorização, já foi chamado de Recuperação...
3.“Criar um novo Parque de Actividades Económicas... na siderurgia nacional”. Esta só para os mais desatentos. Já está até vendido à urbindústria!!!
4.Pois agora preocupam-se com o ambiente.
5.Não é Câmara mas sim a SIMARSUL que vai construir a ETAR. Prometem aquilo que outros vão fazer!!!
6.Têm mesmo de aprovar a carta educativa. Mas era bom é que tivessem presente nas assembleias de escola como devem! E claro ao contrário de mais de 90% do País,implementar o Inglês no 1.º Ciclo, visto a CM do Seixal ser a principal culpada da inexistência em diversas escolas. São prioridades... à publicidade autárquica em vez do Inglês nas escolas!!
7.“Construir uma pousada da juventude” Fixem esta!! Quando não são as Câmaras que o fazem. Prometem para os outros fazerem!!
8.“Construir Piscina na Aldeia de Paio Pires”. Pois o critério da população não se aplica a Arrentela. Fica sem piscina e passa para Paio Pires e a Junta nada diz!1 Uma piscina que funciona durante três meses e mal, que nem foi construção da Câmara!!!
9.Ficamos aqui para ver!!! Fixem também esta!! Pinhal de frades nada?? Ou será o gueto da Flor da Mata???
10.Esta é o cúmulo... reparem bem: “ Aplicar a legislação existente para assegurar a mobilidade pedonal...”.
11.Prometem mais uma vez aplicar a Lei! Quer dizer que até aqui não o faziam!! Sem mais comentários.“...frente ribeirinha...Quinta da Princesa...a criação de mais lugares...” Que confusão vai nestas cabecinhas!!
12.Não sabem o que dizem querem prometer algo a todos!!
13.Aqui prometem o bairro/gueto da Flor da Mata!!
14.“Pavimentar, e beneficiar ruas...” Mas é uma das funções principais das Câmaras, só que a do Seixal só descobre isso nas vésperas de eleições ou da Festa do Avante!!
15.“Melhorar a limpeza urbana...” Têm muito para fazer.
16.São bons para enganar o cidadão com jardins, mas depois cuidar deles? Mante-los seguros? Sem arriscarmos a sermos mordidos por um cão como acontece no Parque Urbano da Paivas
17.“Aplicar o Plano Municipal de Energia...” Finalmente perceberam que os planos são para serem aplicados.
18.Encher chouriços, surge no seguimento da anterior.
19.“ Construir um novo edifício...” Mais ainda?????
20.Edifício Alentejo há quantos anos fechado??? Incompetência .“Modernizar e humanizar...” Sim?? Quer dizer que??? Pois encher chouriços!
21. a 30. A partir daqui são exigências ao Estado. Ou seja lavam as suas mãos. E a resposta que temos é apenas isto, tal como num hipermercado perto de si : SÒ????Muito mau mesmo.
De volta de Férias ao encontro da incompetência
É de pasmar aquilo que sucedeu com a CM do Seixal. Falhar o concurso a fundos comunitários por questões de minutos. Falhar a possibilidade de obter uma verba a rondar os seis milhões de euros para a renovação da Quinta do Cabral. Mas aconteceu e poderia ter passado despercebido. Mas felizmente desta vez não, como pode verificar no Diário de Notícias e agora no Público.
Incompetência
Incompetência
16/08/2008
29/07/2008
Uma opinião sobre a trapalhada do Futebol
"O comunicado da SAD do Futebol Clube do Porto em resposta ao parecer de Freitas do Amaral é uma peça de alta comédia e um excelente retrato da mentalidade mais rasteira que por aí sobrevive. (...) O que se passou na já famosa reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol não admite dúvidas jurídicas, desportivas ou morais. Independentemente da decisão que estava em causa, da descida do Boavista ou da penalização de Pinto da Costa, só mesmo a claque dos SuperDragões ou gente com paralisia cerebral pode fingir não ter visto o que toda a gente viu: uma manobra inacreditável do presidente do CJ, António Gonçalves Pereira, para manipular o conselho a seu bel-prazer e beneficiar Porto e Boavista, desse por onde desse. O parecer de Freitas do Amaral sublinha apenas o óbvio, com a vantagem de sustentar esse óbvio com argumentos jurídicos irrefutáveis e numa linguagem compreensível por qualquer mortal. Freitas é de tal forma cristalino na descrição das sucessivas golpadas tentadas por Gonçalves Pereira que a carreira deste como advogado e político só não está acabada se não houver um pingo de vergonha nesta terra (...)"
(João Miguel Tavares)in DN
(João Miguel Tavares)in DN
Uma moratória para o aborto
PÚBLICO27.07.2008, Pedro Vaz Patto
Foi o intelectual italiano Giuliano Ferrara quem propôs, numa carta dirigida ao secretário-geral da ONU, esta iniciativaFoi há mais de um ano que se realizou entre nós o referendo que conduziu à liberalização do aborto. Poderia pensar-se que a questão foi encerrada, cá como noutros países, que o direito ao aborto passou a ser mais uma "conquista irreversível" e que estamos perante leis intocáveis e indiscutíveis.Mas não é assim. Não só porque tal lógica de "intocabilidade" não se compatibiliza com os princípios democráticos, como também porque um cada vez maior número de circunstâncias vem acentuando o anacronismo dos argumentos que levaram à liberalização do aborto desde há já várias décadas.Tudo isto vem a propósito de uma iniciativa lançada em Itália pelo intelectual laico Giuliano Ferrara (movimentos católicos apoiam-na, mas ela não partiu de nenhum deles), que está a ter eco em todo o mundo. Trata-se de, na sequência da aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Dezembro do ano passado, de uma moratória mundial relativa à aplicação da pena de morte, propor, numa carta dirigida ao secretário-geral dessa organização, uma moratória relativa ao aborto.Já anteriormente o Governo polaco (entretanto substituído) havia associado estas duas causas de defesa da vida, opondo-se à celebração de um dia europeu contra a pena de morte se não fossem também contemplados o aborto e a eutanásia enquanto atentados à vida. Mais sensatamente, não se trata, agora, de levantar qualquer obstáculo à abolição da pena de morte, mas, antes, de pedir coerência a quem, justamente, clama pelo respeito da vida de pessoas condenadas pela prática de crimes graves. De pedir que, coerentemente, tal respeito se estenda à vida inocente.Um primeiro alerta que é suscitado pela iniciativa diz respeito à dimensão quantitativa do fenómeno. O aborto deveria ser, para muitos partidários da sua liberalização, "legal, seguro e raro" ("legal, safe and rare"). Não ouvimos repetir este slogan tantas vezes no referendo de há cerca de um ano? Do carácter falsamente "seguro" do aborto, falam os dados cada vez mais consistentes sobre as suas sequelas psíquicas para a mulher. Mas o aborto também está muito longe de ser "raro". O texto da referida carta evoca a crueza irrefutável dos números. "Nos últimos trinta anos, foram praticados mais de mil milhões de abortos, com uma média anual de cinquenta milhões." Poderia recordar-se o exemplo da Rússia, onde o número de abortos chegou a superar, durante vários anos, o número de nascimentos (mas também na "avançada" e "exemplar" Suécia o número de abortos é de mais de um quarto dos nascimentos) e onde, por razões demográficas, se procura, agora, introduzir limitações legais ao aborto. São números que deveriam arrepiar, pelo menos, tanto como os (também arrepiantes) 9,7 milhões de mortes anuais de crianças nascidas (segundo o recente relatório da Unicef).Mas há também outros aspectos do fenómeno que nessa carta são evocados e que muitas vezes são esquecidos. "Na China, milhões de nascituros correm o risco de ser vítimas de abortos, incentivados e também coagidos em nome de uma planificação familiar e demográfica do Estado." Onde está o aborto como afirmação de liberdade pessoal, quando ele é, assim, um instrumento de coacção em âmbitos pessoalíssimos? "Na Índia, devido a uma selecção sexista, foram eliminadas antes do nascimento milhões de meninas nos últimos anos." Onde está o aborto como bandeira da emancipação da mulher? "Também no Ocidente, o aborto torna-se o instrumento de um novo eugenismo que viola os direitos do nascituro e a igualdade entre os homens, desviando o diagnóstico pré-natal da sua função de preparação ao acolhimento e ao cuidado para com o nascituro para uma situação próxima de um critério de melhoramento da raça, destruindo, assim, os ideais universalistas que estão na origem da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948." Já Jurgen Habermas (apesar de não se opor à legalização do aborto) tinha alertado para este novo eugenismo, um "eugenismo liberal", no seu livro O Futuro da Natureza Humana (Shurkamp Verlag, 2003, Almedina, 2006). Neste contexto, não será muito mais difícil criar uma cultura de autêntica inclusão das pessoas com deficiência?A iniciativa pode parecer provocatória. Pretender alterar de imediato a legislação que, em muitos países, liberalizou o aborto pode ser irrealista. Mas o mérito indiscutível desta proposta é o de não deixar morrer a discussão, o de alertar as consciências que, distraídas ou manipuladas, não se apercebem de um fenómeno que, como ofensa ao primeiro dos direitos humanos, dificilmente encontrará paralelo, em gravidade e dimensão quantitativa.A luta contra o aborto tem várias vertentes: a da política legislativa, mas também a social (o combate às suas causas) e a cultural (a difusão de uma mentalidade acolhedora da vida, de toda a vida, como um dom). É o que importa salientar, entre nós de modo particular a propósito do aniversário do referendo. A discussão não morreu. Nessas três vertentes, a luta continua.
Foi o intelectual italiano Giuliano Ferrara quem propôs, numa carta dirigida ao secretário-geral da ONU, esta iniciativaFoi há mais de um ano que se realizou entre nós o referendo que conduziu à liberalização do aborto. Poderia pensar-se que a questão foi encerrada, cá como noutros países, que o direito ao aborto passou a ser mais uma "conquista irreversível" e que estamos perante leis intocáveis e indiscutíveis.Mas não é assim. Não só porque tal lógica de "intocabilidade" não se compatibiliza com os princípios democráticos, como também porque um cada vez maior número de circunstâncias vem acentuando o anacronismo dos argumentos que levaram à liberalização do aborto desde há já várias décadas.Tudo isto vem a propósito de uma iniciativa lançada em Itália pelo intelectual laico Giuliano Ferrara (movimentos católicos apoiam-na, mas ela não partiu de nenhum deles), que está a ter eco em todo o mundo. Trata-se de, na sequência da aprovação pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Dezembro do ano passado, de uma moratória mundial relativa à aplicação da pena de morte, propor, numa carta dirigida ao secretário-geral dessa organização, uma moratória relativa ao aborto.Já anteriormente o Governo polaco (entretanto substituído) havia associado estas duas causas de defesa da vida, opondo-se à celebração de um dia europeu contra a pena de morte se não fossem também contemplados o aborto e a eutanásia enquanto atentados à vida. Mais sensatamente, não se trata, agora, de levantar qualquer obstáculo à abolição da pena de morte, mas, antes, de pedir coerência a quem, justamente, clama pelo respeito da vida de pessoas condenadas pela prática de crimes graves. De pedir que, coerentemente, tal respeito se estenda à vida inocente.Um primeiro alerta que é suscitado pela iniciativa diz respeito à dimensão quantitativa do fenómeno. O aborto deveria ser, para muitos partidários da sua liberalização, "legal, seguro e raro" ("legal, safe and rare"). Não ouvimos repetir este slogan tantas vezes no referendo de há cerca de um ano? Do carácter falsamente "seguro" do aborto, falam os dados cada vez mais consistentes sobre as suas sequelas psíquicas para a mulher. Mas o aborto também está muito longe de ser "raro". O texto da referida carta evoca a crueza irrefutável dos números. "Nos últimos trinta anos, foram praticados mais de mil milhões de abortos, com uma média anual de cinquenta milhões." Poderia recordar-se o exemplo da Rússia, onde o número de abortos chegou a superar, durante vários anos, o número de nascimentos (mas também na "avançada" e "exemplar" Suécia o número de abortos é de mais de um quarto dos nascimentos) e onde, por razões demográficas, se procura, agora, introduzir limitações legais ao aborto. São números que deveriam arrepiar, pelo menos, tanto como os (também arrepiantes) 9,7 milhões de mortes anuais de crianças nascidas (segundo o recente relatório da Unicef).Mas há também outros aspectos do fenómeno que nessa carta são evocados e que muitas vezes são esquecidos. "Na China, milhões de nascituros correm o risco de ser vítimas de abortos, incentivados e também coagidos em nome de uma planificação familiar e demográfica do Estado." Onde está o aborto como afirmação de liberdade pessoal, quando ele é, assim, um instrumento de coacção em âmbitos pessoalíssimos? "Na Índia, devido a uma selecção sexista, foram eliminadas antes do nascimento milhões de meninas nos últimos anos." Onde está o aborto como bandeira da emancipação da mulher? "Também no Ocidente, o aborto torna-se o instrumento de um novo eugenismo que viola os direitos do nascituro e a igualdade entre os homens, desviando o diagnóstico pré-natal da sua função de preparação ao acolhimento e ao cuidado para com o nascituro para uma situação próxima de um critério de melhoramento da raça, destruindo, assim, os ideais universalistas que estão na origem da Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948." Já Jurgen Habermas (apesar de não se opor à legalização do aborto) tinha alertado para este novo eugenismo, um "eugenismo liberal", no seu livro O Futuro da Natureza Humana (Shurkamp Verlag, 2003, Almedina, 2006). Neste contexto, não será muito mais difícil criar uma cultura de autêntica inclusão das pessoas com deficiência?A iniciativa pode parecer provocatória. Pretender alterar de imediato a legislação que, em muitos países, liberalizou o aborto pode ser irrealista. Mas o mérito indiscutível desta proposta é o de não deixar morrer a discussão, o de alertar as consciências que, distraídas ou manipuladas, não se apercebem de um fenómeno que, como ofensa ao primeiro dos direitos humanos, dificilmente encontrará paralelo, em gravidade e dimensão quantitativa.A luta contra o aborto tem várias vertentes: a da política legislativa, mas também a social (o combate às suas causas) e a cultural (a difusão de uma mentalidade acolhedora da vida, de toda a vida, como um dom). É o que importa salientar, entre nós de modo particular a propósito do aniversário do referendo. A discussão não morreu. Nessas três vertentes, a luta continua.
26/07/2008
Parecer do Prof. Freitas do Amaral
Penso que este excerto esclarece bem o fundamental da questão.
«[...] não posso deixar de chamar a atenção para o temível precedente que constituiria legitimar a conduta do presidente de um órgão colegial que, só para defesa do seu prestígio e para manter o seu cargo, bem como para não perder votações quando está em minoria, encerra antecipadamente as reuniões sem marcar as seguintes, impedindo assim o debate e a votação de propostas de que discorda. Se a moda pega, que se passará a seguir nas autarquias locais, nos institutos públicos, nas entidades autónomas e, por contágio, porventura também nas associações, fundações e sociedades de direito privado? O problema deveria merecer a atenção do Ministério da Justiça.»Freitas do Amaral
«[...] não posso deixar de chamar a atenção para o temível precedente que constituiria legitimar a conduta do presidente de um órgão colegial que, só para defesa do seu prestígio e para manter o seu cargo, bem como para não perder votações quando está em minoria, encerra antecipadamente as reuniões sem marcar as seguintes, impedindo assim o debate e a votação de propostas de que discorda. Se a moda pega, que se passará a seguir nas autarquias locais, nos institutos públicos, nas entidades autónomas e, por contágio, porventura também nas associações, fundações e sociedades de direito privado? O problema deveria merecer a atenção do Ministério da Justiça.»Freitas do Amaral
24/07/2008
Ligações perigosas
A ligação entre a Olivedesportos/SportTV e a RTP é definitivamente aquilo que se chama de ligações perigosas.
Quanto do dinheiro do erário público vai parar aos cofres de instituições privadas como a SporTV?
Porque é que as televisões não negoceiam directamente com a Liga e a Federação e têm como intermediário uma outra empresa como a SportTV?
Nestes termos anseio pelo começo do Canal Benfica, nomeadamente pelo facto do Benfica não ter renovado o contrato da transmissão dos seus jogos com a Olivedesportos. Fica assim livre de intermediários.
Quanto do dinheiro do erário público vai parar aos cofres de instituições privadas como a SporTV?
Porque é que as televisões não negoceiam directamente com a Liga e a Federação e têm como intermediário uma outra empresa como a SportTV?
Nestes termos anseio pelo começo do Canal Benfica, nomeadamente pelo facto do Benfica não ter renovado o contrato da transmissão dos seus jogos com a Olivedesportos. Fica assim livre de intermediários.
Muito cuidado com as piscinas

Mais uma vez somos confrontados com a morte de uma criança numa piscina. Todo o cuidado é pouco. Eu como pai sou daqueles que precisam ter um cuidado extra quando frequentamos sítios com piscinas, ou com a piscina da casa de férias.
A rapidez e o silêncio que envolve o afogamento de uma criança numa piscina é algo que o comum dos mortais nem sonha. Extremamente rápido e silencioso. A falta de ar, a entrada de água nas vias respiratórias, o facto de se perder a calma, conduz a uma morte muito rápida. Aliás pode acontecer a todos, mas com particular gravidade quando acontece a uma criança.
Posso dizer que assisti a um quase afogamento numa piscina, de um jovem de 15 anos, exactamente por entrar em pânico e começar a engolir água sem ter feito qualquer pedido de socorro. Graças a Deus houve quem tivesse a olhar para o jovem e pudesse dar o alarme, tendo tudo sido sanado.
Fique então atento para as recomendações que devem ser seguidas e divulgadas:
Vigie activamente e em permanência a criança na água ou perto dela. Em período de férias, redobre a vigilância.
Esvazie baldes e alguidares.
Escolha praias e piscinas públicas, vigiadas.
Vede a sua piscina, tanque de rega ou o lago do jardim. Cubra adequadamente os poços. É importante dificultar o acesso das crianças pequenas à água através de barreiras físicas.
Utilize auxiliares de flutuação: coletes e braçadeiras, bem ajustados ao corpo da criança.
Ensine as crianças a nadar e a ter comportamentos seguros na água.
Respeite a segurança em embarcações aquáticas.
Em caso de acidente, chame o 112.
Tire um curso de socorrismo: você pode salvar uma vida.
Vigie activamente e em permanência a criança na água ou perto dela. Em período de férias, redobre a vigilância.
Esvazie baldes e alguidares.
Escolha praias e piscinas públicas, vigiadas.
Vede a sua piscina, tanque de rega ou o lago do jardim. Cubra adequadamente os poços. É importante dificultar o acesso das crianças pequenas à água através de barreiras físicas.
Utilize auxiliares de flutuação: coletes e braçadeiras, bem ajustados ao corpo da criança.
Ensine as crianças a nadar e a ter comportamentos seguros na água.
Respeite a segurança em embarcações aquáticas.
Em caso de acidente, chame o 112.
Tire um curso de socorrismo: você pode salvar uma vida.
Proponho também a visita ao site da APSI- Associação para a Promoção da Segurança Infantil
E os votos de umas boas férias e que tudo corra sem acidentes.
23/07/2008
Petróleo cai 20 dólares numa semana e meia
Em Londres, o brent do Mar do Norte para entrega em Agosto está a ceder 1,89 dólares para 127,66 por barril.
Em Nova Iorque, o crude para o próximo mês está a descer 1,71 dólares para 126,71 por cada barril.
Recorde-se que a 11 de Julho o barril de petróleo cotava nos 147 dólares e agora está no patamar dos 127 dólares.
Em apenas uma semana e meia, o «ouro negro» desvalorizou cerca de 20 dólares, o que corresponde a pouco mais de 12 euros.
«Já vimos que os preços perto dos 150 dólares estavam próximo do máximo que os consumidores estão dispostos a aceitar», sublinhou o mesmo responsável.
Enquanto isso nosso Portugal os preços dos combustíveis descem entre 2 e 1,4 cêntimos. Será que ainda não se reflete agora a descida do petróleo? Mas a partir de agora tem de ser sempre a descer, pelo menos duas vezes por semana no sentido de seguir o critério usado para a subida do PVP dos combustíveis. Espero que as autoridades competentes não estejam agora a dormir.
Em Nova Iorque, o crude para o próximo mês está a descer 1,71 dólares para 126,71 por cada barril.
Recorde-se que a 11 de Julho o barril de petróleo cotava nos 147 dólares e agora está no patamar dos 127 dólares.
Em apenas uma semana e meia, o «ouro negro» desvalorizou cerca de 20 dólares, o que corresponde a pouco mais de 12 euros.
«Já vimos que os preços perto dos 150 dólares estavam próximo do máximo que os consumidores estão dispostos a aceitar», sublinhou o mesmo responsável.
Enquanto isso nosso Portugal os preços dos combustíveis descem entre 2 e 1,4 cêntimos. Será que ainda não se reflete agora a descida do petróleo? Mas a partir de agora tem de ser sempre a descer, pelo menos duas vezes por semana no sentido de seguir o critério usado para a subida do PVP dos combustíveis. Espero que as autoridades competentes não estejam agora a dormir.
Plano de Pormenor de Vale de Chícharos
Encontra-se aberta desde ontem a discussão pública do Plano de Pormenor de Vale de Chícharos, nos termos do artigo 77.º do Decreto -Lei está a decorrer por um período de 22 dias úteis, com início em 22 de Julho (Tempo de Férias!?).
O referido Plano de Pormenor encontra -se patente ao público
nos seguintes locais:
Paços do Concelho, Rua de Fernando de Sousa, 2, Seixal;
Atendimento público da Divisão Administrativa de Urbanismo, Largo
dos Restauradores, 13, Seixal;
Junta de Freguesia de Amora.
O referido Plano de Pormenor encontra -se patente ao público
nos seguintes locais:
Paços do Concelho, Rua de Fernando de Sousa, 2, Seixal;
Atendimento público da Divisão Administrativa de Urbanismo, Largo
dos Restauradores, 13, Seixal;
Junta de Freguesia de Amora.
21/07/2008
Flipsyde - Happy Birthday
Este video é resposta a uns certos e determinados progressistas e intolerantes.
20/07/2008
Classe média pede ajuda alimentar às Misericórdias
"A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) têm recebido todas as semanas, via e-mail, dezenas de pedidos de ajuda alimentar por parte de pessoas da classe média, noticia hoje o Diário de Notícias, citando o presidente da UMP.
Manuel de Lemos alerta para este novo padrão de pobreza que foge ao típico retrato dos pobres conhecido em Portugal, afirmando que «são pessoas com um perfil diferente, que não vivem na miséria, mas estão à beira de entrar na pobreza».
Acrescentou que este é um fenómeno que se veio a sentir desde o início do ano, quando se intensificaram os problemas económicos.
«Não estamos a falar de idosos, dos típicos desempregados, mas de pessoas com menos de 40 ou 45 anos que se calhar não deixam de pagar a netcabo nem desmarcam as férias na agência de viagens mas passam fome», conta Manuel de Lemos, que diz que ao seu próprio email já chegaram dezenas de pedidos de ajuda.
Estas solicitações que chegam às instituições são acompanhadas pelos serviços sociais que depois encaminham os casos para as misericórdias locais, acrescenta o DN. "in Diário Digital
Manuel de Lemos alerta para este novo padrão de pobreza que foge ao típico retrato dos pobres conhecido em Portugal, afirmando que «são pessoas com um perfil diferente, que não vivem na miséria, mas estão à beira de entrar na pobreza».
Acrescentou que este é um fenómeno que se veio a sentir desde o início do ano, quando se intensificaram os problemas económicos.
«Não estamos a falar de idosos, dos típicos desempregados, mas de pessoas com menos de 40 ou 45 anos que se calhar não deixam de pagar a netcabo nem desmarcam as férias na agência de viagens mas passam fome», conta Manuel de Lemos, que diz que ao seu próprio email já chegaram dezenas de pedidos de ajuda.
Estas solicitações que chegam às instituições são acompanhadas pelos serviços sociais que depois encaminham os casos para as misericórdias locais, acrescenta o DN. "in Diário Digital
14/07/2008
Não é a trabalhar que se enriquece
Trinta e cinco por cento dos portugueses que vivem numa situação de pobreza têm um emprego, segundo o estudo "Um Olhar Sobre a Pobreza - Vulnerabilidade e Exclusão Social no Portugal Contemporâneo" entregue hoje pelo presidente do Conselho Económico e Social, Alfredo Bruto da Costa, ao Presidente da República.
O trabalho dignifica, mas nós dignificaremos quem trabalha?
Quem se lembra do vizinho que tem quatro filhos, que se esfola a trabalhar para lhes dar uma vida digna. Poucos. Mas todos sabem do vizinho que tem um "bólide" novo. Esse está dignificado.
O trabalho dignifica, mas nós dignificaremos quem trabalha?
Quem se lembra do vizinho que tem quatro filhos, que se esfola a trabalhar para lhes dar uma vida digna. Poucos. Mas todos sabem do vizinho que tem um "bólide" novo. Esse está dignificado.
07/07/2008
06/07/2008
Há sempre uma primeira vez
Acho que é a primeira vez que concordo o senhor Rui Santos, nomeadamente no seu artigo no Correio da Manhã. Vale a pena uma leitura.
"Se o Governo estivesse atento e não fechasse os olhos a muitas matérias (como estas ligadas ao futebol), Guilherme Aguiar – perante as suas declarações que projectam mau princípio – não ficaria nem mais um dia no Conselho Superior de Desporto."
"Se o Governo estivesse atento e não fechasse os olhos a muitas matérias (como estas ligadas ao futebol), Guilherme Aguiar – perante as suas declarações que projectam mau princípio – não ficaria nem mais um dia no Conselho Superior de Desporto."
05/07/2008
Eu sou conservador... naquilo que está bem
Mais uma vez o PS usa o critério de modernidade para classificar a aprovação da nova lei do divórcio. É incrivel como se pretende ser moderno com leis que prejudicam essencialmente a mulher.
Há coisas que quase ninguém fala, que quase ninguém diz. Mas esta nova legislação, mais o chamado "Divórcio na Hora", é uma tentativa de impor uma moral ao restante povo.
Para estes senhores a instituição família não parece merecer uma defesa, uma proteção maior. Só o seu bem-estar individual é importante.
É esta a modernidade do PS. É esta a forma quase vil como certos elementos do PS falam de quem não concorda com eles. Para eles só eles são detentores de toda a razão. Todos os que tenham ideias diferentes são algo que deve ser considerado como antiquado. Não existe qualquer tolerância. Se no PSD fossemos como esses senhores, agora os deputados social-democratas que votaram ao contrário do seu partido deveriam perder a confiança politica so seu partido. Mas uma certeza tenha o PSD, na minha opinião deve escolher melhor os seus deputados, para certas situações não se repitam. Ou se é social-democrata de corpo inteiro ou não. Não se pode ser só um pouquinho social-democrata. E parece-me que neste campo com a Doutora Manuela Ferreira Leite tudo isto vai entrar nos eixos.
Assim esperemos, pois caso contrário iremos alimentar o PP, com algum do nosso eleitorado descontente com certos deputados.
Há coisas que quase ninguém fala, que quase ninguém diz. Mas esta nova legislação, mais o chamado "Divórcio na Hora", é uma tentativa de impor uma moral ao restante povo.
Para estes senhores a instituição família não parece merecer uma defesa, uma proteção maior. Só o seu bem-estar individual é importante.
É esta a modernidade do PS. É esta a forma quase vil como certos elementos do PS falam de quem não concorda com eles. Para eles só eles são detentores de toda a razão. Todos os que tenham ideias diferentes são algo que deve ser considerado como antiquado. Não existe qualquer tolerância. Se no PSD fossemos como esses senhores, agora os deputados social-democratas que votaram ao contrário do seu partido deveriam perder a confiança politica so seu partido. Mas uma certeza tenha o PSD, na minha opinião deve escolher melhor os seus deputados, para certas situações não se repitam. Ou se é social-democrata de corpo inteiro ou não. Não se pode ser só um pouquinho social-democrata. E parece-me que neste campo com a Doutora Manuela Ferreira Leite tudo isto vai entrar nos eixos.
Assim esperemos, pois caso contrário iremos alimentar o PP, com algum do nosso eleitorado descontente com certos deputados.
Os verdadeiros verdes
"O PCP ficou isolado durante um debate parlamentar sobre a libertação da ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt, que estava refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), escusando-se a condenar essa organização e contestando que seja terrorista. A bancada comunista foi a única que votou contra o documento do PS, PSD e CDS-PP, aprovado com os votos favoráveis de todas as outras bancadas, incluindo a dos Verdes."
Esses sim eram verdadeiros verdes.
Esses sim eram verdadeiros verdes.
04/07/2008
Prémio pelo prejuízo....LOL
"Num relatório do Tribunal de Contas em que é analisada a actividade das Águas de Portugal holding entre 2004 e 2006, consta que, apesar da "situação económico-financeira débil", com «resultados operacionais negativos» de 75,5 milhões de euros, tenha havido gastos de 4,8 milhões de euros com viaturas de serviço e prémios de incentivo."
Incentivar o prejuízo
Incentivar o prejuízo
02/07/2008
Televisão Pública
Quantas vezes já veio o primeiro à televisão e sempre a seguir a outra entrevista do líder da oposição. Coincidências.
Colômbia: Ingrid Betancourt e três reféns americanos resgatados pelo Exército
Uma boa notícia para toda a democracia. Felicidades para todos os agora devolvidos à Liberdade.
in: 02.07.2008 - 20h26 PÚBLICO
in: 02.07.2008 - 20h26 PÚBLICO
01/07/2008
Ano Paulino
Este ano, por vontade expressa do Santo Padre, o Sucessor de Pedro, as atenções fixam-se no Apóstolo Paulo, para celebrarmos, hoje, os dois mil anos do seu nascimento.
“Se eu tiver o dom da profecia e conhecer todos os mistérios e toda a ciência, se eu tiver a plenitude da fé, uma fé capaz de transportar montanhas, sem a caridade nada sou” (1Co. 13,2).
“Se eu tiver o dom da profecia e conhecer todos os mistérios e toda a ciência, se eu tiver a plenitude da fé, uma fé capaz de transportar montanhas, sem a caridade nada sou” (1Co. 13,2).
Subscrever:
Mensagens (Atom)


