24/04/2011
22/04/2011
Petição por eleições sem custos públicos
Atendendo:
a) À terrível situação económica e financeira do País que exige que se use com total bom senso os
escassos recursos disponíveis;
b) Ao exemplo que os partidos e os políticos devem dar de austeridade e de poupança de dinheiros públicos;
c) À existência de recursos gratuitos (tempos de antena na rádio e na televisão, cobertura noticiosa,
comunicação internet...) que podem ser utilizados para fazer chegar aos eleitores a sua mensagem política.
Pede-se aos partidos políticos concorrentes às eleições legislativas de 2011 que abdiquem voluntariamente
da utilização de qualquer financiamento público para os custos da campanha eleitoral, aderindo assim à campanha “Custo Zero”.
Os signatários
Assina em http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2011N8502
19/04/2011
Horários de estabelecimentos comerciais do Seixal em apreciação pública
"O projecto de alteração do Regulamento Municipal sobre os Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais no concelho, resultado da deliberação tomada na reunião ordinária da autarquia, realizada no dia 7 de Abril, encontra-se em apreciação pública por um período de 30 dias úteis.
Quaisquer sugestões ou observações deverão ser devidamente fundamentadas e remetidas mediante requerimento para o Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos, na Alameda dos Bombeiros Voluntários, n.º 45, Seixal.
Consulte o documento.
Fonte: CMS"
Uma curiosidade, um pequeno extracto da nota justificativa do projecto, onde se fundamenta a CM do Seixal para o encerramento das grandes superfícies: "...relativamente à tipologia dos estabelecimentos comerciais, entendeu manter-se a restrição do horário de encerramento das grandes superfícies comerciais, entre os meses de Janeiro e Outubro, aos domingos e feriados, uma vez que, pela sua natureza, são susceptíveis de afectar a tranquilidade dos munícipes e são inadequados à realidade do comércio local" (o sublinhado é da responsabilidade do bloguista).
Alguém percebeu?!
Será que é este tipo de fundamentos que se pretende quando se pede: "Quaisquer sugestões ou observações deverão ser devidamente fundamentadas..."?
Existe algum tipo de estudo de impacto destas medidas no comércio local?
18/04/2011
Baixou o "rating" do voto europeu
Quero declarar que nunca hei-de "auto-desvalorizar" o meu voto, ou seja, por outras palavras, nunca irei desvalorizar o meu direito pessoal a exercer a minha cidadania.
Nunca irei em palhaçadas.
Nunca entregarei o meu voto a candidatos cujas propostas não passam de aproveitamentos políticos, de aproveitamentos resultantes de uma sensação de mal-estar e desapontamento da população com a governação em geral, candidatos que usam o folclore, a piada fácil, para tentar congregar, em seu proveito, o descontentamento das populações, mas contribuindo assim, para um descalabro ainda maior.
Nunca darei o meu voto a candidatos sem propostas, sem honestidade e seriedade, sem projectos, sem uma ambição conjunta para Portugal.
Nunca darei o meu voto a candidatos sem qualidade, sem competência, mas sobretudo a candidatos que não sejam honestos.
O meu voto tem demasiado valor.
No mundo democrático, com alguma ênfase na Europa, estamos a assistir a uma perigosa ascensão da extrema-direita, bem como ao surgimento de fenómenos políticos de desvalorização do voto, que apelam à abstenção, que apelam ao voto em branco, ou, que apelam ao voto em projectos claramente inaptos para prosseguir o interesse geral de uma nação, o interesse geral das populações.
Fenómenos como aquele que senhor bastonário da Ordem Advogados advogou, apelando a uma "Greve ao Voto", não trazem qualquer mais-valia a um país, a uma democracia, apenas deveriam servir para relembrar ao senhor bastonário, que ao longo dos tempos, muitos deram a sua vida para todos nós, hoje vivermos/usufruirmos de um sistema democrático em Portugal, que apenas deveria servir para relembrar ao próprio senhor bastonário, que só é bastonário, porque foi democraticamente eleito, através do voto.
Este senhor, uma vez mais, prestou um péssimo serviço à democracia em Portugal.
Não se compreendem algumas intervenções deste senhor bastonário, para mais, levadas a efeito na qualidade de representante de uma classe profissional.
Qual a atracção deste senhor por assuntos que saem claramente da esfera da Ordem dos Advogados?
Qual a atracção que sente, em se "armar em cavaleiro andante", defensor do PS?
Qual a necessidade de se confrontar com Manuela Moura Guedes, sobre temas que não lhe diziam respeito?
Qual a necessidade deste senhor de desvalorizar a importância do voto?
Paralelamente, assistimos a fenómenos de aproveitamento do descontentamento da população. Fenómenos populares, que apelam intrinsecamente a uma total desvalorização do voto, que se fundamentam apenas e tão só, na falta de esperança das pessoas, no desânimo. Candidatos como o senhor "Tiririca" no Brazil, o candidato "José Manuel Coelho" em Portugal, e eventualmente a "Malta da Luta", apenas desejam congregar os tristes, descrentes e desanimados com o nosso sistema político. Nada de novo. Nada de bom trazem ao interesse geral da nação. Tratam-se apenas de fenómenos que emergem num primeiro estádio de insatisfação das populações, e em que nada contribuem para a evolução de uma comunidade, de um país. O próximo estágio, quando os eleitores se fartarem desses "candidatos", será o de igualar o que se vem registando na Europa, com uma enorme ascensão da extrema-direita (e eventualmente de extrema-esquerda).
Resultado histórico da extrema-direita na Finlândia põe em causa empréstimo a Portugal
Sondagem que dá vitória à extrema-direita está a chocar a França
Extrema-direita consegue forte subida na Holanda
No diz respeito ao Seixal, no nosso concelho, em eleições autárquicas assistimos ao bater de records de abstenção, que permitem à maioria comunista permanecer no poder por quase quarenta anos, com resultados muito pouco proveitosos para o mesmo concelho, para a população. Em que a qualidade de vida tem vindo a piorar, oportunidades de inovação, de melhoria, tem vindo a ser perdidas. Tão pouco feito em tanto tempo.
Primeiro populistas/comediantes depois extremismos.
É nisto que dá em desvalorizar a democracia, que a tantos, tanto custou a ganhar.
16/04/2011
13/04/2011
E no Seixal como vão as finanças?
09/04/2011
PS é (hoje) apenas um grupo de amigos
Ele próprio se reduziu a um grupo de amigos. Um grupo de amigos preocupados com a perda do poder, com a perda de influência.
Depois do que vi hoje pelos órgãos de comunicação social, defendo uma auditoria/ sindicância às contas do Estado Português.
Um grupo de amigos, que foram os maiores inimigos para os funcionários públicos portugueses em particular e para todos os portugueses em geral.
Um grupo de amigos.
05/04/2011
04/04/2011
Resíduos: Seixal na lista negra
Jornal Expresso
"Lisboa, 03 abr (Lusa) -- Sines, Barreiro, Alcanena e Seixal são alguns locais apontados pela Quercus como depósitos de resíduos perigosos. À lista juntou-se há uma semana S. Pedro da Cova (Gondomar), que veio engrossar um passivo ambiental que há quatro anos ultrapassava as 300.000 toneladas.
A estes locais a associação ambientalista Quercus acrescenta a preocupação com as antigas minas desativadas na zona centro do país e os "vários locais contaminados com hidrocarbonetos", além das zonas de antigas sucateiras e antigas bombas de depósito de combustíveis onde "pode ter havido contaminação dos solos".
"Há um caso em Oeiras, que foi encaminhado para o Ministério do Ambiente, sem resposta. A fábrica de baterias usava ácidos com chumbo, foi desmantelada, segundo a denúncia que recebemos os canos estavam rotos, mas ali nasceu uma urbanização sem que se provasse que os solos não estavam contaminados", exemplificou à Lusa Rui Berkmeier, da Quercus."
Um pequeno esclarecimento, S. Pedro da Cova em Gondomar viu a sua situação agravar-se em virtude de ter recebido o que está a ser retirado dos solos contaminados dos terrenos da siderurgia nacional.
02/04/2011
A não perder - Uma planta em troca de donativos para CERCISA do Seixal e Almada
O Viveiro Municipal do Seixal é o local que recebe esta Feira, entre as 09h00 e as 17h00.
Os visitantes encontram ao seu dispor uma enorme variedade de plantas que podem levá-las em troca de uma doação simbólica, que poderá ir dos 0,50 euros aos 10 euros." in Comércio do Seixal e Sesimbra
01/04/2011
Esta não é mentira: CM do Seixal fecha grandes superfícies aos domingos e feriados na parte da tarde
Lá teremos de andar mais uns 3/4 Km para irmos até Coina ao Jumbo.
Não se percebe qual a motivação desta decisão?
O que terá levado a CM do Seixal a retirar um pólo de atracção concelhio, nomeadamente nos referidos períodos?
Terá o cidadão comum residente no Seixal de faltar ao trabalho para ir às compras ao Continente durante o seu período de horário laboral?
De que forma esta medida poderá beneficiar o comércio local, mantendo-se concorrentes de peso como o Lidl, Mini-preço e lojas dos chineses abertas com horário alargado?
Em tempos de acentuada crise económica, é este o exemplo que a CM do Seixal dá aos seus munícipes.
30/03/2011
CCDR preocupada com regeneração de frentes ribeirinhas do Seixal e com a situação financeira da CM Seixal
"CCDR preocupada com regeneração de frentes ribeirinhas do Seixal
A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) admitiu, em declarações ao “Setúbal na Rede”, estar “um pouco preocupada” com “alguns atrasos” na regeneração da frente ribeirinha de Arrentela e Seixal e de Amora. Apesar destes atrasos, aos quais acresce “a situação financeira da Câmara Municipal do Seixal”, Teresa Almeida enfatiza o facto de os projectos não estarem mais “atrasados do que outros do género candidatados pelos vários municípios da Área Metropolitana de Lisboa a fundos comunitários”, embora, tal como já anteriormente tinha dito, “haja a necessidade de os acelerar”.
Para que o grau de execução aumente efectivamente, Teresa Almeida sublinha a possibilidade de os municípios beneficiários virem algumas das suas empreitadas previstas terem o apoio dos fundos comunitários em 60 por cento em 2011, mais 15 por cento dos montantes até agora assegurados. O mesmo acontece com o município do Seixal, caso este consiga executar várias empreitadas previstas ao abrigo da regeneração destas duas frentes ribeirinhas, cujo total do investimento conjunto ascende, segundo a presidente da CCDR-LVT, a 16 milhões de euros.
“É de acreditar que, com este incentivo, a Câmara Municipal do Seixal se empenhará em concretizar várias das empreitadas que tem previstas nestes projectos”, sublinha Teresa Almeida, enfatizando ainda que a candidatura em torno da frente ribeirinha do Seixal e Arrentela é aquela que se encontra “mais adiantada, embora sem execução em pleno”. Por sua vez, a presidente da CCDR-LVT não esquece o facto de três das quatro escolas candidatadas pelo município a fundos comunitários já terem sido formalmente inauguradas, elevando assim o grau de execução dos projectos candidatados ao nível da rede escolar."
Seria bom esclarecer qual a efectiva situação financeira da CM do Seixal.
28/03/2011
25/03/2011
SE ISTO CORRESPONDER À REALIDADE... ENTÃO ESTAMOS A SER MUITO BEM LIXADOS
Todos os dias temos notícias que nos mostram quem são os verdadeiros responsáveis pela enorme crise que Portugal enfrenta. Para quando uma terapia de choque?
PS: Como terapia de choque leia-se, uma total reestruturação do sector empresarial do Estado e uma cuidada reavaliação das PPP.
Precisamos de alguém que não tenha medo de mexer com as oligarquias politicas instaladas em Portugal.
Estamos a ser bem lixados por um punhado de gente de muito pouco valor moral e ético.
23/03/2011
Finalmente Sócrates pediu demissão
Possivelmente tarde demais para os portugueses e para Portugal.
Este senhor foi o pior primeiro-ministro de Portugal pós-25 de Abril, mantendo-se no poder graças a falsas promessas, a graças a pessoas como Mário Soares e Jorge Sampaio.
Já foi tarde...
(em actualização)
PS: Um pouco de humor recebido por mail:
"Mensagem de Bento XVI ao Ministro das Finanças Teixeira dos Santos
- Meu Filho, não PEC's mais! "
22/03/2011
Morreu... o Grande Artur Agostinho

Morreu um dos rostos, uma das vozes mais reconhecidas do Séc. XX em Portugal... morreu um pouco de todos nós.
21/03/2011
Perguntas por responder - Quanto paga a CM do Seixal de rendas?
![]() |
| Foto retirada daqui |
20/03/2011
19/03/2011
18/03/2011
Seixal quer fechar grandes superfícies aos domingos e feriados
"O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, anunciou hoje que vai pôr a votação, na próxima semana, uma proposta que determina o encerramento das grandes superfícies aos domingos e feriados, depois das 13h, noticia a Lusa.
Esta decisão segue-se à posição já manifestada pelas autarquias de Viana de Castelo e de Almada, depois de o Governo ter dado às câmaras a liberdade de criar regulamentos próprios para os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
De acordo com a Lusa, Alfredo Monteiro afirmou hoje, em reunião de câmara, que “a posição [da autarquia] é manter o regime em vigência antes da deliberação do Governo”, ou seja, obrigar os estabelecimentos comerciais com mais de 2000 metros quadrados a encerrar às 13h, aos domingos e feriados." In Público online
Qual o objectivo da CM do Seixal?
Proteger o pequeno comércio?
Mas qual? O pequeno comércio não abre ao domingo à tarde!
Só se tivermos a proteger os comerciantes chineses!
Sinceramente não vejo mais nenhum beneficiário desta medida.
15/03/2011
Pagamos mais de 250 milhões de euros para isto!?
14/03/2011
PORTUGAL ENFRENTA SEMANA CRUCIAL - Luis Rodrigues
Luis Rodrigues (Deputado do PSD)
2011-03-09
PORTUGAL ENFRENTA SEMANA CRUCIAL
Após as mini-férias de Carnaval eis que voltamos para enfrentar a dura realidade que se coloca à nossa frente.
Na política interna e externa esta semana vai der rica em acontecimentos.
É já hoje, dia 9, que o Prof. Dr. Aníbal Cavaco Silva toma posse como Presidente da República no seu segundo e último mandato, é amanhã, dia 10, que vai ser discutida a moção de censura do BE no Parlamento, realizando-se depois de amanhã, dia 11, a cimeira europeia da zona Euro e terminando no dia 12, sábado, com a manifestação da “geração à rasca”.
Como se pode constatar, o futuro político de curto e médio prazo está neste momento a ser jogado com regras que, em grande parte, nós não controlamos, nem os políticos nacionais nem a sociedade portuguesa no geral.
A partir de hoje o Presidente da República ganha novamente todas as competências inerentes ao cargo, incluindo a dissolução do Parlamento.
Durante vários meses Governo e oposição sabiam que este instrumento político não poderia ser usado, permitindo que alguns actores políticos assumissem atitudes que não tomariam se soubessem que o Presidente poderia usar a chamada bomba atómica.
A partir de agora o Governo e o PS e todos os restantes partidos da oposição, principalmente o PSD, sabem que as suas decisões podem precipitar uma crise política de consequências imprevisíveis.
Neste caso em concreto, parece que as decisões serão controladas ao nível interno, mas rapidamente se percebe que são os acontecimentos e decisões ao nível da União Europeia, que as condicionarão. Mesmo a este nível Portugal e os seus parceiros europeus têm a capacidade de controlar alguns dos acontecimentos.
Por outro lado, quer Portugal, quer os restantes 26 Estados Membros, dificilmente têm capacidade para controlar os chamados “mercados”.
As decisões que se irão tomar na próxima 6.ª feira na cimeira da Zona Euro, bem como a preparação do próximo Conselho Europeu de dias 24 e 25 de Março, serão condicionadas pelos “mercados”, e pela opinião pública europeia, nomeadamente a alemã, pois a Alemanha encontra-se em processo eleitoral e a Chanceler, por isso mesmo, tem de ter em grande conta também a situação interna do seu País. Não vale a pena esquecer ou ignorar o papel da Alemanha na construção europeia.
Voltando um pouco atrás no tempo, na quinta-feira a moção de censura do BE, que tem o chumbo decidido, só servirá para dar mais tempo ao Governo e ao PS, condicionando ao simultaneamente o PSD para o futuro próximo. Neste caso também as decisões serão maioritariamente condicionadas por questões nacionais.
Por fim, no próximo dia 12 de Março, Sábado, a manifestação da geração à rasca, ou da geração dos 500€, é mais um foco de pressão sobre o Governo, mas também sobre a oposição.
Numa abordagem mais simplista pode parecer que a pressão é única e exclusivamente direccionada para o Governo. A pressão também está a ser exercida sobre a oposição pois é para ela que os jovens se viram à procura de respostas e soluções que o PS já não tem capacidade e vontade de dar.
De todos estes acontecimentos, aquele que me parece ser o mais decisivo no curto prazo é a cimeira da Zona Euro, pois o que ali for deliberado ou preparado é que irá ditar regras para o nosso futuro próximo.
Afinal, cada vez mais é importante que cada um de nós preste mais atenção ao que se passa em Bruxelas e ao nosso papel na União Europeia.
Se por um lado esta crise veio demonstrar que a Europa é cada vez mais importante para as nossas vidas, por outro lado também demonstrou que temos de ser nós a trabalhar para encontrar as soluções para Portugal.
NOTA: Não posso deixar de fazer uma referência ao sucesso que foi a III Prova de Vinhos da Região de Setúbal que se realizou na Assembleia da República no passado dia 3 de Março. Como promotor da iniciativa agradeço à Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, aos 18 produtores de vinho que estiveram presentes, e aos produtores de arroz e de queijo da nossa região que forneceram os seus produtos de excelência. O sucesso da iniciativa ficou demonstrado pela presença de centenas de convidados.
Com poucos meios e com a ajuda da comunicação social local, nacional e estrangeira foi possível demonstrar que, mesmo num período de crise como aquele que atravessamos, Setúbal tem capacidade e condições para lutar pelo reconhecimento da Região enquanto motor de desenvolvimento dum país que não pode desisitir.
12/03/2011
Um País Inteiro à Rasca
Grande manifestação de descontentamento...
Grande manifestação de descontentamento de todos os portugueses.
Tal como já se previa, várias grandes manifestações de descontentamento ocorreram em diversas cidades de Portugal, com Lisboa e Porto em destaque. Uma manifestação, não apenas de uma geração, mas de um país inteiro. Um país que está imensamente descontente.
Uma manifestação de todos.
Uma manifestação de todas as gerações pós-25 de Abril, pois, todas essas gerações, quando saíram da universidade, com licenciaturas e não pseudo-licenciaturas, viram-se e muito à rasca.
Eu sou do tempo em que, por cada dez candidatos ao ensino superior entrava um!
Actualmente em cada dez candidatos entram nove!
Tínhamos uma máxima: "Se pensas que é difícil entrar na Universidade, então espera por saíres!".
Não há muita novidade. Continuamos na mesma.
A principal diferença é o número maior de licenciados. Só isso.
Muitos jovens com licenciaturas que não servem para nada. Com licenciaturas que se continuam a vender em Portugal, induzindo-os para opções erradas.
Com diversos lobbys a formarem os jovens para o desemprego.
Formando jovens com graves lacunas, pelo facilitismo que o ME foi impondo ao longo do seu percurso...
Não é só esta geração que está à rasca... somos todos.
Esta é uma manifestação de um enorme descontentamento que se sente em Portugal... uma manifestação de todas as gerações.
09/03/2011
Petição Pela Preservação da Rede Natura 2000 no Seixal
"Petição Pela Preservação da Rede Natura 2000 no Seixal
A área situada no limite Sudoeste do Concelho do Seixal, nas Freguesias da Amora e Fernão Ferro,(em que se incluem, por exemplo, o Pinhal do Caldas, o Pinhal das Freiras, e o Rego Travesso), viu a sua importância ecológica reconhecida ao ser classificada como Rede Natura 2000.
Esta Rede foi criada a nível Europeu para conservar os habitats e as espécies selvagens raras, ameaçadas ou vulneráveis.
A Rede Natura 2000 no Seixal, corresponde a 27% do designado Sítio Fernão Ferro / Lagoa de Albufeira, com o código PTCON0054 da Rede Natura 2000 e que se prolonga a sul no Concelho de Sesimbra, pela Herdade da Apostiça até à Lagoa de Albufeira.
Este Património Natural, com estatuto internacional de conservação, está gravemente ameaçado por uma vaga de construções que decorrem neste momento e que se prevêem para o futuro.
Em Construção:
Uma via rápida (IC32);
Uma urbanização (Alto da Verdizela);
Um empreendimento Turístico (Monte Verde Golf & Living).
Previstos:
Seis urbanizações;
Hospital;
Todos estes projectos, mais espaços em que o PDM permite construção, perfazem uma área aproximada de 47% do Sítio Rede Natura 2000 no Seixal. Implicam um abate massivo de árvores e perda irremediável de habitats, ficando o restante muito mais exposto a futuras pressões. Num Concelho com densidade populacional bastante elevada, área urbanizada igualmente vasta, não podemos assistir impavidamente à destruição dos seus últimos espaços naturais. É a nossa qualidade de vida que está em jogo, aqui reflectida naquele que é sem dúvida o grande pulmão do Seixal e repositório da nossa herança natural e cultural.
A Petição pretende ser um alerta e despertar de consciências para esta e situações semelhantes que se verificam no Concelho do Seixal. Esperamos igualmente que sirva de incentivo para que se desenvolvam acções de efectiva protecção destes últimos redutos naturais.
Contamos com a sua colaboração.
"A UE comprometeu-se a pôr fim ao declínio das espécies e habitats ameaçados no seu território até 2010. Para tal é necessário redobrar os esforços para aplicar efectivamente as políticas e a legislação já existentes. Em particular, a UE quer alargar a rede Natura 2000, que cobre, actualmente, mais de 26 000 sítios em toda a UE. Nestes sítios, as espécies animais e vegetais e os respectivos habitats têm ser obrigatoriamente protegidos."
Excerto retirado do Portal da União Europeia.
A Petição que apresentamos visa fazer cumprir os decretos de lei e directivas, em particular os decorrentes do Plano Sectorial da Rede Natura 2000, para o Sítio Classificado da Rede Natura 2000 Fernão Ferro / Lagoa de Albufeira, com o código PTCON0054. Neste sentido pedimos uma urgente reavaliação dos projectos em construção para melhor enquadramento numa perspectiva de conservação, e a suspensão dos projectos que estão previstos para o Sítio."
Assine aqui
08/03/2011
Dia Internacional da Mulher
Em sentido quase oposto, continuamos no Seixal, num "arcaico modelo", de tentativas de instrumentalização política deste dia.
07/03/2011
Democracia - o menos mau dos sistemas políticos
06/03/2011
05/03/2011
Hipocrisia da comunidade internacional
A revolução democrática, que sopra em terras africanas, parece que não conseguirá chegar a Luanda.
Infelizmente, para a comunidade internacional há ditaduras que são "boas".
Mais uma vez, e à boa maneira "estalinista/castrista", os comunistas angolanos, procuram fazer uma demonstração de força através de paradas, que procuram intimidar quem quer lutar pela democracia em Angola.
Portugal continua em silêncio.
A comunidade internacional apenas deseja o petróleo e outras riquezas angolanas.
Um país dos mais ricos do mundo, em recursos naturais, mas com mais de 90% da população a viver abaixo do limiar de pobreza.
"MPLA joga na antecipação e mobiliza milhares em apoio de José Eduardo dos Santos."
Não é bem na antecipação, mas antes na "manutenção no poder" para uma pequena elite politica e militar.
Quanto a paradas, demonstrações de força... aqui no Seixal também é algo muito recorrente.
28/02/2011
Incidentes na abertura dos Jogos do Seixal
Poder ler mais aqui.
Algumas interrogações:
- Qual a segurança preparada para um evento que congregou mais de duas mil pessoas, grande parte delas jovens e crianças?
- Havia segurança policial?
- O grupo de indíviduos que participou nos incidentes fazia parte da actividade que decorria no local, ou simplesmente "invadiu" o pavilhão?
- Que garantias de segurança pode dar a CM do Seixal a pais e encarregados de educação, que no futuro enviem os seus educandos para grandes eventos, com grandes concentrações, organizados pela autarquia?
Seria bom que, para além do comunicado da polícia, este assunto fosse convenientemente esclarecido pela organização do evento, neste caso a CM do Seixal.
26/02/2011
JSD Seixal mostra preocupação com a insegurança que se vive no Seixal
"O concelho do Seixal tem sido notícia nacional por motivos de insegurança e violência. A frequência e gravidade destas notícias tem vindo a ser intensificada nos últimos dias. Têm saído nas páginas dos jornais casos de ondas de assaltos, agressões a jovens, cercos a esquadras de polícia e incêndios a diversos veículos. Tão ou mais grave é a indiferença com que estas notícias são aceites, contudo, a surpresa é algo que já há muito se desvaneceu. Infelizmente, actos como estes já fazem parte do quotidiano de todos nós, habitantes do Seixal.
Ao longo do tempo, a JSD Seixal tem mostrado preocupação com a insegurança que se vive no Seixal. Com tal posição, foi acusada de demagogia, de falta de conhecimento de causa e, durante anos, tem vindo a ver as suas propostas, alertas e preocupações postas de parte pela CDU. No entanto, é importante voltar a dizer: Existe, de facto, um problema grave de violência que é praticamente diária. Existe, de facto, uma CDU que vira a cara e não é capaz de intervir, essencialmente pela noção real de grande parte da culpa é sua.
A JSD Seixal já propôs criação de Polícia Municipal que, entre outros factores positivos, iria reforçar a presença de agentes no programa “Escola Segura”. Propôs a implementação de sistemas de vídeo vigilância nas zonas mais problemáticas. Propôs medidas de apoio social e essencialmente esteve sempre contra a política urbanística da Câmara incapaz de incutir nos seus princípios uma ideia de inclusão social e requalificação urbana, dando, assim, origem a guetos e bairros problemáticos.
Como tal, e face aos últimos desenvolvimentos neste temática, não nos conformamos com a tomada de posição da Câmara Municipal, que qualificou os recentes incidentes como “pontuais”, desvalorizando por completo a verdadeira gravidade do tema e, mais uma vez, virando a cara aos problemas esperando que se resolvam per si.
A JSD Seixal, com base nos pressupostos apresentados supra, vem repudiar os mais recentes incidentes de violência ocorridos, bem como a postura da Câmara Municipal relativamente aos mesmos, numa atitude de perfeita displicência para com a segurança das pessoas."
Incidentes no Seixal: CDS-PP quer Rui Pereira no Parlamento
Paulo Portas exige que o Executivo tome medidas rápidas porque, caso contrário, teme que se repita em Portugal o que aconteceu em França em 2008(...) Na semana passada foram incendiados um automóvel ligeiro e um autocarro na Arrentela e hoje de madrugada mais duas viaturas arderam, desta vez na Cruz de Pau. " Rádio Renascença
24/02/2011
22/02/2011
Tapar o sol com a peneira
Encontra-se um cadáver de um indivíduo no meio da rua... está tudo bem.
Queima-se uma viatura ligeira, previamente roubada... e está tudo bem.
Queimam-se contentores de lixo e ecopontos, com uma regularidade impressionante... e está tudo bem.
Queima-se um autocarro, num acto de puro terrorismo... e está tudo bem.
Retira-se autoridade à PSP... e está tudo bem.
Vemos carros de luxo de alta cilindrada estacionados em frente de casas de renda social... e está tudo bem.
Os alunos sofrem assaltos juntos às escolas... e está tudo bem.
Temos autênticos "guethos" onde o trabalho da polícia é sistematicamente posto em causa... e está tudo bem.
Temos paredes vandalizadas todos os dias... e está tudo bem.
Temos assaltos diários... e está tudo bem.
Temos... e está tudo bem.
É tudo de ordem pontual...
O problema é que o pontual é cada vez mais assíduo.
Não faz sentido a autarquia queixar-se de falta de policiamento... e depois referir que está tudo bem!!
Mas, estamos na era das estatísticas, das avaliações, dos números... e é melhor para todos que esteja tudo muito bem.
Mas, as pessoas não se sentem seguras, e isso, estes senhores responsáveis não podem negar. Há insegurança no Seixal.
Mas pelos vistos para o BE a culpa disto é da PSP.
20/02/2011
Vergonha - Autocarro incendiado esta noite na Arrentela
"Um autocarro foi incendiado, esta noite, cerca das 21.30 horas, na Arrentela, no Seixal. Dois indivíduos forçaram o motorista a sair da viatura antes de lhe pegar fogo. Não há registo de feridos.
Dois indivíduos entraram num autocarro, quando este parou para deixar passageiros, na zona da Boa Hora, na Arrentela, no Seixal. Forçaram o motorista a sair e chegaram fogo à viatura, que ardeu completamente."
Tudo isto é resultado de uma crise social, de uma crise de valores, de diversas e contínuas políticas de imigração erradas, de diversas e contínuas políticas de integração completamente erradas, que levam ao fechamento de comunidades, à auto-exclusão, políticas levadas a efeito, em particular nesta Quinta da Boa-Hora, que promovem não a integração, mas sim a exclusão.
Quando temos diversas associações nesta comunidade que apenas promovem valores pertencentes às raízes dessa mesma comunidade, não procurando abrir a mentalidades aos valores gerais e mais amplos do país onde vivem, se calhar não se está a promover a integração. Pelo contrário. Fecham-se na sua cultura e procuram esquecer a cultura do país que os acolheu.
Para mais, com a criação de autênticos "guethos" que têm sido construídos ou permitidos por este concelho, praticamente enclausurando comunidades inteiras. Era inevitável.
Depois temos acontecimentos como estes que se viveram neste fim-de-semana.
O que é que a autarquia comunista tem a dizer sobre isto!
Comunicado retirado do jornal "Comércio do Seixal e Sesimbra":
«O Comando Distrital da PSP de Setúbal informa que durante o fim-de-semana se verificaram dois incidentes de ordem pública no bairro da Boa Hora, na freguesia da Arrentela, Município do Seixal.
O primeiro incidente deu-se pelas 21 horas, tendo sido incendiado um ligeiro de passageiros, o qual era procurado para apreensão por furto, e apedrejadas algumas
viaturas que passavam na área.
O segundo incidente verificou-se ontem pelas 21horas, quando um grupo de indivíduos entrou num Autocarro dos Transportes Sul Tejo, forçando a saída dos passageiros e do condutor, o qual foi agredido, tendo de imediato incendiado o autocarro.
A Polícia de Segurança Pública mantém um dispositivo policial adequado e proporcional, no sentido de identificar os responsáveis e prevenir novos incidentes contando para o efeito com o reforço de equipas do Corpo de Intervenção, subunidade da Unidade Especial de Policia, de forma a evitar estes actos criminais, fazendo prevalecer o Estado de Direito.
De momento estão também em curso as investigações para apuramento dos autores destes ilícitos, as quais envolvem a Polícia Judiciária dada a natureza deste tipo de crimes.
A Polícia de Segurança Pública garantirá a segurança de pessoas e bens dos habitantes da Arrentela, cuja maioria, não se revê nos incidentes das últimas horas.
Lisboa, 21 de Fevereiro de 2011
O Director do Gabinete
Paulo de Jesus M. O. Flor»
PSP mantém dispositivo no bairro da Boa Hora.
Tratamento desigual

19/02/2011
Assim é fácil - Algumas interrogações
A execução orçamental de Janeiro é um bom começo?!
Pois é tudo muito simples! Economia ao nível de qualquer dona de casa. Corta-se nos salários dos trabalhadores e nos apoios sociais!
E a restante despesa?
As imensas despesas fúteis? Onde cortaram?
Desceu-se na despesa com gestores públicos?
Como está, comparativamente com outros anos, a despesa com as Parcerias Público-Privadas? Como está a despesa com a contratação de outsourcing?
As estradas de Portugal (Jan. e Fev. 2011) continuam a ajustar directamente milhões de euros em outsourcing a escritórios de advogados ao invés de promover um gabinete próprio para tal desiderato!
É este o sucesso... cortar nos salários dos trabalhadores.
Será que precisamos de uma revolução?
Entretanto o amigo de José Sócrates, defende o seu "reinado" usando de violência extrema contra civis.
18/02/2011
12/02/2011
Seixal adiado IV - Ana Jorge: Novo hospital do Seixal está "atrasado"
«A ministra da Saúde, Ana Jorge, admitiu este sábado, em Almada, que o processo de construção do novo hospital do Seixal está "atrasado", não avançando, no entanto, novas datas em relação ao prazo inicialmente previsto, final de 2012.
Ana Jorge falava aos jornalistas na cerimónia de lançamento da primeira pedra de um Centro de Cuidados Continuados que a Liga de Amigos do Hospital Garcia de Orta vai construir até ao final do ano em Almada.
Questionada sobre o processo de construção do novo hospital do Seixal, a ministra afirmou que está atrasado, embora acrescentando que "tem sido feito um grande esforço para cumprir as datas estabelecidas no cronograma, até porque o Governo reconhece que é um problema "muito sentido pela população".
O novo hospital "está na fase de desenvolvimento dos projectos, do estudo integrado e estou convicta de que podemos, a curto prazo, ter novidades", acrescentou.
A ministra da Saúde lembrou que o facto de o conselho de administração do hospital Garcia de Orta, em Almada ter mudado contribuiu para o atraso, "até porque foi preciso passar testemunho". »
in Correio da Manhã
De promessa em promessa, de adiamento em adiamento.
E por incrível que pareça há sempre uma desculpa, desta feita é a mudança do conselho de administração do HGO.
11/02/2011
No Seixal é mais difícil (35 anos de PCP)
No Seixal o PCP governa (mal, digo eu) há mais de trinta anos, no entanto a população limita-se a não ir votar nas eleições autárquicas, tendo a maior taxa de abstenção do país, fazendo que vinte mil votos dê para uma maioria absoluta nos destinos da CM Seixal, num universo de mais de cem mil eleitores.
Falta participação cívica no Seixal.
PS1: A seguir vem Cuba, Irão, Síria...
PS2: Uma irmandade muçulmana dava jeito no Seixal.
07/02/2011
Seixal Adiado III - Edifício Alentejo


Edifício Alentejo, um investimento continuamente adiado.
Pelo meio tivemos a intervenção do Tribunal de Contas: ACÓRDÃO N.º 56/2007 - 27.Mar.2007 - 1ªS/SS (Processo n.º 912/05)

"Os municípios do Seixal e de Almada continuam a culpar o Governo pelo impasse em torno da criação de duas novas lojas do cidadão, uma em cada concelho. Alfredo Monteiro, presidente da autarquia do Seixal, garante “que esta foi, é e continuará a ser uma prioridade para o concelho”, pelo que não entende os “motivos que levam o Governo a não fazer este investimento importante para cerca de 170 mil pessoas”. Já os deputados do PCP na Assembleia da República, Bruno Dias e Paula Santos, exigem que o Governo revele que medidas pretende desenvolver no sentido de serem criadas condições com vista à utilização de um edifício atualmente devoluto na rua Bernardo Francisco da Costa, em Almada, propriedade da EDP/Energia de Portugal, para aí instalar uma Loja do Cidadão." in Setúbal na Rede
02/02/2011
" A cor do horto gráfico" - um pouco de humor também é necessário
A cor do horto gráfico
já aprovado pela nova Ministra do saber
Última actualização do dicionário de língua portuguesa - novas entradas:
Arbusto: Busto com um certo ar
Testículo: Texto pequeno
Abismado: Sujeito que caiu de um abismo
Pressupor: Colocar preço em alguma coisa
Biscoito: Fazer sexo duas vezes
Bigode: Duplo Deus britânico
Coitado: Pessoa vítima de coito
Padrão: Padre muito alto
Estouro: Boi que sofreu operação de mudança de sexo
Democracia: Sistema de governo do inferno
Barracão: Proíbe a entrada de caninos
Homossexual: Sabão em pó para lavar as partes íntimas
Ministério: Aparelho de som de dimensões muito reduzidas
Detergente: Acto de prender seres humanos
Eficiência: Estudo das propriedades da letra F
Conversão: Conversa prolongada
Halogéneo: Forma de cumprimentar pessoas muito inteligentes
Piano: Ano Internacional da descoberta de Pi (3,1416)
Expedidor: Mendigo que mudou de classe social
Luz solar: Sapato que emite luz por baixo
Cleptomaníaco: Mania por Eric Clapton
Tripulante: Especialista em salto triplo
Contribuir: Ir para algum lugar com vários índios
Aspirado: Carta de baralho completamente maluca
Assaltante: Um 'A' que salta
Determine: Prender a namorada do Mickey Mouse
Vidente: O que o dentista diz ao paciente
Barbicha: Bar frequentado por gays
Ortográfico: Horta feita com letras
Destilado: do lado contrário a esse
Pornográfico: O mesmo que colocar no desenho
Coordenada: Que não tem cor
Presidiário: Aquele que é preso diariamente
Ratificar: Tornar-se um rato
Violentamente: Viu com lentidão
(recebido por mail)
26/01/2011
24/01/2011
No Seixal, População Impedida de se Manifestar
Duas dezenas de habitantes de Pinhal dos Frades, Seixal, manifestaram-se este domingo contra a destruição da área florestal Flor da Mata, uma zona protegida onde, segundo os moradores, a Câmara prevê construir um bairro social.
Uma manifestação que, ao que parece foi interrompida. Segundo o Blog A-sul:
"A população que na passada tarde de domingo se pretendia manifestar em Pinhal dos Frades, Seixal, contra a destruição de uma zona florestal protegida no PDM, foi impedida de o fazer ao ver a PSP entregar em cima da hora , uma missiva do Governo Civil de Setúbal que indiferia o pedido feito já há alguns dias(...)O governo Civil de Setubal conseguiu assim e sobre a hora, salvar a face da Câmara Municipal do Seixal, a principal visada nessa manifestação pois que a caravana que estava perfilada ontem, frente a centro de Solidariedade de Pinhal dos Frades era não só ruidosa e indignada, como também volumosa.
No entanto, devidamente escoltados pelas forças de segurança os populares, dentro do respeito pela a lei , acabaram por cumprir o seu principal objectivo, o de levar à Assembleia Municipal do Seixal a missiva em que davam conta da vontade de pretenderem da parte do Provedor de Justiça, a reabertura do processo referente à construção de um Bairro Social em zona protegida - non edificandit - no PDM."
Era bom para a nossa democracia, para o bom funcionamento do sistema autárquico, era bom para o Seixal, que a CM do Seixal esclarecesse de uma vez por todas o que pretende fazer do pouco que resta da massa verde do nosso município, o que pretende fazer com o "Bairro da Jamaica", o que pretende fazer com a contínua betonização do nosso concelho!
(em actualização)
23/01/2011
Cavaco Silva volta a ganhar no Seixal (resultados) e em Portugal

(foto retirada de blog A-sul)
Mais uma fica provado que as "gentes do Seixal" não são comunistas!
Contra muita coisa... aqui no Seixal quem ganhou foi o professor Cavaco Silva.
Seixal não é coutada, nem propriedade de ninguém.
Cavaco Silva - 36,77% - 20225
Manuel Alegre - 23,25% - 12787
Fernando Nobre - 18,03% - 9919
Francisco Lopes - 16,96% - 9328
José Coelho - 3,53% - 1941
Defensor Moura - 1,46% - 805
Inscritos: 128339 Votantes: 59377 (46,27%)
Abstenções: 68962 (53,73%) Brancos: 2819 (4,75%)
Nulos: 1553 (2,62%)
Concelho do Seixal, Freguesia da Aldeia de Paio Pires
Cavaco Silva - 29,74% - 1240
Francisco Lopes - 25,49% - 1063
Manuel Alegre - 22,61% 943
Fernando Nobre - 16,62% - 693
José Coelho - 4,03% - 168
Defensor Moura - 1,51% - 63
Inscritos: 10240 Votantes: 4503 (43,97%)
Abstenções: 5737 (56,03%) Brancos: 222 (4,93%)
Nulos: 111 (2,47%)
Concelho do Seixal, Freguesia da Amora
Cavaco Silva - 37,89% - 6462
Manuel Alegre - 24,24% - 4134
Fernando Nobre - 17,01% - 2901
Francisco Lopes - 16,22% - 2766
José Coelho - 3,37% - 574
Defensor Moura - 1,28% - 218
Inscritos: 41768 Votantes: 18368 (43,98%)
Abstenções: 23400 (56,02%) Brancos: 833 (4,54%)
Nulos: 480 (2,61%)
Concelho do Seixal, Freguesia da Arrentela
Cavaco Silva - 32,57% - 3170
Francisco Lopes - 22,68% - 2207
Manuel Alegre - 22,3% - 2170
Fernando Nobre - 17,1% - 1664
José Coelho - 3,75% - 365
Defensor Moura - 1,61% - 157
Inscritos: 23218 Votantes: 10505 (45,25%)
Abstenções: 12713 (54,75%) Brancos: 500 (4,76%)
Nulos: 272 (2,59%)
Concelho do Seixal, Freguesia de Corroios
Cavaco Silva - 38,64% - 6571
Manuel Alegre - 23,13% - 3933
Fernando Nobre - 20,2% - 3435
Francisco Lopes - 13,08% - 2224
José Coelho - 3,39% - 576
Defensor Moura - 1,57% - 267
Inscritos: 38659 Votantes: 18405 (47,61%)
Abstenções: 20254 (52,39%) Brancos: 913 (4,96%)
Nulos: 486 (2,64%)
Concelho do Seixal, Freguesia de Fernão Ferro
Cavaco Silva - 42,06% - 2457
Manuel Alegre - 22,58% - 1319
Fernando Nobre - 17,99% - 1051
Francisco Lopes - 12,07% - 705
José Coelho - 3,78% - 221
Defensor Moura - 1,52% - 89
Inscritos: 11934 Votantes: 6307 (52,85%)
Abstenções: 5627 (47,15%) Brancos: 287 (4,55%)
Nulos: 178 (2,82%)
Fonte: DGAI-AE
Seixal e Cuba, o mesmo regime
Nem propositadamente se faria melhor.
Duas notícias, no mesmo dia.
Dia de eleições presidenciais.
Duas notícias, em que se descobrem grandes semelhanças democráticas entre Cuba e Seixal.
Sobre o Seixal, notícia retirada do Diário de Notícias:
«Júlio Almas, funcionário da Câmara do Seixal (PCP) há 17 anos, perdeu a paciência com os alegados atropelos aos seus direitos laborais, o que, a confirmar-se, contraria todo o discurso dos comunistas em defesa dos trabalhadores(...)"Compreendo que se queira mostrar uma câmara exemplar, onde os direitos dos trabalhadores são sempre consagrados por uma política democrática e humanitária. Mas considero inadmissível que, perante os constantes atropelos dos direitos de um trabalhador inconveniente, se proceda ao seu saneamento por intermédio de manipulação, só para mostrar que nesta Câmara [onde o PCP tem maioria absoluta] tudo vai bem", declarou Júlio Almas - que foi candidato à junta de freguesia do Seixal pelo Bloco de Esquerda.(...)"Considero inadmissíveis existirem delegados sindicais que, quando estão representados pela força política vigente, defendam os interesses do patronato como seus interesses", bem como "os continuados actos de servilismo patronal, para fazer prevalecer os ideais políticos dos cidadãos e trabalhadores delegados sindicais (...), mesmo que isso signifique o afastamento de trabalhadores inconvenientes. Trabalhadores que, mesmo inconvenientes, têm direitos e regalias, como qualquer trabalhador", frisou Júlio Almas.»
Sobre Cuba, notícia retirada do Jornal Público:
«Wikileaks: telegramas denunciam corrupção generalizada em Cuba (...) A corrupção em Cuba transformou-se numa prática de tal forma generalizada que chega aos mais altos cargos da administração pública e a membros do Partido Comunista Cubano. Em alguns sectores assiste-se à actuação de verdadeiras “máfias”, indicam os telegramas.
Vários relatórios, declarações e dados compilados pela secção consular norte-americana em Havana dão conta destas práticas corruptas agora filtradas para a Wikileaks. Segundo os documentos é comum, por exemplo, a prática de cobrar comissões ilegais sempre que é preciso autorizar alguma coisa.
Apesar das campanhas pedagógicas e das sanções contra as práticas corruptas, elas “reinam” em Cuba, “onde a maioria dos seus 11,2 milhões de habitantes trabalha em empresas do Estado”, escreve o “El País”.»
As conclusões, sobre este tipo de regimes, são necessariamente, óbvias.
22/01/2011
Destruição de pinhal causa protestos
JN, 21/01/2011
A população da Flor da Mata e Pinhal de Frades, no Seixal, está indignada com o abate de pinheiros num terreno para onde está projectada a construção de habitação social. Já pediu inclusive ao Provedor de Justiça que reabra um processo arquivado em 2009.
"A reboque do IC 32 aproveitaram para destruir o pinhal", queixa-se César Lopes, do Movimento Cívico de Cidadãos de Pinhal de Frades e Flor da Mata, criado em 2000. "As desmatações que foram feitas correspondem exactamente ao terreno onde a Câmara quer implementar o bairro social", acusa, precisando que o corte ocorreu entre 26 de Dezembro e 5 de Janeiro.
"Em poucos dias comecei a ver o pinhal a desaparecer e liguei logo para a GNR, mas não obtive ainda resposta", referiu ao JN Maria José Ribeiro, que denunciou o abate a 29 de Dezembro.
Os moradores garantem que foram cortados pinheiros saudáveis fora da área de influência do IC 32, contrariando assim a justificação dada de que se tratou da remoção de madeira queimada no âmbito da construção da nova via.
(Retirado de JN, podendo ver artigo completo aqui)
16/01/2011
Estranha opção da CDU/Seixal

SEIXAL, 12 de Janeiro de 2011 - As últimas Assembleias de Freguesia de Arrentela, Seixal, Corroios e Aldeia de Paio Pires vão ficar na história pelos piores motivos. No passado dia 29 de Dezembro de 2010, os eleitos do PSD apresentaram nas suas respectivas Assembleias de Freguesia, uma moção da JSD Seixal que vinha propor (a título opcional) a doação do valor das senhas de presença correspondente à presente reunião, a instituições de solidariedade social locais. A CDU chumbou.
Os motivos enumerados pelos eleitos da CDU chocaram a sensibilidade dos demais presentes na sessão: «A CDU não se sente responsável pela pobreza de ninguém»; «Esta moção é um apelo à esmola e à caridade»; «A culpa é das políticas prosseguidas pelo Governo»; «Não me sinto responsável pela pobreza das cerca de 78 milhões de pessoas, na Europa», etc.
Pobreza é uma força involuntária e invisível aos olhos de quem não a sente; é o fechar de olhos à necessidade de uma rápida intervenção. Como disse o poeta «ver com olhos as coisas é fácil e vão, por dentro das coisas é que as coisas estão».
Os números são alarmantes. Um terço da população portuguesa activa (entre os 16 e os 64 anos) seria pobre se dependesse apenas dos rendimentos do trabalho, de capital e de transferências privadas. Sem as pensões de reforma e as transferências sociais do Estado, mais de quatro milhões de portugueses estariam em risco de pobreza!
Mesmo assim, e apesar das pensões de reforma e de sobrevivência e das transferências sociais do Estado português, há dois milhões de portugueses no limiar da pobreza, ou seja, com um rendimento de cerca de 360 euros mensais, dos quais 20% são jovens.
A JSD Seixal defende que o combate à pobreza não é apenas uma questão de recursos, é uma questão de vontade: devendo ser dada prioridade à dignidade humana. A acção deve passar pela comunidade, pela prossecução do bem comum e pela lógica de subsidiariedade com as pessoas.
A pobreza é um flagelo muitas vezes invisível, escondido e envergonhado. A responsabilidade no combate à pobreza é colectiva. A JSD Seixal afirma e reitera que a acção não surge do pensamento, mas de uma disposição para assumir responsabilidades.
O montante obtido das doações feitas pelos eleitos seria, sem dúvida, uma pequena grande ajuda para as instituições de solidariedade locais e também um sinal, não só de preocupação mas também de responsabilidade, daqueles que o povo elegeu.Este chumbo da CDU demonstrou que os seus eleitos não sabem lidar com esta realidade, auto-excluindo-se pela indiferença.
Comissão Política Concelhia da JSD Seixal
10/01/2011
05/01/2011
Deputados do PSD pedem visita ao Garcia de Orta
Em causa estão as notícias sobre o caos nas urgências e serviços daquela unidade de saúde que está a preocupar a população, principalmente os habitantes de Almada, Seixal e Sesimbra.
Os deputados do PSD querem saber quais as soluções implementadas ou a implementar, a situação das urgências, a interligação do HGO com a rede de cuidados primários, a reestruturação em curso e a saída recente de um número anormal de médicos.
in Correio da Manhã
03/01/2011
Para Bom Entendedor Meia Palavra Basta (preço dos combustíveis)
A um câmbio (de Julho de 2008) de 0.63 dólares/euro, o valor do barril era então de cerca de 92,7euros por barril.
Hoje, o preço do barril está próximo dos 95 dólares por barril. O câmbio está agora próximo dos 0.75 dólares/euro, o que significa um preço de cerca de 71.2 euros por barril.
Ou seja, o barril de petróleo está mais de 23% mais barato que no seu pico, no entanto o preço da mesma gasolina em Portugal está praticamente ao mesmo preço.
Mesmo retirando os aumentos do IVA, os preços diferentes dos produtos refinados, o preço dos aditivos, etc, mesmo assim... para mim... estão metendo a mãozinha no bolso do consumidor.
31/12/2010
Para todos os votos de um Bom Ano de 2011
Um Bom Ano Novo para todos, em particular para Francis Obikwelu, que está num momento difícil, com os "jornalistas de trazer por casa" a atirarem-se a ele como o "gato ao bofe"...
29/12/2010
Seixal Adiado II - Hospital do Seixal
Mais uma ano de certezas, que afinal se revelaram "furadas".
Com a crise o TGV avança, os hospitais necessários ficam adiados.
Apesar de declarações solenes, como esta da Ministra da Saúde, o Hospital do Seixal continua sem sair do papel e constantemente adiado. Apesar do lançamento de concurso público concurso público internacional para o projecto do novo hospital do Seixal, apesar da promessa do Hospital estar a funcionar em 2012, não vemos verbas no próximo Orçamento de Estado que possam colocar todo processo em marcha.
Mais, resta saber se a tipologia que o Ministério da Saúde quer para o Hospital do Seixal será o adequado às necessidades da população.
O tão necessário Hospital do Seixal continua adiado.
23/12/2010
10/12/2010
No Seixal e na China, o comunismo é o mesmo

Continuamos com um executivo comunista no concelho do Seixal, a perder o comboio do desenvolvimento local, e cada vez mais na cauda dos municípios da região da Grande Lisboa.
«Pequim reagiu à atribuição simbólica do Nobel da Paz ao académico chinês Liu Xiaobo logo que terminou a cerimónia em Oslo, falando em “farsa política” que não representa o desejo da “maioria dos povos do mundo”.» in Público
08/12/2010
Falta uma cultura de exigência no Seixal (tapeçaria a noventa mil euros)
Quantos serão os eleitores do município do Seixal que sabem o montante do orçamento camarário para 2010?
Será que fazem ideia do montante gerido pelo município?
Saberão que estamos a falar de verbas enormes, de mais de 130 milhões de euros?
Será que se preocupam em saber como é gasto esse dinheiro público?
O que diriam se fosse do seu conhecimento que a CM do Seixal vai pagar mais de 3 milhões em rendas ?
Ou, que se irá gastar com consumos de electricidade quase 5 milhões de euros?"
O que pensariam, se soubessem que a Câmara Municipal do Seixal adquiriu este ano uma tapeçaria por noventa mil euros? (pode ver aqui na página dos ajustes directos)
06/12/2010
Seixal Adiado I - Ponte da Fraternidade
(Foto retirada do blog JSD Seixal)Uma rubrica que irá ter o nome de "Seixal Adiado".
Pretende-se falar/tratar/expor todos os assuntos que digam respeito ao concelho do Seixal e aos seixalenses, assuntos que já deveriam estar mais que resolvidos, sejam eles da responsabilidade e competência do poder central ou do poder local, e que por um motivo ou outro, encontram-se terrivelmente adiados no tempo, provocando um atraso na qualidade de vida aos cidadão do município do Seixal.
Começamos esta nova rubrica com o emblemático caso do alargamento da Ponte da Fraternidade. Uma via de enorme importância, no que diz respeito às ligações entre duas freguesias, Arrentela e Amora; um eixo fundamental na rede viária do Seixal, que ano após ano, que eleição após eleição, promessa após promessa, continua "ad eternum" a ser adiada a sua execução.
Prometida a obra, pela Câmara Municipal do Seixal, para o 4.º trimestre de 2006 (conforme foto acima), estamos em final de 2010 e nada foi feito. Com a excepção de obras de manutenção e preservação da segurança dos peões e automobilistas, levadas a efeito pela Junta de Freguesia de Amora, que diga-se de passagem, agiu muito bem, excedendo inclusive as suas competências, mas sempre na defesa do interesse da população, não só da sua freguesia mas de todo o concelho, nada foi feito.
Para quando o cumprimento das promessas municipais que surgem em bonitos "outdoors" em vésperas de actos eleitorais?
Aguardemos...
(foto retirada do site Portugalio)05/12/2010
Estamos a ser roubados?!



Viveu uma situação de corrupção, ou sabe, de forma fidedigna, de alguém que a viveu? Conte-nos o que aconteceu e como acabou. Envie a sua história para o endereço diadacorrupcao@publico.pt
04/12/2010
21/11/2010
Câmara Municipal do Seixal gasta dezenas de milhares de euros em “Papel Higiénico”

a) Objecto : Fornecimento de papel higiénico industrial - 53/DA/2010 (pode ver aqui)
Preço : 35 775,00 €
Local : Portugal - Setúbal - Seixal
Prazo : 1 dia(s)
Data de Celebração : 2010-01-21
Data de Publicação : 2010-03-05
b) Objecto : Fornecimento de papel higiénico rolo industrial
Preço : 71 910,00 €
Local : Portugal - Setúbal - Seixal
Prazo : 5 dia(s)
Data de Celebração : 2010-10-13
Data de Publicação : 2010-11-02
c) Objecto : Fornecimento de papel de mãos industrial - 56/DA/2010 (pode confirmar aqui)
Preço : 53 100,00 €
Local : Portugal - Setúbal - Seixal
Prazo : 1 dia(s)
Data de Celebração : 2010-01-21
Data de Publicação : 2010-03-16
d) Objecto : Fornecimento de papel de mãos Zig-Zag - 52/DA/2010 ( pode ver aqui) - Divisão de Aprovisionamento
Preço : 21 900,00 €
Local : Portugal - Setúbal - Seixal
Prazo : 1 dia(s)
Data de Celebração : 2010-01-21
Data de Publicação : 2010-03-01
e) Objecto : Fornecimento de papel de mãos rolo industrial - 936/DA/2010 (pode ver aqui)
Preço : 71 940,00 €
Local : Portugal - Setúbal - Seixal
Prazo : 5 dia(s)
Data de Celebração : 2010-10-13
Data de Publicação : 2010-11-16
Numa leitura muito rápida e feita sem possuir todos os elementos, podemos aferir por estes dados que a CM do Seixal gastou em "papel sanitário" (não entraram nestas contas o papel de escritório) neste ano de 2010 uma verba a rondar os 250 000 euros (duzentos e cinquenta mil euros).
Não sabemos qual a quantidade de papel gasto pela CMS.
Sabemos apenas que o montante pago por este papel sanitário é algo enorme, "monstruoso".
Esperemos que tenham comprado este mesmo papel ao melhor preço/qualidade do mercado.
Esperemos, que nestas contas tenham entrado (para além dos óbvios edifícios municipais, oficinas e o edifício dos serviços municipais) as piscinas, pavilhões, etc.
Mas... mesmo assim, é tanto papel... e tratando-se de tanto papel, gostaria de saber se houve o cuidado de se priorizar a compra de papel reciclado, pois trata-se de muita "árvore deitada abaixo".
Gostaria de saber a posição do partido "Os Verdes" sobre este gasto de papel, tendo em conta isto.








O Carnaval é só na terça-feira, mas em Braga já foi no domingo.

