23/08/2011

Festas de Corroios - Não há festa como esta... em que se gaste tanto dinheiro!

Qual crise...
Qual falta de dinheiro...
Qual Troika...

Não há festa, no concelho do Seixal, em que se gaste tanto dinheiro como a festa de Corroios.

Alguns números, alguns valores ajustados pela JF de Corroios, com link para o portal dos contratos públicos:

Adjudicante: Freguesia de Corroios

Adjudicatária: Xutos & Pontapés - Produções Musicais Lda
Objecto: Espetáculo musical a realizar com os Xutos & Pontapés, no dia 26 de Agosto de 2011, no âmbito das Festas da Vila de Corroios 2011.
Preço : 39 000,00 €(Link)

Adjudicante: Freguesia de Corroios

Adjudicatária: Regiconcerto – Produções Musicais e Audiovisuais, Lda
Objecto: Espectáculo musical a realizar com o artista Mickael Carreira, no âmbito das Festas da Vila de Corroios 2011, no dia 28 de agosto.
Preço: 24 500,00 €(Link)


Adjudicante: Freguesia de Corroios

Adjudicatária: Músicas do Mundo, Serviços Musicais, S.A.
Objecto: Espectáculo musical com o artista Rui Veloso, dia 27 de agosto, no âmbito das Festas da Vila de Corroios 2011
Preço: 25 000,00 €(Link)


Adjudicante: Freguesia de Corroios
Adjudicatária: Leonel & Aguiar, Ldª

Objecto: Aluguer de estrados para os stands automóveis das Festas de Corroios 2011
Preço : 14.000,00 €(Link)


Adjudicante: Freguesia de Corroios

Adjudicatária: Base Prática, Lda.
Objecto: Montagem de stands para os feirantes nas Festas da Vila de Corroios 2011
Preço: 6 800,00 €(Link)


Adjudicante: Freguesia de Corroios
Adjudicatária : Pleno Acesso, Unipessoal Lda.
Objecto : Vigilância do recinto das Festas da Vila de Corroios 2011
Preço : 25 220,00 €(Link)

Adjudicante: Freguesia de Corroios

Adjudicatária: FABRITENDAS – FABRICO, ALUGUER E VENDA DE TENDAS,LDA
Objecto: Aluguer de tendas para as Festas da Vila de Corroios 2011
Preço: 19 650,00 € (Link)

Adjudicante: Freguesia de Corroios

Adjudicatária: 8 Sons-Produções Unipessoal, Lda.
Objecto: Aluguer de som e iluminação para as Festas da Vila de Corroios 2011
Preço: 17 500,00 € (Link)


E por último a "cereja no topo do bolo", que neste caso são duas. Vejamos:

Adjudicante: Freguesia de Corroios

Adjudicatária: JORGE FERNANDES, LDA
Objecto: Edição da Revista das Festas da Vila de Corroios 2011
Preço : 13 000,00 € (Link)

Adjudicante: Freguesia de Corroios

Adjudicatária: RPP-Audiovisuais Unipessoal, Lda.
Objecto: Gravação de audiovisuais nas Festas da Vila de Corroios 2011
Preço : 8 500,00 € (Link)

Uma revista da festa por treze mil euros!?
Uma reportagem por oito mil e quinhentos euros!?
Qual o intuito?
Vamos estar atentos à utilização destas imagens!

Estas são apenas algumas das despesas.
Esperemos pelo menos que parte das receitas cubram os custos destas festas e da manutenção anual do recinto de festas.

09/08/2011

Esclarecimento sobre as obras na Loja do Cidadão do Seixal

Este artigo do jornal Público online de hoje deixa algo a desejar.

Levanta apenas a poeira e não aprofunda o tema... Loja do cidadão / edifício Alentejo.

Para melhores  e maiores esclarecimentos aconselho a leitura deste "post", de 7 de Fevereiro do presente ano, que procura iluminar algumas mentes adormecidas do Seixal.

Veja e perceba como esse edifício em causa já pertence há mais de 10 anos à CM do Seixal, estando sem uso desde essa data!!

24/07/2011

Petição pela realização de uma auditoria externa às contas do Município do Seixal

Petição pela realização de uma auditoria externa às contas do Município do Seixal (aceder aqui)

Eu assinei, embora não concordando com toda a fundamentação apresentada na petição, mas porque para mim o essencial, como munícipe interessado pelo poder local, é ter em conta o seguinte:


"Considerando que nos últimos anos assistimos a um conjunto de investimentos ruinosos que implicam, na prática, a hipoteca do futuro do concelho já que só o aluguer das instalações ascende a mais de 4 milhões de euros por ano;
Considerando que a capacidade de endividamento do Município se encontra praticamente esgotada..."

E sobretudo:
"Considerando que é de interesse público uma auditoria que permita caracterizar sem margem para dúvidas a situação do concelho, bem como, aperfeiçoar os mecanismos de controlo interno de forma a optimizar os recursos existentes."


Estas são razões mais que suficientes, para qualquer cidadão deste nosso concelho assinar esta petição.

18/07/2011

Seixal: Praia da Ponta dos Corvos é «problema de segurança»

LUSA/Diário Digital

«O comandante dos Bombeiros do Seixal considera que a língua de areia da península da Ponta dos Corvos, onde, embora estejam proibidos banhos desde 2001, centenas de pessoas fazem praia, é “um problema de segurança e de saúde pública”.

Em declarações à agência Lusa, o comandante António Pires de Matos afirmou que, “embora sejam grandes e visíveis as tabuletas que assinalam a interdição da zona a banhos”, a praia fluvial da Ponta dos Corvos, no estuário do Tejo, – também conhecida como praia da Ponta do Mato ou praia dos Tesos – “atrai milhares de pessoas na época estival”(...)“Asseguramos o transporte das pessoas para o local, em barcos, em regime gratuito. Aquela é, para todos os efeitos, e embora não sejam permitidos banhos ou campismo, uma zona de lazer. Para além disso, se estivermos presentes estamos mais próximos. E se não assegurarmos o transporte haverá sempre negócio agregado a isto”, explicou.
Por outro lado, explicou, “assumir a vigilância daquela zona é assumir um facto que ninguém vai assumir enquanto a zona não tiver condições mínimas de segurança para o banho”.» in Diário Digital / Lusa


Conclusões e interrogações:

- Mais uma entidade oficial a reconhecer que a qualidade da água não permite os banhos na baía do Seixal;

- Por outro lado, que enorme incongruência!
Faz o que eu digo e não faças o que eu faço!!
Então: "E se não assegurarmos o transporte haverá sempre negócio agregado a isto...".
Então agora os bombeiros são alguma espécie de entidade económica reguladora?? 

- Fornecem o serviço de transporte de forma gratuita? Então quem paga? O orçamento dos bombeiros? Tendo em conta que os Bombeiros do Seixal altamente "subsidiados" pela autarquia, em última análise poderíamos aferir que é o contribuinte que paga!!
- Com esta atitude contribuem para um maior número de pessoas frequentar sítios que apresentam diversos perigos para a sua saúde!???

- Toda este cenário, que esta entrevista veio escancarar a público, deve ser bem visto pelas autoridades competentes.


Anda o mundo ao contrário?!

16/07/2011

A Ponta do Iceberg

Esta notícia do jornal Público é algo pouco compreensível.



"Câmara do Seixal comprou em Abril estátua de três mil euros".

Numa Câmara Municipal que já gastou tanto dinheiro mal gasto, esta notícia é algo como noticiar sobre um grão de areia no deserto.
Implicar com uma verba irrisória, tendo em conta o orçamento de quase 100 milhões de euros da CM do Seixal, é pelo menos mostrar apenas a ponta do iceberg.

Casos como a tapeçaria por noventa mil euros, como comprar papel higiénico a uma metalurgia, como adquirir edificios para nada servirem, como adquirir sazonalmente serviços, como recorrer sistematicamente a outsourcing, como gastar centenas de milhar de euros em comunicações...

13/07/2011

Festa da Torre da Marinha (Arrentela)

DIA 13 – Quarta-feira
21H00 – MARCHA DE ARRENTELA – SFUA

22H00 – BANDA FILARMÓNICA DA SFU ARRENTELENSE


DIA 14 – Quinta-feira
21H00 - GRUPO DA BOA VONTADE

- GRUPO CORAL E INSTRUMENTAL “RECORDAR É VIVER” - AURPI TM

- GRUPO DE HARMONICAS “BAIA DO SEIXAL”

- GRUPO DE DANÇA “VIVA A DANÇA VIVA” – AURPI TM

22H30 – RANCHO FOLCLÓRICO “ALEGRIA DA NOSSA TERRA”


DIA 15 – Sexta-feira
21H00 – DESFILE DOS TOCA RUFAR

21H00 – GRUPO CORAL ALENTEJANO DOS SERVIÇOS SOCIAIS DOS TRABALHADORES DAS AUTARQUIAS DO SEIXAL

21H30 – GRUPO CORAL E INSTRUMENTAL “OS FLAMINGOS” - SFUA

22H00 – RACHO FOLCLÓRICO “HONRA E GLÓRIA DE ARRENTELA” – SFUA


DIA 16 – SÁBADO
21H00 – GRUPO CORAL E INSTRUMENTAL “ LAÇOS DE TERNURA” – ARPI PF

21H30 – GRUPO CORAL E INSTRUMENTAL “DIVERSOS DO ALENTEJO” – CSSPF

22H00 – RANCHO FOLCLÓRICO “ANDORINHAS DO PINHAL” – CSSPF


DIA 17 – DOMINGO
21h00 – DESFILE DA FANFARRA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO SEIXAL

21H00/23H00 - DEMONSTRAÇÃO DE GRUPOS DE DANÇA E ACTIVIDADES DESPORTIVAS DAS COLECTIVIDADES DA FREGUESIA DE ARRENTELA


____________________________________________________________


Como se pode facilmente verificar, passa-se do oitenta para o oito, no que diz respeito aos convidados para actuar nas festas. Das duas, ou estiveram mal todos os estes anos a "esbanjar" dinheiro em artistas nacionais, ou é agora que estão mesmo muito mal.

"Nem tanto ao mar, nem tanto à terra"

10/07/2011

Um Post, dois Temas: "Trabalho precário na CM do Seixal?" e "PSD/Seixal"

Alguns "posts" atrás, referi uma questão que gostaria de ver respondida pelo executivo camarário sobre recibos verdes e sobre trabalho precário. Não obtive qualquer resposta, excepto da senhora presidente da CPS/PSD Seixal, em que menciona que o assunto seria bem mais delicado e profundo do que a forma que o apresentei e que mais tarde o mesmo iria ser tratado. Eu sei disso. Tenho consciência disso. E como tal, e tratando-se de um assunto de matéria laboral, que mexe com dinheiros públicos, não pode ser encarado de forma superficial. Acredito que sim. Mas, também não pode ser por muito mais tempo adiada a sua discussão pública.

Neste blog, ao contrário de outros, foi chamada a atenção para a situação económica da CM do Seixal, quando este tema ainda não era assunto de discussão nos órgãos municipais. Foi igualmente chamada a atenção para certas opções em matéria de ajustes directos, que só muito mais tarde seriam trazidos a público e questionados em reunião de câmara municipal.
Não devemos, nem podemos, deixar de questionar a maioria comunista, de todas as formas possíveis, sobre certo tipo de politicas e opções que vão sendo tidas pelo executivo camarário. Eles não respondem... mas os autarcas, pelo menos os do PSD, devem continuar a questionar e eventualmente a denunciar a falta de respostas da CM do Seixal às questões colocadas pela oposição. Não nos podemos calar. Seja na Internet, na comunicação social, nos órgãos autárquicos, seja na rua junto das populações.


Por outro lado, e perdoem-me os demais leitores, vou-me dirigir nesta parte deste pequeno texto, em particular aos militantes social-democratas do concelho do Seixal.
Mais uma vez, apelo a uma abertura do PSD/Seixal à sociedade local, por todos os meios possíveis. Escrever artigos de opinião num jornal local, ou blog, não é suficiente. Deixamos passar uma oportunidade. Aliás, muitas oportunidades. A petição para uma auditoria seria uma forma.

Estamos, há mais de trinta anos, a trabalhar no PSD/Seixal de uma forma muito fechada, muitas vezes em torno de um único órgão, que é a Comissão Politica de Secção. E aqui faço "mea culpa" na responsabilidade que me cabe. Não faz sentido que, cerca de dois terços de uma comissão politica ocupem os lugares cimeiros das listas autárquicas. Não existe nenhuma obrigatoriedade em que o presidente da CPS seja o candidato autárquico. Não é assim que iremos cativar a população. Foi nestes precisos termos que obtivemos uma derrota contundente nas últimas eleições autárquicas.
Não podemos continuar a repetir os mesmos erros. Temos de inovar. Temos de abrir o PSD/Seixal à população. Retirar os rótulos que o PCP local tanto gosta de colocar ao PSD local. Deixarmo-nos de "elitismos". Mostrar a nossa capacidade de trabalho. Mostrar aos eleitores que estamos presentes. Mostrar aos trabalhadores autárquicos que os seus postos de trabalho não estão em perigo, mas que pelo contrário, os seus direitos serão respeitados de forma muito mais rigorosa... e que terão direito a manifestar a sua opinião.

Temos muito trabalho pela frente.

09/07/2011

Intervenção política do PSD na Assembleia Municipal do Seixal‏

 
Da necessidade de Esperança à exigência da transparência

4 de Julho de 2011
 
Intervenção política na Assembleia Municipal do Seixal


O mais recente acto eleitoral deu uma vitória clara ao PSD e às suas propostas. Esta vitória eleitoral, surge mais uma vez, num momento crítico da vida do país. Não adianta negar: em 5 de Junho os eleitores fizeram uma escolha clara, fizeram a opção que entenderam ser a melhor, aquela que oferecia mais condições para ultrapassar o desafio perante o qual estamos colocados.Trata-se de um desafio difícil: consolidar as finanças públicas sem esquecer a necessidade de manter a coesão social num cenário de crise nacional e internacional. Hoje tal como no passado, os portugueses terão de saber que para ir para além do cabo das Tormentas é, antes de mais, preciso ter Esperança.O crescimento da economia será vital para ultrapassar o actual cenário desolador. O crescimento da economia e, com ele, o crescimento de mais e melhor emprego. É essencial lembrar que nada disto será possível num cenário de conflitualidade social. Nenhum de nós quer, certamente, ter a tragédia grega como referência. Nenhum português irá apostar decididamente no “quanto pior melhor”porque, se a barca se afundar, seremos todos náufragos da Europa e dos nossos sonhos.O PSD ganhou as eleições e, em conjunto com o CDS/PP dispõe uma sólida maioria parlamentar. É portanto, justo e democrático que governe(m).Todos esperamos que os partidos derrotados nestas eleições PS, CDU, BE saibam ser uma oposição sólida, exigente e construtiva, no parlamento e, que dessa forma contribuam para uma vitória do povo português nesta situação de adversidade.
Não valerá a pena tapar o sol com a peneira e justificar os resultados com o facto de, alegadamente, a campanha ter sido pouco esclarecedora. Os portugueses não são ignorantes. Ao fim de quase 40 anos de democracia os portugueses sabem muito bem o que escolhem e, porque escolhem. E as escolhas foram feitas de forma claríssima.

Muito interessantes foram os resultados obtidos neste concelho em que a CDU obteve um dos piores resultados de sempre. Repare-se que na freguesia de Fernão Ferro, aconteceu aquilo que era impensável, até há poucos anos: a CDU ficou em quarto lugar atrás do CDS-PP. Ao contrário das eleições locais em que tantas vezes se confunde a propaganda com a informação perante a impotência das oposições, em eleições legislativas, as pessoas são bombardeadas por informação - nas televisões, rádios e jornais - que cumpre (pelo menos) um mínimo de regras de isenção e, pelas opiniões de um variado e colorido leque de personalidades que permitem reflectir e votar em consciência.
Note-se que ainda não foi desta que a CDU/ PCP assumiu os resultados eleitorais na sua plenitude. A nível nacional, a CDU, preferiu sublinhar que tinha mais um deputado - embora, de facto, tivesse tido menos eleitores! - … a continuar com este crescimento exponencial, terá maioria absoluta lá para o séc. XXIII! A nível local, sublinhou-se a vitória nas duas freguesias mais pequenas do concelho e omitiu-se, pura e simplesmente, a derrota em todas as outras. Enfim talvez, os eleitores também gostassem de ver alguma transparência na apreciação dos resultados, de ver “os bois chamados pelos nomes”: de ver uma vitória chamada de “vitória” e, uma derrota de “derrota”.
Ora, apesar das palavras e do discurso a verdade é que a relação do PCP com a transparência sempre foi uma relação difícil. Veja-se a reacção crispada do executivo camarário perante a recente proposta do PSD relativa à realização de uma auditoria. “Ignorância” disseram eles. Ora, nem mais. É a nossa convicção de que somos zelosamente mantidos na ignorância por informações tantas vezes desnecessárias e desajustadas (predomina a informação do trivial sobre a substancial) e por relatórios que espelham a necessidade e a pressa que o PCP tem de se ufanar com resultados medíocres. Veja-se a forma engenhosa como o último empréstimo aqui aprovado nesta assembleia surge nas “gordas” do Boletim Municipal1, finalmente, apesar de todos os constrangimentos que podem legitimamente ser imputados ao poder central, atente-se que apesar das dificuldades a CMS não hesitou em hipotecar o futuro do concelho quando firmou os contratos a ASSIMEC, contratos que por um período de 30 anos nos vão custar c. de 370 mil euros/mês – cerca de 4,4 milhões/ano… é por isto que podemos dizer que… estamos cansados e fartos de ver, a CDU e a sua maioria nesta câmara municipal enfeitar gralhas com penas de flamingo ou mesmo de pavão, transformando o branco em preto, e as formigas em elefantes … ou, vice-versa de acordo com a conveniência.
Catarina Tavares

04/07/2011

Conseguirão continuar a "tapar o Sol com a peneira"?

Já há muito tempo que vimos alertando para alguns negócios deveras nefastos (no nosso ponto de vista) para o erário público, levados a efeito pela CM do Seixal. O contrato de arrendamento dos Serviços Centrais são um dos muitos exemplos gritantes de má gestão. A construção do pavilhão Municipal da Torre da Marinha (IFCT) idem, Mundet idem, as piscinas da Torre da Marinha idem, as chamadas oficinas camarárias idem, etc.
 Pelos vistos a notícia só agora chegou ao jornal Público.

"Se a câmara não comprar nenhum dos imóveis cuja construção custou cerca de 47 milhões à Assimec, o valor das rendas pagas só nos 20 anos iniciais dos contratos rondará os 88,8 milhões de euros, sem contar com as actualizações previstas na lei."




Mais vale tarde que nunca.

Deixo aqui alguns links para posts relacionados com este tema:

21 de Mar de 2011 -Perguntas por responder - Quanto paga a CM do Seixal de rendas?

30 de Mar de 2011 - CCDR preocupada com regeneração de frentes ribeirinhas do Seixal e com a situação financeira da CM Seixal
13 de Abr de 2011 - E no Seixal como vão as finanças?

6 de Mai de 2011 - Os "Sublimes" Serviços Centrais da CM do Seixal

13 de Mai de 2011 - Dia do Bombo no Seixal... 

27 de Mai de 2011 - O estado das finanças da autarquia seixalense

24 de Jun de 2011 - Por uma petição pública para uma auditoria e já agora uma pergunta indiscreta à CM do Seixal

Apenas alguns exemplos.

01/07/2011

Jogos políticos?

Substituição de Presidente na Junta de Freguesia de Amora, Odete Gonçalves cessa funções e Manuel Araújo assume o cargo
 
 
É a democracia.
O que é verdade um dia... no dia seguinte já é mentira.
Jogos políticos que visam a perpetuação de uma força politica, neste caso o PCP,  no poder local no Seixal.

Mas, na minha modesta opinião, quando se assume um compromisso perante os eleitores, deve-se levá-lo até ao fim. A senhora presidente não está a cumprir o prometido aos seus eleitores.
Mas... são jogos políticos.

24/06/2011

Por uma petição pública para uma auditoria e já agora uma pergunta indiscreta à CM do Seixal

Existe uma questão que gostaria de poder colocar à CM do Seixal, no sentido de combater a minha ignorância, seria qual é o real número de trabalhadores a recibos verdes na CM do Seixal?

Como não sou autarca, e como sei que não vou ser respondido, deixo aqui o pedido aos vereadores da oposição, bem como aos partidos da oposição com representação na AM, para fazerem essa simples questão ao executivo municipal. Quantos?

Novamente, reitero aqui o desafio feito no último post, em que se pedia aos autarcas social-democratas do concelho do Seixal e à CPS do PSD/Seixal, na pessoa da sua presidente, Catarina Tavares, para, de imediato, colocar o pedido de auditoria às contas do município seixalense, na forma de petição online, com o objectivo de todos os munícipes (e não munícipes) poderem aceder-lhe e poderem subscreve-la.

Não percam a oportunidade de abrir o PSD/Seixal à população. 

23/06/2011

Carvalho da Silva defende auditoria às contas públicas... mas, no Seixal, isso é ser ignorante

Carvalho da Silva, sindicalista CGTP, ligado ao PCP, defende uma auditoria às contas públicas, uma auditoria à dívida portuguesa com participação da sociedade civil.

E não está só nessa pretensão: «A petição, intitulada “Por uma auditoria à dívida portuguesa”, é assinada por 38 figuras ligadas ao movimento sindical, associativo e ao ensino universitário e defende uma auditoria da dívida “com participação da sociedade civil e do movimento dos trabalhadores”, como forma de “determinar que partes da dívida são ilegais, ilegítimas, odiosas ou simplesmente insustentáveis”.» in Público

Carvalho da Silva, corre, nos termos desta notícia, o sério risco de ser apelidado de "ignorante" pelos seus camaradas de partido no Seixal, tendo em conta aquilo que o senhor presidente da CM do Seixal divulgou sobre o pedido de auditoria feito pelo PSD/Seixal às contas da autarquia Seixalense, onde afirmou que o mesmo se devia a ignorância.

Dois pesos e duas medidas?

Nestes termos, e tendo em conta os recentes desenvolvimentos,  deixo aqui publicamente um desafio aos autarcas social-democratas do concelho do Seixal e à CPS do PSD/Seixal, na pessoa da sua presidente, Catarina Tavares, para, de imediato, colocar o pedido de auditoria às contas do município seixalense, na forma de petição online, com o objectivo  de todos os munícipes (e não munícipes) poderem aceder-lhe e poderem subscreve-la. 

Haja coragem e vontade política. Não percam a oportunidade de abrir o PSD/Seixal  à população.

18/06/2011

Festas de S. Pedro - Seixal

Programa dos Palcos

DE 24 DE JUNHO A 29 DE JUNHO

DIA 24 de Junho – Sexta-Feira
21.00 horas: Abertura do arraial, Feira–Franca

Palco N.º 1
21.30 horas: Marchas Populares – Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância Rede Pública

DIA 25 de Junho – Sábado
Palco N.º 1
22.00 horas: TEATRO DE REVISTA

Palco N.º 2
22.00 horas: Sarau de Dança do CLUBE DE CAMPISMO LUZ E VIDA

DIA 26 de Junho – Domingo
Palco N:º 1
22.00 horas: Actuação de BANZA

Palco N.º 2
22.00 horas: Noite de Fado Amador:

DIA 27 de Junho – Segunda-Feira
Palco N.º 1
22.00 horas: Actuação de TUNA DA UNISSEIXAL

Palco N.º 2
22.00 horas: Concerto pela BANDA FILARMÓNICA da Sociedade Filarmónica União Seixalense

DIA 28 de Junho – Terça-Feira
Palco N.º 1
22.00 horas: Actuação de VIRGEM SUTA

Palco N.º 2
22.00 horas: BAILE POPULAR E MARCHAS

DIA 29 de Junho – Quarta-Feira – Feriado Municipal

08.00 horas: MARCHAS DAS CANAS (promovida pela S. F. D. T. S.)

18.00 horas: PROCISSÃO SOLENE EM HONRA DE S. PEDRO

Palco N.º 1
22.00 horas: ESCOLA DE PINHAL DE FRADES

Palco N.º 2
22.00 horas: Concerto pela BANDA FILARMÓNICA da Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense


Programa Religioso

25 Junho 21.15 Oração Vicarial de Jovens


26 Junho 17.00 Tarde Paroquial – Lg. Igreja
Participação especial Rão Kyao

27 Junho 21.00
Apresentação do Livro "Com São Pedro no Seixal - A Razão da Festa"

28Junho 21.00 Missa Vigília São Pedro

29 de Junho - DIA DE SÃO PEDRO
12.00 – Missa Solene


17.00 – Vésperas Solenes

18.00 – Procissão S. Pedro
 
 
Retirado daqui e daqui.
 
 
Definitivamente não é ano de eleições!

10/06/2011

E porque não uma auditoria independente?

Confrontado com um eventual pedido do PSD para uma auditoria independente às contas da câmara, liderada pela CDU,  o "... presidente da Câmara do Seixal, Alfredo Monteiro (CDU), considerou hoje «ignorância» o pedido de uma auditoria independente às contas da autarquia anunciado pelo PSD, para «conhecer a real situação económica do município (...)  Em declarações à Agência Lusa, Alfredo Monteiro afirmou que «as contas da autarquia são auditadas anualmente por um revisor oficial de contas independente, para além de serem apresentadas semestralmente à Assembleia Municipal e trimestralmente à Direcção-geral das Autarquias Locais», in Diário Digital.

Pois então, este pedido deve-se à ignorância do PSD-Seixal?
Penso que concordamos todos nisso.
O que o PSD-Seixal deseja é, sobretudo, esclarecer todas as eventuais dúvidas sobre a gestão/situação financeira da CM do Seixal. Quer ter um conhecimento efectivo (para sair da ignorância) sobre a "verdadeira situação financeira" do município.
A auditoria afigurasse-me como sendo um instrumento capaz de obviar a tal ignorância.
Porque não uma auditoria independente?

07/06/2011

Finalmente: «Seixal: PSD quer auditoria para "conhecer a real situação económica do município"»

Notícia da Agência Lusa, através SicNotícias:

«Seixal, 07 jun (Lusa) -- O PSD do Seixal anunciou hoje que o partido quer uma auditoria independente às contas da câmara, liderada pela CDU, para "conhecer a real situação económica do município", que não será "tão famosa quanto se quer fazer crer".
As declarações da comissão política concelhia laranja surgem na sequência da aprovação em reunião de câmara de um pedido de empréstimo de quatro milhões de euros para pagar a fornecedores e que praticamente esgota a sua capacidade de endividamento no curto prazo.
A proposta foi aprovada no final de maio com os votos favoráveis da maioria CDU, do PSD e do BE e a abstenção do PS. Apesar das diferentes posições de voto, todos os vereadores da oposição consideraram "insuficiente" a informação prestada pelo executivo sobre o empréstimo e sobre as contas da autarquia.
Esta tarde, a presidente da comissão política do PSD do Seixal, Catarina Tavares, disse aos jornalistas considerar que "existe uma distância muito grande entre os números que a câmara apresenta, as previsões que faz e a realidade".
O PSD considera "fantasiosos" e "pouco transparentes" os orçamentos da autarquia e vai, por isso, pedir "uma auditoria independente às contas da câmara para que seja possível conhecer a real situação económica" do município(...)
Catarina Tavares disse ainda que o pedido de auditoria vai ser feito até ao final do mês em reunião de câmara através do vereador Paulo Edson Cunha ou por requerimento. A iniciativa está aberta à participação dos outros partidos da oposição(...)
O partido considera que a câmara precisa de repensar, por exemplo, "as despesas com o boletim municipal - instrumento de propaganda -, as despesas com contratação de serviços externos e com pessoal e as despesas com infraestruturas".»

06/06/2011

Resultado das eleições legislativas 2011 do distrito de Setúbal e do concelho do Seixal (por freguesias)

Aqui ficam os resultados provisórios do distrito de Setúbal e do concelho do Seixal por freguesias (Fonte DGAI).
Resultados muito semelhantes a nível distrital e a nível concelhio, destacando-se a vitória do PPD/PSD na freguesia de Fernão Ferro.
Clicar nas imagens para aumentar.