31/12/2010

Para todos os votos de um Bom Ano de 2011



Um Bom Ano Novo para todos, em particular para Francis Obikwelu, que está num momento difícil, com os "jornalistas de trazer por casa" a atirarem-se a ele como o "gato ao bofe"...

29/12/2010

Seixal Adiado II - Hospital do Seixal

(imagem retirada do blog A-sul)

Mais um ano de promessas.
Mais uma ano de certezas, que afinal se revelaram "furadas".

Com a crise o TGV avança, os hospitais necessários ficam adiados.

Apesar de declarações solenes, como esta da Ministra da Saúde, o Hospital do Seixal continua sem sair do papel e constantemente adiado. Apesar do lançamento de concurso público concurso público internacional para o projecto do novo hospital do Seixal, apesar da promessa do Hospital estar a funcionar em 2012, não vemos verbas no próximo Orçamento de Estado que possam colocar todo processo em marcha.




Enquanto isso o Hospital Garcia de Horta, continua a ser notícia pela negativa nos nossos meios de comunicação social. Simplesmente o Hospital de Portugal com a maior ocupação, com a sua capacidade de resposta ocupada a quase 100%, muito perto da rotura.

Mais, resta saber se a tipologia que o Ministério da Saúde quer para o Hospital do Seixal será o adequado às necessidades da população.
(imagem retirada do blog A-sul)
Outra questão pretende-se com a localização do Hospital do Seixal. Temos no nosso concelho um sítio que considero como ideal (as antigas oficinas municipais) que, no entanto, a Câmara Municipal do Seixal não quer utilizar, apesar de se tratarem de terrenos municipais, preferindo, uma outra localização que segundo se crê, tratam-se de terreno inserido na Rede Natura. Qual a razão para tal? Qual a necessidade de se ir construir num do poucos sítios que ainda temos de natureza protegida no Seixal?

O tão necessário Hospital do Seixal continua adiado.

10/12/2010

No Seixal e na China, o comunismo é o mesmo


Na China, tal como no Seixal a posição do PCP é a mesma.
Continuamos com um executivo comunista no concelho do Seixal, a perder o comboio do desenvolvimento local, e cada vez mais na cauda dos municípios da região da Grande Lisboa.


«Pequim reagiu à atribuição simbólica do Nobel da Paz ao académico chinês Liu Xiaobo logo que terminou a cerimónia em Oslo, falando em “farsa política” que não representa o desejo da “maioria dos povos do mundo”.» in Público

08/12/2010

Falta uma cultura de exigência no Seixal (tapeçaria a noventa mil euros)

É com alguma tristeza que, passados mais de 35 anos do 25 de Abril, constato que existe uma enorme falta de cultura de exigência em Portugal, e muito em particular no concelho do Seixal, por parte dos contribuintes e eleitores, nomeadamente para com aqueles que os governam.

Quantos serão os eleitores do município do Seixal que sabem o montante do orçamento camarário para 2010?

Será que fazem ideia do montante gerido pelo município?

Saberão que estamos a falar de verbas enormes, de mais de 130 milhões de euros?

Será que se preocupam em saber como é gasto esse dinheiro público?

O que diriam se fosse do seu conhecimento que a CM do Seixal vai pagar mais de 3 milhões em rendas ?


Ou, que se irá gastar com consumos de electricidade quase 5 milhões de euros?"

O que pensariam, se soubessem que a Câmara Municipal do Seixal adquiriu este ano uma tapeçaria por noventa mil euros? (pode ver aqui na página dos ajustes directos)


Temos e devemos ser bem mais exigentes para com os nosso governantes, para com aqueles que gerem o nosso dinheiro público. Não nos podemos deixar calar.

Necessitam melhor informação.






06/12/2010

Seixal Adiado I - Ponte da Fraternidade

(Foto retirada do blog JSD Seixal)

Hoje vamos dar início a uma nova rubrica do blog "Viver Seixal", rubrica essa que irá incidir sobre questões que dizem respeito a atrasos em equipamentos, obras e infra-estruturas do nosso concelho do Seixal.
Uma rubrica que irá ter o nome de "Seixal Adiado".

Pretende-se falar/tratar/expor todos os assuntos que digam respeito ao concelho do Seixal e aos seixalenses, assuntos que já deveriam estar mais que resolvidos, sejam eles da responsabilidade e competência do poder central ou do poder local, e que por um motivo ou outro, encontram-se terrivelmente adiados no tempo, provocando um atraso na qualidade de vida aos cidadão do município do Seixal.

Começamos esta nova rubrica com o emblemático caso do alargamento da Ponte da Fraternidade. Uma via de enorme importância, no que diz respeito às ligações entre duas freguesias, Arrentela e Amora; um eixo fundamental na rede viária do Seixal, que ano após ano, que eleição após eleição, promessa após promessa, continua "ad eternum" a ser adiada a sua execução.

Prometida a obra, pela Câmara Municipal do Seixal, para o 4.º trimestre de 2006 (conforme foto acima), estamos em final de 2010 e nada foi feito. Com a excepção de obras de manutenção e preservação da segurança dos peões e automobilistas, levadas a efeito pela Junta de Freguesia de Amora, que diga-se de passagem, agiu muito bem, excedendo inclusive as suas competências, mas sempre na defesa do interesse da população, não só da sua freguesia mas de todo o concelho, nada foi feito.

Para quando o cumprimento das promessas municipais que surgem em bonitos "outdoors" em vésperas de actos eleitorais?

Aguardemos...



(foto retirada do site Portugalio)
PS3: Mais uma triste notícia, "Quatro mortos em lar de idosos na Charneca da Caparica". Num país onde o próprio partido do governo pondera oferecer como "prioritária" a Eutanásia aos mais velhos, nada é de espantar.

05/12/2010

Estamos a ser roubados?!









Entre impostos directos e indirectos, tarifas, portagens, taxas municipais, nacionais, etc, pagamos mais de 70% do nosso rendimento.
Todos os dias somos confrontados com as descobertas de certos tipos de "malabarismos financeiros"(e ainda bem que ainda há coragem para denunciar).


Hoje, depois de ler algumas das primeiras páginas dos nosso jornais deste fim-de-semana, fiquei com a angustiante sensação, que o dinheiro público não está a ser usado com cuidado adequado, e que existem muitas pessoas a enriquecer às custas de todos aqueles que pagam impostos.



Será que, como contribuintes, estamos objectivamente e efectivamente a ser espoliados?



A crise é só para alguns?





PS:No próximo dia 9 de Dezembro assinala-se o Dia Internacional contra a Corrupção.

Viveu uma situação de corrupção, ou sabe, de forma fidedigna, de alguém que a viveu? Conte-nos o que aconteceu e como acabou. Envie a sua história para o endereço diadacorrupcao@publico.pt