30/11/2009

Se o clube Rio Ave não se queixa?

Ao passar os olhos por alguns comentários de leitores publicados no jornal Público, sobre como "o árbitro errou muito", e sempre para o mesmo lado, sobre o "terreno inclinado", etc. Muitos destes comentários feitos por benfiquistas confessos, a pergunta que eu deixo é a seguinte:

Se o clube Rio Ave não se queixa, então porque se queixam estes leitores?

Ou por outro lado, se Carlos Brito e os dirigentes do Rio Ave não se queixam, das duas uma, ou não têm razões de queixa, ou representam muito mal os seus sócios e simpatizantes vilacondenses.

PS: o próprio jornal no seu artigo fala de um mau trabalho do árbitro. Será mais um para a Jarra?

"Isto" também chega ao Seixal - Espanha



Parece que de Espanha para além de maus ventos e maus casamentos, agora nem boas águas(apesar de não ser novidade).

Atentem a esta notícia do Correio da Manhã:

"Esgotos de Madrid no Tejo

A Espanha está a canalizar os esgotos de Madrid para o rio Tejo e a desviar a água limpa das nascentes do rio para as regiões turísticas."

Imagens dos incidentes no final do Braga-Benfica

Toda a verdade?
Como é possivel termos estádios do Europeu que não têm gravação contínua de imagem, mais, ficando essas mesmas imagens em poder de um dos clubes.
E agora alguém consegue responder o porquê do Cardozo ser castigado? Alguém percebe o porquê do Mossoró e os outros dois jogadores do Sc Braga não terem sido castigados apesar de um dos árbitros auxiliares estar a menos de dois metros e a olhar para tudo? Terá já ido esse auxiliar para a "Jarra"?

28/11/2009

No que está bem... não se mexe!

Tal como no futebol, equipa que ganha não se muda, também na vida, aquilo que está bem feito também não se deve mexer. Como tal, apesar de viver no Seixal, margem sul do Tejo, é minha opinião, que o Douro e as cidades do Porto e Gaia são o palco predilecto para a realização da Red Bull Air Race . Uma imagem de marca dessa região, que Lisboa não deve tentar sequer retirar do seu local origem/habitual em Portugal.
Mais, se a Câmara Municipal de Lisboa quer realizar alguma iniciativa que traga visitantes e as luzes da ribalta para Lisboa, que tanto tempo passa de costas voltadas para o Tejo, que seja inovadora e não tente retirar proventos do trabalho anteriormente realizados por outros.
Seja empreendedora e inovadora.
Tente outro tipo de espectáculos naúticos ou aéreos mas não seja "invejosa".
PS: E já agora o mesmo recado serve para a Câmara Municipal do Seixal, que em termos de eventos na bonita Baía do Seixal, deixa muito a desejar.

Um resultado normal é...

Mais, qualquer resultado para o Benfica deixa-o à frente dos seus competidores mais directos(excluo conscientemente o Braga), como tal é minha opinião que deve encarar o jogo com muita "tranquilidade". Na eventualidade de perder com o Sporting hoje à noite, que eu acho que não vai acontecer, o Benfica tem "apenas" de vencer a Académica em casa, o Olhanense fora e Porto em casa, para ver os seus adversários a uns bons pontos abaixo de si.
Pressão existe sim no Porto e Sporting que estão, respectivamente, a cinco e onze pontos.

Bancos Alimentares realizam mais uma Campanha de recolha de alimentos em 28 e 29 de Novembro






Numa altura em que a solidariedade é mais do que nunca necessária, os Bancos Alimentares Contra a Fome voltam a apelar, no próximo fim-de-semana, à generosidade de toda a sociedade civil em mais uma campanha de recolha de alimentos.


Em 17 regiões do país (Lisboa, Porto, Coimbra, Évora e Beja, Aveiro, Abrantes, São Miguel, Setúbal, Cova da Beira, Leiria-Fátima, Oeste, Algarve, Portalegre, Braga, Santarém, Viseu e Viana do Castelo), cerca de 25 mil voluntários unidos pela mesma causa, estarão à porta dos estabelecimentos comerciais a convidar os portugueses a doarem as suas contribuições em alimentos.


Ajude no que puder.

26/11/2009

Não havia mais ninguém?

Colocar num jogo, com a importância de um Sporting-Benfica, um árbitro que representou para um dos clubes o abandonar de um objectivo primordial na época passada, como a disputa de um campeonato, afigura-se-nos deveras mal pensado, para não dizer mesmo temerário.
Algumas questões se podem levantar e tornar pertinentes:
Qual a razão, de se definir como critério principal que os árbitros para este tipo de jogos tenham de ser internacionais, quando sabemos que as classificações (ou pelo menos os relatórios) estão a ser discutidas em âmbito de processo criminal?
Não existem mais árbitros de qualidade em Portugal?
Para quando o alargamento do quadro de árbitros de primeira categoria de molde a ter maior leque de escolha?

Escolha deveras arriscada...

24/11/2009

Vivemos em Democracia?

Hoje, à hora de almoço, enquanto rapidamente procurava encher o estômago, com algo que permitisse continuar a labuta diária, entre um olho no prato, e outro no televisor, oiço um senhor, que se encontrava a manifestar a sua indignação à frente do BPN na cidade invicta do Porto, a afirmar que, toda aquela situação era uma vergonha, pois acontecia "... num país democrático!".
Fiquei a matutar. Um país democrático...
Será que vivemos num país democrático, num verdadeiro estado de direito democrático, ou apenas num país que tem, de vez em quando, de tempos a tempos, umas eleições.
A Democracia, ao contrário que muitos afirmam não se esgota na realização de escrutínios, de eleições de vez em quando.
A Democracia é muito mais do que isso. O Estado de Direito Democrático é muito mais do que isso.
Será que este mesmo Estado salvaguarda os nossos direitos fundamentais:
- 20% da população portuguesa vive abaixo do Limiar de Pobreza;
- 9% de desempregados;
- Distribuição da riqueza: os mais pobres cada vez mais pobres, os mais ricos cada vez mais ricos;
- Mais de 700 nascimentos de crianças portuguesas em Badajoz, pelo facto de serem impedidos de nascer em Portugal;
- Sistema Nacional de Saúde
- etc.
Uma Comunicação Social ? Casos TVI, Público e Sol (por esclarecer cabalmente).
O nosso Sistema Judicial:
- Consecutivas "polémicas" entre o poder judicial e o poder político;
- Demora da aplicação da Justiça;
- Acesso aos tribunais pelos mais desfavorecidos;
- Justiça demasiado cara;
- Sentimento de desconfiança da população para com a Justiça...

Muito mais se poderia alvitrar... mas para tristezas fiquemos por aqui.
Afinal de contas somos uma democracia extremamente jovem, com apenas trinta e tal anos de vida.

23/11/2009

Para quem defende a Eutanásia...

Para quem defende a Eutanásia, deve ler com muita atenção, este artigo do Jornal I.
A Vida deve estar sempre em primeiro.
Uma pequena transcrição do mesmo artigo:

"Um erro de diagnóstico dos médicos fez um belga passar 23 anos preso a uma cama, já que se pensava que estava em coma. Rom Houben escutava e ouvia tudo à sua volta, mas não conseguia comunicar. Quando tinha 23 anos, o antigo estudante de engenharia sofreu um acidente rodoviário que o deixou completamente paralisado. Só há poucos meses é que foi provado, através de exames com aparelhos de tomografia, que o cérebro funcionava de maneira normal.Após várias sessões de fisioterapia, Houben, agora com 46 anos, começou a conseguir digitar mensagens num ecrã de computador. “Todo este tempo tentava gritar, mas não havia nada para as pessoas escutarem", afirmou após 23 anos sem conseguir comunicar com as pessoas. “Frustração é uma palavra muito pequena para descrever o que eu senti”.
O erro foi detectado pelo neurologista Steven Laurey, que acredita que existam muitos casos similares ao de Houben no resto do mundo. O médico acredita que este caso pode ser determinante para que seja dada uma abordagem diferente aos casos de pessoas com paralisias, já que podem não estar completamente inconscientes."

Sermão da Montanha ou Parábola do Professor



Sermão da Montanha ou Parábola do Professor (recebido por mail)

Naquele tempo, Jesus subiu ao monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem. Depois, tomando a palavra, ensinou-os dizendo:

- Em verdade vos digo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles...

Pedro interrompeu:
-Temos que aprender isso de cor?

André disse:
- Temos que copiá-lo para o caderno?

Tiago perguntou:
- Vamos ter teste sobre isso?

Filipe lamentou-se:
- Não trouxe o papiro-diário.

Bartolomeu quis saber:
- Temos de tirar apontamentos?

João levantou a mão:
- Posso ir à casa de banho?

Judas exclamou:
- Para que é que serve isto tudo?

Tomé inquietou-se:
- Há fórmulas, vamos resolver problemas?

Tadeu reclamou:
- Mas porque é que não nos dás a sebenta e pronto!?

Mateus queixou-se:
- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!

Um dos fariseus cretinos, que nunca tinha estado diante de uma multidão nem ensinado nada, tomou a palavra e dirigiu-se a Ele, dizendo:
- Onde está a tua planificação?
- Qual é a nomenclatura do teu plano de aula nesta intervenção didáctica mediatizada?
- E a avaliação diagnóstica?
- E a avaliação institucional?
- Quais são as tuas expectativas de sucesso?
- Tendes para a abordagem da área em forma globalizada, de modo a permitir o acesso à significação dos contextos, tendo em conta a bipolaridade da transmissão?
- Quais são as tuas estratégias conducentes à recuperação dos conhecimentos prévios?
- Respondem estes aos interesses e necessidades do grupo de modo a assegurar a significatividade do processo de ensino-aprendizagem?
- Incluíste actividades integradoras com fundamento epistemológico produtivo? E os espaços alternativos das problemáticas curriculares gerais?
- Propiciaste espaços de encontro para a coordenação de acções transversais e longitudinais que fomentem os vínculos operativos e cooperativos das áreas concomitantes?
- Quais são os conteúdos conceptuais, processuais e atitudinais que respondem aos fundamentos lógico, praxeológico e metodológico constituídos pelos núcleos generativos disciplinares, transdisciplinares, interdisciplinares e metadisciplinares?

Caifás, o pior de todos, disse a Jesus:
- Quero ver as avaliações do primeiro, segundo e terceiro períodos e reservo-me o direito de, no final, aumentar as notas dos teus discípulos, para que ao Rei não lhe falhem as previsões de um ensino de qualidade e não se lhe estraguem as estatísticas do sucesso. Serás notificado em devido tempo pela via mais adequada. E vê lá se reprovas alguém! Lembra-te que ainda não és titular e não há quadros de nomeação definitiva....

E Jesus pediu a reforma antecipada aos trinta e três anos...

(Autor desconhecido)

Jesus Também Erra!

Claramente no jogo de ontem no Estádio da Luz entre Benfica e Vitória de Guimarães, o treinador Jesus errou e muito nas opções técnicas e tácticas para este jogo.

Errou muito, pois eu (como muitos outros) fiquei com a sensação que Jorge Jesus foi a única pessoa presente no estádio que não se apercebeu a atempadamente que Di Maria não podia estar tanto tempo a jogar no flanco direito, que Keirrison, deveria ter sido substituído na altura em que o foi Aimar, que Ramirez rende mais a jogar à direita, e andar a mudar quatro vezes de posição o mesmo jogador durante um jogo dificilmente pode ser produtivo, que não se apercebeu que tem dois defesas laterais esquerdos disponíveis no plantel, o que poderia libertar Fábio Coentrão para outros papéis dentro do Benfica...
Jorge Jesus teve falta de discernimento, falta de leitura de jogo e acima de tudo quis inventar, ou seja, quis ser a estrela da companhia ao promover certas apostas tácticas que seriam de enorme risco. Falhou e muito. Esta derrota tem de ser imputada exclusivamente ao treinador.


Mas, acredito que Jesus, não irá duas vezes!

O D. Quixote do PS

Mais uma vez, o governador do Banco de Portugal, surge em socorro da sua "Dulcineia", o governo Rosa.
Mas, dadas as experiências anteriores seria de esperar outra coisa? Não vejo como.
Governo socialista e Banco de Portugal falam somente a uma só voz.
Mais uma vez, vem o governador do Banco de Portugal pedir mais sacrifícios aos contribuintes portugueses. Menores aumentos e agravamento dos impostos para 2011 estão no horizonte deste senhor.
Sacrifícios para os outros.

22/11/2009

Quem acredita?

"O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, fez um ataque feroz à corrupção no seio do Governo do país avisando que detecta “timidez” no MPLA no que toca à fiscalização dos actos governativos, que “irresponsáveis” e “gente de má-fé” estão a aproveitar, avançava a agência Lusa." in Público.

Estas declarações do Presidente Angolano, vindas de um senhor cuja a filha é "dona" de um enorme grupo económico que nasceu à sombra sabe se lá que vontades, à sombra dos petrodoláres!
Se calhar razão tinha razão tinha um certo cantor...

21/11/2009

Do Seixal para Tomar (Partido)

Jorge Ferreira Homem Frontal, com um passado louvável a nível social e político, actualmente com um dos melhores blogs de intervenção política de Portugal, Tomar Partido.

Sentidas condolências para a família de Jorge Ferreira.

Inoportunismo ou Oportunismo?

Inoportunismo ou Oportunismo?


"O líder da Distrital do PSD/Porto, Marco António Costa, pediu hoje a “marcação imediata de eleições directas no partido”, considerando que a Comissão Política Nacional social-democrata “está moribunda” e “deixou de existir”." in Público

Não me ocorre nada mais sobre esta declaração de Marco António. Cada um faça a sua leitura. Eu já fiz a minha.

Situação Preocupante no Seixal

Uma situação deveras preocupante no concelho do Seixal, que pode colocar em causa a saúde pública da população.
A Câmara Municipal do Seixal tem de esclarecer cabalmente, sem deixar qualquer margem para dúvidas, nem que para tal tenha de se envolver uma entidade externa para certificar a qualidade da água distribuída à população.

Aguardamos a resposta da Câmara Municipal do Seixal. Entretanto, aqui fica um excerto da notícia do Jornal Público, bem como o Link.

"Alguns furos de captação de água para consumo público no Seixal contêm TNT (trinitrotolueno), um composto orgânico possivelmente cancerígeno, deixado por décadas de actividade de uma antiga fábrica de explosivos.
A situação - de que se suspeitava há diversos anos - foi agora revelada por uma investigadora portuguesa, numa tese de doutoramento defendida na Suíça. A autarquia do Seixal assegura, contudo, que não há problemas com a água distribuída à população."
in Público

16/11/2009

14/11/2009

Imensa Confiança nos Jogadores Portugueses

Tenho uma imensa confiança na qualidade de grande parte dos jogadores portugueses. Nem todos. Alguns nunca deveriam vestir a camisola das quinas.
Temos jogadores excepcionais: Simão, Nani, Ricardo Carvalho, Pepe, Deco, etc.
Temos jogadores muito sofríveis: Eduardo, Duda, Raúl Meireles, etc.
Não sei se chega para fazer uma equipa que prestigie a história recente da nossa selecção.
Um treinador que, a nível sénior, revelou-se ser um bom adjunto. Mas, por outro lado revelou uma tremenda alergia a convocar certos jogadores.
mesmo com alguns jogadores sofríveis, a equipa das quinas tem de chegar à final. Se a selecção não conseguir atingir os seus objectivos o único responsável é o treinador nacional, tendo assumir as suas consequências.

10/11/2009

Eric Clapton/Tears in heaven

Até sempre Enke!


Quem tem medo do Referendo?

Mas quem tem medo de Referendos?

«O líder parlamentar do PSD defendeu que esta é uma matéria que deve ser tratada no Parlamento: "Eu não sou favorável ao referendo. Acho que as questões foram colocadas claramente na campanha eleitoral e, portanto, há toda a legitimidade para a Assembleia da República poder legislar sobre esta matéria"» José Pedro Aguiar Branco, in Público.

Gostava de lembrar ao Senhor Doutor Aguiar Branco, que o PS não ganhou com maioria absoluta, mais, nem todos que votaram PS, o fizeram em TODO o seu projecto/programa eleitoral.
Difícil de entender? Penso que não.
Mas aproveitando este mesmo raciocínio, do Dr. Aguiar Branco, então como o PSD defendeu em campanha o princípio de ser contra o casamento gay, então não deverá haver liberdade de voto aos deputados do PSD.
Pois, existe sempre a outra face

Temos maus árbitros em Portugal, mas...

Temos maus árbitros em Portugal, mas na minha modesta opinião de leigo, pior são os comentadores de arbitragem, árbitros reformados, que apesar de apenas "apitarem no sofá" conseguem ainda discernir pior do que a maioria o faz em campo.
Mas isto é uma mera opinião pessoal.

Por outro lado, podem ter também a vossa opinião se linkarem para o Jornal "O Jogo".

Será AZIA?!

Por outro lado, ao contrário do título da notícia do jornal Público, para mim o Benfica foi uma autêntica máquina e demonstrou uma resilência que só encontramos nos campeões. Nenhuma anterior vitória do Benfica neste campeonato, incutiu tamanho receio aos seus adversários mais directos.
O Benfica mostrou fibra de campeão.

09/11/2009

Podiam convidar o Saramago para comentar a Queda do "Muro de Berlim"

Podiam convidar o Saramago para comentar a queda do "Muro de Berlim".
Seria algo surreal.
Mas, de todo o modo seria sem dúvida uma forma de aumentar as audiências.


A RTPN quase o conseguiu, visto o comentador convidado para o Jornal das 19.00h, ser quase tão mau politicamente quanto seria Saramago.

Um Novo Teste à Justiça Portuguesa

Não comento processos judiciais em curso.
Tenho para mim que qualquer pessoa é inocente até sentença transitado em julgado. Mais, acho que o anátema da constituição de "arguido" é despropositado e muitas vezes algo muito oneroso, quer emocionalmente, quer até economicamente, para quem o sofre.

Dito isto, penso que todo este processo, chamado de "Face Oculta" irá constituir, sem sombra de dúvida, mais um teste à Justiça Portuguesa.
Um teste à maturidade, à transparência e sobretudo à igualdade da justiça para com os cidadãos.
É um teste, tendo em conta que cada vez mais, nas chamadas democracias modernas, começa-se a aumentar a preocupação com este tipo de crime, crimes de "Cunha", de Corrupção.
É um sinal de maturidade de uma democracia.
Será também um sinal de maturidade democrática, não se fazerem "Caças às Bruxas". Quero dizer com isto, que, se eventualmente se chegar ao final do inquérito e nada se apurar que se possa imputar como "crime", também a justiça e o sistema judicial terão se assumir que não falharam e apenas nada de criminoso se passou. E refiro isto, pelo único e exclusivo motivo que muita comunicação social, anseia, deseja, quer sempre que haja "crime", que haja "julgamentos", e que muitas vezes são levados a efeito autênticos julgamentos em "Praça Pública", levando muitas das vezes a que a "justiça" seja pressionada para julgar alguém, e por norma quando isto acontece quem costuma sofrer é a Arraia miúda".

Temos de ter uma justiça madura e transparente.

Por fim apenas quero continuar a expressar, a minha opinião da necessidade de remodelação/revogação do Código Penal e do CPP. Mais, deveríamos igualmente rever a posição do MP nos tribunais, em que o espaço físico da Magistratura do MP se confunde como espaço da Magistratura Judicial.

20 Anos da Queda do Muro de Berlim

01/11/2009

Uma imagem vale mil palavras

Uma imagem vale mil palavras, ainda mais se tiver uma legenda a ajudar.



Retirado, com a devida vénia, ao blog Vermelhovzky.




Se isto não der em punições para os dois jogadores do Braga, então não há seriedade no futebol.


PS: Deixo aqui o relato dos acontecimentos dentro do túnel, descritos no Record.

"Os incidentes começaram ao intervalo, ainda no exterior do túnel, quando Cardozo foi agredido por Ney Santos, de 28 anos, mas o benfiquista só viu André Leone no momento em que vira a cara. Já a caminho dos balneários, Tacuara pediu explicações a Leone e a conversa acesa acabou em agressões mútuas, com o paraguaio a ser atingido de vários lados. Foi aqui que Ramires não escapou.
Toda esta confusão foi seguida por alguns elementos das forças policiais que estavam no túnel, por responsáveis de ambos os clubes e pelo delegado da Liga, Carlos Marques."

O Cardozo é agredido nas barbas do auxiliar e ele não vê nada. O que se passou dentro do túnel parece que era mais Visivel!!