30/07/2009

O óbvio resultado do autismo da maioria PS na AR

O óbvio resultado do autismo da maioria PS, no que diz respeito ao Estatuto dos Açores, tem hoje o seu episódio final, quando o Tribunal Constitucional vêm dar razão ao Presidente da República no que á insconstitucionalidade do diploma diz respeito.

"O Tribunal Constitucional deu hoje razão ao Presidente da República, ao considerar inconstitucionais algumas normas do polémico documento que chegou a ser vetado por Cavaco Silva mas que foi novamente aprovado no Parlamento. Os pedidos de fiscalização sucessiva foram feitos pelo PSD e pelo provedor de Justiça." in Público

Muita falta de qualidade legislativa desta maioria. Nunca o TC e o PR tiveram tanto trabalho como nesta legislatura.

2.ªe 3.ª Prioridade do Programa do PS - Corte na ADSE e Descontos de Saúde e continuação das grandes obras públicas

2.ª Prioridade do Programa do PS - Corte na ADSE e Descontos de Saúde

Mais uma vez, "pulularam" nos meios de comunicação social, estudos sobre as remunerações dos funcionários públicos, e sobre o facto da remuneração média do sector público ser mais elevada do que o privado.
Quem semeia estas notícias? Será coincidência que, poucos dias depois o PS apresente propostas para retirar a ADSE ao sector público?
Este PS "parece" que elegeu os funcionários públicos como a origem de todos os males da sociedade. No entanto, não só os funcionários públicos irão lamentar uma próxima legislatura do PS: "...aumentar as contribuições dos funcionários públicos para os seus subsistemas de saúde (ADSE e outros)..."

Outra das prioridades do programa do PS, passa pela continuação das grandes obras públicas, onde grandes grupos económicos movem as suas influências de modo a continuar a "facturar" à custa do ESTADO. Pois a expensas do Estado vivem muitas e muitas empresas, que se dizem privadas mas trabalham praticamente apenas com Estado e organismos público, onde conseguem cobrar mais do que aos privados. São essas mesmas empresas com alguns "elos" de ligação ao Estado, que fomentam a ideia que os funcionários públicos são a raiz de todo o mal da nossa sociedade. Pois é assim que o PS quer governar mais uma legislatura.

1.ª Proridade do Programa do PS - Criticar a oposição

Para quem assistiu ontem à apresentação do programa de governo do PS, poderia ser levado a concluir que uma das principais prioridades, estabelecidas no programa (senão mesmo a principal), seria a de criticar a oposição.
Foi gasto mais tempo, pelo nosso primeiro, pelo menos segundo os meios de comunicação social, a criticar a, ainda ausência do programa eleitoral, por parte de certos partidos políticos.
Seria isto uma prioridade Nacional para o PS.

29/07/2009

Promessa n.º102 087/09

Promessa número 102 087/09

"Eu se for eleito PROMETO..."


A Promessa de hoje do PS é de uma conta poupança de 200 euros por nascimento.

Algumas questões se levantam:

Só se lembraram agora?

Porquê não o aplicam já?

Porquê não o fizeram há mais tempo?

Porquê tão pouco?

Descrédito.

PS: "... um incentivo para que nasçam mais jovens..." Porta voz do PS

E eu a pensar que nasciam bebés mas afinal é para nascer Jovens!!

A Educação e o Futebol - A Inveja é uma ...

A Educação tal como o futebol são duas áreas que os portugueses são especialistas. Sim especialistas. Todos. Sem praticamente qualquer excepção.

Senão vejamos:
Todos somos óptimos treinadores de bancada.
Todos percebemos de educação.
Mas, depois, nem nos matraquilhos ganhamos.
Mas, depois, nem os nosso filhos queremos aturar.
No entanto, continuamos especialistas.

Só há uma matéria em que somos melhores, do que nas duas anteriormente mencionadas. Na inveja. Sim, achamos sempre que para além de percebermos muito de futebol e de educação, que aqueles que ganham dinheiro com essas actividades são demasiado bem pagos.
Sempre demasiado bem pagos. Seja no futebol, seja na Educação.

Mesmo, que no caso dos professores, estes tenham viajado por meio país, durante cerca de quinze anos, e ainda tenham de assinar um contrato anual, e isto, caso tenha sorte de o ter.

Se me permitem, só mais uma coisinha. Muitos dos nossos, "malditos sobre-remunerados" professores, têm mais habilitações do que certos ministros; têm mais habilitações e são mais competentes do que certos administradores de bancos ou caixas.

Para os que dizem que os professores querem estragar mais um ano lectivo, só lhes posso deixar uma frase: " A Inveja é uma MERDA".

27/07/2009

Lamentável intransigência do Ministério da Educação

Mais uma vez, os professores são confrontados com uma lamentável intransigência por parte do Ministério da Educação, no que diz a uma revisão do Estatuto da Carreira Docente.

Mais uma vez os sindicatos prometem endurecer a luta.

Mais uma vez os professores terão de mostrar a sua força, não só em acções sindicais, mas sobretudo nas urnas, no sufrágio eleitoral, mostrando a sua disposição para com as "piadas" sobre a política de educação deste primeiro-ministro.

Desta vez terá de ser mostrado um cartão vermelho a esta política de educação.

Terá de ser mostrado um cartão vermelho ao Partido Socialista, não só ao governo, mas também aos políticos locais que tentam minorar o movimento dos professores na luta pelos seus direitos.

Mas não serão apenas os professores: funcionários públicos, desempregados, magistrados, notários, advogados, médicos, polícias, etc. Todos irão mostrar o seu desagrado pela forma como o PS tem actuado.

Um verdadeiro cartão vermelho às promessas deste governo.

26/07/2009

Muito trabalho pela frente...

O Benfica conseguiu a sua segunda vitória da época, em termos de torneios.

Deixou grandes expectativas nos seus sócios e simpatizantes. Mas, tem ainda muito trabalho pela frente. E afirmo-o por várias ordens de razão:

a) Os dois adversários do Benfica neste torneio foram duas equipas de ataque, que tentam fazer do futebol sempre um espectáculo, no nosso campeonato nacional vamos enfrentar equipas que irão defender, colocando o "autocarro" à frente da baliza";

b) A arbitragem foi normal, mas, permissiva com os defesas do Benfica, nomeadamente no aspecto disciplinar, por se tratar de um jogo particular, pois, várias vezes faltaram pernas aos mesmos para acompanharem os adversários;

c) Mais, no nosso campeonato irão aparecer adversidades que não serão colocadas pelos oponentes, mas por outros "operadores" do futebol, e aí o Benfica vai necessitar ser ainda mais forte do que demonstrou até aqui.

No entanto, tudo indica, que esta época pode ser bem melhor, do que as anteriores para o Benfica.

Força Benfica.

Tão simples e tão óbvio

Tão simples e tão óbvio.
Alberto João Jardim tem razão.

Tendo em conta que algumas das medidas prometidas por José Sócrates, que pouco a pouco o vão conduzindo para o descrédito, são de fácil implementação (com custos, claro), havendo apenas necessidade de existir vontade política para tal, nestes termos, apenas resta pedir que implemente desde já as suas promessas.

É óbvio.

E o que tem a dizer a Joana Amaral Dias?

E o que tem a dizer, sobre todo este assunto dos convites do senhor José Sócrates, Joana Amaral Dias?
Gostava que a própria Joana Dias, viesse à praça pública, afirmar alto e bom som, como, quando, e onde foram feitos os convites. Por ora, apenas tenho visto o senhor Francisco Anacleto Louçã falar pela militante do BE.

Seria bom, para esclarecer todo este assunto, pois claramente, neste assunto, alguém não está a dizer a verdade

Fórmula 1 - Felipe Massa sofre forte acidente na Hungria

Rezar para tudo corra pelo melhor!

25/07/2009

Sinais de Desespero, III

Promessas.

"Para a próxima é que é!"

Será que as pessoas se vão deixar convencer, com as promessas do PS, depois do que aconteceu há quatro anos?

"O secretário-geral socialista afirmou hoje que, se formar Governo, resolverá a situação dos 25 mil jovens desempregados que não podem beneficiar do subsídio de desemprego e prometeu que nenhum deficiente com incapacidade total para o trabalho terá rendimento inferior ao limiar da pobreza." in Público

Mais um sinal de desespero?
Mais promessas. Se o senhor secretário-geral do PS continuar neste ritmo de promessas, começa a correr o risco de cair no ridículo.

"Para a próxima é que é!"

De Menino a "Maroto"?

Pois...
Santana Lopes foi muito "Maroto"...

"A imagem que deixou como primeiro-ministro pode penalizá-lo?
Não, acho que isso já passou. Para o que diz respeito à câmara já passou. O que sinto hoje nas ruas é um movimento muito forte. Há pessoas que me dizem que nunca votaram no meu partido mas que, desta vez, o vão fazer. Essa imagem já passou, até pela evolução do actual governo nos últimos anos. De mim nunca disseram que não era licenciado, ou que fiz quatro cadeiras com o mesmo professor, ou que me licenciei num domingo. Nunca disseram uma série de coisas que aconteceram nestes últimos anos e que levaram as pessoas a pensar: "Mas o outro é que era mau?"Até hoje ainda está por explicar a dimensão política dos episódios que se passaram, sobretudo perante a dimensão dos episódios deste governo." Jornal I


E os senhores da "Alta Política" não respondem.

Pois cada um sabe de si, e Deus sabe de todos.

Mas, o que Santana Lopes pretende afirmar com estas declarações, é que o seu governo foi demitido por Jorge Sampaio, por muito menos daquilo que já se passou no governo de José Sócrates.

Aliás, ainda hoje o comum dos cidadãos portugueses ainda não compreenderam o porquê dessa tomada de decisão de Jorge Sampaio

Sinais de Desespero II

Ainda mais desespero?
Até onde se pode ir para se manter no poder?

"Acontece, no entanto, que voltou a convidá-la para cargos de Estado em troca de um eventual apoio, seja a chefiar um instituto público na área da saúde, seja num qualquer lugar de Governo. Isso mostra-nos o desespero em que está o PS", acusou o coordenador do BE, que foi mais longe nas suas acusações." in Público

Sinais de Desespero

O PS procura a todo o custo manter-se no poder.

"As escolhas dos independentes Inês de Medeiros e Miguel Vale de Almeida para lugares elegíveis nas listas do PS às legislativas parecem vir ao encontro de ideias fortes de José Sócrates para a campanha eleitoral: a aposta na Cultura, os casamentos gay e as preocupações sociais." in Público

Estes são sinais de desepero no sentido de tentar captar votos à extrema esquerda.
Se calhar irá sair-lhes o "tiro pela culatra".

24/07/2009

Minorias presentes, onde a grande maioria não se sente representada

Qual a razão que leva um partido a escolher para candidatos pessoas como Inês de Medeiros ou Miguel Vale de Almeida?
Creio que não é pela sua competência política, não é pela sua experiência, mas sim, claramente para beneficiar da sua populariedade em determinadas franjas da sociedade.

Analisando toda a lista, analisando as posições do PS e das pessoas que fazem parte da lista, vemos que os defensores de questões, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, vão ter um lugar forte na Assembleia da República.Vai ser sem dúvida uma temática que irá estar na linha da frente das preocupações socialistas.

Chegamos assim, chegamos ao cúmulo de termos minorias representadas na AR, onde a grande maioria da população portuguesa não se sente representada.

Será preciso fazer um desenho?

Será preciso fazer um desenho para os nossos responsáveis políticos perceberem?

Hoje é daqueles dias, em que as notícias que vão surgindo ao longo do dia, quase não necessitam de quaisquer tipo de comentários. Senão vejamos:



"O novo provedor de Justiça dispensou doze trabalhadores, alegando terem sido contratados de forma irregular, levando à suspensão do atendimento das Linhas Verde da Criança e do Idoso, segundo uma carta que Alfredo de Sousa enviou ao primeiro-ministro." in Público
A isto chama-se um corte cego. Até pode ter toda a razão legal do seu lado, mas os problemas que criou, são superiores aos benefícios.



"No final de Junho, encontravam-se inscritos nos Centros de Emprego do Continente e das Regiões Autónomas 489.820 desempregados, mais 107 mil indivíduos do que há um ano atrás." in Público
Só? Pois, uns não se inscrevem porque não têm direito a subsídio de desemprego e outros foram-se embora.

"A actriz Inês de Medeiros, que foi mandatária da candidatura de Vital Moreira às europeias, vai ser a número três da lista de Lisboa do PS às eleições legislativas, encabeçada por Jaime Gama. Vera Jardim ocupa o segundo lugar e o sétimo é o ex-dirigente do BE e activista da LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) Miguel Vale de Almeida." in Público.
Dá vontade de ir viver para outro país não dá?


"Há muito mais gente a abandonar Portugal", in Público.
Não é abandonar. É a fugir mesmo.

Perceberam o "cenário todo"?

Auto-elogio de José Sócrates II

" ...um governo honesto e decente..."
José Sócrates (Sic Notícias, Edição da Manhã)


Sem qualquer tipo de comentário.

Populismo de Esquerda

Inês de Medeiros candidata pelo PS no círculo eleitoral de Lisboa.
Sendo a candidata colocada em terceiro lugar, podemos fazer a leitura de que se trata de um lugar que resulta da vontade do PS em usufruir da sua popularidade.
Analisando toda a lista, analisando as posições do PS e das pessoas que fazem parte da lista, vemos que os defensores de questões, como o casamento entre pessoas do mesmo sexo, vão ter um lugar forte na Assembleia da República. Vai ser sem dúvida uma temática que irá estar na linha da frente das preocupações socialistas.

23/07/2009

O Olho do Furacão

Tendo em conta que, segundo o senhor Eng. José Sócrates, estamos no meio da chamada tempestade perfeita, então, nesses termos, o Olho do Furacão situa-se em Castelo Branco.
Agora tudo depende da vontade dos Albicastrenses.

Auto-elogio de José Sócrates

Auto-elogio de José Sócrates

“Ainda está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor do que eu”, afirmou ontem à noite, no Porto, o secretário-geral do PS, José Sócrates. O primeiro-ministro falava perante 150 empresários." in Correio da Manhã

Se ninguém o elogia...

Juniores - Continua a Cegueira Clubista

Juniores - Continua a Cegueira Clubista

A julgar pelo teor da maioria dos comentários publicados nos diversos "sites" de jornais, sobre o tema do campeonato de juniores, a mesma batalha campal registada em Alcochete, poderia bem continuar, pois, grande número de adeptos da violência, da intolerância e energúmenos, não iriam faltar.

Se a juntarmos a tudo isto, tivermos afirmações "irresponsáveis" feitas por pessoas que são "responsáveis", como é o caso do senhor Bettencourt, então aí temos, o que de mais baixo existe no desporto, apenas a maldicência.
Mais, se quisesse descer ao nível do senhor Bettencourt, diria que esta sua afirmação estava ao nível daquilo que ele fazia enquanto membro/acompanhante de uma claque leonina.

O Futebol é um desporto de paixões.
O Futebol não pode ser um desporto de ódios.
Foi um triste final de época, que os miúdos do Sporting e do Benfica não mereciam.Foi estranho, muito estranho o que aconteceu.
Culpados?
Para mim três:
a) Os adeptos do Benfica que entraram na academia do Sporting como se fossem para uma guerra;
b) Os adeptos do Sporting que esperaram pelos adeptos do Benfica por detrás da bancada e assim que os avistaram começaram a trocar arremessos de pedras;
c) Por último, os responsáveis pela péssima organização do jogo.

O engraçado disto tudo é que o último responsável não foi punido.

"O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) atribuiu a Sporting e Benfica a derrota por 3-0 no jogo que ambos disputavam em Alcochete, na Academia do clube leonino, no dia 27 de Junho e relativo à última jornada da fase final do campeonato nacional de juniores, que acabou por ter que ser interrompido devido a distúrbios entre adeptos de ambos os emblemas. Com esta decisão, o título fica nas mãos dos "encarnados". in Público


Relembro os mais desatentos, principalmente uns bloguistas, muito "comuns", que não conseguem discernir a verdade, por causa da "pala clubista" que têm à frente dos olhos, que o Futebol Clube do Porto tinha ido consagrar-se e festejar o seu merecido título de campeão de juvenis ao Centro de Estágio do Seixal, no fim-de-semana imediatamente anterior, e nada demais aconteceu. Mais uma vez, a questão da organização foi fundamental.

Quanto ao título, parabéns aos miúdos do Benfica, que se limitaram a jogar futebol.


PS: quando me refiro a adeptos, refiro-me apenas aos energúmenos que praticaram actos reprováveis, sejam eles do Benfica sejam do Sporting.

22/07/2009

Portugal dos Pequeninos?

Portugal dos Pequeninos?
Vivemos num país do "faz de conta".
O pagamento do IVA efectuado no momento da emissão da factura é algo que é surreal para o comum dos cidadãos.
Então e se o "comprador" não pagar a factura?
Para além de não receber ainda tem de pagar 20% ao Estado.
Sem pés nem cabeça.
Mas o PS, mesmo em tempo de crise, não quis que esta situação se alterasse. No máximo, irá entrar no rol de promessas do PS para a próxima legislatura.

A avaliação é boa... quando é para avaliar os outros

Ao que parece, em Portugal os únicos indivíduos que têm necessariamente de ser avaliados são as classes profissionais não dirigentes, professores, polícias, médicos, Juízes, funcionários públicos, etc.
Certos políticos, acham que o seu trabalho apenas pode/deve ser avaliado de quatro em quatro anos pelo voto. Inclusive acham que isso é democracia. Acham que foram mandatados pelos eleitores para governar a seu bel-prazer. Para quando a exigência dos partidos políticos não poderem legislar sobre matérias e no sentido que fizeram os seus programas de governo?

A expressão "avaliação" aparece hoje em voga nas notícias:

"PS rejeita avaliação extraordinária do défice público" - em que o partido do governo rejeita uma avaliação externa ao montante do défice, ficando assim em grande dúvida, se estamos à beira de um défice abismal do mesmo.

"Deputados deram mais de 6000 faltas durante esta legislatura" - ainda bem que não são avaliados, pois de outro modo muitos teriam avaliação negativa.

Sou de um clube ganhador,mas Jorge Jesus... Não

Já aqui escrevi o que penso da valia técnica de Jorge Jesus.
Escrevi-o antes do senhor ser contratado.
Como tal, não me vou repetir. Apenas quero referir, que de vitórias morais estão os adeptos do Benfica cheios.

Sobre o jogo, vi muita entrega dos jogadores, mas fazendo uma pressão desconjuntada, com correrias sem sentido, ou seja, uns corriam para pressionar e outros pressionavam com os olhos (Carlos Martins). A pressão para resultar, tem ser efectuada por todos os jogadores em campo, caso contrário pode resultar em perigosas incursões do adversário na nossa defesa.

Sobre o pós-jogo. Revi a entrevista rápida de Jorge Jesus a seguir ao jogo, e fico espantado com aquilo que o senhor conseguiu dizer sem se rir:
- Que a defesa do Benfica na primeira parte jogou muito bem (tirando o facto de parecer um passador até é verdade);
- Que na segunda parte manteve o nível "apesar de pôr todos os jogadores a actuar". Então e Fililipe Bastos? Sidnei? Balboa? Jorge Ribeiro? Não podem jogar? Já não são jogadores do Benfica? Estão todos lesionados? Quando vão ter uma oportunidade?

Sobre o que rodeou o jogo:
- Que faz Joaquim Oliveira na Tribuna ao lado do presidente?
- A Câmara Municipal do Seixal muito bem representada na Tribuna presidencial. Já lá vão os tempos da crítica aos três "F": Fátima, Fado e Futebol. Será que vamos ver LFV na festa do Avante?
- Que locução do jogo foi esta? A Benfiva TV merecia melhor? Um locutor que não consegue esconder a sua antipatia para com alguns jogadores do Benfica, nomeadamente o Quim? Entre muitas coisas que não se coadunam com a grandeza do Benfica.

No fim de contas, o melhor da festa foram mesmo oa adeptos: Excelentes!

21/07/2009

A Galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha



Primeiro de tudo os votos que Javi Garcia venha a ser dos melhores jogadores espanhóis.
Segundo senão tiver sucesso no Benfica, pode-se sempre juntar ao Balboa, também ele vindo do Real de Madrid, e formar um fundo de apoio ao desempregados do Real de Madrid.
Por último, no Benfica, a galinha da vizinha é sempre melhor do que a minha. E então Filipe Bastos não tem qualquer oportunidade?

20/07/2009

A "desqualificação" da Av. MFA na Torre da Marinha




Com as obras que decorreram na Av. Movimento das Forças Armadas, na Torre da Marinha, procedeu-se, quanto a mim, a uma enorme "desqualificação" da mesma artéria, tida como mais importante, como principal da Torre da Marinha.
Foi como descer de cavalo para burro.
Na minha opinião de leigo, um claro erro de arquitectura paisagística.
Tínhamos uma avenida das mais bonitas do concelho do Seixal.
Agora temos uma rua apertada, em que praticamente metade da sua largura é ocupada com estacionamento em espinha, criando um autêntico "muro" numa das laterais da mesma via.


Observem as fotos, vão ao local e que cada um que julgue por si.

Peço desculpa em insistir

Peço desculpa em insistir, mas não percebo toda esta pressão por parte dos sindicatos no que diz respeito à avaliação, e o seu silêncio no que diz às reivindicações dos professores no que diz respeito a questões como o ECD e eventual passagem de quadro de nomeação definitiva para contratados.

Fala-se demasiado da avaliação. Os sindicatos falam demasiado da avaliação. Claro erro de palmatória. Transmite uma péssima imagem da classe docente, transmite a ideia que não querem ser avaliados.

Fala-se demasiado da avaliação quando o verdadeiro atentado foi a revisão do Estatuto da Carreira Docente.
Um estatuto que foi elaborado com um único objectivo: o de economizar prejudicando, enormemente, os docentes e as suas famílias.
Essa sim deveria ser a verdadeira luta de todos os professores.

Mais, a vergonha completa foi este último concurso docente em que entraram no quadro cerca de 400 professores. Isso sim é um escândalo de lesa-pátria. Um facto que em última instância irá prejudicar os alunos.

Por último, a questão da Lei 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, em que as escolas começaram a notificar os professores de que transitaram para a modalidade de contrato individual de trabalho em funções públicas. Desta forma cessa unilateralmente o vínculo de nomeação como funcionário público.
Para já está suspensa, mas assim que as eleições passarem. Sobre isto nada?

A Corrida

O PS, tal como qualquer outro partido político, desde o BE ao CDS-PP, sente uma grande tensão interna aquando da altura de formação de listas.
Neste espaço temporal, mais do que em qualquer outra altura, o interesse individual sobrepõem-se definitivamente ao interesse colectivo dos partidos, não se encontrando de modo algum o interesse nacional da população em geral defendido.
No PS os apoiantes de Sócrates reclamam lugares elegíveis.
PSD os seguidores de Manuela Ferreira Leite procuram conseguir o salvo-conduto para o Palácio de S. Bento.
No BE são sempre os mesmo, os senhores do PSR.
Pelo CDS-PP os amigos e defensores do Portas, o único líder que ainda consegue fazer o partido crescer.
PCP e Verdes, procuram manter a sua ortodoxia, misturada com alguma juventude.

Depois vamos a votos.
Votamos, mas pouco esclarecidos. Votamos com a ingenuidade.
A verdade é que mais de 80% dos eleitores não sabem quais deputados que estão a eleger, pelo seu círculo eleitoral distrital, quando votam em determinado partido político. Não é raro ouvir uma pessoa em Castelo Branco que dizer que votou no Durão Barroso, quando este foi eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa.
Depois, não é de espantar que os deputados que realmente elegemos, não defendam os nosso interesses, não nos representem efectivamente na órgão máximo da nossa democracia, a Assembleia da República.
É esta a democracia que temos.
Devemos ser mais exigentes connosco e com os eleitos.
Não podemos continuar a ter incompetência na Assembleia da República.

A verdade é que ganha quem é mais popular, podendo não ser quem é mais competente.



40 anos da primeira alunagem

19/07/2009

Shame on you Sócrates

Manuela Ferreira Leite responde à altura às promessas de José Sócrates, afirmando que para quem não cumpriu o que prometeu há quatro anos, como pode ter "cara" para tornar a fazer promessas agora.
Pois, bem nos lembramos das promessas do senhor engenheiro José Sócrates aquando da sua campanha eleitoral (emprego, saúde, etc), inclusive lembramo-nos de uma entrevista do seu director de campanha (um profissional brasileiro, penso que seria da empresa que geria a campanha) que afirmou que o lema dos 150000 empregos tinha surgido na sequência de uma sondagem sobre o que mais preocupava os portugueses, e como tal, fizeram a campanha toda à volta dessa "pedra de toque".
São estas as paixões de Sócrates.
Esperemos que os portugueses não se esqueçam na hora de votar.

Rápidas do Nosso Futebol - Tudo na mesma

"Mais uma noite perfeita no Dragão", in Record
Mesmo perfeita, tal e qual como nos últimos anos, vitória e um penálti por marcar contra o FC Porto do tamanho da Torre dos Clérigos, com o jogo 0-0. Perfeita.


"Benfica teve de suar para vencer Olhanense de primeira", in Público
Será que vamos ter em todos os jogos este Olhanense de primeira? Bom jogo, com péssima arbitragem a prejudicar claramente o Benfica.

"Derrota séria num jogo a brincar", in Público
Paulo Bento não tem muito tempo para brincar, já aí vem a Liga dos Campeões.

18/07/2009

Três Tristes Candidatos

Lisboa exerce uma enorme atracção para todos os que têm aspirações políticas.

Vale quase tudo para atingir o pedestal da presidência da Câmara Municipal Lisboeta, mesmo que para tal se tenha de fazer coligações algo contra-natura ou em cima do joelho.

No meu ponto de vista, o trio António Costa, Helena Roseta e Sá Fernandes, resulta do receio que o PS tem por Pedro Santana Lopes, do receio que esse candidato possa recuperar para o PSD a autarquia lisboeta.

Este três candidatos, há dois anos degladiaram-se.
Hoje são candidatos na mesma lista.

Mais vale um ano de Tarimba que... dois de Coimbra?

A Revolta dos Intelectuais

Estamos em vésperas de eleições e começam a chover perguntas, pareceres, de grupos de pessoas, na sua maioria académicos, que no resto do tempo se resguardam na sua vida privada e agora, com uma pretensa superioridade, vêm opinar sobre algo que nunca fizeram.

Mais, quando estes mesmo "movimentos" são incentivados por partidos políticos ainda melhor, pois este não deixa de "cheirar" a um pouco de socialismo.
O pior acontece depois. Depois da leitura dos manifestos. Muito pouco se aproveita. Levantam questões que são pertinentes, mas que não são questões novas. São questões que qualquer partido político sabe que tem de dar resposta se for governo.
Mais, não fornecem qualquer resposta. Neste caso, destes senhores "intelectuais", existe algo que não compreendo. Para eles a vida começa na juventude. Nem uma palavra sobre o "Inverno Demográfico" que assola Portugal. Nem uma palavra sobre os incentivos/protecção à maternidade. Nem uma palavra sobre a IVG. Nada. Para estes senhores a VIDA deve começar na juventude.
Para rematar, focam muito a multiculturalidade, mas não se referem ao modelo de política de imigração que pretendem.

Mais vale um ano de Tarimba que... dois de Coimbra?

Fogo no Seixal por apagar - 24 horas a arder

"De acordo com a mesma fonte, o incêndio que lavra desde ontem no Pavil, Seixal, distrito de Setúbal, continua também por circunscrever, numa altura em que estão 182 homens e um um helicóptero bombardeiro pesado Kamov envolvidos no combate às chamas, além de 55 veículos. " in Público

Fogo no Seixal por apagar - 24 horas a arder

Seixal ainda a arder.
Seixal fica sem espaços verdes naturais.

Portugal apaga-se...

Portugal apaga-se... no meio da corrupção.
Portugal apaga-se... no meio das faltas dos seus deputados.
Portugal apaga-se... no meio de políticas económicas e sociais claramente erradas.
Portugal apaga-se... no meio de interesses pessoais.
Portugal apaga-se... no meio de uma censura económica, orientada pelos grandes interesses económicos.
Portugal apaga-se... quando comparado com a nossa vizinha Espanha.
Portugal apaga-se... quando no meio da UE não tem qualquer voz activa.
Portugal apaga-se... quando existe dinheiro ou interesses em jogo.
Portugal apaga-se... quando o Cristiano não joga bem.
Portugal apaga-se... quando a nossa floresta desaparece em fogos, Verão após Verão e o governo nada faz.
Portugal apaga-se... quando temos uns precários serviços de assistência médica.
Portugal apaga-se... quando se fecham urgências nos hospitais de zonas mais interiores.
Portugal apaga-se... quando fecham-se maternidades e as crianças t~em de ir nascer a Espanha.
Portugal apaga-se... na falta de civismo dos condutores.
Portugal apaga-se... nos monopólios das gasolineiras e preços dos combustíveis.
Portugal apaga-se... quando os cidadãos são oprimidos por instituições bancárias e seguradoras perante a complacência do Estado.
Portugal apaga-se... quando a taxa da natalidade é inferior à taxa de mortalidade.
Portugal apaga-se... quando a educação bate mesmo no fundo.
Portugal apaga-se...

17/07/2009

Era uma vez um Clube chamado de "Portugal"

Era uma vez um Clube chamado de "Portugal", onde cabiam todos os estrangeiros que não tinham lugar na sua selecção.
Este clube apesar de parecer uma selecção, comportava-se como se fosse um clube qualquer.
Como tal o único fito não era competir, mas vencer fosse como fosse nem que se tivesse de "contratar" portugueses que não fossem portugueses, mesmo que tivessem de andar a aproveitar o restos dos outros...
Este é o clube de Queirós, Madaíl e Pinto da Costa.

Ninguém é responsabilizado? Ninguém é avaliado?

Tribunal de Contas: negócio do terminal de contentores de Alcântara é ruinoso para o Estado

Ninguém é responsabilizado?
Não existem consequências?
Quem lucrou?
Como foi feita esta trapalhada?
Quem esteve envolvido?
Que governantes e pessoas com poder de decisão são responsáveis?
Então ninguém é "avaliado"?
Será incompetência?
Anda este governo a atacar classes como polícias, os professores, os funcionários públicos, os advogados, os magistrados, os médicos, etc., e depois revela-se mais incompetente que aqueles a quem ele critica!

Uma maioria absoluta não pode, não deve servir para este tipo de negociatas!

Em 14 anos, 11 anos de PS no Governo

Parece que existem pessoas que gostam de falar por falar...
Gostam de dar nas vistas...
Gostam de levantar a lebre e depois ir-se embora...
Que têm uma memória selectiva...
Que quando têm de criticar os seus governos, criticam todos para não parecer uma crítica interna...
Esta senhora que não sabe se quer ir para a Câmara de Sintra, ou ficar no parlamento europeu... só se esqueceu de uma coisa...
É que nos últimos 14 anos tivemos 11 anos de governos PS!!

Noite da Má Língua

Hoje na RTP, António Costa, pensava que estava na Noite da Má Língua.
Passar a noite a falar de Santana Lopes, transmite uma imagem muito fraca para quem quer ser presidente da Câmara Municipal de Lisboa.
Nem com a "ajuda" do director do jornal "I", conseguiu salvar a face.

Mais uma fraca prestação da candidatura dos "Três Tristes Candidatos".

Esqueceram-se do ECD?

Fala-se demasiado da avaliação.
Os sindicatos falam demasiado da avaliação.
Claro erro de palmatória. Transmite uma péssima imagem da classe docente, transmite a ideia que não querem ser avaliados.
Fala-se demasiado da avaliação quando o verdadeiro atentado foi a revisão do Estatuto da Carreira Docente.
Um estatuto que foi elaborado com um único objectivo economicista, prejudicando gravemente os docentes e as suas famílias.
Essa sim deveria ser a verdadeira luta de todos os professores.
Mais, a vergonha completa foi este último concurso docente em que entraram no quadro cerca de 400 professores. Isso sim é um escândalo de lesa-pátria. Um facto que em última instância irá prejudicar os alunos.

16/07/2009

"Habla Castelhano"

Qualquer dia, quando nos dirigirmos a um serviço de saúde em Portugal, temos de conhecer/falar Castelhano, Ucraniano, Polaco ou Russo.

Fora das grandes cidades, nas zonas fronteiriças, vai ser uma realidade. Médicos Uruguaios colocados no Algarve e Alentejo, aqui no jornal Público.

Se calhar, seria melhor também trazer ministros da saúde de um outro país. Talvez a competência aumentasse.

PS: Como não falo Castelhano fluentemente, peço desde já desculpa por algum erro que possa existir, quer no título, quer no texto.

15/07/2009

Festival Jota 2009

620 pessoas já se inscreveram para a 3ª edição do Festival Jota, o maior evento de música cristã realizado em Portugal. Este ano, a iniciativa decorre entre 24, 25 e 26 de Julho, na Praia de São Jacinto, Aveiro.
Segundo a organização, a adesão à primeira fase "superou todas as expectativas". O número promete crescer ao longo dos próximos 12 dias. As inscrições continuam abertas, para os três dias de concertos e actividades, com um acréscimo de 5€.

Além deste bilhete geral estima-se que um grande número de pessoas se possa juntar a este evento a partir das 21h00 para assistir aos concertos das duas noites do festival.

O preço em cada uma das noites é de 5€ e dá acesso aos concertos, à Cristoteca e a todos os espaços da Aldeia Jota.

Só 120?

Só 120?
E detém o monopólio da Inteligência?
Já estão a contar como Saramago?
E que raio se pretende com esta lista de pessoas, intelectuais e artistas, que ainda por cima se confessam de esquerda, como tal a sua escolha será sempre muito pouco isenta?

"Ah o Raul Solnado apoia o Costa, como tal eu gosto muito das piadas do Raul Solnado, em consequência vou votar no Costa!" - pretenso pensamento de um cidadão eleitor em Lisboa para o CLAC.

Tenho a certeza que os munícipes de Lisboa são mais inteligentes do que isto, e irão votar em consciência, não se deixando influenciar por propagandas que mais parecem publicidades do detergente "Skip" ( Recomendado por mais de 100 fabricantes de máquinas de lavar roupa).

Seixal Jovem


Aqui fica foto do outdoor, retirada do blog http://seixalmerecemelhor.blogspot.com , com os candidatos à Junta de Freguesia do Seixal, Pedro Correia de Sousa, e à Câmara Municipal do Seixal, Paulo Edson Cunha. Uma imagem de um Seixal Jovem.
Felicidade a ambos.
Mais, gostaria de chamar a atenção para um artigo do blog Revolta da Laranjas, em que se esclarece de uma forma absoluta os anátemas lançados sobre o cabeça de lista do PSD à CM do Seixal, bem como as posições, sempre consentâneas com os interesse da população, por parte da Dra. Clara Carneiro e do Eng. Luís Rodrigues.
Sem dúvida o PSD Seixal pode afirmar alto e bom som, que estamos todos juntos pelo Hospital do Seixal.

Roseta Murcha

E foi o Fim.
O Fim do movimento de cidadãos que apoiavam Helena Roseta, como movimento apartidário, que teve na mão da sua líder a autoria da sua "estocada final".
Um final triste, que acontece quando a líder deste movimento, consegue contrariar todos os princípios de um movimento de cidadãos, juntando-se a um partido político que anda desesperado à procura de apoios que possibilitem a vitória nas eleições autárquicas no município de Lisboa.

Para mim a senhora arquitecta perdeu credibilidade política ao associar-se ao PS.
Uma Roseta Murcha. Que nem Manuel Alegre consegue explicar.

Seixal: AM reivindica mais valências para o futuro hospital

A Assembleia Municipal do Seixal (AM) reivindica, unanimemente, mais valências para o futuro hospital do concelho por não concordar com o despacho da ministra da saúde quanto ao perfil assistencial da unidade hospitalar.

Um despacho do dia 15 de Junho, publicado em Diário da República, pela ministra da Saúde, Ana Jorge, assegura que os cerca de 550 mil habitantes de Almada, Seixal e Sesimbra irão ter à disposição «um serviço de urgência básica» no futuro hospital do Seixal.
Esta decisão ficou aquém das expectativas do município que juntamente com as populações, desde 2006, lutam no sentido de reivindicarem um hospital dotado de urgências e camas para internamento.
Deste modo, a AM em reunião extraordinária na noite de segunda-feira deliberou voltar a solicitar, «com carácter de urgência, ao Governo, através do Ministério da Saúde, toda a documentação em que fundamentou a sua decisão sobre o Perfil Assistencial e dimensionamento do Hospital no Seixal».
in Diário Digital


Costuma-se dizer que para lá do Marão mandam/percebem os que lá estão, como tal não posso deixar de expressar a solidariedade com esta decisão unânime da Assembleia Municipal, e ficar surpreso com certas declarações de candidatos que não vão de encontro ao interesse de uma população de mais de 400 000 habitantes (Seixal, Almada e Sesimbra), servida por um Hospital que está a rebentar pelas costuras, com a maior taxa de ocupação/aproveitamento de Portugal.

14/07/2009

Só agora? Dupla incompetência

"O Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) considera que a ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) tem funcionado de forma ilegal, uma vez que é inconstitucional a sua transformação em órgão de polícia criminal, ocorrida em 2007." in Público


Pasme-se, só agora!

Um dos assunto que nos meios jurídicos foi sempre tido como certo, era a da incompetência do Governo em legislar sobre esta matéria.

Duas coisas deixam-me algo preocupado:
- Salvo raras excepções a oposição nada disse sobre este assunto;
- Mais, este caso ser um caso evidente de dupla incompetência: incompetência legislativa; e incompetência de quem a fez o Decreto-lei (governo), porque não foi competente suficiente para ver que não tinha competência legislativa para o fazer.

Dupla incompetência.

Quem tem medo do Santana Lopes?

Todos contra o Santana. Porquê?
Quem tem medo de Santana Lopes?
Coisas estranhas acontecem nas ante-vésperas de eleições autárquicas.
Protocolos com Saramago, com troca de amor eterno.
Acordos com o "Zé"; parece que Lisboa já não precisa do "Zé", mas o António Costa sim!

Agora só faltava a Helena Roseta, que queria muito ser "independente", que queria muito ser apartidária, mas, afinal, prepara-se para se juntar ao PS, com o intuito último de tentar manter António Costa, uma personagem cinzenta, na presidência da CM de Lisboa.
Quanto vale este apoio?
Do meu ponto de vista muito pouco, pois, para a candidatura da Helena Roseta este acordo é completamente contra-natura, como tal perde a sua base de apoio.

Mas porquê tanto medo de Santana Lopes?
O que será que as sondagens demonstram, apesar de não estarem a ser divulgadas?

Os lisboetas não esquecem. Os lisboetas vão escolher Santana Lopes.

10/07/2009

Só para informar o Público

Era só para informar o Jornal "Público" que hoje o governador do Banco de Portugal promoveu uma conferência de imprensa, em que questionou, do alto do seu pedestal, a competência da Comissão de Inquérito da AR sobre o caso BPN.
Porque não se demite este senhor?

Apenas Falhas

São apenas falhas. Mas, são muitas falhas.
São apenas falhas. Mas, são falhas preocupantes.
São apenas falhas. Mas, são falhas que não podem acontecer num Estado de Direito.
São apenas falhas. Mas, são falhas que não podem ocorrer num Estado dito Democrático.
São apenas falhas. Mas, podem privar indivíduos de exercer um dos seus direitos mais importantes da sua vida em democracia.
São apenas falhas. Mas, são falhas que não podem suceder.
Não podem existir este tipo de falhas numa democracia moderna.

Festas da Torre da Marinha

Já começaram as festas populares da Arrentela, situadas na Torre da Marinha.
Longe dos seus tempos áureos, reduzida a cinco dias de festejo, devido a um calendário apertado de festejos do nosso concelho, que têm imperativamente de terminar antes do primeiro fim-de-semana de Setembro para não colidir com a festa do Avante.
Mais uma vez realizada nas antigas instalações da Fábrica de Lanifícios da Torre da Marinha, deparamo-nos este ano, e à semelhança do que já aconteceu nas festas do Seixal, a uma preocupação enorme dos serviços camarários com as pequenas vendas de artigos comestíveis. Mesmo muita preocupação.
Acho bem. Tudo pela defesa da saúde pública, mas meus senhores é bom que haja um pouco de bom senso. Mais, espero que esta preocupação se estenda a todas as festividades que se realizem no nosso concelho. Quando digo todas, é mesmo todas. Nenhuma pode ser excepção. Vou estar atento.

Vocação errada

Já há algum tempo suspeitava, mas agora tenho a certeza, Pinto Correia errou na sua vocação.
Bom, é uma afirmação algo radical.
Sim, demasiado radical, para mais, consegui, depois de ler este artigo, ver na TV as declarações em viva voz do senhor PGR. Fiquei claramente com a impressão que Pinto Monteiro disse aquilo que não queria dizer, e acabou por não dizer o que queria dizer. Trocou-se um pouco no discurso.
Mais, de uma forma muito enrolada, lá disse duas ou três matérias em que as liberdades, segundo ele, estão algo ofendidas. Vigilâncias, buscas nocturnas, etc. Muito pouco para quem quer viver em segurança. Gostava de saber se não tivesse guarda-costas, motorista, e um poder financeiro que lhe proporcionasse viver numa zona de "bem", se a sua opinião seria a mesma. Mais, gostava de saber se retirando alguns destes instrumentos à polícia de investigação em Portugal, como pretendia acabar com a corrupção em Portugal, como poderia apanhar os chamados criminosos de "colarinho branco"?
Suscitam-me muitas dúvidas estas dúvidas do PGR.

Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1)

Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1)

Evite o contacto próximo com pessoas com gripe! Procure não estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de adoecer também.

Se ficar doente, permaneça em casa! Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24, de forma a proteger-se e evitar o contágio a outras pessoas.

Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado.

Lave as mãos frequentemente com água e sabão! É fundamental lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool.

Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca! Procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.

Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos! É necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente, tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas.Estas medidas são também muito importantes nas crianças!

Na prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de que estas medidas também são respeitadas por elas.Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras pessoas! É importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de necessidade.

Saúde 24 - 808 24 24 24

Fonte: ECDC, Estocolmo, Maio 2009.

Traduzido pela Direcção-Geral da Saúde.

Perguntas e Respostas

1. O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da Gripe A(H1N1)v é transmissível entre os seres humanos.

2. Quais os sintomas da doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
Os sintomas de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela gripe sazonal:FebreSintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)Dor de gargantaPossibilidade de ocorrência de outros sintomas:Dores corporais ou muscularesDor de cabeçaArrepiosFadigaVómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v]Em alguns casos, podem surgir complicações graves em pessoas saudáveis que tenham contraído a infecção.

3. Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A(H1N1)v é idêntico ao da gripe sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.

4. Qual é o período de incubação da doença?
O período de incubação da Gripe A(H1N1)v, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode variar entre 1 e 7 dias.

5. Durante quanto tempo uma pessoa infectada pode transmitir o vírus a outras?
Os doentes podem infectar (contagiar) outras pessoas por um período até 7 dias, a que se chama período de transmissibilidade. É prudente, contudo, considerar que um doente mantém a capacidade de infectar outras pessoas durante todo o tempo em que manifestar sintomas.

6. A doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v pode ser tratada?
O novo vírus da gripe é sensível aos medicamentos antivirais oseltamivir e zanamivir.

7. Qual a melhor forma de evitar a disseminação do vírus, no caso de estar doente?
Limite o contacto com outras pessoas, tanto quanto possívelMantenha-se em casa durante sete dias, ou até que os sintomas desapareçam, caso estes perdurem.Cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usando um lenço de papel. Nunca com as mãos!Utilize lenços de papel uma única vez e coloque-os de imediato no lixo.Lave frequentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir ou espirrar.Pode usar toalhetes descartáveis com soluções alcoólicas.

8. Qual é a melhor técnica de lavagem das mãos?
Lavar as mãos frequentemente ajuda a evitar o contágio por vírus da gripe e por outros germes. Recomenda-se que use sabão e água, pelo menos durante 20 segundos. Quando tal não for possível, podem ser usados toalhetes descartáveis, soluções e gel de base alcoólica, que se adquirem nas farmácias e nos supermercados. Se utilizar um gel, esfregue as mãos até secarem e não use água.

9. Existe alguma vacina contra o vírus da Gripe A(H1N1)v?
De momento, não existe vacina que proteja as pessoas contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v.

10. A vacina da gripe sazonal é eficaz contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
Não há evidência científica, até ao momento, de que a vacina contra a gripe sazonal confira protecção contra a Gripe A(H1N1)v

11. O vírus da Gripe A(H1N1)v pode ser transmitido às pessoas através do consumo de carne de porco ou derivados?
Não. O vírus da Gripe A(H1N1)v não é transmitido pela ingestão de carne de porco ou derivados. Esta nova estirpe não foi, até à data, observada em animais e não há indícios de que o vírus tenha entrado na cadeia de produção. A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar e o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças desconhecem qualquer evidência científica que sugira a possibilidade de transmissão do vírus por consumo de carne de porco e derivados.

12. Qual é a situação da doença na Europa e no resto do Mundo?
A situação a nível mundial está em constante evolução. Para informações mais recentes, consulte o Microsite da Gripe do sítio da Direcção-Geral da Saúde.

13. Que devo fazer para me proteger se tiver de viajar para áreas onde foram identificados casos de Gripe A(H1N1)v?
Os viajantes devem seguir as precauções gerais de higiene relativamente a infecções respiratórias se viajarem para áreas onde foram detectados casos de infecção pelo novo vírus da gripe:Lave frequentemente as mãos com água e sabão;Evite o contacto próximo com pessoas doentes;Se estiver doente:Mantenha a distância de pelo menos 1 metro em relação aos outros, para evitar a propagação do vírus;Permaneça em casa, sempre que possível;Evite multidões ou grandes aglomerados de pessoas;Se tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou use o antebraço e não as mãos;Para se assoar, use lenços de papel de utilização única e coloque-os, de imediato, no lixo;Lave as mãos com frequência.

14. Que precauções devo tomar se estiver a regressar de uma área onde foram identificados casos de Gripe A(H1N1)v?
Viajantes que regressem de uma área onde foram detectados casos de infecção pelo novo vírus da Gripe devem estar particularmente atentos ao seu estado de saúde e, se experimentarem algum dos seguintes sintomas, devem contactar de imediato a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), durante os 7 dias seguintes ao regresso:Febre (>38ºC) e um dos seguintes sintomas:Sintomas respiratórios como tosse ou nariz entupido;Dor de garganta;Dores corporais ou musculares;Dor de cabeça;Fadiga;Vómitos ou diarreia.

15. Estamos perante uma nova pandemia de gripe?
Uma pandemia de gripe é uma epidemia à escala mundial, provocada por um novo vírus da gripe que infecta uma grande parte da população. No século XX, houve três pandemias deste tipo: em 1918, 1957 e 1968. Em Portugal e nos outros países da Europa foram desenvolvidos, nos anos mais recentes, esforços consideráveis de preparação para uma pandemia, sendo que todos os Estados Membros da União Europeia têm planos de contingência nacionais.Em 11 de Junho de 2009, a Organização Mundial de Saúde elevou para 6 o nível de alerta de pandemia. Esta alteração da Fase 5 para Fase 6 não está relacionada com o aumento da gravidade clínica da doença, mas sim com o crescimento do número de casos de doença e com a sua dispersão a nível mundial.
Fonte: Ministério da Saúde

08/07/2009

Uma Notícia já esperada - Morte no Metro Sul do Tejo

"Um acidente numa das linhas do Metro Sul do Tejo, em Corroios, Seixal, por volta das 13h30, provocou hoje num morto e um ferido, disse à Lusa fonte da empresa.
O casal de idosos foi colhido tendo resultado na morte do homem e em ferimentos na mulher, que foi enviada para o hospital, acrescentou a mesma fonte.
O acidente condicionou a circulação de três linhas, mas a situação já foi reestabelecida." in Ionline


Uma notícia infelizmente já esperada.
Uma notícia que vem, mais uma vez, por em evidência a enorme falha de segurança neste trajecto do MST.
Uma notícia, que podia ser evitada se as autoridades locais tivessem defendido melhor o interesse dos cidadãos.
Uma notícia que coloca em evidência o mau planeamento rodo-ferroviário nos concelhos do Seixal e Almada.

Pouco Alegre

Pois, ao que parece, o PS vai ter de contar muito pouco com Alegre.
Manuel Alegre, nas suas declarações, dá-nos a conhecer que a ideologia socialista alberga alguns militantes com os quais a "doutrina alegretina" se torna incompatível.
Vitorino e Alegre são incompatíveis.
A pergunta que se coloca é porquê?
Mais, será que nas próximas eleições para a presidência da república, Alegre irá escamotear o apoio de António Vitorino ou Cravinho?
Então e se fosse Sócrates a convidá-lo e não apenas mais um "desalinhado" como Cravinho?

Que tal uma Comissão de Inquérito ao trabalho da deputada relatora?

Que tal uma Comissão de Inquérito ao trabalho da deputada relatora?
Ou ainda, à deputada que presidia?
Ou ainda, ao facto de, ao que parece, a oposição, segundo o substituto (diga-se que à altura dos pergaminhos do seu antecessor) do ministro Pinho, de só querer rolar a "cabeça" do camarada Vitor Constâncio?
Ou ainda, ao facto das previsões económicas do Banco de Portugal, serem quase tão certas como qualquer sondagem feita pela "Eurosondagem"?

Gostava de saber qual foi a Comissão de Inquérito da AR que apresentou dados realmente elucidativos, com consequências políticas... Qual?
Mais uma vez se comprovou a inutilidade deste tipo de comissões de inquérito.

"General" Cavaco Silva - O Presidente sem Medo

Mais uma vez o Presidente da República coloca em "sentido" partidos políticos e Governo, com uma clara advertência sobre as Leis e Decretos-lei a aprovar durante o período de campanha e a seguir a eleições.
Francamente, tenho por muito boa esta intervenção preventiva do senhor Presidente.
É algo que só está ao alcance de um político que não tenha receio de não ser reeleito, e que pode ter esta disponibilidade para enfrentar um governo que tem como base uma maioria absoluta na Assembleia da República.
Ao contrário do que estávamos habituados, a vermos os nossos presidentes, pós-25 de Abril, a terem sempre um primeiro mandato algo "submisso" ao poder do governo, constatamos, com alegria, que temos um Presidente sem medo para exercer em pleno todos os seus poderes, logo desde o primeiro momento em que foi eleito, em que foi empossado.
Bem aja Presidente sem medo.

Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1)

Medidas de protecção individual contra a Gripe A(H1N1)

Evite o contacto próximo com pessoas com gripe! Procure não estar na presença de pessoas com gripe. Se ficar doente, mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a 1 metro de distância, para protegê-los de adoecer também.

Se ficar doente, permaneça em casa! Se estiver com sintomas de gripe, fique em casa e contacte a Linha Saúde 24, pelo número 808 24 24 24, de forma a proteger-se e evitar o contágio a outras pessoas.

Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel! Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante, quando tossir ou espirrar, que cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão! De imediato, deposite no lixo o lenço utilizado.

Lave as mãos frequentemente com água e sabão! É fundamental lavar as mãos com frequência, com água e sabão em abundância, durante 20 segundos, pelo menos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool.

Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca! Procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença.

Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos! É necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente, tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas.

Estas medidas são também muito importantes nas crianças! Na prevenção do contágio nas crianças, é muito importante assegurarmo-nos de que estas medidas também são respeitadas por elas.

Se adoecer, assegure-se de que terá o apoio de outras pessoas! É importante saber a quem poderá pedir ajuda, em caso de necessidade.

Saúde 24 - 808 24 24 24

Fonte: ECDC, Estocolmo, Maio 2009. Traduzido pela Direcção-Geral da Saúde.


Perguntas e Respostas

1. O que é o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
O novo vírus da Gripe A(H1N1)v, que apareceu recentemente, é um novo subtipo de vírus que afecta os seres humanos. Este novo subtipo contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da Gripe A(H1N1)v é transmissível entre os seres humanos.

2. Quais os sintomas da doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
Os sintomas de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela gripe sazonal:
Febre
Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido)
Dor de garganta
Possibilidade de ocorrência de outros sintomas:
Dores corporais ou musculares
Dor de cabeça
Arrepios
Fadiga
Vómitos ou diarreia [embora não sendo típicos na gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos recentes de infecção pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v]
Em alguns casos, podem surgir complicações graves em pessoas saudáveis que tenham contraído a infecção.

3. Como se infectam as pessoas com o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
O modo de transmissão do novo vírus da Gripe A(H1N1)v é idêntico ao da gripe sazonal. O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indirectamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, superfícies de utilização pública, etc. Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.

4. Qual é o período de incubação da doença?
O período de incubação da Gripe A(H1N1)v, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que uma pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode variar entre 1 e 7 dias.

5. Durante quanto tempo uma pessoa infectada pode transmitir o vírus a outras?
Os doentes podem infectar (contagiar) outras pessoas por um período até 7 dias, a que se chama período de transmissibilidade. É prudente, contudo, considerar que um doente mantém a capacidade de infectar outras pessoas durante todo o tempo em que manifestar sintomas.

6. A doença pelo novo vírus da Gripe A(H1N1)v pode ser tratada?
O novo vírus da gripe é sensível aos medicamentos antivirais oseltamivir e zanamivir.

7. Qual a melhor forma de evitar a disseminação do vírus, no caso de estar doente?
Limite o contacto com outras pessoas, tanto quanto possível
Mantenha-se em casa durante sete dias, ou até que os sintomas desapareçam, caso estes perdurem.
Cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usando um lenço de papel. Nunca com as mãos!
Utilize lenços de papel uma única vez e coloque-os de imediato no lixo.
Lave frequentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir ou espirrar.
Pode usar toalhetes descartáveis com soluções alcoólicas.

8. Qual é a melhor técnica de lavagem das mãos?
Lavar as mãos frequentemente ajuda a evitar o contágio por vírus da gripe e por outros germes. Recomenda-se que use sabão e água, pelo menos durante 20 segundos. Quando tal não for possível, podem ser usados toalhetes descartáveis, soluções e gel de base alcoólica, que se adquirem nas farmácias e nos supermercados. Se utilizar um gel, esfregue as mãos até secarem e não use água.

9. Existe alguma vacina contra o vírus da Gripe A(H1N1)v?
De momento, não existe vacina que proteja as pessoas contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v.

10. A vacina da gripe sazonal é eficaz contra o novo vírus da Gripe A(H1N1)v?
Não há evidência científica, até ao momento, de que a vacina contra a gripe sazonal confira protecção contra a Gripe A(H1N1)v

11. O vírus da Gripe A(H1N1)v pode ser transmitido às pessoas através do consumo de carne de porco ou derivados?
Não. O vírus da Gripe A(H1N1)v não é transmitido pela ingestão de carne de porco ou derivados. Esta nova estirpe não foi, até à data, observada em animais e não há indícios de que o vírus tenha entrado na cadeia de produção. A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar e o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças desconhecem qualquer evidência científica que sugira a possibilidade de transmissão do vírus por consumo de carne de porco e derivados.

12. Qual é a situação da doença na Europa e no resto do Mundo?
A situação a nível mundial está em constante evolução. Para informações mais recentes, consulte o Microsite da Gripe do sítio da Direcção-Geral da Saúde.

13. Que devo fazer para me proteger se tiver de viajar para áreas onde foram identificados casos de Gripe A(H1N1)v?
Os viajantes devem seguir as precauções gerais de higiene relativamente a infecções respiratórias se viajarem para áreas onde foram detectados casos de infecção pelo novo vírus da gripe:
Lave frequentemente as mãos com água e sabão;
Evite o contacto próximo com pessoas doentes;
Se estiver doente:
Mantenha a distância de pelo menos 1 metro em relação aos outros, para evitar a propagação do vírus;
Permaneça em casa, sempre que possível;
Evite multidões ou grandes aglomerados de pessoas;
Se tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou use o antebraço e não as mãos;
Para se assoar, use lenços de papel de utilização única e coloque-os, de imediato, no lixo;
Lave as mãos com frequência.

14. Que precauções devo tomar se estiver a regressar de uma área onde foram identificados casos de Gripe A(H1N1)v?
Viajantes que regressem de uma área onde foram detectados casos de infecção pelo novo vírus da Gripe devem estar particularmente atentos ao seu estado de saúde e, se experimentarem algum dos seguintes sintomas, devem contactar de imediato a Linha Saúde 24 (808 24 24 24), durante os 7 dias seguintes ao regresso:
Febre (>38ºC) e um dos seguintes sintomas:
Sintomas respiratórios como tosse ou nariz entupido;
Dor de garganta;
Dores corporais ou musculares;
Dor de cabeça;
Fadiga;
Vómitos ou diarreia.

15. Estamos perante uma nova pandemia de gripe?
Uma pandemia de gripe é uma epidemia à escala mundial, provocada por um novo vírus da gripe que infecta uma grande parte da população. No século XX, houve três pandemias deste tipo: em 1918, 1957 e 1968. Em Portugal e nos outros países da Europa foram desenvolvidos, nos anos mais recentes, esforços consideráveis de preparação para uma pandemia, sendo que todos os Estados Membros da União Europeia têm planos de contingência nacionais.

Em 11 de Junho de 2009, a Organização Mundial de Saúde elevou para 6 o nível de alerta de pandemia. Esta alteração da Fase 5 para Fase 6 não está relacionada com o aumento da gravidade clínica da doença, mas sim com o crescimento do número de casos de doença e com a sua dispersão a nível mundial.

Fonte: Ministério da Saúde

07/07/2009

Uma Frase para mais tarde recordar - a razão do descontentamento dos professores

A Ministra da Educação responsabiliza os meios de comunicação social pela menor aplicação dos alunos e consequente abaixamento nos resultados do 12.º ano, nomeadamente a Matemática:

"o que, segundo a ministra, se deve à difusão, pela comunicação social, “da ideia de que os exames eram fáceis”. in Público

Esta declaração deve ser recordada, lembrada, na posterioridade. É algo que deixa o comum dos mortais boquiaberto.
Uma Ministra da Educação, desculpabilizar-se, escudando-se, responsabilizando os meios de comunicação social... é algo inédito.

Algo para mais tarde recordar.

Mais comentários para quê? Foi esta senhora que durante quatro anos comandou os destinos da Educação em Portugal. Consegue-se agora bem perceber a razão dos professores.

A nova versão do ex-ministro Pinho

Ao que parece, certo tipo de pastas ministeriais produzem alterações de espírito e de conduta a quem as detém.
Afinal a culpa das afirmações descabidas e gestos mal-educados não se pode atribuir à pessoa que detenha a pasta da Economia, visto qualquer um que a detenha, pelo menos, neste governo socialistas, se torna detentor de uma realidade absoluta, mas paralela daquela em que a maioria dos mortais vive.
Quase tão grave como a acusação feita à oposição (bem como à comissão de inquérito), de apenas querer a cabeça de Victor Constâncio, é a descarada defesa de uma pessoa que ocupou esse mesmo cargo, com menos diligência daquela que devia, segundo o relatório da comissão de inquérito, fazendo do cargo de governador de Portugal um cargo político, quando o mesmo deveria ser claramente apartidário.
Mais, se recuarmos algum tempo, nomeadamente nos governos de Durão Barroso e Pedro Santana Lopes, vemos o Banco de Portugal raramente apoiar as politicas desses governos, e constantemente apresentar metas/expectativas de crescimento positivas claramente inferiores às estabelecidas pelos responsáveis desses governos... agora com José Sócrates é que se vê de Victor Constâncio.
Melhor defesa dos governos socialistas, só o senhor economista das quintas à noite na TVI, que não consegue esconder o seu socialismo, no entanto com todo o seu conhecimento, não conseguiu sequer criticar o ministro Pinho quando anunciou em 2007 o fim da crise, não conseguiu vislumbrar a enorme crise que se aproximava.

Haja competência.

Lentidão socialista

Com esta polémica, das duplas candidaturas, acicatada pelo PSD, e agora relançada pelo próprio PS, nomeadamente através do seu militante Manuel Alegre (que parece que acordou agora para a realidade), que ninguém consegue perceber o porquê de ser só agora, ficamos com uma certeza absoluta, que aliás, já tínhamos acerca do governo de José Sócrates, e agora concretizamos a mesma certeza em relação ao PS, que é: o PS não age... apenas reage.
Mais um sinal de uma maioria, de um governo que está moribundo. Os animais quando lhes restam poucas forças, raramente são capazes de agir, limitando-se a reagir. Pois é exactamente isso que se passa nesta fase actual do PS, e nesta sua liderança. Atenção, quando me refiro a estar moribundo, não me refiro a um partido enorme como o PS, mas tão-somente à liderança de José Sócrates, e à sua oposição interna cujo o rosto é Manuel Alegre. Ambos, aparecem nesta discussão tarde e a más horas.

06/07/2009

Xutos e Pontapés - À maneira de Ronaldo

Lisboa Menina e Moça

Como Românticos que são, os Lisboetas irão escolher pelo coração, escolhendo assim alguém onde se revêm, de certeza irão eleger o Dr. Pedro Santana Lopes.


Lisboa Menina e Moça
Carlos do Carmo
Composição: Ary dos Santos e Paulo de Carvalho



No castelo, ponho um cotovelo
Em Alfama, descanso o olhar
E assim desfaz-se o novelo
De azul e mar
À ribeira encosto a cabeça
A almofada, na cama do Tejo
Com lençóis bordados à pressa
Na cambraia de um beijo

Lisboa menina e moça, menina
Da luz que meus olhos vêem tão pura
Teus seios são as colinas, varina
Pregão que me traz à porta, ternura
Cidade a ponto luz bordada
Toalha à beira mar estendida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida

No terreiro eu passo por ti
Mas da graça eu vejo-te nua
Quando um pombo te olha, sorri
És mulher da rua
E no bairro mais alto do sonho
Ponho o fado que soube inventar
Aguardente de vida e medronho
Que me faz cantar

Lisboa menina e moça, menina
Da luz que meus olhos vêem tão pura
Teus seios são as colinas, varina
Pregão que me traz à porta, ternura
Cidade a ponto luz bordada
Toalha à beira mar estendida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida

Lisboa Menina e Moça
Carlos do Carmo
Composição: Ary dos Santos e Paulo de Carvalho

Lisboa no meu amor, deitada
Cidade por minhas mãos despida
Lisboa menina e moça, amada
Cidade mulher da minha vida
Lisboa Menina e Moça

Ser ou Não Ser Mais Diligente?

O Relatório da Comissão de Inquérito ao BPN, elaborado pela "deputada socialista Sónia Sanfona, iliba o Banco de Portugal de falhas na sua acção fiscalizadora, mas considera que Vítor Constâncio podia ter sido mais diligente."
Pois, acho que este relatório não vai ter uma discussão consensual.
Mais, qual o significado político para o facto de um governador do Banco de Portugal não ter sido suficientemente diligente, pelo menos segundo este mesmo relatório.
Será motivo suficiente para se pedir a demissão do mesmo governador do Banco de Portugal?
Não ficará Victor Constâncio algo comprometido no seu trabalho?