22/01/2011

Destruição de pinhal causa protestos

Para memória futura,

JN, 21/01/2011

A população da Flor da Mata e Pinhal de Frades, no Seixal, está indignada com o abate de pinheiros num terreno para onde está projectada a construção de habitação social. Já pediu inclusive ao Provedor de Justiça que reabra um processo arquivado em 2009.

"A reboque do IC 32 aproveitaram para destruir o pinhal", queixa-se César Lopes, do Movimento Cívico de Cidadãos de Pinhal de Frades e Flor da Mata, criado em 2000. "As desmatações que foram feitas correspondem exactamente ao terreno onde a Câmara quer implementar o bairro social", acusa, precisando que o corte ocorreu entre 26 de Dezembro e 5 de Janeiro.

"Em poucos dias comecei a ver o pinhal a desaparecer e liguei logo para a GNR, mas não obtive ainda resposta", referiu ao JN Maria José Ribeiro, que denunciou o abate a 29 de Dezembro.

Os moradores garantem que foram cortados pinheiros saudáveis fora da área de influência do IC 32, contrariando assim a justificação dada de que se tratou da remoção de madeira queimada no âmbito da construção da nova via.

(Retirado de JN, podendo ver artigo completo aqui)

Sem comentários: