22/07/2007

Fecho dos SAP's de Corroios e Seixal



Os serviços de atendimento permanente (SAP) dos postos médicos do Seixal e de Corroios encerraram, ficando um só SAP a servir a população do concelho do Seixal.
O encerramento foi levado a cabo de um dia para o outro, sem quaisquer explicações, quer à comissão de utentes quer aos órgãos autárquicos.
Com esta medida, o posto médico de Amora, único que se mantém em serviço permanente, irá abranger todos os habitantes do concelho do Seixal, cerca de 165 mil pessoas, no período entre as 20h00 e as 24h00.
O argumento utilizado foi o de falta de médicos. O director clínico de Saúde de Sesimbra e do Seixal, Jorge Domingues, afirmou: “não tínhamos médicos disponíveis para assegurar os dois SAP, de Corroios e do Seixal”, confessando, na quarta-feira passada, que houve uma decisão para acelerar o encerramento.
No Seixal, Corroios e também Sesimbra, os centros de saúde funcionam entre as 08h00 e as 20h00. A partir dessa hora e até às 00h00 a população terá de se deslocar à freguesia de Amora. Já entre a meia-noite e as 08h00 há que recorrer à urgência do Hospital Garcia de Orta, em Almada.
A distância, a falta de transporte público e o preço dos bilhetes são os principais argumento dos populares. Além disso, o Centro de Saúde de Amora passa a concentrar o atendimento de 165 mil pessoas, 50 mil das quais sem médico de família. Não nos parece crível que o atendimento no SAP de Amora, que agora já não é bom, que venha a melhorar a sua qualidade.
Cada vez mais os critérios economicistas sobrepõem-se aos critérios sociais e humanos.
Gastam-se milhões de euros a matar, a fazer Abortos, e para tal fecham-se maternidades e serviços de atendimento permanente.

Sem comentários: