13/10/2007

Será para Rir ou para Chorar!?



Proponho a todos uma pequena leitura rápida por diversos excertos de notícias dos últimos dia:





Expresso online - 2007-10-12


"BCPJardim perdoa dívida ao filho


Segundo ‘Expresso’ on-line, Filipe Jardim Gonçalves e os seus sócios beneficiaram de um perdão na sequência da falência das empresas que dirigiam. O filho do fundador do BCP garantiu que não houve situação de compadrio."





Correio da Manhã - 2007-10-13


"UNESCOManuel Maria Carrilho embaixador


O deputado socialista Manuel Maria Carrilho disse ontem ignorar a data em que assumirá o cargo de embaixador de Portugal na UNESCO."






Correio da Manhã - 2007-10-11
"Ganharam mesmo, ao abrigo do Artigo 257.º, número 2, do novo Código de Processo Penal. “Ao apresentarem-se tem de se partir do princípio de que não há perigo de fuga. E não podem assim ser detidos”, adianta ao CM fonte judicial. Nem sequer o homicida, que correu quatro rapazes à facada. Saiu segunda-feira da PJ e foi para casa. Espera agora por ser presente ao juiz.BASTA QUE SE ANTECIPEM À POLÍCIADisparou sobre a própria mulher, levou-a até ao hospital e entregou o revólver à PSP de Belém, Lisboa: à luz da nova Lei Penal é um homem livre, apenas porque se entregou. Foi este o primeiro caso depois de 15 de Setembro, quando o novo Código de Processo Penal entrou em vigor, e que o CM avançou duas semanas depois. A vítima não morreu “mas o crime é indiferente”, alertaram na altura fontes judiciais. A prova está agora no assalto da Ericeira, em que um rapaz de 22 anos não resistiu a um golpe de faca na barriga. “Agora fica à solta quem se antecipar ao mandado de captura – só tem de ser o próprio a apresentar-se à polícia”. Vai para casa e é notificado a comparecer em primeiro interrogatório judicial, “mas nunca antes de um mês depois”.

Seria bom que o Ministério da Justiça e o Ministério da Administração Interna divulgassem uma estatistica de arguidos condenados por crimes violentos e se encontram fugidos. Acho que muito boa gente iria ficar surpreendida da ineficácia demonstrada pelo sistema:só dois exemplos mediáticos, o "very-light" e o homicidio à porta de uma discoteca da 24 Julho, por parte de um segurança.
Será para rir ou chorar??

Sem comentários: