01/06/2009

Viver acima das suas possibilidades - O Porto também?

Pois, de uma forma caracteristicamente portuguesa, os nosso clubes de futebol vivem claramente acima das suas possibilidades. O ano de 2008 foi um ano negro para o Benfica, sendo o "campeão do prejuízo".
Mas, de forma algo surpreendente, os três grandes encontram-se naquilo que se chama de acumulado dos passivos das três sociedades, que já ultrapassa os 400 milhões de euros (436), curiosamente com apenas dez milhões de variação entre o passivo mais elevado (Benfica, 150,6) e o mais reduzido (Sporting, 140,6) - o FC Porto tem um passivo de 144,8.
E esta é a parte mais incompreensível. Como é que uma SAD, como a do Futebol de Clube do Porto, com receitas da Liga dos Campeões em todos os anos, com receitas da Sporttv superiores a qualquer outro clube, com receitas de bilheteiras que, apesar de não se verem, afirmam sempre que estão mais de 40 000 adeptos do Porto no Dragão, com receitas de vendas de passes de jogadores, tendo um Centro de Estágios em Gaia pago pela CM de Vila Nova de Gaia, com a qual tem um protocolo assinado em que não advém custo para o clube, fica um pouco mais difícil de compreender um prejuízo semelhante, se tivermos em conta os outros dois grandes do futebol português.
Algo vai mal no Reino do Dragão.

Sem comentários: