14/03/2010

Asfixia Democrática no Seixal?

Os senhores Vereadores do PS queixaram-se que o " presidente da câmara do Seixal, Alfredo Monteiro (CDU), mandou encerrar as contas de correio electrónico dos três vereadores do PS, alegando que "as contas de e-mail da câmara não são para fins político-partidários".

A denúncia foi feita por Samuel Cruz, vereador socialista da autarquia do Seixal, durante a reunião pública de câmara, que afirmou que a atitude de Alfredo Monteiro é "um atentado à democracia e que foram postas em causa as conquistas de Abril".

Em causa está um comunicado difundido por parte dos três vereadores socialistas para a comunicação social a partir da conta de correio electrónico da câmara.

Situação que o presidente da autarquia repudia: "As contas de e-mail são exclusivamente para uso de assuntos que estejam relacionados com a câmara, quer seja para algo que os vereadores tenham a dizer aos trabalhadores ou questões relacionadas com os seus pelouros. Agora, sempre que sejam utilizadas com outros objectivos serão encerradas."

"O exercício da democracia faz-se com os meios ao dispor, cada um que faça a avaliação dos meios que tem utilizado para o fazer, mas através dos meios da câmara não", asseverou Alfredo Monteiro.

Fonseca Gil, também vereador do PS, disse ao presidente da câmara: "Não é por este método que nos vai calar."
Samuel Cruz acusou ainda o presidente da autarquia de estar a "censurar os vereadores socialistas" e considerou "lamentável que tantos anos depois do 25 de Abril se ponha o lápis azul nas opiniões do PS". Lisboa, Portugal 11/03/2010 21:24 - LUSA (Rumo a Bombordo)



Este texto foi retirado do blog Rumo a Bombordo, e pelos vistos, retirado da agência Lusa, o que me deixa algo espantado, visto o blog pertencer ao Dr. Samuel Cruz, não vejo a necessidade de se socorrer de uma agência noticiosa nacional, a agência Lusa, para elaborar o post do seu blog, quando poderia tê-lo feito na primeira pessoa. E lá está, lá temos a agência Lusa outra vez.

Bom, no entanto, por outras palavras, os vereadores do PS queixam-se de algo que poderíamos apelidar de "asfixia democrática".

O senhor presidente da Câmara Municipal do Seixal alega, com uma frase que está escrita de uma forma muito dúbia : "O exercício da democracia faz-se com os meios ao dispor, cada um que faça a avaliação dos meios que tem utilizado para o fazer, mas através dos meios da câmara não".

Não sei se corresponde ao que efectivamente foi dito, mas que é uma afirmação dúbia, isso é.
O exercício da democracia não pode ser realizado através de meios do poder local?
Se queria dizer que o exercício da democracia em termos politico-partidários, estamos de acordo.
Mas, tem de ser para todos.
Para todos e para tudo.

Vamos ficar atentos.





Sem comentários: