27/09/2010

Venezuela - "Faz de conta que é uma espécie de democracia!"

(Foto retirada daqui)
As recentes eleições na Venezuela revelaram-se como sendo uma uma enorme derrota politica para Hugo Chávez, apesar de todas as suas tentativas para moldar o sistema eleitoral à sua medida, conseguiu perder a maioria de dois terços que detinha no parlamento, tendo a oposição 52% dos votos.
O Comunismo Chavista no seu explendor.


Penso que a partir deste momento e perante esta vontade pública do povo da Venezuela, o Partido Comunista Português deverá repensar a sua posição face à democracia chavista!
Um General que é tão amigo do nosso primeiro-ministro.

Um General que criou um sistema eleitoral que lhe permite eleger quase 96 deputados (numa assembleia de 165) com 46,6% dos votos, com a principal organização da oposição obter 45.1%, conseguindo apenas 61 deputados. Como é possivel? Muito simples, atribuindo um maior número de deputados aos circulos eleitorais que lhe são favoráveis.
Exemplo: os resultados mostram que a oposição é maioritária onde há maior concentração de eleitores no país: Zulia, Miranda, Carabobo, Lara, Aragua, e no Distrito Capital. Aqui estavam inscritos 9.319.360 venezuelanos (52% do total dos votantes). No entanto, estes 52 % de votantes só podem eleger 64 deputados (39 % do total dos deputados). Os 101 deputados restantes (61 % da Assembleia Nacional) foram escolhidos entre os eleitores dos 18 estados restantes e que perfazem 8.400.505 votantes (48 % dos eleitores do país).
"(Reuters) - Venezuela's opposition won a third of the seats in parliament and claimed a majority of the popular vote in elections on Sunday, boosting its hopes of besting President Hugo Chavez in a 2012 presidential poll.

Chavez's Socialist Party retained a majority in the 165-seat National Assembly. But it fell short of keeping at least the two-thirds it needed to pass major laws or make appointments to the Supreme Court and electoral authorities without support from its political foes.

As results came through on Monday, the newly united opposition Democratic Unity umbrella group said it had won 52 percent of the overall vote. If confirmed, that would be a symbolic blow to Chavez in the 12th year of his rule of South America's biggest oil exporter."

4 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro a sua analise é um pouco simplista. Ora vejamos durante 40 anos os partidos que governavam a Venezuela alternavam-se entre Acçao Democratica e Copei . Igual ao nosso PS e PSD. O que você chama de oposição é na verdade uma coligação de vários partidos (da esquerda a direita) que se tivessem concorrido sozinhos cada um deles incluindo os que já governaram a 40 anos teriam um resultado ínfimo. Chavez por todos os defeito que nos conhecemos teve o mérito de criar um partido novo e consegue sozinho este resultado. É ainda muito cedo dizer que o chave foi derrotado pois são eleições diferentes. Na oposicao não há uma figura carismática como a do chavez por isso la diz o ditado prudência de caldo de galinha não faz mal a ninguem. Por outro lado não é liquido que todos que votaram na oposição não possa votar no Chavez para Presidente.

Emanuel Oliveira Santos disse...

Meu caro anónimo, por favor não tenha receio em se identificar e apesar do que afirma, um post desta natureza teria sempre de ser simplista. No entanto, a sua resposta foi bem mais simplista e algo desajustada do post, visto o mesmo procurar transmitir essencialmente dois factos: primeiro, que o senhor Chávez foi um politico manipulador que moldou o sistema eleitoral aos seu agrado, dando um maior número de mandatos a regiões que lhe são favoráveis, em termos simplistas (agora sim) metade da população que vota elege 1/3 dos deputados, a outra metade mais "Chavista" elege 2/3; para compreender melhor e salvo as devidas distâncias, era como se no tempo de Cavaco Silva primeiro-ministro, este legislasse no sentido do distrito de Viseu elegesse 50 deputados!!
Em segundo lugar, a coligação da oposição obteve um resultado histórico pois obteve 45% contra os 46% do partido de Chávez, sendo a restante percentagem dividida entre pequenos partidos e votos brancos e nulos; mais uma vez se vê aqui a perversão do sistema eleitoral criado por Chávez pois os 45% corresponderam a 66 deputados e os 46% corresponderam 99 deputados!!
Se juntarmos a tudo isto "As conversa em Família" (penso que se deve lembrar de um termo parecido de um outro ditador) que Chávez faz semanalmente na televisão estatal em domina por completo... então este resultado é simplesmente espantoso!

Anónimo disse...

Meu caro Emanuel Oliveira Santos do meu ponto de vista utilizar é irrelevante as pessoas utilizarem anonimato ou nome verdadeiro vejo-o como pura e simplesmente exercício de liberdade individual. Porem o que não acho recomendável é alguém utilizar anonimato para caluniar, insultar ou atacar outro semelhante. E pode o meu amigo ficar descansado que da minha parte isso nunca ocorrerá. Venho aqui tão somente de expor a minha opinião. Posto isto devo dizer que não sou nenhum simpatizante do Presidente da Republica da Venezuela porque não partilho o seu ideal de esquerda. Mas tento fazer uma analise justa descomplexada sobre o país e o seu presidente com respeito que deve merecer. Quer queiramos quer não o senhor Chavez como você o apelida é presidente eleito pelo povo da Venezuela. Ou seja até as próximas eleições ele ainda é presidente. Por favor sejamos razoáveis Chavez é um líder politico rígido talvez devido ao facto de ser militar com algum défice democrático aqui acolá tal como na ilha da Madeira. Mas compara-lo ao Marcelo Caetano é um exagero. Um ditador não se submete as eleições livres com observadores internacionais ainda por cima. Já viu e ouviu Globovision e todos os canais privados anti-chavez e a sua participação activa no golpe de estado e m 11 de Abril 2002? Um canal que incita à eliminação física do presidente e ao Golpe de Estado seria impensável no estado novo na China ou em Cuba.

Emanuel Oliveira Santos disse...

Meu caro anónimo, tenho um grande gosto em tê-lo neste blog. Sem dúvida que a sua forma de expor, os seus pontos de vista é realizada de forma elegante. Quando me referi ao facto de ser anónimo, essa referência prendia-se com a dificuldade em o "identificar", no caso de existirem diversos comentários anónimos. Quase me atreveria a sugerir-lhe um uso de um pseudónimo. Mas respeito a sua decisão.
Quanto ao senhor Chávez, não creio que alguém que tem um programa televisivo de mais de cinco horas ao domingo na televisão estatal esteja preocupado com a democracia; não creio que alguém que manipulou o sistema eleitoral a seu favor, colocando mais mandatos onde o seu partido é mais forte, não penso que esteja preocupado com a democracia. Um estado de direito democrático não se confunde, com o mero realizar de eleições. A democracia não se esgota num acto eleitoral. Liberdade de imprensa, de pensamento, liberdade de opinião, a livre escolha, todos os votos valerem o mesmo (um homem, um voto), são tudo valores de um Estado Democrático que não encontramos na Venezuela com o senhor Chávez.
Mas, é como em tudo, existem sempre duas faces da mesma moeda.