18/03/2011

Seixal quer fechar grandes superfícies aos domingos e feriados

Seixal também quer fechar grandes superfícies aos domingos e feriados

"O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, anunciou hoje que vai pôr a votação, na próxima semana, uma proposta que determina o encerramento das grandes superfícies aos domingos e feriados, depois das 13h, noticia a Lusa.
Esta decisão segue-se à posição já manifestada pelas autarquias de Viana de Castelo e de Almada, depois de o Governo ter dado às câmaras a liberdade de criar regulamentos próprios para os horários de funcionamento dos estabelecimentos comerciais.
De acordo com a Lusa, Alfredo Monteiro afirmou hoje, em reunião de câmara, que “a posição [da autarquia] é manter o regime em vigência antes da deliberação do Governo”, ou seja, obrigar os estabelecimentos comerciais com mais de 2000 metros quadrados a encerrar às 13h, aos domingos e feriados." In Público online

Qual o objectivo da CM do Seixal?
Proteger o pequeno comércio?
Mas qual? O pequeno comércio não abre ao domingo à tarde!
Só se tivermos a proteger os comerciantes chineses!
Sinceramente não vejo mais nenhum beneficiário desta medida.

6 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

A visão iluminada dos autarcas está sempre um passo à frente do que alcança o comum dos mortais...

Ana Luisa disse...

Alguém por acaso já ouviu os trabalhadores das grandes superficies sobre esta questão??O que a Camara está a defender é a qualidade de vida dos trabalhadores.Sim,porque caso não saibam,eles também têm familia...O que a Camara está a defender,é que ao contrário daquilo que se tem dito na televisão,NÃO FORAM criados quaisquer postos de trabalho!!Aliás,ainda existem menos funcionários nos quadros!Os hipers abertos 14 horas por dia,e vocês ainda acham bem estar abertos aos domingos e feriados para lá irem passear?!?!Que tal abrir as finanças,os bancos,ATL's,bibliotecas,registo civil....e tudo o mais 7 dias por semana durante 14h??A mim dava-me bastante jeito ir ao banco por exemplo tratar de assuntos pessoais quando saisse do trabalho á 00h....

Anónimo disse...

Tem razão Luísa, assim segundo os seus termos sempre pode ir ao banco nos domingos à tarde e feriados!? Vai ficar a trabalhar menos horas com o fecho ao domingo? Não. Pois, por incrível que pareça, e sei o que digo, os trabalhadores das grandes superfícies terão menos tempo para se deslocarem a tratar dos seus assuntos profissionais. Quanto à família, sem dúvida que é sempre bom ter um domingo à tarde para tal.
Agora ironia é afirmar que a CM do Seixal tem como intuito defender os direitos dos trabalhadores... essa é algo incrível tendo em conta o que tem vindo ao lume sobre os direitos dos trabalhadores na autarquia do Seixal, onde nem sequer os sindicatos (ligados ao PCP) se atrevem a protestar, estando os trabalhadores indefesos perante a entidade patronal.

ana mendes disse...

Todas as grandes superficies devem encerrar ás 13 h aos domingos e feriados, mas o que deviam era encerrar todas as superficies comerciais aos domingos e feriados todo o dia. Não chegam os hórarios abusivos até ás 23 e 24 horas nos restantes dias. Paises há em que tudo encerra ao domingo. Será que eles lá não consomem, não fazem compras e não tem zonas comerciais
para passear com a familia ao domingo ? Coitados. Será que somos um povo egoísta, triste e falido?

ana mendes disse...

Tem razão, a cor partidária das camaras não tem nada a ver, o discurso é uma coisa e quando lá estão a atitute não coincide. Veja a camara de Viana do Castelo ps e psd e foram os primeiros a querer o encerramento, quando há eleiçõs deviam ser escolhidas pessoas pelas suas atitudes e não partidos. As autarquias também estão cheias de corrupção e compradrios, não é so o governo e tachos em grandes empresas. pouco ou nada funciona corretamemte.Continuem com a manif de 12 de março (sem partidos)

Ponto Verde disse...

Não é certamente para beneficiar o pequeno comércio , mas sim outras superfícies, aquela que podem continuar a abrir até mais tarde. É preciso fazer um desenho ? "Propaganda feita à maneira é como queijo numa ratoeira" . E essa medida só agora porquê ? Para mandar para o desemprego aqueles que entretanto foram contratados devido ao horário alargado ?
E depois continuam alegremente a criar megasuperfícies comerciais que só porque não abrem domingo à tarde ou porque têm área menor já está tudo bem?
Falta de coerencia , de inteligência e muita demagogia porque os Leclerc, Pingo Doce, Lidl, Mosqueteiros etc... não arrazam com o comércio tradicional e não lhe fazem concorrência.