30/03/2011

CCDR preocupada com regeneração de frentes ribeirinhas do Seixal e com a situação financeira da CM Seixal

Retirado do Setúbal na Rede, notícias preocupantes, não só sobre a regenaração da frente ribeirinha Arrentela e Seixal, bem como da situação financeira da CM do Seixal.

"CCDR preocupada com regeneração de frentes ribeirinhas do Seixal

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) admitiu, em declarações ao “Setúbal na Rede”, estar “um pouco preocupada” com “alguns atrasos” na regeneração da frente ribeirinha de Arrentela e Seixal e de Amora. Apesar destes atrasos, aos quais acresce “a situação financeira da Câmara Municipal do Seixal”, Teresa Almeida enfatiza o facto de os projectos não estarem mais “atrasados do que outros do género candidatados pelos vários municípios da Área Metropolitana de Lisboa a fundos comunitários”, embora, tal como já anteriormente tinha dito, “haja a necessidade de os acelerar”.

Para que o grau de execução aumente efectivamente, Teresa Almeida sublinha a possibilidade de os municípios beneficiários virem algumas das suas empreitadas previstas terem o apoio dos fundos comunitários em 60 por cento em 2011, mais 15 por cento dos montantes até agora assegurados. O mesmo acontece com o município do Seixal, caso este consiga executar várias empreitadas previstas ao abrigo da regeneração destas duas frentes ribeirinhas, cujo total do investimento conjunto ascende, segundo a presidente da CCDR-LVT, a 16 milhões de euros.

“É de acreditar que, com este incentivo, a Câmara Municipal do Seixal se empenhará em concretizar várias das empreitadas que tem previstas nestes projectos”, sublinha Teresa Almeida, enfatizando ainda que a candidatura em torno da frente ribeirinha do Seixal e Arrentela é aquela que se encontra “mais adiantada, embora sem execução em pleno”. Por sua vez, a presidente da CCDR-LVT não esquece o facto de três das quatro escolas candidatadas pelo município a fundos comunitários já terem sido formalmente inauguradas, elevando assim o grau de execução dos projectos candidatados ao nível da rede escolar."

Seria bom esclarecer qual a efectiva situação financeira da CM do Seixal.

Sem comentários: