20/07/2008

Classe média pede ajuda alimentar às Misericórdias

"A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) têm recebido todas as semanas, via e-mail, dezenas de pedidos de ajuda alimentar por parte de pessoas da classe média, noticia hoje o Diário de Notícias, citando o presidente da UMP.
Manuel de Lemos alerta para este novo padrão de pobreza que foge ao típico retrato dos pobres conhecido em Portugal, afirmando que «são pessoas com um perfil diferente, que não vivem na miséria, mas estão à beira de entrar na pobreza».
Acrescentou que este é um fenómeno que se veio a sentir desde o início do ano, quando se intensificaram os problemas económicos.
«Não estamos a falar de idosos, dos típicos desempregados, mas de pessoas com menos de 40 ou 45 anos que se calhar não deixam de pagar a netcabo nem desmarcam as férias na agência de viagens mas passam fome», conta Manuel de Lemos, que diz que ao seu próprio email já chegaram dezenas de pedidos de ajuda.
Estas solicitações que chegam às instituições são acompanhadas pelos serviços sociais que depois encaminham os casos para as misericórdias locais, acrescenta o DN. "in Diário Digital

Sem comentários: