22/04/2009

Igreja deixa alertas para as eleições

CEP pede aos católicos que votem segundo «valores» e não por filiação partidária


A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) considera que os eleitores devem votar em consciência, de acordo com “valores” e não apenas por causa da “cor dos partidos”.
Num ano com 3 actos eleitorais, os Bispos irão publicar esta Quinta-feira uma Nota Pastoral sobre o direito e o dever de votar. A CEP está reunida em assembleia plenária até amanhã, em Fátima.
Segundo o secretário do organismo episcopal, Pe. Manuel Morujão, o documento quer servir para ajudar os portugueses numa escolha “consciente e esclarecida”. “Certamente não é para dizer onde é que se deve pôr uma cruz”, esclareceu, negando assim qualquer intenção dos Bispos em darem orientação de voto.
“As pessoas devem estar a par dos projectos partidários”, disse este responsável, citando temas como a família, a sociedade, a economia e os mais desprotegidos.
Para que os eleitores possam “saber escolher” em liberdade “esclarecida e consciente”, a Igreja vai falar sobre os valores humanos comuns a todos os cidadãos, “concretamente inspirados pelo Evangelho”.
Aspectos como os valores humanos e a dignidade das pessoas, a família e o casamento, a atenção com as franjas mais desprotegidas da sociedade neste tempo de crise ou com o meio ambiente estão entre os indicados pela CEP.


in ECCLESIA

Sem comentários: