10/06/2010

COMUNICADO DE IMPRENSA - JSD DISTRITAL DE SETÚBAL

Distrital de Setúbal da JSD questiona
encerramento do serviço de Urgências no Barreiro e Setúbal


Face à notícia do encerramento das urgências pediátricas dos Hospitais do Barreiro e Setúbal no período nocturno, concentrando o serviço em Almada, no Hospital Garcia da Orta, a Comissão Política Distrital da Juventude Social Democrata não pode deixar de questionar a razoabilidade desta decisão. Sendo os cuidados de saúde um dos problemas mais relevantes do distrito em particular, e do país em geral, é para a JSD estranho que o Governo insista em adoptar medidas em nada coincidentes com as necessidades da população.

As declarações de Pedro Coelho dos Santos, porta voz da ARS de Lisboa e Vale do Tejo, só podem vir de quem chama o médico privado a casa quando está doente.
É para a JSD impensável que a assistência pediátrica nocturna actualmente prestada no Barreiro e em Setúbal possa ser prestada, com a mesma prontidão e eficácia, em Almada, situada a mais de 30-40 km destes concelhos e a mais de 60 km do Montijo. Só quem tem a possibilidade de ter o médico em casa, ou de recorrer à assistência privada, poderá pensar que esta medida não irá afectar as populações

O tempo de resposta é um indicador essencial da qualidade do atendimento prestado, não sendo por isso compreensível que o porta voz da ARS de Lisboa e Vale do Tejo diga que ‘não espera contestação à medida’, já que a mesma ‘prestar o melhor atendimento possível’.

O Governo continua a demitir-se das suas responsabilidades principais, e Setúbal é dos distritos que mais tem sofrido com tal política!
O Governo parece continuar a concentrar os fundos em serviços incompreensíveis, descurando cada vez mais aquelas que deveriam ser os sectores de actuação fundamentais do Estado, como a Saúde e a Segurança, áreas onde o Distrito de Setúbal tem sido sistematicamente penalizado.

A JSD não deixará de interpelar o Governo face a esta decisão, através dos seus deputados eleitos, de modo a assegurar que, mais uma vez, o Distrito de Setúbal não seja prejudicado por decisões de quem aparenta não compreender o país real e as suas reais necessidades.

Setúbal, 09 de Junho de 2010
P’la Comissão Política Distrital Setúbal JSD
Miguel Pina Martins

Sem comentários: