29/09/2009

O Estranho Caso do Absentismo/Abstenção no Concelho do Seixal

O Seixal é um concelho de pessoas trabalhadoras.
O Seixal é um concelho com enormes potencialidades, muitas delas claramente desperdiçadas.
O Seixal é um concelho muito jovem.
O Seixal é um concelho de pessoas pouco motivadas para o exercício da cidadania, nomeadamente no que diz respeito à sua participação política.
O Seixal é um concelho onde as pessoas são pouco exigentes para com o poder central e local.
O Seixal é recordista de abstenção em eleições autárquicas (cerca de 60%).

O concelho do Seixal consegue nestas legislativas de 2009 ser protagonista de um dos mais estranhos casos de desinteresse por parte dos cidadãos eleitores na participação nos actos eleitorais.Passo a descrever. Apesar de, em termos concelhios se obter uma abstenção igual ao nível registado no resto do país, o Seixal consegue fazer uma coisa extraordinária: ter um acréscimo de mais de 10 000 (dez mil) inscritos, comparativamente, entre as legislativas de 2005 para 2009, que corresponde o “ridículo” acréscimo de 30 votantes entre as duas mesmas votações.
Em termos directos, a um acréscimo de mais de dez mil eleitores, correspondeu um acréscimo de 30 votantes (votantes em 2005 foram 75667; votantes em 2009 foram 75697).Se atendermos que os votos nulos e brancos aumentaram no Seixal, tanto percentualmente como numericamente (um aumento na ordem dos 400 votos), podemos aferir que os partidos políticos, no Seixal tiveram efectivamente menos pessoas a votarem nos seus projectos.

Mais dez mil eleitores, mais trinta votos, que se esfumam no aumento dos votos brancos e nulos.O Estranho Caso do Absentismo/Abstenção no Concelho do Seixal

Fonte : http://www.legislativas2009.mj.pt/territorio-nacional.html#none

Sem comentários: