16/01/2008

Mais um atentado ao património natural da serra da Arrábida



O Supremo Tribunal Administrativo deu luz verde à co-incineração na cimenteira da Secil na Arrábida, permitindo que se recomece a queima de resíduos industriais perigosos em pleno Parque Natural da Arrábida, já dentro de três ou quatro dias (tanta urgência; deve ser altamente rentável).


Algo completamente descabido num país que se diz moderno fazendo parte da União Europeia. Realizar a co-incineração num empreendimento , já só por si um autêntico atentado ambiental. Não falando das explorações de pedra que têm vindo a esventrar a paisagem natural, e a mais alta falésia da Europa.


Mas, conforme noticiado pela TSF, segundo declarações do advogado das autarquias, Setubal, Palmela e Sesimbra, que considerou estranho que o relator do acórdão que autoriza a co-incineração no Outão seja o mesmo que tomou idêntica decisão relativamente a Souselas. A juntar a isto, a senhora Fernanda Rodrigues, do Movimento de Cidadãos pela Arrábida, ainda declarou ao Diário Digital, que estranha o facto de no orçamento para 2008, está inscrita uma verba para co-incineração antes mesmo de se conhecer a decisão do STA.


Ou, serão só ódios de estimação??

Sem comentários: