22/01/2008

Tristes realidades


Segundo fontes da Unicef morrem 10 milhões crianças/ano menores de 5 anos devido a doenças como a pneumonia e a malária, mas medidas simples conseguiriam salvar muitas dessas vidas, afirmou hoje o Fundo das Nações Unidas para a Infância. Mais de 26 mil crianças morrem todos os dias, a maior parte das quais de causas evitáveis.
A Unicef alertou que, apesar dos avanços recentes, a África, o sul da Ásia e o Médio Oriente não se encontram no caminho para cumprir a meta fixada pela ONU, de reduzir a mortalidade das crianças em dois terços entre 1990 e 2015, para menos de 5 milhões de mortes por ano.

As crianças dos países em desenvolvimento costumam sucumbir a infecções respiratórias ou diarréias, que não são fatais nos países ricos.
Muitas morrem também devido a sarampo e outras doenças que podem ser evitadas através de campanhas de vacinação.
A ingestão de água suja e as condições precárias de saneamento provocam ainda um grande número de doenças e de mortes, especialmente entre as crianças subnutridas.
No entanto, medidas simples e exequíveis, como o aleitamento materno, as vacinas e a colocação de redes mosquiteiras nas camas podem reduzir drasticamente o número de mortes entre as crianças, afirmou a Unicef.

Sem comentários: