27/10/2010

O Erro do PSD foi...

Sentido de Voto do PSD

Portugal está encurralado. Melhor, Portugal tem apenas uma única saída, sendo essa mesmo saída algo muito torturoso para a população portuguesa.
O PSD está num beco sem saída.

Passo a explicar.
A estratégia do PSD não foi a melhor em toda esta questão.
Na minha opinião, o PSD cometeu alguns erros neste processo. Há que ressalvar que se trataram de erros políticos, que irão futuramente prejudicar o próprio partido. E nunca, em tantos anos de democracia, quando deteve competências executivas a nível do governo, o PSD cometeu tantos erros como este governo PS. Erros esses muito graves que resultaram de uma má gestão, má previsão, más soluções, que acabaram por conduzir a uma situação económica de recessão, a um deficit enorme...


Tenho para mim que o maior erro do PSD, em toda esta temática do orçamento, terá sido o facto de não ter apresentado um sentido de voto contra este Orçamento de Estado, logo que ele foi oficialmente apresentado. Perante um ataque tão grande às classe mais desfavorecidas e às famílias, o PSD só poderia ter um sentido de voto contrário à aprovação do OE.

Mas atenção, tenho a certeza, que este voto contra não significava "per si", que a proposta de Orçamento de Estado não passasse. Tenho a impressão que iríamos assistir a este mesmo Orçamento de Estado, ser aprovado com os votos do BE e do CDS-PP ou PCP.
Claro que neste momento, todo este "cenário" é meramente especulativo.
Mas, seria algo bonito de se ver.
Tal como foram bonitas e coerentes as declarações do responsável pela UGT, senhor João Proença: "O secretário-geral da UGT, João Proença, defendeu hoje a aprovação do Orçamento do Estado (OE) para 2011 porque, apesar de ser mau "é um mal menor" ; e do senhor Carvalho da Silva, responsável pela CGTP : "O que nos preocupa é a resolução dos problemas do país. Há formas diversas de o governo conseguir encontrar caminhos que viabilizem o orçamento", declarou o sindicalista, à margem de uma audição com o primeiro-ministro, José Sócrates.

Sem dúvida, que estes senhores têm uma enorme coerência, para quem anda a marcar uma paralisação geral dos trabalhadores, exactamente para protestar contra este mesmo orçamento. Estranha coerência...

Agora, passado todo este lapso temporal, o PSD deixou passar o timing exacto para exprimir aquilo que os portugueses exigiam do maior partido da oposição.

Assim , vamos assistir a uma viabilização do OE através de uma abstenção.

São oportunidades perdidas...

Sem comentários: