26/03/2009

Corrupção, Clientelismo e Compadrio

Corrupção...
Compadrio...
Clientelismo...

A senhora Manuela Ferreira Leite tem-nos surpreendido com um discurso sem medo, sem pejo de tratar os bois pelos nomes. Esse mérito deve-lhe ser concedido.
Na minha humilde opinião, Portugal rege-se desde há muitos anos por uma democracia, que se quer plena. No entanto, estamos longe de estarmos nesse patamar. Muito caminho foi percorrido. Muito mais há para percorrer.
O nosso país tem imensas características de uma nação subdesenvolvida, entre as principais contam-se a corrupção, o compadrio e o clientelismo.
Os partidos políticos, enfrentam uma crise doutrinal, em que se esvaziam, tornando-se meros grupos de pressão e de amigos para conseguirem atingir determinado objectivo. Estamos a construir uma sociedade sem valores sociais e humanos, em que o valor-mor é o sucesso e o dinheiro a qualquer custo.
Temos a urgente necessidade de reformular a nossa democracia, fazendo-a evoluir para uma democracia voltada para a protecção dos direitos dos cidadãos, independentemente da sua raça, cor, opção política ou sexual, pondo em evidência valores de solidariedade e tolerância entre as pessoas, valores de competência, valor como o trabalho, a capacidade de ajuda, a liberdade, a defesa da vida de todos...
Necessário parar e pensar no que estamos a construir, no que queremos para os nossos filhos.


PS: Será que o jornal "Público" não tem uma fotografia melhor da MFL?? O que se pretende com o colocar constante desta imagem em que a líder de opinião aparece com um olhar "vesgo"? Será intencional?

Sem comentários: