31/03/2009

Fraternidade e solidariedade para ultrapassar a crise

Como se pode constatar, as afirmações do ministro de Estado e das Finanças não são nenhuma novidade, muitos outros já têm chamado à atenção para o problema e tentando apontar soluções.
Podem ver aqui um pequeno artigo da Ecclesia com uma receita do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, ou ler algumas das frases que se transcrevem de seguida.


«O Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei José Rodriguez Carballo, de visita a Portugal, apontou os valores de fraternidade e solidariedade como caminho para ultrapassar a crise internacional que o mundo atravessa.
Frei José Rodriguez Carballo considerou que o mundo “precisa dos franciscanos não por serem franciscanos só por si, mas enquanto pessoas que vivem o Evangelho”. Num mundo dividido como o de hoje, “a fraternidade faz ainda mais sentido”, tal como a solidariedade. “Numa sociedade de crise económica tem mais sentido que nunca. Uma solidariedade que partilha o que temos mas acima de tudo o que somos”.
A Ordem dos Frades Menores não tem voto de pobreza, mas professa o voto de viver sem possuir nada. “Isto é muito importante no mundo de hoje, quando se vive escravo das coisas, quando se tenta escravizar as pessoas e a natureza. O Franciscano tenta viver livre. A sociedade de hoje precisa desta liberdade. Não é proprietária de nada mas é irmão de todos e de toda a criação”, afirmou.
Por ocasião da celebração dos 800 anos da Ordem dos Frades Menores, o Ministro geral da Ordem vai estar dois dias em Portugal, país que afirma “acolheu o franciscanismo de braços abertos”. Foi com este propósito que se reuniu com o Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém, “exclusivamente para agradecer o acolhimento que o povo português deu sempre aos Franciscanos”. O encontro abordou ainda os valores franciscanos, e “a resposta que os franciscanos são chamados a dar neste momento de crise, sobretudo ao nível da solidariedade e da fraternidade”.» in ECCLESIA

Sem comentários: