22/03/2009

Futura mega cidade à beira Tejo «está contaminada»

"A nova área residencial que o Governo se prepara para erguer no Arco Ribeirinho Sul – uma megapolis que abrange os cerca de mil hectares das antigas zonas industrias do Seixal, Barreiro e Almada -, e que constituirá a futura cidade aeroportuária «está contaminada de resíduos perigosos», avança o semanário Sol na edição deste sábado.


A contaminação «chega às águas subterrâneas» e a lista de «substâncias perigosas e altamente poluentes» é extensa: hidrocarbonetos, metais vários, cianetos, amónio, benzeno, lista o semanário.
De acordo com o jornal, está tudo descrito num estudo da consultora FBO sobre a qualidade dos terrenos da antiga Siderurgia Nacional, na margem sul do Tejo. O estudo é de 2003 – o último levantamento independente feito à zona – e identificou cerca de 1.350 milhões de toneladas de resíduos acumulados naqueles terrenos, em particular nos que são referidos como "Vazadouro III"».
É precisamente aí que está previsto construir uma parte da nova área residencial «para casais jovens e de meia-idade» integrada no projecto do Arco Ribeirinho Sul, refere o Sol.

Entretanto, as empresas públicas que gerem estes terrenos decidiram lançar, entre Dezembro e Janeiro, concursos públicos para novos estudos, nomeadamente para a «caracterização do estado de contaminação dos solos e águas subterrâneas e avaliação do risco para os territórios» da Siderurgia Nacional e da Quimiparque.
Mesmo com esses concursos ainda a decorrer, o ministro do Ambiente, Nunes Correia, anunciou que «o processo de descontaminação já arrancou no papel» – isto por estarem a ser analisadas duas candidaturas a verbas comunitárias para esse efeito: uma de 14,3 milhões de euros, para os terrenos da Quimiparque, e outra de 38,5 milhões, para os da Siderurgia."
in Diariodigital.sapo.pt

Sem querer ser alarmista, para quando um estudo sobre a influência nociva desta contaminação na saúde pública e individual das pessoas que residem e que trabalham nas imediações, nomedamente em Paio Pires?

Sem comentários: