05/04/2010

Ambiente: Projecto de requalificação na Margem Sul do Tejo


Correio da Manhã, 4 de Abril de 2010

«O projecto de descontaminação e requalificação dos solos da Siderurgia Nacional (Seixal) e da Quimiparque (Barreiro) vai custar mais de 18 milhões de euros. A União Europeia vai financiar 70 por cento, ou seja, 12,6 milhões.
Até ao final do próximo ano, serão retiradas dos dois terrenos 219 mil toneladas de resíduos, dos quais 30 700 são considerados perigosos, revelou ao CM fonte do ministério do Ambiente e Ordenamento do Território.
"O concurso internacional já está em marcha. Esta operação vai permitir descontaminar 876 hectares", disse a mesma fonte, revelando que a retirada de 154 mil toneladas de resíduos da antiga Siderurgia Nacional estará concluída no primeiro trimestre de 2011. Já a remoção de 65 mil toneladas da Quimiparque estará pronta até ao final de 2011. A operação está a ser gerida pela EGF, empresa do universo empresarial do ministério do Ambiente, em articulação com os donos dos terrenos.
A limpeza dos terrenos insere-se no projecto ‘Arco Ribeirinho Sul’, que abrange ainda a Margueira (Almada). Quando este projecto de requalificação foi apresentado, em 2009, o Governo anunciou um investimento de 520 milhões de euros e a criação de 55 mil postos de trabalho. O tempo de execução previsto foi de 15 anos para a Margueira, 12 para a Siderurgia e 18 para a Quimiparque.»


Gostaria igualmente que se fizesse um estudo sobre a influência que esta contaminação de solos teve na saúde pública das populações adjacentes.

Sem comentários: