27/10/2008

Colocar o ênfase no SOCIAL

É algo que tenho defendido desde sempre dentro do PSD.
Desde que asseguramos a democracia (Partido Social DEMOCRATA) neste país à beira-mar plantado, devemos dar prioridade ao social (Partido SOCIAL Democrata). É sem dúvida um dos fundamentos da doutrina social-democrata. Um dos objectivos da vida em sociedade.
O nosso Presidente da República focou um dos aspectos menos evoluído e mas carenciados na nossa democracia. O saber viver em sociedade, com dignidade e respeito pelos outros. Em termos institucionais estamos a falar de concertação social entre sindicatos, entidades patronais e governo.
Mas como democracia ainda algo recente temos vários problemas que nos impedem de obter uma maior e melhor concertação social para todos. Temos centrais sindicais que ainda não conseguiram fazer o corte do cordão umbilical com os partidos políticos. Temos assim uns sindicatos que defendem não somente os direitos dos trabalhadores, mas muitas vezes, o interesse de uma ou outra entidade politico-partidária. Por outro lado, encontramos uma classe de economistas e empresários pouco inovadores, com pouca visão estratégica, com uma teoria económica "tipo dona de casa". Reduzir despesas para manter ou aumentar a competividade é algo que qualquer dona de casa sabe fazer ao gerir o seu orçamento. è a este género de coisas que sujeitos, como afirmei no principio, o aspecto social está tremendamente descurado, principalmente para os mais fracos.

Sem comentários: