31/10/2008

Deixem os professores em paz

Ao proceder à leitura de certos comentários à notícia de que irá existir uma manifestação única, constato que certos comentadores, inclusivamente em blogs que se pretendem credíveis, a afirmam coisas completamente disparatadas, que revelam um enorme desconhecimento sobre o que escrevem.
Para começar posso referir que já existe avaliação dos professores e das escolas.
O problema surge agora em virtude da tentativa de imposição de um outro método de avaliação que, segundo a classe docente, irá retirar inúmeras horas que deveriam ser usadas para tarefas pedagógicas, consistindo num processo tecnocrata e eventualmente extremamente pernicioso.
Mais, o protesto é igualmente por outras motivos.
A classe docente foi altamente prejudicada com a alteração do seu Estatuto da Carreira Docente, com a excepção dos professores que já se encontravam no topo da carreira, sem que essa alteração tivesse como objectivo a melhoria do sistema de ensino. Pelo contrário. O único e verdadeiro objectivo que se prtendeu atingir foi um objectivo meramente economicista. Prejudicando gravemente os direitos dos professores.
Continuo sem perceber, a razão de alguns comentadores, diria quase profissionais, pois passam o dia a comentar (quase como se tratasse de um "Chat") de tanto ódio para com uma classe que deve ser das menos corruptas, das mais decentes, uma classe a que entregamos os nossos filhos, em que delegamos a nossa autoridade paternal, vindo depois dizer mal de uma forma quase gratuita. Pois bem... é assim que se deseduca. Hoje são vocês a dizer mal dos professores, amanhã são os vossos filhos a seguir o exemplo... só que estarão a dizer mal dos seus progenitores.
Boa Sorte e muito êxito para o vosso protesto e que consigam mesmo os vossos objectivos de alteração do ECD e do método de avaliação.

Sem comentários: