13/10/2008

Qual a razão de tanto silêncio nos meios de comunicação social portugueses?

Qual a razão de tanto silêncio nos meios de comunicação social portugueses?

Está a a ocorrrer um genocídio de cristãos na Índia e os nossos meios de comunicação social continuam impávidos e serenos a discutir coisas importantes como o casamento gay.

Algumas poucas noticias que se conseguem apenas nos orgãos de informação católicos e blogs pessoais:



"Sexta-feira, 29/08/2008 - 22:13
Nova Délhi - O arcebispo de Cuttack-Bhubaneswar, capital do estado indiano de Orissa, Raphael Cheenath, pediu nesta sexta-feira às autoridades que "impeçam a limpeza étnica dos cristãos" em meio a uma onda de violência que causou pelo menos 11 mortes.
O chamado do religioso feito no âmbito de uma manifestação realizada hoje em frente da sede do governo de Orissa em Nova Délhi.
A situação continuava tensa hoje no estado de Orissa, leste do país, onde as autoridades locais levantaram o toque de recolher imposto no distrito de Kandhamal após uma semana de ataques às comunidades cristãs, que causaram pelo menos 11 mortes.
"A situação está completamente sob controle, não temos informação sobre violências ou incidentes graves" em Kandhamal, disse â agência PTI o vice-inspetor-geral da polícia local, R. P. Koche.
Ainda assim, o toque de recolher sehue em vigor nas cidades de Phulbani, Baliguda, Tumudibandha, Raikia, G. Udaygiri, Daringbadi e Tikabali, onde continuam sendo registrados episódios de violência anti-cristãos.
Apesar das medidas de segurança impostas pelas autoridades -- mais de 4 mil agentes mobilizados em Kandhamal, com ordem de atirar em caso de violência -- mais de 25 mil escolas e intitutos católicos continuam de portas fechadas em toda a Índia."



"Nova onda de violência contra cristãos na Índia
Balanço actual aponta para 60 mortos, 20 mil feridos, mais de 50 mil desalojados e 178 igrejas destruídas
Uma onda de violência sem precedentes atinge a comunidade cristã na Índia, com epicentro no Estado de Orissa, desde o passado dia 24 de Agosto. Seis dezenas de mortos, quase 20 mil feridos, mais de 50 mil desalojados, 178 igrejas destruídas e mais de 4 mil casas danificadas são, para já, os dados trágicos de um cenário de verdadeira “limpeza religiosa” que se estende já ao resto do país."02/10/08

"Muitos dos cristãos sofrem agora ataques nos campos onde se refugiam e estão a regressar às suas casas, sem quaisquer garantias de segurança, e com grupos hindus a apelar à sua reconversão. Padres e freiras têm de esconder a sua identidade e as autoridades estão vigilantes para garantir que não decorrem actividades religiosas nos acampamentos que reúnem cerca de 14 mil pessoas."

"A canonização, neste domingo, em Roma, da primeira santa indiana, será uma óptima ocasião para que a Igreja universal viva, em união de orações e de solidariedade espiritual, este período muito difícil para os cristãos da Índia. Certamente é preciso notar que os fundamentalismos estão vivos, activos e ameaçadores em diversas regiões do mundo. O diálogo entre as religiões _ estrada longa e repleta de dificuldades _ é um dos desafios mais cruciais de hoje e de amanhã, para que o nome de Deus construa sempre e somente a paz!”
Agência Ecclesia

Sem comentários: