13/11/2008

A Escola em Portugal - Educação Integral da Pessoa

Carta Pastoral - A Escola em Portugal
(alguns excertos retirados de Ecclesia)

"... A escola não pode ser apenas um conjunto de actividades; é uma visão da vida, persistente e longamente perseguida e afirmada..."

"... Uma autêntica educação escolar exige, assim, uma radicação na verdade do homem, isto é, no respeito integral pela sua origem e pelo seu destino transcendente e pela defesa da sua dignidade inalienável e inviolável ao longo do percurso do seu desenvolvimento desde a sua concepção..."

"... O valor da vida é o valor primordial e fundamental de todos os outros valores humanos. Consequentemente, a tarefa essencial e a finalidade irrenunciável da escola é a promoção da vida, condição primeira do desenvolvimento da pessoa e do progresso social..."

"... Uma das formas desta educação integral dá-se, também, através da educação artística, da dinamização da sensibilidade estética e da promoção das várias expressões no contexto da comunicação humana, cultivando os vários talentos, respeitando a sua diversidade na contribuição para o bem comum. O mesmo se promove através da educação física e da actividade desportiva quando estas obedecem a valores pessoais e sociais autênticos ..."

"...A escola portuguesa constituiu, nas últimas décadas, da educação pré- escolar ao ensino superior e pós-graduado, o melhor quadro institucional de promoção da democratização da sociedade portuguesa..."

Sem comentários: