08/05/2009

Verdades Convenientes II

Já tinha ouvido falar de verdades inconvenientes.
Verdades que não se podem expressar em voz alta, que é preciso coragem para afirmá-las, etc. Sem querer fazer quaisquer juízos de valor, com esta notícia, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa demonstrando a sua oposição à proposta de lei sobre o financiamento dos partidos políticos e das campanhas eleitorais, aprovada há dias na Assembleia da República, proposta essa elaborada pelo seu grupo parlamentar, inclusive já votada por quase um completo e despudorado unanimismo, ocorreu-me que existem verdades convenientes.

Sim, verdades convenientes em vários aspectos.
Convenientes no aspecto em que cai sempre no goto da maioria da opinião pública revelá-las em voz alta; convenientes, no aspecto que nos permitem distanciar do partido político pelo qual somos candidatos, mas que se encontra a descer nas intenções de voto; convenientes porque depois de aprovada, a minha voz contrária pouco poderá alterar seja o que for; convenientes mais uma vez, porque ao criticar a iniciativa de lei faço uma crítica implícita a todos os partidos da oposição. É bom ter um partido grande, que nos permita usufruir de um número de destacados militantes que sejam constantemente a favor e contra as decisões do próprio partido. Por outras palavras, estar dos dois lados da barricada.Enfim, isto é democracia.

Conveniente também seria a intervenção de Manuela Ferreira Leite ter ocorrido antes da votação em Assembleia da República.

Sem comentários: