23/05/2009

Não descurar - Presidente do Instituto Ricardo Jorge teme «Inverno de risco»

«Nós corremos o risco de, no próximo Outono ou no próximo Inverno, ninguém sabe, termos um ressurgimento desta doença. Temos, por isso, de estar preparados», disse o presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública Dr. Ricardo Jorge (INSA), Pereira Miguel, em entrevista à Agência Lusa.

Apesar de acreditar que o mundo está a «entrar num período de maior acalmia», o especialista em saúde pública entende que não há razões para descurar os cuidados porque ninguém sabe «o que vai acontecer ao vírus, como ele se vai comportar e circular no hemisfério sul, se vai recombinar-se com outros vírus ou mudar de características».

«Não gostaria de ser alarmista, mas penso sinceramente que temos de estar preparados e melhorar ainda alguns dispositivos até à nova época onde ocorrem as gripes e onde novos fenómenos podem acontecer», concluiu o antigo director-geral de Saúde.

Pereira Miguel, como milhares de outros especialistas, não tem certezas sobre o papel da vacina contra a gripe sazonal na protecção contra o novo vírus, mas avança: «Se vamos alargar indiscriminadamente a utilização da vacina corremos o risco de estar a desproteger os que precisam mesmo dela».

Retirado do Semanário Sol

Sem comentários: