20/05/2009

Profissões de desgaste rápido

O senhor André Macedo, opinador, do novo jornal I, ao qual auguro pouco sucesso, tem toda a razão no seu artigo de opinião, quando afirma que um professor não pode, tal como um médico, explodir à frente dos seus alunos. Mais, que um professor angustiado não deveria estar a "dar aulas".

Agora deixo-lhe algumas questões: o senhor sabe o que são profissões de desgaste rápido? O senhor sabe como está actualmente o Estatuto da Carreira Docente em termos de faltas? O senhor nunca teve conhecimento de pais que se "aborrecessem" com os filhos e dissessem coisas que nunca diriam normalmente?

Pois, sabe, falar de fora ou do quinto andar é fácil.
Quanto à competência dos professores, engana-se quando diz que ali e acolá são escolhidos os melhores para a docência, vide exemplo da Inglaterra; mas dando isso de barato, pois fique sabendo que grande parte dos docentes têm mais habilitações literárias do que o primeiro-ministro .
Para concluirmos, se calhar temos os professores que merecemos, mas de certeza merecíamos melhores opinadores, pois não creio que o senhor tenha sido escolhido em concurso entre 150000 candidatos para ocupar esse lugar.

Sem comentários: